Вы находитесь на странице: 1из 157

A Igreja Triunfante

- Kenneth Hagin –

Pág. 1

Capítulo 1

Origens: Satanás e seu reino

Os crentes estÄo assentados com Cristo nos lugares celestiais, muito acima de toda potestades e principados das trevas. Nenhum demÅnio pode desanimar um crente que estÇ assentado com Cristo muito acima das obras do inimigo! Nosso assentar e Reinar com Cristo É uma posiÑÄo de autoridade, honra e triunfo – nÄo falha, depressÄo e derrota. JÇ que a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem um triunfo e a vitÜria sobre o diabo e sua corte em cada encontro, por que temos a impressÄo que alguns crentes estÄo sujeitos á SatanÇs e seus enganos? A vitÜria dos crentes sobre o diabo depende de como se consideram como Igreja militante, derrotada, ou triunfante. Tudo depende de seu entendimento quanto aos seus direitos em Cristo.

A Igreja militante apresenta um corpo de crentes que ainda nÄo

estÇ assentado nos lugares celestiais em Cristo e ainda estÇ

“batalhando” para tentar ganhar a vitÜria sobre um inimigo que ainda nÄo foi derrotado pelo Senhor Jesus Cristo.

A igreja derrotada tambÉm nos dÇ uma idÉia de uma igreja que

É ignorante sobre o fato de estar assentada com Cristo e que deveria reinar na vida atravÉs de Jesus Cristo. Porque É ignorante quanto a sua posiÑÄo em Cristo, ou porque nunca fez uso da autoridade que realmente possui, estes crentes sÄo constantemente assolados pelas ciladas de SatanÇs e estÄo num estado constante de derrota e fracasso. Mas a igreja triunfante e a perspectiva bäblica do Corpo de Cristo assentado com Cristo nos lugares celestiais muito acima de principados e potestades. (EfÉsios 1:3; 2:6). A Igreja triunfante retrata, biblicamente, um corpo de crentes que nÄo somente sabe mais exerce sua autoridade em Cristo e assim sendo, reina vitoriosamente na vida por Jesus Cristo sobre SatanÇs, um inimigo derrotado

(Rom.5:17).

Nesta Época, quando a atividade do inimigo estÇ crescendo pelo mundo, É vital que os crentes conheÑam o que sua RedenÑÄo em Cristo lhes outorga. Temos de estar plenamente convencidos da autoridade que É nossa pela vitÜria que Jesus jÇ conquistou por nÜs sobre todo poder do inimigo. A ãnica maneira de termos confianÑa

em nossa autoridade sobre o inimigo é conhecer e andar à luz da Palavra de Deus. Com esta introdução, vamos para o Livro das origens, Gênesis,

e começar nosso estudo investigando a origem de Satanás e seu reino.

Pág. 2
Pág. 2

Adâmico.

Sugestões de um Possível Reino Pré-

A origem e queda de Satanás, ou Lúcifer, como era chamado,

é razoavelmente clara nas Escrituras. Ele era chamado Lúcifer antes de sua expulsão e queda do Céu, mas Satanás depois de sua expulsão e queda. A origem dos demônios, diabos, ou espíritos malignos, já não é tão esclarecida. Alguns eruditos em Bíblia acreditam que milhões de anos transcorreram entre Gênesis 1:1 e Gênesis 1:2. E alguns crêem que pode ter havido um reino terrestre antes da criação registrada em Gênesis, Capítulo 1.

Gênesis 1:1,2 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Os espíritos malignos que estão aqui na terra, agora poderiam ter sido parte do Reino pré-adâmico original. Muitos eruditos em Bíblia concordam que mesmo antes do dilúvio, um reino pré-adâmico existiu, porque sabemos através de descobertas arqueológicas que dinossauros e mamutes viveram na terra. De onde eles vieram? Talvez aquelas criaturas tenham vindo de um tipo diferente de criação que existiu na terra antes de Adão. Algum tipo de criação pré-adâmica. Em Isaías, capítulo 14, temos uma sugestão, nas Escrituras, de um reino pré-adâmico.

Isaías 14:12-14 12 Como, caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançada por terra, tu que debilitavas as nações!

13 E tu dizias no teu coraÅÇo: Eu subirei ao cÉu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregaÅÇo me assentarei, da banda dos lados do norte.

nuvens, e serei

semelhante ao AltÑssimo.

14

Subirei

acima

das

mais

altas

Evidentemente Lãcifer tinha algum tipo de trono indicando algum tipo de autoridade. LÖcifer provavelmente reinava abaixo das nuvens e estrelas porque no verso 13 estÇ escrito: “ exaltarei ”

meu trono ACIMA das estrelas

Lãcifer estava abaixo das estrelas, isso pode ter encerrado e incluädo o reino e domänio da terra.

å possävel que Lãcifer tenha governado aqui na terra um reino

que tenha existido antes de AdÄo, mas, ao mesmo tempo, animais prÉ-histÜricos vagavam nesta terra. Talvez SatanÇs reinasse durante

esta criaÑÄo prÉ-adçmica, e os espäritos malignos que temos agora tenham sido os espäritos caädos resultantes daquela criaÑÄo. NÜs

nÄo temos capätulos e versäculos que testifiquem isso; mas, por outro lado, a Escritura nÄo contesta isso tambÉm. NÜs Realmente vemos sugestées para este tipo de raciocänio nas Escrituras. TambÉm, realmente sabemos que existem espäritos malignos aqui na terra, hoje. EntÄo de onde vieram? A outra possibilidade É que aqueles espäritos malignos incluem aqueles anjos caädos na rebeliÄo de Lãcifer apoc. 12:4, 9).

O homem nÄo fazia parte daquela criaÑÄo prÉ-adçmica, pois a

Bäblia indica que AdÄo foi o primeiro homem: “E assim está escrito,

o PRIMEIRO HOMEM AdÇo foi feito alma vivente

atÉ um

Mas algum tipo de criaÑÄo pode ter existido antes de AdÄo

fazendo supor que o trono de

(I Cor. 15:45).

tipo de criaÑÄo totalmente diferente do que conhecemos hoje. NÄo estou apresentando esta teoria como dogma porque nÄo temos luz suficiente nas Escrituras para sermos dogmÇticos. NÄo podemos ser dogmÇticos em assuntos que nÄo tèm apoio bäblico. As vezes gostaräamos de ter mais luz sobre a origem dos espäritos malignos, mas evidentemente Deus nos disse, em Tua Palavra, o que quer que saibamos.

Pág. 3

A posição original de Lúcifer e sua queda.

Podemos afirmar com certeza que o Diabo e demÅnios sÄo criaturas decaädas porque a Bäblia diz que sÄo. Eles caäram do estado, o qual tenha sido, que uma vez ocuparam. (apoc. 12:4,9). E a Bäblia realmente esclarece a origem de SatanÇs ou Lãcifer, como era originalmente chamado. De onde SatanÇs veio, originariamente? Isaäas 14 e Ezequiel 28 nos dar uma demonstraÑÄo da existència de Lãcifer no iniciam como Deus o criou originariamente e tambÉm de Sua queda e RebeliÄo. Sabemos que Deus nÄo fez SatanÇs como ele É hoje porque Deus fez tudo no princäpio e era bom. (gènesis 1:10, 12, 18, 21,25; Tiago 1:17). Em Ezequiel capätulo 28, a Bäblia descreve Lãcifer antes de sua expulsÄo e queda do cÉu.

PÇg. 4

Ezequiel 28:12-16

12 Assim diz o Senhor Deus: Tu conferidor da medida soma

CHEIO DE SABEDORIA, e PERFEITO EM BELEZA.

13 Tu estavas no Éden jardim de Deus; TODA PEDRA

PRECIOSA ERA TUA COBERTURA

dos teus pífanos estavam em ti; no dia EM QUE FOSTE CRIADO

foram preparados.

14 Tu eras QUERUBIM UNGIDO para proteger; eu te estabeleci:

NO MONTE SANTO DE DEUS ESTAVAS; tu andavas para cima e para baixo no meio das pedras afogueadas.

15 Tu eras PERFEITO EM TEUS CAMINHOS desde os dias que

fostes criado, ATÉ QUE SE ACHOU INIQUIDADE EM TI. 16 PELA MULTIDÃO DO TEU COMÉRCIO, se encheu o teu interior de violência, E TU PECASTE; assim sendo te expulsarei

como profano da montanha de Deus: e eu te destruirei, HO QUERUBIM PROTETOR, do meio das pedras afogueadas.

a obra dos teus tambores e

Nesta passagem a Bäblia se refere a Lãcifer como um ser criado, “um querubim ungido,” nÄo como ser humano: “ Tu eras perfeito em todos os teus cominhos desde o dia que TU FOSTE CRIADO, atÉ que a iniqêidade se encontrou em ti. (v.15).

Deus nÄo criou Lãcifer como o conhecemos agora. Depois da expulsão e queda de Lúcifer dos céus, ele se tornou o diabo,

mas ele nÄo foi criado assim. Deus criou Lãcifer perfeito em seus caminhos (Ezeq. 28:15), cheio de sabedoria e perfeito em beleza

sobre a montanha

santa de Deus acesso a Deus.

Aqui hÇ outro pensamento interessante sobre Lãcifer de

a obra dos

teus tambores e dos teus päfaros estavam em ti nos dias em que foste criado.” Evidentemente Lúcifer teria algo haver com música. Talvez

tenha sido o chefe dos mãsicos antes de sua expulsÄo e queda dos cÉus. Vocè jÇ notou como a mãsica tem importçncia no plano e programa de Deus, como tambÉm no plano de satanÇs?

O tipo certo de musica prepara vocè para ceder ao Espärito de

Deus, e o tipo errado prepara vocè para ceder o espärito do diabo. O

diabo opera atravÉs da carne ou da alma degenerada, mas Deus trabalha atravÉs de seu espärito com o Espärito Santo.

A Bäblia diz que a iniqêidade foi encontrada em Lãcifer (Ez

28:15). Qual foi seu pecado? Ezequiel 28:17,18

quando foi originariamente criado. Ez. 28:13 nos diz: “

(Ez. 28:14) entÄo sabemos que ele tinha algum

(v12). A Bäblia tambÉm diz que Lãcifer estava “ ”

17 TEU CORAÇÃO SE EXALTOU POR CAUSA DA TUA BELEZA, tu corrompeste tua sabedoria POR CAUSA DE TEU RESPLENDOR

18. TU PROFANASTE teus santuários pela multidão de tuas iniqüidades

Lãcifer se exaltou em orgulho por causa de sua muita beleza, por causa do seu orgulho, ele queria se tornar como Deus, subir ao cÉu, para que pudesse usurpar a autoridade de Deus. A Bäblia fala a respeito da iniqêidade de Lãcifer em Isaäas 14, onde Deus nos fala das intenÑées malignas baseadas em cinco declaraÑées ou “Eu farei”.

Isaías 14:13,14 13 Pois tu disseste no teu coração, SUBIREI acima dos céus, EXALTAREI meu trono acima das estrelas de Deus, me ASSENTAREI também acima do monte da congregação, dos lados do norte:

14

SUBIREI acima das alturas das nuvens; SEREI como o

altíssimo.

PAG. 5 Evidentemente Lãcifer era um agente digno livre e tinha

Eu

subirei.” Ele poderia escolher. E fez a escolha errada; ele tentou

exaltar o seu trono acima do trono de Deus. Por causa disso, Deus ”

disse a Lãcifer, “

EntÄo em Ezequiel 28, note como Deus respondeu declaraÑées de Lãcifer. Deus, decretou um justo julgamento para a rebeliÄo de Lãcifer, que resultou na expulsÄo e queda de Lãcifer dos cÉus.

livre exercäcio de sua prÜpria vontade, pois Lãcifer disse: “

Tu pecaste

(Ezeq. 28:16).

Ezequiel 28:16-18

16 pela multidão do teu comércio se encheu teu interior de

violência, e tu pecaste: assim sendo EU TE LANÇAREI como profano da montanha de Deus: e te DESTRUIREI, ó querubim protetor do meio das pedras afogueadas.

17 teu coração se exaltou por causa da tua formosura, tu

corrompeste tua sabedoria em razão do teu resplendor: te

LANÇAREI ao chão, te COLOCAREI perante reis, para que contemplem a ti.

18 Tu profanaste teus santuários pela multidão de tuas

iniqüidades, pela iniqüidade do teu comércio; assim sendo, eu TRAREI um fogo que sairá do meio de te, que o devorará. E te tornarei em cinzas sobre a terra na vista de todos que te contemplaram.

PÇg. Vemos a queda e expulsÄo de Lãcifer dos cÉus nessas passagens de Isaäas 14 e Ezequiel 28, e Jesus tambÉm a descreve em Lucas 10.

Isaías 14:12

12 Como CAÍSTE DO CÉU, o Lúcifer filho da alva! Como foste

lançado ao chão, tu que debilitavas as nações!

Ezequiel 28:16,17

16 Eu TE EXPULSAREI como profano para fora da montanha

de Deus

Lucas 10:18

18. E ele (Jesus) lhes disse:

Eu contemplava a

Satanás como relâmpago CAIR DO CÉU.

Os nomes de Satanás revelam sua natureza e caráter.

No jardim do åden temos um vislumbre de Lãcifer, ou SatanÇs,

como foi chamado depois de sua expulsÄo e queda dos cÉus. Essa passagem tambÉm revela a natureza de SatanÇs e seu carÇter

Ora a SERPENTE era mais

SUTIL que quais quer das bestas do campo que o Senhor fizera” (Gênesis 3:1). Quando tentada, Eva disse á Deus: “ A serpente me ENGANOU, e eu comi “(gen. 3:13), mostrando a natureza enganosa e astuta de SatanÇs. Quando era um querubim ungido na montanha de Deus, SatanÇs foi amaldiÑoado por Deus e tomou a forma de serpente: “ E o senhor Deus disse á SERPENTE porque fizeste isso, TU åS AMALDIëOADA sobre TEU VENTRE TE MOVERíS, e comerÇs pÜ todos os dias de tua vida” (gênesis 3:14). O que as Escrituras diz em relaÑÄo á natureza e carÇter de satanÇs? Os nomes bäblicos dados á satanÇs revelam sua natureza, carÇter, e tambÉm mostra seu plano de autoridade nesta terra.

depois de sua queda. A Bäblia diz: “

adversário:

buscando a quem possa tragar ( I Pedro 5:8).

vosso ADVERSíRIO, o diabo

anda ao derredor,

Ladrão :

(JoÄo 10:10)

o LADRìO vem

para roubar, e matar, e destruir.”

Homicida e Mentiroso: “vÜs (os escribas e fariseus) pertencem á

vosso pai, o diabo, e as concupiscèncias de vosso pai fareis. Ele foi

HOMICIDA desde o princäpio

mentira (JoÄo 8:44). Pág. 7 Acusador dos irmãos : “ O ACUSADOR DE NOSSOS IRMìOS É derribado, aquele que os acusava diante de Deus dia e noite” (apoc.

ele É um MENTIROSO e pai da

12:10)

Enganador : “ E o grande dragÄo foi expulso, a antiga serpente, ”

chamada diabo, e satanÇs, que engana todo o mundo

(apoc. 12:9).

Anjo de Luz : “

pois satanÇs se transforma em anjo de luz” (2 Cor.

11:4). Como enganador, satanÇs se transforma em anjo de luz.

O príncipe deste mundo: “ Agora É o julgamento deste mundo:

agora o PRINCIPE DESTE MUNDO serÇ expulso (JoÄo 12:31; 14:30;

16:18,11).

Príncipe das potestades do ar: “ no tempo passado andastes de acordo com o curso deste mundo, de acordo com O PRINCIPE DA POTESTADE DO AR, o espärito que agora opera nos filhos da DESOBEDIîNCIA” (EfÉsios 2:2).”

O Deus deste mundo: “no qual o DEUS DESTE MUNDO cegou as ”

mentes daqueles que nÄo crèem

(2Cor. 4:4).

Se as pessoas entendessem que satanÇs É o deus deste mundo, isto esclareceria muita confusÄo que as pessoas fazem ao se perguntarem por que o mal existe nesta terra. Algumas pessoas estÄo tao envolvidas pelo mal no mundo que eles pensam que o universo É basicamente o mal em vez de bem. As pessoas tèm acusado Deus de ser o autor e criador do mal. Por exemplo, eu li um artigo, hÇ algum tempo atrÇs, escrito por um renomado colunista de um jornal aqui, na AmÉrica. Ele dizia nÄo ser inclinado á religiÄo, nÄo pertencia a igreja alguma, e nunca havia

pertencido. Ele nÄo acreditava ser a Bäblia, a palavra de Deus, e ele nÄo sabia se Deus existia ou nÄo.

Neste artigo dizia: “

todas as coisas e que estÇ governando este universo. Mas se Deus É o governante deste universo, e estÇ dirigindo tudo, ele realmente mantÉm tudo numa confusÄo. Por que ele nÄo pÇra a guerra, e a pobreza e a morte de bebès inocentes?” Ele estava tentando entender porque um Deus bom que estÇ governando o mundo permitiria que o mal existisse. Mas este

colunista de jornal, sÜ havia ouvido um lado do argumento

ele nÄo

sabia que a Bäblia diz que satanÇs É o deus deste mundo (2 cor. 4:4). Se este jornalista conhecesse e cresce na Bäblia, ele saberia

Os cristÄos dizem que hÇ um Deus que criou

12, 18,

21, 25, 31; Tiago

1:17). Deus criou o

domänio sobre a obra de suas mÄos.

homem e deu-lhe

Gânesis 1:26,28 26 E Deus disse: “

FaÅamos o homem ä nossa imagem,

conforme nossa semelhanÅa: e que tenham domÑnio sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cÉus, e sobre o gado, e sobre TODA A TERRA, e sobre todo rÉptil que se move sobe a terra ” 28 E Deus os abenÅoou, e Deus lhes disse: frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a: e DOMINAI sobre os peixes do mar, e sobre as aves do cÉu, e sobre toda criatura vivente que se move sobre a terra.

Salmo 8:4-6.

4 O que É o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites?

5 Pois tu o fizeste um pouco inferior aos anjos, e o tens

coroado de glãria e honra.

6 Tu o fizeste ter domÑnio sobre as obras das tuas mÇos: tu colocaste todas as sob seus pÉs.

Salmo 115:16

16 Os cÉus, e atÉ o cÉu dos cÉus, sÇo do Senhor: mas a terra

DEU-A ELE AOS FILHOS DOS HOMENS.

Satanás tomou posse do domÑnio perdido pelo homem

No inicio, AdÄo teve o domänio sobre este mundo, e naquele sentido AdÄo foi feito o “deus” deste mundo. Mas, quando AdÄo e Eva comeram da fruta proibida, seus olhos foram abertos e eles conheceram o bem e o mal (Gen: 3:6,7). Deus havia dito á AdÄo e Eva que no dia em que comessem a fruta, morreriam espiritualmente. Quando morreram espiritualmente, eles foram cortados ou separados de Deus. Por aquele ato de desobediència, AdÄo perdeu seu direito de domänio sobre a terra para o diabo. A Bäblia evidencia o fato de AdÄo ter vendido seu domänio á SatanÇs atravÉs da desobediència, e permitiu que satanÇs se tornasse o deus deste mundo. Olhe para o relato de SatanÇs tentando Jesus.

Pág. 9

Lucas 4:1,2,5-8

1 E Jesus cheio do Espírito Santo voltou do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto,

2 Sendo quarenta dias tentado pelo diabo

5 E o diabo, levando-o a um alto monte mostrou-lhe TODOS OS REINOS DA TERRA, num momento de tempo.

6 E o diabo lhe disse: TODO ESTE PODER (autoridade) te darei,

e a glória deles; POIS ISTO FOI ENTREGUE A MIM; e dou-o a quem quiser.

7 Portanto, se me adorares, TUDO será teu.

8 E Jesus respondeu e disse a ele: Pra trás de mim, satanás:

pois está escrito. Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás.

HÇ vÇrias importantes verdades a serem observadas aqui. Ministros tem dito a mim, “satanÇs estava mentindo a Jesus ao dizer que daria a Jesus a autoridade de sobre reinos da terra, porque satanÇs nÄo tinha autoridade porque os reinos do mundo foram entregues a SatanÇs por AdÄo quando este pecou contra Deus. A Bäblia amplificada mostra isso mais claramente.

Lucas 4:5,6 (Amplificada).

5 Então, o diabo o levou a um alto monte, e mostrou-lhe todos OS REINOS DO MUNDO HABITÁVEL NUM MOMENTO DE TEMPO- num piscar de olhos,

6 E ele lhe disse: A você darei todo ESTE PODER e a

POIS ISTO TEM SIDO PASSADO

A MIM, e o dou a quem quero.

AUTORIDADE E glória deles

Quem entregou os reinos do mundo a satanÇs? Foi Deus? NÄo, Deus os deu a AdÄo, originariamente, mas quando AdÄo pecou e desobedeceu a Deus, ele perdeu seu direito á eles, entÄo satanÇs tomou domänio sobre eles. Sabemos que satanÇs nÄo tinha autoridade sobre o mundo antes de AdÄo ter-lhe dado, porque satanÇs caiu do domänio que tinha (Ezeq. 28:16-18, Lucas 10:18). EntÄo AdÄo tinha o domänio e autoridade sobre a terra, originariamente, mas ele o entregou nas mÄos de satanÇs quando desobedeceu aos mandamentos de Deus (Rom. 5:14 Amp.). å aä que satanÇs se tornou o deus deste mundo.

Pág. 10 TambÉm, se satanÇs nÄo tivesse autoridade sobre os reinos deste mundo, entÄo a Bäblia estÇ mentindo quando diz que Jesus era tentado pelo diabo (Lucas 4:2). Se satanÇs nÄo tivesse autoridade nem domänio algum sobre os reinos da terra, aquilo nÄo

teria sido uma tentaÑÄo real para Jesus. Mas a Bäblia chama isto de

tentaÑÄo: “E Jesus

quarenta dias, TENTADO PELO DIABO

sendo, satanÇs tinha domänio sobre a terra porque ele poderia tentar Jesus com suas ofertas. EntÄo satanÇs tomou o lugar de domänio e a autoridade sobre a terra. Mas É este o fim de tudo? Enfaticamente, nÄo! Deus enviou Jesus á terra para redimir a raÑa humana e restaurou para o homem seu domänio e autoridade perdidos na terra. E conforme o homem exerce autoridade que lhe foi dada por Cristo, ele cumpre o plano e desejo de Deus para a terra.

foi levado pelo Espärito ao deserto, sendo ”

(Lucas 4:1,2). Assim

isto É, atÉ

que o tempo, como sabemos expire e satanÇs receba o julgamento

final de Deus

Lembre-se no Novo Testamento quando Jesus queria entrar na

sinagoga, muitas vezes, pessoas que eram possessas com

demÅnios gritaram. “

Vieste a nos atormentar ANTES DO TEMPO? (Mateus 8:29). SatanÇs sabe que seu tempo nesta terra estÇ se esgotando, e ele sabe que seu tormento e sentenÑa estÄo profetizados no livro de apocalipse (apoc. 20:10).

que temos nÜs contigo, Jesus, Filho de Deus?

Entretanto, atÉ que a concessÄo de AdÄo expire

satanÇs tem autoridade para estar aqui.

O domÑnio de satanás depois de sua queda tambÉm inclui os Lugares Celestiais.

EfÉsios 6:12

12 Pois nÇo temos que lutar contra carne e o sangue, mas

contra os PRINCIPADOS, e POTESTADES, contra OS GOVERNANTES DAS TREVAS neste mundo, contra o MALDADE ESPIRITUAL (ou espÑritos malignos) nos LUGARES ELEVADOS (celestiais).

Pág.11 Em vez de “maldade espirituais”, uma nota á margem da pÇgina de minha Bäblia na versÄo King James diz: “espÑritos malignos nos lugares celestiais”. EntÄo, poderäamos ler este

versäculo assim: “Pois nÄo temos que lutar contra a carne e o sangue,

mas contra

espäritos da maldade NOS LUGARES CELESTIAIS”.

sendo assim, sabemos que satanÇs governa nos lugares celestiais? realmente, a Bäblia se refere a très cÉus. Vemos uma referencia direta de mais de um cÉu em II Coräntios 12:2. muitos eruditos em Bäblia concordam que o Apostolo Paulo falava de si mesmo nesta passagem.

2 Coríntios 12:2-4

2 Conheço um homem que há mais de quatorze anos atrás, (se

no corpo, ou fora do corpo, não sei Deus o sabe).

3 E eu conhece o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei Deus o sabe).] 4 Foi arrebatado até o PARAISO (céu), e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é licito falar.

å obvio que se existe um terceiro CÉu, tem que existir um primeiro e um segundo, se nÄo, nÄo haveria razÄo da palavra mencionar um terceiro cÉu.

Os très primeiros cÉus, acima de nÜs É o que chamamos cÉus atmosfÉricos. Ou os “cÉus”. acima disso, no espaÑo, estÇ a regiÄo

os cÉus estelares

ou o espaÑo que pode ser considerado o segundo cÉu. Fora disso, hÇ algo que a ciència desconhece, e nÄo tem

condiÑées de explorar, estÇ o terceiro

onde o trono de Deus estÇ localizado. Nos foram dadas algumas informaÑées sobre o terceiro cÉu nas Escrituras. Por exemplo, sabemos que debaixo do novo pacto, o Paraäso estÇ localizado neste terceiro cÉu (Lucas 23:43; 4:14;

onde estÄo as estrelas, o sol a lua e os planetas

O cÉu dos cÉus

Apocalipse 2:7). Sabemos que Jesus estÇ no cÉu á mÄo direita de Deus (Marcos 16:19; Heb 1:3; 4:14).

E a Bäblia nos diz que Jesus estÇ preparando um lugar para os

crentes nos CÉus: “na casa de meu Pai (cÉus) hÇ muitas mansées:

se nÄo fosse assim, Eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar” JoÄo

14:2,3).

E

sabemos com certeza que os crentes vÄo para o cÉu para

estarem com Jesus quando morrem. Jesus disse: “ E se eu for e vos

preparar lugar, voltarei novamente, e vos receberei para mim mesmo; para que onde Eu estiver, estejais vÜs tambÉm” (JoÄo 14:3). PÇg.12 Paulo tambÉm nos disse que crentes vÄo para o cÉu,

quando morrem: “

mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e ”

ESTAR COM CRISTO

para

mim o viver É Cristo, e morrer É ganho

(Filipenses 1:21,23).

(Lugares celestiais)??????????????????????????????????

A Bäblia menciona sÜ um cÉu, mas tambÉm fala de “cÉus”. EfÉsios 6:12 dez que nÄo temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, potestades, governantes das trevas neste mundo, e hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais ou “lugares elevados”. Em 1952, Jesus apareceu a mim numa visÄo a qual estÇ registrada detalhadamente noutro capätulo. Ele me falou por uma hora e meia sobre satanÇs, demÅnios e possessÄo demonäaca. Uma das coisas que me disse É que existem quatro tipos, classes ou categorias de demÅnios ou espäritos malignos como Paulo os citou em EfÉsios 6. Jesus disse que ao descreva esta lista de potestades demonäacas, Paulo encabeÑou a lista com a classe mais baixa de demÅnio, citando-as por ordem hierÇrquica: principado, potestades, governantes das trevas neste mundo, hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais (ou como algumas traduÑées dizem: “espäritos malignos nos lugares celestiais”).

Efésios 6:12 12 não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra PRINCIPADOS, contra POTESTADES, contra GOVERNANTES DAS TREVAS NESTE MUNDO, contra HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE NOS LUGARES CELESTIAIS.

Abaixo, eles estÄo relacionados em ordem hierÇrquica desde o

maior atÉ o menor em poder, com alguma explicaÑÄo sobre a sua posiÑÄo.

1. Espíritos da maldade ou hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais: Esta classe mais elevada existe nos cÉus, nÄo na terra.

2. Governantes das trevas neste mundo: a mais alta classe de demÅnios com os quais os crentes tèm de lidar sobre a terra.

3. Potestades: A prÜxima categoria. Eles sÄo demÅnios e recebem sua instruÑÄo dos governantes das trevas deste mundo.

4. Principados: A classe mais baixa: SÄo governados e dominados pela outra classe e raciocinam muito pouco por si mesmos.

Pág. 13 Eu creio que temos bases bäblicas para crer que as très

principados,

potestades e os governantes das trevas deste mundo _ existem no primeiro cÉu, que inclui o ar e os niveis atmosfÉricos bem acima de nÜs.

å o lugar de habitaÑÄo de demÅnios porque a Bäblia chama

satanÇs o präncipe, das potestades do ar (EfÉsios 2:2). Este É seu domänio vocè nÄo os pode ver, mas eles estÄo lÇ e dominam e governam a vida de qualquer um, na terra, que o permita. LÇ alÉm da atmosfera ou ar nos cÉus estelares estÇ o segundo cÉu onde as estrelas e os planetas estÄo localizados. Eu

primeiras classes de demÅnios e espäritos malignos

pessoalmente creio que o segundo cÉu É aquele no qual a Bäblia se refere em EfÉsios 6:12 como “lugares celestiais”. e este É o domänio onde espäritos malignos ou hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais governam.

E alÉm do que É o terceiro cÉu, o cÉu dos cÉus, o reino do

Paraäso onde o trono de Deus estÇ. Claro, nÄo hÇ espäritos malignos no reino de Deus.

