Вы находитесь на странице: 1из 8

Martin Heidegger

Martin Heidegger
Martin Heidegger Filosofia do sculo XX

Nome completo Escola/Tradio: Data de nascimento: * Local: Data de falecimento * Local: Influnciado por:

Martin Heidegger Fenomenologia Hermenutica Existencialismo 26 de Setembro de 1889

Mekirch, Baden, Alemanha 26 de Maio de 1976(86anos)

Freiburg im Breisgau, Baden-Wrttemberg, Alemanha Anaximandro Heraclito Parmnides Plato Aristteles Santo Agostinho de Hipona Duns Escoto Kant Hlderlin Hegel Schelling Kierkegaard Dilthey Ortega y Gasset Brentano Nietzsche Husserl Rilke Jaspers Trakl Jnger Agamben Arendt Blumenberg Bultmann Derrida Dreyfus Foucault Gadamer Lacan Lwith Marcuse Merleau-Ponty Ricoeur Rorty Sartre Sloterdijk Stiegler Strauss Tillich Vattimo Portal Filosofia

Influncias:

Martin Heidegger (Mekirch, 26 de Setembro de 1889 Friburgo, 26 de Maio de 1976) foi um filsofo alemo. um dos pensadores fundamentais do sculo XX - ao lado de Bertrand Russell, Wittgenstein, Adorno e Michel Foucault - quer pela recolocao do problema do ser e pela refundao da Ontologia, quer pela importncia que atribui ao conhecimento da tradio filosfica e cultural. Influenciou muitos outros filsofos, dentre os quais Jean-Paul Sartre.

Martin Heidegger

Biografia
Nascido na pequena cidade de Mekirch, distrito de Baden, no interior da Alemanha. Inicialmente quis ser padre e chegou mesmo a estudar em um seminrio. Depois, estudou na Universidade de Friburgo, com Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Em 1916, como tese de habilitao ao ensino universitrio, publicou A Doutrina das Categorias e do Significado em Duns Escoto. Mais tarde descobrir-se-ia que a obra de Escoto considerada por Heidegger, isto , a Gramtica Especulativa no era de Duns Escoto. Mas isso no tinha muita relevncia no pensamento de Heidegger, j que o seu trabalho, com os interesses metafsicos e teolgicos que dominam, mais terico do que histrico.

A cabana onde Heiddeger escreveu a maior parte de Ser e Tempo

Nesse meio tempo Husserl foi chamado a ensinar em Freiburg e Heidegger o seguiu como assistente. Professor por alguns anos na Universidade de Harburgo, em 1929 Heidegger sucedeu Husserl na ctedra de filosofia em Friburgo, dando sua aula inaugural sobre O que a Metafsica?. Desse mesmo ano o ensaio Sobre a Essncia do Fundamento, bem como o livro Kant e o Problema da Metafsica. Em 1927, porm, sara o trabalho fundamental de Heidegger, Ser e Tempo. A obra seria seguida de uma segunda parte, que, no entanto, no apareceu, j que os resultados alcanados na primeira parte impediam o seu desenvolvimento. Ser e Tempo dedicado a Husserl, que posteriormente no aprovou a obra, o que ocasionou o rompimento entre ambos. Heidegger, no entanto, afirmava trabalhar com o mtodo fenomenolgico. Heidegger inscreveu-se no partido Nazi (NSDAP) em 1 de Maio de 1933 (ano da chegada ao poder de Adolf Hitler), tendo posteriormente sido nomeado reitor da Universidade de Freiburg, pronunciando o discurso A Auto-afirmao da Universidade Alem. Porm, pouco depois se demitiu do cargo de reitor, sendo pressionado por outros professores da universidade, que tentavam boicotar o Partido Nazista para o qual Heidegger emprestou sua credibilidade. Martin Heidegger teve como aluna a judia Hannah Arendt, que se tornou tambm uma importante filsofa do sculo XX, com quem se envolveu amorosamente.

