Вы находитесь на странице: 1из 40

Tarefas bsicas no Access 2010

Aplica-se a: Microsoft Access 2010

Veja a seguir algumas tarefas bsicas para saber mais sobre como usar o Microsoft Access 2010.

O QUE O ACCESS?

O Access 2010 uma ferramenta de design e implantao de aplicativos de banco de dados que pode ser usada para controlar informaes importantes. Voc pode manter os dados no computador ou public-los na Internet para que outras pessoas possam usar seu banco de dados com um navegador da Web. Muitas pessoas comeam a usar o Access quando o programa que usam para controlar informaes gradativamente fica menos adequado para a tarefa. Por exemplo, vamos supor que voc seja um planejador de eventos e que deseja controlar todos os detalhes que precisa gerenciar para garantir o sucesso dos eventos. Se voc usar um processador de texto ou um programa de planilha para fazer isso, poder facilmente ter problemas com dados duplicados ou incoerentes. Voc pode usar software de calendrio, mas controlar informaes financeiras em um calendrio no adequado.

BANCOS DE DADOS RELACIONAIS NO ACCESS


s vezes, necessrio um banco de dados relacional para controlar essas informaes um repositrio de dados que foram separados em colees menores de dados (chamadas tabelas) para eliminar a redundncia e depois foram relacionados em conjunto com base em partes comuns de informaes (chamadas campos). Por exemplo, um banco de dados relacional de planejamento de eventos pode conter uma tabela com informaes de clientes, uma tabela com informaes de fornecedores e uma tabela com informaes de eventos. A tabela com informaes de eventos pode ter um campo para relacion-la tabela de clientes e um campo para relacion-la tabela de fornecedores. Dessa maneira, por exemplo, se o telefone de um fornecedor mudar, as informaes podero ser alteradas uma s vez na tabela de fornecedores, e no em cada evento que envolva o fornecedor. O Access uma ferramenta que pode ser usada para desenvolver, de maneira fcil e rpida, aplicativos de banco de dados relacional que ajudam a gerenciar as informaes. Voc

pode criar um banco de dados para ajud-lo a controlar praticamente qualquer tipo de informao, como estoque, contatos profissionais ou processos comerciais. Na verdade, o Access fornece modelos que podem ser usados imediatamente para controlar uma grande variedade de informaes, o que facilita o trabalho at mesmo para iniciantes.

AO ABRIR O ACCESS
Ao iniciar o Access 2010, voc v o modo de exibio Microsoft Office Backstage, no qual possvel obter informaes sobre o banco de dados atual, criar um novo banco de dados, abrir um banco de dados existente e exibir contedo de destaque do Office.com.

O modo de exibio Backstage tambm contm muitos outros comandos que podem ser usados para ajustar, manter ou compartilhar bancos de dados. Os comandos no modo de exibio Backstage geralmente se aplicam a bancos de dados inteiros, e no a objetos contidos em um banco de dados. OBSERVAO Voc pode acessar o modo de exibio Backstage a qualquer momento clicando na guia Arquivo.

LOCALIZAR E APLICAR UM MODELO


O Access oferece vrios modelos que podem ser usados para agilizar o processo de criao do banco de dados. Um modelo um banco de dados pronto para uso que contm todas as tabelas, consultas, formulrios e relatrios necessrios para a execuo de uma tarefa especfica. Por exemplo, existem modelos que podem ser usados para monitorar problemas, gerenciar contatos ou manter registros de despesas. Alguns modelos contm exemplos de

registros para ajudar a demonstrar seu uso. Modelos de bancos de dados podem ser utilizados no estado atual ou ser personalizados de acordo com as suas necessidades. Para localizar e aplicar um modelo ao banco de dados, siga este procedimento: 1. Na guia Arquivo, clique em Novo. 2. Em Modelos Disponveis, siga um destes procedimentos:
Para reutilizar um modelo usado recentemente, clique emModelos Recentes e selecione

o modelo desejado.
Para utilizar um modelo j instalado, clique em Meus Modelose selecione o modelo

desejado.
Para localizar um modelo no Office.com, em Modelos do Office.com, clique em uma

categoria de modelo, selecione o modelo desejado e clique em Baixar para baixar o modelo do Office.com para o computador. OBSERVAO Voc tambm pode pesquisar modelos no Office.com pelo Access. Na

caixa Pesquisar modelos no Office.com, digite um ou mais termos de pesquisa e clique no boto de seta para pesquisar. 3. Como alternativa, clique no cone de pasta ao lado da caixa Nome do Arquivopara procurar o local onde voc deseja criar o banco de dados. Se no for indicado um local especfico, o Access criar o banco de dados no local padro exibido abaixo da caixa Nome do Arquivo. 4. Clique em Criar. O Access criar o banco de dados e o abrir para ser usado.

CRIAR UM BANCO DE DADOS A PARTIR DO ZERO

OBSERVAO Se voc quiser uma introduo mais completa sobre os conceitos do uso do Access para criar um banco de dados, consulte o artigoFundamentos do design de banco de dados. Se nenhum dos modelos atender s suas necessidades ou se houver dados em outro programa que voc deseja usar no Access, talvez voc imagine que mais conveniente criar um banco de dados do zero. No Access 2010, h uma alternativa: um banco de dados desktop padro ou um banco de dados da Web. OBSERVAO Para obter mais informaes sobre bancos de dados da Web, consulte o artigo Criar um banco de dados para ser compartilhado na Web. Para criar um novo banco de dados, siga este procedimento:

1. Inicie o Access. 2. Na guia Novo do modo de exibio Backstage, clique em Banco de Dados em Branco ou Banco de Dados da Web em Branco. IMPORTANTE A sua escolha determinar quais recursos esto disponveis no banco de dados. Os bancos de dados desktop no podem ser publicados na Web, e os bancos de dados da Web no oferecem suporte a alguns recursos desktop, como as consultas de totais. 3. direita, digite um nome para o banco de dados na caixa Nome do Arquivo. Para alterar o local onde voc criar o arquivo, clique em Procurar Arquivo, procure e selecione o novo local e clique em OK. 4. Clique em Criar. O Access cria o banco de dados e abre uma tabela vazia (chamada Tabela1), no modo de exibio Folha de Dados. 5. O Access colocar o cursor na primeira clula vazia da coluna Clique para Adicionar da nova tabela. Para adicionar dados, comece a digitar ou cole os dados de uma outra fonte, como descreve a seo Colar dados de outra fonte em uma tabela do Access, mais adiante neste artigo. OBSERVAES

ao lado da caixa Nome do

A insero de dados no modo Folha de Dados foi pensada de modo a ser muito semelhante com a insero de dados em uma planilha do Excel. A principal restrio que os dados devem ser inseridos em linhas e colunas contguas, comeando no canto superior esquerdo da folha de dados. No tente formatar os dados incluindo linhas ou colunas em branco como faria em uma planilha do Excel, pois isso vai ocupar espao da tabela. A tabela simplesmente contm os dados. Toda a apresentao visual dos dados ser feita nos formulrios e relatrios que voc criar depois.

A estrutura da tabela criada enquanto voc insere os dados. Sempre que voc adicionar uma nova coluna folha de dados, um novo campo ser definido na tabela. O Access define o tipo de dados do campo de acordo com o tipo de dados inserido. Por exemplo, se houver uma coluna na qual voc inseriu somente valores de data, o Access definir o tipo de dados do campo como Data/Hora. Se mais tarde voc tentar inserir um valor que no seja uma data (como um nome ou nmero de telefone) nesse campo, o Access exibir uma mensagem informando que o valor no corresponde ao tipo de dados da coluna. Quando for possvel, planeje a tabela para que cada coluna contenha o mesmo tipo de dados, seja texto, datas, nmeros ou qualquer outro. Isso facilita muito a construo de consultas, formulrios e relatrios que selecionam apenas os dados desejados.

Se voc no quiser inserir dados ainda, clique em Fechar

OBSERVAO O Access excluir a Tabela1 se voc a fechar sem salvar.

Abrir um banco de dados do Access j existente

DICA Para abrir rapidamente um dos vrios bancos de dados recentes que estavam abertos, na guia Arquivo, clique em Recente e clique no nome do arquivo. 1. Na guia Arquivo, clique em Abrir. 2. Clique em um atalho da caixa de dilogo Abrir ou, na caixa Examinar, clique na unidade ou na pasta que contm o banco de dados desejado. 3. Na lista de pastas, clique duas vezes nas pastas at abrir aquela que contm o banco de dados. 4. Ao localizar o banco de dados, faa o seguinte:

Para abrir o banco de dados no modo de abertura padro, clique nele duas vezes. Para abrir o banco de dados para acesso compartilhado em um ambiente multiusurio, de modo que voc e outros usurios possam ler e gravar no banco de dados ao mesmo tempo, clique em Abrir.

Para abrir o banco de dados com acesso somente para leitura, de modo que voc possa visualiz-lo mas no edit-lo, clique na seta ao lado do boto Abrir e clique em Abrir como Somente Leitura.

Para abrir o banco de dados com acesso exclusivo, de modo que ningum mais possa abri-lo enquanto voc estiver com ele aberto, clique na seta ao lado do boto Abrir e clique em Abrir Exclusivo.

Para abrir o banco de dados para acesso somente leitura, clique na seta ao lado do boto Abrir e clique em Abrir Exclusivo como Somente Leitura Outros usurios ainda podero abrir o banco de dados, mas eles tero apenas acesso somente leitura.

Se no conseguir localizar o banco de dados que deseja abrir 1. Na caixa de dilogo Abrir, clique no atalho Meu Computador ou, na caixa Examinar, clique em Meu Computador. 2. Na lista de unidades, clique com o boto direito do mouse na unidade que voc acredita que contm o banco de dados e clique em Pesquisar. 3. Insira o critrio de pesquisa e pressione ENTER para localizar o banco de dados. 4. Se ele for encontrado, abra-o clicando duas vezes nele na caixa de dilogoResultados da Pesquisa. OBSERVAO Como a pesquisa foi iniciada na caixa de dilogo Abrir, clique emCancelar nessa caixa de dilogo para que o banco de dados seja aberto. Voc pode abrir diretamente um arquivo de dados em um formato de arquivo externo (como dBASE, Paradox, Microsoft Exchange, ou Excel). Voc tambm pode abrir diretamente

qualquer fonte de dados ODBC, como Microsoft SQL Server ou Microsoft FoxPro. O Access cria automaticamente um novo banco de dados do Access, na mesma pasta do arquivo de dados, e adiciona links a cada tabela no banco de dados externo.

Comear a usar seu novo banco de dados


Dependendo do modelo usado, talvez seja necessrio executar um ou mais dos procedimentos a seguir para comear com o novo banco de dados:

Se o Access exibir uma caixa de dilogo Logon com uma lista de usurios vazia, siga este procedimento para comear: 1. 2. 3. 4. Clique em Novo Usurio. Preencha o formulrio Detalhes do Usurio. Clique em Salvar e Fechar. Selecione o nome do usurio que acabou de digitar e clique em Logon.

Se o Access exibir uma folha de dados vazia, voc poder comear a digitar dados diretamente nessa folha de dados ou clicar em outros botes e guias para examinar o banco de dados. Se o Access exibir uma pgina Introduo, voc poder clicar nos links dessa pgina para saber mais sobre o banco de dados ou clicar em outros botes e guias para examinar o banco de dados. Se o Access exibir uma mensagem Aviso de Segurana na barra de mensagens e voc confiar na fonte do modelo, clique em Habilitar Contedo. Se o banco de dados exigir logon, voc precisar fazer logon novamente.

Para bancos de dados desktop e da Web, convm comear com uma destas etapas:

ADICIONAR UMA TABELA IMPORTAR OU VINCULAR A DADOS DE OUTRA FONTE

ADICIONAR UMA TABELA


Voc pode adicionar uma nova tabela a um banco de dados existente usando as ferramentas, no grupo Tabelas, na guia Criar.

OBSERVAO

Em um banco de dados da Web, somente o comando Tabelaest disponvel no grupo Tabelas.

Independentemente do modo de exibio que voc inicia, sempre possvel alternar para o outro modo de exibio usando os respectivos botes na barra de status da janela do Access. Criar uma tabela em branco no modo Folha de Dados No modo Folha de Dados, voc pode inserir os dados

imediatamente e deixar que o Access crie a estrutura de tabelas nos bastidores. Os nomes de campos so atribudos numericamente (Campo1, Campo2 e assim por diante), e o Access define o tipo de dados do campo, de acordo com o tipo de dados inseridos. 1. 2. 3. Na guia Criar, no grupo Tabelas, clique em Tabela .

