Вы находитесь на странице: 1из 3

-Os principais fatores que alteram a velocidade das reaes so: superfcie de contato, temperatura, catalisadores, concentrao de reagentes

->Observao: Em reaes envolvendo reagentes gasosos, quando se aumenta a presso, ocorre uma diminuio de volume e conseqentemente h aumento nas concentraes dos reagentes. ->Um aumento na temperatura provoca um aumento na energia cintica mdia das molculas e, com isso, um aumento no nmero de colises, o que ir acarretar aumento da velocidade da reao - Os catalisadores diminuem a energia de ativao necessria para a ocorrncia de uma reao e, assim, elas podem ocorrer mais rapidamente. Catalisadores: Substncias capazes de acelerar uma reao sem sofrerem alterao, isto , no so consumidas durante a reao.

1. Um catalisador acelera a reao, mas no aumenta o seu rendimento, isto , ele produz a mesma quantidade de produto, mas num perodo de tempo menor.

2. 3. 2.O catalisador no altera o H da reao. 4. 3.Um catalisador acelera tanto a reao direta quanto a inversa, pois diminui a
energia de ativao de ambas.

VELOCIDADE DAS REAES QUMICAS Velocidade de uma reao: a rapidez com que os reagentes so consumidos ou a rapidez com que os produtos so formados.
A velocidade mdia de uma reao qumica pode ser expressa pela razo entre a variao da concentrao de um dos reagentes ou de um dos produtos e o intervalo de tempo no qual ocorreu essa variao:

Alm da molaridade, as variaes das quantidades de reagentes e produtos podem ser expressas em massa, volume (gases), nmero de mols etc., enquanto o tempo pode ser expresso em hora, minuto e segundo. Quando a concentrao de reagentes e produtos for expressa em molaridade, a expresso da velocidade mdia ser dada por: Vm = [ ]/ t onde: t = intervalo de tempo ocorre a vario da concentrao, ou seja: t = (tfinal tinicial)

[ ] = [final] [inicial]

No momento em que ocorre o choque em uma posio favorvel, forma-se uma estrutura intermediria entre os reagentes e os produtos, denominada complexo ativado.

Para que ocorra a formao do complexo ativado, as molculas dos reagentes devem apresentar energia suficiente, alm da coliso em geometria favorvel. A essa energia denominamos energia de ativao (Ea). Energia de ativao (Ea): a menor quantidade de energia necessria que deve ser fornecida aos reagentes para a formao do complexo ativado e, consequentemente, para a ocorrencia da reao. Ento, para que ocorra a formao do complexo ativado, as molculas dos reagentes devem absorver uma quantidade de energia no mnimo igual energia de ativao.
Esse fato ocorre tanto para as reaes exotrmicas quanto para as endotrmicas, e seus diagramas, indicando o caminho da reao e a entalpia, podem ser representados por:

Вам также может понравиться