Вы находитесь на странице: 1из 15

FACULDADE PITAGORAS VOTORANTIM-SOROCABA

ENGENHARIA MECNICA







DIOGO CESAR DUARTE
GILSON AYRES DOS SANTOS
MARCELO SHINITI SAKAMOTO






RELATRIO DA 1 ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FUNDIO
E PROCESSOS SIDERRGICOS












Sorocaba
2014
DIOGO CESAR DUARTE
GILSON AYRES DOS SANTOS
MARCELO SHINITI SAKAMOTO







RELATRIO DA 1 ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FUNDIO
E PROCESSOS SIDERRGICOS









Trabalho referente 1 atividade
experimental como requisito do programa
da disciplina de Fundio e Processos
Siderrgicos do curso de Engenharia
Mecnica da Faculdade Pitgoras
Votorantim-Sorocaba

Orientador: Prof. Ricardo Gomide



Sorocaba
2014
SUMARIO

1. INTRODUO ..................................................................................1
1.1. SOLIDIFICAO DE METAIS E LIGAS.............................................1
1.2. TEMPERATURA DE VAZAMENTO....................................................2
1.3. PROPRIEDADES DOS METAIS.........................................................3
1.3.1. CHUMBO.............................................................................................3
1.3.2. ESTANHO...........................................................................................3
1.4. POSSVEIS DEFEITOS DE FUNDIO.............................................4
1.5. SEGURANA NO PROCESSO DE FUNDIO................................4
2. DESCRIO DO PROCESSO EXPERIMENTAL...............................5
2.1. ESCOLHA DA PEA COMO MODELO A SER FUNDIDA.................5
2.2. DIMENSIONAR E ELABORAR O DESENHO DO MOLDE ................6
2.3. FABRICAO DO MOLDE.................................................................7
2.4. ATIVIDADE NO LABORATRIO........................................................8
2.4.1. LISTA DE MATERIAIS NECESSRIOS.............................................8
2.5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL..................................................9
2.5.1. REGISTRO DO EXPERIMENTO REALIZADO...................................9
2.6. RESULTADO.....................................................................................10
3. CONCLUSO.....................................................................................11
4. BIBLIOGRAFIA...................................................................................12













1. INTRODUO

Fundio um processo de fabricao onde um metal ou liga metlica, no
estado lquido, vazado em um molde com formato e medidas correspondentes
aos da pea a ser produzida. A pea produzida por fundio pode ter as formas e
dimenses definitivas ou no. Em muitos casos aps a fundio, a pea usinada
para serem feitos ajustes dimensionais ou mesmo conformada mecanicamente
(por exemplo, ser forjada), para que as formas e dimenses finais sejam obtidas.
A figura 1 ilustra o processo de vazamento de metal no estado lquido em um
molde.


1.1. Solidificao de Metais e Ligas

O processo de fundio envolve: 1. Fuso do metal ou liga. 2. Vazamento
em um molde. 3. Solidificao da pea. 4. Remoo do metal ou liga solidificado
do molde. Algumas consideraes importantes devem ser feitas com respeito ao
escoamento do metal lquido na cavidade do molde, o qual influenciado pela
temperatura de vazamento; taxa de resfriamento; fluidez; existncia de
turbulncia; contrao de solidificao; transferncia de calor no molde;
caractersticas do lingote (ou molde); que dependem do processo de fundio. A
figura 2 ilustra a solidificao de um metal junto parede do molde. A figura 3
ilustra os tipos estruturas de gros que podem ser formar durante a solidificao
de lingotes. Normalmente a estrutura de solidificao dendrtica.


Figura 2

Figura 3


1.2. Temperatura de vazamento.

Um metal apresenta uma temperatura de fuso bem definida, isto , ele
inicia e termina o processo de solidificao em uma temperatura bem
determinada. J as ligas apresentam uma temperatura onde se inicia o processo
de solidificao e uma temperatura onde termina esse processo. Dentro da faixa
de temperaturas em que ocorre a solidificao para uma liga existe sempre uma
mistura de slido e lquido. A temperatura de vazamento dever ser estar sempre
acima da temperatura onde existem 100% de lquido (superaquecimento). O
vazamento, no caso de ligas, dentro de uma faixa de temperaturas onde se tem
slido e lquido prejudica o preenchimento completo do molde.