Martin Heidegger

Filosofia
Heidegger considerava o seu mtodo fenomenolgico e hermenutico. Ambos os conceitos referem a inteno de dirigir a ateno (a circunviso) para o trazer luz daquilo que na maior parte das vezes se oculta naquilo que na maior parte das vezes se mostra, mas que precisamente o que se manifesta nisso que se mostra. Assim, o trabalho hermenutico visa interpretar o que se mostra pondo a lume isso que se manifesta a mas que, no incio e na maioria das vezes, no se deixa ver. O mtodo vai directamente ao fenmeno, procedendo sua anlise, pondo a claro o modo como da sua manifestao. Heidegger afirma que esta metodologia A Universidade de Freiburg, da qual Heidegger foi reitor, entre 1933 corresponde a um modelo kantiano, ou coperniciano da e 1934. colocao ou projeco da perspectiva. Neste sentido, a sua metodologia operava uma inflexo do ponto de vista, na medida em que o foco deveria ser desviado do dasein para o ser. Esta inflexo focaliza os modos de ser do ente, correspondendo a uma inverso da ontologia tradicional. Alm da sua relao com a fenomenologia, a influncia de Heidegger foi igualmente importante para o existencialismo e desconstrutivismo.

Conceitos fundamentais
habitual dividir a produo filosfica de Heidegger em duas partes, uma at ao final da dcada de vinte, outra a partir da. Por vezes considera-se tambm uma terceira anterior produo de O Conceito de Tempo (conferncia proferida em 1924, mas publicada apenas em 1983, em Francs). Assim comum falar-se do primeiro ou do segundo Heidegger, conforme se faz referncia s suas produes anteriores ou posteriores ao seu livro Da essncia da Verdade, escrito em 1930, embora a publicao seja de 1943. Gianni Vattimo fala de trs momentos da filosofia de Heidegger (ver Introduo a Heidegger, Traduo Joo Gama, Instituto Piaget, 10ed., 1996)... A diviso da filosofia de Heidegger em momentos no pacfica. H quem recuse a diviso, defendendo a continuidade do seu pensamento. O ponto de partida do pensamento de Heidegger, principal representante alemo da filosofia existencial, o problema do sentido do ser. Heidegger aborda a questo tomando como exemplo o ser humano, que se caracteriza precisamente por se interrogar a esse respeito. O homem est especialmente mediado por seu passado: o ser do homem um "ser que caminha para a morte" e sua relao com o mundo concretiza-se a partir dos conceitos de preocupao, angstia, conhecimento e complexo de culpa. O homem deve tentar "saltar", fugindo de sua condio cotidiana para atingir seu verdadeiro "eu". As bases de sua filosofia existencial foram expostas em 1928, na obra inacabada Ser e Tempo, 1927, publicada em Marburgo, que o tornou clebre fora dos meios universitrios. Oriundo de uma famlia humilde, Heidegger pde completar sua formao primria graas a uma bolsa eclesistica, que lhe permitiu tambm iniciar estudos de teologia e de filosofia. Profundamente influenciado pelo estudioso de fenomenologia Edmund Husserl, de quem foi assistente aps a Primeira Guerra Mundial (at 1923), comeou ento seus estudos no seio da corrente existencialista. Embora sempre tenha vivido em Friburgo, exceto nos cinco anos em que foi professor em Marburgo (recusou uma proposta para Berlim), cedo se tornou um dos filsofos mais conhecidos e influentes, influncia essa que se estendeu mesmo moderna teologia de Karl Rahner ou Rudolf K. Bultman. Sua disponibilidade para colaborar com o regime

Martin Heidegger nazista, aps a tomada de poder por Hitler, em 1933, aceitando o lugar de reitor em substituio a outro vetado pelos nazistas, abalou seu prestgio. Tambm contribuiu para isso o fato de equiparar o "servio do saber" na escola superior ao servio militar e funcional. Em 1946, as autoridades francesas de ocupao retiraram-lhe a docncia, que lhe foi restituda em 1951. Outras importantes obras suas so Introduo Metafsica, 1953, Que Significa Pensar?, 1964, e Fenomenologia e Teologia, 1970. A obra completa de Heidegger foi editada na Alemanha em 70 volumes.