O Access criar a tabela e posicionar o cursor na primeira clula vazia da coluna Clique para Adicionar. Para adicionar dados, comece a digitar na primeira clula vazia ou cole dados de outra fonte, como descrito mais adiante neste artigo.

Para renomear uma coluna (campo), clique duas vezes no ttulo da coluna e digite o novo nome.

DICA

Atribua um nome significativo a cada campo, para disponibilizar uma descrio do contedo sem precisar olhar

os dados.

Para mover uma coluna, selecione-a clicando em seu ttulo e, em seguida, arraste-a para onde quiser. Tambm possvel selecionar vrias colunas contguas e arrast-las para um novo local de uma vez.

Para adicionar mais campos sua tabela, voc pode comear a digitar na colunaClique para Adicionar no modo Folha de Dados ou adicionar novos campos usando os comandos no grupo Adicionar e Excluir da guia Campos. Criar uma tabela comeando no modo Design No modo Design, primeiro crie a estrutura da nova tabela. Em

seguida, mude para o modo Folha de Dados para inserir dados ou insira os dados usando algum outro mtodo, como um formulrio.
OBSERVAO

O modo Design no est disponvel para tabelas em um banco de dados da Web.

1. 2.

Na guia Criar, no grupo Tabelas, clique em Design da Tabela. Para cada campo na tabela, digite um nome na coluna Nome do Campo e, em seguida, selecione um tipo de dados na lista Tipo de Dados.

3.

Voc pode inserir informaes adicionais para cada campo na colunaDescrio. A descrio inserida ser exibida na barra de status quando o ponto de insero estiver no campo e ser usada como texto da barra de status para qualquer controle que voc criar arrastando o campo do painel Lista de Campos para um formulrio ou relatrio e para qualquer controle criado para esse campo, pelo Assistente de Formulrio ou Assistente de Relatrio.

4.

Aps ter adicionado todos os seus campos, salve a tabela. Na guia Arquivo, clique em Salvar. Voc pode comear a inserir dados na tabela a qualquer momento, basta mudar para o modo Folha de Dados, clicar na primeira clula vazia e digitar. Tambm pode colar dados de outra fonte, como descrito na prxima seo.

5.

Criar uma tabela com base em uma lista do SharePoint

Com uma lista do SharePoint, seus dados podem ser

usados por pessoas que no tm o Access. Alm disso, os dados da lista so armazenados em um servidor, que geralmente oferece melhor proteo contra perda de dados do que arquivos armazenados em um computador desktop. Voc pode iniciar uma nova lista ou vincular para uma lista existente. necessrio ter permisses suficientes no site do SharePoint em que voc deseja criar a lista; isso pode variar dependendo do site, por isso entre em contato com o administrador do SharePoint para obter detalhes sobre suas opes.
OBSERVAO

Esse recurso no est disponvel em um banco de dados da Web.

1. 2.

Na guia Criar, no grupo Tabelas, clique em Listas do SharePoint. Voc pode usar um dos modelos de lista para criar uma lista do SharePoint padro, como Contatos ou Eventos.

Voc tambm pode optar por criar uma lista personalizada ou vincular para ou importar uma lista existente. Clique na opo desejada. 3. Se voc optar por usar algum dos modelos de lista ou criar uma lista personalizada, a caixa de dilogo Criar Nova Lista ser aberta para orient-lo pelo processo. Se optar por usar uma lista existente, a caixa de dilogo Obter Dados Externos ser aberta para ajud-lo. Para obter mais informaes sobre tabelas, consulte o artigo sobre introduo s tabelas.

COLAR DADOS DE OUTRA FONTE EM UMA TABELA DO ACCESS


Se, no momento, seus dados estiverem armazenados em outro programa, como o Excel, voc poder copiar e colar os dados em uma tabela do Access. Em geral, isso funciona melhor se seus dados j estiverem separados em colunas, como esto em uma planilha do Excel. Se seus dados estiverem em um processador de texto, primeiro separe as colunas de dados usando guias ou converta os dados em uma tabela no processador de texto e copie os dados. Se seus dados precisarem de edio ou manipulao (por exemplo, separar nomes completos em nomes e sobrenomes), talvez seja melhor faz-lo antes de copiar os dados, especialmente se voc no estiver familiarizado com o Access.

Quando voc cola os dados em uma tabela vazia, o Access define o tipo de dados de cada campo de acordo com o dados encontrados nele. Por exemplo, se um campo colado no tiver nada alm de valores de data, o Access aplica o tipo de dados Data/Hora a esse campo. Se o campo colado tiver apenas as palavras "sim" e "no", o Access aplica o tipo de dados Sim/No a esse campo. O Access nomeia os campos de acordo com o que ele encontra na primeira linha de dados colados. Se ela e as linhas seguintes forem semelhantes em tipo, o Access determinar que a primeira linha faz parte dos dados e atribuir aos campos nomes genricos (Campo1, Campo2 e assim por diante). Se a primeira linha de dados colados no for semelhante s linhas seguintes, o Access usar a primeira linha como nomes de campo e a excluir nos dados reais. Se o Access atribuir nomes de campo genricos, voc dever renomear os campos o mais rpido possvel para evitar confuso. Use o seguinte procedimento: 1. 5. 6. Na guia Arquivo, clique em Salvar para salvar a tabela. No modo Folha de Dados, clique duas vezes no ttulo de cada coluna e digite um nome para a coluna. Salve a tabela novamente.

IMPORTAR OU VINCULAR A DADOS DE OUTRA FONTE


Talvez voc tenha dados coletados em outro programa e deseja us-los no Access. Ou talvez trabalhe com pessoas que armazenam dados em outros programas e conveniente para voc trabalhar com esses dados no Access. Ou talvez ainda tenha vrias fontes distintas de dados e precisa de uma "plataforma de aterrissagem" para reunir tudo e fazer uma anlise mais profunda. Com o Access, fica fcil importar ou vincular dados provenientes de outros programas. Voc pode importar dados de uma planilha do Excel, de uma tabela em outro banco de dados do Access, de uma lista do SharePoint ou de uma variedade de outras fontes. O processo um pouco diferente dependendo da fonte de dados, mas estas instrues serviro de introduo: 1. Na guia Dados Externos, no grupo Importar e Vincular, clique no comando para o tipo de arquivo do qual voc est importando. Por exemplo, se voc estiver importando dados de uma tabela do Excel, clique em Excel. Caso no veja o tipo de programa correto, clique em Mais.
OBSERVAO

Se voc no conseguir encontrar o tipo de formato correto no grupo Importar e Vincular, talvez seja

necessrio iniciar o programa em que os dados foram criados originariamente e usar esse programa para salvar os dados em um formato de arquivo que tenha suporte no Access (como um arquivo de texto delimitado) e importar ou vincular os dados. 2. Na caixa de dilogo Obter Dados Externos, clique em Procurar para localizar o arquivo de origem dos dados ou digite o caminho completo que leva a ele na caixa Nome do arquivo. 3. Clique na opo desejada em Especificar como e onde voc deseja armazenar os dados no banco de dados atual. Voc pode criar uma nova tabela usando os dados importados ou criar uma tabela vinculada que mantm um vnculo com a fonte dos dados. 4. Clique em OK. Dependendo de sua escolha, a caixa de dilogo Vincular Objetos ou a caixa de dilogo Importar Objetos ser aberta. 5. 6. Use a caixa de dilogo para concluir o processo. O procedimento exato que dever ser seguido depender da opo de importao ou vinculao escolhida. Na ltima pgina do assistente, clique em Concluir. Se a opo for importar, o Access perguntar se voc deseja salvar os detalhes da operao de importao que voc acabou de concluir. 7. Se voc acha que realizar novamente a mesma operao de importao, clique em Salvar etapas de importao e informe os detalhes.

Em seguida, voc pode reproduzir facilmente a operao de importao clicando em Importaes Salvas, no grupo Importar, na guia Dados Externos, clicando na especificao de importao e clicando em Executar. 8. Se no quiser salvar os detalhes da operao, clique em Fechar. O Access importa os dados para a nova tabela e, em seguida, exibe a tabela emTabelas no Painel de Navegao. Para saber mais sobre como importar dados para o Access, siga os links da seo Consulte Tambm deste artigo.

PRXIMAS ETAPAS
O restante do processo de design varia dependendo de suas metas, mas provavelmente voc desejar considerar a criao de consultas, formulrios, relatrios e macros. Este artigo no fornece informaes sobre como criar objetos de banco de dados adicionais. Para obter mais informaes, consulte estes artigos:

Introduo s consultas (Anexo 1) Introduo a formulrios (Anexo 2) Introduo a relatrios (Anexo 3)

Importar dados de uma planilha ou de outro programa


Se voc est acostumado com outros programas de banco de dados ou planilhas, provavelmente conhece os princpios bsicos de funcionamento do banco de dados e sua utilidade. A diferena entre o Access e outros aplicativos de bancos de dados que ele possibilita a criao de bancos de dados relacionaise, mais do que isso, seu diferencial em comparao com a maioria dos programas de planilha que ele fornece ferramentas para desenvolver consultas, formulrios e relatrios sofisticados. Alm disso, o Access oferece vrias opes para se trabalhar com outros programas de banco de dados, como o SQL Server.

IMPORTAR UMA PLANILHA DO EXCEL PARA O ACCESS


Muitas pessoas comeam a explorar o Access depois de criar uma lista no Excel. O Excel timo para se comear uma lista, mas a medida que ela cresce, fica mais difcil organiz-la e mant-la atualizada. Transferir essa lista para o Access geralmente o passo lgico. Uma tabela de banco de dados tem uma estrutura semelhante de uma planilha no sentido de que os dados so armazenados em linhas e colunas. Como resultado, normalmente fcil importar uma planilha para uma tabela de banco de dados. A principal diferena entre armazenar dados em uma planilha e em um banco de dados est na maneira como os dados so organizados. A simples importao de uma planilha inteira para uma tabela nova em um banco de dados no resolver os problemas associados organizao e atualizao dos dados, especialmente se a planilha contiver dados redundantes. Para resolver esses problemas, preciso separar os dados da planilha em tabelas distintas, cada uma com dados relacionados. Para obter mais informaes sobre como organizar os dados em suas tabelas, consulte o artigo Noes bsicas sobre o design de bancos de dados. O Access oferece o Assistente de Anlise de Tabela, que pode ajudar voc a concluir esse processo. Depois de importar os dados para uma tabela, o assistente ajuda voc a dividi-la em tabelas separadas, sendo que os dados contidos em cada uma no esto duplicados em nenhuma outra. O assistente tambm cria as relaes necessrias entre as tabelas.

IMPORTAR UMA PLANILHA DO EXCEL COMO UMA TABELA EM UM NOVO BANCO DE DADOS
2. Na guia Arquivo, clique em Novo e clique em Banco de Dados em Branco.

3.

Digite um nome para o novo banco de dados na caixa Nome do Arquivo e, em seguida, clique em Criar. O novo banco de dados ser aberto e o Access criar uma nova tabela vazia, a Tabela1.

4.

Feche a Tabela1. Quando perguntado se voc deseja salvar as alteraes feitas no design da Tabela1, clique em No.

5. 6. 7. 8. 9.

Na guia Dados Externos, no grupo Importar e Vincular, clique em Excel. Na caixa de dilogo Obter Dados Externos clique em Procurar. Use a caixa de dilogo Abrir Arquivo para localizar o arquivo. Selecione o arquivo e, em seguida, clique em Abrir. Na caixa de dilogo Obter Dados Externos, confirme se a opo Importar os dados de origem para uma nova tabela do banco de dados atual est selecionada.

10. Clique em OK. O Assistente de Importao de Planilha iniciado e faz algumas perguntas sobre os dados. 11. Siga as instrues, clicando em Avanar ou Voltar para navegar pelas pginas. Na ltima pgina do assistente, clique em Concluir.
OBSERVAO

O Access pergunta se voc deseja salvar os detalhes da operao de importao que voc acabou

de concluir. Se voc acha que realizar novamente a mesma operao de importao, clique em Sim e informe os detalhes. Assim voc poder reproduzir rapidamente a operao no futuro, clicando em Importaes Salvas, no grupo Importar da guia Dados Externos. Se voc no quiser salvar os detalhes da operao, clique em Fechar. O Access importa os dados para a nova tabela e, em seguida, ela exibida emTodas as Tabelas no Painel de Navegao.

