Вы находитесь на странице: 1из 6

Unitau 2014

Processos do complexo cognitivo Motivação: problemas e explicações

Trabalho da Disciplina de Psicologia da aprendizagem, Professora Elvira, 1ºC período noturno. Aluna: Priscila Alves de Oliveira

Unitau - 2014

dos textos: Processos do

complexo cognitivo e Motivação: problemas e explicações. Woolfolk, Anita. Psicologia da Educação. Porto Alegre. Artes médicas, 2000.

Questões referentes ao quadro Foco em

,

Texto: Processos do complexo cognitivo

Aprendendo e Ensinando Conceitos

Diferencie pensamento de entendimento.

O pensamento é o uso de estratégias que favoreçam a aprendizagem, possibilita o desenvolvimento de habilidades, utilizando de técnicas. O pensar possibilita a aquisição do entendimento, no qual acontece quando aprende como aplicar e quando aplicar o conhecimento adquirido.

Quais são os atributos definidores do conceito de “xícara”?

Atributos definidores: Recipiente pequeno para líquido quente como chá e café

Uso doméstico

Atributos irrelevantes: Cor, espessura, profundidade, forma, design.

O que significa para uma categoria ter um quadro de membros graduado?

Significa que foi definido que aquele conceito tem exemplos e hipóteses que o colocam como membros de uma categoria.

Diferencie protótipos de exemplares

Protótipo é a imagem que simboliza o conceito e exemplares são construídos por experiências e a partir de memória sobre o conceito no qual se pode comparar com outro.

Solução do Problema

Quais são os passos no processo geral de solução do problema?

Identificar o problema e trata-lo como oportunidade, depois definir objetivo e focalizar o que é relevante ou irrelevante, explorar estratégias, antecipar resultados e execução, lembrar e aprender.

Por que o estágio de representação da solução do problema é tão importante?

Por que é quando se pode identificar o que é relevante ou irrelevante e traçar estratégias para solução do problema.

Descreva fatores que podem interferir na solução do problema.

Conceitos errôneos sobre o problema, a não identificação correta do problema que está ocorrendo, não utilizar de estratégias mais adequadas para o contexto, não enxergar o problema como oportunidade de novas soluções, não enxergar no problema que às vezes ele já tem uma solução.

Quais são as diferenças entre o conhecimento especializado e iniciante em uma determinada área?

No conhecimento iniciante há muita desinformação e ideias intuitivas erradas. No conhecimento especializado é elaborado e bem praticado, tem muito tempo de planejamento e experiência.

Como as concepções errôneas interferem na aprendizagem?

Com concepções errôneas pode se adquirir representações inadequadas ou enganadoras de um problema.

Quais são algumas concepções errôneas comuns sobre ser um especialista?

Afirmar que as diretrizes formam um especialista, sendo que apenas dão ideias de como se tornar um especialista, o que só é adquirido como muito tempo de prática e formação de conceito de intuição.

Estratégias de Estudo

Como você poderia melhorar suas estratégias para tomar notas?

Sublinhar ou grafar as informações mais importantes, ser seletivo, geralmente uma frase por parágrafo, fazer anotações ao lado do texto do que foi compreendido, com suas próprias palavras e não com as do autor.

Descreva alguns procedimentos para descrever o conhecimento processual.

Um exemplo é a ferramenta PQ4R, que tem os seguintes passos: prever - examinar as seções principais; questionar levantar perguntas relacionadas ao texto; ler; refletir verificar se as perguntas foram respondidas; repetir repetir o que se leu no texto; revisão releitura agregando novas informações.

Como você poderia usar habilidades de estudo para estudar este capítulo?

Com planejamento, organização, prática de algumas ferramentas de estudo como tomar nota, sublinhar e realçar e PQ4R.

Pensamento

O que significa uma cultura de pensamento na sala de aula?

