Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Quem tem fé não precisa de sorte
Quem tem fé não precisa de sorte
Quem tem fé não precisa de sorte
Ebook174 pages2 hours

Quem tem fé não precisa de sorte

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Em Quem tem fé não precisa de sorte, Padre Juarez de Castro apresenta rápidos conselhos bíblicos para lidar com problemas urgentes, como estresse, ansiedade, falta de confiança e depressão e também ensina a buscarmos paciência, temperança, sabedoria, conforto entre muitas outras coisas que só a Palavra pode nos ofertar.
LanguagePortuguês
PublisherPlaneta
Release dateAug 14, 2017
ISBN9788542211665
Quem tem fé não precisa de sorte

Related to Quem tem fé não precisa de sorte

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for Quem tem fé não precisa de sorte

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Quem tem fé não precisa de sorte - Padre Juarez de Castro

    leitura!

    FÉ E ACREDITAR

    A fé é uma dádiva, um dom de Deus dado a cada um de nós.

    A fé acompanha os homens há milênios. Eu penso que jamais existiu um ser humano no planeta que não tivesse tido fé! Até mesmo aqueles que se dizem ateus creem em alguma coisa. Não creem no Deus que cremos, não creem no sacrifício de Cristo, mas creem no partido, creem na ciência, creem no poder, nas riquezas, enfim. Todos temos fé em alguma coisa ou em alguém.

    A fé foi uma criação do Filho. Novamente, o autor da carta aos Hebreus 12,2 nos diz que o Filho foi o seu fundador ou modelo, aquele que a estabeleceu. Por isso manda que estejamos com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição. O Filho leva a nossa fé ao objetivo pretendido pelo Pai, ao fim (teleios) para a qual foi criada. Sem a fé não podemos caminhar neste mundo de trevas, neste vale de lágrimas. Ficaríamos prostrados, não avançaríamos, porque não poderíamos ver absolutamente nada.

    A fé lança luz para seguirmos em frente. Ela nos diz por onde seguir; sem a fé não há jornada. Como poderiam os hebreus ter certeza de que, após quarenta anos no deserto, chegariam a uma terra abençoada, com fartura de alimento e espaço para estabelecerem suas moradias? Como saberiam que depois de setenta anos de exílio na Babilônia haveria retorno para as suas casas? Como Pedro pôde descer do barco? Como as mulheres foram ao sepulcro? Como os discípulos foram para a Galileia? Tudo foi feito pela fé e sem ela nada se fez!

    Esta última frase parece ter sido atribuída ao Filho: Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe (João 1,3). E não pode ser diferente; comparar o ato de nossa fé à ação do Filho não é cometer erro, pois já vimos que foi o próprio Filho que estabeleceu a fé, de modo que fora dele não há como ter fé verdadeira, não aos olhos do Pai.

    Isso nos leva ao segundo ponto que propomos: acreditar. Falamos que fé todos têm, ainda que a depositam em coisas ou pessoas distintas. Então, em que devemos ter fé? A pergunta mais adequada é: em quem devemos ter fé? A fé é uma obra da criação de Deus; Ele a deu aos homens para que se voltassem para o Criador. Imagine que você estivesse noivo ou noiva e no dia do aniversário de noivado você presenteasse a pessoa com uma bela peça de roupa. Você esperava que a pessoa amada a vestisse e ficasse atraente para você. Mas, para sua surpresa, a pessoa usou pela primeira vez a peça de roupa presenteada quando foi trabalhar ou divertir-se com amigos. Ela usou aquela peça uma, duas, três vezes, e você só a viu vestida quando a roupa já estava dando sinais de uso contínuo.

    Quando ganhamos um presente assim, normalmente as pessoas pedem licença, vão a um local reservado e a vestem para mostrar como ficaram. Isso deixa feliz quem dá o presente. Faz parte da educação, das boas relações pessoais. É o mínimo que se espera. E por que seria diferente com um presente tão importante quanto a fé que recebemos do Pai?

    Não podemos comparar as nossas sensações com as sensações de Deus. Talvez seja mesmo inadequado afirmar que Ele as têm porque Deus é um ser de outra categoria, embora seja um ser pessoal, o Emanuel, o Deus encarnado e que está conosco. Mas, considerando que Ele se comunica conosco dentro do nosso mundo, de modo que compreendemos as suas intenções, não seria exagero dizer que é uma indelicadeza, um gesto de desprezo colocar a fé recebida em outra pessoa que não n’Ele mesmo ou colocar essa fé em uma instituição que não a sua instituição, que é a Igreja.

    Se temos fé – e nós a temos –, em quem devemos acreditar? Se temos fé, em quem devemos aplicar essa fé? Parece-me que não há outra resposta possível. Deus empenhou-se em toda a história humana a resgatar aqueles que são seus, em alcançar o perdido, fazê-lo compreender e sentir o seu amor por nós. Quando erramos, Ele nos procura e nos resgata. Quando vacilamos, Ele surge e nos fortalece. Quando nos sentimos abandonados, Ele aparece e se mostra. Quando sentimos um vazio, Ele fala e coloca ordem em nosso mundo, faz surgir o cosmo!