USAR O ASSISTENTE DE ANLISE DE TABELA PARA ORGANIZAR OS DADOS


Depois de importar os dados para uma tabela do Access, use o Assistente de Anlise de Tabela para identificar rapidamente dados redundantes. O assistente permite facilmente organizar dados em tabelas separadas, assim o armazenamento dos dados fica mais eficiente. O Access preserva a tabela original como backup e cria tabelas novas que podem ser usadas como base para o aplicativo de banco de dados. 1. 2. Abra o banco de dados do Access que contm a tabela a analisar. Na guia Ferramentas de Banco de Dados, no grupo Analisar, clique emAnalisar Tabela. O Assistente de Anlise de Tabela iniciado. As duas primeiras pginas do assistente contm um breve tutorial, completo com botes em que possvel clicar para ver exemplos. Se as pginas introdutrias no aparecerem e voc vir apenas a caixa de seleo Mostrar pginas de introduo?, marque essa caixa de seleo e clique em Voltar duas vezes para ver a introduo. Para no ver as pginas introdutrias novamente depois de ler a introduo, desmarque a caixa de seleo Mostrar pginas de introduo?. 3. Na pgina Que tabela contm campos com valores que so repetidos em diversos registros?, selecione a tabela que deseja analisar e clique em Avanar. 4. Voc pode deixar o assistente decidir quais campos devem ir para qual tabela ou fazer suas prprias escolhas. Mesmo seguindo as sugestes do assistente, voc ainda poder alterar o layout da tabela na pgina seguinte do assistente.
OBSERVAO

Se voc deixar o assistente decidir quais campos colocar em qual tabela, as escolhas dele nem

sempre so apropriadas para os seu dados, especialmente se no houver muitos dados com que trabalhar. Verifique atentamente o resultado apresentado pelo assistente. Por outro lado, o assistente pode sugerir uma organizao mais eficaz que a sua, ento uma boa ideia testar as decises do assistente pelo menos uma vez. Se voc no gostar das sugestes, pode reorganizar os campos manualmente e sempre pode clicar em Voltar e organizar todos os campos por conta prpria.

5.

Clique em Avanar. Nessa pgina, especifique quais tabelas devem conter quais campos. Se voc deixou o assistente decidir, ver vrias tabelas conectadas por linhas de relao. Caso contrrio, o Access cria apenas uma tabela com todos os campos. Em qualquer situao, possvel fazer alteraes nessa pgina.


6. 7.

Voc pode arrastar campos de uma tabela para uma rea vazia da pgina para criar uma nova tabela com esses campos. O Access pedir um nome para a tabela. Pode tambm arrastar campos de uma tabela para outra se achar que este o armazenamento mais adequado. A maioria das tabelas ter um campo ID ou Cdigo Exclusivo Gerado. Para saber mais sobre campos de identificao, clique emDicas no canto direito superior do assistente. Para desfazer uma alterao, clique no boto Desfazer. Para renomear uma tabela, clique duas vezes na barra de ttulo, digite o nome novo e clique em OK.

Depois de organizar os campos conforme desejado, clique em Avanar. Se o assistente encontrar registros com valores muito semelhantes, identificar esses valores como possveis erros tipogrficos e apresentar uma tela onde voc poder confirmar o que fazer com eles. Role a lista para localizar esses valores na coluna Correo e, em seguida, clique no item apropriado da lista suspensa. Selecione (Deixar como est) para impedir que o assistente faa qualquer alterao no valor. Quando acabar, clique em Avanar.

8.

O assistente pergunta se voc deseja criar uma consulta semelhante tabela original. Se voc j criou formulrios e relatrios com base na tabela original, criar essa consulta uma boa ideia. Se voc escolher Sim, crie a consulta, o assistente renomear a tabela original acrescentando "_OLD" ao nome dela e depois dar o nome da tabela original nova consulta. Os formulrios e relatrios que se baseavam na tabela agora usaro a consulta para acessar os dados e continuaro funcionando como antes.

9.

Clique em Concluir. O assistente cria novas tabelas conforme especificado e as abre. Feche-as quando terminar de analisar o resultado.

TRABALHAR COM DADOS DE OUTROS PROGRAMAS


O Access 2010 oferece recursos para se trabalhar com dados que esto armazenados em outros programas. Criar um novo banco de dados Access que vincula os dados em outro formato de arquivo Voc pode usar o

Access para abrir um arquivo em outro formato de arquivo, como texto, dBASE ou uma planilha. O Access cria automaticamente um banco de dados do Access e vincula o arquivo para voc. 1. 2. 3. Inicie o Access. Na guia Arquivo, clique em Abrir. Na caixa de dilogo Abrir, clique no tipo de arquivo que ser aberto. Se no tiver certeza sobre o tipo de arquivo, clique em Todos os Arquivos (*.*). 4. Se necessrio, procure a pasta que contm o arquivo desejado. Encontrando o arquivo, clique duas vezes nele para abri-lo. 5. Siga as instrues do assistente. Na ltima pgina do assistente, clique em Concluir. possvel importar dados de outras

Importar ou vincular dados para um banco de dados existente do Access

fontes e programas para tabelas do Access para que os dados fiquem em um arquivo do Access ou vincular os dados a partir do Access, assim eles permanecem no arquivo original (fora do arquivo do Access). 1. Na guia Dados Externos, no grupo Importar e Vincular, clique no formato em que os dados sero armazenados.

Voc pode importar ou vincular a dados provenientes das seguintes fontes:

Excel Access

Voc pode importar dados de uma planilha ou de um intervalo nomeado em uma pasta de trabalho do

Excel. Cada planilha ou intervalo nomeado precisa ser importado ou vinculado separadamente. Este procedimento bastante conveniente para separar seu processo dos seus dados, criando um

banco de dados dividido. Ou seja, voc pode usar um banco de dados para que contenha todos os seus formulrios, relatrios e macros, e manter os dados em outro banco de dados. Depois, pode desenvolver

melhorias sem interromper o trabalho de algum. Tambm pode combinar dados de muitos bancos de dados do Access diferentes em um s, facilitando o resumo dos dados entre departamentos ou entre parceiros comerciais.

Banco de dados ODBC

Muitos programas oferecem suporte a esse formato, incluindo muitos produtos de

servidor de banco de dados. Isso ajuda a criar bancos de dados que servem de "plataforma de aterrissagem", em que so combinados dados de diferentes sistemas.

Arquivo de texto

Voc pode se conectar a um arquivo de texto simples e at usar o Access para alterar o

contedo desse arquivo. Isso pode ajudar a tornar os dados do Access fceis de consumir por uma ampla variedade de programas.

Arquivo XML

Este formato tambm oferece compatibilidade com uma variedade de outros programas,

incluindo alguns servidores Web.

Lista do SharePoint Servios de Dados Documento HTML Pasta do Outlook Arquivo dBase
2.

Este procedimento torna seus dados utilizveis com um navegador da Web, que o

uso padro de uma lista do SharePoint. Voc pode se conectar a servios de dados da Web em sua empresa.

Voc pode se conectar a pastas do Outlook, para poder integrar mais facilmente as

informaes de contatos com o restante dos dados. O dBase um conhecido sistema de banco de dados alternativo com suporte no Access.

A caixa de dilogo Obter Dados Externos aparece. Siga as instrues da caixa de dilogo.

O Access importar ou vincular os dados ao banco de dados. Para a maioria dos formatos, especifique a localizao dos dados e escolha como os dados devem ser armazenados no banco de dados.

Usar uma verso anterior do banco de dados em vrias verses do Access


Se o banco de dados ou o projeto do Access tiver sido criado no Access 2000 ou posterior, voc poder usar o banco de dados ou projeto na verso do Access na qual foi criado ou em qualquer verso posterior mesmo se o arquivo estiver com segurana habilitada. Por exemplo, os arquivos do Access 2000 podem ser usados no Access 2000, Access 2002, Access 2003, Access 2007 e Access 2010. Voc pode ter uma situao onde deseja manter os dados em uma verso anterior do Access, mas voc tem usurios com uma verso posterior do Access que desejam se vincular a esses dados mas ainda utilizam alguns recursos da verso anterior. A soluo criar um novo banco de dados "front-end" na verso posterior (contendo formulrios, relatrios, consultas, macros, mas no tabelas) e vincul-lo s tabelas no arquivo da verso anterior. Use um dos procedimentos a seguir, dependendo de se o banco de dados est contido em um arquivo ou j est dividido em um aplicativo front-end/back-end.

USAR UM ARQUIVO DE BANCO DE DADOS DO ACCESS EM VRIAS VERSES DO ACCESS


Se todas as tabelas, formulrios e outros objetos do banco de dados de sua verso anterior do Access estiverem contidos em um arquivo e voc desejar usar o banco de dados em vrias verses do Access, poder criar um novo banco de dados front-end em uma verso posterior e vincul-lo ao arquivo original. Os usurios com a verso anterior do Access ainda podero usar o banco de dados original. Os usurios com a verso posterior podero usar o novo banco de dados front-end para se vincular aos mesmos dados. Voc poder criar vrias verses front-end se precisar conciliar vrias verses do Access.

Etapa 1: criar uma cpia do banco de dados existente e salv-la em um novo formato
Use o procedimento a seguir para converter o banco de dados para qualquer um dos trs formatos mais recentes: Access 2000, Access 2002-2003 ou Access 2007. Esse comando preserva o banco de dados original no seu formato original e cria uma cpia no formato especificado. 1. Feche o arquivo do Access. Se o arquivo for um banco de dados multiusurio do Access, localizado em um servidor ou em uma pasta compartilhada, confirme se ningum est com ele aberto. 2. 3. 4. Inicie o Access 2010. Na guia Arquivo, clique em Abrir. Navegue at o local onde est o arquivo que ser convertido e clique duas vezes nele para abri-lo.
OBSERVAO

Se a caixa de dilogo Aprimoramento do Banco de Dados for exibida, perguntando se voc deseja

aprimorar o banco de dados, clique em No. 5. 6. 7. Se um formulrio for aberto quando voc iniciar o banco de dados, feche o formulrio. Na guia Arquivo, clique em Salvar Banco de Dados como. Na caixa de dilogo Salvar Como, digite um nome para o novo banco de dados.
OBSERVAO

A menos que voc salve o novo banco de dados em outro lugar, seu respectivo nome deve ser

diferente do nome do banco de dados original. Em qualquer caso, geralmente o melhor usar um outro nome, assim voc distingue facilmente o banco de dados front-end do banco de dados back-end. No entanto, se voc estiver convertendo para o formato do Access 2007, a extenso do nome do arquivo ser alterada de .mdb para .accdb para voc poder usar o mesmo nome de arquivo. 8. Clique em Salvar.

Etapa 2: dividir a cpia do banco de dados e usar o arquivo original como banco de dados back-end
Divida o banco de dados convertido usando o procedimento a seguir:

Na guia Ferramentas de Banco de Dados, no grupo Mover Dados, clique em Banco de Dados do Access. Na caixa de dilogo Divisor de Banco de Dados, clique em Dividir Banco de Dados. possvel criar um backup, mas tambm possvel apenas recriar a cpia usando o banco de dados

OBSERVAO

original.

Digite um nome para o banco de dados back-end e clique em Dividir.

Etapa 3: conectar o novo front-end ao banco de dados original


1. 2. Exclua o banco de dados de back-end que a ferramenta Divisor de banco de dados criou. Cuidado para no excluir o banco de dados original. Vincule o novo banco de dados front-end s tabelas no banco de dados original: na guia Dados Externos, no

grupo Importar e Vincular, clique emGerenciador de Tabelas Vinculadas. 3. 4. Clique em Selecionar Tudo e marque a caixa de seleo Sempre emitir aviso para novo local. Clique em OK, localize o banco de dados na verso mais antiga e clique duas vezes nele. Se tudo der certo, o Access exibir uma mensagem informando que todas as tabelas vinculadas selecionadas foram atualizadas com sucesso. Agora possvel aprimorar o novo banco de dados front-end para oferecer suporte a novos recursos para usurios que tm verses mais novas do Access. Os usurios com verses anteriores podem continuar usando a verso anterior do banco de dados.

