Вы находитесь на странице: 1из 9

Este documento foi baixado do

Portal da Fsica CF! www.cursodefisica.com.br

O desafio de aprender, nunca se acaba!


Apostilas Exerccios Tecnologia Cincia Notcias Biografias Humor Vdeos E muito mais!!!

Os crditos so de seus autores. Caso algum material locado em nosso site esteja em desacordo com a Lei de Direitos Autorais ou lhe pertena e deseja que seja retirado, contacte-nos: contato@cursodefisica.com.br

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 CURSO DE FSICA

1 Ano Mdulo 2

ndice
O VETOR VELOCIDADE......................................................................................................2 O que so direo e sentido?.......................................................................................2 Vetor..............................................................................................................................2 Adio de vetores..........................................................................................................2 Vetor deslocamento.......................................................................................................3 Vetor velocidade mdia.................................................................................................3 Atividades de classe......................................................................................................4 NOO DE FORA..............................................................................................................5 O que causa a mudana de velocidade?......................................................................5 Fora.............................................................................................................................. 5 Dinammetro.................................................................................................................5 Componentes perpendiculares de uma fora...............................................................5 Atividades de classe......................................................................................................6 Atividades para casa.....................................................................................................7 BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................8

Elaborado por : Wagner Cardoso Data: Fevereiro / 2007

Verso 1.0

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: O VETOR VELOCIDADE

1 Ano Mdulo 2

O VETOR VELOCIDADE
O que so direo e sentido?
Quatro automveis se encontram em quatro pontos distintos de um cruzamento de ruas como indica a figura abaixo:

Se todos eles esto se movimentando a 36 km/h, podemos dizer que possuem a mesma velocidade escalar. Entretanto, observe que:
Os mveis A e C movimentam-se na mesma direo, indicada pela reta em que se

encontram (no caso, a rua), mas em sentidos opostos (o sentido indicado pela seta); o mesmo ocorre com os mveis B e D; ocorre com os mveis C e D.

Os mveis A e B movimentam-se em direes e sentidos diferentes; o mesmo

A necessidade de associar os conceitos de direo e sentido aos valores numricos da velocidade e da acelerao torna-se clara quando analisamos os movimentos dos corpos no plano. Neste estudo vamos aplicar uma parte da matemtica denominada Clculo vetorial, que fornecer base suficiente para resoluo de problemas que envolvem Mecnica vetorial.

Vetor
uma entidade matemtica que rene em si mdulo, direo e sentido.

A representao grfica de um vetor uma seta orientada. Exemplos:


Podemos representar um vetor algebricamente da seguinte maneira: Dois vetores so:
iguais quando apresentam mesmo mdulo, mesma direo e mesmo sentido opostos quando apresentam mesmo mdulo, mesma direo, mas sentidos contrrios. O vetor

, , , etc A F a

oposto pode ser representado pelo sinal negativo precedendo a notao algbrica

Adio de vetores
Uma importante aplicao prtica da adio de vetores a determinao da rota de embarcaes e avies. Por exemplo, quando um avio est voando de um lugar (A) para outro (B) e enfrenta um vento que sopra em ngulo reto com a sua direo, o piloto deve alterar sua rota, fazendo um desvio como representado na figura. A nova rota dada adio de vetores.

Mtodo da poligonal
Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: O VETOR VELOCIDADE

1 Ano Mdulo 2

Para efetuar a dio de vetores, devemos coloc-los em um plano, a partir de um ponto de origem (P) escolhido arbitrariamente, de modo que a extremidade de um coincida com a origem do outro. O vetor soma obtido ligando a origem do primeiro vetor com o S A ltimo vetor

Vetor deslocamento
Um automvel parte da praa da S, em So Paulo, s 8h e chega praa da Apoteose, no Rio de Janeiro, s 13h. Com base nessa informao, podemos representar o vetor deslocamento (Dr) do automvel sem conhecer previamente sua trajetria, apenas ligando suas posies inicial e final por um segmento orientado de reta. direo: a mesma da reta que forma um ngulo de 30 sentido: de A para B intensidade: 10 km

Vetor velocidade mdia


O quociente

r denominado vetor velocidade mdia v m , o qual possui as seguintes t r r

caractersticas: direo: a mesma de sentido: o mesmo de intensidade:

vm=

r t

Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: O VETOR VELOCIDADE

1 Ano Mdulo 2

Atividades de classe
1. Qual a diferena entre direo e sentido?

2. Explique a diferena entre deslocamento escalar e vetor deslocamento.

3. Velocidade escalar mdia e vetor velocidade mdia so a mesma coisa? Justifique. 4. Um automvel se desloca 6 km para o norte e, em seguida, 8 km para o leste. Determine a intensidade do vetor deslocamento.

