Вы находитесь на странице: 1из 8

AMARELA

EFOMM-2008
PROVA DE PORTUGUS EFOMM 2008
Leia atentamente o seguinte texto: So Bernardo (Graciliano Ramos)

AMARELA

Conheci que Madalena era boa em demasia, mas no conheci tudo de uma vez. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. E, falando assim, compreendo que perco o tempo. Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forado a escrever. Quando os grilos cantam, sento-me aqui mesa da sala de jantar, bebo caf, acendo o cachimbo. s vezes as idias no vm, ou vm muito numerosas e a folha permanece meio escrita, como estava na vspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. No vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel. Emoes indefinveis me agitam inquietao terrvel, desejo doido de voltar, tagarelar novamente com Madalena, como fazamos todos os dias, a esta hora. Saudade? No, no isto: desespero, raiva, um peso enorme no corao. Procuro recordar o que dizamos. Impossvel. As minhas palavras eram apenas palavras, reproduo imperfeita de fatos exteriores, e as dela tinham alguma coisa que no consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse at ficarmos dois vultos indistintos na escurido. L fora os sapos arengavam, o vento gemia, as rvores do pomar tornavam-se massas negras. Casimiro! Casimiro Lopes estava no jardim, acocorado ao p da janela, vigiando. Casimiro! A figura de Casimiro Lopes aparece janela, os sapos gritam, o vento sacode as rvores, apenas visveis na treva. Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: no quero luz. O tique-taque do relgio diminui, os grilos comeam a cantar. E Madalena surge no lado de l da mesa. Digo baixinho: Madalena! A voz dela me chega aos ouvidos. No, no aos ouvidos. Tambm j no a vejo com os olhos. Estou encostado mesa, as mos cruzadas. Os objetos fundiram-se, e no enxergo sequer a toalha branca. Madalena... A voz de Madalena continua a acariciar-me. Que diz ela? Pede-me naturalmente que mande algum dinheiro a mestre Caetano. Isto me irrita, mas a irritao diferente das outras, uma irritao antiga, que me deixa inteiramente calmo. Loucura estar uma pessoa ao mesmo tempo zangada e tranqila. Mas estou assim. Irritado contra quem? Contra mestre Caetano. No obstante ele ter morrido, acho bom que v trabalhar. Mandrio! A toalha reaparece, mas no sei se esta toalha sobre que tenho as mos cruzadas ou a que estava aqui h cinco anos. Rumor do vento, dos sapos, dos grilos. A porta do escritrio abre-se de manso, os passos de seu Ribeiro afastam-se. Uma coruja pia na torre da igreja. Ter realmente piado a coruja? Ser a mesma que piava h dois anos? Talvez seja at o mesmo pio daquele tempo. Agora seu Ribeiro est conversando com d. Glria no salo. Esqueo que eles me deixaram e que esta casa est quase deserta. Casimiro!

AMARELA

11 de 18

AMARELA

AMARELA

EFOMM-2008

AMARELA

Penso que chamei Casimiro Lopes. A cabea dele, com o chapu de couro de sertanejo, assoma de quando em quando janela, mas ignoro se a viso que me d atual ou remota. Agitam-se em mim sentimentos inconciliveis: encolerizo-me e enterneo-me; bato na mesa e tenho vontade de chorar. So Bernardo, Rio de Janeiro, Record, 1983. Lido o texto, observe atentamente cada quesito e assinale somente UMA alternativa correta em cada questo.

21a Questo:
Este fragmento de So Bernando, de Graciliano Ramos, evidencia um narrador (A) (B) (C) desejoso de manter-se emocionalmente distanciado do drama de Madalena. isento de crtica social, embora cheio de compaixo pelos desfavorecidos. ciente de sua identidade solitria, evocando uma imagem de constante sofrimento.

(D) determinado a buscar um permanente desencontro com o passado. (E) com uma certa pobreza em sua vida rotineira, contrastando com a riqueza de seu mundo interior.

22a Questo:
O texto So Bernardo, de Graciliano Ramos, apresenta-se de forma, predominantemente, ( A ) narrativa, com narrador em terceira pessoa. ( B ) narrativa, com narrador em primeira pessoa. ( C ) descritiva, sobretudo nos trs primeiros pargrafos. ( D ) descritiva, sobretudo nos trs ltimos pargrafos. ( E ) dissertativa, pois se apia em argumentos encadeados.