O reino Duplo

EntÄo, sabemos que os lugares celestiais sÄo o local de

domänio de principados, potestades, os governantes das trevas deste mundo, e hostes espirituais da maldade. E quando vocè entende que AdÄo perdeu seu domänio legal para o diabo, torna-se mais fÇcil

entender algo que vemos nas escrituras

O reino duplo se refere a um reino de iniqêidade reinando nos

lugares celestiais que afeta as vidas dos homens sobre a terra. ForÑas espirituais invisäveis governam e dominam os homens que

reinam os reinos visäveis

Aprendemos em EfÉsios 6 que nÄo estamos lidando com a

carne e o sangue

apenas com a natureza e personalidades dos

homens sobre a terra. A Bäblia diz que estamos lidando com

um reino duplo.

se os homens o permitem.

entidades que governam nas regiées celestiais. Sendo assim, um reino duplo se refere a um reino governado na terra por homens que sÄo, realmente, influenciados por governantes espirituais nos lugares celestiais. Vemos exemplos deste reino duplo nas Escrituras. Por exemplo, a Bäblia nos dÇ um vislumbre desse reino duplo em operaÑÄo em Ezequiel capätulo 2:8.

Ezequiel 28:2 2 filho do homem, dize ao príncipe de tiro, assim diz o Senhor Deus, porque teu coração se exaltou, e tu disseste, eu sou Deus, sentarei no trono de Deus, no meio dos mares; ainda TU ÉS UM HOMEM, e não Deus, embora tu consideras teu coração como o coração de Deus.

Em Ezequiel 28:1-10, uma mensagem profÉtica É dada atravÉs do profeta Ezequiel ao präncipe de Tiro, um homem, que se exaltou em orgulho. NÜs sabemos que isto se refere a um präncipe de Tiro

real, que governava um reino porque Deus disse: “

homem” (Ezequiel 28:2). Anjos e espäritos malignos nÄo sÄo homens. Este präncipe de tiro era um homem que governou um reino na terra naquele tempo. EntÄo, naquele mesmo capätulo em Ezequiel 28:11-19, outra palavra profÉtica É dada atravÉs de Ezequiel, porem esta É dirigida ao rei de tiro, que nÄo era um homem. O rei de tiro era uma potestade espiritual maligna governando os lugares celestiais. Pág. 14

ainda tu És um

Ezequiel 28:12,13. 12 filho do homem, levanta uma lamentação sobre o REI DE

TIRO, e dizei-lhe: assim diz o Senhor Deus; Tu és, aferidor da soma, cheio de sabedoria, e perfeito em beleza.

13 ESTAVAS NO EDEN, JARDIM DE DEUS; toda pedra preciosa

a obra dos teus tambores e dos teus pífaros

foram preparados em ti nos dias em que foste criado.

era tua cobertura

NÜs jÇ sabemos que esta passagem se refere a Lãcifer. O präncipe de tiro, um homem, nÄo poderia possivelmente ter estado no åden, o jardim de Deus. Ele nÄo havia nem nascido ainda. NÄo este “rei de Tiro” nÄo se refere a um homem; se refere a um ser criado, Lãcifer, um ser, um espärito decaädo que governava um reino terreno de sua posiÑÄo de governo nos lugares celestiais (Ezequiel 28:13-15).

Nesses dois seres – o präncipe de Tiro, um homem, e o rei de

Tiro, um ser espiritual (Lãcifer mesmo)

reino duplo. Um reino natural na terra É governado por homens, mas É dominado por um reino espiritual governado por hostes espirituais da maldade no lugares celestiais.

a Bäblia dÇ a idÉia de um

Reino Duplo no Livro de Daniel

No livro de Daniel, encontramos um outro exemplo de reino

duplo. Daniel havia estado jejuando e buscando a Deus. Um anjo apareceu-lhe e deu-lhe uma revelaÑÄo de Deus. Pag. 15 Daniel 10:12,13

me o anjo: não temas Daniel: pois

desde o primeiro dia que inclinaste o teu coração para entender

12 Então disse (o anjo)

e a humilhar-te perante teu Deus, TUAS PALAVRAS FORAM OUVIDAS, e eu VIM POR CAUSA DE TUAS PALAVRAS.

13 Mas O PRINCIPE DO REINO DA PÉRSIA se me opôs por

vinte e um dia, mas eis que Miguel, um dos chefes dos príncipes, veio para ajudar-me; e Eu permaneci lá com os reis da Pérsia.

O anjo estava falando sobre a batalha que acontecera no mundo espiritual, nos lugares celestiais. O anjo nÄo estava se referindo a um homem vivente sobre a terra que estava se lhe opondo, mas a um governante da maldade nos lugares celestiais. Na terra, havia o fäsico, o reino terreno da PÉrsia com um präncipe humano governando aquele reino. Mas logo acima daquele reino, nas regiées celestiais estava um reino espiritual das trevas, tambÉm chamado reino da PÉrsia. O reino espiritual era governado por um espärito maligno chamado de Präncipe da PÉrsia, e aquele espärito dominava o governo da PÉrsia. EntÄo, esta escritura estÇ-se referindo a um ser espiritual nos lugares celestiais que governava uma regiÄo sobre a terra atravÉs de homens que cederam a ele. Por que este espärito maligno nas regiées celestiais nÄo queria que o anjo chegasse atÉ Daniel com a mensagem de Deus? Pelo mesmo motivo os quais os espäritos malignos nÄo querem que a mensagem de Deus atinja ás pessoas hoje. SatanÇs e suas hostes nÄo quer que a vontade de Deus seja conhecida sobre a terra, e É por isso que satanÇs cega a mente dos homens para que nÄo vejam a verdade do evangelho (2 Cor. 4:4).

No caso de Daniel, satanÇs queria impedir que o anjo revelasse os planos de Deus e propÜsitos para Daniel sobre o futuro. Quando o präncipe da pÉrsia se colocou diante do anjo de Deus,

Deus enviou reforÑo, enviando Miguel, para ajudar na batalha “

que Miguel um dos präncipes chefes (um anjo de Deus), veio me

ajudar

Finalmente, no vigÉsimo-primeiro dia, o anjo passou atravÉs das regiées celestiais e chegou a Daniel com a mensagem de Deus em resposta a sua oraÑÄo. Pag. 16 Deus queria revelar a Daniel o que aconteceria na terra e o que aconteceria no futuro. EntÄo, entendemos que espäritos da maldade podem dominar reinos terrenos e governos. Agora vamos observar a influencia de demÅnios na vida individual de pessoas na terra.

eis

” (Daniel 10:13).

Os Governantes das Trevas

Vamos observar uma classe de espäritos malignos que Jesus

falou-me, chamada governantes das trevas deste mundo. Eles sÄo,

exatamente o que a Bäblia diz que sÄo

governam as trevas deste mundo, e governam sobre aqueles que se encontram nas trevas. Jesus explicou que governantes das trevas tambÉm tentam governar sobre crentes que nÄo estÄo andando na luz da redenÑÄo, ou que nÄo sabem ou nÄo exercitam seus direitos e privilÉgios em Cristo. Jesus me disse que de acordo com suas palavras, os crentes devem tomar autoridade sobre as très primeiras classes de demÅnios: principados, potestades, e governantes das trevas deste mundo. Ele disse que se nÜs, na terra amarramos a operaÑÄo dessas très primeiras classes de demÅnios _ da maldade nos lugares celestiais. Ele me deu Mateus 18:18. para ilustrar isto.

sÄo governantes. Eles

Mateus 18:18. 18 Tudo o que LIGARDES na TERRA será ligado no céu. (lugares celestiais): e tudo que SOLTARDES NA TERRA, será solto nos céus (lugares celestiais).

NÜs devemos amarrar espärito malignos em suas operaÑées contra nÜs em nome de Jesus, baseados na autoridade da palavra de Deus (Lucas 10:19; Filipenses 2:9,10; Isaäas 54:17; apoc.12:11). Isto É o que significa Mateus 18:18. conforme tomamos nossa

autoridade em Cristo e amarramos a operaÑÄo das très primeiras classes de espäritos malignos aqui no plano terreno eles pararÄo sua operaÑÄo contra nÜs. Quando fazermos isto, entÄo Jesus disse que irÇ lidar com a classe mais alta de demÅnio, hostes espirituais da maldade governando nas alturas. Jesus continuou explicando que os governantes deste mundo, sÄo, realmente o mais inteligente tipo de espäritos maligno com os quais o crente tem de lidar.

Pag. 17 Jesus explicou: “

trevas deste muita que possui umas pessoa. TambÉm, os governantes das trevas deste mundo, governam outros espäritos e ”

lhes dizem o eu fazer “Por exemplo, eles governam sobre potestades e lhes dizem o que fazer. O tipo mais baixo de demÅnios tem muito pouco autoridade de si mesmo e raciocinam muito pouco por si mesmos; lhes É dito o que devem fazer.” Jesus me disse que qualquer um que estÇ andando nas trevas pode ser dominado por governantes das trevas. Eles governam sobre todas as pessoas nÄo-salvas. E qualquer um andando nas trevas, incluindo crentes estÄo andando nas trevas. å por isso, que, ás vezes, atÉ pessoas salvas podem ceder a

esses espäritos e deixa-los domina-los se elas estiverem andando

se nÄo tèm comunhÄo com Deus e nÄo andam á luz

da sua palavra. Os espäritos malignos vÄo dominar crentes, se estes

por consentimento, ignorçncia ou desobediència. å

o permitirem

nas

É sempre um desses governantes das

por isso que as pessoas, incluindo crentes, fazem certas coisas e nÄo sabem porque as fazem.

“ å por isso que, ás vezes as pessoas

cometem atos das trevas e dizem: nÄo sei o que me fez fazer isso.”

Ou É por isso que pessoas perfeitamente boas dizem de alguÉm: “Eu ”

e em pouco tempo, fazem algo

nunca faria uma coisa dessas pior.”

Jesus disse que É por isso que , ás vezes, atÉ na prÜpria

famälia de alguÉm, um membro da famälia faz algo estranho ou fora

O que o

do seu carÇter, e os outros membros da famälia dizem: “ fez fazer isso? Nunca vi nada assim!”

Jesus disse:

A razÄo porque eles o fazem É que estÄo sendo dominados por governantes das trevas – demÅnios e espäritos malignos. Se estÄo andando nas trevas, estÄo sendo governados e motivados por estes governantes das trevas. Jesus me deu I JoÄo 5:19 para ilustrar o que Ele estava

sabemos que somos de Deus, e o MUNDO inteiro

permanece na MALDADE (trevas) (I JoÄo 5:19).

falando: “

E

cada homem nÄo –salvo e mulher, nÄo

se sÄo seus parentes, ou parentes der alguÉm,

toda pessoa nÄo – salva estÇ no

reino das trevas. E eles sÄo governados ou motivados mais ou menos por estes demÅnios ou espäritos malignos que sÄo os governantes das trevas deste mundo.”

seu irmÄo, irmÄ, mÄe, ou pai

importa quem seja

Jesus me disse: “

Pag. 18 EntÄo Jesus disse “

se querem admitir isto, ou nÄo,

ou se vocè ou outra pessoa quer admitir, É absolutamente a verdade. Aqueles que nÄo nasceram de novo e que ainda nÄo ingressaram no corpo de Cristo ainda estÄo no reino das trevas. EntÄo toda pessoa que nÄo estÇ no reino da luz, ainda É governada ou dominada de alguma maneira por aqueles espäritos de demÅnios do reino das trevas, ainda que possam nÄo saber (EfÉsios 2:1-3). å esta a razÄo pela qual pessoas fazem e dizem coisas que disseram que nunca as faria.” Vemos muitos exemplos de pessoas nÄo. Salvas sendo motivadas por espäritos malignos. Por exemplo, eu estava pregando na CalifÜrnia uma vez, e eu li no jornal que um homem jovem de vinte e oito anos havia, deliberadamente, afagado seu filho de quatro anos na banheira. Quando as autoridades interrogaram este o homem, perceberam que era mentalmente normal. Ele nÄo possuäa registro algum de maus atos, tinha um bom emprego, e morava numa casa Ütima no ano. NÄo tinha preocupaÑÄo um com dinheiro, pois que vinha de uma boa famälia da qual havia herdado parte de suas riquezas, e havia trabalhado nos negÜcios da famälia. Eles nÄo conseguiram achar nada de errado com ele. Ele disse ás autoridades que nÄo havia nada de errado com sua mente; ele nÄo estava preocupado, nÄo tinha nenhum problema, e a crianÑa era boa. –“mas”- ele disse – “enquanto eu estava lhe dando banho, de repente senti um desejo incontrolÇvel de fazer-lhe mal, o e uma voz me disse que o afogasse. Eu cedi Ç ela e quando voltei á mim, eu estava segurando meu filho debaixo d’Çgua. Eu gritei:

“Oh Deus, porque eu fiz isso!”

Vè, ele estava dominado por espäritos malignos governantes

porque ele estava nas trevas; ele nÄo era

salvo, mas os crentes nÄo tem de ser dominados por espäritos malignos porque fomos libertos do reino das trevas e transportados para o reino da luz (col. 1:13). Estamos na luz onde Jesus É nosso Senhor – Ele É aquele que deve nos dominar. Ele É o que governa sobre nÜs. Ele É a nossa cabeÑa, nÄo governantes das trevas. SatanÇs É a cabeÑa daqueles que nÄo sÄo salvos. Se os nÄo – salvos deste mundo realmente conhecessem a verdade, eles correriam para os CristÄos para descobrir como se salvarem para poderem sair do domänio de satanÇs. HÇ um mundo espiritual que É atÉ mais real do que este mundo fäsico. As pessoas precisam saber disso. Quando vocè fala sobre o mundo espiritual, vocè precisa entender que Deus É um espärito (JoÄo 4:24), e que diabo, demÅnios e espäritos malignos tambÉm existem no mundo espiritual, como os anjos – ambos bons e maus. Mas os crentes tèm autoridade sobre espäritos malignos; os nÄo – salvos, nÄo, pois satanÇs É seu deus. Pág. 19 Governantes das trevas não podem governar na luz

das trevas deste mundo

O novo testamento É uma revelaÑÄo do grande plano de Deus

de redenÑÄo. Colossenses 1:13 diz que Jesus veio para nos livrar do poder e autoridade de demÅnios e espäritos malignos que governam

nos livrou DA POTESTADES DAS

TREVAS, e nos transportou para o reino do Filho de seu amor.”

O ãnico lugar em que os governantes nÄo estÄo reinando É

aquele no qual a luz entrou. Que luz? A luz da educaÑÄo? A luz da ciència? NÄo. A luz do evangelho! A palavra diz que os crentes sÄo filhos da luz, nÄo das trevas (I Tess 5:5). Porque nascemos de novo no reino de Deus. å por isso que É tÄo importante andarmos na luz!

O andar na luz da palavra de Deus gera proteÑÄo contra todas

as hostes de satanÇs. Jesus me informou que porque os crentes sÄo filhos de Deus ou filhos da luz, eles estÄo no mundo, mas nÄo sÄo do mundo (JoÄo 17:14-16), entÄo nÄo tèm que ser governados pelo diabo. Entretanto, eles permitem ao diabo que governe sobre eles se andarem nas trevas ao invÉs de andarem na luz.

O diabo tambÉm pode nos governar se andarmos ignorantemente quanto á palavra de Deus ou se voluntariamente lhe

no reino das trevas; “

(Jesus)

demos permissão para nos governar. Esta é uma razão pela qual a Bíblia exorta os crentes a andarem na luz! Governantes das trevas não podem governar na luz, então, não pode governar sobre aqueles que andam na luz! Observe o contraste entre o reino das trevas e o reino da luz de Deus.

JoÇo 8:12

12 EntÇo, falou Jesus outra vez a eles, dizendo: eu sou a LUZ do

mundo; aquele que me segue nÇo andará em TREVAS, mas terá a LUZ da vida “zoe,” a vida de Deus).

JoÇo 12:35. 36. 46

Ainda 35

tendes LUZ, ou as TREVAS virÇo sobre vãs, pois aquele que

caminha nas TREVAS nÇo sabe para onde vai.

36 Enquanto tendes LUZ, crede na LUZ, para que possais ser OS

FILHOS DA LUZ

um pouco a LUZ está convosco. Andai enquanto

46 Eu sou a LUZ do mundo, para que todo aquele que crâ em

mim nÇo habite nas TREVAS.

Pág. 20

EfÉsios 5:14

14 Pelo que diz, Desperta tu que dormes, e levanta dentre os

MORTOS (trevas espiritual), Cristo te dará LUZ.

Romanos 13:12

12 A noite É passada, o dia É chegado: rejeitemos, pois as

OBRAS DAS TREVAS, e vistamos-nos da ARMADURA DA LUZ.

2 CorÑntios 6:14

14 NÇo vos prendais a um jugo desigual com os incrÉdulos,

porque que sociedade tem a justiÅa com a injustiÅa? E que

comunhÇo tem a luz com as trevas?

I JoÇo 1:5-7

5 E esta É a mensagem que dele tendes ouvido: e declaro a vãs:

que Deus LUZ, e NELE NåO Hç TREVAS algumas.

6 se dissermos que temos comunhÇo com Ele, e andarmos EM TREVAS, mentimos e nÇo praticamos a VERDADE. (luz):

7 mas SE ADARMOS NA LUZ, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo PECADO (trevas).

Glória a Deus! Potestades demoníacas não têm autoridade alguma para governar os crentes que andam na luz da palavra de Deus e não dão acesso algum, à satanás. De fato, conforme os crentes absorvem o conhecimento da palavra de Deus, a luz e liberdade vêm. O conhecimento da palavra de Deus traz luz (Salmo 119:130), e é o conhecimento da palavra de Deus que nos liberta em toda área.

Pág. 21

Capítulo 2

Dividindo o homem corretamente: Espírito, Alma e Corpo.

Espíritos malignos são seres decaídos ou espíritos, sem corpos. Como espíritos que não possuem corpos eles procuram habitar no homem para ter uma gama maior de expressão. Como seres decaídos os espíritos malignos procuram oprimir, obsedar e se possível, possuir a raça humana. Para entender como demônios e espíritos malignos podem afetar a humanidade, você precisa entender a diferença entre opressão demoníaca, obsessão e possessão. Comecemos observando a diferença entre espírito, alma e corpo do homem. Quando entendemos que o homem é espírito, ele

podemos entender como os

tem uma alma, e vive num corpo

crentes podem dar lugar ao diabo em suas almas e corpos (Efésios

4:27).

O homem é um ser espiritual

Alguém disse que o homem divide-se em três partes: parte

espíritos, parte alma, e parte é corpo. Mas não gosto de dizer isso assim. Porque é enganoso, na verdade, o homem é um espírito; ele não é em parte espírito. Ele é um ser espiritual. Ele tem

alma

mente,

vontade e emoções

e vive num corpo.

Quando expressada desta maneira, a natureza verdadeira do homem tem um significado diferente do que apenas quando se diz que parte dele É espärito, “parte” dele É alma, e “parte” dele É corpo. Na Bäblia, vemos como Deus divide o homem, Deus distingue a diferenÑa entre o espärito, a alma e corpo do homem. Se o espärito da pessoa, alma e corpo sÄo um, por que a Bäblia os divide?

I Tess. 5:23 23 E o mesmo Deus de paz vos santifique completamente; e eu oro a Deus que vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO sejam preservados irrepreensíveis até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreu 4:23 23 Pois a Palavra de Deus é eficaz, e poderosa e mais afiada do que espada alguma de dois fios, penetrando até a divisão da ALMA E DO ESPÍRITO, DAS JUNTAS e MEDULAS (o corpo) e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Precisamos entender a natureza do homem porque o maligno trabalha atravÉs dos cinco sentidos fäsicos, e de sua alma nÄo redimida e de seu corpo para tentar derrotÇ-lo. Quando um crente entender isso, ele pode fechar a porta ao maligno atravÉs da renovaÑÄo de sua mente - sua alma – e mantendo seu corpo – sua carne – sob o domänio de seu espärito que estÇ no interior – dominar suas almas e corpo. Isto resolverÇ muitos problemas no que diz respeito ao diabo. Conforme os crentes deixam seus espäritos recriados dominarem, eles aprenderÄo como nÄo dar acesso ao diabo – em seus espärito recriados dominarem, eles aprenderÄo como nÄo dar acesso ao diabo – em seu espärito, alma e corpo. Veja, muito do que chamamos atividade demonäaca ou do diabo na Igreja de hoje, na verdade, nÄo se trata de atividade demonäaca alguma. å a alma nÄo Regenerada do homem É sua carne dominando seu espärito recriado. Quando o crente entender isso, ele prontamente conseguirÇ determinar o que É e o que nÄo É atividade demonäaca e UNDERGIRD sua alma e permanecer forte contra os ataques do inimigo.

II Cor. 5:17

17 Assim que se alguÉm está em Cristo; Ele (seu espÑrito – o homem interior) É uma NOVA CRIATURA: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Vocè precisa entender que nÄo É o homem exterior – o corpo

o

espärito do homem

vocè tem cabelo vermelho antes de nascer de novo, vocè tem cabelo vermelho depois de nascer de novo. Se vocè era careca antes de ser salvo vocè ainda o serÇ.

do homem

que se torna uma nova criatura em Cristo. Se

que se torna nova criatura. å o homem interior

O homem exterior nÄo muda no novo nascimento, e nem alma

do homem _ sua mente, vontade e emoÑées. SÜ o homem interior muda. As velhas coisas sÄo passadas e todas as coisas se tornaram novas no espärito recriado quando ele É nascido de novo, nÄo sua alma ou corpo. Pelo fato de as coisas nÄo terem se tornado novas em nosso corpo e alma no nosso novo nascimento significa que vocè ainda terÇ de lidar com o homem exterior. Enquanto vocè estiver com seu corpo, terÇ os desejos da natureza carnal e da alma nÄo – redimida para controlar. E este É o plano atravÉs do qual satanÇs tenta ganhar acesso ao homem.

Pag. 23

Dividindo Alma e EspÑrito

ganhar acesso ao homem. Pag. 23 Dividindo Alma e EspÑrito å fÇcil distinguir entre o corpo

å fÇcil distinguir entre o corpo e alma do homem porque a

diferenÑa É obra. Obvia. Mas, É mais difäcil dividir ou distinguir entre a alma e o espärito do homem. A Bäblia nÄo diz que alma e espärito sÄo a mesma coisa (I Tes. 5:23) IrÇ lhe ajudar no seu crescimento espiritual imensuravelmente, saber a diferenÑa entre seu espärito e alma, porque para permanecer forte contra o diabo vocè precisarÇ aprender como renovar sua mente e alimentar seu espärito. Para adquirir um melhor entendimento de sua natureza, vai ajudar se vocè usar este processo no seu pensamento. Com meu espärito, eu contacto o plano espiritual. Com minha alma, eu contacto o plano intelectual e emocional. Com meu corpo, eu contato o plano fäsico.

Hebreus 4:12 nos diz que sÜ a Palavra de Deus pode dividir

alma e espärito do homem “

mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra atÉ

Pois a Palavra de Deus É viva eficaz, e

a divisÄo da alma e do espärito e das JUNTAS e MEDULAS (corpo) ” NÄo tem havido muito estudo bäblico claro de como distinguir- se a diferenÑa entre a alma e o espärito do homem. Eu jÇ li livros textos usados em SeminÇrios, e o modo como apresentam este assunto É confuso. Alguns professores dizem que alma e espärito É a mesma coisa. Mas a Bäblia os divide pela razÄo de nÄo serem a mesma coisa. NÄo seria bäblico dizer que espärito e alma sÄo a mesma coisa como nÄo seria bäblico dizer que alma e corpo tambÉm o sÄo.

A Alma do Homem

Pag. 24

Tiago 1:21 21 Portanto, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebeis com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar vossas almas.

O livro de Tiago tambÉm faz distinÑÄo entre a alma e o espärito do homem. TambÉm, note que nossos espäritos sÄo salvos ou recriados, mas nesse versäculo vemos como nossas almas nÄo sÄo salvas no novo nascimento.

Veja, Tiago escreve esta epistola aos cristÄos – as pessoas cujos espäritos jÇ foram recriados quando nasceram novamente. Mas aqui, Tiago diz a estes crentes que suas almas nÄo nasceram de novo ainda. Porque nossas almas nÄo sÄo salvas quando nascemos de novo? Porque o novo nascimento É o nascimento espiritual. NÄo É

um renascimento da mente do homem.

NÄo É o nascimento da alma

um renascimento da alma do

um nascimento intelectual

homem e de suas emoÑées. E nÄo É um nascimento fäsico _ um renascimento do corpo do homem. O novo nascimento É sÜ um renascimento do espärito do homem; nÄo É uma experiència mental ou fäsica. O batismo com o Espärito Santo nÄo É uma experiència fäsica ou mental tambÉm.SÄo

experièncias espirituais que conseqêentemente afetarÄo o homem em seus planos fäsico e mental. Ainda que o espärito do homem seja recriado no novo nascimento ele mesmo terÇ de fazer algo á sua alma. Se ele nÄo fizer algo com sua alma, ele darÇ acesso ao inimigo em sua vida.

A Salvação da Alma

Tiago estÇ dizendo que a palavra de Deus É a ãnica coisa que pode salvar a alma do crente _ sua mente, vontade, e emoÑées. EntÄo, Tiago continua a dizer aos crentes como terem suas almas salvas ou renovadas. Tiago disse aos crentes que receber a palavra enxertada salvarÇ suas almas. O que a bäblia quer dizer com Palavra “enxertada”? De acordo com o DicionÇrio de palavras bäblicas de Vine, a

palavra enxertada significa implantar. A palavra “enxertar” tem si o significado de uma semente enraizando-se e causando crescimento. EntÄo, a palavra enxertada ou enraizada na alma do homem tem a habilidade e o poder de mudar ou “salvar” a alma do homem. Esta passagem costumava me incomodar porque eu pensava que a alma do homem jÇ fosse salva no novo nascimento. Mas, entÄo, descobri que hÇ uma diferenÑa entre o espärito do homem e

sua alma e que a alma nÄo É recriada

sÜ o espärito É realmente, a

salvaÑÄo da alma do homem É um processo contänuo por toda vida da pessoa. Ao estudar sobre demÅnios e sobre sua influencia na raÑa humana, porque É importante para o crente saber que sua alma nÄo

foi salva ainda? Porque o muito que os cristÄos estÄo atribuindo a satanÇs na verdade acontecem pelo fato de nÄo terem sido salvas

suas mentes e emoÑées ainda nÄo foram renovadas com a

ainda

palavra de Deus. Uma mente que nÄo foi renovada É a maior porta de entrada pela qual os crentes podem dar acesso á satanÇs. Assim sendo, o crente precisa entender como ter a palavra enxertada em si, para salvar sua alma, para fechar a porta ao diabo. Pag. 25 A palavra “salvar” em Tiago 1:21 É a palavra grega sozo.

Sozo É definida com salvar, livrar, proteger, curar, preservar, fazer bem e tornar integro.

recebei com

mansidÄo a palavra enxertada. Que É apta para salvar, curar, livrar, proteger, preservar, e fazer bem, e fazer sua alma WHOLE”.

EntÄo, poderäamos ler em Tiago 1:21 “

Significa que quando vocè se alimenta da palavra de Deus, ela salva, livra, protege, cura, preserva, e makes whole sua alma que eñuma de suas grandes defesas contra satanÇs. Veja, se a renovaÑÄo ou a restauraÑÄo precisa ser feita dentro

do crente, tem de ser feita em sua alma _ mente e emoÑées _ nÄo no seu espärito recriado. Se o espärito de alguÉm foi recriado em Cristo, logo, esta pessoa nÄo precisa de restauraÑÄo em seu espärito. Receber a palavra enxertada É a ãnica coisa que o crente tem que fazer para ter a alma salva? NÄo. Observe o prÜximo versäculo:

Mas “

enganando-vos a vÜs mesmos” (Tiago 1:22). Vocè nÄo tem apenas

sede praticantes da palavra, e nÄo somente ouvintes,

que ouvir e receber a palavra, É preciso agir primeiro de acordo com ela, para que assim ela lhe faÑa o bem para o qual estÇ proposta. Ouvi a palavra e agir á sua altura É uma defesa poderosa

a Deus, resisti ao

(Tiago 4:7). Quando vocè se submente á

diabo e ele fugirÇ de vÜs

contra SatanÇs, porque a Bäblia diz;

palavra de Deus, vocè se submente a Deus. E conforme vocè mantÉm sua alma forte e renovada, É mais fÇcil resistir ao diabo em cada confronto.

Sujeitai-vos

I Pedro 1:22

22 “

palavra) atravÉs do EspÑrto

purificando as nossas almas na obediância ä verdade, (da

Vocè tem de ser um praticante da palavra para que ela beneficie sua alma. Sua alma sra salva, livre protegida, curada, preservada, made well, whole pelo receber e praticar a palavra. O crente É responsÇvel pela restauraÑÄo de sua alma, nÄo É? E É responsabilidade do crente se satanÇs terÇ ou nÄo acesso a ele, atravÉs de sua alma. å exatamente o que a Bäblia estÇ dizendo. Os crentes mesmos tèm de fazer algo para que suas almas sejam salvas. Conforme eles revestem suas almas com a palavra, satanÇs nÄo terÇ uma porta de acesso aberta a eles. Pag. 26 A melhor maneira dos crentes fecharem a porta ao diabo É terem suas mentes renovadas com a palavra e com a prÇtica da palavra muitas pessoas estÄo tentando expulsar o diabo de alguns crentes, quando, na verdade o problema nÄo tem nada haver com demÅnios. O crente nunca aprendeu a renovar sua mente, entÄo, ele continua a pensar como antigamente, antes de ser redimido, quando ainda estava sob o poder de satanÇs. Conseqêentemente, ele irÇ

agir de acordo com seu pensamento de nÄo redimido, entÄo, logo serÇ dominado pelo inimigo ao invÉs de usar sua autoridade contra ele.