USAR UM APLICATIVO DE FRONT-END/BACK-END EM VRIAS VERSES DO ACCESS


Se o banco de dados do Access j for um aplicativo front-end/back-end, voc poder converter o front-end para o novo formato de arquivo. Nenhuma alterao necessria no banco de dados back-end. O procedimento a seguir mostra como usar o comando Salvar Banco de Dados como para converter o banco de dados de front-end para qualquer um dos trs formatos mais recentes: Access 2000, Access 2002-2003 ou Access 2007. Esse comando preserva o banco de dados original no seu formato original e cria uma cpia no formato especificado. 1. Feche o banco de dados front-end. Se o arquivo for um banco de dados do Access multiusurio localizado em um servidor ou em uma pasta compartilhada, confirme se ningum est com ele aberto. 2. 3. 4. Inicie o Access 2010. Na guia Arquivo, clique em Abrir. Navegue at o local onde est o banco de dados de front-end a ser convertido e clique duas vezes nele para abri-lo.
OBSERVAO

Se a caixa de dilogo Aprimoramento do Banco de Dados for exibida, perguntando se voc deseja

aprimorar o banco de dados, clique em No. 5. 6. 7. 8. Se um formulrio aparecer quando voc abrir o banco de dados, feche o formulrio. Na guia Arquivo, clique em Salvar Banco de Dados como. Na caixa de dilogo Salvar como, digite um nome para o novo banco de dados. Clique em Salvar. Agora possvel aprimorar o novo banco de dados front-end para oferecer suporte a novos recursos.

ANEXO 1

Introduo s consultas
Aplica-se a: Microsoft Access 2010

Imprimir Mostrar tudo Quando desejar revisar, adicionar, alterar ou excluir dados de seu banco de dados, considere a possibilidade de usar uma consulta. Usando uma consulta, voc pode responder perguntas muito especficas sobre seus dados que seriam difceis de responder observando os dados da tabela diretamente. Voc pode usar consultas para filtrar dados, executar clculos com os dados e resumir os dados. Tambm possvel usar consultas para automatizar muitas tarefas de gerenciamento de dados e para revisar alteraes nos dados antes de confirmar essas alteraes.
OBSERVAO

Funes de consulta agregadas, como Soma ou Contagem, no esto disponveis em consultas

Web.

Neste artigo

Viso geral Examinar um subconjunto de dados em uma tabela Revisar dados de mais de uma tabela simultaneamente Fazer variaes de uma pergunta usando parmetros com uma consulta Fazer clculos com base nos dados Examinar dados resumidos ou agregados Criar uma nova tabela usando dados de outras tabelas Adicionar dados a uma tabela usando dados de outras tabelas Alterar dados de modo automatizado Excluir dados de modo automatizado

Viso geral
Uma consulta uma solicitao de resultados de dados, de ao sobre os dados ou ambas. Voc pode usar uma consulta para fazer uma pergunta simples, realizar clculos, combinar dados de diferentes tabelas ou at mesmo adicionar, alterar ou excluir dados de tabelas. As consultas que voc usa para recuperar dados de uma tabela ou para fazer clculos so denominadas consultas seleo. As consultas que adicionam, alteram ou excluem dados so denominadas consultas ao.

Este artigo oferece informaes bsicas sobre consultas e fornece exemplos dos diversos tipos de consultas. Para obter mais informaes sobre cada tipo de consulta, pesquise na Ajuda ou clique nos links da seo Consulte tambmdeste artigo. Voc tambm pode usar uma consulta para fornecer dados para um formulrio ou relatrio. Em um banco de dados bem estruturado, os dados que voc deseja apresentar usando um formulrio ou relatrio geralmente esto localizados em vrias tabelas diferentes. Usando uma consulta, voc pode reunir os dados que deseja usar antes de criar seu formulrio ou relatrio. Para obter mais informaes sobre o uso de uma consulta para fornecer dados para formulrios e relatrios, consulte os links na seo Consulte tambm ou pesquise na Ajuda.

ABRIR UMA CONSULTA EXISTENTE


Se voc no estiver familiarizado com o Painel de Navegao, pode no saber como abrir uma consulta que j exista. O Painel de Navegao um recurso que substitui a Janela Banco de dados de verses anteriores ao Access 2007. Voc ver o Painel de Navegao ao longo do lado esquerdo da tela. Para abrir qualquer objeto do banco de dados, incluindo uma consulta, voc pode clicar duas vezes no objeto do Painel de Navegao.

USE O BANCO DE DADOS NORTHWIND PARA SEGUIR OS EXEMPLOS


OBSERVAO

Os exemplos deste artigo utilizam um banco de dados criado atravs do modelo de banco de dados

Northwind 2010. 1. 2. 3. Clique na guia Arquivo e clique em Novo. No painel intermedirio em Modelos Disponveis, clique em Modelos de Exemplo e clique em Northwind. No painel direito, revise o nome do arquivo do banco de dados na caixa Nome do Arquivo e faa quaisquer alteraes no nome. Voc tambm pode procurar um local de arquivo diferente clicando no cone da pasta. 4. 5. Clique em Criar. Siga as instrues na pgina Northwind Traders (na guia de objeto Tela de Inicializao) para abrir o banco de dados e feche a janela Caixa de Dilogo de Logon.
INCIO DA PGINA

Examinar um subconjunto de dados em uma tabela


Em algumas situaes, convm revisar todos os dados de uma tabela, mas em outros momentos recomendvel revisar apenas os dados de determinados campos ou revisar os dados somente se determinados campos satisfizerem determinados critrios. Para revisar alguns dos dados em uma tabela, use uma consulta seleo. Suponha que voc deseje revisar uma lista de produtos e seus preos. Voc pode criar uma consulta que retorne informaes de produtos e preos usando o seguinte procedimento: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Abra o banco de dados de Northwind que voc configurou anteriormente usando estas etapas. Na guia Criar, no grupo Macros e Cdigo, clique em Design de Consulta. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, na guia Tabelas, clique duas vezes em Produtos. Feche a caixa de dilogo Mostrar Tabela. Na tabela Produtos, clique duas vezes em Nome do Produto e Preo de Lista para adicionar esses campos grade de design da consulta. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar.

A consulta executada e, em seguida, exibe uma lista de produtos e seus preos.


INCIO DA PGINA

Revisar dados de mais de uma tabela simultaneamente


As tabelas em um banco de dados bem estruturado tm relacionamentos lgicos umas com as outras. Esses relacionamentos existem com base nos campos que as tabelas tm em comum. Quando voc desejar revisar dados de tabelas relacionadas, use uma consulta seleo. Suponha que voc deseje revisar os pedidos dos clientes situados em uma cidade especfica. Os dados sobre os pedidos e os dados sobre os clientes so armazenados em duas tabelas no mesmo banco de dados. Cada tabela tem um campo Cdigo do Cliente, que constitui a base de um relacionamento um-para-muitos entre as duas tabelas. Voc pode criar uma consulta que retorne pedidos de clientes em uma cidade especfica, por exemplo, Las Vegas, usando o seguinte procedimento: 1. 2. 3. 4. Abra o banco de dados de Northwind que voc configurou anteriormente usando estas etapas. Na guia Criar, no grupo Macros e Cdigo, clique em Design de Consulta. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, na guia Tabelas, clique duas vezes em Clientes e em Pedidos Feche a caixa de dilogo Mostrar Tabela. Observe a linha, chamada juno, que conecta o campo ID na tabela Clientes e o campo ID de Cliente na Tabela Pedidos. Essa lista mostra o relacionamento entre as duas tabelas. 5. Na tabela Clientes, clique duas vezes em Empresa e Cidade para adicionar esses campos grade de design da consulta. 6. 7. Na grade de design da consulta, na coluna Cidade, desmarque a caixa de seleo na linha Mostrar. Na linha Critrios da coluna Cidade, digite Las Vegas. Desmarcar a caixa de seleo Mostrar evita que a consulta exiba a cidade nesses resultados e digitar Las Vegas na linha Critrios especifica que voc deseja ver somente registros onde o valor do campo Cidade Las Vegas. Nesse caso, a consulta retorna apenas os clientes que esto localizados em Las Vegas Empresa L e Empresa AA. Observe que voc no precisa exibir um campo para us-lo com um critrio. 8. Na tabela Pedidos, clique duas vezes em Cdigo do Pedido e Data do Pedido para adicionar esses campos s duas colunas seguintes da grade de design da consulta. 9. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. A consulta executada e exibe uma lista de pedidos para clientes de Las Vegas. 10. Pressione CTRL+S para salvar a consulta. A caixa de dilogo Salvar Como exibida. 11. Na caixa Nome da Consulta, digite Pedidos por Cidade e clique em OK
INCIO DA PGINA

Fazer variaes de uma pergunta usando parmetros com uma consulta


Em algumas situaes, convm executar uma consulta que seja apenas ligeiramente diferente de uma consulta existente. Voc pode alterar a consulta original para usar os novos critrios; contudo, se voc desejar executar com frequncia variaes de uma consulta especfica, considere a possibilidade de usar uma consulta parmetro. Ao ser executada, uma consulta parmetro solicita valores de campos e, em seguida, usa os valores fornecidos para criar critrios para a consulta.

No exemplo anterior, voc criou uma consulta que retorna pedidos de clientes localizados em Las Vegas. possvel modificar a consulta para que ela solicite que voc especifique a cidade sempre que for execut-la, usando o seguinte procedimento: 1. 2. Abra o banco de dados de Northwind que voc configurou anteriormente usando estas etapas. Clique na Barra de Redimensionamento para exibir o Painel de Navegao.
OBSERVAO

Esta etapa no ser necessria se o Painel de Navegao estiver exibido.

3.

No Painel de Navegao, clique com o boto direito do mouse na consulta denominada Pedidos por Cidade (que voc criou na seo anterior) e clique em Modo Design no menu de atalho.

4.

Na grade de design de consulta, na linha Critrios da coluna Cidade, exclua Las Vegas e digite [Para qual cidade?]. A cadeia de caracteres [Para qual cidade?] seu prompt de parmetro. Os colchetes indicam que voc deseja que a consulta solicite uma entrada e o texto (nesse caso, Para qual cidade?) a pergunta que o prompt de parmetro exibe.
OBSERVAO

No podem ser usados pontos (.) nem exclamaes (!) como texto em um prompt de parmetro.

5. 6.

Marque a caixa de seleo na linha Mostrar da coluna Cidade, para que os resultados da consulta exibam a cidade. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. A consulta solicita que voc digite um valor para Cidade.

7.

Digite Nova York e pressione ENTER. A consulta executada e, em seguida, exibe pedidos de clientes em Nova York. Mas e se voc no sabe que valores pode especificar? Para tornar seu parmetro mais flexvel, voc pode usar caracteres curinga como parte da solicitao:

8. 9.

Na guia Pgina Inicial, no grupo Modos de Exibio, clique em Modo de Exibio e depois em Modo Design. Na grade de design da consulta, na linha Critrios da coluna Cidade, digite Como [Para qual cidade?]&"*". Nessa solicitao de parmetro, a palavra-chave Como, o E comercial (&) e o asterisco (*) entre aspas permitem que o usurio digite uma combinao de caracteres, inclusive caracteres curinga, para retornar diversos resultados. Por exemplo, se o usurio digitar *, a consulta retornar todas as cidades; se digitarL, a consulta retornar todas as cidades que comeam com a letra "L"; e se digitar *s*, a consulta retornar todas as cidades que contm a letra "s".

10. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. Na solicitao de consulta, digite Nova e pressione ENTER. 11. A consulta executada e, em seguida, exibe pedidos de clientes em Nova York.

ESPECIFICAR TIPOS DE DADOS DE PARMETRO


Voc tambm pode especificar que tipo de dados um parmetro deve aceitar. Voc pode definir o tipo de dados para qualquer parmetro, mas especialmente importante definir o tipo de dados para dados numricos, de moeda ou de data/hora. Quando voc especifica o tipo de dados que um parmetro deve aceitar, os usurios vero uma mensagem de erro mais til se digitarem o tipo errado de dados, como digitar texto quando se espera moeda.
OBSERVAO

Se um parmetro estiver definido para aceitar dados de texto, qualquer entrada ser interpretada

como texto e nenhuma mensagem de erro ser exibida. Para especificar o tipo de dados para os parmetros de uma consulta, use o seguinte procedimento: 1. Com a consulta aberta no modo Design, na guia Design, no grupoMostrar/Ocultar, clique em Parmetros.

2.