1.3. Propriedades dos metais

1.3.1. Chumbo

O chumbo um metal cinzento, azulado brilhante, no elstico, mole,
riscvel com unha, deixa trao cinzento no papel, dctil, malevel, trabalhvel a
frio, razovel condutor de calor e eletricidade, possui condutividade trmica de
0,83 cal/cm3/cm/C/S a 0C e 0,81 cal/cm3/cm/C/S a 100C, coeficiente de
expanso trmica linear de 29,105 a 1C e aumento em volume (de 20C ao
ponto de fuso) de 6,1 %. Peso especfico de 11,37, baixo ponto de fuso (327
C), peso atmico 207,2 e ponto de ebulio de 1717C, emitindo, antes desta
temperatura, vapores txicos. Apresenta retrao linear na solidificao de 1 a
2,5% e alongamento de 31%.

1.3.2. Estanho
O estanho um metal branco prateado, malevel, pouco dctil, de baixo
ponto de fuso e altamente cristalino. Quando uma barra de estanho quebrada
produz um rudo denominado "grito de lata" ("grito de estanho") causada pelos
cristais quando so rompidos. Este metal resiste corroso quando exposto
gua do mar e gua potvel, porm pode ser atacado por cidos fortes, bases e
sais cidos. O estanho age como um catalisador quando o oxignio se encontra
dissolvido, acelerando o ataque qumico.
Quando aquecido na presena do ar acima de 1500 C retorna condio
de xido estnico. O estanho atacado pelos cidos sulfrico, ntrico e clordrico
concentrados, e com bases produz estanatos. O estanho facilmente pode ser
lustrado e usado como revestimento de outros metais para impedir a corroso
ou a outra ao qumica. Este metal combina-se diretamente com cloro e
oxignio, e desloca o hidrognio dos cidos. O estanho malevel em baixas
temperaturas porm frgil quando aquecido
1.4. Possveis defeitos de fundio

Os defeitos em uma pea podem ser originados a partir dos seguintes
itens:
- defeitos na construo do modelo - todo o defeito que existir no modelo ser
copiado pelo molde e posteriormente reproduzido na pea final; portanto a
exatido do modelo fundamental
- defeitos na construo do molde geram defeitos de m formao ou at
impossibilitam a obteno da pea final
- defeitos no preenchimento do molde
- defeitos na solidificao
Os defeitos gerados nos dois ltimos itens podem ser:
- trincas
- incluso de gases
- no preenchimento do molde por reteno dos gases, por entupimento dos
canais de abastecimento, baixa fluidez do metal lquido
- rechupes
- juntas frias
- segregao

1.5. Segurana no processo de fundio

Tendo em vista que os processos de fundio envolvem a manipulao de
uma quantidade de energia relativamente alta, importante ter-se sempre
bastante cuidado com os itens de segurana. Na prtica de fundio, so
obrigatrios os seguintes equipamentos: capacete, culos de segurana, luvas
com canos longos que cubram os braos, avental e perneiras de couro, botas ou
sapatos de couro, para proteger do calor intenso e de possveis respingos ou
contatos com materiais superaquecidos.
Deve-se observar tambm, que na rea circundante onde se efetuar o
vazamento do metal lquido no molde deve estar completamente desobstruda,
para que se evitem tropeos ou entraves. Os moldes devem ser vazados,
preferencialmente sobre uma base com um fundo de areia, para que, no caso de
rompimento de um molde ou vazamento de metal lquido para fora do molde, este
no escorra no cho, ficando retido na areia.
Os moldes de gesso devem estar completamente secos quando for
efetuado o vazamento do metal lquido e em alta temperatura. A umidade no
molde, alm de gerar defeitos na pea, pode fazer com que haja uma exploso,
pois a expanso dos gases aumentar muito a presso interna.
O ambiente deve ser bem arejado e com boa exausto, para remoo dos
gases liberados no processo de fundio. Extintores de incndio so obrigatrios
e devem ser mantidos em local de fcil acesso. importante que seja feita a
verificao prvia das condies de uso de todos os equipamentos, sempre ao
iniciar um processo de fundio.

2. Descrio do Processo Experimental de fundio com molde de gesso

2.1. Escolha da pea como modelo a ser fundida

Abaixo apresentado o modelo da pea a ser fundida (Figura 4 ),
juntamente com o croqui das principais dimenses( Figura 5 ):


Figura 4 Modelo da pea para ser fundida

Figura 5. Pea utilizada como modelo e suas principais dimenses

2.2. Dimensionar e elaborar o desenho do molde em gesso

A Figura 6 ilustra o desenho do molde e suas dimenses.


