Вы находитесь на странице: 1из 6

Noes de recursos humanos: CLT, benefcios, higiene, segurana e qualidade de vida.

CLT Achei muito interessante este site do TRT em que tem a CLT Dinmica, onde voc navega por assunto. Caso voc queira baixar a CLT tem um link na pgina. Com certeza voc vai encontrar tudo sobre a CLT para o concurso. CLT dinmica Benefcios O QUE SO BENEFCIOS Benefcios sociais so aquelas facilidades, convenincias, vantagens e servios que as empresas oferecem aos seus empregados, como remunerao indireta, no sentido de poupar-lhes esforos e preocupao. OBJETIVOS DOS BENEFCIOS 1) Aumentar a produtividade; 2) Melhorar o clima organizacional (aumenta o moral, o relacionamento social, sentimento de segurana, lealdade e melhora a relao com a empresa, reduzindo queixas); 3) Facilitar o recrutamento; 4) Conseguir reter os empregados competentes (reduz turnover e absentesmo); 5) Melhorar da qualidade de vida dos empregados. TIPOS DE BENEFCIOS a) Quanto Exigncia

Legais: exigidos pela legislao trabalhista, previdenciria ou conveno coletiva entre sindicatos (13 salrio, frias, aposentadoria, seguro de acidentes do trabalho, auxlio doena = repouso remunerado, salrio famlia, salrio maternidade, horas extras, adicional noturno, etc); Espontneos: concedidos por liberdade das empresas (gratificaes, seguro de vida em grupo, refeies, transporte, emprstimos, convnio de assistncia mdico-hospitalar, complementao de aposentadoria, etc).

b) Quanto Natureza

Monetrios: concedidos em dinheiro, atravs da folha de pagamento, gerando encargos (13 salrio, frias, aposentadoria, complementao da aposentadoria, gratificaes, planos de emprstimos, complementao de salrio nos afastamentos por doena, reembolso ou financiamento de remdios, etc); No monetrios: servios, vantagens ou falicilidades para os usurios (refeitrio, assistncia mdico-hospitalar e odontolgica, servio social e aconselhamento, clube, seguro de vida em grupo, transporte, horrio mvel de entrada e sada do pessoal de escritrio, etc).

c) Quanto Aos Objetivos

Assistenciais: visam prover certas condies de segurana e previdncia ao empregado e sua famlia nos imprevistos ou emergncias (assistncia mdicohospitalar, assistncia odontolgica, emprstimos, servio social, complementao de aposentadoria, complementao de salrio nos afastamentos prolongados por doena, seguro de vida em grupo, seguro de acidentes pessoais, etc); Recreativos: objetivam dar condies de repouso, diverso, recreao, higiene mental e lazer (clube, reas de lazer na empresa, msica ambiente, atividades esportivas, excurses, festividades, etc); Supletivos: englobam certas facilidades, convenincias e utilidades que melhoram a qualidade de vida do empregado (transporte, restaurante, estacionamento, horrio mvel, cooperativas de alimentos, agncia bancria, etc).

CUSTOS DOS BENEFCIOS A remunerao (direta ou indireta) dos participantes de uma organizao um dos custos de maior relevncia. Os benefcios concedidos alm das exigncias legais constituem uma substancial parcela no oramento de despesas, variando de acordo com:

Nmero de empregados; Nvel scio-econmico do pessoal; Poltica salarial da empresa; Distribuio etria do pessoal; Proporo entre maiores e menores, homens e mulheres, solteiros e casados; Localizao da empresa; Condies de infra-estrutura da comunidade, etc.