Na caixa de dilogo Parmetros da Consulta, na coluna Parmetro, digite o prompt correspondente a cada parmetro para o qual voc deseja especificar o tipo de dados. Verifique se cada parmetro corresponde ao prompt usado na linha Critrios da grade de design da consulta.

3.

Na coluna Tipo de Dados, selecione o tipo de dados para cada parmetro.


INCIO DA PGINA

Fazer clculos com base nos dados


Na maior parte do tempo, voc no usa tabelas para armazenar valores calculados com base em dados no mesmo banco de dados. Por exemplo, a tabela Detalhes do Pedido no Northwind 2007 no armazena subtotais de produtos, porque o subtotal para qualquer produto calculado usando dados que esto armazenados nos campos Quantidade, Preo Unitrio e Desconto da tabela Detalhes do Pedido. Em alguns casos, os valores calculados podem ficar desatualizados, porque os valores em que se baseiam mudam. Por exemplo, no convm armazenar a idade de algum em uma tabela, porque, todo ano, voc teria que atualizar o valor; em vez disso, armazena-se a data de nascimento da pessoa e usa-se uma expresso em uma consulta para calcular a idade da pessoa. Use o procedimento a seguir para criar uma consulta que calcula subtotais de produtos com base em dados da tabela Detalhes do Pedido. 1. 2. 3. 4. 5. Abra o banco de dados de Northwind que voc configurou anteriormente usando estas etapas. Na guia Criar, no grupo Macros e Cdigo, clique em Design de Consulta. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, na guia Tabelas, clique duas vezes em Detalhes do Pedido. Feche a caixa de dilogo Mostrar Tabela. Na tabela Detalhes do Pedido, clique duas vezes em Cdigo do Produtopara adicionar esse campo primeira coluna da grade de design da consulta. 6. Na segunda coluna da grade, clique com o boto direito do mouse na linha Campo e clique em Zoom no menu de atalho. 7. Na caixa Zoom, digite ou cole o seguinte: Subtotal: ([Quantidade]*[Preo Unitrio])-([Quantidade]*[Preo Unitrio]*[Desconto]) Clique em OK. Esse o campo calculado. O campo calculado multiplica a quantidade de cada produto pelo preo unitrio desse produto, multiplica a quantidade de cada produto pelo preo unitrio e o desconto desse produto e, em seguida, subtrai o desconto total do preo unitrio total. 8. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. A consulta executada e, em seguida, exibe uma lista de produtos e subtotais, por pedido. 9. Pressione CTRL+S para salvar a consulta e d ela o nome Subtotais de Produtos.
INCIO DA PGINA

Examinar dados resumidos ou agregados


Quando voc usa tabelas para registrar transaes ou armazenar dados numricos recorrentes, til poder revisar esses dados de forma agregada, como em somas ou mdias.

O Access permite que voc revise os dados agregados simples em qualquer folha de dados adicionando uma linha Total. Uma linha Total uma linha na parte inferior da folha de dados que pode exibir uma soma acumulada ou outro valor agregado.
OBSERVAO

Voc no pode adicionar uma linha Total a uma folha de dados de uma consulta Web.

Voc pode adicionar uma linha Total consulta Subtotal dos produtos que voc criou no exemplo anterior usando o procedimento a seguir: 1. 2. Execute a consulta Subtotais de Produtos e deixe os resultados abertos no modo Folha de Dados. Na guia Pgina Inicial, no grupo Registros, clique em Totais. Uma nova linha aparece na parte inferior da folha de dados, com a palavra Totalna primeira coluna. 3. Clique na clula na ltima linha da folha de dados denominada Total. Observe que uma seta aparece na clula. 4. Clique na seta para exibir as funes agregadas disponveis. Como a coluna contm dados de texto, h apenas duas opes: Nenhuma eContar. 5. Selecione Contar. O contedo da clula muda de Total para uma contagem dos valores da coluna. 6. Clique na clula adjacente (a segunda coluna). Observe que uma seta aparece na clula. 7. Clique na seta e, em seguida, clique em Soma. O campo exibe uma soma dos valores da coluna. 8. Deixe a consulta aberta no modo Folha de Dados.

CRIAR UMA CONSULTA DE TOTAIS PARA RESUMOS MAIS COMPLEXOS


A linha Total em uma folha de dados muito til, mas, para perguntas mais complexas, voc usa uma consulta de totais. Uma consulta de totais uma consulta seleo que permite agrupar e resumir dados. Por exemplo, suponha que voc deseje ver as vendas totais por produto. Em uma consulta de totais, voc pode usar Soma, uma funo de agregao, para ver as vendas totais por produto. OBSERVAO Voc no pode usar funes agregadas em uma consulta Web. Use o procedimento a seguir para modificar a consulta Subtotais de Produtos de modo a fazer com que ela resuma subtotais de produtos por produto. 1. Na guia Pgina Inicial, no grupo Modos de Exibio, clique em Modo de Exibio e depois em Modo Design. A consulta Subtotais de Produtos aberta no modo Design. 2. Na guia Design, no grupo Mostrar/Ocultar, clique em Totais. A linha Totais exibida na grade de design da consulta.
OBSERVAO

Embora tenham nomes semelhantes, a linha Totais na grade de design e a linha Total em uma folha

de dados no so a mesma coisa:

Voc pode agrupar por valores de campos usando a linha Totais na grade de design. Voc pode adicionar uma linha Total de folha de dados aos resultados de uma consulta de totais.

Quando usa a linha Totais na grade de design, voc deve escolher uma funo de agregao para cada campo. Se no quiser realizar um clculo em um campo, voc pode agrupar pelo campo.

3. 4.

Na segunda coluna da grade de design, na linha Total, selecione Somana lista suspensa. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. A consulta executada e, em seguida, exibe uma lista de produtos com subtotais.

5.

Pressione CTRL+S para salvar a consulta. Deixe a consulta aberta.

CRIAR UMA CONSULTA DE TABELA DE REFERNCIA CRUZADA PARA ADICIONAR OUTRO NVEL DE AGRUPAMENTO
Agora, suponha que voc deseje revisar subtotais de produtos, mas tambm deseje agregar por ms, de tal modo que cada linha mostre subtotais referentes a um produto e cada coluna mostre subtotais de produtos referentes a um ms. Para mostrar subtotais referentes a um produto e para mostrar subtotais de produtos referentes a um ms, use uma consulta de tabela de referncia cruzada. OBSERVAO Voc no pode criar uma consulta Web que seja uma consulta de tabela de referncia cruzada. Voc pode modificar a consulta Subtotais de Produtos novamente de tal modo que a consulta retorne linhas de subtotais de produtos e colunas de subtotais mensais. 1. 2. 3. 4. Na guia Pgina Inicial, no grupo Modos de Exibio, clique em Modo de Exibio e depois em Modo Design. No grupo Configurao da Consulta, clique em Mostrar Tabela. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, clique duas vezes em Pedidos e, em seguida, clique em Fechar. Na guia Design, no grupo Tipo de Consulta, clique em Referncia cruzada. Na grade de design, a linha Mostrar est oculta, e a linha Referncia cruzada exibida. 5. Na terceira coluna da grade de design, clique com o boto direito do mouse na linha Campo e clique em Zoom no menu de atalho. A caixaZoom aberta. 6. Na caixa Zoom, digite ou cole o seguinte: Ms: "Ms " & PartData("m", [Data do Pedido]) 7. 8. Clique em OK. Na linha Referncia cruzada, selecione os seguintes valores na lista suspensa: Ttulo de Linha para a primeira coluna, Valor para a segunda coluna e Ttulo de Coluna para a terceira coluna. 9. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. A consulta executada e, em seguida, exibe subtotais de produtos, agregados por ms. 10. Pressione CTRL+S para salvar a consulta.
INCIO DA PGINA

Criar uma nova tabela usando dados de outras tabelas


Voc pode usar uma consulta criar tabela para criar uma nova tabela a partir de dados armazenados em outras tabelas.
OBSERVAO

Voc no pode criar uma consulta Web que seja uma consulta criar tabela.

Por exemplo, suponha que voc deseje enviar dados de pedidos de Chicago a um parceiro comercial de Chicago que usa o Access para preparar relatrios. Em vez de enviar todos os seus dados de pedidos, voc deseja restringir os dados que envia a dados especficos de pedidos de Chicago. Voc pode criar uma consulta seleo que contenha dados de pedidos de Chicago e usar a consulta seleo para criar a nova tabela usando o seguinte procedimento: 1. 2. Abra o banco de dados de Northwind que voc configurou anteriormente usando estas etapas. Para realizar uma consulta criar tabela, voc pode precisar habilitar o contedo do banco de dados usando a Barra de Mensagens, que aparece abaixo da Faixa de Opes, se o banco de dados no for confivel quando abri-lo. Mostre-me como habilitar o banco de dados Se o seu banco de dados estiver em um local confivel, a Barra de Mensagens no aparecer e no

OBSERVAO

ser necessrio habilitar o contedo. 3. 4. 5. 6. 7. Feche o formulrio Caixa de Dilogo de Logon. Na guia Criar, no grupo Macros e Cdigo, clique em Design de Consulta. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, clique duas vezes em Detalhes do Pedido e em Pedidos. Feche a caixa de dilogo Mostrar Tabela. Na tabela Pedidos, clique duas vezes em Cdigo do Cliente e Cidade da Remessa para adicionar esses campos grade de design. 8. Na tabela Detalhes do Pedido, clique duas vezes em Cdigo do Pedido,Cdigo do Produto, Quantidade, Preo Unitrio e Desconto para adicionar esses campos grade de design. 9. Na coluna Cidade da Remessa da grade de design, desmarque a caixa na linha Mostrar. Na linha Critrios, digite 'Chicago' (inclua as aspas simples). Verifique os resultados da consulta antes de us-los para criar a tabela. 10. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. 11. Pressione CTRL+S para salvar a consulta. A caixa de dilogo Salvar Como exibida. 12. Na caixa Nome da Consulta, digite Consulta de Pedidos de Chicago e clique em OK 13. Na guia Pgina Inicial, no grupo Modos de Exibio, clique em Modo de Exibio e depois em Modo Design. 14. Na guia Design, no grupo Tipo de Consulta, clique em Criar Tabela. A caixa de dilogo Criar Tabela exibida. 15. Na caixa de dilogo Criar Tabela, na caixa Nome da Tabela, digite Pedidos de Chicago e clique em OK. 16. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. 17. Na caixa de dilogo de confirmao, clique em Sim para confirmar. A nova tabela criada e aparece no Painel de Navegao.
OBSERVAO

Se j existir uma tabela com o nome especificado, essa tabela ser excluda antes de a consulta ser

executada. 18. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. Como a tabela Pedidos de Chicago existe, uma caixa de dilogo de aviso aparecer. 19. Clique em No para cancelar a ao e descartar a caixa de dilogo.
INCIO DA PGINA

Adicionar dados a uma tabela usando dados de outras tabelas


Voc pode usar uma consulta acrscimo para recuperar dados de uma ou mais tabelas e adicionar esses dados a outra tabela.
OBSERVAO

Voc no pode criar uma consulta Web que seja uma consulta acrscimo.