Dasein
Ainda assim, at ao final da dcada de trinta, a leitura da filosofia de Heidegger estrutura-se sobre conceitos como Dasein (o ser-a ou o ser-no-mundo), morte, angstia ou deciso. Como entroncamento central de toda a sua fenomenologia encontra-se o conceito de Jeweiligkeit: ser-a-cada-momento ou de-cada-vez (Respectividade). Esta noo fundamental para se compreender a de Dasein, que no deve ser sem mais vertida para Ser humano, homem, nem mesmo para Realidade Humana (ver, a este respeito, A Carta sobre o Humanismo- para mais pormenores sobre a difcil tarefa da traduo do termo veja-se o artigo correspondente, Dasein). O horizonte de fundo de toda a sua investigao o do sentido de Ser, os modos e as maneiras de enunciao e expresso de ser. Nesta medida o importante est em alcanar a colocao correcta da questo pelo sentido de ser. Assim, ele pe a claro a desvirtuao dessa investigao ao longo da tradio que sempre se prendeu a uma compreenso ntica, dominada pelo ente, em vez de se dedicar adequadamente ao estudo do ser. Esta notificao deve indicar-nos que no apenas o ente , mas que o ser tem modos: h modos de ser. E cada ente deve ser abordado a partir do modo adequado de o abordar, o que deve ser esclarecido a partir do modo de ser prprio do ente que em cada caso est em estudo. O Dasein, pela sua especificidade, inicia qualquer interrogao. O Dasein o ente que em cada caso propriamente questiona e investiga. tambm o Dasein que detm a possibilidade de enunciar o ser, pois ele que tem o poder da proposio em geral. Da que na questo acerca do sentido de ser seja fundamental comear por abordar o ser deste ente particular. E tem que ser o prprio Dasein a fazer isso, tem que ser ele prprio a mostr-lo, a partir duma anlise fenomenolgica esclarecida (hermenutica).

Neokantismo
Algumas obras de Heidegger revestem-se de inspirao kantiana, quer pelo mtodo crtico que os rege, quer pelos seus resultados, quer pela escolha dos temas. Regra geral considera-se que as obras anteriores a Ser e Tempo so de teor kantiano. Esta fase do seu pensamento constitui para alguns estudiosos o primeiro momento da sua filosofia, marcado pela influncia de Kant e pela pujana fenomenolgica. Apesar das reservas dos seguidores da sua metodologia, Heidegger tende a ser aproximado ao movimento existencialista. Esta fase aquela que mais facilmente se relaciona com este movimento. A tese de doutoramento sobre A teoria do juzo no psicologismo (1913), a tese de docncia acerca d'A doutrina das categorias e do significado em Duns Escoto (1916) e o tratado A Histria do Conceito de Tempo, tambm conhecido como Conceito de Tempo em Historiografia (1914), so consensualmente aceites como (neo)kantianas. Estas obras, dentro de uma terminologia e temtica prprias do Neokantismo, abordam problemas que o extravazam e j no podem ser resolvidas nas estritas fronteiras kantianas. A facticidade da existncia, que viria a fazer parte da terminologia de Ser e Tempo, torna impraticvel a posio de um sujeito do conhecimento como sujeito puro que se supe na reflexo de tipo transcendental. A conscincia implica uma temporalidade irredutvel ao tempo fsico, estritamente mtrico ou cronolgico. Esta temtica torna-se o cerne da sua lio inaugural, na Faculdade de Teologia da Universidade de Marburgo, A Histria do Conceito de Tempo.

Martin Heidegger

Husserl
Nos escritos de Husserl, na formulao conhecida at 1920, Heidegger podia encontrar j uma novidade radical relativamente ao Neokantismo. Este privilegiava a cincia e aspirava para a Filosofia uma linguagem igualmente rgida e estrita. Para Husserl, o acto de cognio resolvia-se na intuio eidtica (Anschauung). O acto cognitivo no podia assim ser limitado ao conhecimento cientfico, pois trata-se dum encontrar as coisas. O ir s coisas elas mesmas husserliano ficou conhecido para sempre: trata-se dum encontro com as coisas em carne e osso. Esta concepo j no entende o fenmeno em oposio coisa em si ou ao nmeno, mas como manifestao positiva da prpria essncia da coisa, por assim dizer (veja-se a este respeito H. G. Gadamer, Die phnomenologische Bewegung em Philosophisce Rundschau 1963, pp. 19-20). Esta posio saa da matriz neokantiana e dos limites do transcendentalismo. Fenomenologia Heidegger encontra na fenomenologia, na forma que tinha poca, nas obras de Husserl at ento publicadas, um mundo em pleno desenvolvimento. Husserl afirmava que "a Fenomenologia somos eu e Heidegger". A Fenomenologia recebe assim influncia de Heidegger que lhe inculca alguns dos seus problemas e temas centrais, tais como a Lebenswelt. A influncia , portanto, mtua. Nesta altura Heidegger recebe tambm vigorosas influncias provenientes da segunda edio de Kierkegaard e de Dostoievski, ao mesmo tempo que v surgir o interesse por Hegel e Schelling por todo o meio acadmico alemo. As poesias de Rilke e de Trakl so outras fontes de inspirao. Nietzsche, influncia e preocupao maior dos anos que vo de 1935 a 1943, est ainda, entre 1910 e 1916, longe do seu pensamento. A esta altura Heidegger encontra-se principalmente ocupado na interpretao de Dilthey e Kierkegaard.