    Quando Jesus falou sobre a eucaristia, sobre beber o seu sangue e comer a sua carne, muitos de seus discípulos se agitaram com aquelas palavras e saíram de perto dele; deixaram de segui-lo. Então, Jesus voltou-se para os doze e perguntou se eles não iriam se retirar também. Pedro respondeu: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna [...] tu és o Santo de Deus (João 6,68-69). Pedro não disse apenas que eles tinham fé; acrescentou também que a fé deles estava aplicada no Filho: Nós cremos firmemente e reconhecemos.

    Nós temos a fé dos discípulos, porque cremos e reconhecemos. Não apenas temos fé, mas também acreditamos.

    "Olhai para as nações e observai, ficareis muito

    admirados, porque, ainda nesses dias, vou fazer

    uma coisa tal que, se acaso alguém contasse,

    ninguém haveria de acreditar."

    Habacuc 1,5

    Há situações tão difíceis em nossa vida que enfraquecemos nossa fé, chegamos a duvidar e a não acreditar que haverá uma mudança. Nesses momentos, o melhor a fazer é acalmar o coração, entregar-se nas mãos de Deus. Então, veremos o impossível se tornar realidade diante de nossos olhos. Acreditemos! Deus realizará a obra que é necessária.

    "Jesus disse: ‘Se podes...?

    Tudo é possível para quem crê’."

    Marcos 9,23

    Tudo se torna possível ao colocarmos nossa confiança no Senhor. Crer não é um ato da razão, mas uma atitude de coração, que se conecta ao Coração de Deus, como filho que se joga nos braços do pai. Crer é ter a certeza, em meio a todas as adversidades e incertezas, de que Deus não nos abandonará e fará o impossível por nós.

    "Completou-se o tempo, e

    o Reino de Deus está próximo.

    Convertei-vos e crede na Boa-Nova."

    Marcos 1,15

    Crer no Evangelho não é simplesmente ler, repetir e aconselhar segundo as palavras ali escritas. É muito mais. É aderir ao projeto de amor de Deus. É ser misericordioso como Ele. Viver a partir do amor e buscar fazer de sua vida um reflexo de justiça e de verdade. Quando nossa vida está unida ao projeto de Deus, a felicidade é a única consequência.

    "Ouvindo isto, Jesus lhe disse:

    ‘Não tenhas medo. Somente crê,

    e ela será curada’."

    Lucas 8,50

    Creia somente, isto é, não pergunte como, nem por quê. Muito menos questione quando será – creia somente e Deus fará o resto. Espere, paciente, o tempo de Deus. Não podemos agir como clientes de Deus, cobrando-o segundo nossas urgências e necessidades. E não podemos exigir uma resposta clara, nem que Ele nos avise como tudo se sucederá.

    "Em verdade, vos digo: se alguém

    disser a esta montanha: ‘Arranca-te e

    joga-te no mar’, sem duvidar no coração,

    mas acreditando que vai acontecer,

    então acontecerá. Por isso, vos digo:

    tudo o que pedirdes na oração, crede que

    já o recebestes, e vos será concedido."

    Marcos 11,23-24

    Esta é promessa de um Deus que jamais nos decepciona. Se pedirmos em oração, receberemos. Então, por que às vezes achamos que não fomos atendidos? É porque não sabemos pedir. Pedimos de forma egoísta, pensando apenas em nós mesmos, sem levar em conta as consequências dos nossos pedidos. Pedimos esquecendo que a vontade de Deus é que deve ser feita, e não a nossa. Outras vezes acreditamos não termos sido atendidos porque não soubemos esperar o tempo certo. Deus sabe a hora de nos atender. Uma certeza você deve guardar em seu coração. Ele jamais deixará de atender ao seu pedido – e o fará da melhor maneira e no melhor momento para você.

    "Eis os sinais que acompanharão

    aqueles que crerem: expulsarão demônios

    em meu nome; falarão novas línguas [...]"

    Marcos 16,17

    Aqueles que acreditam no poder e no nome de Jesus são capazes de expulsar demônios: inveja, malícia, fofoca, ódio, mentira e tudo aquilo que se opõe ao projeto de Deus. E hão de falar novas línguas: aprenderão a falar a linguagem do amor, que transcende ao ódio e ao preconceito. A linguagem silenciosa do perdão e da mão estendida em ajuda àquele que sofre. E verão quantos milagres podem ser realizados com essas novas línguas, quantos problemas podem ser resolvidos. E quanto desgaste e desunião podem ser desarmados com este aprendizado.

    "Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois

    quem dele se aproxima deve crer que ele existe e

    recompensa os que o procuram."

    Hebreus 11,6

    Quanto mais cremos, mais nos aproximamos de Deus. Quanto mais nos aproximamos de Deus mais fortes nos tornamos. Tenha certeza de que Deus quer o melhor para você. Creia nisto e entregue-se a Ele. Você irá experimentar maravilhas com essa entrega de amor.

    "Se, pois, com tua boca confessares que Jesus

    é Senhor e, no teu coração, creres que Deus o

    ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no

    coração que se alcança a justiça, e é confessando

    com a boca que se consegue a salvação."

    Romanos 10,9-10

    A boca deve expressar a

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1