Suponha que voc tenha criado uma tabela para compartilh-la com um parceiro comercial de Chicago, mas tenha percebido que o parceiro tambm trabalha com clientes da rea de Milwaukee. Voc deseja adicionar linhas que contenham dados da rea de Milwaukee tabela antes de compartilh-la com seu parceiro. possvel adicionar dados da rea de Milwaukee tabela Pedidos de Chicago que voc criou no exemplo anterior usando o seguinte procedimento: 1. 2. 3. Abra a consulta denominada "Consulta de Pedidos de Chicago" no modo Design. Na guia Design, no grupo Tipo de Consulta, clique em Acrescentar. A caixa de dilogo Acrescentar aberta. Na caixa de dilogo Acrescentar, clique na seta na caixa Nome da Tabelae selecione Pedidos de Chicago na lista suspensa. 4. Clique em OK. A caixa de dilogo Acrescentar se fecha. Na grade de design, a linha Mostrardesaparece e a linha Acrescentar a aparece. 5. 6. Na grade de design, na linha Critrios da coluna Cidade da Remessa, exclua 'Chicago' e digite 'Milwaukee'. Na linha Acrescentar a, selecione o campo apropriado para cada coluna. Nesse exemplo, os valores da linha Acrescentar a devem corresponder aos valores da linha Campo, mas isso no necessrio para que as consultas de acrscimo funcionem. 7. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar.
INCIO DA PGINA

Alterar dados de modo automatizado


Voc pode usar uma consulta atualizao para alterar os dados de suas tabelas e pode usar uma consulta atualizao para digitar critrios a fim de especificar quais linhas devem ser atualizadas. Uma consulta atualizao oferece a oportunidade de revisar os dados atualizados antes de executar a atualizao.
IMPORTANTE

Uma consulta ao no pode ser desfeita. recomendvel fazer backup das tabelas a serem

atualizadas usando uma consulta atualizao. OBSERVAO Voc no pode criar uma consulta Web que uma consulta atualizao. No exemplo anterior, voc acrescentou linhas tabela Pedidos de Chicago. Na tabela Pedidos de Chicago, o campo Cdigo do Produto mostra o cdigo numrico do produto. Para tornar os dados mais teis para relatrios, convm substituir os cdigos dos produtos por nomes de produtos. Para substituir os cdigos de produtos, voc deve primeiro alterar o tipo de dados do campo Cdigo do Produto da tabela Pedidos de Chicago de Nmero para Texto, de tal forma que o campo Cdigo do Produto possa aceitar nomes de produtos. Voc pode atualizar os valores na tabela Pedidos de Chicago usando o seguinte procedimento: 1. 2. 3. 4. 5. Abra a tabela Pedidos de Chicago no modo Design . Na linha Cdigo do Produto, altere o Tipo de Dados de Nmero paraTexto. Salve e feche a tabela Pedidos de Chicago. Na guia Criar, no grupo Macros e Cdigo, clique em Design de Consulta. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, clique duas vezes em Pedidos de Chicago e em Produtos.

6. 7.

Feche a caixa de dilogo Mostrar Tabela. Na guia Design, no grupo Tipo de Consulta, clique em Atualizar. Na grade de design, as linhas Classificar e Mostrar desaparecem e a linhaAtualizar para aparece.

8.

Na tabela Pedidos de Chicago, clique duas vezes em Cdigo do Produtopara adicionar esse campo grade de design.

9.

Na grade de design, na linha Atualizar para da coluna Cdigo do Produto, digite ou cole o seguinte: [Produtos].[Nome do Produto]
DICA

Voc pode usar uma consulta atualizao para excluir valores de campos usando uma cadeia de caracteres

vazia ("") ou NULA na linha Atualizar para. 10. Na linha Critrios, digite ou cole o seguinte: [Cdigo do Produto] Como ([Produtos].[Cdigo]) A palavra-chave Como necessria porque os campos que voc est comparando contm tipos de dados diferentes (Cdigo do Produto um tipo de dados de texto, Cdigo um tipo de dados numrico). 11. Voc pode revisar quais valores sero alterados por uma consulta atualizao exibindo a consulta no modo Folha de Dados. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Modo de Exibio e, em seguida, clique em Modo Folha de Dados. A consulta retorna uma lista de Cdigos de Produtos que sero atualizados. 12. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar. Ao abrir a tabela Pedidos de Chicago, voc ver que os valores numricos no campo Cdigo do Produto foram substitudos pelos nomes de produtos da tabela Produtos.
INCIO DA PGINA

Excluir dados de modo automatizado


Voc pode usar uma consulta excluso para excluir dados de suas tabelas e pode usar uma consulta excluso para digitar critrios a fim de especificar quais linhas devem ser excludas. Uma consulta excluso oferece a oportunidade de revisar as linhas que sero excludas antes de executar a excluso.
OBSERVAO

Voc no pode criar uma consulta Web que seja uma consulta excluso.

Suponha que voc esteja preparando o envio da tabela Pedidos de Chicago (atualizada no exemplo anterior) para seu parceiro comercial de Chicago e observa que algumas das linhas contm uma srie de campos vazios. Voc gostaria de remover essas linhas que contm campos vazios antes de enviar a tabela. Bastaria apenas abrir a tabela e excluir as linhas manualmente, mas talvez seja conveniente usar uma consulta excluso se existirem mais do que algumas linhas a excluir e voc tiver critrios claros para definir quais linhas devem ser excludas. Voc pode usar uma consulta para excluir as linhas da tabela Pedidos de Chicago que no tenham um valor de Cdigo de Pedido, usando o seguinte procedimento: 1. 2. 3. 4. Na guia Criar, no grupo Macros e Cdigo, clique em Design de Consulta. Na caixa de dilogo Mostrar Tabela, clique duas vezes em Pedidos de Chicago. Feche a caixa de dilogo Mostrar Tabela. Na guia Design, no grupo Tipo de Consulta, clique em Excluir. Na grade de design, as linhas Classificar e Mostrar desaparecem e a linhaExcluir aparece. 5. Na tabela Pedidos de Chicago, clique duas vezes em Cdigo do Pedidopara adicion-lo grade.

6. 7.

Na grade de design, na linha Critrios da coluna Cdigo do Pedido, digite Nulo. Na guia Design, no grupo Resultados, clique em Executar.

ANEXO 2

Introduo aos formulrios


Aplica-se a: Microsoft Access 2010

Imprimir Um formulrio um objeto de banco de dados que pode ser usado na criao de uma interface do usurio para um aplicativo de banco de dados. Um formulrio "associado" aquele que est diretamente conectado fonte de dados, como uma tabela ou consulta, e pode ser usado para inserir, editar ou exibir dados dessa fonte de dados. Como alternativa, voc pode criar um formulrio "no associado" que no esteja diretamente vinculado a uma fonte de dados, mas que ainda tenha botes de comando, rtulos ou outros controles necessrios operao do seu aplicativo. Este artigo se concentra principalmente em formulrios associados. Eles podem ser usados para controlar o acesso aos dados, como quais campos ou linhas de dados sero exibidos. Por exemplo, determinados usurios podem precisar ver somente alguns campos em uma tabela com muitos campos. Fornecer a esses usurios um formulrio que contenha somente esses campos facilitar a utilizao do banco de dados. Tambm possvel adicionar botes de comando e outros recursos a um formulrio para automatizar aes executadas com frequncia. Pense nos formulrios associados como janelas atravs das quais as pessoas veem e alcanam o seu banco de dados. Um formulrio eficiente agiliza o uso do seu banco de dados, porque as pessoas no tm que procurar o que precisam. Um formulrio visualmente atraente torna o trabalho com o banco de dados mais agradvel e mais eficiente, e tambm pode ajudar a impedir que dados incorretos sejam inseridos.
OBSERVAO

Este artigo supe que voc j tenha criado uma tabela (ou uma consulta baseada em uma ou mais

tabelas) e que voc deseja criar um formulrio para exibir ou manipular os dados. Para obter mais informaes sobre tabelas e consultas, consulte os links na seo Consulte Tambm deste artigo.

Neste artigo

Criar um formulrio usando a ferramenta Formulrio Criar um formulrio dividido usando a ferramenta Formulrio Dividido Criar um formulrio que exiba vrios registros usando a ferramenta Vrios Itens Criar um formulrio usando o Assistente de Formulrio Criar um formulrio usando a ferramenta Formulrio em Branco Noes bsicas sobre o modo Layout e o modo Design Ajustar o formulrio no modo Layout Ajustar o formulrio no modo Design

Criar um formulrio usando a ferramenta Formulrio


possvel usar a ferramenta Formulrio para criar um formulrio com um nico clique do mouse. Quando voc usa essa ferramenta, todos os campos da fonte de dados subjacente so colocados no formulrio. Voc pode comear a usar o novo formulrio imediatamente ou pode modific-lo nos modos Layout ou Design para melhor adequ-lo s suas necessidades.

Usar a ferramenta Formulrio para criar um novo formulrio


1. 2. No Painel de Navegao, clique na tabela ou consulta que contm os dados que voc deseja ver no formulrio. Na guia Criar, no grupo Formulrios, clique em Formulrio.

O Access cria o formulrio e o exibe no modo Layout. No modo Layout, voc pode fazer alteraes de design no formulrio enquanto ele estiver exibindo dados. Por exemplo, voc pode ajustar o tamanho das caixas de texto para encaixar os dados, se necessrio. Se o Access encontrar uma nica tabela que tenha uma relao um-para-muitos com a tabela ou com a consulta utilizada para criar o formulrio, o Access adicionar uma folha de dados ao formulrio com base na tabela ou na consulta relacionada. Por exemplo, se voc criar um formulrio simples baseado na tabela Funcionrios e houver uma relao um-para-muitos definida entre a tabela Funcionrios e a tabela Pedidos, a folha de dados exibir todos os registros na tabela Pedidos que estiverem relacionados ao registro atual Funcionrio. Voc poder excluir a folha de dados do formulrio se decidir que no precisa dela. Se houver mais de uma tabela com uma relao um-para-muitos com a tabela que voc usou para criar o formulrio, o Access no adicionar folhas de dados ao formulrio.
INCIO DA PGINA

Criar um formulrio dividido usando a ferramenta Formulrio Dividido


OBSERVAO

Voc pode adicionar um formulrio dividido a um banco de dados da Web, mas no pode executar o

formulrio a menos que abra o banco de dados da Web usando o Access (ou seja, ele no ser executado em um navegador da Web). Para obter mais informaes sobre bancos de dados da Web, consulte o artigo sobre como construir um banco de dados a ser compartilhado na Web . Um formulrio dividido oferece a voc dois modos de exibio dos dados ao mesmo tempo um modo Formulrio e um modo Folha de Dados. Um formulrio dividido diferente de uma combinao formulrio/subformulrio, j que os dois modos de exibio so conectados mesma fonte de dados e esto sempre sincronizados entre si. A seleo de um campo em uma parte do formulrio seleciona o mesmo campo na outra parte do formulrio. Voc pode adicionar, editar ou excluir dados de qualquer uma das partes (desde que a fonte de registro possa ser atualizada e voc no tenha configurado o formulrio para impedir essas aes). Ao trabalhar com formulrios divididos, voc obtm os benefcios dos dois tipos de formulrios em um nico formulrio. Por exemplo, voc pode usar a parte folha de dados do formulrio para localizar rapidamente um registro e depois usar a parte formulrio para exibir ou editar o registro. Para criar um formulrio dividido usando a ferramenta Formulrio Dividido: 1. No Painel de Navegao, clique na tabela ou consulta que contm os dados que voc deseja no formulrio ou abra a tabela ou consulta no modo Folha de Dados. 2. Na guia Criar, no grupo Formulrios, clique em Formulrio Dividido. O Access cria o formulrio e o exibe no modo Layout. No modo Layout, voc pode fazer alteraes de design no formulrio enquanto ele estiver exibindo dados. Por exemplo, voc pode ajustar o tamanho das caixas de texto para encaixar os dados, se necessrio. Para obter mais informaes sobre modos de exibio de formulrios, consulte a seo Noes bsicas sobre o modo Layout e o modo Design.
INCIO DA PGINA

Criar um formulrio que exiba vrios registros usando a ferramenta Vrios Itens
Quando voc cria um formulrio usando a ferramenta Formulrio, o formulrio que o Access cria exibe um nico registro por vez. Se voc desejar um formulrio que exiba vrios registros, mas que possa ser mais personalizado que uma folha de dados, poder usar a ferramenta Vrios Itens. 1. No Painel de Navegao, clique na tabela ou consulta que contm os dados que voc deseja ver no formulrio.

2.

