Вы находитесь на странице: 1из 3

A Palavra Se

Aqui estudaremos todas as funes da palavra se. Vamos aos estudos:

01) Pronome Reflexivo: A palavra se ser pronome reflexivo quando indicar que o sujeito pratica a ao sobre si mesmo. Nesse caso, o verbo concordar com o sujeito. Ex. A menina machucou-se ao cair do brinquedo. As meninas machucaram-se.

02) Pronome Recproco: A palavra se ser pronome recproco quando indicar ao trocada entre os elementos que compem o sujeito. Nesse caso, o verbo concordar com o sujeito. Ex. Sandro e Carla adoram-se.

03) Pronome Integrante do Verbo: A palavra se ser pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que so os que no se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixarse, zangar-se, ater-se, abster-se ... Nesse caso, o verbo concordar com o sujeito. Ex. Genofretildo suicidou-se depois que seus scios se queixaram dele para o advogado.

04) Pronome Expletivo ou Pronome de Realce: A palavra se ser pronome expletivo, quando for usado apenas para reforar a idia contida no verbo, sendo, por isso, dispensvel na frase. Ocorrer o pronome expletivo com verbo intransitivo que tenha sujeito claro. Aparece, em geral, junto aos verbos ir, partir, chegar, passar, rir, sorrir, morrer. Novamente o verbo concordar com o sujeito. Ex. As nossas esperanas foram-se para sempre. As meninas sorriram-se agradecidas. "Vai-se a primeira pomba despertada". (Raimundo Correia)

05) Pronome Apassivador: A palavra se ser pronome apassivador, quando formar, junto de um verbo transitivo direto, a voz passiva sinttica, que pode ser transformada em passiva analtica; indica que o sujeito paciente e com ele concorda. Ex. Compram-se carros usados. = Carros usados so comprados. Esperou-se o tempo necessrio. = O tempo necessrio foi esperado. Alugam-se casas na praia. = Casas na praia so alugadas.

06) Pronome de Indeterminao do Sujeito: A palavra se ser pronome de indeterminao do sujeito, quando surgir junto a verbo transitivo indireto acompanhado de objeto indireto, a verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto preposicionado, a verbo de ligao acompanhado de predicativo do sujeito e a verbo intransitivo sem sujeito claro. Nesse caso, o verbo dever ficar, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular. Ex. Necessita-se de pessoas qualificadas. (VTI com OI) Estima-se a Jorge Amado. (VTD com OD Prep.) Aqui se est satisfeito com o governo. (VL com PS) Ainda se morre de tuberculose no Brasil. (VI sem sujeito claro)

07) Sujeito Acusativo: A palavra se ser sujeito acusativo quando aparecer em estruturas formadas pelos auxiliares causativos fazer, mandar e deixar e pelos auxiliares sensitivos ver, ouvir, sentir..., seguidos de objeto direto na forma de orao reduzida (verbo no infinitivo ou no gerndio). Ex. Ela deixou-se levar pelo namorado. Ns a vimos virando a esquina. O gerente mandou o garoto buscar os documentos. Quando o sujeito acusativo for representado por um substantivo plural, o verbo no infinitivo tanto poder ficar no singular quanto no plural. Ex. Mandar as garotas fazer o trabalho. Mandaram as garotas fazerem o trabalho.

08) Conjuno Subordinativa Integrante: A palavra se ser conjuno subordinativa integrante, quando iniciar orao subordinada substantiva, ou seja, orao que funcione como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal ou aposto. Ex. No sei se todos tero condies de acompanhar a matria. (Orao que funciona como OD) Sentiremos se vocs no comparecerem solenidade. (Orao que funciona como OD)

08) Conjuno Subordinativa Condicional: A palavra se ser conjuno subordinativa condicional, quando iniciar orao subordinada adverbial condicional, ou seja, quando iniciar orao que funcione como adjunto adverbial de condio. Ex. Tudo estaria resolvido, se ele tivesse devolvido o dinheiro.

08) Conjuno Subordinativa Causal: A palavra se ser conjuno subordinativa causal, quando iniciar orao subordinada adverbial causal, ou seja, quando iniciar orao que funcione como adjunto adverbial de causa.

Ex. Se voc sabia que eu no conseguiria, por que me deixou sozinho?

Вам также может понравиться