Realmente, a “salvaÑÄo” ou renovaÑÄo da alma É muito necessÇria á igreja hoje _ nÄo expulsar demÅnios de crentes. Se o espärito do crente É a ãnica parte dele que É recriada ou renascida, sua alma e seu corpo sÄo os mesmos, e precisam ser trabalhados se ele deseja resistir com sucesso aos ataques do diabo. Se o crente nÄo lidar com sua mente e corpo, ele irÇ continuamente abrir a porta ao inimigo sÜ o crente pode fazer algo para renovar sua mente e trazer seu corpo sob sujeiÑÄo ao seu espärito. E É aä que É travada a maior “batalha” do crente. HÇ muitos cristÄos que foram salvos e cheios do Espärito Santo por muitos anos, cujas almas ainda nÄo estÄo salvas, alguns CristÄos viveram e morreram e suas almas nunca foram salvas, e o diabo “fez deles gato e sapato” por causa disso. Esta É a verdade absoluta! Suas almas nÄo foram renovadas, restauradas, ou MADE WHOLE pela palavra de Deus, entÄo eles nÄo puderam ter sucesso contra os ataques do diabo. NÄo me entenda mal. SÜ porque os crentes nÄo renovaram as mentes, nÄo significa que nÄo vÄo pro cÉu quando morrerem. å claro que eles vÄo para o cÉu porque seus espäritos nasceram de Deus sÄo filhos de Deus. Mas, cristÄos que falharam em renovar suas mentes, nÄo tiveram o privilÉgio de desfrutar de tudo que pertence a eles em Cristo enquanto estiveram aqui na terra. E ainda que tenham vitÜria sobre o diabo em Cristo, eles nunca entendem como andar em vitÜria, e ter sucesso porque nÄo tiveram a mente renovada.

Pág. 27.

Ele restaura minha alma

Cadeira, porÉm, restaurada, ou como nova, e pareceria uma cadeira inteiramente nova. O espärito do homem nÄo É restaurado ou renovado; É na verdade renascido ou recriado. Mas as Çreas emocional e mental do homem, precisa ser restauradas com a palavra de Deus. A grande necessidade da igreja hoje É para que os crentes tenham suas mentes e emoÑées renovadas ou restauradas com a palavra. A palavra, que É espärito e vida (João 6:63), tem a habilidade de restaurar, renovar, salvar, proteger, livrar e curar a alma do homem.

Cura Interior

ós vezes, vÇrios membros do corpo de Cristo aderem a modismos, como em outras Çreas tambÉm. Alguns anos atrÇs a

Igreja entrou com o ensino de “Cura Interior”. Aquele ensino estÇ superado agora porque as pessoas descobriram que nÄo tinha efeitos duradouros.

O termo “Cura Interior” É realmente um nome errado se refere

jÇ foi

recriado. Se vocè precisasse de cura e libertaÑÄo de feridas interiores, nÄo seriam em seu espärito porque Deus o fez de novo. NÄo, É sua alma que precisa de ajuda. Como vocè pode ter todas aquelas mÇgoas do passado curadas? Apenas pensando em linha com a palavra de Deus. Encontre passagem que vÄo de encontro á sua necessidade. Medite na palavra tendo em mente sua necessidade especäfica. Diga

pra vocè mesmo o que a palavra diz, pois a palavra tem o poder de transformar sua mente e suas emoÑées. Vocè fala de libertaÑÄo! å assim que vocè consegue a cura e a libertaÑÄo! Na realidade, a libertaÑÄo bäblica verdadeira ou restauraÑÄo no pleno sentido da palavra inclui mais do que apenas libertaÑÄo de atividades demonäaca, e comeÑa na alma do homem. Alguma cura interior foi, provavelmente o resultado da aÑÄo de algumas pessoas tentando misturar psicologia com as coisas de Deus. O dicionÇrio define “psicologia” como ciència e estudo da mente e comportamento. Mas as coisas de Deus e o espärito do

homem sÄo concernentes ao plano espiritual

a cura do espärito porque seu espärito nÄo precisa de cura

nÄo mental.

Pág. 28 Para o homem natural, deve haver alguma verdade no que esses psicÜlogos estÄo dizendo. Mas para o homem nascido de novo,

o que eles dizem nÄo É necessariamente e biblicamente verdadeiro. Por exemplo, na psicologia, as pessoas mergulharam no interior do

algo mais abaixo da

consciència mental, e que se chama o subconsciente. Mas, na

verdade a Bäblia nÄo menciona um subconsciente. O que as pessoas descobriram e se envolveram É o espärito do homem, mas nÄo sabiam o que era.

homem e descobriram que

nele

A psicologia É Ütima quando colocada em seu devido lugar

quando o psicÜlogo É um crente que entende a verdadeira natureza do homem e leva em conta o espärito do homem, nÄo somente sua

mente. Realmente, ao lidarmos com o homem natural – pessoas nÄo-salvas-a psicologia pode fazer sentido porque aqueles estÄo

ainda no plano natural, pois seus espäritos ainda nÄo estÄo recriados. Assim sendo, pode-se lidar com eles por meios naturais, como a psicologia. Mas vocè nÄo pode lidar com o espärito do homem da mesma maneira que lida com o natural. O crente nÄo É apenas um ser natural, carnal, porque seu espärito foi recriado á semelhanÑa e imagem de Deus. Para o crente, o melhor de Deus É que sua alma seja restaurada plenamente e seja saudÇvel com o poder do Espärito Santo. E, como o crente nÄo É apenas uma alma ou uma mente, lidar somente com sua mente nÄo É o suficiente.

I Coríntios 2:14 (ampliada).

14 Mas o homem NATURAL, O NÃO-ESPIRITUAL não aceita, recebe ou admite em seu coração os dons, ensinamentos e revelações do Espírito de Deus, pois são loucura (tolices) para ele; e ele é incapaz de conhece-las ou de progressivamente reconhecê-las, entendendo-as e se familiarizando melhor com

elas

DISCERNIDAS e AVALIADAS e APRECIADAS.

A palavra de Deus diz que o homem natural nÄo compreende

as coisas do Espärito de Deus. Porque o crente jÇ nÄo É mais um

simples homem natural, nÄo faz sentido tentar aplicar ensinamentos

concernentes ao homem natural ao crente novamente nascido que É um homem espiritual. Pe por isso que o crente nÄo deveria ser tratado do mesmo modo com o qual o homem mundano, natural É tratado. SÜ com o entendimento e intelecto humanos. A psicologia, por si sÜ nÄo É adequada para lidar com a mente do homem espiritual, com o espärito recriado do homem que foi criado á imagem e semelhanÑa de Deus. Pág. 29 Assim sendo, pelo fato do homem ser espärito, ele tem uma alma, e vive num corpo, o ensinamento de “espiritologia” É importante para o crente. Eu chamo de espiritologia o estudo do espärito do homem e as coisas do Espärito de Deus. Pelo fato do homem ser um ser espiritual, o corpo de Cristo

precisa saber o que a palavra tem a dizer sobre o espärito do homem.

A palavra de Deus É comida espiritual para seres espirituais

recriados

Uma vez, eu dirigi uma reuniÄo na CalifÜrnia, e o pastor e sua esposa estavam ocupados supervisionando o planejamento e construÑÄo de bonita e nova Igreja. Mas a esposa do pastor ficou

porque

estas coisas são ESPIRITUALMENTE

os

crentes.

nervosa e esgotada e finalmente teve um colapso físico e nervoso. Ela foi ao médico e este sugeriu que ela fosse a um psiquiatra. A esposa deste pastor havia crescido num lar pentecostal onde não bebiam, fumavam nem dançavam. O psiquiatra decidiu que o

problema que a afetara se devia ao fato dela nunca ter praticado essas coisa, então, ele sugeriu que ela começasse a fumar, beber e

ir dançar. Esta foi à solução que ele encontrou para a mulher deste

pastor!

Ela aceitou o seu conselho e por fim perdeu o juízo completamente e teve de ser internada. Realmente, esta mulher abriu uma porta ao diabo, porque lidou de seus problemas a maneira do mundo, sendo ela uma nova criatura em Cristo. Aquele psiquiatra, não havia nascido de novo e não sabia nada sobre o plano espiritual. Ele não sabia que o homem é um ser espiritual. Neste sentido, ele não sabia nada sobre sua própria

natureza, ele não podia nem mesmo se ajudar, quanto mais a essa pobre esposa de pastor! Com nossa mente natural e nosso corpo físico. Ele disse que mantivéssemos nossas mentes e emoções renovadas com a palavra

e que apresentemos nossos corpos como sacrifícios vivos para Ele. Esta é a maneira de Deus de mantermos nossos corpos fechados ao diabo.

Isto significa que você terá de manter seu corpo sua carne

em sujeição ao espírito recriado do homem

com seus apetites

interior. Mantendo seu corpo sujeito ao seu espírito é uma das primeiras maneiras de proteger-se contra o inimigo e realmente, é uma de suas maiores defesas contra satanás. Então, o que é pro homem fazer quanto ao seu espírito? Como

o crente irá manter seu espírito forte contra os ataques do inimigo?

Ele precisa alimentar seu espírito recriado com a palavra de Deus. A palavra de Deus é comida para um ser espiritual.

Lucas 4:4 4 nem só de pão o homem viverá, mas de TODA PALAVRA DE DEUS.

João 6:63 63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as PALAVRAS que eu vos disse, SÃO ESPÍRITO e VIDA.

Jesus estÇ usando um termo humano – pÄo – para transmitir um pensamento espiritual. Ele estÇ dizendo que assim como o pÄo e a comida alimentam o homem natural, a palavra de Deus alimenta o

espärito do homem interior. O crente deve alimentar seu espärito com

a palavra para manter-se forte. EntÄo, vocè precisa abastecer seu espärito recriado edificando- se no Espärito Santo. “Mas vÅs, amados edificando-vos a vÅs mesmos sobre a nossa santÇssima fÉ, orando no EspÇrito Santo” (Judas 1:20). Orar em länguas abastece o seu espärito como um recarregador de bateria a abastece. Isto proporciona um descanso e um refrigÉrio mesmo meio a uma prova ou tentaÑÄo que o diabo

tente trazer contra vocè, pois É preciso estar fortalecido contra seus ataques.

å assim que vocè mantÉm seu espärito forte e com poderosa

defesa contra SatanÇs. Bem, como vocè irÇ conseguir ajuda pra sua

mente, vontade e emoÑées, entÄo? Resolvendo o seu passado? Pedindo a alguÉm que ore por vocè? Chamando alguÉm para

expulsar o demÅnio de vocè? NÄo, isto nÄo ajudarÇ quando o problema consiste em que vocè precisa ter sua mente e alma renovada com a palavra de Deus.

å uma perda de tempo expulsar demÅnio de uma pessoa cujo

problema real É que precisa passar pelo processo de renovaÑÄo

mental. Voltemos para palavra! Vamos descobrir o que a palavra tem

a dizer sobre a alma do homem especialmente a mente do homem, onde os ataques de SatanÇs sÄo mais comuns. A mente do homem

Realmente, a Bäblia tem muito a dizer sobre a mente do homem. Quando vocè fala da mente, alguns pensam que se refere á Ciència CristÄ. Mas Deus nos deu instruÑées especificas sobre a mente e o que o homem deve fazer manter a mente fortalecida para que possa resistir a SatanÇs, o inimigo de sua alma.

IsaÑas 26:3.

“3

porque ele confia em ti

tu

conservarÖs em paz aquele cuja mente estÖ firme em ti,

Pág. 31 Filipenses 5:5 5 que haja esta mentalidade (atitude) em ti, que houve tambÉm em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6-8.

6 não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas

petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ações de graça.

7 E a paz de excede. Todo entendimento, guardará vossos

corações e MENTES através de Cristo Jesus.

8 Finalmente irmãos, tudo que e´verdadeiro, honesto, justo,

puro; amável, e tudo que é de boa fama; se há alguma virtude e algum louvor, nisso pensai.

Em outras palavras, Deus estÇ dizendo-nos exatamente o que deveräamos fazer de nossas mentes. Devemos manter nossas mentes e pensamentos focalizados em Deus. Devemos colocar a palavra de Deus dentro de nossas mentes

meditando nela. Que nosso pensamento se alinhe a palavra de Deus,

e SatanÇs nÄo tenha “brecha” em nosso pensamento. A Bäblia nos diz: exatamente que tipos de pensamento

deveräamos ter, pensamentos verdadeiros, honestos, justos, puros, amÇveis e de boa fama. Pense pensamento que estÄo em linha com

a palavra, nÄo os pensamentos do inimigo de dãvida, preocupaÑÄo e

desçnimo. JÇ parou pra pensar? A primeira coisa que Deus requer que vocè faÑa depois de redimidos É que mude seu pensamento. Deus sabe que se vocè mantiver os pensamentos que tinha antes de ser redimido, vocè estarÇ abrindo uma porta ao inimigo. Sendo assim, logo vocè estarÇ agindo da mesma maneira que agia antes de ter nascido novamente quando estava sob o domänio do inimigo. A razÄo pela qual Deus nos diz para mudarmos nosso pensar É que a mente do homem É o primeiro lugar onde satanÇs tenta ter acesso mesmo as mentes dos cristÄos se estes o permitirem.

Pág. 32

Uma mente renovada transforma você!

Romanos 12:1 1 rogo-vos, pois irmãos pelas misericórdias de Deus que APRESENTEIS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO santo e aceitável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E nÄo vos conformeis com este mundo, mas TRANSFORMAI-VOS pela RENOVAëAO DO VOSSO ENTENDIMENTO, para que proveis qual seja a boa, aceitÇvel, e perfeita vontade de Deus.

Vè, Deus quer corpos submissos, e quer mentes transformadas. E hÇ uma razÄo para isso. Ele sabe que esta atitude É sua grande defesa contra satanÇs. Quando sua mente É renovada com a palavra de Deus, seu pensamento É transformado, seu agir É transformado. Vocè jÇ nÄo pesa ou age como costumava quando estava sob o domänio de satanÇs. Quando sua atitude e pensamentos sÄo transformados vocè estÇ transformado. Paulo estava escrevendo aos nascidos de novo, cristÄos cheios do Espärito quando lhes disse que teriam de fazer algo com seus corpos, mentes e almas. Ele disse aos crentes que eles teriam de apresentar seus corpos como sacrifäcio vivo a Deus, e que cuidassem que suas mentes fossem renovadas com a palavra de Deus.

Efésios 4:23 23 E vos RENOVEIS no espírito de vosso ENTENDIMENTO. (mente).

A Bäblia diz que quando sua mente É renovada, vocè saberÇ qual a boa, aceitÇvel e perfeita vontade de Deus para sua vida (romanos 19:2). Para renovar sua mente, vocè terÇ de meditar na palavra de Deus porque a palavra É “espärito e vida” que tem a habilidade de renovar a mente do homem. Meditar na palavra de Deus significa ler ativamente, pensar, falar e permanecer na palavra. Devemos meditar na palavra de Deus, nÄo apenas com nosso espärito, mas tambÉm com a nossa mentes. Devemos encher nossa mente e nosso pensamento da palavra de Deus. No Velho Testamento, Deus disse a JosuÉ como ser prÜspero em tudo que fizer, e era necessÇrio encher-se da palavra. A palavra trabalharÇ por nÜs tambÉm, e nÜs nÄo precisaremos gastar muito tempo lidando com o diabo.

Josué 1:8 8 Não se aparte de ti o livro desta lei, mas mediata nele dia e noite, para que possas observa-lo e fazer conforme tudo que

nele está escrito: pois então farás prosperar o teu caminho, e então terás bom sucesso.

Pág. 33. Uma tradução diz:

como o sucesso virá? Pelo meditar na palavra. Como virá a vitória sobre o diabo? Pela meditação na palavra de Deus. O sucesso e a vitória vêm em todas circunstancias pelo fato da palavra de Deus estar continuamente em sua boca e pelo agir de acordo com a palavra. Fale e estabeleça-se na palavra, não em seus problemas, e o diabo não terá muito trabalho em sua vida. A menos que sua alma esteja renovada com a palavra, seu homem exterior irá governar ou dominar seu espírito através de sua alma. Satanás tem acesso ao seu homem exterior através dos seus cinco sentidos físicos. É por isso que você precisa ter sua mente renovada com a palavra de Deus para que seu espírito, o verdadeiro você, trabalhando em conjunto com sua mente, possa governar seu corpo. O sucesso na vida, não vem pela tentativa de se expulsar algum tipo de demônio o tempo todo. Vem de você manter sua mente abastecida com a palavra de Deus para que sua mente (entre

em harmonia) willside in com seu espírito. E seu espírito dirigido pelo

incluindo

livrando das armadilhas e laços do diabo. Você deve meditar ativamente na palavra de Deus com sua mente para que o seu pensar possa ser mudado ou transformado (salmos 1:1-3). A menos que seu pensamento seja transformado, você pode pensar os pensamentos do diabo e começar a agir exatamente como os não-salvos agem. Porém romanos 12:2 diz:

que a renovação de sua mente transforma você! É desta maneira que a Bíblia diz que você será transformado, não tentando expulsar um demônio de você. Muito do que é chamado atividade demoníaca não tem nada

haver com o diabo. É, na verdade, o fruto de uma mente que não foi

renovada nem redimida

mente não-redimida, não renovada dá acesso ao diabo porque a mente é a passagem através da qual o diabo tem acesso às pessoas.

Tu

conseguirÖs lidar sabiamente com as questÜes da vida

Espírito Santo o conduzirá em todos os assuntos da vida

pensando e como o mundo faz. Um a

Pensamento errado abre a porta ao diabo

Pág.34

Vocè jÇ percebeu que a razÄo pela qual as pessoas ficam deprimidas É que eles pensam pensamentos errados? Pensar errado pode dar aos espäritos malignos acesso á suas almas. Por exemplo, algumas vezes os crentes comeÑam a pensar sobre o passado e

como, fulano-de-tal lhes tratou. Sim, nascido de novo, tendo sido cheios do Espärito as pessoas podem ficar deprimidas. Claro, o maligno tenta ajuda-los a ficarem deprimidos trazendo sobre elas opressÄo. Mas, os crentes podem ficar deprimidos, simplesmente, por se sujeitarem a ter pensamentos errados. Isto dÇ a satanÇs algo que possa usar, e lhes dÇ acesso á suas mentes. SatanÇs opera no çmbito dos cinco sentidos usando sugestées erradas, pensamentos e sentimentos para tentar influènciar as pessoas a agir errado.

nÇo deis lugar ao diabo (EfÉsios4:27)”.

NÄo devemos deixar o diabo penetrar em nosso pensamento. Pensar pensamentos É uma maneira na qual os crentes dÄo lugar ao

diabo

Mas a Bäblia diz:

atravÉs

de suas mentes, pensamentos e emoÑées.

Pensamentos de culpa e condenaÑÄo, preocupaÑÄo e ansiedade sÄo pensamentos do diabo e ele farÇ com que os crentes pensem no lado negativo da vida. Pensando pensamento de culpa e condenaÑÄo os crentes permitirÄo que satanÇs tire vantagem deles e os mantenha cativos a suas mentiras. Quando presos a pensamentos errados, os crentes sÄo impedidos de tomar sua posiÑÄo de autoridade em Cristo e exercitar sua autoridade legal sobre o diabo. Na realidade, os crentes jÇ triunfantes sobre o diabo e sobre suas armas de acusaÑÄo porque Jesus triunfou sobre satanÇs na cruz. (col. 2:15). Mas se os crentes

nÄo se estabelecem sobre aquela autoridade o diabo os dominarÇ. Os cristÄos que pensam errado continuamente podem atÉ chegar ao ponto em seus pensamentos de desejarem cometer suicädio. Sim, crentes! EntÄo algumas pessoas bem intencionadas dizem: vamos expulsar os demÅnios deles! Realmente o problema nÄo tem nada a ver com o diabo. å apenas o resultado de pensar errado. Certamente satanÇs vai tentar fazer com que os crentes se acostumem a fazer coisas erradas. Mas se os cristÄos que pensar errado renovassem suas mentes com a palavra de Deus, eles nÄo teriam problema com a depressÄo, em primeiro lugar porque suas mentes estariam fechadas ao diabo. Na realidade, se os crentes apenas treinassem a si mesmos em cada situaÑÄo a perguntarem “o que diz a palavra?” Em primeiro

lugar, eles não iriam ser uma presa à escravidão da depressão, culpa e condenação do demônio. Eles seriam vitoriosos em cristo

vitoriosos

sobre as táticas e ardis de satanás.

Seria a resposta à muitos problemas, mesmo em relação ao

O que diz a palavra

Os crentes têm de treinar suas mentes a

diabo porque os cristãos poderiam perguntar:

sobre minha situação? pensar

Pág. 35. na palavra, não nos pensamentos do diabo. Uma mente renovada pensa na palavra de Deus. É assim que você permanece forte contra o diabo. Uma mente não-renovada pensa os pensamentos do diabo. E assim, se torna fraca e dá vazão a pensamentos de dúvida, preocupação, medo, culpa, condenação, e coisas assim. Outra maneira, pela qual os crentes podem abrir uma porta ao diabo é não perdoando em seus corações. Os crentes precisam aprender a não se deter em seus pecados passados ou se deter nos erros dos outros porque o inimigo de suas almas, satanás, usará isto para ter acesso em suas vidas.

IsaÑas 43:25

“25

de mim, e dos teus pecados nào me lembro

Eu

mesmo sou o que desfaáo tuas transgressÜes por amor

Pensar nos pecados, falhas ou erros do passado da´ ao diabo acesso ao pensamento e emoções. Se você cometeu erros e pediu o perdão de Deus, Deus não se lembra que você errou (I JoÇo 1:9). Se ele não se lembrar, por que você se lembraria? Renove sua mente com o amor, bondade e perdão de Deus. De outra forma, satanás tirará vantagem de você. Realmente, se satanás conseguir fazer você ter pensamentos negativos, ele tentará tomar mais território em sua mente e alma. É por isso que você não pode permitir que ele ganhe terreno nenhum em você! Quando satanás vem tentá-lo com pensamentos negativos, faça-o lembrar o que diz a palavra de Deus. Você não precisa ser uma presa a depressão ou a algum tipo de pensamento negativo. Renove sua mente com a palavra! Não volte ao passado para tentar cavar aquilo que você fez se detendo nelas. A palavra diz para esquecermos o passado e nos empenhar-mos em nosso nobre chamado em Cristo (Fil. 3:13,14).

O diabo sempre vai trazer imagens de pecado de seu passado a sua mente. Mas quando sua mente estÇ renovada com o amor e

diabo, a palavra diz que fui

perdoado. Isaías 43:25 diz que Deus desfez minhas transgressées!

Vocè sÜ estÇ me mostrando um fato de um passado de erro, mas

que jÇ nÄo existe mais

Quando vocè Pée o diabo no seu devido lugar com a palavra de Deus, vocè estÇ sendo um praticante da palavra. (Tiago 1:22). A Bäblia diz que o praticante da palavra É que É abenÑoado. (Tiago 1:25). Deus fez e deu forma a vocè, entÄo, siga as instruÑées que ele

perdÄo de Deus, vocè ri dele e diz:

seu

EntÄo

vocè poderÇ andar em vitÜria.

deu em sua palavra de como manter a porta fechada ao diabo. EntÄo vocè poderÇ ter sucesso em cada Çrea de sua vida.

Pág. 36. afetar a alma

Como os espíritos malignos podem

Vocè conhece meu testemunho como Deus me levantou do leito de enfermidade. Mas a vida de minha prÜpria mÄe foi uma tragÉdia. DemÅnios de preocupaÑÄo, depressÄo e opressÄo entraram em seu emocional, em sua alma e a mantiveram em cativeiro. Sim, ela foi salva, mas nÄo conheceu seus direitos e privilÉgios em Cristo. Ela nÄo sabia como renovar sua mente para fechar a porta ao diabo. å triste dizer que como uma filha de Deus, ela viveu abaixo de seus privilÉgios em Cristo. Meu pai nos deixou quando eu tinha seis anos, deixando minha mÄe com quatro criancinhas para criar sozinha da maneira como pudesse. Todo problema que minha mÄe tinha na vida, comeÑou a, conseqêentemente afetÇ-la fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Finalmente, ela comeÑou a perder a visÄo, atÉ ficar totalmente cega. Os mÉdicos nÄo encontravam nada errado nela, fisicamente, mas que tudo provinha de um distãrbio nervoso. Ela, conseqêentemente teve uma crise fäsica, nervosa e mental. Durante muitos anos ela teve problema mental e atÉ tentou se matar. Minha mÄe era CristÄ, mas ela nÄo sabia como crer em Deus e se apropriar de suas promessas. Foi muito triste. AlguÉm poderia

dizer:

“se ela tivesse conseguido se matar, teria sido salva?”

certamente que teria. Ela havia nascido de novo, porÉm havia permitido os espäritos malignos da preocupaÑÄo e do medo atetÇ-la

mentalmente, fisicamente emocionalmente. Ela adoeceu mentalmente, da mesma maneira que alguÉm adoeceria fisicamente.

Depois que estes incidentes se passaram, ela não se lembrava de haver tentado suicídio. Através de sua ignorância, pois ela não sabia quem era em Cristo e de como se da palavra de Deus, ela havia permitido que os demônios de preocupação e opressão entrasse em sua mente e em seu emocional.

Livramento na área da alma

Pág. 37 Vê, espíritos malignos podem, causar problemas na área emocional do homem. Às vezes, agimos como se os problemas não existissem. Mas o Espírito Santo trabalhando em linha com a palavra de Deus sempre tem uma resposta para cada problema, o homem, mesmo, não tem. Eu estava dirigindo uma reunião em certo lugar, e por três noites numa fileira depois do culto, uma jovem mulher casada chorava pateticamente no altar. Eu perguntei ao Senhor que me mostrasse como ajudá-la. De repente, eu tive uma visão. Eu vi esta jovem mulher quando tinha nove anos voltando pra casa da escola um dia. E quando ela entrou na casa, ela encontrou sua mãe na cama com um homem que não era seu esposo. Você pode entender

o que isto causou ao emocional de uma menina de nove anos. Esta mulher tinha uns vinte anos na época de minha reunião. Eu vi no Espírito que seu problema estava em seu casamento. Eu vi que ela estava casada há dois anos, ms por causa deste bloqueio emocional, ela não conseguia consumar o casamento, e isto estava, por fim destruindo o casamento. Eu fui até o pastor da igreja e lhe perguntei se ele se ele sabia

o que havia de errado com ela. Ele perguntou se eu sabia e eu lhe

disse que o Senhor havia me mostrado o problema dela. Ele me disse que fosse em frente e ministrasse a ela. Eu disse à jovem o que o Senhor havia me mostrado, e ela disse que era exatamente o que havia acontecido. Ela amava seu marido, mas não conseguia ser uma esposa pra ele. Eu disse a ela que foi errado a mãe dela estar numa com o homem com o qual não era casada, mas aquele casamento não era errado. Depois de a ela a palavra e de falar com ela sobre a santidade do casamento, eu impus as mãos sobre ela e expulsei o espírito maligno que a mantivera cativa ao passado. Então, lhe ensinei como entrar na palavra de Deus e ter sua mente renovada, assim satanás

não terá entrada, novamente em sua mente e emoções.

No próximo ano que voltei a pregar numa reunião naquela mesma Igreja, ela e seu marido tinham um forte bebê, um menino ao qual deram o meu nome. Eles estavam felizes e casados. Vê, ela não tinha um demônio em seu espírito. Mas o espírito maligno havia entrado no seu emocional quando ela tinha nove anos e ainda a dominava e afligia e precisava ser expulso. Os Cristãos não precisariam ir até os ímpios para pedir ajuda e conselho. Há ajuda em Deus. Mas há mais no estudo de demonologia do que dizer às pessoas para expulsar demônio de todo mundo. O crente tem de fazer sua parte que é se fortalecer contra o diabo.

O corpo do homem

Pág. 38 É importante entender que, como seu corpo não nasceu

de novo, é com seu corpo

entra em contato com este mundo do qual satanás é deus. (2 coríntios 4:4);. É por isso que você, o homem interior, deve fazer

algo com seu próprio corpo. Se você permitir que seu corpo faça o que quiser e deixar que sua mente pense o que quiser, o diabo entrará em sua mente e em seu corpo e dominará você. Pense nisso seu corpo não quer fazer coisas que são erradas? Claro que quer. O corpo de todo mundo quer, não importa há quanto tempo tenha sido salvo, ou quão espiritual seja, porque seu corpo não foi redimido. Temos uma promissória com a redenção de nosso corpo (1 Coríntios 15:53). Mas nesta vida, teremos que fazer algo com nossos próprios corpos ou satanás tomará vantagem de nós através de nossa carne. A Bíblia nos instrui sobre o que fazer de nossos corpos. 1- Você deve apresentar seu corpo como sacrifício vivo a Deus. (romanos 12:1). 2- Você deve crucificar ou mortificar as ações do corpo. (colossenses 3:5) 3- Você deve manter o corpo sob sujeição ao seu homem

você

seus cinco sentidos físicos

que

espiritual

o homem interior

o homem real no interior. (1

coríntios 9:27). Você tem controle de seu corpo. Então pode preservá-lo de fazer aquilo que deseja fazer. Deus disse que você poderia. Você não deve permitir que satanás use o seu corpo como um instrumento de injustiça. (romanos 6:13).