Na guia Criar, no grupo Formulrios, clique em Mais Formulrios e emVrios Itens. O Access cria o formulrio e o exibe no modo Layout. No modo Layout, voc pode fazer alteraes de design no formulrio enquanto ele estiver exibindo dados. Por exemplo, voc pode ajustar o tamanho das caixas de texto para encaixar os dados. Para obter mais informaes sobre modos de exibio de formulrios, consulte a seo Noes bsicas sobre o modo Layout e o modo Design. Quando voc usa a ferramenta Vrios Itens, o formulrio que o Access cria semelhante a uma folha de dados. Os dados so organizados em linhas e colunas e voc pode ver mais de um registro por vez. Entretanto, um formulrio Vrios Itens fornece mais opes de personalizao que uma folha de dados, como a possibilidade de adicionar elementos grficos, botes e outros controles. Para obter mais informaes sobre personalizao do seu formulrio, consulte as sees Ajustar o seu formulrio no modo Layout e Ajustar o seu formulrio no modo Design.
INCIO DA PGINA

Criar um formulrio usando o Assistente de Formulrio


Para selecionar melhor quais campos sero exibidos no formulrio, voc pode usar o Assistente de Formulrio em vez das vrias ferramentas de criao de formulrio mencionadas anteriormente. Voc tambm pode definir como os dados sero agrupados e classificados, e pode usar campos de mais de uma tabela ou consulta, desde que tenha previamente especificado as relaes entre as tabelas e as consultas. Para obter mais informaes sobre a criao de relaes, consulte os links na seo Consulte tambm deste artigo. 1. 2. Na guia Criar, no grupo Formulrios, clique emAssistente de Formulrio. Siga as instrues das pginas do Assistente de Formulrio.
OBSERVAO

Caso voc queira incluir campos de vrias tabelas e consultas no formulrio, no clique

em Avanar ou em Concluir aps selecionar os campos da primeira tabela ou consulta na primeira pgina do Assistente de Formulrio. Em vez disso, repita as etapas para selecionar uma tabela ou consulta e clique em quaisquer campos adicionais que deseje incluir no formulrio. Em seguida, clique em Avanar ou em Concluir para continuar. 3. Na ltima pgina do assistente, clique em Concluir.
INCIO DA PGINA

Criar um formulrio usando a ferramenta Formulrio em Branco


Se o assistente ou as ferramentas de criao de formulrios no atenderem s suas necessidades, use a ferramenta Formulrio em Branco para criar um formulrio. Essa pode ser uma maneira bem rpida de criar um formulrio, especialmente se voc planeja colocar apenas alguns campos no formulrio. 1. Na guia Criar, no grupo Formulrios, clique em Formulrio em Branco. O Access abrir um formulrio em branco no modo Layout e exibir o painel Lista de Campos. 2. No painel Lista de Campos, clique no sinal de adio (+) ao lado da tabela ou das tabelas que contm os campos que voc deseja ver no formulrio. 3. Para adicionar um campo ao formulrio, clique nele duas vezes ou arraste-o para o formulrio.
OBSERVAES

Depois que o primeiro campo tiver sido adicionado, ser possvel adicionar vrios campos de uma vez mantendo a tecla CTRL pressionada, clicando nos campos e arrastando-os para o formulrio ao mesmo tempo.

A ordem das tabelas no painel Lista de Campos pode ser alterada, dependendo de qual parte do formulrio est selecionada no momento. Se o campo a ser adicionado no estiver visvel, tente selecionar outra parte do formulrio e adicione o campo novamente.

4.

Use as ferramentas do grupo Cabealho/Rodap, na guia Design, para adicionar um logotipo, ttulo ou data e hora ao formulrio.

5.

Use as ferramentas do grupo Controles, na guia Design, para adicionar uma variedade mais ampla de controles ao formulrio. Para obter uma seleo ligeiramente maior de controles, alterne para o modo Design clicando com o boto direito do mouse no formulrio e clicando em Modo Design.
CUIDADO

Os controles adicionados no modo Design podem no ser compatveis com o recurso Publicar na Web. Se

voc planeja publicar o formulrio na Web, use somente os recursos disponveis no modo Layout.
INCIO DA PGINA

Noes bsicas sobre o modo Layout e o modo Design


Modo Layout O Modo Layout o modo de exibio mais intuitivo a ser usado para modificao de formulrios, podendo ser utilizado para quase todas as alteraes a serem feitas em um formulrio do Access. Se voc criar um banco de dados clicando em Banco de Dados da Web em Branco, no Modo de Exibio Microsoft Backstage, o Modo Layout ser o nico modo de exibio disponvel para a criao de formulrios. No Modo Layout, o formulrio est efetivamente em execuo. Portanto, possvel visualizar os dados exatamente como eles so exibidos durante o uso do formulrio. No entanto, voc pode alterar o design do formulrio nesse modo de exibio. Como os dados podem ser visualizados enquanto voc est modificando o formulrio, este um modo de exibio bastante til para definir o tamanho dos controles ou executar quase todas as demais tarefas que afetem a aparncia e a usabilidade do formulrio. Se estiver criando um banco de dados de rea de trabalho padro (em oposio a um banco de dados da Web) e encontrar uma tarefa que no possa ser executada no Modo Layout, voc poder alterar para o Modo Design. Em algumas situaes, o Access exibir uma mensagem informando que preciso alternar para o Modo Design para que seja possvel a realizao de uma determinada alterao. Modo Design O Modo Design fornece uma exibio mais detalhada da estrutura do formulrio. possvel visualizar

as sees Cabealho, Detalhe e Rodap. No Modo Design, o formulrio mostrado no est efetivamente em execuo, portanto, voc no pode ver os dados subjacentes enquanto faz as alteraes de design. Contudo, h determinadas tarefas que podem ser executadas com mais facilidade no Modo Design do que no Modo Layout. Voc pode:

Adicionar uma variedade mais ampla de controles ao seu formulrio, como quadros de objeto associados, quebras de pgina e grficos.

Editar as fontes do controle da caixa de texto nas prprias caixas, sem usar a folha de propriedades. Redimensionar as sees de formulrio, como a seo Cabealho do Formulrio ou Detalhes. Alterar certas propriedades do formulrio que no podem ser alteradas no modo Layout.
INCIO DA PGINA

Ajustar o formulrio no modo Layout


Depois de criar um formulrio, voc pode facilmente ajustar seu design trabalhando no modo Layout. Orientando-se pelos dados reais do formulrio, voc pode reorganizar os controles e ajustar seus tamanhos. Voc pode colocar novos controles no formulrio e definir as propriedades do formulrio e de seus controles. Para alternar para o modo Layout, clique com o boto direito do mouse no nome do formulrio no Painel de Navegao e clique em Modo Layout. O Access mostrar o formulrio no modo Layout. Voc pode usar a folha de propriedades para alterar as propriedades do formulrio e seus respectivos controles e sees. Para exibir a folha de propriedades, pressione F4. Voc pode usar o painel Lista de Campos para adicionar campos da tabela ou consulta subjacente ao design do formulrio. Para exibir o painel Lista de Campos:

Na guia Design, no grupo Ferramentas, clique em Adicionar Campos Existentes. Atalho do teclado Pressione ALT+F8. Em seguida, arraste os campos diretamente do painel Lista de Campos para o seu formulrio.

Para adicionar um nico campo, clique nele duas vezes ou arraste-o do painel Lista de Campos para a seo no formulrio onde voc deseja que ele seja exibido.

Para adicionar vrios campos de uma vez, mantenha a tecla CTRL pressionada e clique nos campos que voc deseja adicionar. Em seguida, arraste os campos selecionados para o formulrio.
INCIO DA PGINA

Ajustar o formulrio no modo Design


Em bancos de dados da rea de trabalho, possvel fazer um ajuste fino do design do formulrio trabalhando no Modo Design. Voc pode adicionar novos controles e campos ao formulrio, adicionando-os grade de design. A folha de propriedades fornece acesso s muitas propriedades que voc pode definir para personalizar o seu formulrio. Para alternar para o modo Design, clique com o boto direito do mouse no nome do formulrio no Painel de Navegao e clique em Modo Design.
OBSERVAO

O Modo Design no disponibilizado quando voc trabalha com bancos de dados da Web.

O Access mostrar o formulrio no modo Design. Voc pode usar a folha de propriedades para alterar as propriedades do formulrio e seus respectivos controles e sees. Para exibir a folha de propriedades, pressione F4. Voc pode usar o painel Lista de Campos para adicionar campos da tabela ou consulta subjacente ao design do formulrio. Para exibir o painel Lista de Campos:

Na guia Design, no grupo Ferramentas, clique em Adicionar Campos Existentes. Atalho do teclado Pressione ALT+F8.

Voc poder, em seguida, arrastar os campos diretamente do painel Lista de Campos para o seu formulrio.

Para adicionar um nico campo, clique nele duas vezes ou arraste-o do painel Lista de Campos para a seo do formulrio onde voc deseja que ele seja exibido.

Para adicionar vrios campos de uma vez, mantenha a tecla CTRL pressionada e clique nos campos que voc deseja adicionar. Em seguida, arraste os campos selecionados para o formulrio.

ANEXO 3

Introduo a relatrios
Aplica-se a: Microsoft Access 2010

Imprimir Ao usar um banco de dados, geralmente voc usa relatrios para exibir, formatar e resumir dados. Por exemplo, possvel criar um relatrio do tipo de lista para exibir os nmeros de telefone de todos os seus contatos ou um relatrio resumido com o total das vendas de sua empresa em diferentes regies e perodos de tempo. Este artigo fornece uma viso geral dos relatrios no Microsoft Access 2010, alm de apresentar recursos de relatrios novos ou alterados. Tambm explica como: criar um relatrio; classificar, agrupar e resumir dados; e visualizar e imprimir um relatrio. Voc achar bem mais fcil criar relatrios significativos se seu banco de dados tiver uma estrutura de tabela e relacionamentos bem projetados. Para obter uma introduo ao planejamento e criao de um banco de dados, consulte o artigoNoes bsicas sobre a criao de bancos de dados.

Neste artigo

Viso geral Novidades Criar um novo relatrio Adicionar agrupamento, classificao ou totais Realar valores usando formatao condicional Obter uma aparncia profissional com Temas Adicionar imagens Visualizar e imprimir um relatrio

Viso geral
Um relatrio um objeto de banco de dados usado para exibir e resumir dados. Os relatrios permitem distribuir ou arquivar instantneos dos dados, seja imprimindo, convertendo em arquivos PDF ou XPS, ou exportando para outros formatos de arquivo.

Os relatrios podem fornecer detalhes sobre registros individuais, resumos em muitos registros, ou ambos. Voc tambm pode usar relatrios do Access para criar rtulos para mala direta ou outras finalidades.

possvel criar relatrios no associados que no exibem dados, mas, para a finalidade deste artigo, vamos supor que um relatrio est associado a uma fonte de dados como uma tabela ou consulta.

RELATRIOS CLIENTES E RELATRIOS DA WEB


O Access 2010 fornece um novo recurso que permite criar um banco de dados da Web publicando um banco de dados do Access em um servidor do SharePoint que esteja executando os Servios do Access. Quando voc cria um banco de dados da Web, os relatrios do Access so renderizados no navegador usando SQL Server Reporting Services. Essa converso impe algumas limitaes nos recursos que podem ser usados nos relatrios que voc deseja renderizar no navegador. Entretanto, se voc no estiver preocupado com a renderizao de relatrios no navegador, poder usar o conjunto completo de recursos que o designer de relatrios do Access fornece.

PARTES DE UM RELATRIO
No Access, o design de um relatrio dividido em sees. Em um banco de dados cliente, possvel exibir seu relatrio em modo Design para ver suas sees. No modo Layout, as sees no so to evidentes, mas ainda esto presentes e podem ser selecionadas usando a lista suspensa no grupo Seleoda guia Formatar. Para criar relatrios teis, necessrio compreender como cada seo funciona. Por exemplo, a seo na qual voc decide colocar um controle calculado determina como o Access calcula os resultados. A lista a seguir um resumo dos tipos de seo e seus usos:

Cabealho do relatrio Essa seo impressa apenas uma vez, no incio do relatrio. Utilize o cabealho do relatrio para obter informaes que normalmente aparecem em uma folha de rosto, como um logotipo, um ttulo ou uma data. Quando voc coloca um controle calculado que usa a funo de agregao Soma no cabealho do relatrio, a soma calculada ser para o relatrio inteiro. O cabealho do relatrio impresso antes do cabealho da pgina.

Cabealho da pgina Essa seo impressa na parte superior de cada pgina. Por exemplo, use um cabealho de pgina para repetir o ttulo do relatrio em cada pgina.

Cabealho de grupo Essa seo impressa no incio de cada novo grupo de registros. Use o cabealho do grupo para imprimir o nome do grupo. Por exemplo, em um relatrio agrupado por produto, use o cabealho do grupo para imprimir o nome do produto. Quando voc coloca um controle calculado que usa a funo de agregao Soma no cabealho do grupo, a soma se refere ao grupo atual. Voc pode ter vrias sees de cabealho de grupo em um relatrio, dependendo de quantos nveis de agrupamento adicionou. Para obter mais informaes sobre como criar cabealhos e rodaps de grupo, consulte a seo Adicionar agrupamento, classificao ou totais.

Detalhe Essa seo impressa uma vez para cada linha na fonte de registro. Esse o local em que os controles que compem o principal corpo do relatrio esto localizados.

Rodap de grupo Essa seo impressa no final de cada grupo de registros. Use um rodap de grupo para imprimir as informaes resumidas de um grupo. Voc pode ter vrias sees de rodap de grupo em um relatrio, dependendo de quantos nveis de agrupamento adicionou.

