Вы находитесь на странице: 1из 6

As paredes em uma construo

Recapitulando, sua casa est com as fundaes prontas; as sapatas foram construdas; ao longo de toda a casa, os alicerces j foram concludos. Conforme mostra a figura 12, ficaram os ferros para as colunas, sobressaindo-se 50 cms acima dos alicerces. Voc no esqueceu das passagens dos tubos do esgoto. Voc vai colocar o primeiro tijolo. Tijolo em p ou tijolo deitado? Esta coluna tem de ser feita antes de voc iniciar a sua construo, pois colunas e alicerces precisaro possuir medidas idnticas.

Importante A deciso de usar tijolo deitado ou em p deve ser tomada na planta, pois vai influenciar todas as medidas da casa. O correto seria usar tijolo deitado nas paredes externas e tijolo em p nas paredes internas. Voc ter que decidir. Tendo usado o mtodo do nvel de tubo para nivelar o concreto do alicerce, voc no ter problemas para assentar os tijolos usando apenas o prumo. Apronte a massa: cimento e areia de emboo ou terra preta no trao 1:6. Faa somente uma quantidade para um dia de trabalho ou se arriscar a perder material. Veja a figura 12. Voc colocar o tijolo a pelo menos 10 cms do ferro da coluna. Este cuidado necessrio para que o concreto da coluna envolva a ferragem por completo, aderindo tambm ao tijolo para proporcionar firmeza s paredes. Assente o tijolo com uma forte presso; a massa comprimida dever ficar em torno de 2 cms de largura. Retire o excesso. Voc vai levantar uma fiada de tijolos em cada canto, para que possam servir de guia. claro que voc j sabe, mas vamos repetir que os tijolos so colocados desencontrados; nunca deixe de colocar uma camada de massa na cabea do tijolo. Ao levantar estas fiadas-mestras, use constantemente o prumo para certificar-se de que a parede est subindo nivelada. Depois, estenda uma linha de uma fiada a outra; assim, ter facilidade para completar o meio da parede, mudando a Unha toda vez que subir mais uma carreira de tijolos. No esquea de que os tijolos devem ficar a pelo menos 10 cms das ferragens (mesmo que voc para isso tenha de usar metade de um tijolo). Como voc observou, estamos tratando de uma construo tpica, na qual voc construiu uma coluna em cada quina. As paredes sero construdas at a altura de l ,50 m, quando ento se tornar necessrio preencher as colunas com conc reto, conforme tratado no prximo tpico, vigas/ colunas.

Um cuidado especial ao se levantar as paredes com os vo de portas e janelas. medida que as paredes forem subindo, devem-se deixar os tacos de assento das portas e janelas, quando estas forem de madeiras. A figura abaixo mostra o detalhe da deixada do taco para a fixao de uma porta. Sobre o assunto, leia com ateno o tpico vo de portas/ janelas para no cometer enganos. Ainda com relao s paredes, podemos dizer o seguinte: seria conveniente que todas as paredes ao redor da casa fossem feitas com tijolos deitados. Isto daria maior firmeza a toda a construo, favorecendo-a em caso de acrscimo de novos andares.

Contudo, este um detalhe a considerar ainda na planta, visto que implicar na largura das colunas e dos alicerces. Ento, os ferros tero que ser dispostos em malhas com dimenses inferiores, para permitir uma camada de concreto sua volta. A camada de concreto ter pelo menos 3 cms sobre os ferros. A esse respeito, o tpico vigas/ colunas dar maiores detalhes.

Cintas protetoras
As cintas protetoras so importantssimas para manter a firmeza de todo o conjunto construdo. Colocadas antes da ltima fileira de tijolos, so indispensveis para casas com mais de um pavimento. Confeccionadas com os alicerces, elas formam um cordo de concreto por toda a obra, como se v na figura abaixo, na figura 18

As cintas protetoras devem ser corretamente niveladas; se as paredes foram levantadas no nvel, no haver maiores dificuldades. As formas de madeira sero colocadas como na figura 19:

Tarugos de madeira so postos sobre os tijolos; nos tarugos (pontilhados na figura) so fixadas as tbuas. Despeja-se uma camada de concreto, igual ao dos alicerces (cimento, areia e pedra, na proporo 1:3:3), coloca-se a ferragem (malha de ferro 3/16") e completa-se com concreto at a altura das tbuas (que estaro niveladas com o nvel de tubo veja Use o nvel). O nvel ser tirado durante a colocao das tbuas, que tero o lado mais reto para cima. Pregando-se as tbuas nos tarugos (as Unhas pontilhadas na figura 19), obtm-se o nvel com facilidade, bastando subir ou descer as tbuas. Quanto aos tarugos, eles podem ser retirados posteriormente bastando-se bat-los de um lado para o outro, enchendo-se os buracos com massa forte.