Lembre-se em colossenses 1:12, diz que Deus nos

nos capacitou somos co-participantes na heranÑa dos santos na luz. Isto significa que podemos andar em espärito e nÄo apÜs os

desejos carnais.

ou

Para entendermos como obedecer a palavra de Deus sobre seu corpo, vocè terÇ de reconhecer que a palavra faz distinÑÄo entre

o corpo do homem

seu espärito. O corpo do homem comparado a uma casa

o homem real no interior-

o homem exterior

e

Muitas vezes na palavra, o corpo do homem É comparado com uma “casa”. Vocè precisa entender isto porque espäritos malignos podem estar na “casa” de uma pessoa - seu corpo - e realmente nÄo estar de maneira completa na pessoa - em seu espärito. å por isso que o homem É um espärito, nÄo um corpo. Pág. 39 Por exemplo, se vocè vivesse numa casa que tivesse cupim, isto nÄo significaria que vocè teria cupins em vocè. A casa É apenas onde vocè vive, mas vocè mesmo nÄo estaria contaminado com cupins. Bem, um espärito maligno pode tentar afligir seu corpo, mas nÄo quer dizer que vocè tenha um espärito maligno em vocè em seu espärito. A palavra sustenta o fato de que o corpo do homem É freqêentemente citado como sua casa. Quando o homem morre fisicamente, seu corpo morre, mas ele ainda vive. Paulo se referia ao corpo como a casa terrena deste tabernÇculo:

2 Coríntios 5:1,2,4 1 pois sabemos que se a nossa CASA TERRENA DESTE TABERNÁCULO (o corpo do homem) se desfizer, temos de Deus uma construção, UMA CASA, não feita por mãos ETERNA nos céus (o espírito do homem). 2 E por isso pois gememos, desejando ardentemente sermos revestidos da nossa CASA que é dos céus 4 Porque nós, que estamos NESTE TABERNÁCULO (o corpo) gememos estando sobrecarregados: não para sermos despidos, mas revestidos, para que a mortalidade seja devorada pela vida.

A Bäblia estÇ falando do homem interior e do homem exterior, aqui. O homem exterior É nossa casa terrestre, o corpo. Mas hÇ tambÉm o homem interior, a casa nÄo feita por mÄos, o espärito do

homem, que É eterno. Paulo fala da diferenÑa entre o homem exterior e o homem interior.

2 CorÑntios 4:16 16 por cuja causa não desmaiamos; mas ainda que o nosso HOMEM EXTERIOR pereça, ainda assim o HOMEM INTERIOR e´renovado dia a dia.

O homem espÑrito ou homem interior É o mesmo que “o homem escondido no coraÅÇo”.

I Pedro 3:3, 4 3 Que o adorno não seja o adorno EXTERNO (o adorno do homem exterior do corpo) como no frisado do cabelo, e no uso de ouro ou no aparato de vestimenta. 4 mas sim no HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO (o homem interior) o qual não é corruptível, o ornamento de um espírito quieto e manso, que à vista de Deus é de grande preço.

Pelo que Paulo disse podemos ver que o homem do corpo É diferente do homem interior.

Pág. 40 I CorÑntios 9:27 27 Mas eu mantenho meu corpo, e o trago sob sujeição para que de forma alguma, eu mesmo venha a ser reprovado naquilo que prego aos outros.

Paulo chamou seu corpo de “o”. Quem É o “EU” que trouxe seu corpo sob sujeiÑÄo? å o homem interior que se tornou nova criatura

em Cristo! Paulo fez uma distinÑÄo definida entre “o”

o “EU”

Paulo nÄo dizia que tinha de manter o homem interior sob sujeiÑÄo. NÄo, ele disse que o homem interior tinha que trazer seu corpo em sujeiÑÄo. NÄo obedecer esta escritura e uma das maiores Çreas onde os crentes por uma questÄo de ignorçncia, dÄo á satanÇs acesso em suas vidas. SatanÇs tem entrada na vida das pessoas quando estas permitem que seus corpos ou carne as dominem, ao invÉs de permitir que seus espäritos recreados governem e dominem sua

seu corpo - e

o homem interior verdadeiro.

carne.

Mantendo seu corpo sujeito à seu espírito

Em I coräntios 9:27, Paulo disse: “mantenho meu corpo sob a sujeiÑÄo de meu espärito”. Isto significa que Paulo nÄo permitia que seu corpo fizesse tudo que quisesse. Se o apostolo Paulo, este grande homem de Deus que escreveu muito do Novo Testamento tinha que manter seu corpo sob o domänio de seu espärito, evidentemente seu corpo deve ter desejado fazer coisas que nÄo eram corretas. Paulo tinha de manter seu corpo sob o controle e domänio de seu espärito exatamente como fazemos. Muitas os crentes querem tentar expulsar demÅnios quando o problema estÇ relacionado a carne, vocè nÄo pode expulsar a carne! Ou muitas vezes as pessoas querem que Deus faÑa algo com seus corpos. Deus nÄo vai agir no seu corpo, pois nÄo É o Seu corpo; É seu, e vocè É que deve domina-lo. Quando vocè nasce novamente, seu homem interior pertence a Deus. Mas aä, vocè deve tomar a decisÄo de manter seu corpo sujeito á seu espärito, o qual sÜ É possävel se vocè apresentar seu corpo a Deus como sacrifäcio vivo. Romanos 12:1 1 rogo-vos, porém, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis vossos CORPOS como sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus, que e o´seu culto racional.

Pág. 41 Fiquei maravilhado quando entendi plenamente o que esses versäculos estavam realmente dizendo. Paulo nÄo estava escrevendo aos pecadores. Ele estava escrevendo aos

santos_crentes. Ele estava dizendo aos crentes que ainda que tivessem nascido de novo, seus corpos nÄo. E que teriam de fazer algo com seus corpos. Se vocè nÄo apresentar seu corpo a Deus como “sacrifäcio vivo”, seu corpo irÇ querer fazer tudo que fazia antes de vocè ser salvo quando ainda estava sob o domänio de SatanÇs, o deus deste mundo (EfÉsios 2:2). Em outras palavras se seu homem interior que eñuma nova criatura em Cristo, nÄo estÇ no controle de seu corpo, vocè estava deixando a porta aberta, dando acesso a espäritos malignos, porque os demÅnios tentam dominar o homem atravÉs de sua alma e corpo. Eu vi isto acontecer na vida de um ministro. Ele era um CristÄo

maravilhoso

Ele havia desfrutado de saãde excelente por anos, mas nos ãltimos

um

homem que havia sido um pioneiro no pentecoste.

anos ele comeÑou a ter problemas, fisicamente falando. Ele, finalmente, teve très ataques, que afetaram sua mente. Ele ficou parcialmente paralisado e ás vezes ele nÄo estava em si. Ele amaldiÑoava sua esposa e a derrubava. Esta mulher e sua filha oravam e oravam sobre sua condiÑÄo. Quando ele orava em länguas, ele ficava bem por um certo tempo, mas ele nunca ficava liberto. Sua esposa disse que depois que me ouviu ensinar sobre a autoridade do crente, ela entendeu o que deveria ter feito. O ataque havia afetado o cÉrebro de seu marido, de maneira que ele nÄo podia controlar sua prÜpria mente e seu prÜprio corpo. Por causa disso, o diabo tomou vantagem dele. Ele se tornou uma pessoa diferente, parcialmente por causa do ataque, claro, mas neste caso, um espärito maligno tambÉm estava envolvido. Salvo ou nÄo, o homem pode ser oprimido na mente ou no corpo por espärito imundo. Sua esposa nÄo sabia resistiu contra isso no nome de Jesus e tomou a autoridade. Deus que seu marido se foi para o Senhor, sua esposa entendeu que deveria ter resistido contra satanÇs e ordenar que tirasse sua mÄo da propriedade de Deus. Eu lhe assegurei que satanÇs tinha que obedecer a palavra!

Proteção Contra o Inimigo

Pág. 42 Mantendo seu corpo sob sujeiÑÄo ao seu espärito recriado

É a maior defesa contra satanÇs. A Bäblia diz: “

Resisti ao diabo, e ele fugirÄ de vÅs

submete seu corpo a Deus e nÄo permite que ele faÑa coisas erradas, vai ser muito mais fÇcil vocè resistir ao diabo. Deus sabe que sem corpos submissos e mentes transformadas os crentes nÄo conseguirÄo ser guiados pelo Espärito Santo como

todos que sÉo guiados pelo corpo

ou pelos sentidos fÑsicos, sÉo filhos de Deus”. Governados pelo Espärito, baseados na palavra, os crentes terÄo uma forte defesa contra satanÇs. Governados pelo corpo e pelos sentidos, os crentes serÄo um alvo fÇcil para satanÇs e suas ciladas. E se um crente nÄo for ensinado corretamente, quando seu corpo quiser fazer coisas que nÄo sÄo certas, o diabo tomarÇ vantagem dele e o levarÇ a pensar que nÄo estÇ salvo. EntÄo,

quando o diabo consegue manter o crente sob condenaÑÄo, ele pode

deveriam. A Bäblia nÄo diz: “

sujeitai-vos a Deus. 4:7). Quando vocè

”(Tiago

pois

desvia-lo de tomar posse de sua heranÑa em Cristo, que inclui exercitar autoridade sobre ele. Mas se os cristÄos entenderem que seus corpos nÄo nasceram de novo, e que precisam fazer algo a respeito dele, eles poderÄo aprender a apresenta-lo a Deus como um sacrifäcio vivo trazendo-o em sujeiÑÄo ao seu espärito recriado. Este eñum dos mais importantes meios pelo qual o CristÄo pode tomar seu lugar em Cristo para que possam permanecer forte contra satanÇs!

Não Culpe o Diabo Pela Carnalidade

O que significa a palavra “carnal”? De acordo com o dicionÇrio das palavras do Novo Testamento de Vine, a palavra “carnal” significa a carne que É sensual, controlada por apetite animais, e governada pela natureza humana em vez do Espärito de Deus! Os cristÄos devem andar por fÉ na palavra de Deus ser guiados pelo Espärito Santo _ nÄo por seus sentidos. A pessoa pode ter todos os dons do Espärito operando em sua vida, e ainda assim, ser carnal se nÄo aprender como manter seu corpo e mente sob o domänio de seu espärito. PÇg. 43 Os Coräntios eram assim. Aqueles crentes eram atÉ cheios do Espärito, ainda assim estavam presos a um estÇgio de

infantilidade CristÄ porque eram carnais, governados pelo corpo e pelos sentidos (I Cor. 3:1, 3). Eles permitiam que seus cinco sentidos os dominassem em vez do Espärito Santo.

ainda sois carnais, pois

havendo entre vÅs inveja, e contenda e divisÉo, nÉo sois por ventura

carnais, e andais como homens (meramente naturais)?” (I Cor. 3:1,3).

E a Bäblia diz

obra maligna (Tiago 3:6). Se os CristÄos nÄo desenvolvem seus espäritos, mas permitem que seus corpos, mentes e emoÑées os governem, eles permanecerÄo carnais ou espiritualmente crianÑas. Os cristÄos carnais sÄo presas fÇceis ás ciladas do maligno atravÉs da inveja, contenda e diversÄo. Assim, alguns CristÄos acham que precisam sempre de ser libertos de demÅnios porque sÄo facilmente manipulados por satanÇs. Mas, na realidade, eles apenas precisam crescer, desenvolver e aprender a nÄo ceder á inveja, contenda e divisÄo.

Quando vocè aprende a ceder ao Espärito de Deus e baseia sua vida na palavra de Deus ao invÉs de seus sentimentos ou carne,

Paulo disse aos Coräntios”

Pois

vÅs

onde houver inveja e divisÉo, hÄ confusÉo e toda

vocè cresce, saindo do estÇgio de um cristianismo carnal onde satanÇs pode dominar vocè. SatanÇs nÄo tem acesso a vocè na arena da fÉ na palavra de

Deus, mas tem no plano dos sentidos, quando vocè É governado pelos sentidos e conduzido pelo seu corpo e alma. O homem sempre tenta se desculpar ao invÉs de confiar no que Deus jÇ estabeleceu em sua palavra. Por exemplo, em sua palavra, Deus nos deu instruÑées sobre o que fazer como nosso espärito, alma e corpo, como forte proteÑÄo contra o inimigo. Mas o homem estÇ sempre tentando encontrar algum outro caminho e nÄo o de Deus para atingir a maturidade espiritual, ao sucesso, e vitÜria sobre o diabo em cada circunstancia. Se ele puder encontrar uma maneira mais fÇcil para fazer as coisas, como culpar o diabo por tudo, o crente farÇ, ao invÉs de viver pelos princäpios da palavra de Deus. å mais fÇcil tentar expulsar um demÅnio do que tomar a responsabilidade de consistentemente renovar sua mente com a palavra e manter sua carne em sujeiÑÄo a seu espärito! Um pregador que conheci, entendia a natureza carnal do homem. Ele viu um cartaz com uma frase que dizia: “A Besta e eu”. Aquilo inspirou um tema para um sermÄo que estava pregando chamado: “A besta que estÇ em todos nÜs”. Sabia que hÇ uma besta em todos nÜs? A “besta” eñsua carne _ sua natureza humana irregenerada e vocè terÇ aquela natureza carnal subjugada enquanto estiver na terra. PÇg. 44 Neste sentido poderäamos dizer que hÇ uma “besta” dentro de todos nÜs. HÇ uma natureza carnal na irregenerada natureza

humana

Entretanto, a natureza carnal nÄo estÇ no seu espärito se vocè nasceu de novo. E, graÑas a Deus, um dia vocè terÇ um novo corpo glorificado (I Cor 15:42,50-54). AtÉ aquele dia, Deus lhe diz em sua palavra como resistir ao seu inimigo, satanÇs.

na

carne do homem.

Pág. 45

Capitulo 3

O Diabo ou a Carne?

Algumas coisas que as pessoas atribuem ao diabo, nÄo sÄo nada mais do que obras da carne. å importante entender que tudo que estÇ errado na vida nÄo estÇ diretamente ligado a um espärito maligno. Quando a Bäblia fala de manter a carne sob o domänio do espärito, as pessoas pensam que isto se refere a manter os desejos sexuais sob controle. Bem, É claro que vocè deve manter seu corpo em sujeiÑÄo nesta Çrea. Mas, por outro lado, vocè jÇ nota que a Bäblia cita ser as obras da carne da velha natureza humana?

As Obras da Carne

Gálatas 5 cita as obras da carne.

Gálatas 5:17, 19-21. 17 Pois a carne combate com o Espírito, e o Espírito combate contra a carne: e estes se opõem um ao outro; para que não façais o que querei 19 As obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçaria, ódio, desavença, emulações, ira, contenda, motim, heresias, 21 invejas, assassinatos, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes

O que muitas pessoas chamam de obras “do diabo” a Bäblia

chama de obras da carne. Em EfÉsios 4:25-32, Paulo cita algumas

carne ou da natureza irregenerada

do homem: mentira, roubo, mÄs conversaÖÜes, amargura, inveja, Ådio, gritaria, palavra torpe, e malÑcia. E tambÉm descreve algumas das aÑées do novo homem em Cristo: fiàis, bondosos, perdoadores. Vocè pode perceber que manter a carne sob controle ou sob o domänio do novo homem em Cristo envolve mais do que manter apenas os desejos sexuais sob controle. Envolve manter todas as

das aÖÜes do “homem velho

da

tendèncias malignas da carne em observaÑÄo sob o domänio do espärito recriado.

Pág. 46

Despoje-se da Carne

A Bäblia nos diz como lidar com o corpo e alma – a natureza

carnal. Devemos nos “despojar” do velho homem com suas luxãrias. E devemos nos “vestir” do novo homem em Cristo.

Efésios 4:22-24 22 Que quanto a conversação (estilo de vida) passada, vos despojeis do VELHO HOMEM, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 E vos renoveis no espírito de vosso entendimento (mente); 24 e vos revistais do NOVO HOMEM, o qual é criado segundo Deus em justiça e santidade.

Quem deve se despir da natureza do velho homem, das obras da carne? Vocè? “Vocè” É o sujeito do versäculo 22 Deus nÄo irÇ despoja-lo do “velho homem” por vocè. Vocè terÇ que se despojar do velho homem com sua inveja, amargura, ira, raiva, gritaria e palavrées. Vocè nÄo estarÇ lidando com espäritos malignos quando despir dessas tendèncias malignas; vocè estÇ, apenas lidando com sua carne. Freqêentemente os crentes tentam tomar o caminho mais fÇcil e chamar suas tendèncias malignas da carne de “demÅnio” ou espärito maligno. Desta maneira, nÄo precisam assumir responsabilidade alguma. Eles podem jogar a culpa de tudo sobre satanÇs. Mas a Bäblia apenas chama estÄo estas tendèncias malignas de natureza carnal do homem, e o crente tem que ele mesmo fazer algo a respeito.

A ãnica maneira de se vestir do novo homem, É renovar sua

mente com a palavra de Deus. Despojar-se do velho homem e vestir- se do novo homem faz parte do seu “culto racional” ou de sua “adoraÑÄo espiritual” (Rom. 12:1, 2). Vocè tem que manter essas tendèncias malignas e atitudes

sob o domänio de seu espärito

e deixar que a

nova criatura em Cristo domine. Quando vocè se reveste de Cristo, vocè consegue andar no Espärito de Deus e nÄo na carne onde vocè É uma presa fÇcil para satanÇs. Se vocè nÄo tivesse que lidar com sua carne e sua natureza

carnal, vocè nÄo seria humano. E enquanto estiver no corpo, terÇ sua natureza carnal para combater. Por exemplo, se alguÉm atinge

do

homem interior

vocè e sua carne nÄo estivesse sob a sujeiÑÄo do seu espärito a carne iria querer retalia-lo tambÉm. å assim que a natureza carnal age, afastada de Deus. Se alguÉm lhe feriu, sua carne quer revidar

mÇgoa e ressentimento contra a pessoa. Pág. 47 å a velha vida com nossa natureza carnal. NÄo É o diabo, ou alguma atividade demonäaca. å sÜ a natureza carnal do homem que nÄo foi controlada. “Vocè me magoou e eu vou lhe dar o troco”. JÇ ouviu cristÄos falarem assim? A carne É assim, e É por isso que

Que segundo

Deus É criado em justiÑa e verdadeira santidade” (EfÉsios 4:24).

devemos mantè-la sob o domänio do homem interior

Vista-se do Amor de Deus

Vamos observar colossenses 3:12-14

12 RevestÑ-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados de

entranhas de misericÅrdia, de benignidade, humildade, mansidÉo, longanimidade.

13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros

se alguàm tiver queixa contra o outro, assim como Cristo vos

perdoou, assim fazei vÅs tambàm

14 sobre tudo isto, revestÑ-vos de caridade que à o vÑnculo da

perfeiÖÉo

No versäculo 13, a frase: “suportando-vos um ao outro” significa “tolerar” um ao outro. Quando comeÑamos a nos agitar e nos impacientar uns com os outros, isto nÄo É, necessariamente uma obra do diabo. Temos apenas que exercitar tolerçncia e nos perdoar mutuamente, assim como Cristo nos perdoou. (v. 13). A palavra traduzida no verso 14 como “caridade” É a palavra

grega “Çgape”

revestir-se de amor constitui-se uma proteÑÄo contra o inimigo porque assim, nÄo damos em nÜs lugar algum ao diabo, EfÉsios 4:27. Quando nascemos de novo, o amor de Deus foi derramado em nossos coraÑées pelo Espärito Santo (Rom. 5:5). Mas nÜs vamos ter de tomar o amor que estÇ em nossos coraÑées e adorÇ-lo em nosso homem exterior, porque o amor de Deus nÄo foi derramado em nossa carne. Se nÄo nos revestirmos do amor de Deus em nosso homem exterior, satanÇs pode fazer a festa em nossas vidas atravÉs de nossa carne.

o amor de Deus. Devemos nos revestir de amor. O

O Irlandâs

“The frish”

Ira

Carne, nÇo E nÇo o diabo.

Pág. 48 Eu ouvi um homem falando de seu avÅ. Diante de uma

mänima provocaÑÄo, seu avo perdia as estribeiras e explodia. O avÅ

deste homem sempre usava a desculpa: " ”

Bem, É o irlandès que

hÇ dentro de mim

NÄo, nÄo era o irlandès. Era a carne!

EfÉsios 4:26 26 Irai-vos e não pequeis: não se ponha o sol sobre a vossa ira.

De acordo com EfÉsios 4:26, se despojar do velho homem e se ”

revestir do novo É uma escolha:

significa que se vocè irar sobre algo. Vocè nÄo deve deixar sua carne ter o controle. Vocè nÄo precisa perder o controle. Vocè tem uma escolha. Vocè nÄo tem que se entregar aos ditames de sua natureza carnal. Se vocè deixar que a carne o domine, vocè poderÇ perder o controle e dizer ou fazer coisas das quais se arrependerÇ mais tarde. Muitas pessoas culpam o diabo por haver perdido o controle e tèm

um excesso de raiva. Mas eles estÄo apenas se entregando a carne e deixando que esta o domine. E por nÄo dominarem a carne, abrem, entÄo uma porta ao diabo. Algumas pessoas pensam que podem se “santificar” a ponto de nÄo terem mais problema com a carne ou com satanÇs. Mas, a ãnica maneira de vocè nÄo ter problema com a carne e com satanÇs É morrer e deixar este mundo! Um homem veio atÉ mim depois da reuniÄo da manhÄ. Ele

disse

Hagin, eu quero que o irmÄo ore para que eu nÄo

tenha mais problema com o

que eu ore pra vocè morrer?

ãnica maneira de vocè nÄo ter mais

problema com o diabo É morrer e ir embora deste mundo!”.

“vocè quer eu nÄo quero

”Irai-vos

e nÄo pequeis

Isto

”irmÄo

Eu

perguntei:

nÄo,

Ele

disse:

eu

disse

A

E muito dos problemas que este homem pensava vir do diabo, nada mais era que sua carne, só que ele não aprendera a distinguir a diferença. Pra ser profundamente honesto com você, estou convencido de que os Cristãos têm mais problemas com sua carne do que com o diabo. Freqüentemente, Cristãos que estão tendo problema com a carne pensam que se pudessem ir embora, ou mudar-se para outro estado ou mudar de emprego ou de Igreja, as coisas seriam diferentes. Mas você não pode se livrar da carne; se mudar ou trocar de Igreja não vai resolver o problema, se é com sua carne irregenerada que você está lidando. Onde quer que você vá, sua

carne estará lá. Você poderia ir em frente e permanecer no mesmo lugar e aprender a traze-la em sujeição à seu espírito recriado. Pág.

49

A Carne Tem Suas Próprias luxúrias Não Tem Nada Haver com o Diabo

Você precisa entender algo mais sobre a carne ela tem suas próprias luxúrias e apetites, e não é que haja um diabo agindo ou atividade demoníaca. Observe de novo. Efésios 4:22. 22 que quanto ao trato (conversação, estilo de vida) vos despojeis do VELHO HOMEM, que se CORROMPE pelas CONCUPISCÊNCIAS DO ENGANO.

Podemos aprender algo mais sobre as luxúria da carne, no livro de Romanos.

Romanos 1:24-28 24 os quais Deus os entregou à impureza dos desejos de seus próprios corações, para desonrarem seus próprios corpos entre si. 25 que mudaram a verdade de Deus em mentira, e adoraram e serviram a criatura mais do que ao criador, que é bendito para sempre. Amem. 26 por esta causa Deus os entregou a suas vis afeiçoes: pois até suas mulheres mudaram o uso natural, para aquele que é contrário à natureza. 27 da mesma forma, os homens também, deixando o uso natural da mulher, imflamaram-se em sua sensualidade uns para com os outros,

homem com homem, praticando o que à indecoroso, e recebendo em si mesmo a recompensa de seu erro. 28 e como eles nÉo se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que nÉo convâm.

No rodapÉ da minha Bäblia a palavra “perverso” É definida como uma mente carente de julgamento. A Bäblia nÄo estÇ falando aqui de um espärito de luxãria note no versäculo 27, a Bäblia nÄo

chama isso de “espärito de luxãria”.diz que estes, em desobediència, ardem em sua luxãria uns para com os outros.

Deus os entregou ä impureza

atravàs da sensualidade de seus prÅprios coraÖÜes

“ã a luxåria

os pensamentos e sentimentos que causou este caminhar nas trevas

para finalmente os transformar em pessoas de mente perversa. Pág. 50 EntÄo no versÑculo 27 diz “inflamaram-se em sua

de seus prÅprios coraÖÜes irregenerados do homem

O versÑculo 24 diz:

”Assim

”.

sensualidade” uns para com os outros. å a natureza irregenerada do homem longe de Deus. A Bäblia nÄo chama isto de um demÅnio; chama de sensualidade de seus prÜprios coraÑées.

tem suas

prÜprias luxãrias porque É degenerada; nunca nasceu de novo. A

sensualidade da carne nada tem haver com “espärito” de luxo. A carne tem seus prÜprios apetites ou ardentes desejos carnais”

A carne

a natureza nÄo – redimida do homem

I Pedro 2:11 11 Amados rogo-vos como a estranhos e peregrinos, que vos abstenhais das concupiscâncias carnais que combatem contra a alma ”

Quando vocè permite que suas concupiscèncias carnais o domine, vocè sempre vai ter problemas na alma – sua mente, vontade e emoÑées. E isto serÇ uma porta aberta a satanÇs.

Tiago 1:13-15 13 Nenhum homem diga quando for tentado, eu sou tentado por Deus: pois Deus nào pode ser tentado pelo mal, nem tenta homem algum:

14 Mas cada homem É tentado, quando atraÇdo e engodado PELA SUA PRäPRIA CONCUPISCãNCIA.,

15 Depois, havendo a concupiscência concebida da à luz ao pecado, sendo consumado, gera a DEAT.

De acordo com a Escritura, É a concupiscència da prÜpria natureza irregenerada que a leva ao erro. Algumas pessoas se confundem com a corrupÑÄo que a concupiscència, pecado e morte produzem, e pensam que se trata de atividade demonäaca. Mas nÄo É. å a obra da carne que nÄo foi controlada.

Efésios 2:3 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da CARNE e dos PENSAMENTOS; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Crucificar a Carne

Pág.51 Se um espärito maligno estÇ em aÑÄo tentando operar atravÉs de sua carne, vocè tem autoridade sobre ele. O diabo e espärito malignos nÄo tèm domänio algum sobre vocè, enquanto vocè estiver andando em linha com a palavra de Deus e fazendo o que deve com a carne. Resista a satanÇs e suas ciladas, porque a Bäblia diz que ele tem que fugir (Tiago 4:7). Mas se É sÜ com a carne que vocè estÇ lidando, vocè nÄo poderÇ expulsar como se fosse um espärito. NÄo, vocè tem que

crucificar ou mortificar os feitos do corpo (gÇlatas 5:24, colossenses

devem crucificar as

3:5). Todos

concupiscèncias de sua prÜpria natureza carnal e desejos ardentes de sua prÜpria natureza carnal. Nas Epistolas de Paulo, ele fala de “mortificaÑÄo” das aÑées do corpo.

pregadores e leigos

Colossenses 3:5 5 mortificai pois os VOSSOS MEMBROS (seu corpo) que estão sobre a terra; fornicação, impureza, afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza que é idolatria.

Romanos 8:5-8, 12-14 5 porque os que são segundo a CARNE, inclinam-se para as coisas da CARNE; mas os que são segundo o ESPÍRITO, para as coisas do Espírito;

6 porque A INCLINAÇAO DA CARNE É MORTE; mas a inclinação do espírito é vida e paz. 7 portanto a INCLINAÇAO DA CARNE é INIMIZADE CONTRA DEUS, pois não está sujeita à luz de Deus, nem realmente o

pode ser. 8 portanto os que estão na carne (aqueles que são dominados por sua natureza carnal) NÃO PODEM AGRADAR A DEUS

12

de maneira que, irmãos não à carne, para viver segundo a

carne

13 pois se viver segundo a CARNE, morrereis: mais se pelo

Espírito MORTIFIRCAIS as AÇÕES DO CORPO, vivereis.

14 porque todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS,

são filhos de Deus.

Mortificar significa matar, se tornar morto, estar morto, submeter á morte, ou subjugar. Mortificar, crucificar a carne É algo que cada crente deve fazer por si sÜ; Deus nÄo pode fazer isso por ele.

Seu marido, seu pastor, sua esposa nÄo pode mortificar as aÑées de sua carne por vocè, vocè deve “matar”, “submeter á morte”, e subjugar a concupiscència de sua prÜpria natureza carnal. å parte de sua “adoraÑÄo espiritual” (Romanos 12:1,2) ao apresentar seu corpo como um sacrifäcio vivo á Deus. å parte de se sujeitar á Deus para resistir ao diabo. Aqueles que continuamente praticam mortificar os atos de sua irregenerada natureza nÄo terÄo problemas com o diabo que CristÄos carnais tèm, isto nÄo quer dizer que o diabo nÄo tentarÇ ataca-los, mas, aprenderÄo como se preservar e nÄo lhe dar brecha.