Estimular os alunos a desenvolverem habilidades como comparar, organizar, questionar, refletir, resolução de problemas, para assim adquirirem o entendimento do conceito aprendido.

Como o pensamento crítico é necessário em nossa vida cotidiana?

Para que assim se possa avaliar as informações a que se é exposto, verificar qual a sua procedência, autenticidade e como ela foi elaborada.

Como um professor pode encorajar ou desencorajar a “perspicácia”?

Com

atividades

que

incentivem

a

criatividade,

comparação

de

semelhanças

e

diferenças,

ferramentas

que

proporcione

diferentes

habilidades

e

incentivar

o

pensamento crítico.

Transferência

Diferencie entre transferência específica e geral.

Transferência específica ocorre quando uma habilidade aprendida em uma situação é aplicada em um evento semelhante. Na geral ocorre quando a habilidade é aplicada em um contexto diferente.

Como transferência e via indireta e via direta relacionam-se com desenvolvimento de habilidades?

A transferência indireta é quando a habilidade é desenvolvida de forma automática ou espontânea devido ser constantemente praticada; Na via direta a habilidade é trabalhada de forma consciente como técnicas, planejamento e avaliação do procedimento.

Por que é importante pedir que alunos apliquem novo conhecimento a problemas bem e mal definidos?

Por que devem ser praticados em uma variedade de situações para que se adquira experiências de transferências positivas para saber quando e como utilizar as estratégias de aprendizagem.

Texto: Motivação: problemas e explicações

Motivação

Às vezes é sugerido que uma forma de melhorar a educação seria pagar os alunos pelo desempenho escolar bem-sucedido. Quais seriam os prováveis efeitos de se agir assim?

Dessa forma o aluno agiria somente pelo benefício que lhe é oferecido, sendo uma motivação extrínseca, porém ele não vai conseguir enxergar o objetivo e a importância do que está realizando.

Porque um aluno seria motivado a estudar para uma prova de acordo com um ponto de vista comportamental? Um ponto de vista cognitivo? Um ponto de vista humanístico?

Comportamental motivação por recompensas e incentivos. Assim o aluno estaria motivado a estudar por que a recompensa é atrativa e o incentivo é encorajador.

Cognitivo Os alunos são motivados por curiosidade e é definido pelo seu pensamento, no qual faz planos, esquemas, expectativas e atribuições. O aluno é motivado por problemas relevantes e é uma pessoa ativa e envolvida no processo.

Humanístico Os alunos estariam motivados devido terem a motivação de autorealização ou a autodeterminação, ou seja, tem o desejo de realizar os seus potenciais.

Como as tentativas dos professores de ajudar os alunos a “encontrar prazer em aprender” poderiam prejudicar o desenvolvimento a longo prazo do traço de motivação para aprender?

Muitos alunos podem sentir desmotivação devido a motivação para aprender ser um processo complexo, que exige um alto nível de esforço mental, persistência por esse

motivo os professores para tentar ajudar é necessário usar de estratégias para que o aluno considere as atividades significativas.

Objetivos e Motivação

Os alunos com objetivos de aprendizagem tem mais probabilidade de (1) terem locais de controle internos ou externos? (2) serem evitadores de fracasso ou prosseguidores de sucesso?

A probabilidade é de ter controle interno por que eles desenvolvem habilidades e eles conseguem controlar seus resultados. E como se empenham para obter conhecimento que se refletem no seu desempenho eles se tornam perseguidores de sucesso, traçando estratégias para sempre superar desafios.

Um professor diz para a classe:

“Quero que todos vocês estudem muito os efeitos desta declaração de estabelecimento de objetivo.” Provável que os alunos sejam motivados pelo objetivo? Porque sim ou porque não?

Se o objetivo for alcançável e proporcione desafios nesse processo, os alunos serão motivados. Se forem objetivos muito difíceis desmotivarão os alunos.

Como o feedback influencia a motivação?