5. Um avio voa segundo uma trajetria plana, horizontal e circular. A indicao do velocmetro do avio sempre 300 km/h num dia sem vento. O avio possui uma bssola. Com base nessas informaes, responda justificando: a) A velocidade escalar do avio constante? b) O vetor velocidade constante? c) Qual a finalidade da bssola no avio? 6. Um mvel descreve uma circunferncia de 5 m de raio, com velocidade escalar constante de 18 km/h. Determine: a) O intervalo de tempo necessrio para que o mvel descreva a circunferncia b) O vetor velocidade mdia do mvel para o intervalo de tempo correspondente a uma volta completa c) A representao do vetor velocidade em quatro pontos distintos e arbitrrios.

Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: NOO DE FORA

1 Ano Mdulo 2

NOO DE FORA
O que causa a mudana de velocidade?
Quando o jogador chuta a bola inicialmente em repouso, sobre uma superfcie horizontal, dizemos que um corpo (o p) age sobre outro (a bola). Enquanto o p e a bola esto em contato, dizemos que houve troca de foras entre eles. Podemos dizer que a fora causou a mudana de velocidade da bola.

Fora
o resultado da interao entre corpos. Ela pode produzir equilbrio, variao de velocidade ou deformao do corpo sobre o qual aplicada.

Dinammetro
Instrumento utilizado para medir a intensidade de uma fora. constitudo por uma escala graduada em newtons (N), unidade de medida de fora no SI, e um ponteiro ligado a um corpo elstico (geralmente uma mola). Conforme a direo e o sentido em que uma fora aplicada, o efeito produzido diferente. Isso sugere que a fora requer uma representao vetorial. Um corpo pode aplicar foras em outro corpo de duas maneiras: pelo contato direto, caso em que a fora denominada fora de contato; exemplos: fora de atrito, fora de trao e fora normal; pela ao a distncia, quando denominada fora de campo; exemplos: fora gravitacional, fora eltrica e fora elstica.

Componentes perpendiculares de uma fora


Qualquer fora pode ser decomposta em dois componentes perpendiculares entre si, como indica a figura a seguir:

F x componente de

F y componente de
F x = F cos F y = F sen

F na direo do eixo x F na direo do eixo y

As projees da fora nas direes dos eixos valem:

Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: NOO DE FORA

1 Ano Mdulo 2

Atividades de classe
1. Numa partcula esto aplicadas apenas duas foras, de intensidades iguais a 6 N e 8 N. Determine a intensidade da resultante quando as foras: a) tm mesma direo e mesmo sentido; b) tm sentidos contrrios; c) so perpendiculares entre si. 2. A figura representa uma fora de intensidade F = 20 N atuando sobre um corpo. Determine: a) os componentes de

F nas direes x e y;

b) as projees de F nos eixos x e y (considere sen 60 = 0,87 e cos 60 = 0,5)

Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: NOO DE FORA

1 Ano Mdulo 2

Atividades para casa


1. Verifique se a seguinte afirmao est correta e justifique: Quando um jogador chuta uma bola, ela sai do p com fora que o p aplicou nela. 2. As figuras a seguir representam foras aplicadas a um ponto material. Determine a direo, o sentido e a intensidade da resultante em cada caso:

3. Duas foras possuem intensidades F1 = 5 N e F2 = 8 N. Determine a mnima e a mxima intensidade da resultante dessas duas foras. 4. Duas foras perpendiculares entre si, de intensidade F1 = 12 N e F2 = 9 N esto aplicadas em uma partcula. Determine a intensidade da resultante.

5. Numa partcula esto aplicadas apenas duas foras de intensidades iguais a 20 N. Determine a intensidade da resultante sabendo que elas tm direes que formam entre si um ngulo de 120, como mostra a figura.

6. (Unifor-CE) Um pito (gancho) puxado pela fora sen =0,80 e cos =0,60 ) a) b) c) d) e) 30 37,5 40 48 50

F conforme a figura. (Dados:

7. (UFPR) Sobre um ponto material atuam trs foras, conforme a figura. Considerando sen 30 = 0,50 e cos 30 = 0,87, a alternativa que indica corretamente o mdulo a direo e o sentido da resultante do sistema de foras : a) 135 N, inclinada para a direita b) 135 N, na horizontal para a direita c) 167 N, inclinada para a direita d) 167 N, horizontal para a direita e) 167 N, inclinada para a esquerda

Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

COLGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO - 2007 FSICA: BIBLIOGRAFIA

1 Ano Mdulo 2

BIBLIOGRAFIA
Paran. Fsica Srie Novo ensino Mdio. Vol. nico 6 edio. Editora tica, 2004 Wilson Carron. Fsica Coleo Base. Vol. nico 2 edio. Editora Moderna, 2004 Sampaio & Calada. Fsica. Vol. nico.Editora Atual, 2003

Uma longa viagem comea com um nico passo Lao-Ts

Professor Wagner Cardoso

Вам также может понравиться