Gálatas 5:24 24 E os que são de Cristo, crucificaram a carne com suas paixões e concupiscência.

Crucificar a carne nÄo É agradÇvel. Todo CristÄo tem a mesma maneira de escapar de ser presa fÇcil ao diabo pela concupiscència de sua carne. Mas nem todo CristÄo segue o caminho providenciado para ele, pela crucificaÑÄo de sua prÜpria carne. Por que? Porque dÜi dizer nÄo á carne. NÄo, nÄo temos muito ensinamento sobre crucificar a carne neste movimento carismÇtico (evangÉlico). å por isso que algumas pessoas levam ao extremo o ensino de demonologia e pensam que

tudo de mal que acontece É obra do diabo. NÄo, nem tudo de mal se resulta em obra do diabo ou de demÅnios. Muito do que o crente atribui ao demÅnio nÄo passa de obra da carne. E ninguÉm pode controlar sua carne por vocè; vocè mesmo tem que crucifica-la (col.

3:5).

As pessoas que sempre estÄo tentando expulsar um demÅnio quer facilidade. å mais fÇcil pegar alguÉm para tentar expulsar um demÅnio de si do que crucificar, mortificar sua prÜpria carne com sua paixÄo e concupiscència porque dÜi fazer isso. HÇ alguns anos atrÇs uma mulher veio atÉ mim depois de uma reuniÄo querendo se libertar de um demÅnio. Ela disse: IrmÄo Hagin eu quero que vocè expulse este velho espärito de mim que nÄo me deixa perdoar ela disse que outra cristÄ a ofendia. “IrmÄ fulana de tal” me entristeceu. Deus sabe que quero perdoa-la, mas nÄo posso. Por favor, tire esse espärito de mim!”

Eu lhe perguntei: “

vocè jÇ perdoou seu marido?” Ela disse:

“sim, claro”. Eu disse: “Eu pensei que vocè nÄo conseguia perdoar porque

havia um espärito maligno a afligindo. NÄo, se vocè consegue perdoar uma pessoa, vocè consegue perdoar outra. O problema real É que vocè nÄo quer perdoar esta irmÄ. Vocè quer manter rancor

contra ela.”

falta de perdÄo É sua carne e vocè tira de lidar com isso vocè mesma. Vocè sÜ precisa fazer o que a palavra de Deus diz em Efàsios 4:32 Antes sede uns para com os outros, benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como tambàm Deus vos perdoou em Cristo”. Pág. 53 Se Deus nos disso para sermos benignos e nos perdoa como ele nos perdoa, isto significa que podemos faze-lo. Mas vocè nÄo conseguirÇ perdoar se permitir á carne que o controle. Mas Deus nÄo lhe diria para fazer algo que vocè nÄo poderia fazer, porque se o fizesse, seria injusto. E Deus nÄo É injusto. NÜs podemos perdoar da mesma maneira como Deus perdoa porque o amor de Deus foi derramado em nossos coraÑées. (Rom. 5:5). Sendo assim, na maior parte das vezes nÄo É caso de expulsar um demÅnio; É questÄo de se crucificar a carne para que o amor de Deus em nossos coraÑées possa ser manifesto no homem exterior. Com Deus nÄo hÇ “jeitinho”, noventa e nove centavos nem Ele dirige estabelecimento algum de venda “fast food”.

vocè nÄo precisa de se libertar de um demÅnio. Esta

Se vocè quer experimentar uma vida CristÄ de triunfo, passe por cima do diabo, da carne, e do mundo. Isto vai lhe custar o mesmo que sempre custou. Vocè terÇ de se estribar completamente na palavra, vivendo pelos princäpios a palavra de Deus. E vocè comeÑa crucificando a prÜpria carne e aprendendo a viver na espÉcie de amor de Deus! Vocè nÄo resolverÇ todos os problemas lidando sempre com o diabo. Sim, ás vezes vocè terÇ de lidar com o diabo, mas a maior parte do tempo É sua prÜpria carne que estÇ causando problema!

Jesus - Remédio Para os Problemas Carnais

Mateus 5:29,30 29 E se teu olho esquerdo te escandalizar, arranca-o para longe de ti: pois é melhor que um dos teus membros pereça, do que todo teu corpo seja lançado no inferno. 30 E se tua mão direita te escandalizar, CORTE-A, e lance-a para longe de ti: pois é melhor que um de teus MEMBROS pereça, do que todo teu corpo seja lançado no inferno.

As instruÑées de Jesus de como lidar com a carne eram tÄo diretas como as de Paulo. Nessas passagens, Jesus nÄo estava dizendo que vocè, literalmente arrancasse seu olho ou cortasse sua mÄo. Isto É simbÜlico. Ele quis dizer que ás vezes, magoaria vocè lidar com suas concupiscèncias carnais e apetites, da mesma maneira que seria doloroso amputar um dos membros de seu corpo. SerÇ doloroso para sua carne colocar estes desejos ardentes longe de vocè. å por isso que a Bäblia usa as palavras “crucificar” e “mortificar”; pois nÄo É agradÇvel. Fere a carne. Assim como Paulo fez, Jesus tambÉm enfatizou que vocè eñaquele que deve arrancar as tendèncias malignas, luxãrias, apetites, desejos ardentes de sua carne e afasta-los. De vocè. Deus nÄo farÇ isso por vocè. Deus fortalecerÇ e irÇ encorajar vocè, É claro, mas nÄo o farÇ por vocè. NÄo serÇ agradÇvel, mas É a ãnica maneira de vocè ser governado e guiado pelo Espärito, em vez do corpo, e em vez de estar consciente do corpo, e comandado por ele, sendo assim uma presa fÇcil para o diabo. Na realidade, este É ãnico modo de se sujeitar á Deus e resistir ao diabo. (Tiago 4:7).

“Deus Leva Embora o Traste”

Havia uma mulher do Texas que veio á uma de minhas

reuniées. Depois que todos se foram, esta mulher orou no altar, berrando e gritando. De vez em quando ela gritava: “Tira isso de mim, Senhor! Tu sabes que eu nÄo quero! “EntÄo ela continuava a “apitar” como se fosse um trem de carga entrando num tãnel. Finalmente, eu lhe disse: “IrmÄ, o que É que vocè nÄo quer?

Ela disse:

å

aquele velho traste”. Deus nÄo irÇ tirar aquele velho traste de vocè. O

Eu disse:

que ele faria com ele se o tirasse? Ele nÄo o afogaria. Vocè mesma tem que se virar com ele! TerÇ que crucificar sua prÜpria carne”.

eu nÄo poderia deixar aquele bom traste

velho!” Lembre-se, Jesus disse se a tua mÄo direita lhe escandalize corte-ò Ele nÄo quis dizer pra vocè pegar um machado e cortar sua mÄo. Mas quando vocè deixa de lado as luxãrias e os desejos ardentes de sua prÜpria carne, vocè irÇ crucificar, “matar” e “levar sua carne á morte”. Muita gente hoje gostariam de expulsar aquele “traste demonäaco” daquela mulher! å isso que ela queria tambÉm uma saäda fÇcil. Vocè terÇ que crucificar sua prÜpria carne e trazer seus apetites carnais, sensualidade, e desejos ardentes debaixo de sujeiÑÄo. UsarÇ os desejos ardentes de sua prÜpria carne para faze- lo se vocè o permitir. Mas vocè nÄo precisa permitir-lhe. Quando o diabo tenta usar sua prÜpria carne para ter acesso a vocè, isto nÄo quer dizer que vocè esteja possuädo. O diabo sempre operarÇ atravÉs da carne porque seu corpo nÄo eñredimido e seus sentidos fäsicos estÄo em contato com este mundo no qual satanÇs É deus. (2 Cor. 4:4). Mas se vocè nÄo fornecer ao maligno coisa alguma com a qual ele possa operar se vocè nÄo der lugar a ele nÄo terÇ acesso á vocè. EntÄo a Bäblia diz que hÇ luxãria da natureza humana, carnal que nÄo tem nada haver cm o diabo. Vocè nÄo pode expulsar a carne; vocè tem que crucificar ou mortificar as aÑées da carne. Entretanto, se vocè continua a dar lugar ás luxãrias de sua carne, vocè irÇ finalmente abrir uma porta ao diabo. O diabo farÇ com que os crentes se acomodem e os ajudarÇ a satisfazer ás luxãrias de seus prÜprios desejos carnais. Ateñque

Ela disse: “

mas

finalmente um espärito maligno tome posse de crentes que continuamente favorecem sua natureza carnal e sensual. Esta É uma maneira pela qual satanÇs tem acesso atÉ mesmo aos crentes.

Assuma a Responsabilidade

Pág. 55

Vocè jÇ pensou nisso? O Espärito Santo ajuda e encoraja os crentes a fazerem o que É certo. E se cedermos ao Espärito Santo, podemos fazer o que eñcerto. Mas ainda que Ele nos ajude, na realidade, nÄo podemos dizer que ele É o que realiza o que É certo – realizamos. Finalmente nÜs fazemos a escolha de ceder ao Espärito Santo e andamos em linha com a palavra e fazemos o que É certo. O Espärito Santo nos assiste É claro, mas nÜs É que devemos ceder á sua gentil sugestÄo. Acontece da mesma maneira com o diabo. Ele encoraja e

salvas e nÄo - Salvas, igualmente, se estas o

a fazer o que É errado de todas as maneiras possäveis.

O cristÄo nÄo estÇ sob o seu domänio, mas satanÇs tentarÇ ainda trabalhar atravÉs da carne do CristÄo para leva-lo a fazer que É errado se o CristÄo o permitir. SatanÇs tem domänio sobre aqueles que andam nas trevas, entÄo, ele pode assisti-los plenamente em suas aÑées erradas. Mas sob um aspecto, vocè nÄo pode dizer que todo o mal cometido pelos que estÄo nas trevas É causado pelo diabo, tambÉm. De acordo com as escrituras, a luxãria de sua prÜpria natureza carnal estÇ envolvida nas mÇs aÑées do ser humano. Da mesma maneira que o Espärito Santo nos assiste para que faÑamos o bem, o diabo ajuda a qualquer pessoa que esteja andando nas trevas a fazer o que É errado. Mas, ainda É responsabilidade da pessoa o que ela faz por ele tem livre escolha.

ajuda ás pessoas

permitem

Efésios 2:1-3. 1 E nos deu vivificou, estando vós mortos em vossas ofensas e pecados, 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

“o präncipe da

potestades do ar,” opera nas pessoas para o mal, da mesma maneira que o Espärito Santo opera no povo de Deus para o bem.

As escrituras nos

dizem que

o

diabo, ou

Filipenses 2:13. 13 Pois é Deus quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo o seu bom prazer.

As pessoas nÄo podem jogar tudo sobre o diabo e culpa-lo pelas coisas ruins que lhes acontece. Nem tudo que É ruim procede

diretamente de um demÅnio. Indiretamente, É claro, tudo que eñmal se origina do diabo. Mas o ponto para o qual quero chegar É que o

ser humano tem sua prÜpria parte no cometer o pecado

É dele. Por um lado, os crentes tentam jogar toda culpa no diabo e por outro lado, nÄo podem lanÑar tudo sobre o Espärito Santo. O Espärito Santo nos sugere e gentilmente nos conduz, mas temos de ceder a Ele e responder á suas instruÑées. Mesmo assim,

a escolha

ainda teremos de escolher fazer o que É correto ou escolher fazer o que É errado. Quando vocè escolhe fazer o que É errado, nÄo É o

å vocè. Ele pode lhe tentar,

diabo que estÇ fazendo a escolha

eñclaro, mas no final É vocè quem escolhe a quem deseja ceder

satanÇs

Pág. 56

ou o Espärito Santo.

Os Prazeres da Carne

Esta passagem em Tiago, que foi escrita aos CristÄos, tambÉm se refere ao assunto das obras da carne, ou “prazeres da carne”.

Tiago 4:1-3

1 De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Não vêm por acaso; de vossas luxúrias que guerreiam em VOSSOS MEMBROS,

2 cobiçais, e nada tendes, matais, e desejais ter, e não podeis

obter: lutais e guerreais, e nasa tendes, porque não pedis.

3 pedis, e não recebeis, porque pedis mal para o gastardes em vossos deleites.

De acordo com o DicionÇrio Expositivo de Vine do Novo Testamento, a palavra “luxãria” tambÉm É traduzida por prazeres.

Luxãrias sÄo “prazeres” da carne. Os prazeres da carne nÄo tem haver com demÅnios ou espärito maus. O Espärito Santo usa o crente e sua personalidade e corpo para operar atos de justiÑa (Fil.2:13). O diabo tambÉm pode usar o crente e sua natureza carnal e os prazeres da sua carne para influenciÇ-lo a operar atos de injustiÑa e desobediència. Pág. 57 å por isso que vocè nÄo pode chamar a todas as luxãrias da carne de “espärito maligno” ou “demÅnio”.Luxãria se refere tambÉm aos “prazeres” da carne. Quando alguÉm se salva ainda eu seu espärito seja recriado, seu corpo ainda deseja ir direto satisfazer os prazeres da carne exatamente como antes da salvaÑÄo. Por exemplo, se um jovem se salvasse e se antes de ter sido salvo, gostava de se relacionar sexualmente com mulheres, sua carne vai querer manter as mesmas atitudes. Isto nÄo significa que algum demÅnio esteja nele. Ele simplesmente precisa aprender a manter sua carne sob sujeiÑÄo á seu espärito e andar em linha com a palavra de Deus, porque Deus nÄo fecha os olhos ao pecado. Todo crente novo precisa “entrar”, por si na palavra de Deus e renovando sua mente e aprendendo como apresentar seu corpo como sacrifäcio vivo a Deus. Como nova criatura, novamente nascida, ele terÇ de aprender como deixar que seu homem interior domine sua carne. EntÄo, nem todo ato errado É diretamente, resultado de uma aÑÄo demonäaca. ós vezes, ouvimos pregadores que querem expulsar este e aquele demÅnio de crentes, quando, na verdade, os demÅnios nÄo sÄo a causa do problema, de maneira alguma, É sÜ obra da carne irregenerada. Por exemplo, jÇ ouvi de ministros que tentaram expulsar o demÅnio de glutonaria de uma pessoa, mas comer demais É uma luxãria ou um prazer da carne. HÇ prazer em comer. Mas quando levado ao extremo, comer se torna glutonaria e É errado, e estou certo que o diabo estÇ envolvido nesse excesso e encoraja a pessoa a fazè-lo, da mesma maneira que ele atua em qualquer extremo. Mas comer demais, nÄo se deve necessariamente á operaÑÄo de um demÅnio. Pode acontecer, devido á falta de um fruto do espärito que É a temperanÑa, ou auto-controle (gÇlatas 5:23; filipenses 4:5). Ainda que o diabo possa estar envolvido na atitude de se comer demais, por outro lado, É simplesmente prazeroso comer. NÄo É prazeroso jejuar; a carne nÄo gosta de ser controlada ou crucificada. Mas nÜs somos admoestados na palavra a manter a carne submissa, e jejuar nos ajuda a fazer isso.

Pág. 58.

Extremos e Excessos

Hoje, vemos alguns dos mesmos extremos e excessos em relaÑÄo aos demÅnios, como väamos no tempo de A VOZ DA CURA. A VOZ DA CURA era uma revista publicada por Gordon Lindsay, mas tambÉm era uma organizaÑÄo de evangelistas e ministros. Nos dias de A VOZ DA CURA, alguns ministros estavam sempre tentando expulsar demÅnios dos crentes. Por exemplo, quando os crentes vinham á frente por receber oraÑÄo para se libertarem do cigarro, ou de algum outro väcio, alguns ministros estavam sempre tentando expulsar dos crentes um demÅnio de nicotina ou Çlcool. NÄo me ocorre que, nicotina seja um espärito. å uma substancia que causa dano ao corpo humano. O diabo tira proveito do abuso desta substancia, É claro, da mesma maneira que tira proveito de tudo que e extremo ou pernicioso ao corpo humano. Mas isso se trata de “prazeres carnais” da carne – incluindo väcios fäsicos – que sempre tentarÄo lhe dominar se vocè mesmo nÄo tomar uma atitude.

Romanos 6:6,7,11-16. 6 sabendo isto, que nosso VELHO HOMEM é CRUCIFICADO com ele (Cristo), que nosso CORPO DE PECADO fosse destruído, para que NÃO SIRVAMOS AO PECADO. 7 Pois aquele que está morto, está LIBERTO DO PECADO 11 Da mesma forma CONSIDERAIVOS MORTOS PARA O

PECADO, mas vivos para Deus através de Jesus Cristo nosso Senhor.

12 Que o pecado não reine em vossos CORPOS MORTAIS, para

lhe obedecerdes em suas CONCUPSCÊNCIAS.

13 Nem ofereçais VOSSOS MEMBROS (seu corpo) como instrumentos de injustiça para o pecado: mas oferecei-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e VOSSOS MEMBROS, como instrumentos de justiça à Deus.

14 Pois O PECADO NÃO TERÁ DOMINIO SOBRE VÓS, pois não

estás debaixo da lei, mas debaixo da graça.

15 Pois que? Pecaremos por não estarmos debaixo da lei, mas

da graça? De modo nenhum.

16 não sabeis vós. Que A QUEM VOS APRESENTARDES COMO

SERVOS PARA OBEDECER, SEREIS SEVOS DE QUEM

OBEDECERDES; se o pecado para morte, ou obediência para a justiça? A Bäblia diz claramente que nÄo devemos ceder aos membros do nosso corpo para injustiÑa (v.13). NÄo temos que servir ao pecado, e o pecado nÄo deve ter domänio sobre nÜs porque Jesus nos libertou do domänio do pecado. Entretanto, vocè terÇ que se considerar morto para o pecado para preservar seus membros de servirem ao pecado, porque seu corpo desejarÇ continuar servindo ao pecado se vocè deixar. Seu corpo e seus membros nÄo estÄo mortos, É por isso que vocè deve considera-los ou contÇ-los como mortos para o pecado.

Feche a Porta do Seu Pensamento Para Satanás

Para considerar ou “contar” como a morte de seus membros fäsicos, vocè terÇ de aprender a fechar a porta de seu pensamento para satanÇs. Se vocè falhar nesta Çrea, sempre terÇ problema com

o diabo porque estarÇ lhe abrindo uma porta, atravÉs do qual ele irÇ atacar. SatanÇs sempre tentarÇ entrar numa pessoa , salva ou nÄo- salva, atravÉs de seus pensamentos, se ela ceder e lhe der ouvidos. Pensamentos podem vir—de fato, vocè nÄo pode sempre impedir que venham. Mas vocè pode se deixar levar por estes pensamentos doentios e destrutivos. å como aquele provÉrbio antigo:

“ vocè nÄo pode impedir que pÇssaros voem sobre sua

cabeÑa, mas pode impedir que construam um ninho em seu cabelo!” Vocè nÄo pode evitar que venham e batam em sua porta, mas

convida-las a entrar É outra coisa. Os pensamentos irÄo sobrevir á sua mente, e o diabo irÇ vir e dizer: “se vocè fosse salvo, nÄo iria pensar assim!” ós vezes, mesmo os mais santos encontram pensamentos em suas mentes que fazem entristecer seus coraÑées. Os pensamentos podem vir e persistir, mas se nÄo o colocarmos em aÑÄo, eles desaparecem. PÇg. 59 O mais santo, e cheio do Espärito Santo, em cujas vidas o

ainda precisa manter sua mente

poder de Deus É demonstrado

fechada a pensamentos demonäaco. Ele ainda tem que fortalecer sua mente, renovando-a com a palavra e subjugando sua prÜpria carne para nÄo se tornar presa fÇcil ao diabo.

Paulo tinha de manter seu corpo sob sujeiÑÄo (1 Cor. 9:27). Paulo nÄo era um homem de Deus? NÄo era apÜstolo? Sinais e

maravilhas nÄo se seguiam em seu ministÉrio? Claro, mas a carne de Paulo nÄo havia renascida ou sido redimida, assim como nossa carne nÄo É redimida, e sempre desejarÇ fazer o que É errado. Se vocè mantiver seu corpo em sujeiÑÄo a seu espärito recriado, vocè nÄo terÇ todos os problemas com o diabo que algumas pessoas tem porque satanÇs nÄo terÇ brecha para entrar. E se vocè renovar sua mente com a palavra, vocè nÄo desejarÇ ceder aos pensamentos satçnicos e suas sugestées. A Bäblia fala sobre “cingir os lombos de vossa mente”. Vocè faz isto com a palavra para que sua mente se fortaleÑa, com que possa resistir com sucesso aos pensamentos malignos. Cuidado com o que vocè alimenta sua mente alguÉm disse que a mente É porta da alma. å por isso que É de vital importçncia examinar o que na em sua mente. Deixe-me mostrar como espäritos malignos entram na mente do crente. Um homem veio me ver. Ele

havia sido chefe do departamento de psicologia de uma universidade. Ele e sua esposa vieram pedir ajuda porque ele estava tendo problemas com demÅnios.

Ele me disse: “

eu sou pÜs-graduado em psicologia e me

especializei em comportamento sexual criminal”

muitos livros em sua biblioteca pessoal, em casa. Ele nÄo era cristÄo, quando comeÑou a estudar esses livros. Com o passar do tempo, ele e sua esposa foram salvos e batizados com o Espärito Santo, e ele se aposentou como chefe de depto. De psicologia. Quando se aposentou, ele jÇ nÄo lia mais aqueles livros. Por dois anos, ele nÄo teve problema algum. Mas ele ainda conservava aqueles livros em sua biblioteca, e eventualmente

ele comeÑava á lè-los de novo. PÇg. 60 Quando ele e sua esposa vieram pedir ajuda, ele me disse “eu nÄo sei porque, mas eu peguei todos estes livros de criminalidade sexual e comecei a ler todos aqueles casos de molestaÑÄo de crianÑas novamente”.Ele continuou abastecendo sua mente com aqueles casos e estudando sobre pessoas motivadas pelo diabo a cometerem crimes sexuais, e um espärito maligno entrou em sua mente. Ele comeÑou a sentir um forte desejo de molestar garotinhas. Finalmente, ele comeÑou a agir movido por aquele desejo. Vocè precisa ter cuidado com o que lè. Vocè deve tanto ter cuidado com o que lè, quanto com o que come. Vocè nÄo pensaria

em comer veneno, pensaria? Se alguÉm lhe dissesse:

“nÄo coma

possuäa

Ele

isso! å venenoso e vai matar vocè”, vocè iria em frente e comeria, de qualquer jeito? NÄo! Bem , vocè precisa ter cuidado com o que entra em sua mente, da mesma forma que se preocupa com o que entra no seu estomago. O diabo pode ter acesso á sua alma atravÉs de um livro, televisÄo e

por aä em diante

A mulher deste homem descobriu o que ele estava fazendo e

pediu o divÜrcio. Mas quando ele finalmente veio me ver para pedir ajuda, ela o acompanhou. Ele me disse “eu nÄo conseguia me

O diabo entrou porque ele cedeu á sua carne. Ele

permitiu eu um espärito imundo entrasse em sua mente enquanto lia aqueles livros. Ele havia aberto a porta ao diabo, e o diabo se acomodava nele. Os espäritos malignos trabalhavam em sua carne para levÇ-lo a cometer tais atos.

Eu sei sobre este assunto. Eu estudei e

ensinei sobre isto. O que acontece nesses casos de crimes sexuais É que o criminoso acaba por matar uma das garotinhas que ele molesta, termina na cadeira elÉtrica. IrmÄo Hagin, aquela coisa tomou conta de mim. Eu nÄo queria molestar garotinhas. Vocè pode me ajudar?” Conforme ele falava, o Espärito Santo me mostrou que neste caso, très demÅnios estavam envolvidos. Eu soube atravÉs da palavra do conhecimento. Vocè precisa depender do Espärito Santo nessas Çreas. Vocè nÄo saberÇ o que estÇ operando contra uma pessoa a menos que o Espärito Santo lhe mostre. Eu lhe respondi. “Eu posso ajuda-lo. Eu percebo que nÄo hÇ apenas um espärito lhe conduzindo, mas na realidade, très espäritos estÄo envolvidos. Primeiro, hÇ um espärito de engano que se apoderou de vocè. EntÄo, um espärito de mentira. E hÇ tambÉm um

controlar”

atravÉs do que vocè coloca em sua mente.

Ele me disse: “

espärito imundo envolvido. Posso expulsar todos os très espäritos de vocè, mas isso nÄo terÇ benefäcio algum, a menos que vocè faÑa algo sobre a situaÑÄo. PÇg. 61 Quando as pessoas pecam, tem de se arrepender e dar as costas ao erro para que possam ser ajudadas. Qualquer um pode se libertar de um espärito mal se desejar. Mas o que uma pessoa faz depois de liberta dos espäritos malignos, É o mais importante. Ele vai alimentar a sua mente com a palavra de Deus? IrÇ se encher com o Espärito Santo e deixar de dar “brecha” ao diabo? Ou

ele estava como a escritura diz: “

(Mateus 12:44)? Se uma pessoa É liberta de um espärito maligno e

VAZIA, varrida e adornada”

nÄo recebe ensinamento da palavra de Deus, os espäritos imundos podem entrar de volta nela. Vocè tambÉm nÄo pode expulsar demÅnio de uma pessoa que

nÄo quer ser liberta. Se uma pessoa quiser continuar com o espärito maligno, ele pode. Vocè nÄo poderÇ desrespeitar a vontade de uma pessoa e liberta-la se ela quer manter aquele espärito. å por isso que vocè nÄo tenta, indiscriminadamente expulsar um demÅnio de uma pessoa. Se alguÉm realmente tem um demÅnio, vocè cometeria uma injustiÑa expulsando dele um demÅnio a menos que vocè lhe ensinasse a se encher da palavra e do Espärito Santo. å a palavra habitando nele que o capacitarÇ a resistir os ataques de satanÇs. Se ele nÄo se encher da palavra e se ele nÄo for orientado a nÄo dar lugar ao diabo, a Bäblia diz que ele pode acabar pior do que era antes. (Mateus 12:43-45).

“Se o senhor

me der permissÄo, eu posso exercer autoridade sobre estes très espäritos malignos pro senhor, mas assim que o senhor sair daqui, vocè terÇ que resistir ao mal por si sÜ. Veja nÄo adianta expulsar espäritos malignos do senhor e liberta-lo se o senhor mesmo nÄo tomar uma atitude. Se nÄo, o diabo irÇ voltar e encontrar sua casa vazia, e o senhor ficarÇ pior que antes, e lhe mostrei Mateus 12:43-45.

EntÄo, eu disse a este professor aposentado:

nesta passagem estÇ escrito que o homem da varrido e adornado, porÉm vazio. NÄo havia

sido preenchido.” De que vocè enche a casa depois de limpa? Primeiro da palavra, e segundo, oraÑÄo. Nunca coloque a oraÑÄo antes da palavra. E a oraÑÄo deve sempre estar em linha com a palavra de Deus.

Eu lhe disse casa estava limpo

2 Pedro 1:4 4 pelas quais ele nos tem dado GRANDÍSSIMAS e PRECIOSAS PROMESSAS: para que por elas FIQUEIS PARTICIPANTES DA DIVINA NATUREZA. Havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Pág. 62

A

palavra

de

Deus,

suas

grandässimas e preciosas

promessas,

nos

sÄo

dadas para que escapamos das

concupiscèncias mundanas. Uma maneira de participarmos da divina natureza É ns alimentarmos da palavra de Deus.

“Eu nÄo vou fazer

coisa alguma por vocè

vocè me prometa fazer très coisas”.

nem tÄo pouco orar por vocè, a menos que

Eu disse a este professor aposentado,

Ele disse

“farei o que vocè disser”.

Eu disse:

“ primeiro, queime aqueles livros. Segundo, nÄo

leia livros como aqueles novamente porque foi dessa maneira que vocè os deixou entrar. Vocè abriu sua mente aos espäritos malignos. Terceiro, leia a palavra de Deus e ore em outras länguas todos os dias. Mantenha-se cheio da palavra e cheio do Espärito Santo”. Uma pessoa pode ser salva, mas se nÄo andar com Deus, ler a Bäblia, ir a igreja, e ter comunhÄo com outros cristÄos, nunca

aberto aos

conseguirÇ progredir espiritualmente. Sempre

ataques do diabo, e se desviarÇ. å o que a pessoa faz depois de

salvo e cheio com o Espärito Santo que determina se terÇ sucesso em resistir ao diabo. Eu ensinei a este homem como evitar dar acesso ao maligno. EntÄo, eu expulsei aqueles espäritos dele. Eu nem me levantei da cadeira. Apenas apontei o dedo calmamente para ele e disse

“Eu te ordeno á vocès très, espäritos malignos

calmamente:

saiam do homem em nome do Senhor Jesus Cristo”. No plano espiritual, atravÉs do discernimento de espäritos eu vi aqueles très espäritos partirem, assim como passarinhos. NÄo É preciso ver algo ver algo para lidar efetivamente com os espäritos. O homem nÄo viu nada, nem sua esposa ou a minha. Mas eu via no reino espiritual por causa do dom de discernimento de espäritos que

estava em operaÑÄo. Entretanto, no natural, nÄo houve qualquer manifestaÑÄo fäsica no homem. Um ano depois, este homem e sua mulher vieram a uma de

minhas reuniées. Eles haviam se reconciliado, sorrindo, de mÄos

dadas. Ele me disse:

“IrmÄo Hagin, eu nÄo tive um mänimo de

problema nem voltou a ser tentado nesta Çrea. Tudo se foi”. Se alguÉm tivesse ensinado este homem a apresentar seu corpo como sacrifäcio vivo a Deus, ele nÄo teria tido problema com

espäritos malignos, em primeiro lugar, porque nÄo teria lido aqueles tipos de livros.