Alguns benefcios so pagos integralmente pela empresa (repouso remunerado), outros so pagos integralmente pelos empregados (seguro de vida em grupo, cooperativas de consumo, etc), enquanto outros so rateados (refeies, transporte, assistncia educacional, etc), devendo sempre: 1) Trazer contribuio (produtividade) tambm para a empresa, ao menos igual ao seu custo;

2) Os seus custos devem poder ser planejados; 3) Seus custos devem ter uma participao relativa do empregado, para gerar interesse e valor. DISFUNES DOS BENEFCIOS Quando no so bem planejados e administrados, os benefcios podem ocasionar:

Acusaes de paternalismo; Custos excessivamente altos; Perda de vitalidade, ao tornar-se hbito; Manter os trabalhadores menos produtivos (acomodados); Negligncia quanto a outras funes de pessoal (controle de freqncia, penalidades, etc); Novas fontes de queixas e reclamaes; Relaes questionveis entre motivao e produtividade

Higiene do Trabalho
A higiene do trabalho est relacionada com as condies ambientais de trabalho que asseguram a sade fsica e mental e com as condies de bem-estar das pessoas. Do ponto de vista de sade fsica, o local de trabalho constitui a rea de ao da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados exposio do organismo humano a agentes externos como rudo, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, um ambiente saudvel de trabalho deve envolver condies ambientais fsicas que atuem positivamente sobre todos os rgos dos sentidos humanos, como viso, audio, tato, olfato e paladar. Do ponto de vista de sade mental, o ambiente de trabalho deve envolver condies psicolgicas e sociolgicas saudveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse. Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa proteo da integridade fsica e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de sade inerentes s tarefas do cargo e ao ambiente fsico onde so executados. Um ambiente de trabalho agradvel pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade, assim como reduzir acidentes, doenas, absentesmo e rotatividade do pessoal. Fazer do ambiente um local agradvel para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsesso para as empresas bem-sucedidas. Principais itens do programa de higiene do trabalho esto relacionados com: 1. Ambiente fsico de trabalho - Iluminao: luminosidade adequada a cada tipo de atividade. - Ventilao: remoo de gases, fumaas e odores desagradveis, bem como o afastamento de possveis fumantes ou a utilizao de mscaras. - Temperatura: manuteno de nveis adequados de temperatura. - Rudos: remoo de rudos ou utilizao de protetores auriculares.

2.Ambiente psicolgico de trabalho - Relacionamentos humanos agradveis. - Tipo de atividade agradvel e motivadora. - Estilo de gerncia democrtico e participativo. - Eliminao de possveis fontes de estresse. 3. Aplicao de princpios de ergonomia - Mquinas e equipamentos adequados s caractersticas humanas. - Mesas de instalaes ajustadas ao tamanho das pessoas. - Ferramentas que reduzam a necessidade de esforo fsico humano. 4. Sade ocupacional Segurana do Trabalho: Na segurana do trabalho tambm importante que a empresa fornea mquinas adequadas, em perfeito estado de uso e de preferncia com um sistema de travas de segurana. fundamental que as empresas treinem os funcionrios e os alertem em relao aos riscos que mquinas podem significar no dia-a-dia. Caso algum funcionrio apresente algum problema de sade mais tarde ou sofra algum acidente, a responsabilidade ser toda da empresa por no ter obrigado o funcionrio a seguir os procedimentos adequados de segurana. Caso o funcionrio se recuse a usar os equipamentos que o protegero de possveis acidentes, a organizao poder demiti-lo por justa causa. As prevenes dessas leses/acidentes podem ser feitas atravs de: * Estudos e modificaes ergonmicas dos postos de trabalho. * Uso de ferramentas e equipamentos ergonomicamente adaptados ao trabalhador. * Diminuio do ritmo do trabalho. * Estabelecimento de pausas para descanso. * Reduo da jornada de trabalho. * Diversificao de tarefas. * Eliminao do clima autoritrio no ambiente de trabalho. * Maior participao e autonomia dos trabalhadores nas decises do seu trabalho. * Reconhecimento e valorizao do trabalho. * Valorizao das queixas dos trabalhadores. preciso mudar os hbitos e as condies de trabalho para que a higiene e a segurana no ambiente de trabalho se tornem satisfatrios. Nessas mudanas se faz necessrio resgatar o valor humano. Nesse contexto, a necessidade de reconhecimento pode ser frustrada pela organizao quando ela no valoriza o desempenho. Por exemplo, quando a poltica de promoo baseada nos anos de servio e no no mrito ou, ento, quando a estrutura salarial no oferece qualquer possibilidade de recompensa financeira por realizao como os aumentos por mrito. Se o ambiente enfatizar as relaes distantes e impessoais entre os funcionrios e se o contato social entre os mesmos for desestimulado, existiro menos chances de reconhecimento. Conforme Arroba e James (1988) uma maneira de reconhecer os funcionrios admitir que eles tm outras preocupaes alm do desempenho imediato de seu servio.