Laje de concreto batido

o tipo mais comum nas construes populares, exigindo o uso de madeiramento para a sua colocao. A forma de madeira conhecida como taipal, e na realidade no passa de um tabuleiro de madeira, como ilustra a figura 21. O concreto espalhado sobre a forma de madeira, a qual tem tbuas laterais (linhas pontilhadas na figura 21). Veja tambm: bombas de concreto

Assim, o primeiro trabalho a forma de madeira, de cuja perfeio depender o melhor acabamento da laje. Considere se vai querer que a laje se proteje alm da paredes, formando os beirais. A forma dos beirais fixada na forma interna, atravs de madeiras que passam por dentro da ltima fileira de tijolos, conforme pode ser observado na figura 22.

Depois da confeco da laje de tijolos sero enchidos com massa. Observe bem a figura 22 para eliminar qualquer dvida sobre a colocao das madeiras dos beirais. Muita ateno com o nivelamento das madeiras, para que os berais no fiquem tortos, dando um pssimo acabamento ao seu trabalho.

Executada a forma de madeira, com as respectivas madeiras de escoramento, posicione os condutores eltricos e caixa de luz nas devidas posies. As caixas de luz so pregadas contra a forma para que se mantenham firmes. No se esquea de deixar um tubo de uma e meia podegada de dimetro para servir o resto da casa. Tenha certeza que este tubo ficar no local onde ser instalada a caixa de gua. Sobre a forma, ficar a malha, composta de ferros 3/16" (para a nossa casa padro). Os ferros podem ser amarrados como se v na figura abaixo. Sobre as paredes internas, esto os negativos, ferros tambm com a botola 3/16", de 1,5 a 2 m de comprimento, que estaro amarrados na malha principal, a fim de que o concreto torne a cobertura uma nica e firme estrutura. Os ferros negativos, como se v na figura, esto dividos em seu comprimento em cima das paredes. Se houver beirais, estes tambm tero ferros negativos.

Voc sabe que a forma de madeira mantida no lugar atravs de escoras, conforme mostra a figura 21. Logo importante que a forma seja nivelada corretamente. Porm, quando o concreto for colocado em cima da forma, o centro do cmodo sofrer maior presso, podendo forcar a escora e criar uma "barriga". Para evitar que isso ocorra, voc vai calcular o centro exato do cmodo, traando um X a partir dos cantos de paredes. No meio do X, que ser o centro do cmodo, coloque uma escora extra, com um calo em forma de cunha, forando-o pelo menos de 3 a 5 centmetros em relao ao restante. Assim, o centro da forma ficar mais elevado que o restante; o peso do concreto, porm, concentrando-se no centro, far com que a laje fique nivelada. Observe a figura 24, que mostra como traar o X no centro do cmodo. O detalhe indica como so colocados os calos em forma de cunha. Veja tambm a figura 21para entender melhor.

O concreto deve ser na proporo 1:3:3 (1 de cimento, 3 de areia lavada grossa e 3 de pedra ou brita); ele ser espalhado a partir de um dos cantos d forma. Conforme for colocando o concreto, v puxando a malha para cima, de modo que fique uma camada sob os ferros, envolvendo-os completamente. Do mesmo modo que nas vigas, o concreto precisa ser vibrado o mximo possvel, usando-se um tubo de ferro macio, para evitar falhas perigosas. Para a nossa casa padro, a camada de concreto pode ser de 10 centmetros; essa espessura ser suficiente para servir de piso a um futuro pavimento superior. Se voc no usar madeiras novas para a forma, precisar colocar papel grosso ou massa fraca nas unies evitando que o concreto escorra para dentro do cmodo. Antes de espalhar o concreto, molhe fartamente as madeiras. No corte os ferros das colunas na altura da laje; deixe que eles a ultrapassem em pelo menos 20 cms; sero teis para erguer novas colunas de um possvel cmodo em cima. Cura da laje Tempo mdio: 21 dias; no retire o madeiramento antes do prazo, ou a laje poder trincar. Nos dias sem chuva, molhe a laje pelo menos 3 vezes ao dia, para que o concreto "puxe", dando total firmeza cobertura da sua construo.

Вам также может понравиться