Dilthey
Dilthey ocupar um lugar central em Ser e Tempo. O pensamento dele e o do conde de Yorck tm o sentido de mostrar que a historicidade s se pode fundamentar se fundeada numa recolocao do problema do ser. Em permanente dilogo com Duns Escoto comeam-se a delinear em Heidegger as linhas mestras que haveriam de produzir Ser e Tempo: o problema da historicidade um problema da filosofia da vida. So precisamente os fenmenos da historicidade e da vida que instam recolocao do problema do ser. Nesta envolvncia instala-se essa preocupao fundamental com a dinmica existencial. nesta perspectiva que Kierkegaard adquire uma relevncia importante.

Kierkegaard
Para Heidegger, para os heideggereanos e, de facto, para a maior parte dos existencialistas, Kierkegaard um pensador que enunciou explicitamente o problema da existncia. Contudo, Heidegger considera que a colocao do problema no remanesceu existencialmente, mas que, pelo contrrio, permaneceu geralmente a um nvel existencirio ou ntico. A formao do pensamento que levaria ao Ser e Tempo encontraria ainda contributos de So Paulo, de Lutero e de Calvino. No semestre de Inverno do ano escolar de 1919-1920, Heidegger profere um dissertao em jeito de discurso sobre os Fundamentos da mstica medieval e, no ano seguinte, um de Introduo fenomenologia da religio. No semestre de vero de 1921 surge um discurso intitulado S. Agostinho e o neoplatonismo. Isto numa poca em que as suas preocupaes esto centradas na problemtica da temporalidade com o estudo de Kierkegaard a fornecer-lhe novos horizontes, e Heidegger traava novos planos tericos rasgando com o esquema da ontologia clssica que o prprio Kierkegaard havia deixado intacto, bem como com a estrutura metafsica helnica preservada pelo neoplatonismo e adoptada por Aurlio Agostinho.

Martin Heidegger

Estudiosos lusfonos da obra de Heidegger


Antnio Caeiro Mrio Jorge de Carvalho Benedito Nunes Ernildo Stein Emmanuel Carneiro Leo Jeannette Antonios Maman

O pensamento de Heidegger e a psicoterapia


Em 1947, Heidegger respondeu pessoalmente a uma carta enviada pelo psiquiatra suo Medard Boss pedindo esclarecimentos sobre suas idias filosficas. Iniciaram um processo de troca de correspondncia e visitas que se prolongou por doze anos e frutificou na iniciativa de Boss em promover a realizao de uma srie de encontros com a participao aberta para alunos e colegas psiquiatras, os Seminrios de Zollikon, realizados entre 1959 e 1969. Considerados fundamentais na concepo e conceituao da Daseinsanalyse, nestes seminrios discutiram as possibilidades de integrao da ontologia e da fenomenologia de Heidegger teoria e prxis da medicina, psicologia, psiquiatria e psicoterapia. Os protocolos destes seminrios e as correspondncias trocadas por Heidegger e Boss foram publicados na Alemanha em 1987. Heidegger tambm contribuiu e participou da edio da obra de Boss "Existential Foundations of Medicine and Psychology", publicada em 1979, texto que advoga uma fundamentao existencial para a medicina e para a psicologia.