Uma outra causa da falta de reconhecimento dos funcionrios na organizao so os esteretipos, pois seus julgamentos no so baseados em evidncias ou informaes sobre a pessoa. A partir do momento que as pessoas fazem parte de uma organizao podem obter reconhecimento positivo ou negativo. Os grupos de trabalho, por exemplo, podem satisfazer ou frustrar as necessidades de reconhecimento. Enfatizo bem, no final deste artigo, a importncia do reconhecimento porque a partir do momento que a organizao est preocupada com a higiene e a segurana do trabalhador, ele est sendo valorizado. E quando os colaboradores percebem o fato de serem valorizados, reconhecidos isso os torna mais motivados para o trabalho.

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)


O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis na dcada de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, o conceito de QVT refere-se preocupao com o bem-estar geral e a sade dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. O conceito de QVT envolve tanto os aspectos fsicos e ambientais como os aspectos psicolgicos do local de trabalho. A QVT assimila duas posies antagnicas: a reivindicao dos empregados quanto ao bem-estar e satisfao no trabalho; e, de interesse das organizaes quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade. A QVT tem sido utilizada como indicador das experincias humanas no local de trabalho e do grau de satisfao das pessoas que desempenham o trabalho. A gesto da qualidade total nas organizaes depende fundamentalmente da otimizao do potencial humano, isto , depende de quo bem as pessoas se sentem trabalhando na organizao. A QVT representa em que grau os membros da organizao so capazes de satisfazer suas necessidades pessoais atravs do seu trabalho na organizao. A QVT envolve uma constelao de fatores: 1- A satisfao com o trabalho executado. 2- As possibilidades de futuro na organizao. 3- O reconhecimento pelos resultados alcanados. 4- O salrio percebido. 5- Os benefcios auferidos. 6- O relacionamento humano dentro do grupo e da organizao. 7- O ambiente psicolgico e fsico de trabalho. 8- A liberdade e responsabilidade de decidir. 9- As possibilidades de participar. A QVT envolve os aspectos intrnsecos (contedo) e extrnsecos (contextos) do cargo. Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivao para o trabalho, adaptabilidade a mudanas no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudana. A importncia das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivduo e cada organizao. Portanto, a QVT no determinada apenas pelas caractersticas individuais (necessidades, valores, expectativas) ou situacionais (estrutura

organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, polticas internas), mas sobre tudo pela atuao sistmica dessas caractersticas individuais e organizacionais. Programas ou Projetos de Qualidade de Vida no Trabalho - Projetos Culturais (biblioteca, painis, informativos) - Projetos Educacionais (parcerias com instituies de ensino, custeio %) - Projetos Esportivos (patrocnios, incentivos a prtica, associao, clube) - Projetos Sociais (eventos para a comunidade e famlia, colnia de frias) - Projetos Ambientais (reciclagem, dicas de economia de energia e gua) - Outros (nascimento filhos, comemorao tempo de empresa, aniversariante do ms, dia do trabalhador, dia das crianas, dia das mes, dia dos pais, etc). a matria de qualidade do trabalho foi retirado do site cursos no cd

Вам также может понравиться