Вы находитесь на странице: 1из 3

O

Poder

Normativo,

tambm

conhecido

como

Poder

Regulamentar, qualifica-se como o poder que a Administrao Pblica possui de editar atos para complementar a lei, buscando sua fiel execuo. O Poder Regulamentar se formaliza por Decreto, nos termos do art. 84, inc. IV da Constituio Federal, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; Para a fiel execuo da lei podem ser editados atos normativos de complementao da lei como circulares, portarias, editais, regulamentos, decretos ou instrues. O Poder Normativo, ou Regulamentar, apenas complementa a lei, e no pode alterar a lei, no pode modificar seu entendimento. Caso haja alterao da lei ocorrer abuso de Poder Normativo ou abuso de Poder Regulamentar. Existe certa discusso doutrinaria acerca da denominao, se seria poder regulamentar ou poder normativo, o autor resolveu tratar de forma indistinta, porem o autor do PLT nos diz que a diferena se baseia to somente na autoridade incumbida edio de atos normativos Se oriundos do poder Executivo a denominao seria PODER REGULAMENTAR Caso a competncia para edio dos atos gerais e abstratos for de autoridade administrativa diversa do chefe do poder executivo, a denominao correta seria PODER NORMATIVO.

Bem,

como

sabemos,

compete

ao

poder

legislativo

incumbncia primria de criar as leis, e estas devem ser criadas segundo a previso constitucional dos art. De 59 a 69 da CF, em geral, as leis devem ser gerais e abstratas ou sejam, sem destinatrios especficos e devem tratar de hipteses. Porm, s vezes, as leis se mostram incompletas,

necessitando de maiores detalhamentos regulamentares, e nesses casos cabe a administrao pblica, em carcter excepcional a expedio de normas gerais e abstratas, normalmente secundrias em relao quelas oriundas do poder legislativo, normalmente para regulamentao, a qual se concretiza atravs de vrios instrumentos, decretos, regulamentos, portarias, resolues, instrues normativas, regimentos, etc. A administrao publica poder criar novas normas gerais e abstratas, a fim de explicar uma j existente criada pelo legislativo, esclarecendo de modo mais detalhado o seu contedo; bem como crias normas de explicitao de conceitos legalmente previstos, ressalvados os casos previstos na constituio, tais como criao de uma obrigao de fazer ou no fazer, criao de tributos. No pode a administrao publica criar normas gerais e abstratas que contrariem as regras legais, bem como no pode a administrao criar normas gerais e abstratas, de forma independente ou autnoma em relao a regras legais, exceto em casos quando autorizados, ex. pode o Presidente da Republica criar decretos normativos para dispor sobre a organizao e funcionamento administrativo federal, desde que no exclua ou crie rgos, ou ainda, venha a aumentar despesas.

Вам также может понравиться