O feedback orienta como está o seu desempenho e dá diretriz de como se deve

proceder para chegar ao seu objetivo, assim após o feedback é feito planejamento de

como deverá agir e também se percebe o quanto o objetivo é alcançável, é verificado a sua possibilidade de realização, o que se torna um processo que motiva o sujeito.

Necessidades e Motivação

Use a teoria de Maslow para explicar por que um aluno que está aborrecido por acontecimentos em sua família poderia não estar motivado a estudar.

Por que o aluno tem uma de suas necessidades ameaçadas, assim ele não consegue

se sentir motivado para outras questões.

Você acredita que a necessidade de realizar é mais um traço pessoal ou um estado específico da situação? Por quê?

Traços específicos por que são pessoas que tem a característica de não agir por

interesse de recompensa, e sim por sua necessidade de realização. Mas são características que são adquiridas, que pode ter sido construído por seu grupo cultural

ou familiar, ou ao longo do tempo por meio de experiências de sucesso e de fracasso.

Como as necessidades de autodeterminação dos alunos pode ser apoiada por meio do estabelecimento de objetivos?

Os próprios desejos do indivíduo que motiva as ações, por esse motivo os objetivos precisam ser realísticos, ter planejamento, responsabilidade e o sujeito precisa sentir autoconfiança.

Atribuições, Crenças e Motivação

Se uma pessoa tem um forte senso de auto-eficácia, que tipo de objetivos ela estabeleceria? Por quê?

Traçaria um objetivo de acordo com as chances de sucesso ou fracasso, e o principal fator que define isso são as suas próprias experiências. Por que ela tem que se sentir competente, que tem a capacidade de realizar o objetivo.

Explique como as crenças sobre a natureza da capacidade poderiam estar associadas com comportamentos autoprotetores, autoderrotistas dos alunos, tais como procrastinação ou não tentar.

Por que os esses alunos atribui a sua capacidade a desempenho, então se o desempenho não tem sido o esperado eles começam a evitar a ação para se protegerem do fracasso, às vezes não as realizando ou deixando para a última hora para ter o recurso da desculpa de que não teve tempo para realiza-las bem.

Descreva o desenvolvimento de impotência aprendida. Que tipos de objetivos um aluno estabeleceria se se sentisse impotente?

A impotência aprendida é quando a pessoa sente que o que acontece é incontrolável ou insolúvel, que o fracasso é iminente, assim ela não trabalha suas habilidades, tendo dificuldades cognitivas e afetivas. O aluno que se sente impotente não estabeleceria objetivos devido ao fato de sua experiência anterior ter sido um fracasso, assim ele acha que não vale a pena tentar já que o resultado não pode ser controlado por ele.

Por que os alunos tem mais probabilidade de aprender se atribuírem seus sucessos e fracassos a causas controláveis? Como a atribuição a causas controláveis está relacionada a necessidade de autodeterminação?

Por que o aluno tem a tendência de atribuir a si mesmo a causa do fracasso ou do sucesso, se o seu desempenho ou entendimento foi suficiente para o que foi proposto, sendo assim uma causa interna e controlável. Para próximas atividades ele esquematiza estratégias de acordo com os resultados anteriores. É relacionado com a autodeterminação devido ao fato que ele sente que tem o controle, que ele direciona os seus resultados de acordo com seus objetivos ou desejos.

Ansiedade na Sala de Aula

Nomeie algumas fontes de ansiedade em situação típicas de sala de aula.

Tensão de realizar uma prova ou atividade; pressão imposta em uma atividade como ter tempo para realizar ou ambiente de competição; material, informação ou ambiente desorganizado causando desatenção; não ter boas habilidades de estudo.

Como a ansiedade interfere na aprendizagem?

A ansiedade pode decorrer do fracasso ou causar o fracasso. Com ansiedade o aluno não consegue ter atenção no que está realizando no que interfere no seu desempenho.

Оценить