Figura 6 . Desenho com as dimenses do molde

2.3. Fabricao do molde

Criar os canais de vazamento ( Figura 7 ), para o qual se vaza o metal ou
liga metlica e por onde saem os gases que se formam durante o processo, de
modo a evitar a formao de defeitos, tais como bolhas.

Figura7. Molde com canal de vazamento
As Figuras abaixo mostram o molde em gesso preparado para o modelo a
ser fundido.


a. b. c
Figura 8: fotos do molde preparado em gesso

2.4. Atividade no laboratrio fundio de uma liga de chumbo

2.4.1. Lista de Materiais Necessrios

Materiais providenciados pelo grupo de trabalho:
- metal a ser fundido de 100 a 200 gramas
- equipamento de proteo individual : mscara, culos, avental, luva de raspa
cano longo,
- recipiente para a fuso do metal
- pina tenaz
- termmetro escala mximo 500
- molde de gesso

Materiais disponveis no laboratrio
- bico de Bunsen e tela de fibrocimento
- gs combustvel
- suporte para o recipiente de fuso do metal


2.5. Procedimento Experimental

- Iniciar o experimento separando todos os materiais necessrios
- Colocar o metal no interior do recipiente de metal
- Ligar a chama do bico de Bunsen .Aquecer o metal e aguardar at a fuso.
- Acompanhar a temperatura
- Vazar o metal no molde utilizando os EPIs necessrios
- Aguardar a solidificao do metal no molde
- Retirar a pea do molde

2.5.1. Registro do Experimento Realizado

As fotos a e b abaixo mostram os materiais utilizados no experimento
( Figura 9 ) e a montagem . As fotos d e e indicam o incio do experimento na
fase inicial de aquecimento do metal a ser fundido e o acompanhamento da
temperatura com um termmetro digital durante o processo de fundio.
O tempo de incio da fundio levou aproximadamente 40 minutos e o
tempo total do experimento 60 minutos. Foram utilizados 2 moldes do mesmo
modelo para aumentar a chance de obtermos a pea fundida prxima ao modelo
escolhido.


a. b.

d e
Figura 10. Fotos a e b materiais utilizados no experimento e montagem geral. Fotos ced
aquecimento do metal e acompanhamento da temperatura

2.6.Resultado

As imagens abaixo ( Figura 11 ) mostram o resultado do experimento. Na
primeira tentativa usando o primeiro molde de gesso, o metal fundido solidificou
rapidamente e parou no canal de vazamento


Figura 11. Imagem do resultado do metal vazado no 1 molde de gesso






No segundo molde ( Figura 12 ), o metal fundido conseguiu atingir a parte
principal da pea, porm durante o processo de vazamento , parte do metal foi
expelido para fora do canal de vazamento . Aps este acontecimento, no foi
possvel continuar o vazamento devido solidificao do metal.


Figura 12. Imagem do resultado do metal vazado no 2 molde de gesso


7. Concluso

A obteno da pea fundida de acordo com o modelo pretendido no foi
bem sucedida em razo de vrios fatores , os quais podemos destacar:
Lentido ( fator operacional ) no processo de transferncia do metal fundido ao
canal de vazamento, ocorrendo perda de temperatura e solidificao rpida (
no caso do primeiro molde utilizado ) no funil de entrada do molde.
Molde de gesso mido , fator o qual ocasionou a expulso do metal fundido (
devido formao de vapor dgua ) para fora do canal de escoamento no
segundo molde utilizado
Dificuldade de atingir a temperatura adequada no ambiente do experimento,
devido correntes de ar e chama do bico de Bunsen deficiente

De acordo com os fatores acima mencionados, pde-se constatar que o
processo de fundio seja bem sucedido deve ser realizado sob condies bem
controladas de temperatura, umidade e tempo


8. Bibliografia

MACHADO,Isabel. Processos de Fundio e Sinterizao (Metalurgia do P )
Disponvel em:
http://sites.poli.usp.br/d/pmr2202/arquivos/Processos%20de%20Fundi%C3%A7%
C3%A3o%20e%20Sinteriza%C3%A7%C3%A3o.pdf