Вы находитесь на странице: 1из 1

"A Sabedoria de Carl Jung" (The Wisdom of Carl Jung) Palas Athena São Paulo/SP

"A Sabedoria de Carl Jung", livro organizado pelo professor de Psicologia Edward Hoffman, publicado pela editora Palas Athena, é uma biografia bastante concisa da vida de um dos maiores pensadores psicológicos dos tempos modernos. O livro não se atém apenas a ensinamentos, mas também contém uma biografia fascinante que aponta momentos cruciais da vida de Jung. Dividida em 9 partes, a biografia traz alguns conceitos introduzidos por Jung, como o Self, o Inconsciente Coletivo, Arquétipos, Individuação, Tipos Psicológicos, além de detalhes pessoais. Antes da biografia, o organizador apresenta o motivo pelo qual considera importante que os conhecimentos de Jung apareçam em uma versão brasileira, já cativando o leitor. Em seguida, são apresentados em 12 sub-tópicos os escritos selecionados.

Primeiramente, o leitor conhece a visão de Jung sobre seu próprio trabalho. Depois, há trechos que explicam a psique humana. Um dos ensinamentos de Jung é de que o ser humano existe como indivíduo e como sociedade/grupo, assim a "persona é parcialmente o resultado das demandas feitas pela sociedade". Outro tópico abordado é a questão dos sonhos e seus significados, e ele ressalta que "nos sonhos assumimos a semelhança daquele homem eterno mais universal e verdadeiro, que mora na escuridão da noite primordial". Há trechos sobre infância, filhos e pais, como, por exemplo, "Cada adulto traz em si uma criança latente uma criança eterna, algo que está sempre em processo de se tornar". Quanto à individuação, diferente da individualização, Jung deixa clara sua opinião de que as pessoas que consistem a sociedade são idiotas, moralmente fracas.

Criatividade, gênio e inovação; amor, sexo e intimidade; psicoterapia; a fonte do misticismo e do paranormal; educação, mudança social e desenvolvimento do mundo são outros assuntos opinados por Jung, sem contar a finalização com conselhos para uma vida de sucesso. "Se o homem errado usar os meios certos, os meios certos operarão de uma forma errada." Então, permita que a sabedoria de Carl Jung influencie de forma correta em sua vida.

Por: Lislaine Oliveira

Tradutora e Revisora

Agora é possível ter acesso a artigos do Dr. Edward Hoffman em seu blog em português:

http://www.dredwardhoffmanbrasil.blogspot.com.br/