Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Quando a Alma Fala
Quando a Alma Fala
Quando a Alma Fala
Ebook112 pages23 minutes

Quando a Alma Fala

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Conhecer um poeta pessoalmente pode causar certo assombro: como ousas, poeta, vestir-se de finita carne? Ao conhecer uma pessoa poeticamente, porém, o desassossego é bem maior: como assim, pessoa, despir-se da própria carne? Neste livro, há Themis, uma poeta em pessoa. Ou vice-versa, a escolha do leitor. De todo modo, há o franco convite para muita inquietação.Rubem PenzEscritor, músico e publicitárioThemis Groisman Lopes nos brinda com uma poesia que consegue ser, a um só tempo, delicada e incisiva, lírica e dinâmica.Em "Quando a Alma Fala", o leitor encontrará poemas de temática densa mas de estrutura graciosa. O amor, o erotismo, os laços fraternos, tudo isso é visitado com um olhar de vivo interesse e solidariedade com o humano.Cíntia MoscovichEscritoraThemis Groisman Lopes brinca com as palavras compondo uma suave melodia em forma de poesia. Ela sabe que os poetas não podemprescindir da companhia de seus fantasmas, por que carregam consigo os matizes da humanidade.
LanguagePortuguês
PublisherEditora Buqui
Release dateSep 24, 2015
ISBN9788583382195
Quando a Alma Fala

Related to Quando a Alma Fala

Related ebooks

Poetry For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Quando a Alma Fala

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Quando a Alma Fala - Themis Groisman Lopes

    Um agradecimento especial à

    Cíntia Moscovich,

    pelos seus ensinamentos,

    dedicação e apoio.

    Dedico este livro

    aos meus familiares e amigos

    que tanto me estimularam.

    Prefácio

    em prosa e verso

    Themis Groisman Lopes, psiquiatra cujo respeito e sabedoria adquiridos ao longo de várias décadas dedicadas à carreira a qualificam sem que qualquer restrição se possa fazer, para atrever-se em outras áreas que não a da medicina, está nos brindando com, talvez, sua mais genuína demonstração de conhecimento sobre os sentimentos humanos fora de sua área de atuação profissional. Permeado por sutilezas e entrelinhas, os versos que escreve em Quando a alma fala nos levam a paragens distantes no vasto mundo das emoções, cotidianas ou almejadas, o qual ela conhece com rara e privilegiada profundidade.

    Para traduzir essas emoções em palavras, a poeta Themis parece ter se encerrado em um universo pessoal para buscar inspiração – que, suspeito, resguarde vários traços autobiográficos, muitos dos quais, eventualmente resgatados de sua juventude de sonhos e planos, concebidos na cidade de Santa Maria, onde nasceu e viveu, até transferir-se, já diplomada médica, para Porto Alegre, que adotou como lar e onde reside até os dias de hoje –, tamanha a sensibilidade que demonstra em seus versos. Não creio ser possível escrever ficção desse modo, à flor da pele.

    A principal dessas emoções, que aparece em vários poemas, beira o carnal, a atração física, que arde em paixão e entrega. Mas não de forma vulgar, palavra com a qual Themis não tem qualquer familiaridade. O sexo, travestido delicadamente em linhas como "Quando teus braços me enlaçam / logo um frêmito de amor delira. / Meus lábios sussurram estrelas / Na tua boca, uma nova canção / É loucura, é encanto, é desejo / É o coração que então floresce / te ofertando

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1