Pág. 63

Se ele tivesse apresentado seu corpo a Deus. NÄo teria

dado lugar ao diabo – em seu pensamento e em corpo. Mas ele nÄo sabia que sua natureza carnal nÄo estava redimida e que o diabo se acomodaria em sua carne, entÄo ele deu liberdade a sua carne e

estarÇ

aqueles espäritos puderam tomar posse dele. Realmente, se ele conhecesse sua autoridade em Cristo, ele poderia ter lidado com aqueles espäritos malignos, ele mesmo.

Em alguns casos, nÄo hÇ nada alem da carne, entÄo nÄo hÇ nada a se “expulsar”. Em outros casos, especialmente se tratando de atitudes que nÄo sÄo naturais, espäritos malignos estÄo envolvidos. E em alguns É uma combinaÑÄo das duas coisas, da carne e do diabo trabalhando junto. Por exemplo, vocè pode entender como um homem pode se envolver fisicamente com uma mulher porque um homem tem um desejo natural por uma mulher. Claro, todas as relaÑées sexuais, fora do casamento sÄo expressamente proibidas pela palavra (1 Cor. 6:18). Mas quando chega-se ao ponto de um homem crescido molestando criancinhas, nÄo É natural. Isto É mais do que obra da carne; um espärito maligno estÇ envolvido naquele tipo de desejo sexual contrÇrio á natureza, serÇ necessÇrio expulsar o mal para que

a libertaÑÄo seja completa.

Um “espÑrito” de Glutonaria?

Uma vez uma mulher se aproximou de minha esposa depois de nossa reuniÄo. Era uma mulher jovem, de uns vinte e oito anos e, obesa. Ela disse _ “no nosso grupo de oraÑÄo, eles expulsaram o espärito de glutonaria de mim, mas eu ganhei quase vinte e sete quilos, desde entÄo”. Minha esposa lhe perguntou: _ “Eles nÄo lhe aconselharam a procurar fazer uma dieta e desenvolver bons hÇbitos alimentares?” Ela disse: _ “nÄo. Eles apenas disseram: aquele espärito se foi. Agora vocè pode comer tudo que quiser.”

Isso jÇ É levar esse negÜcio de demÅnio longe demais. NÄo seria maravilhoso se isso fosse verdade? Volte para a Bäblia. O que

a Bäblia diz? Diz:

23:2). Em outras palavras, faÑa algo, nÄo coma demais! Corte os exageros. NÄo importa quanta dieta vocè faÑa no fim de tudo, o ãnico modo de controlar seu peso É controlar seus hÇbitos alimentares. Pág. 64 Em alguns casos, a pessoa pode precisar de um check-up

para saber se um desequiläbrio quämico estÇ causando o problema. Mas É muito fÇcil culpar o diabo pelo seu habito de comer demais ou de se entregar ás suas fraquezas carnais e tirar a responsabilidade

Põe uma faca à tua garganta, se és glutão (Prov.

das costas do crente, para que ele nÄo precise tomar atitude alguma com sua carne. As pessoas estÄo sempre procurando uma saäda fÇcil. “Vamos expulsar aquele demÅnio de glutonaria!” mas Deus nem sempre provè uma saäda fÇcil, porque Ele nÄo estÇ no negÜcio das facilidades. Vocè terÇ que pagar um certo preÑo para dominar seu prÜprio apetite e contrariar sua prÜpria carne. Estes sÄo alguns extremos que estÄo sendo ensinados e praticados hoje no corpo de Cristo. As pessoas podem ser ingènuas e seguir ensinamentos e praticas extremas nesta Çrea. Precisamos manter o equiläbrio espiritual e ficar no centro da estrada em todas as Çreas e nÄo, cometer extremos.

Santificação

HÇ muito pouco ensinamento sobre santificaÑÄo nos cärculos pentecostais. Como resultado disso, hÇ muitas prÇticas anti-cristÄs circulando nas Igrejas hoje. Basicamente, vocè precisa entender que santificaÑÄo É um processo continuo. Vocè nÄo se santificarÇ um dia, de uma vez por todas, de maneira que nunca erre. NÄo importa o quanto conheÑa a Palavra, vocè precisa fazer sua parte, separando- se em santidade. Nos velhos tempos de pentecostes, alguns grupos de “santidade” ensinavam sobre santificaÑÄo. Seus ensinamentos seriam provavelmente extremos em algumas Çreas, mas eles realmente se esforÑavam em ensinar as pessoas a viverem num estilo de vida santificado. Viver um estilo de vida de santificaÑÄo, ajuda a manter sua carne sob o domänio de seu espärito, para que satanÇs nÄo o domine. SatanÇs nÄo pode lhe dominar se nÄo puder encontrar um lugar em vocè e se vocè exercitar sua autoridade em Cristo. O que diz a palavra sobre santificaÑÄo? Pág. 65 I Tessalonicenses: 4:1, -5,7 1 Finalmente, irmãos vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós COMO ANDAR e AGRADAR a DEUS, assim abundeis mais e mais.

3 Pois esta é a vontade de Deus, a vossa SANTIFICAÇÃO, que vos abstenhais da FORNICAÇÃO:

4 QUE CADA UM DE VÓS SAIBA COMO POSSUIR O SEU VASO

EM SANTIFICAÇÃO E HONRA;

5 Não na COBIÇA da concupiscência, como os gentios que não conhecem à Deus 7 Pois Deus não nos chamou à imundície, mas à santidade

Estas duas palavras, “imundäcia” e “santidade, no versäculo 7 tem haver com o andar espiritual dos crentes, com o Senhor, mencionado no versäculo 1. Os crentes nÄo podem andar em imundäcia e agradar a Deus. Eles terÄo que andar em santidade para O agradar. Paulo usou a palavra “imundäcia” no versäculo 7. Ele apenas mencionou fornicaÑÄo e a luxãria da concupiscència nos versos 3 e 5. “concupiscència significa: desejo pelo que É proibido. Vejamos como Paulo usa esta palavra “imundäcia” em suas epistolas, porque se vocè andar em santificaÑÄo e santidade, nÄo darÇ lugar ao diabo.

Romanos 1:24-28

24 Pelo que Deus também Deus os entregou à IMUNDÍCIA

através da COBIÇA DE SEUS PRÓPRIOS CORAÇÕES, para desonrarem seus corpos entre si:

25 Os quais mudaram a verdade de Deus em mentira, e

adoraram e serviram mais à criatura, que ao Criador, que é bendito para sempre, amém.

26 Por esta causa Deus os entregou à VIS AFEIÇÕES: pois até

suas mulheres mudaram o seu uso natural no que é contrário à natureza:

27 E da mesma maneira os homens, deixando o uso natural da

mulher, inflamaram-se em sua SENSUALIDADE uns para com os

outros; homem com homem cometendo torpeza, e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

28 E como eles não se importaram em ter conhecimento de

Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso para fazerem coisas que não convém.

Pág.66 Lembre-se “perverso” significa uma mente que carece de juäzo. Aqui, a Bäblia se refere ao homossexualismo, que inclui lesbianismo. A Bäblia chama o homossexualismo de imundäcia. Homossexualismo, certamente nÄo É uma pratica oriunda de santificaÑÄo, É? Deus nÄo nos chamou á imundäcia, mas á santificaÑÄo! Em romanos 6, vemos que santificaÑÄo tem haver com o corpo.

Romanos 6:19 19 Falo como homem, por causa da fraqueza de vossa carne, pois assim como tens cedido vossos membros para servirem à impureza e a maldade para a maldade; da mesma maneira cedei vossos membros à justiça para a santidade.

A BÑblia fala de imundÑcia em relaÅÇo aos pecados da carne.

2 CorÑntios 12:21 21 E quando voltar novamente possa Deus me humilhar entre vós, e que eu possa chorar por muitos que têm pecado, e não se arrependeram da sua imundícia e fornicação e lascívia que tem cometido.

Note que a palavra “imundäcie” estÇ ligada com as palavras

“fornicaÑÄo” e “lascävia”. Outra traduÑÄo diz: “impureza, vicio sexual,

e sensualidade.” NÄo tem havido muitos ensinamentos de como os crentes devem possuir seus “vasos” ou corpos em santificaÑÄo e honra. O

Espärito Santo, habitando no homem interior, habita dentro do vaso do crente, seu corpo. E Deus nÄo chamou seu vaso á imundäcia, mas

á santidade. Paulo estÇ pregando a mesma mensagem a cada crente sobre santificaÑÄo. Ele usa diversas palavras quando escreve ás vÇrias igrejas, mas ele estÇ basicamente ensinando aos crentes como possuärem seus corpos em santificaÑÄo e honra para que possam fechar a porta ao inimigo.

Colossenses 3:5 5 MORTIFICAI pois vossos membros que estão sobre a terra; fornicação, impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria.

Pág, 67

DICIONçRIO – OPéEM

O que Paulo estÇ dizendo aos crentes para mortificar ou matar? A lista parece-nos familiar fornicaÑÄo, imundäcia, apetite desordenado, e assim por diante. Em Romanos capitulo 1, a Bäblia fala de mulheres tendo afeiÑées contrÇrias á natureza, á outras mulheres e homens com homens. Paulo chamou-as de vis apetites. Aqui, ele chama de

apetite desordenado. Isto significa apetite que nÄo É comum limpo, äntegro. NÄo É natural que o homem deixe o uso natural da mulher e cobice outro homem. NÄo É natural que uma mulher deseje outra mulher. Deus fez com que o homem e a mulher tivessem desejo pelo membro do sexo oposto na consumaÑÄo do casamento. O sexo nÄo É errado no casamento, mas o É fora do casamento. FornicaÑÄo, adultÉrio, e impureza É errado. A pratica destas coisas darÇ grande brecha á satanÇs para entrar em sua vida. Os crentes devem mortificar aqueles atos impuros do corpo, para que possam possuir seus vasos com santificaÑÄo e honra. Alguns cristÄos dizem: “nÄo posso fazer isso”. Mas Deus disse que podemos. EntÄo, Deus ou os cristÄos estÄo mentindo! A verdade É que muitos nÄo querem mortificar sua carne. Eles querem que aquela velha, fedida carne os domine. Querem viver na carne com seus prazeres e cobiÑas em vez de no Espärito porque É mais fÇcil. Realmente a grande “guerra” que o crente irÇ guerrear nÄo É contra o diabo, mas É a guerra entre a carne e o espärito.

GÇlatas 5:16, 17.

16 Digo então, andai em Espírito, e não cumprireis a cobiça da carne.

17 Pois a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne:

para sque não façais o que quereis.

Paulo estÇ escrevendo a CristÄos cheios do Espärito Santo

nesta passagem. Ele diz: “

versÄo de JoÄo Ferreira de Almeida coloca a letra “E” de Espärito em maiãsculo, fazendo com que a passagem se refira ao Espärito Santo, mas Paulo nÄo estÇ se referindo ao Espärito Santo neste versäculo; ele estÇ falando sobre o espärito humano. PÇg. 68 Como W.E. VINE aponta no DicionÇrio Expositivo das Palavras do N.T, hÇ uma ãnica palavra traduzida “espärito” do grego e É “pneuma”. Sendo assim, temos que determinar pelo contexto da passagem se “pneuma” se refere ao espärito humano ou Espärito Santo. GÇlata 5:17 diz que a carne “cobiÑa contra”, “guerreia” ou “luta”

contra o espärito humano recriado. Outra traduÑÄo diz: “

a carne

A

a carne cobiÑa contra o Espärito

luta contra o espärito.” As pessoas estÄo falando muito em batalha espiritual nos cärculos CristÄos hoje. Mas a maior batalha existente no caminhar

Cristão, se dá entre a carne e o espírito. Sim, nós temos que lidar com as forças espirituais das trevas, é claro. Mas se você resolver o problema da guerra da carne contra o espírito, você não terá de contender com satanás muito, porque você não estará deixando uma porta aberta ao inimigo. Você precisa entender o conflito entre a carne e o espírito humano recriado e como crucificar a carne para poder possuir o seu vaso em santificação e honra (I Tess. 4: 3,4,7).

O espírito do mundo na Igreja

Se as pessoas não mortificarem estas atitudes erradas da carne relatadas em colossenses 3:5, como se sairão?

Colossenses 3:6 6 Pelas quais coisas a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência.

Paulo está escrevendo aqui aos filhos de Deus, dizendo que a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência. Veja, estamos vivendo num mundo no qual satanás é deus, e os mesmos espíritos que estão no mundo tentarão entrar na Igreja se nós o permitirmos. É por isso que é tão importante para os crentes permanecerem santos e separados dos pecados e luxúrias do mundo no qual satanás é deus.

Pág. 68 A Bíblia enfatiza que os crentes devem viver vidas santas, separadas do mundo.

Tiago 4:4 4 vós, adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a AMIZADE DO MUNDO se constitui INIMIZADE PARA COM DEUS? Aquele, que se fizer AMIGO DO MUNDO se constitui INIMIGO DE DEUS.

Este versículo não quer dizer que não devamos amar os pecadores ou querer ajuda-los. Mas que não devemos nos envolver em praticas mundanas. A amizade ao mundo e a indulgência com praticas e prazeres mundanos nos abriria uma grande porta ao inimigo em nossas vidas. Precisamos entender que a Bíblia ensina a separação, não a segregação (2 Cor. 5:16,17). É aí que alguns Cristãos se enganam.

Alguns pensam que estÄo praticando a separaÑÄo, segregando-se e praticando se isolando dos nÄo-salvos. Mas Jesus disse que precisamos estar no mundo, mas nÄo

sermos do mundo (JoÄo 17:16-18). Ele quis dizer que nÄo devemos seguir os padrées do mundo e agir como o mundo. Nossas vidas deveriam refletir uma separaÑÄo do mundo e uma santificaÑÄo e separaÑÄo para Deus em santidade. Precisamos ter muito cuidado

para nÄo deixarmos que o espärito imundo entre na Igreja

de Cristo. Em Corinto, o espärito mundano entrou na Igreja (I Cor. 5:1-5). Paulo escreveu á Igreja sobre o pecado sexual que era tolerado dentro do grupo de crentes (I Cor. 5:1). Um homem estava coabitando com sua madrasta. Se vocè É um estudante de histÜria, vocè sabe que Corinto foi uma das mais licenciosas e imorais cidades daqueles dias. E aquele espärito imoral havia entrado na

Igreja. Hoje, estamos vivendo num tempo de leviandade e frouxidÄo vocè pode observar em muitas Çreas da vida. A mesma tendència ocorre no plano espiritual. HÇ tanta leviandade e frouxidÄo no mundo como se houvÉssemos entrado nesta era de “liberaÑÄo sexual” como alguns a chamam. O pecado É considerado aceito, por alguns contanto que seja praticado por um adulto e que nÄo venha a ferir ninguÉm mais. O mesmo espärito entrou na Igreja. Em Colossenses podemos tambÉm ver outra Çrea onde o espärito do mundo entrou na Igreja hoje. Pág. 69 Colossenses 3:8

8

da blasfêmia, das PALAVRAS TORPES(comunicação suja) da vossa

boca.

o Corpo

mas agora DESPOJAI-VOS de TUDO: da ira, cólera, da malícia,

NÜs ouvimos muita comunicaÑÄo suja hoje, por pare de pessoas nÄo-salvas que estÄo sujeitas ao espärito do mundo. Mas fico espantado, ás vezes, com a maneira de conversar de CristÄo. Alguns deles usam de comunicaÑÄo imunda tambÉm! Se ouvissem a seu espärito, sua consciència os condenaria. Mas nÄo estÄo vivendo no plano espiritual, aä, ficam imaginando como o diabo estÇ entrando em suas vidas! Eles abrem a porta, eles mesmos, com sua prÜpria boca!

Quando eu nasci de novo, eu nunca havia ouvido alguÉm pregar sobre esse assunto. Embora minha längua quisesse dizer

algumas palavras que eu costumava dizer antes de ser salvo, comecei a dar ouvidos ao meu espärito, e jÇ nÄo conseguia falar como antes. Mas estamos vivendo numa Época de leviandade e frouxidÄo.

Vocè pode ouvir pessoas usando essas palavras, mas pior do que isso, vocè vè pessoas que crèem nos sons do Espärito falando assim, tambÉm. Se vocè É um crente e se estÇ praticando a comunicaÑÄo suja tambÉm, vocè precisa se endireitar. Vocè precisa obedecer ao que

Deus estÇ falando em Sua Palavra: “

torpes (comunicaÑÄo suja) de nossa boca” (col. 3:8). De outra maneira, vocè estarÇ pisando em Çrea perigosa. E quando vocè estÇ no territÜrio de satanÇs, ele tem acesso a vocè. GraÑas a Deus, como crentes, sabemos o que fazer a respeito de satanÇs, e conhecemos nossa autoridade em Cristo. Sabemos

das palavras

despojai-vos

como nos despojar de nossa velha natureza com sua sensualidade e prazeres, e sabemos como nos revestir de Cristo. Podemos possuir nossos vasos em santificaÑÄo e honrar, e aprender como nos fortalecer contra as ciladas do diabo.

Pág. 70

Capítulo 4.

Distinguindo a diferença entre Opressão, Obsessão e Possessão.

O principal meio pelo qual satanÇs tenta ganhar acesso ás pessoas É atravÉs de suas mentes e corpo. Dependendo de quanto uma pessoa cede a satanÇs nestas Çreas determina o quanto satanÇs pode influenciÇ-la. Como o homem É espärito, ele tem uma alma, e vive num corpo, os demÅnios podem afeta-lo e influenciÇ-lo em seu corpo e alma (mente, vontade e emoÑées), e nÄo estar presente em seu espärito. Para entendermos realmente como os demÅnios afetam ás pessoas É importante sabermos da diferenÑa existente em opressÄo, obsessÄo e possessÄo. Muitas pessoas usam esses termos igualmente quando se referem realmente á très graus distintos de influencia demonäaca.

OPRESSÃO

Os espäritos malignos podem enxertar um bocado de influencia conforme procuram oprimir a raÑa humana. Os espäritos malignos

podem oprimir quaisquer pessoas, atÉ o CristÄo, se este o permitir, de dentro ou de seus corpos ou alma.

å claro, os espäritos malignos possuem uma escala mais ampla

de influencia se puderem se incorporar, porque assim expressariam no plano natural. Se os espäritos malignos nÄo podem se incorporar numa pessoa, eles tentam enxertar influencia ao seu redor, no plano espiritual. Muitas vezes, crentes, mesmo cheio do Espärito Santo,

podem ser oprimidos de fora de seus corpos. SatanÇs tenta nos oprimir, colocando todo tipo de pressÄo sobre nÜs atÉ que estejamos plenamente cientes daquela pressÄo.

E precisamos saber que hÇ très graus de opressÄo. Em outras

palavras, uma pessoa pode estar mais oprimida ou menos oprimida. Todos nÜs, provavelmente experimentamos a opressÄo em nossas vidas em uma Época ou outra. Por exemplo, ás vezes a opressÄo pode ser manifestada como mau “humor” que tenta nos dominar. Isto pode ser o resultado direto da opressÄo satçnica.l as pessoas tambÉm me dizem: _ por favor, orem por mim. Parece que hÇ uma grande nuvem negra acima de minha cabeÑa.” Isso É opressÄo satçnica. E as pessoas estÄo mais oprimidas em certas ocasiées mais que em outras. Mas quando repreendemos aquela opressÄo no nome de Jesus, nos posicionamos e lhe resistimos, o diabo fugirÇ de nÜs (Mateus 18:18; Lucas 10:19; filipenses 2:11; Tiago 4:7). Os crentes nÄo precisam viver sob a opressÄo do inimigo. E, ás vezes, quando a opressÄo deixa uma pessoa, É como se um peso saiu de seus ombros.

O medo É um tipo de opressÄo que vem contra muitos CristÄos

e os mantÉm sob cativeiro e as faz tropeÑar mais e mais. O medo

pode tomar conta da mente do crente e fazer com que seu espärito nÄo funcione como deve e nÄo dominar sua alma e corpo.

O medo pode, tambÉm, se apoderar do corpo do crente e fazer

com que seu estomago fique “apertado como se algum poder o tivesse agarrado. Isto pode abrir a porta ao desespero e desçnimo. Mas a Bäblia diz que Deus nÄo nos deu espärito de temor (2 Tim. 1:7). Isto quer dizer que temos autoridade sobre ele. Temos o direito de tomar posiÑÄo contra o medo É repreende-lo. Aprenda a tomar posse no poder da forÑa de Deus e use sua glÜria e poder, que É sua palavra, para lutar contra o inimigo. Deus nunca disse que vocè teria

que lutar contra o inimigo (2 CrÅn. 20:17). Vocè deve combater o bom combate da fÉ, que É se posicionar contra o inimigo pela fÉ na palavra de Deus (I Tim.6:12). Quando vocè se posiciona contra o inimigo com a palavra, o medo tem de sumir de vocè.

O medo nÄo É amigo. å um inimigo. NÄo deve ser aceito,

alimentado ou tolerado. Resista a isso como resistiria á uma doenÑa

ou enfermidade. Cite a palavra para o medo e tome autoridade sobre ele em nome de Jesus, e ele terÇ de partir.

O corpo de qualquer um, mesmo de um CristÄo, pode ser

oprimido por um espärito seja de fora ou dentro dele. Deixe-me lhe dar uma ilustraÑÄo da opressÄo fäsica. A opressÄo fäsica pode ser o resultado direto de um espärito maligno afligindo o corpo de uma pessoa. Uma vez, eu estava ministrando a uma Igreja, e um homem CristÄo veio á frente, na fila de cura para receber oraÑÄo. Ele disse:

“ os mÉdicos me disseram que eu tenho um conglomerado de

ãlceras em meu estÅmago do tamanho de um ninho de vespa”. Os

mÉdicos temiam que sua condiÑÄo piorasse, mas o homem nÄo os deixava operÇ-lo.

Ele mesmo

tomou nossas enfermidades, e carregou com as nossas doenÑas ” EntÄo impus as mÄos, sobre ele e orei. No momento em que lhe impus as mÄos, tive uma manifestaÑÄo da palavra do conhecimento _ uma revelaÑÄo sobrenatural do Espärito Santo (1 Cor. 12:8). Eu sabia que o corpo deste homem estava sendo oprimido por um espärito maligno, e eu soube que tinha que expulsar este espärito de seu corpo para que o homem pudesse se libertar do problema no estÅmago. Mas eu tambÉm sabia que se eu nÄo explicasse á congregaÑÄo o que eu iria fazer, isto causaria mais mal do que bem. Quando ministrando em pãblico, se vocè apenas expulsar um demÅnio de alguÉm sem explicar á congregaÑÄo as pessoas podem pensar: “Aquela pessoa É salva, cheia do Espärito Santo, e um membro de sua Igreja. Se ele tem um demÅnio nele, talvez eu tenha um demÅnio em mim.

E se as pessoas comeÑarem a pensar e falar assim, eles

podem, sem saber, abrir uma porta ao diabo e um espärito maligno se acomodarÇ neles. å preciso que as pessoas exerÑam sabedoria ao ministrar em pãblico.

EntÄo, antes de ministrar a este homem, eu expliquei á congregaÑÄo: _ “satanÇs, nÄo Deus, É o autor da doenÑa e da

Pág. 72 Eu disse a este homem: “Mateus 8:17 diz: “

enfermidade. ós vezes pode haver literalmente a presenÑa de um demÅnio no corpo da pessoa que reforÑa a doenÑa e enfermidade. Quando este É o caso, deve-se lidar com o demÅnio, pelo poder do Espärito Santo. “No caso deste homem, um espärito maligno estÇ presente oprimindo seu corpo e causando essas ãlceras. Vou expulsar aquele espärito maligno de seu corpo. e nÄo de sua alma ou seu espärito.”

E continuei a explicar “Se vocè mora numa casa velha que tenha cupins, nÄo significa que os cupins estejam em vocè. Bem, seu corpo É apenas uma casa onde vocè mora. Seu corpo nÄo É vocè, na realidade. Vocè É o homem interior. E se vocè nasceu de novo, o homem espiritual nÄo pode estar possuädo por um demÅnio. Porem

a casa de seu espärito pode ter um espärito afligindo-

o ” Pag. 73 Depois de expulsar isto á congregaÑÄo, impus as mÄos sobre o homem novamente. Quando o fiz, o Espärito Santo tambÉm me revelou por uma revelaÑÄo interior ou pela palavra do conhecimento o que aconteceu a este homem que permitiu o espärito entrar em seu corpo primeiro. Homem havia aberto a porta ao diabo. Eu tive o que posso chamar de “mine -visÄo”. Eu sabia que o que eu estava vendo ocorrera hÇ duas noites anteriores. Eu vi este homem na cama no quarto da frente de sua casa. Era meia-noite, mas ele nÄo podia dormir. Eu o vi se levantar e caminhar pela casa. EntÄo vi a varanda dos fundos. Havia uma cama lÇ fora, e eu o vi cair atravessando naquela cama e rolar de lado a lado segurando seu estÅmago porque queimava como fogo. EntÄo, e soube pelo Espärito de Deus que algo mais o perturbava, e eu soube exatamente o que era. Eu soube de tudo isto em um momento, atravÉs do dom da palavra do conhecimento. Eu disse ao homem: hÇ duas noites atrÇs, á meia-noite vocè estava no quarto da frente de sua casa e nÄo podia dormir, entÄo vocè finalmente se levantou e caminhou pela casa. Vocè voltou ao (sleping poroh) e vocè caiu atravessado na cama, rolando e gemendo de dor. Vocè estava segurando seu estÅmago porque queimava como fogo. “Mas algo mais estava incomodando-o tambÉm. A sua consciència. Eu nÄo quero embaraÑÇ-lo. Mas, vocè É salvo, batizado com o Espärito Santo, e tem sido um membro dessa Igreja por alguns dias. Mesmo assim o Senhor me mostra que o senhor nunca pagou seus däzimos. Vocè nÄo paga däzimos e nunca pagou.l” Ele respondeu _ “nÄo, nunca”.

seu corpo,

Eu disse: _ “Esta É uma coisa que o estÇ incomodando nÄo apenas seu estÅmago queimando como fogo, mas sua consciència o estava entristecendo. NÄo posso ministrar a vocè atÉ que vocè resolva isto com o Senhor. O que o senhor farÇ sobre pagar seus däzimos? Vocè vai obedecer a Deus ou nÄo vai obedecer a Deus? PÇg. 74 Ele disse: Eu vou obedecer á Deus. Eu vou pagar meus däzimos”. Vè, as pessoas podem abrir uma porta ao diabo atravÉs da desobediència. Quando este homem se arrependeu entrou em linha com Deus, entÄo eu pude ministrar a ele. Eu impus as mÄos sobre ele e expulsei espäritos malignos que estava oprimindo e afligindo seu corpo e causando as ãlceras. Depois de expulsar o espärito maligno dele, eu lhe disse: no caminho de volta da reuniÄo, hoje, vÇ á uma churrascaria e coma um feijÄo e quando chegar em casa. “Ele nÄo havia comido nada, exceto comida para bebè por dois anos, e nÄo trabalhava hÇ dois anos. Ele fez exatamente o que lhe sugeri mais tarde, voltou aos mÉdicos e eles radiografaram seu estÅmago. Aquele conglomerado de ãlceras tinha desaparecido completamente, e ele volta ao trabalho na semana seguinte”.

Agora, deixe-me dar-lhe um exemplo de opressÄo mental de uma vez quando um espärito maligno se apoderara da mente de um CristÄo. Eu estava ministrando numa reuniÄo e um homem veio a frente para receber oraÑÄo. Ele estava com os nervos abalado e nÄo conseguia dormir. Eu impus as mÄos sobre ele e por ele e ele voltou a seu lugar. Eu continuei a ministrar á outras pessoas. Aconteceu de eu dar uma olhadela na direÑÄo de onde este homem estava sentado. Meus olhos foram abertos, e Deus me deu uma manifestaÑÄo do dom de discernimento de espäritos; eu vi no plano espiritual. Eu vi do que parecia um pequeno espärito assentado no ombro deste homem. Se parecia muito com um macaquinho, embora sua face fosse diferente. Esta pequena criatura mantinha seus braÑos em volta da cabeÑa do homem como se fosse um cärculo de feno. Eu nÄo sabia, mas este homem jÇ havia sido levado para uma instituiÑÄo para doenÑas mentais. Ele sÜ estava esperando que as autoridades viessem e o levasse para esta instituiÑÄo. Eu lhe disse: “IrmÄo, suba aqui de novo, por favor”. PÇg. 75 Ele volta á frente. Eu falei ao espärito imundo eu estava pressionando sua mente. (vocè trata com o espärito, nÄo com a

pessoa). Eu nÄo disse a ninguÉm que estava vendo algo, porque nem sempre É bom faze-lo numa reuniÄo pãblica. Eu apenas disse a este espärito maligno, “vocè, espärito imundo que estÇ oprimindo e amarrando este homem, eu ordeno que o soltes em nome de Jesus. Tirei as mÄos de sua mente em nome de Jesus.” Quando eu disse isso, aquela criaturinha parecida com macaco soltou a cabeÑa do homem, caiu de seus ombros e ficou a seus pÉs sÜ. Choramingando e gemendo. EntÄo aquela criatura falou: Bem, tenho certeza que nÄo quero, mas se vocè me mandar, eu sei que terei de obedecer. Eu respondi _ “nÄo apenas o deixe, mas deixe este local em nome de Jesus, “a criaturinha se levantou e correu pela porta. Este homem levantou ambas as mÄos e comeÑou a louvar a Deus. Ele disse: “å como se tivesse um cinturÄo de ferro da minha ”

cabeÑa

completamente liberto. SÜ porque o abalo nervoso deste homem havia sido causado por um demÅnio, nÄo significa que todo problema no sistema nervoso o seja. Vocè terÇ de depender do Espärito Santo para saber quando a presenÑa real de um demÅnio estÇ causando a afliÑÄo. Em nosso prÜprio conhecimento ou sabedoria, nÄo saberäamos se hÇ ou nÄo um espärito maligno causando o problema. No seu prÜprio conhecimento humano ou sabedoria vocè nÄo saberÇ se um espärito maligno estÇ ou nÄo presente. Mas neste caso, eu soube pelo Espärito Santo que a opressÄo mental deste homem era o resultado direto da presenÑa de um espärito maligno. Aquele homem nÄo voltou para o hospäcio. Na verdade, anos depois ele ainda estava Ütimo. GraÑas a Deus pelo poder de Deus e pelas manifestaÑées sobrenaturais do Espärito Santo. Somos impotentes e desamparados sem a palavra de Deus e a direÑÄo e o guiar do Espärito Santo.

