Вы находитесь на странице: 1из 7

Reinado: 1829 - 1831 Imperatriz consorte do Brasil (2 ESPOSA DE D.

PEDRO I) Princesa de Leuchtenberg - Duquesa de Bragana Nascimento: 31 de julho de 1812 - Milo Morte: 26 de janeiro de 1876 (63 anos) Lisboa, Portugal Filhos: Maria Amlia de Bragana

D. Amlia era muito bela, alta, bem proporcionada, com um rosto delicado e cabelos alourados. O Marqus de Resende, enviado para averiguar a formosura da jovem, escreveu ao imperador cobrindo-a de elogios e dizendo que ela tinha "um ar de corpo como o que o pintor Correggio deu nos seus quadros Rainha de Sab".

Era, tambm, muito culta e sensvel. Uma notcia do London Times na poca afirmou que ela era uma das princesas mais bem educadas e preparadas da Europa. Ao confirmar-se o casamento, Dom Pedro instituiu, como prova de boas intenes, a Ordem da Rosa, cujo lema "Amor e Fidelidade". A me da noiva previu as dificuldades pelas quais sua filha passaria, e providenciou que ela fosse bem preparada. Alm de um bom dote e enxoval, deu-lhe muitos conselhos, recomendando que demonstrasse seus sentimentos e deixasse de lado a timidez para no desestimular o marido, que fosse amorosa com os enteados e, sobretudo, que se mantivesse fiel, como imperatriz, aos interesses brasileiros. Alm disso, incumbiu o cientista Carl Friedrich Von Martius de, durante sua viagem, instru-la sobre a nao que governaria, e a Condessa de Itapagipe, de introduzi-la no conhecimento da personalidade do seu esposo, da lngua portuguesa e dos costumes da corte brasileira costumes da corte brasileira. (Abaixo, pulseira de cabelos)

Amlia de Leuchtenberg chegou ao Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1829, na fragata Imperatriz. Diz a tradio que ao saber que o navio se aproximava, Dom Pedro embarcou em um rebocador para encontr-lo fora da barra, e ao ver sua esposa no convs, desfaleceu de emoo. Pouco depois do primeiro encontro do casal, os filhos do primeiro casamento de Dom Pedro conheceram sua madrasta ainda no navio que a trouxera, para almoarem todos juntos. No dia seguinte, ao meio-dia, sob uma forte chuva, Amlia desembarcou, sendo recebida com uma solene procisso. Em seguida dirigiu-se, com seu esposo, Capela Imperial para receberem as benos nupciais.

- A carruagem (acervo do Museu Imperial em Petrpolis) que transportou a imperatriz do Arsenal de Marinha at a Capela Imperial no dia de seu desembarque. Chovia muito e uma das mulas que puxava a Imperatriz empacou no caminho. Mesmo assim, todo o trajeto estava enfeitado, forrado de areia e flores e havia uma multido acompanhando o cortejo. A beleza da imperatriz deslumbrou a todos, realada por um longo vestido branco e um manto bordado em prata, segundo a moda francesa. Depois da cerimnia houve uma celebrao pblica com fogos de artifcio, e a corte foi servida com um grande banquete de Estado. Em janeiro de 1830 ocorreu a apresentao formal da nova Imperatriz corte, com um baile em que todas as damas se vestiram com a cor rosa, a preferida pela Imperatriz. Somente no dia seguinte ao baile, o casal iniciou sua lua-de-mel, passando seis semanas na fazenda do padre Correa, na Serra da Estrela, local onde futuramente se ergueria a cidade de Petrpolis. Ao instalar-se no palcio de So Cristvo, percebendo a falta de protocolo que reinava, Amlia imps corte como lngua oficial o francs e o cerimonial de uma corte europeia. Procurou atualizar a moda e a culinria, redecorou o palcio e renovou os servios de mesa e pratarias, tentando refinar os costumes. Em parte teve sucesso, e a elegncia da imperatriz, sempre impecavelmente vestida, se tornou famosa no estrangeiro.

Seu relacionamento com seus enteados foi, segundo relatos, muito positivo. Tendo cativado imediatamente o afeto do marido, sua bela aparncia, seu bom senso e sua gentileza no trato conseguiram o mesmo das crianas. Dedicou-se a assegurar que recebessem uma boa educao e tivessem um bom ambiente familiar. Um viajante francs registrou pouco aps o casamento que "parece que a imperatriz continua a exercer sua influncia sobre as crianas de Dom Pedro. Os felizes resultados j so aparentes, j fez considerveis reformas no palcio, e a ordem comea a reinar; a educao das princesas supervisionada e dirigida pela imperatriz pessoalmente", o mesmo cuidado recebendo o herdeiro do trono, o pequeno Pedro de Alcntara; prova-o o fato de que ele em breve passou a cham-la de "mame". Tambm foi importante sua presena para resgatar a popularidade de seu marido e anim-lo em um momento difcil do novo Imprio, mas o entusiasmo gerado pelo casamento entre a populao durou pouco. Jos Bonifcio aconselhou-a no sentido de que fizesse o marido se reconciliar com o povo, mas nada adiantou. A precariedade da situao econmica e a turbulncia poltica precipitaram uma crise incontornvel e em 7 de abril de 1831 Dom Pedro abdicou, deixando o trono para seu filho Pedro de Alcntara. Dona Amlia seguiu com Dom Pedro, agora com o ttulo de Duques de Bragana, de navio para a Europa. Encontrava-se grvida de trs meses.

D. Amelia e sua filha, Maria Amlia, a Princesa-Flor Dona Amlia sempre manifestou carinho a D. Pedro II, e at sua morte manteve correspondncia com ele, tentando instru-lo e apoi-lo. Sobrevivem cerca de seiscentas cartas que trocaram. Dom Pedro II retribuiria a gentileza solicitando sua ajuda para casar suas prprias filhas e visitando-a em Lisboa em 1871.

Вам также может понравиться