AMARELA

12 de 18

AMARELA

AMARELA
23a Questo:

EFOMM-2008

AMARELA

O narrador-personagem, em vrios trechos do fragmento de So Bernardo, confunde a realidade com a imaginao, com o devaneio de suas lembranas. Essa afirmativa se evidencia nestas passagens, EXCETO em: (A) (B) (C) Esqueo que eles me deixaram e que esta casa est quase deserta. Uma coruja pia na torre da igreja. Ter realmente piado a coruja? A toalha reaparece, mas no sei se esta toalha sobre que tenho as mos cruzadas ou a que estava aqui h cinco anos. (D) Quando os grilos cantam, sento-me aqui mesa da sala de jantar, bebo caf, acendo o cachimbo. (E) Irritado contra quem? Contra mestre Caetano. No obstante ele ter morrido, acho bom que v trabalhar.

24a Questo:
Analisando o texto de Graciliano Ramos, podemos inferir que este fato ocorreu (A) (B) (C) (D) (E) ao cair da noite, remetendo-se a cinco anos anteriores. ao meio-dia, em tempos passados. pela manh, remetendo-se a dois anos transcorridos. ao amanhecer, remetendo-se a dcadas anteriores. durante a madrugada, em tempo atual.

25a Questo:
A presena de Madalena, solicitando que envie dinheiro ao mestre Caetano, desencadeia no narrador a dualidade destes sentimentos: (A) inquietao e tristeza. (B) (C) raiva e angstia. satisfao e raiva.

(D) intranqilidade e dio. (E) calma e irritao.

AMARELA

13 de 18

AMARELA

AMARELA
26a Questo:

EFOMM-2008

AMARELA

Ao longo deste fragmento de So Bernardo, o narrador se dedica a uma determinada atividade. Identifique-a dentre as alternativas abaixo. (A) (B) (C) (D) (E) Registrar numa narrativa, dia aps dia, as suas memrias. Meditar sobre suas possibilidades de vida futura. Dialogar com alguns de seus empregados. Relembrar sua relao com a natureza e com Madalena. Relembrar Madalena, para aceitar suas idias e aes.

27a Questo:
O perodo que encerra um predicado verbo-nominal encontra-se na alternativa: (A) A cabea dele, com o chapu de couro de sertanejo, assoma de quando em quando janela... (B) (C) ...uma irritao antiga, que me deixa inteiramente calmo. ...as rvores do pomar tornavam-se massas negras...

(D) ...minhas palavras eram apenas palavras, reproduo imperfeita de fatos exteriores... (E) ... e nunca se revelou inteiramente.

28a Questo:
Em uma das passagens abaixo, verifica-se a presena de um verbo intransitivo. Assinale a alternativa em que ele aparece. (A) (B) (C) Releio algumas linhas, que me desagradam. Emoes indefinveis me agitam... ...tagarelar novamente com Madalena, como fazamos todos os dias, a esta hora.

(D) Procuro recordar o que dizamos. (E) Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse...

AMARELA

14 de 18

AMARELA

AMARELA
29a Questo:

EFOMM-2008

AMARELA

As oraes abaixo foram devidamente analisadas sintaticamente, EXCETO: (A) (B) A voz de Madalena continua a acariciar-me. (Orao absoluta) A cabea dele, com o chapu de couro de sertanejo, assoma de quando em quando janela, mas ignoro... (Orao subordinada adverbial temporal) (C) Esqueo que eles me deixaram e que esta casa est quase deserta. (Oraes subordinadas substantivas objetivas diretas coordenadas entre si) (D) O tique-taque do relgio diminui, os grilos comeam a cantar. (Orao coordenada assindtica) (E) Casimiro Lopes estava no jardim, acocorado ao p da janela, vigiando. (Orao principal)

30a Questo:
Em outra construo de Graciliano Ramos: E eu vou ficar aqui, s escuras, at no sei que hora..., a expresso sublinhada recebe o acento indicativo de crase pela mesma razo das seguintes construes, EXCETO em ( A ) Quando os grilos cantam, sento-me aqui mesa da sala de jantar... ( B ) s vezes as idias no vm... ( C ) A figura de Casimiro Lopes aparece janela... ( D ) Estou encostado mesa, as mos cruzadas. ( E ) A cabea dele, com o chapu de couro de sertanejo, assoma de quando em quando janela...