Ele havia sido oprimido mentalmente, mas estava, agora,

Cristãos Podem Ceder ao Diabo

Temos visto como um espärito maligno pode oprimir o corpo e a mente de uma pessoa – salvos ou nÄo-salvos, igualmente. TambÉm É possävel para um CristÄo ceder a um espärito maligno quando estÇ sendo oprimido por algum e lhe dÇ lugar. A palavra sustenta o fato de que uma pessoa pode ceder a Deus e se voltar a ceder ao diabo. Pedro o fez. Embora Pedro nÄo fosse nascido-de-novo pois Jesus ainda nÄo havia ido para a cruz,

para pagar por nossa redenÑÄo, Pedro foi usado por Deus para trazer uma revelaÑÄo do Espärito Santo. Mas, entÄo, quase imediatamente depois, ele cedeu ao diabo. (Mateus 16:20-23). Mas hÇ uma grande diferenÑa entre ceder a um espärito maligno e ser possuädo por um. TambÉm É possävel ceder parcialmente aos espäritos malignos. Mas, quanto mais a pessoa cede á eles, mais aqueles espäritos o influenciarÄo e tentarÄo controla-la (Romanos 6:16). As boas novas É que os CristÄos nÄo tèm que ceder ao diabo ou á carne. Ele podem aprender como ceder ao Espärito Santo.

Romanos 6:16 16 ou não sabeis, que a quem nos apresentardes para o servir, serei servos se quem obedeceis; se ao pecado, para morte ou à obediência para a justiça?

A Bäblia ensina que quando vocè cede ou se submete a

alguÉm, vocè se tornarÇ servo deste alguÉm. ós vezes, nÜs cedemos ao Espärito Santo sÜ parcialmente, e outras vezes cedemos á Ele mais completamente. Eu nÄo conheÑo ninguÉm que seja totalmente rendido ao Espärito Santo. Estamos trabalhando nisso, mas ainda nÄo chegamos lÇ.

O que É verdadeiro no lado negativo, tambÉm o É no lado

positivo. Da mesma maneira que uma pessoa pode ceder parcialmente ao Espärito Santo, ela pode parcialmente ceder a espäritos, ou totalmente ceder a eles. Quanto mais a pessoa cede aos espäritos malignos, mais “terreno” estes espäritos irÄo tomar nela

e conseqêentemente tentar possuä-la. PÇg. 76 Lhe darei uma ilustraÑÄo de um CristÄo cedendo ao diabo. ós vezes comento sobre meu genro, Buddy Harrison, que uma vez teve problema por ceder a espäritos malignos. Hoje, o Reverendo Harrison É o pastor fundador da comunidade da FÉ CristÄ em Tulsa, Oklahoma e É tambÉm o presidente da casa publicadora Harrison. Mas em 1963, ele teve problemas. Naquela Época, Buddy nÄo conseguia dar continuidade a um emprego; ele simplesmente pedia as contas e saäa. Ele nÄo permanecia na Igreja. Uma vez, o väamos liderando o coro da Igreja, tudo estava Ütimo. Na outra vez que o encontrÇvamos, ele estava fora da Igreja. E, ás vezes ele vinha atÉ mim e soprava fumaÑa de cigarro no meu rosto. Eu nunca lhe disse nada. Eu apenas o amava. Eu sabia, que neste caso o diabo influenciava; nÄo se tratava de

apenas o domänio da carne. Ele era um crente “montanha-russa” ou um crente “ioiÅ”, com altos e baixos, dentro e fora da Igreja. Eu estava, numa tarde orando na minha reuniÄo. De repente o

Espärito de Deus falou comigo sobre Buddy. “HÇ très demÅnios que seguem Buddy onde quer que vÇ. Imediatamente eu tive uma visÄo

“uma mini-visÄo”. Eu vi Baddy caminhando pela calÑada.

Eu vi très espäritos o seguindo como se fossem très cachorrinhos, embora nÄo parecem de fato com cÄes. Se pareciam com macacos e tinham uma aparència de magreza e ferocidade. Um estava do lado

espiritual

direito da calÑada, no meio-fio, outro ao lado esquerdo, e um no meio da calÑada, seguindo Buddy.

“Estes très espäritos seguem Buddy.

O Espärito de Deus disse

Baddy vai se virar para a direita e ceder ao demÅnio da direita por enquanto. EntÄo, ele vai se voltar e se endireitar e agir corretamente. EntÄo ele se voltarÇ e cederÇ ao demÅnio da esquerda por um pouco.

Depois ele voltarÇ a agir como um cristÄo novamente. EntÄo ele vai ceder um pouco. “ós vezes, Buddy cede a estes très espäritos, e outras vezes tambÉm cede ao Espärito Santo. å por isso que parece que tem personalidades dividas”. PÇg. 77 Buddy comeÑava a agir de acordo com o demÅnio ao qual

“nÄo entendo Buddy. Ele É

cedia. Os parentes atÉ diziam:

esquizofrènico?” Buddy era um CristÄo nascido-de-novo, e cheio do Espärito. Mas sÜ porque uma pessoa É cheia do Espärito Santo, nÄo significa que seja incapaz de ceder ao diabo. Os crentes tem vontade prÜpria; tèm livre escolha. Quando Deus me mostrou estes très demÅnios perseguindo

Buddy como très cachorrinhos, eu disse ao Senhor: _ “Senhor o que tu queres que eu faÑa sobre isso? Quer que eu ore?”

“NÄo” Ele disse

“nÄo ore”.

“Bem” eu disse: “O que o Senhor quer que eu faÑa, entÄo? O Senhor me disse: “fale com aqueles espäritos. Mande-os em meu nome, em nome de Jesus, desistirem de suas manobras e parem suas operaÑées contra Buddy”. Eu disse “mas, eu estou em Oklahoma. Buddy estÇ no Texas.” Jesus disse: “NÄo hÇ distancia no reino do espiritual. Vocè pode falar com os espäritos, de onde vocè estÇ que estÄo operando em outro lugar, em nome de Jesus, eles tem de obedecer a vocè. Vocè nÄo precisa estar lÇ em pessoa”.

Eu disse: “Diga-me como fazè-lo”.

Ele disse: “vocè, simplesmente diga: “Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, eu ordeno a todos très, vocès, espäritos imundos, eu estÄo seguindo Buddy em toda parte que desistam de suas manobras e parem suas operaÑées contra ele.

Eu simplesmente falei exatamente estas palavras exatas que Jesus me disse. E no plano espiritual, eu vi aqueles très espäritos desaparecerem. EntÄo, a palavra do Senhor veio á mim, dizendo:

Buddy terÇ um emprego dentro de dez dias. Ele ficarÇ naquele emprego atÉ que faÑa algo mais que eu tenho para ele”. Eu escrevi aquelas palavras num pedaÑo de papel, datei e coloquei na minha carteira. Na prÜxima vez que vi o Buddy, ele me disse:

Pai, consegui emprego. “ Eu disse:

eu sei”.

Puxei aquele pedaÑo de papel da minha carteira e dei para ele. Ele disse estÇ “exatamente correto! Eu consegui o emprego no dÉcimo dia”. Ele ficou com aquele emprego e progrediu nele. O dono do negÜcio o colocou como gerente assistente e mais tarde Deus o chamou para o ministÉrio de tempo integral. Desde entÄo, ele vem andando com Deus.

O diabo, a Carne e o Mundo.

Os crentes podem ceder ao diabo e ás ciladas e deixar que o diabo os domine quando quiserem. Os crentes tambÉm podem ceder

á carne com sua sensualidade e apetites e deixar a carne lhes

dominar. Muitas pessoas tentariam expulsar o diabo de um crente quando este estÇ cedendo ao mundo, a carne, ou ao diabo. Mas a

bäblia ensina que os crentes tèm de lidar com o mundo com a carne

e o diabo, porque nunca estaremos livres dessas influencias atÉ

irmos para o cÉu com Jesus (I JoÄo 4:3,4; I JoÄo 2:15-17). Mas sÜ porque os crentes cedem ao mundo, á carne, ou ao diabo, nÄo quer dizer que estejam possuädos pelo demÅnio, ou que tèm um demÅnio. GraÑas a Deus, a Bäblia ensina que o crente nÄo tem que ceder ao mundo, á carne ou ao diabo. A Bäblia diz que se nascemos de novo, atravÉs de Jesus jÇ vencemos o mundo. (I JoÄo 5:4,5); JoÄo 16:33; I JoÄo 4:4). Porque estamos em Cristo e Jesus venceu o mundo por nÜs, nÄo temos que ceder á influència do mundo, nem ás sensualidades, nem aos desejos ardentes de nossa prÜpria natureza

fäsica. E nÄo temos que ser derrotados pelo diabo, porque o triunfo

de Jesus sobre satanÇs É nosso triunfo.

Se um CristÄo abre a porta ao diabo, ele entrarÇ, e poderÇ finalmente possuir seu corpo ou alma se lhe forem dados acessos

livres durante um peräodo de tempo. Entretanto, no caso de um CristÄo um demÅnio nÄo pode habitar em seu espärito, a menos que

o crente “preencha” as condiÑées estabelecidas em Hebreus

10:26,27 e Hebreus 6:4-6. Mais tarde, vou falar sobre estas passagens, com maiores detalhes. Por agora, vou dizer que maioria dos CristÄos nunca atingem um nävel de maturidade espiritual que os colocariam em posiÑÄo de cometerem o pecado para morte. O pecado para morte sÜ pode ser cometido por CristÄos maduros que deliberadamente e premeditadamente negam a Cristo. (I JoÄo 5:16). EntÄo, os cristÄos nÄo devem se preocupar em pensar se tem ou nÄo o espärito possuädo por um espärito.Se eles se preocupam se o tèm, É certamente, um sinal que nÄo tèm! Entretanto os cristÄos podem abrir uma porta em outras Çreas de suas vidas. Vou dar um exemplo de como um CristÄo, ignorantemente abrir a porta ao diabo. HÇ muitos anos atrÇs, eu li sobre a doutora Lälian yeomans que era mÉdica num grande hospital da cidade de Nova Iorque. Ela se tornou desesperadamente, dependente de drogas e pela ciència, jÇ foi considerada desenganada. EntÄo, alguÉm lhe falou sobre cura divina, entÄo, ela foi salva e curada pelo poder de Deus e passou o resto de sua vida ensinando sobre cura divina. Perto do fim da II Guerra mundial, Dra. Yeomans adoeceu, ficando á morte, embora tivesse ensinado e ministrado sobre cura divina por mais de quarenta anos. Naquele tempo, ela tinha uns oitenta anos. Mais tarde soube que a Dra. Yeomans havia sido curada. Num artigo que escreveu, ela explicou como adoeceu por ter, ignorantemente, aberto a porta ao diabo. Foi durante a segunda guerra, quando ela comeÑou a se preocupar por causa de seus parentes que estavam naqueles paäses os quais Hitler dominava. Pág. 79 Dra. Yeomans disse que a preocupaÑÄo por seus parentes comeÑava a dominar sua mente e a preocupaÑÄo e o medo abriram a porta ao inimigo. Finalmente, ela ficou desesperadamente doente. Ela teve febre alta, perdeu todo o cabelo, e jÇ estava ás portas da morte. Ela disse que se arrependeu e pediu perdÄo á Deus por sua preocupaÑÄo. Ela disse _ “Deus nÄo sÜ restaurou minha saãde, mas Ele tambÉm restaurou meu cabelo. SÜ que ele nÄo

cresceu mais branco como antes. Eu tenho, hoje, cabelos cheios e negros!” A doutora Yeomans adoeceu ao abrir uma porta ao inimigo por causa da preocupaÑÄo e medo. Mas faz diferenÑa se o CristÄo jÇ foi salvo ou se tem pregado ou ensinado a palavra por anos. Os cristÄos experientes devem se certificar de que as portas estÄo fechadas ao diabo, da mesma maneira como os novos converidos. No caso da Dra. Yeomans ela andou no que ela mesma chamou de “saãde divina” por mais de quarenta anos e nunca adoeceu. A Dra. Yeomans era uma CristÄ forte e sabia sobre o pacto de cura de Deus. Mas veja, nÄo importa o quÄo fortes somos no Senhor ou hÇ quantos anos temos pregado a palavra, o diabo nunca nos deixa sÜ. E se vocè ceder a ele, poderÇ abrir-lhe a porta.

Um Cristão cuja mente estava possuída por um espírito maligno

Agora, vou entrar num bocado de detalhes ao relatar um caso de uma ministra cheia do Espärito que ficou obsedada em sua mente com preocupaÑÄo e medo, atÉ que permitiu ao diabo possuir seu pensamento, atÉ que ela perdeu o juäzo completamente. Em outras palavras, primeiro ela ficou oprimida por pensamentos do diabo. Mas conforme ela cedeu aos pensamentos de satanÇs de medo e preocupaÑÄo, ela ficou obsedada com aqueles pensamentos atÉ que finalmente ela abriu a porta ao inimigo e permitiu que sua mente ficasse possuäda com um espärito maligno. A irmÄ da ministra nos contou a seguinte histÜria. Quando esta ministra entrou na menopausa, ela comeÑou a ficar oprimida por preocupaÑÄo. Ela se permitiu ficar preocupada, ficou emocionalmente desajustada e incrivelmente perturbada. Ela. Consciente ou inconscientemente cedeu a um demÅnio em sua mente e emoÑées. Pág. 80 Esta ministra nÄo manteve sua mente focalizada na palavra; ela ficou obsedada com preocupaÑÄo. Ela permitiu que um espärito maligno ganhasse mais e mais terreno em seu pensamento atÉ que sua mente ficasse totalmente possuäda por um espärito maligno. Finalmente, ela perdeu o juäzo completamente e ficou com a mente possessa por aquele espärito e ficou violentamente louca. Ela tentou matar a si mesma e aos outros. Ela foi internada e passou mais de dois anos numa cela fechada por cadeado, para sua prÜpria proteÑÄo porque era violenta. Ela tentava se matar batendo sua cabeÑa contra as paredes. Ela

comia com as mãos como animal porque poderia usar uma faca ou garfo para se matar. A irmã desta mulher louca queria que eu e minha esposa

ministrássemos à ela, embora ninguém tivesse permissão para entrar na cela. Eu disse que levaria o caso ao meu grupo de oração para que começassem a orar pela mulher. Tínhamos um grupo de mulheres na Igreja em Farmersville onde eu estava pastoreando naquele tempo que podia requerer o céu e a terra. Eles conseguiam mesmo resposta à suas orações! Depois de dez dias de termos começado a orar, as autoridades disseram que aquela mulher poderia vir para casa. Eles mandaram uma carta para sua família dizendo que ela não estava mais violenta, mas que sempre precisava dos cuidados de uma instituição. Entretanto, sua saúde, de um modo geral, havia deteriorado, e as autoridades sentiam que se a mudança de ambiente não a ajudasse, ela, provavelmente, não viveria muito. Veja só! Uma ministra do evangelho que tinha enlouquecido! Imagine isso! As pessoas diziam: Oh, pobrezinha. Algo lhe

aconteceu, mas o que terá sido?

pode acontecer às pessoas, e como os Cristãos podem abrir a porta ao diabo e lhe dar acesso em suas mentes e corpos. É por isso que os crentes precisam saber o quão importante é para eles renovarem suas mentes com a palavra de Deus e pensar os pensamentos de Deus em vez de pensarem os pensamentos do inimigo que são de medo e preocupação. Pág. 81 Se eles pensam maus pensamentos, eles podem, sem saber, abrir a porta ao diabo. Os crentes não devem se ao diabo; eles têm autoridade sobre ele em nome de Jesus. Eles podem resistir-lhe, e não ficarem sob seu domínio, a menos que o permitam dominar-lhes. Esta ministra do Evangelho Pleno não estava sujeita ao diabo, também. Ela não devia ter dado lugar a satanás no seu pensamento. Se ela tivesse se posicionado contra o medo e a preocupação, com a palavra de Deus e mantivesse sua mente renovada, satanás não teria tido acesso à sua mente. Se ela tivesse repreendido a opressão de satanás e resistido-lhe, ele teria fugido dela (Mateus 18:18; Tiago

É preciso entendermos o que

4:7).

No primeiro sábado de maio 1943, esta ministra do Evangelho Pleno foi trazida ao nosso presbitério por sua irmã. Minha esposa e eu não sabíamos que elas viriam. Mas há algo aqui, que quero que veja.

Naquela manhÄ, depois do cafÉ, minha esposa e eu comeÑamos a fazer nossas tarefas matinais. Eu sempre lavava os

pratos e arrumava a cozinha; isso era um hÇbito meu. Eu esperava que minha esposa me ajudasse no ministÉrio, entÄo, nada mais justo do que ajudÇ-la com a casa. Toda vez que eu limpava a cozinha, eu orava em outras länguas, nÄo alto, mas sÜ pra mim. Eu tive, entÄo uma urgència interior, uma direÑÄo de fazer isso. EntÄo, fui atÉ a outra porta para checar se tudo estava em ordem para o culto do dia seguinte e conforme checava, continuava a falar em linguas. Parecia que havia uma urgència divina que eu orasse em länguas. NÄo me entenda mal; o Espärito Santo nÄo estava me forÑando a orar, pois Ele É um Cavalheiro, e Ele nÄo nos forÑa a nada. Ele conduz gentilmente. O diabo empurra, mas o Espärito Santo gentilmente conduz e apressa. Pelo resto da manhÄ, eu apenas continuei a fazer o de costume, mas sentindo aquela necessidade interna de orar em länguas. Quando havia pessoas por perto, e apenas orava dentro de mim, quietinho e para o Senhor. EntÄo, fui atÉ o correio pegar a correspondència, porque naquela Época, eles nÄo entregavam em casa. O tempo todo, segui a direÑÄo divina de em länguas. Meu espärito se comunicava com Deus. (I Cor. 14:2, 14). PÇg. 82 Eu diria que de oito da manhÄ, atÉ as duas da tarde eu passei, na maior parte do tempo, falando em länguas e tratando de

meus afazeres. E, ás vezes eu pensava:

Deus deve estar me

preparando pro culto de amanhÄ. Vai ser uma benÑÄo. Veja, a Bäblia diz: “Pois se eu oro numa längua desconhecida,

meu espärito ora

Edificando-vos á vÜs mesmos em vossa santässima fÉ, orando no Espärito Santo”. EntÄo, eu sabia que Deus estava me preparando e me aprontando para algo, mas eu pensei eu fosse meu culto de domingo. EntÄo, ás duas horas, aquela mulher doente mental foi trazida ao nosso presbitÉrio por sua irmÄ. Ela agia como um robÅ. Ela olhava para a frente como se estivesse no outro mundo, a nÄo ser pelo fato de que sua boca se movia continuamente, quase involuntariamente. Quando a irmÄ dela mencionou que eu era um pregador imediatamente, a mulher doente comeÑou a citar as Escrituras; a palavra simplesmente fluäa de sua boca, como Çgua de uma torneira,

seus olhos brilhavam o tempo todo. A palavra nÄo vinha de sua

” (I Cor. 14:14). E em Judas 20 estÇ escrito:

mente, pois ela estava impossibilitada mentalmente; a palavra vinha de seu espärito recriado, novamente nascido. Eu nunca havia visto ninguÉm assim antes, e eu nÄo sabia o

que fazer. Eu comentei:

deve realmente conhecer ao Senhor”. Quando eu disse isso, seus olhos brilhavam como fogo. Eu

estava bem em frente a ela e com os olhos brilhando ela se esticou

agarrou seus cabelos e comeÑou a puxÇ-los, gritando:

nÄo! NÄo! nÄo! Eu nÄo poderia conhecer Deus! NÄo! NÄo! NÄo! Eu cometi o pecado sem perdÄo! NÄo! NÄo!” E sua irmÄ teve de agarra- la e sacudä-la para tentar acalmÇ-la. Sua irmÄ finalmente a fez sentar-se numa cadeira, mas ela se sentou olhando para frente como se estivesse no outro mundo. Eu a olhava, mas ela nem piscava seus olhos estavam abertos e ela parecia que estava em transe. NÄo importa o que acontecesse ao

seu redor, ela se sentou lÇ e nÄo movia um mãsculo ou piscava um olho.

PÇg. 83 A irmÄ dela nos disse

“Eu perguntei ao diretor da

“qualquer um que cite as escrituras assim,

“nÄo, nÄo,

instituiÑÄo se sua condiÑÄo era incomum. å peculiar á minha irmÄ que ela pense ter cometido o pecado sem perdÄo? E ele disse: Oh nÄo. Noventa por cento das pessoas da instituiÑÄo pensam ter cometido o pecado sem perdÄo”. Isso nos revela que o diabo tem algo haver com atormentar pessoas nesta Çrea, dizendo-lhes que cometeram o pecado sem perdÄo _ o pecado para morte. Neste caso, a ministra tinha permitido a um espärito maligno para entrar em sai alma, e convenceu-a que ela havia cometido o pecado para a morte. Veja, se vocè comeÑar a pensar errado, isto abre uma porta para o

diabo entrar. DemÅnios, o diabo, e espäritos malignos tèm muito mais haver com esses problemas do que pensamos. Eu sabia que a mulher poderia estar doente da cabeÑa, da mente, simplesmente como poderia estar doente do estÅmago, significa que nÄo estÇ funcionando direito. Se uma pessoa estÇ doente da mente, significa que sua mente nÄo estÇ funcionando bem. EntÄo, eu sabia que esta mulher podia estar doente da mente apenas. Mas eu tambÉm sabia que um demÅnio poderia ter entrado

e tomado sua mente, e esta poderia ser a causa de sua insanidade. O demÅnio nÄo possuäa o espärito desta mulher; somente sua mente, porque ela havia aberto uma porta em sua mente, atravÉs do medo e da preocupaÑÄo. SatanÇs nÄo pode simplesmente se mover

e ocupar a mente ou corpo de um CristÄo, a menos que a pessoa lhe permita, abrindo-lhe uma porta atravÉs da ignorçncia ou

desobediència. Numa possessÄo demonäaca completa, o demÅnio teria possuädo-a espärito, alma e corpo. Mas ela era uma crista, entÄo

o diabo nÄo poderia tomar seu espärito a menos que ela

voluntariosamente negasse á Cristo, o que ela nÄo fizera. Como vocè vai lidar com alguÉm naquela condiÑÄo, particularmente quando vocè nÄo pode alcanÑar sua mente? Naquela hora, eu nÄo sabia. Nunca havia lidado com alguÉm assim. EntÄo, eu disse á minha esposa. “Vamos chamar irmÄ Sylvia”. A irmÄ Sylvia era uma leiga da nossa igreja, mas ela podia mover cÉus e teria pela oraÑÄo. Enquanto esperÇvamos, no carro para que irmÄ Sylvia se aprontasse, comecei á falar com Deus sobre

o que havia acontecido. Eu sabia que se a mulher estivesse doente apenas da mente, poderia orar por ela, ungi-la com Üleo e impor-lhe

as mÄos, e ela poderia ser curada.

PÇg. 84 Entretanto, eu sabia que se um espärito maligno era a causa

de sua insanidade, deveria ser “tratado” com a direÑÄo do Espärito

Santo. Eu disse ao Senhor que Ele teria de me ajudar. Eu nÄo sabia

o que fazer. Passei o tempo orando dessa maneira atÉ que a irmÄ Sylvia se aprontou, entÄo, todos voltamos ao presbitÉrio. Todos comeÑamos a orar a Deus pedindo-lhe direÑÄo por mais

de duas horas. NÄo estÇvamos orando contra o diabo; nem contra os

espäritos malignos. EstÇvamos buscando a Deus, por sua direÑÄo e como ministrar a esta mulher. Aqui estar mais uma coisa que vocè precisa entender. A oraÑÄo da fÉ nÄo funciona em toda situaÑÄo. Esta era uma situaÑÄo em que a oraÑÄo da fÉ nÄo iria funcionar porque esta mulher nÄo estava numa posiÑÄo de concordar mentalmente conosco e usar sua prÜpria fÉ. NÄo me entenda mal; a oraÑÄo da fÉ funcionarÇ nas devidas situaÑées. Mas quando a vontade de uma outra pessoa estÇ envolvida, vocè nÄo poderÇ orar sempre a oraÑÄo da fÉ, a menos que a pessoa concorde com vocè (Mateus 18:19). Antes que pudesse ministrar a oraÑÄo da fÉ a esta mulher, eu precisava de sua participaÑÄo e concordçncia, mas ela nÄo teria tal condiÑÄo por causa de sua mente. Assim sendo, sua libertaÑÄo nÄo poderia vir atravÉs da operaÑÄo de sua prÜpria fÉ. Algumas pessoas tentaram fazer a oraÑÄo da fÉ funcionar em toda situaÑÄo e toda circunstancia. E, em alguns casos, É como tentar colocar uma estaca quadrada num buraco redondo; nÄo vai funcionar. Em outras palavras, hÇ diferentes tipos de oraÑÄo, e cada uma delas possui regras para que seja realmente eficaz.

EntÄo, buscÇvamos a Deus por Sua direÑÄo; nÄo estÇvamos cedendo ao diabo ou tentando nos desviar de um demÅnio. NÜs precisÇvamos tomar a direÑÄo do Espärito Santo, entÄo sabäamos

como lidar com esta mulher louca. Temos de depender do Espärito Santo em situaÑÄo como estas. Freqêentemente lemos a Escritura: nÄo por forÑa nem por violència, mas pelo meu Espärito, diz o Senhor dos ExÉrcitos” (Zacarias 4:6), e ainda prosseguimos e tentamos algo por nossa prÜpria forÑa, poder e violència, e nada acontece. NÄo, teremos de aprender como depender da palavra de Deus, de Seus poder e forÑa, e de Seus Espärito para termos sucesso na vida. Realmente, quando confiamos em nosso prÜprio poder e forÑa, trabalhamos e trabalhamos e muito pouco realizamos. Mas se adorarmos o Grande á par da situaÑÄo para trabalhar para nÜs, Ele se levantarÇ com grandeza dentro de nÜs e nos darÇ iluminaÑÄo á nossas mentes e direÑÄo á nossos espäritos, o que nÄo conseguiremos obter de nenhuma outra fonte. E Ele sempre nos conduz em linha com a santa, escrita palavra de Deus. EntÄo, enquanto todos buscÇvamos a direÑÄo de Deus, eu orei; “Senhor, mostre-me como ministrar a esta mulher”. Quando disse

isso, a unÑÄo do Espärito Santo me disse:

Vai; fique enfrente á ela

e diga: saia, espärito imundo em nome de Jesus”. Eu estava relutante para fazer aquilo porque nunca estivera numa situaÑÄo como aquela antes. Quando nÄo obedeci á Deus a unÑÄo se retirou e me deixou , e nÄo havia nada que eu pudesse fazer. Veja, expulsar um demÅnio numa situaÑÄo dessa tem de ser feita sob a unÑÄo e poder do Espärito Santo.

EntÄo, o Espärito Santo me repreendeu pela desobediència. Eu

“Senhor, permita que aquela unÑÄo venha sobre

mim novamente, e eu obedecerei”. Eu sei que nÄo adiantaria ficar

atÉ dizendo:

e eu obedeci a Deus e disse ao espärito maligno:

imundo em nome de Jesus.”

disse ao Senhor:

“saia” sem a unÑÄo do Espärito Santo veio sobre mim,

saia, espärito

A mulher nÄo parecia diferente depois disso; ela parecia e agia como doente mental, como antes. Nada aconteceu que eu pudesse contar. Sua irmÄ a agasalhou e a levou para casa. Mas mesmo assim, nÄo havia uma mudanÑa perceptävel nela, eu sabia que ela estava liberta; mingãem me convenceria do contrÇrio.