Publicaes
Novas Indagaes sobre Lgica (1912); O Problema da Realidade na Filosofia Moderna (1912); A Doutrina do Juzo no Psicologismo(1914); A Doutrina das Categorias e da Significao em Duns Scoto (1916); O Conceito de Tempo na Cincia da Histria (1916); Ser e Tempo (1927); Que Metafsica? (1929); Da Essncia do Fundamento (1929); Kant e o Problema da Metafsica (1929); Hlderlin e a Essncia da Poesia (1936); A Doutrina de Plato sobre a Verdade (1942); Da Essncia da Verdade (1943); A Carta sobre o Humanismo (1949); Caminhos Interrompidos ou Caminhos de Floresta (1950); Introduo Metafsica (1953); Da Experincia de Pensar (1954); O Que Isto, a Filosofia? (1956); Da Pergunta sobre o Ser (1956); O Princpio da Razo (1956); Identidade e Diferena (1957);

A Caminho da Linguagem (1959); Lngua e Ptria (1960);

Martin Heidegger Nietzsche (1961); A Pergunta sobre a Coisa (1962); Tese de Kant sobre o Ser (1962); Marcas do Caminho (1967); Sobre o Assunto Pensamento (1969); Fenomenologia e Teologia (1970); Herclito (1970);

Bibliografia
HEIDEGGER, Martin. "Conferncias e escritos filosficos". So Paulo, Nova Cultural, Coleo Os Pensadores, 1989. HEIDEGGER, Martin, "El Ser y el Tiempo", 7 ed., (Trad. de J. Gaos), Mxico/Madrid/Buenos Aires, F. Cultura Economica, 1989. MARTINS, Joel e DICHTCHEKENIAN, Maria Fernanda S.F. Beiro. (Orgs.) Temas Fundamentais de Fenomenologia. So Paulo, Editora Moares, 1984.

Ligaes externas
Martin Heidegger [1] (em espanhol) Heidegger en castellano [2] (em ingls) Ereignis [3] Que isto A Filosofia?, por M. Heidegger [4] HyperHeidegger [5] Sobre a Serenidade de Martin Heidegger, por Isabel Maia [6] "O sculo de Heidegger" [7] Heidegger, por Julin Maras [8] Martin Heidegger; La poltica del Ser y Nacionalsocialismo privado [9]

Referncias
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] http:/ / www. pucsp. br/ ~filopuc/ verbete/ heidegge. htm http:/ / www. heideggeriana. com. ar/ http:/ / www. webcom. com/ ~paf/ ereignis. html http:/ / virtualbooks. terra. com. br/ freebook/ didaticos/ Que_e_isto_A_Filosofia. htm http:/ / www. filoinfo. bem-vindo. net/ filosofia/ modules/ wfsection/ http:/ / www. consciencia. org/ heideggerisabel. shtml http:/ / www. unisinos. br/ ihuonline/ uploads/ edicoes/ 1158351893. 95word. doc http:/ / www. hottopos. com/ harvard4/ jmshdg. htm http:/ / www. konvergencias. net/ vasquezrocca202. pdf

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Martin Heidegger Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=30416695 Contribuidores: 999, Alexandremiranda66, Aoaassis, Arley, Beauvoir, Brunosl, Carlos Luis M C da Cruz, Censor, Cesarschirmer, Chico, Cmorelli, Curingha, Dantadd, Delemon, Dwerners, Eamaral, Enoxon, EuTuga, Evandro.celino, Exutilizador, Fasouzafreitas, Fernando S. Aldado, GOE, Heras123, Hirt des Seyns, Iana12, Immutabilitas, Interwiki de, Ivaci matias, JP Watrin, Jo Lorib, Joao AMA, Joaotg, Jonas Mur, Joo Xavier, Kaktus Kid, Lampiao, Leone Melo, Lijealso, Luisffmendes, Luisfloripa, Manuel Anastcio, NRangel, Nice poa, OS2Warp, PEC, Pietro Roveri, Rafos, Rei-artur, Rodrigo Diniz, Roger Otoni, Salamat, Takuma, TarcsioTS, Um IP, Vanthorn, Yanguas, Yone Fernandes, Zoldyick, Zollernalb, guia, 90 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Martin Heidegger for WP.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Martin_Heidegger_for_WP.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Herbert Wetterauer Ficheiro:Heideggerrundweg0013.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Heideggerrundweg0013.JPG Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Muesse Ficheiro:Universitt Freiburg Kollegiengebude I (Altbau).jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Universitt_Freiburg_Kollegiengebude_I_(Altbau).jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Dbenzhuser

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Вам также может понравиться