31a Questo:
A palavra ou expresso sublinhada que NO se classifica como advrbio, encontra-se na alternativa: (A) (B) (C) (D) (E) Conheci que Madalena era boa em demasia, mas... Para senti-las melhor, eu apagava as luzes... Digo baixinho: A porta do escritrio abre de manso... e a folha permanece meio escrita, como estava na vspera.

AMARELA

15 de 18

AMARELA

AMARELA
32a Questo:

EFOMM-2008

AMARELA

possvel a colocao de uma vrgula na alternativa: (A) (B) (C) (D) (E) E, falando assim, compreendo que perco o tempo. s vezes as idias no vm, ou vm muito numerosas... Conheci que Madalena era boa em demasia, mas no conheci tudo de uma vez. Procuro recordar o que dizamos. As minhas palavras eram apenas palavras, reproduo imperfeita de fatos exteriores...

33a Questo:
A palavra sublinhada que se acentua por regra diferente das demais encontra-se na alternativa: (A) (B) (C) (D) (E) ... deixava que a sombra nos envolvesse at ficarmos dois vultos distintos na escurido. Tambm j no a vejo com os olhos. Ter realmente piado a coruja? A cabea dele, com o chapu de couro de sertanejo... Esqueo que eles me deixaram e que esta casa est quase deserta.

34a Questo:
Assinale a alternativa em que se analisou INCORRETAMENTE a classe gramatical do termo sublinhado. (A) (B) (C) (D) (E) ... a folha permanece meio escrita, como estava na vspera. (advrbio de intensidade) Procuro recordar o que dizamos. (pronome demonstrativo) Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. (advrbio de tempo) Talvez seja at o mesmo pio daquele tempo. (palavra denotativa de incluso) A porta do escritrio abre-se de manso, os passos de seu Ribeiro afastam-se. (pronome possessivo)

35a Questo:
Assinale a alternativa que apresenta efetivamente um perodo composto. (A) No vale a pena tentar corrigi-las. (B) (C) (D) (E) ...os grilos comeam a cantar. A voz de Madalena continua a acariciar-me. Agora seu Ribeiro est conversando com d. Glria no salo. Afasto o papel.

AMARELA

16 de 18

AMARELA

AMARELA
36a Questo:

EFOMM-2008

AMARELA

As minhas palavras eram apenas palavras, reproduo imperfeita de fatos exteriores, e as dela tinham alguma coisa que no consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes.... Assinale, dentre as alternativas abaixo, os termos desse mesmo trecho a que se referem, respectivamente, os elementos coesivos em destaque. (A) (B) (C) (D) (E) exteriores / palavras/ luzes palavras / alguma / luzes exteriores / coisa / palavra palavras / alguma coisa / palavras palavras / coisa / luzes

37a Questo:
O texto de Graciliano Ramos, alm do domnio vocabular e sinttico da lngua, apresenta marcas de coeso. O conector que estabelece uma relao de oposio entre duas idias est presente em (A) Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. (B) (C) Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher... ...a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste.

(D) s vezes as idias no vm, ou vm muito numerosas... (E) Isto me irrita, mas a irritao diferente das outras...

38a Questo:
...se me escapa o retrato de minha mulher, para que serve esta narrativa?. Esse termo sublinhado apresenta a mesma funo sinttica que os termos em destaque, EXCETO em (A) As minhas palavras eram apenas palavras... e as dela tinham alguma coisa que no consigo exprimir. (B) (C) (D) (E) A voz de Madalena continua a acariciar-me. Que diz ela? ... uma irritao antiga, que me deixa inteiramente calmo. ...no sei se esta toalha sobre que tenho as mos cruzadas... Uma coruja pia na torre da igreja. Ter realmente piado a coruja?

AMARELA

17 de 18

AMARELA

AMARELA
39a Questo:

EFOMM-2008

AMARELA

Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: no quero luz. Os dois pontos, presentes no segundo perodo, esto ocupando o lugar de um conectivo, que NO poderia ser (A) (B) (C) (D) (E) pois. porquanto. portanto. visto que. j que.

40a Questo:
Irritado contra quem? Contra mestre Caetano. No obstante ele ter morrido.... A expresso que, mantendo-lhe o sentido, substitui corretamente o termo sublinhado (A) (B) (C) (D) (E) a despeito de. por. em razo de. embora. em vista de.

AMARELA

18 de 18

AMARELA

Вам также может понравиться