Pág. 85 å aä que erramos, ás vezes. Eu sabia que o comando da fÉ havia sido pronunciado pela direÑÄo e unÑÄo do Espärito Santo e que a mulher havia sido liberta. Vè, quando o dom da fÉ estÇ operando, o Espärito Santo lhe, dÇ fÉ para fazer qualquer coisa que Ele diz para fazer e sempre funcionarÇ. Quando se trata de lidar cm demÅnios nas vidas de outras pessoas, como na situaÑÄo desta mulher, que estava impossibilitada de dar seu consentimento de cooperaÑÄo, vocè precisa da direÑÄo do Espärito Santo para agir. Se o Espärito Santo nÄo lhe diz para fazer nada, entÄo, vocè dÇ com os burros n’Çgua”. Entretanto, se as pessoas lhe pedem ajuda e lhe dÄo permissÄo, entÄo vocè pode exercer autoridade sobre o diabo em suas vidas, em nome de Jesus.(Marcos 16:17). Quando a pessoa É libertada, vocè precisa lhe ensinar como resistir ao diabo por si mesma É claro, para lidar com o diabo em sua prÜpria vida, vocè nÄo precisarÇ que outra pessoa repreenda o diabo por vocè. Se vocè se submete á Deus, vocè tem autoridade sobre o

diabo para lhe resistir, se posicionar contra ele, repreendè-lo, e ele tem que fugir Lucas 9:1; EfÉsios 6; 13; Tiago 4:7). Esta mulher foi liberta pelo comando da fÉ num sÇbado. Na

tarde segunda-feira seguinte, sua irmÄ retornou e disse:

orem minha irmÄ esta tendo um violento ataque, do mesmo jeito

daquela outra que ela teve no inicio, quando perdeu o juäzo.” Eu

“ what of it?” Aquela noticia me deixou perplexo embora

disse

estivesse calmo. Eu sabia exatamente o que estava acontecendo. Eu havia dito aquele demÅnio que ele tinha que partir, e ela sabia que tinha que ir. Ele estava apenas agitando esta mulher com violència e

estava saindo. Eu expliquei á sua irmÄ, lhe mostrando a passagem onde Jesus repreendeu o espärito imundo de uma pessoa, e o diabo agitando-o com violència e convulsionando-o, saiu. (Marcos 9:26). Eu disse a irmÄ, “ O diabo sabe que tem que partir entÄo estÇ sÜ agitando-a saindo dela. Depois deste ataque, ela vai ficar bem.” å exatamente isso que aconteceu. Quando o ataque acabou, a mente desta mulher estava completamente restaurada. Veja, quando o comando de fÉ É pronunciado pela unÑÄo e poder do Espärito Santo, nÄo traz, necessariamente resultados imediatos, mas sempre traz resultados. Pág. 86 No momento em que a mente desta mulher foi restaurada, era aquela mesma pessoa que sempre foi, e seu andar espiritual com Deus, voltou a ser o mesmo de antes. Ela nÄo se lembrava de

“por favor,

ter estado doente por dois anos e meio, nem que havia tentado se matar ou matar outras pessoas. Tudo aquilo, era um vácuo na sua memória. Pouco depois os médicos atestaram sua saúde e ela recebeu alta definitiva daquela instituição para doentes mentais. O espírito maligno havia tomado sua mente e trabalhado através de seu corpo, mas ela não possuía demônio algum em seu

espírito. Mas, uma vez na vida, ela cedeu a um espírito maligno que possuiu seus pensamentos, através de seu nervosismo e instabilidade. Ela permitiu que este espírito tomasse mais e mais terreno em seu pensar, e por ter cedido à ele, continuamente, o

espírito maligno finalmente pode possuir sua alma

sua mente,

vontade e emoções. Dezenove anos depois, procuramos saber dela, e estava liberta. Sua irmã nos disse: A mente dela é sadia. Ela tem um bom emprego e ensina na escola dominical.

Possessão completa espírito alma e corpo

Como vimos, uma pessoa pode ser oprimida, obsedada em sua alma; que é em sua mente ou plano emocional mesmo sendo Crista. E, mesmo Cristão pode ser oprimido por um demônio ou espírito maligno em seu corpo, operando de fora, ou dentro do corpo. Mas isto não é a mesma coisa que ser possuído pelo demônio. Lembre-se possessão total significa render o espírito, uma alma e corpo a um espírito maligno porque possui algo, significa ser dono de. Assim sendo, e´errado e anti-bíblico dizer que um cristão possa estar possesso por um espírito maligno. Certamente, nenhum cristão pode ter um demônio em seu espírito, ou se não, não poderia mais ser chamado de cristão. Temos de ser cuidadosos com nossa terminologia e definirmos o que estamos querendo dizer com certas expressões.

Também precisamos entender que há uma vasta diferença entre ser oprimido, influenciado por, cedido aos demônios ou obsedados por eles_ e em estar completamente possesso por demônios. Pág. 87 Na possessão total a pessoa submeteu todo o ser para ser possuído ou para fazer dos demônios, seus donos. E pelo fato de seu ser se compor de três dimensões, é espírito, tem uma alma e

vive num corpo

espärito, alma e corpo tenham sido tomados. A palavra grega que É traduzida por “possesso” tambÉm tem o

sentido de estar sob o jpoder e influencia de um demÅnio. Parece que o uso do termo endemoninhado tem um amplo significado, e inclui ser afligido, ou atÉ influenciado por demÅnios. Em sua ampla escala, estar endemoninhado inclui nÄo apenas possessÄo, mas tambÉm opressÄo e obsessÄo e pode realmente incluir qualquer atividade do diabo que influencia a raÑa humana. Em outras palavras, quando as pessoas estÄo oprimidas, obcecadas, e possuädas pelo diabo, estÄo “endemoninhadas” num sentido mais amplo, a palavra “endemoninhada” significa ser afetada pelas obras do diabo. Nosso pensamento nÄo se torna claro nesta linha, muitas vezes, porque nossos termos e significados nÄo sÄo claros. Por

exemplo, se alguÉm pergunta:

um diabo?” O que a pessoa, na verdade estÇ querendo perguntar É:

“pode um CristÄo ser endemoninhado?” Em outras palavras, pode um CristÄo ser oprimido, obcecado ou influenciado ou ter cedido á espärito maligno? Colocado desta maneira, a resposta É sim. Um cristÄo pode ser “endemoninhado”. Mas nÄo, um CristÄo nÄo poder ser

completamente

malignos. Certamente, o diabo poderia, eventualmente possuir qualquer parte de uma pessoa que continuamente cedesse a ele e lhe desse mais e mais acesso. Mais tarde, lhe mostrarei como isto se aplica ao CristÄo.

ós vezes mesmo completamente possuädo, pode haver grande possessÄo. Em outras palavras, um pode estar mais completamente controlado pelo diabo e outro pode estar menos. Uma pessoa estÇ parcialmente possuäda se somente sua alma estÇ possuäda por um espärito maligno. E atÉ mesmo na possessÄo parcial da mente ou alma, hÇ graus de possessÄo. Uma pessoa pode estar mais ou menos possuäda e controlada pelo diabo. Em outras palavras, uns podem estar mais no controle de suas faculdades que outros. PÇg. 88 Vamos observar o relato bäblico de uma completa possessÄo demonäaca. O louco de Gadara foi possuädo por um demÅnio. Espärito, alma e corpo. Quando Jesus me apareceu na visÄo de 1952, ele me falou longamente sobre este caso e possessÄo demonäaca com a qual se deparou quando estava na terra.

ele nÄo É totalmente possuädo a menos que seu

“um CristÄo pode ser possuädo por

espärito,

alma e corpo pelos espäritos

Marcos 5:1-20

1 E vieram para o outro lado do mar, na terra dos gadarenos.

2 E quando Ele saiu do barco, imediatamente um homem com UM ESPÍRITO IMUNDO o encontrou tendo saído das tumbas.

3 Que habitava entre as tumbas; e nenhum homem o podia prender,

nem com correntes:

4 porque ele havia sido muitas vezes amarrado com grilhões e

cadeias, e as cadeias tinham sido arrebentadas, por ele, e os grilhões quebrados em pedaços: nem homem algum o podia subjugá-lo.

5 E sempre, noite e dia, ela estava pelas montanhas, e nas

catacumbas, gritando e se cortando com pedras.

6 mas quando avistou Jesus de longe, ele correu e o adorou.

7 E gritou com alta voz, e disse, que tenho eu contigo, Jesus, filho de

Deus altíssimo? Te conjuro por Deus, que não me atormentes.

8 Porque lhe dizia, saia do homem, ESPÍRITO IMUNDO.

9 E ele lhe perguntou, Qual é o TEU NOME? E ele respondendo

disse: Meu nome é legião, pois somos muitos.

10 E lhe suplicaram para que os não mandasse para fora daquela

aldeia.

11 Havia ali, próximo das montanhas uma grande manada de porcos

pastando.

12 E todos os demônios lhe suplicaram dizendo, manda-nos para

aqueles porcos, para que entremos neles.

13 E imediatamente Jesus lhes deu permissão para partir. E os

ESPÍRITOS IMUNDOS saíram e entraram nos porcos: e a manada correu violentamente para o despenhadeiro e precipitou-se no mar,

(eram aproximadamente dois mil) e afogaram-se no mar.

14 E os que apascentavam os porcos fugiam, e contaram na cidade

e naquela província. E eles saíram para ver o que havia sido feito.

15 E vêem a Jesus, e aquele que era possuído pelo DIABO, e tinha a

legião, assentado, vestido e em seu juízo perfeito; e ficaram com

medo.

16 E os que viram isto contaram o que sucedera àquele que havia

sido possuído c/ o diabo, e com os porcos.

17 E lhe pediam que partisse de seu litoral.

18 E quando chegou à embarcação, aquele que havia sido possesso

com o diabo lhe pedia que pudesse estar com ELE.

19 Entretanto, Jesus não lho permitiu, mas lhe disse: vai para casa aos teus amigos, e dize-lhes quão grandes coisas o senhor tem feito por ti, e de como teve compaixão de ti. 20 E ele partiu, e começou a publicar em Decápolis quão grandes coisas Jesus havia feito por ele e todos se maravilhavam.

Temos muito que aprender com este relato, e podemos fazer interessantes observaÑées sobre louco de gadara, mas ä importante entender que este homem nÄo era CristÄo; ele nÄo havia jamais nascido de novo porque Jesus nÄo havia ido para a cruz para comprar a redenÑÄo da humanidade. Precisamos tambÉm, entender a diferenÑa entre um caso como este do louco de Gadara que evidentemente queria ser liberto, e uma pessoa que constantemente cede á satanÇs mais e mais nÄo deseja libertaÑÄo. Existe uma grande diferenÑa entre a pessoa que estÇ lutando para sair do domänio de satanÇs, para aquele que deliberadamente cede a satanÇs mais e mais e nÄo quer se ver livre do domänio de satanÇs. Eu sei, pela experiència que É relativamente fÇcil libertar aqueles que desejam ser livres; aqueles que desejam ser livre o podem ser. Mais raramente vocè conseguirÇ ajudar áqueles que continuamente e deliberadamente cedem ao poder de satanÇs e nÄo querem se libertar. PÇg. 89 O Senhor encontrou este louco de gadara com grande compaixÄo (Marcos 5:13) (Lucas 8:32). Imediatamente a aparència completa do homem foi mudada. Antes, havia sido um manäaco selvagem que rasgava suas roupas e se cortava com pedras, mas depois da ordem de Jesus, o homem estava normal: “E eles vem á Jesus, e ????? aquele que era possesso com o diabo, e tinha a legiÄo, assentado, vestido, e em SEU JUöZO PERFEITO: e temeram (Marc. 5:15). Quando o homem foi liberto, ele se apegou a Jesus, seu libertador. Ele queria ir com Jesus (Lucas 8:38). Mas Jesus imediatamente enviou este homem para fora para diz Mas Jesus imediatamente enviou este homem para fora para dizer a seus amigos o que Jesus havia feito por ele. (Lucas 8:39). Jesus sabia que para o prÜprio bem deste homem, ele precisava comeÑar a servir ao Senhor. Jesus sabia que o homem precisava desta disciplina de confissÄo e testemunho para crescer nesta nova fÉ que encontrou, entÄo, ele enviou o homem para espalhar as boas novas do evangelho em sua prÜpria cidade natal:

Jesus

coisas o Senhor fez por ti, e que teve compaixÄo de ti” (Mar. 4:19). Jesus sabia que todo o avanÑo este homem, no seu caminhar na luz, lhe daria certeza e forÑa em seu novo caminhar com o Senhor. Devemos confiar atÉ aos mais novos convertidos as mais ousadas e difäceis tarefas. Isto fortalece seu testemunho CristÄo e os fortalece na fÉ. NÄo estou dizendo que coloquemos aqueles recÉm- salvos ou libertos em posiÑÄo de autoridade. Entretanto, crentes novos realmente precisam se envolver em tarefas e testemunhar ousadamente o que o Senhor fez ????? lhes fez. Qualquer um que tenha sido liberto da enfermidade, influencia demonäaca, ou qualquer outra escravidÄo satçnica fariam muito bem se lembrar de seu inicio. å especialmente importante para aqueles que tenha sido libertos da escravidÄo de satanÇs, imediatamente, entrar na disciplina de confissÄo, testemunho, e trabalho, pois isto irÇ lhes fortalecer-lhe imensamente, a falarem com ousadia sobre o poder libertador do Senhor. Jesus tambÉm sabia de antemÄo que toda regiÄo de decÇpolis seria impactada pelo testemunho deste ãnico homem e prepararia o caminho para sua visita áquela regiÄo: “E ele (o homem) partiu e comeÑou a publicar em DecÇpolis quÄo grandes coisas Jesus havia feito por ele: e todos se maravilhavam” (Marcos 5:20).

lhe disse, vÇ aos teus amigos, e conta-lhes quÄo grandes

Aparentemente, os casos de insanidade tem ainda a mesma natureza e causa como nos dias de Jesus. Nos dias de Jesus insanidade era uma questÄo de atividade demonäaca direta ou indiretamente. No caso deste homem em particular, a presenÑa real de um espärito maligno era a causa direta da insanidade deste homem. Agora, voltemos e notemos, detalhadamente, vÇrios elementos-chave encontrados nesta passagem de Marcos 5. Em Marcos 5:13, os espäritos malignos sÄo chamados de espäritos

imundos: “E os espäritos imundos

NÄo hÇ espärito maligno “limpo”. Como seres espirituais caädos, sÄo todos imundos de natureza. EntÄo generalizando, “um espärito imundo” indica a natureza de um espärito maligno. Que É um ser espiritual, eterno, caädo. Falando especificamente, entretanto, espärito imundo refere-se á seu tipo ou espÉcie, como no caso do louco de Gadara. Outro elemento-chave percebido em Marcos, capätulo 5 e que quando os espäritos malignos fÇ nÄo podem mais oprimir incorporar-

entraram nos porcos ”

se ou possuir este homem, como segunda escolha, eles procuram

incorporar-se em animais

permissÄo para entrar nos porcos (Marcos 5:12).

Como eternas personalidades do mal, se espäritos malignos se incorporam no homem, eles transformam o homem no que eles sÄo. Em outras palavras, uma pessoa tomarÇ o carÇter e personalidade do tipo ou espÉcie do espärito maligno que estiver lhe influenciando. Pág. 90 Eu disse que em seu amplo sentido o termo “espärito imundo” referem a espäritos de natureza caäda. Mas usado em sentido especifico em Marcos 6, o termo “espärito imundo” se refere ao tipo ou espÉcie de espärito maligno: referindo-se a sua espÉcie,

Jesus disse:

ESPöRITO IMUNDO (Marcos 5:8).

estes demÅnios pediram a Jesus

Pois ele (Jesus) lhe disse, saia do homem, TU

Sabemos que este nÄo era o homem do espärito, porque no

“O

espärito maligno respondeu:

å obvio que este homem tomou as caracterästicas do espärito imundo. O espärito imundo fez com que este homem rasgasse suas roupas, vagasse nu, e se cortasse com pedras (Marcos 5:5; Lucas 8:27). å provÇvel que este espärito maligno se tenha manifestado atravÉs deste homem em conexÄo com o apetite sexual do homem. Este homem era provavelmente um masoquista, se provendo de

versäculo 9, Jesus perguntou seu nome: qual É o teu nome?

meu nome É LegiÄo

(Marcos 5:9).

prazer sexual sofrendo dor fäsica. Vemos que este espärito maligno fez com que o louco de Gadara adquirisse suas caracterästicas, porque assim que foi liberto

eles vèm a

Jesus e see aquele que era possesso com o diabo assentado, e

vestido e em seu juäzo perfeito

TambÉm, quando este homem teve seu juäzo restaurado ele se assentava aos pÉs de Jesus para ouvi-lo. As pessoas que sÄo libertas de satanÇs e do pecado sÄo restauradas a seu juäzo (mente) perfeito e comeÑam a se assentar aos pÉs de Jesus para aprender dele.

Outros elementos importante nesta passagem É encontrado

e restaurado ao seu juäzo perfeito, ele colocou roupas:

(Marcos 5:15).

em Marcos 5:2. somente um demÅnio efetua a possessÄo. Neste que

a Bäblia diz:

tumbas saiu ao seu encontro um homem com um ESPöRITO imundo.” A palavra “espärito” estÇ no singular. å a primeira evidència que temos que sÜ um espärito efetua a possessÄo. Pág. 91 Logo depois de seu encontro com este homem, Jesus

saia do homem, tu

disse ao espärito imundo para sair do homem “

quando ele (Jesus) saiu do barco, imediatamente, das

ESPöRITO IMUNDO (Marcos 5:8). Mas o espärito imundo nÄo saiu do

Qual É o teu nome?”O espärito

imundo respondeu: “

Isto indicava que um sÜ espärito havia efetuado a possessÄo e

era um espärito imundo chamado legiÄo, e pelo seu nome, sabemos que trazia consigo muitos outros espäritos para habitar no homem. Que confirmaÑÄo mais, temos de que sÜ um espärito efetuou e possessÄo no homem? Em Marcos 5:5 a passagem diz: “E vieram a Jesus, vèem aquele que era POSSESSO COM O DIABO, E TINHA

A

Em outras palavras, toda a legiÄo nÄo possuäa o

homem. EntÄo Jesus perguntou: “

meu NOME É legiÄo: pois somos muitos” (v9).

LEGIìO

”.

homem, embora a legiÄo de demÅnios estava no homem tambÉm.

SÜ um demÅnio efetuou a possessÄo, e trouxe consigo uma legiÄo

de outros demÅnios. å muito comum nÄo É possävel ser possuädo por

uma legiÄo inteira de demÅnios. Jesus disse: É sempre um governante das trevas deste mundo que possui uma pessoa, e neste caso, o louco de Gadara. Alguns disseram que dois mil demÅnios o possuäram, mas nÄo estÇ correto.

Pág. 92 Leia a passagem de novo. Apenas um daqueles espäritos malignos efetuou a possessÄo e sempre É assim. O que toma permitirÇ que outros entrem, mas apenas um sempre possui uma pessoa; Entretanto biblicamente sobre espäritos malignos.

Mateus 12:43-45

43 quando o espírito imundo tem saído do homem , ele anda

por lugares áridos, procurando descanso, e não encontra.

44 Então diz, retornarei para minha CASA de onde saí, e quando

é vindo, encontra-a varrida e adornada.

45 Então, vai, e leva consigo sete espírito piores do que ele, e

entram e habitam ali

Primeiro de tudo, note o que o espärito imundo disse no

versäculo 44: “

e quando volta, a encontra vazia, varrida e adornada.” Ainda que nÄo saibamos ainda a origem de espäritos malignos, sabemos que sÄo eternos seres, caädos ou personalidades malignas.

EntÄo diz, eu voltarei para minha casa de onde saä;

1. Como personalidades, demÅnios podem falar: EntÄo ele (o espärito

imundo) diz

estÇ completamente possessa, o demÅnio pode falar atravÉs dela.”

2. Como personalidades, demÅnios podem pensar e tèm vontade:

(Mateus 12:42). O espärito

maligno fez a decisÄo de retornar a seu antigo lugar de habitaÑÄo.

3. Como personalidades, os demÅnios podem se comunicar com

outros espäritos malignos: “EntÄo vai, e LEVA CONSIGO sete outros

espäritos mais perversos do que ele

EU RETORNAREI para minha casa

“(Mateus 12:44). Jesus me disse: “quando a pessoa

(Mateus 12:45)”.

Quando o espärito maligno volta para o que ele chama de sua “casa” – o homem do queal anteriormente saiu conseguiu sete outros espäritos para habitar no homem com ele. Isto indica uma certa inteligència mas classes de espäritos malignos. E a lista em EfÉsios 6: 12 nos mostra que o diabo estÇ bem arregimentado em sua obra porque vemos classe e divisÄo no reino de satanÇs. Mateus 12 tambÉm nos mostra que satanÇs É persistente em ataques. O diabo nÄo cessa suas manobras contra nÜs: “EntÄo ele ”

(os espärito maligno) diz, Voltarei para minha casa de onde saä

(Mateus 12:44). O diabo sempre tentarÇ voltar depois de ter sido expulso de uma pessoa. Ele se esforÑa para voltar direto para a “casa” de onde saiu, e ele sempre continuarÇ com seus ataques para instigar a pessoa a errar para trazer doenÑa e enfermidade sobre ele. Podemos ver este princäpio em aÑÄo, no caso de uma pessoa nÄo-salva, se ela se salva, o diabo sempre vai tentar voltar para sua vida, satanÇs tenta fazer com que novos-convertidos cometem os

mesmos erros de antes de ter sido salvos, muitas vezes tentando influenciÇ-lo a voltar a seu estilo de vida anterior. å por isso que novos-convertidos devem ser enraizados e “plantados” solidamente na Palavra de Deus. EntÄo, podem resistir ás armadilhas do diabo. TambÉm podemos ver este princäpio em Mateus 12:43-45 agindo na vida de uma pessoa que foi liberta de doenÑa ou enfermidade. A Bäblia chama a doenÑa e a enfermidade de opressÄo satçnica (Atos 10:38). Muitas vezes o diabo tenta colocar a mesma doenÑa ou enfermidade de volta em alguÉm que jÇ foi curado:

“EntÄo vai, e toma consigo sete outros espäritos mais perversos do que ele, e entram e habitam ali: e o õLTIMO ESTADO daquele ”

homem TORNA-SE PIOR QUE ANTES

Claro, nem todo caso de doenÑa ou enfermidade É causado pela presenÑa direta de um espärito maligno. Mas, ás vezes a doenÑa

(Mateus 12:45).

ou enfermidade é o resultado da presença de um espírito maligno que está intensificando a aflição. É por isso que não basta expulsar um espírito maligno de uma

pessoa que é afligida com doença ou enfermidade se está reforçado

a condição. A pessoa deve ser ensinada na Palavra para que possa

resistir ao diabo por si, porque satanás sempre tentará retornar com

a mesma enfermidade, doença, condição ou pecado. Então o crente deve ser ensinado não só como se libertar pela Palavra de Deus, ele deve ser ensinado como permanecer livre apropriando-se da Palavra, por ele mesmo. A palavra de Deus é nossa proteção contra as ciladas e estratégias do diabo. Pág. 94 É por isso que é tão importante no lidar com influências demoníacas na bida do Cristão, sermos especialmente cuidadosos em ministrarmos-lhes a Palavra. Os cristãos precisam saber quem são em Cristo e sobre a autoridade que possuem neste Nome (João 14:13,14; Filipenses 2:9,10). De outra maneira, estamos praticando um ato de injustiça e expulsando um espírito de suas mentes e

corpos, porque a Bíblia diz que podem acabar sete vezes pior do que estavam antes. Os crentes, simplesmente, precisam tomar seu lugar de autoridade em Cristo. Os crentes não precisam estar continuamente correndo do diabo ou sofrendo ataques consecutivos em sua mente

e corpo. A autoridade dos crentes em Cristo é um lugar de vitória e

triunfo muito acima de principados e potestades! Como Cristão, estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo, e sendo assim olhamos para baixo, para satanás e suas hostes de um lugar de triunfo, não de medo ou derrota (Efésios 1:3;

2:5,6). E se vamos lidar biblicamente com reino das trevas, precisamos sempre ter consciência da posição como co-herdeiros com Cristo. É uma posição de autoridade em Cristo sobre o diabo e todas suas obras e operações contra nós.

Pág. 95

Capítulo 5

Pode um Cristão ter um demônio?

Pode um cristão ter um demônio? Este é um assunto que gera grande debate no mundo Cristão. Eu tenho ouvido de alguns comentários que alguns pregadores têm feito que me fizeram tremer por dentro porque o que eles diziam não tinha base nas escrituras sagradas. Eles deixam a impressão que todos os cristãos tem

demÅnios dentro de si, que precisam freqêentemente ser expulsos. Isto É errado por muitas razées. Primeiro, um cristÄo nÄo pode ter um demÅnio em seu espärito. å impossävel um cristÄo maduro teria que negar a Cristo desejosamente, premeditadamente antes de permitir a um demÅnio ter acesso ao seu espärito, porque se ele É um cristÄo, o Espärito Santo, nÄo um demÅnio, habita em seu espärito. Se um cristÄo amadurecido negasse a Cristo, ele deixaria de ser cristÄo, porque a palavra cristÄo significa igual a Cristo. Significa que a vida e natureza de Cristo habitam no espärito de alguÉm. (2 Cor. 5:17) A razÄo pela qual É impossävel para um cristÄo ter um espärito maligno em seu espärito É que o espärito do jÇ foi recriado pelo Espärito Santo ( 2 Cor. 5:17). Assim sendo, o espärito do cristÄo torna o lugar de habitaÑÄo do espärito maligno (JoÄo 14:23; I Cor. 6:17) e nÄo pode ser tambÉm a habitaÑÄo de um espärito maligno (2 Cor. 6:14-16; Tiago 3:11,12). Aqueles que dizem que um cristÄo pode “ter” um demÅnio nÄo explica seus termos propriamente; eles nÄo dividem o homem corretamente. NÄo reconhecem que aquele homem É um espärito; ele tem uma alma; e vive num corpo. Eles nÄo esclarecem como um demÅnio pode estar afetando a alma ou corpo de uma pessoa, e nÄo estar no espärito dela. Dizer que um cristÄo pode ser oprimido ou possuädo no corpo ou alma por um demÅnio É uma coisa. Sim, um cristÄo pode ser oprimido e possuädo no corpo e alma por um demÅnio. Mas outra coisa É dizer que um cristÄo pode ser possuädo no espärito, alma e corpo por um demÅnio. TambÉm, cristÄos nÄo possuem demÅnios nem sÄo oprimidos ou possuädos por demÅnios. Estes eñum ensinamento extremo e deveria ser evitado. Ensinamentos exagerados em qualquer Çrea nÄo sÄo bäblicos. Pág. 96 Na verdade, nÄo houve uma ãnica pessoa que tenha sido liberta de um demÅnio, nos quatro evangelhos, que fosse um cristÄo. Eles nÄo poderiam ter sido cristÄos, isto É, nascidos de novo pelo sangue de Jesus, porque Jesus nÄo tinha morrido ainda e conseqêentemente derramado seu sangue pela humanidade. Muitas pessoas eram seguidoras, discäpulas de Jesus atÉ que o novo nascimento se tornou acessävel a eles depois de sua morte, sepultamento e ressurreiÑÄo. Eles tinham uma nota promissÜria de sua salvaÑÄo atÉ que o novo nascimento se tornou disponävel a eles.

Mas nos evangelhos, aqueles que foram libertos de espäritos

imundos nÄo eram ainda nascido de novo

Para se fazer um balanÑo bäblico sobre a ativaÑÄo de demÅnios

eles nÄo eram cristÄos.

na vida dos crentes, estude os evangelhos para descobrir o que Jesus instruiu os discäpulos sobre expulsar demÅnios. Alguma vez jÇ expulsou demÅnios dos seus doze discäpulos? NÄo. Jesus ensinou seus discäpulos a expulsarem demÅnios uns dos outros? NÄo. Antes de Jesus subir aos cÉus, ele deu aos seus discäpulos uma fÜrmula de expulsar demÅnios de outros crentes? NÄo.] AtÉ mesmo em Atos dos ApÜstolos, aqueles que foram libertos de demÅnios nÄo eram cristÄos. De fato, nÄo hÇ nenhum registro em lugar algum na Bäblia de algum espärito maligno sendo expulso de um cristÄo ou de um cristÄo sendo possuädo por um demÅnio. Isso nÄo significa que um cristÄo nÄo possa ter um espärito mal afligindo-o ou cercando-o. situaÑÄo esta da qual tenho sempre falado. A prÜpria Bäblia diz que a doenÑa e enfermidade sÄo resultado de opressÄo satçnica (Atos 10:38). Por exemplo, ás vezes lidando com doenÑa numa pessoa, descobri que tenho que lidar com demÅnios que estÄo afligindo e oprimindo o corpo daquela pessoa. ís vezes, nÄo sempre, hÇ uma presenÑa real de um espärito imundo naquele corpo reforÑando a doenÑa ou enfermidade. Deve se lidar com isso com o poder do Espärito Santo para que a pessoa seja curada. Quando o demÅnio É expulso, a pessoa fica bem. Por outro lado, hÇ casos de pessoas que estavam doentes, mas nÄo careciam de libertaÑÄo. SÜ precisam de cura. Sendo assim, nÄo podemos criar regras rigorosas nesta Çrea. Temos que nos apoiar na orientaÑÄo do Espärito Santo para saber se uma doenÑa ou enfermidade estÇ sendo causada pela real presenÑa de um espärito maligno. Um, cristÄo assim como uma pessoa nÄo salva, pode ter