Вы находитесь на странице: 1из 1

Indito (I)

(FQ)

XVI Encontro de Qumica da Regio Sul (16-SBQSul)

Micropartculas de quitosana contendo o corante curcma obtidas atravs da tcnica de emulso com evaporao do solvente.
Alexandre L.Parize1,*(PG), Bethnia L. Horst1 (PG), Mauro C. M. Laranjeira1 (PQ), Ins M. C. Brighente1 (PQ), Tereza C. R. de Souza1 (PQ). alexandreluisparize@hotmail.com
1

QUITECH, Departamento de Qumica, UFSC, Florianpolis-SC, Brasil.

Palavras Chave: quitosana, emulso, microencapsulao.

Introduo
O corante Crcuma o principal componente obtido dos rizomas de Curcuma Longa L. e do aafro da terra. Observa-se que o corante crcuma possui pouca solubilidade em gua e solues cidas, mas tem boa solubilidade em meio bsico e em solventes como etanol, acetona, dimetilsulfxido e clorofrmio. Apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatrias, quimioterpicas e quimiopreventivas no tratamento de cncer, antisptica; atua na cicatrizao da pele e proteo de tecidos, e possui atividade anti microbiolgica, que viabilizam o seu uso para os mais diversos fins na indstria1. Atualmente, o biopolmero quitosana tem recebido ateno para o uso na microencapsulao ou associao com corantes naturais, por apresentar caractersticas de biocompatibilidade, ser no mutagnico, no txico e biofuncional. Desta forma este estudo tem como objetivo estudar a microencapsulaao do corante crcuma em micropartculas de quitosana atravs da tcnica de emulso com evaporao do solvente2.

micropartculas formadas apresentam tamanho mdio de 2 a 30 m e, forma irregular (efeito este causado pelo processo de liofilizao). Observa-se tambm com o aumento da concentrao de TPF a presena de partculas menores e mais dispersas (Figura 1). No foi observada a presena de poros e fissuras para nenhuma das amostras produzidas. Atravs da anlise termogravimtrica foi observado uma maior estabilidade trmica para as micropartculas contendo o corante crcuma.

Figura 1 Microscopia eletrnica de Varredura para as micropartculas de quitosana contendo curcuma reticuladas com TPF: 4% (m/v) (a), 8% (m/v) (b) e 12% (m/v) (c). A eficincia de encapsulao foi de 79,75% (0,85), 49,98% (1,25) e 28,45% (1,27) para as micropartculas reticuladas com TPF 4%, 8% e 12%, respectivamente. Em estudos preliminares de liberao controlada para o corante encapsulado nas micropartculas foi observada uma razo de liberao lenta do corante a partir das micropartculas.

Resultados e Discusso
As micropartculas de quitosana contendo crcuma foram preparadas a partir de uma soluo de quitosana 2% (m/v) em cido actico. Um volume pr-determinado dessa soluo contendo 10% do corante crcuma foi misturado com o mesmo volume de acetona (no-solvente). Uma pequena alquota dessa mistura foi emulsificada em leo mineral (150 mL) contendo 0,1% (v/v) de Span 85 sob agitao mecnica a 30C. O sistema foi mantido sob agitao por 12 h para a completa evaporao do no solvente. Aps a evaporao, a gelatinizao inica das microesferas de quitosana foi conseguida com a adio de 1 mL de soluo de tripolifosfato de sdio (TPF) em diferentes concentraes. Aps o contato as microesferas foram filtradas e lavadas com n-hexano, armazenadas a -30 C e liofilizadas. A anlise de infravermelho das micropartculas revela a existncia de interaes entre os grupos fosfato do TPF e os grupos amino da quitosana evidenciando a reticulao inica nas micropartculas. A partir da analise de microscopia eletrnica de varredura, observa-se que as
FURB, 13 a 15 de novembro de 2008

Concluses
Neste estudo foram produzidas micropartculas de quitosana contendo o corante crcuma. Observouse a eficincia do processo de microencapsulao, favorecendo a solubilidade do corante encapsulado, viabilizando o seu uso nos mais diversos setores.

Agradecimentos
Os autores agradecem ao departamento de qumica da UFSC e ao CNPq pelo auxilio financeiro. ___________________
1

Sharma, R. A.; Gescher, A. J. e Steward, W. P. European Journal of Cancer 2005, 41, 1955. 2 Anal, A. K.; Stevens, W. F. e Remunan-Lopez, C. Int. J. Pharm. 2006, 312, 166.

Вам также может понравиться