Rodap da pgina Essa seo impressa no final de cada pgina. Use um rodap do grupo para imprimir os nmeros de pginas ou informaes por pgina.

Rodap do relatrio Essa seo impressa apenas uma vez, no final do relatrio. Use o rodap do relatrio para imprimir relatrios completos ou outras informaes de resumo para o relatrio inteiro.
OBSERVAO

No modo Design, o rodap do relatrio aparece abaixo do rodap da pgina. Entretanto, em todos os

outros modos de exibio (modo Layout, por exemplo, ou quando o relatrio impresso ou visualizado), o rodap do relatrio aparece acima do rodap da pgina, logo depois do ltimo rodap de grupo ou da linha de detalhes no final da pgina.
INCIO DA PGINA

Novidades
O processo de criao de um relatrio no Access 2010 muito semelhante ao do Access 2007. Entretanto, no Access 2010, h alguns recursos novos que se aplicam a relatrios:

Galeria de Imagens Compartilhadas No Access 2010, agora possvel anexar uma imagem a um banco de dados e us-la em vrios objetos. A atualizao de uma nica imagem feita em todos os lugares em que ela usada no banco de dados inteiro.

Temas do Office No Access 2010, agora possvel usar Temas do Microsoft Office padro para aplicar conjuntos de fontes e cores de design profissional a todos os formulrios e relatrios do Access de uma vez s.

Formatao condicional mais sofisticada O Access 2010 inclui mais ferramentas sofisticadas para realar dados em um relatrio. Voc pode adicionar at 50 regras de formatao condicional para cada controle ou grupo de controles e, em relatrios clientes, pode adicionar barras de dados para comparar os dados entre registros.

Mais layouts flexveis No Access 2010, o mtodo de design padro para relatrios colocar controles em layouts. Essas grades ajudam a alinhar e dimensionar facilmente os controles e so necessrias para quaisquer relatrios que voc deseja renderizar em um navegador. Apesar de os layouts em si no serem novidade no Access 2010, h algumas alteraes nas maneiras de us-los para mover, alinhar e redimensionar controles. Para obter mais informaes, assista ao vdeo sobre introduo a layouts de formulrio e relatrio.
INCIO DA PGINA

Criar um novo relatrio


ETAPA 1: ESCOLHER UMA FONTE DE REGISTRO
A fonte de registro de um relatrio pode ser uma tabela, uma consulta nomeada ou uma consulta inserida. A fonte de registro precisa conter todas as linhas e colunas de dados que voc deseja exibir no relatrio.

Se os dados desejados estiverem contidos em uma tabela ou consulta existente, selecione-a no Painel de Navegao e continue com Etapa 2: escolher uma ferramenta de relatrio.

Se a fonte de registro no existir ainda, siga um destes procedimentos:

Continuar com Etapa 2: escolher uma ferramenta de relatrio e usar a ferramenta Relatrio em Branco; ou Criar as tabelas ou consultas que contm os dados que deseja usar, selecion-las no Painel de Navegao e continuar com Etapa 2: escolher uma ferramenta de relatrio. Para obter mais informaes sobre como criar tabelas ou consultas, veja os artigos Introduo a tabelas ou Introduo s consultas. Para obter mais informaes sobre como criar e selecionar fontes de registro, consulte o artigo sobre definio da fonte de registro para um relatrio.

ETAPA 2: ESCOLHER UMA FERRAMENTA DE RELATRIO


As ferramentas de relatrio esto localizadas na guia Criar da faixa de opes, no grupo Relatrios. A tabela a seguir descreve sucintamente o que cada ferramenta faz:

Relatrios compatveis com a Web


Os relatrios criados usando essas ferramentas so compatveis com o recurso Publicar nos Servios do Access e sero renderizados em um navegador. Observe que os objetos compatveis com a Web so indicados pelo globo no cone do objeto.

IMAGEM DO BOTO

FERRAMENTA

DESCRIO

Relatrio

Cria um relatrio simples e tabular que contm todos os campos na fonte de registro que voc selecionou no Painel de Navegao.

Relatrio em branco

Abre um relatrio em branco no modo Layout e exibe o painel de tarefas Lista de Campos. O Access cria uma consulta de fonte de registro medida que voc arrasta campos da Lista de Campos para o relatrio.

Para obter mais informaes sobre o recurso Publicar nos Servios do Access, consulte o artigo Criar um banco de dados do Access para compartilhar na Web.

Relatrios clientes
Os relatrios criados usando essas ferramentas no so compatveis com o recurso Publicar nos Servios do Access. A adio de relatrios clientes a um banco de dados da Web no impedir o banco de dados de publicar, mas os relatrios clientes no estaro disponveis no navegador. Entretanto, voc poder usar um relatrio cliente quando o banco de dados estiver aberto no Access.

IMAGEM DO BOTO

FERRAMENTA

DESCRIO

Relatrio

Cria um relatrio simples e tabular que contm todos os campos na fonte de registro que voc selecionou no Painel de

Navegao. Design de relatrio Relatrio em branco Abre um relatrio em branco no modo Design, ao qual voc pode adicionar apenas os campos e controles desejados. Abre um relatrio em branco em modo Layout e exibe o painel de tarefas Lista de Campos. medida que voc arrasta campos da Lista de Campos para o relatrio, o Access cria uma consulta inserida e a armazena na propriedade Fonte de Registro do relatrio. Assistente de relatrio Exibe um assistente que envolve vrias etapas o qual permite especificar campos, nveis de agrupamento/classificao e opes de layout. O assistente cria um relatrio com base nas selees que voc faz. Rtulos Exibe um assistente que permite selecionar tamanhos de rtulo padro ou personalizado, alm de quais campos voc deseja exibir e como classific-los. O assistente cria o relatrio de rtulos com base nas selees que voc faz.

ETAPA 3: CRIAR O RELATRIO


1. Clique no boto da ferramenta que deseja usar. Se um assistente for exibido, siga as etapas no assistente e clique em Concluir na ltima pgina. O Access exibe o relatrio em modo Layout.

2.

Formate o relatrio at que fique com a aparncia desejada:

Redimensione os campos e rtulos selecionando-os e arrastando as bordas at que fiquem com o tamanho desejado.

Mova um campo selecionando-o (e seu rtulo tambm, se estiver presente) e arrastando-o para o novo local. Clique com o boto direito do mouse em um campo e use os comandos no menu de atalhos para mesclar ou dividir clulas, excluir ou selecionar campos e executar outras tarefas de formatao. Alm disso, possvel usar os recursos descritos nas seguintes sees para tornar seu relatrio mais atraente e legvel.
INCIO DA PGINA

Adicionar agrupamento, classificao ou totais


A maneira mais rpida de adicionar agrupamento, classificao ou totais a um relatrio clicar com o boto direito do mouse no campo ao qual voc deseja aplicar o grupo, a classificao ou o total e clicar no comando desejado no menu de atalhos.

Tambm possvel adicionar agrupamento, classificao ou totais usando o painel Agrupar, Classificar e Total enquanto o relatrio est aberto em modo Layout ou modo Design: 1. Se o painel Agrupar, Classificar e Total ainda no estiver aberto, na guiaDesign, no grupo Agrupamento e Totais, clique em Agrupar e Classificar. 2. Clique em Adicionar um grupo ou Adicionar uma classificao e selecione o campo no qual deseja agrupar ou classificar. 3. Clique em Mais em uma linha de agrupamento ou classificao para definir mais opes e adicionar totais. Para obter mais informaes detalhadas sobre agrupamento, classificao e totais, consulte o artigo Criar um relatrio agrupado ou resumido.
INCIO DA PGINA

Realar valores usando formatao condicional


O Access 2010 inclui mais ferramentas sofisticadas para realar dados em um relatrio. Voc pode adicionar at 50 regras de formatao condicional para cada controle ou grupo de controles e, em relatrios clientes, pode adicionar barras de dados para comparar os dados entre registros. Para adicionar formatao condicional: 1. Abra o relatrio no modo Layout clicando com o boto direito do mouse no relatrio no Painel de Navegao e clicando em Modo Layout. 2. Selecione todos os controles aos quais voc deseja aplicar a formatao condicional. Para selecionar vrios controles, mantenha pressionada a tecla SHIFT ou CTRL e clique nos controles desejados. 3. Na guia Formatar, no grupo Formatao de Controle, clique emFormatao Condicional. O Access abrir a caixa de dilogo Gerenciador de Regras de Formatao Condicional.

4. 5.

Na caixa de dilogo Gerenciador de Regras de Formatao Condicional, clique em Nova Regra. Na caixa de dilogo Nova Regra de Formatao, selecione um valor emSelecionar um tipo de regra:

Para criar uma regra que seja avaliada para cada registro individualmente, selecione Verificar valores no registro atual ou usar uma expresso.

Para criar uma regra que compara registros entre si usando barras de dados, clique em Comparar com outros registros.
OBSERVAO

A opo Comparar com outros registros no est disponvel em bancos de dados da Web.

6.

Em Editar a descrio da regra, especifique a regra que determinar quando a formatao dever ser aplicada, bem como a formatao que voc deseja quando os critrios da regra forem cumpridos.

7. 8.

Clique em OK para voltar para a caixa de dilogo Gerenciador de Regras de Formatao Condicional. Para criar uma regra adicional para esse controle ou conjunto de controles, repita esse procedimento desde a etapa 4. Seno, clique emOK para fechar a caixa de dilogo.

Para obter mais informaes sobre como adicionar formatao condicional a um relatrio, assista ao vdeo sobre o uso de formatao condicional em relatrios.
INCIO DA PGINA

Obter uma aparncia profissional com Temas


Agora possvel aplicar Temas do Office 2010 a um banco de dados do Access, ajudando-o a criar um estilo coerente em todos os seus documentos do Office.
IMPORTANTE

Se voc optar por um Tema, uma fonte ou uma cor do Office, ele(a) ser aplicado(a) a todos os

formulrios e relatrios em seu banco de dados (e no apenas quele em que voc est trabalhando). 1. Abra um relatrio no modo Layout clicando com o boto direito do mouse nele no Painel de Navegao e clicando em Modo Layout. 2. Na guia Design, no grupo Temas, selecione o Tema, a cor ou a fonte desejado(a):

Use a galeria Tema para definir simultaneamente as cores e fontes como um esquema predefinido. Use as galerias Cores ou Fontes para definir as cores ou fontes de maneira independente.

Para obter mais informaes sobre como usar os Temas do Office, assista ao vdeo sobre tornar formulrios e relatrios do Access mais uniformes e atraentes com os Temas do Office.
INCIO DA PGINA

Adicionar imagens
Tradicionalmente no Access, as imagens so associadas a controles de imagem individuais em formulrios ou relatrios. Para alterar uma imagem de uso comum em vrios formulrios e relatrios, cada controle de imagem tinha de ser editado manualmente. No Access 2010, porm, agora possvel anexar uma imagem a um banco de dados e us-la em vrios objetos. A atualizao de uma nica imagem feita em todos os lugares em que ela usada no banco de dados inteiro. Isso bastante til para elementos como logotipos de empresa ou imagens de plano de fundo que so usados em todo o banco de dados.

ADICIONAR UMA IMAGEM


1. No Painel de Navegao, clique com o boto direito do mouse no relatrio ao qual deseja adicionar a imagem e clique em Modo Layout. 2. 3. 4. Clique no relatrio em que deseja adicionar a imagem. Na guia Design, no grupo Controles, clique em Inserir Imagem. Siga um destes procedimentos:

Usar uma imagem existente Se a imagem desejada j estiver na galeria, clique nela para adicion-la ao relatrio.

Carregar uma nova imagem Na parte inferior da galeria, clique emProcurar. Na caixa de dilogo Inserir Imagem, navegue at a imagem que deseja usar e clique em Abrir.

O Access adicionar a imagem selecionada ao relatrio.

ADICIONAR UMA IMAGEM DE PLANO DE FUNDO


OBSERVAO

Imagens de plano de fundo no podem ser adicionadas a relatrios compatveis com a Web.

1.

No Painel de Navegao, clique com o boto direito do mouse no relatrio ao qual deseja adicionar a imagem de plano de fundo e clique em Modo Layout.

2. 3.

Na guia Formatar, no grupo Plano de Fundo, clique em Imagem do Plano de Fundo. Siga um destes procedimentos:

Usar uma imagem existente Se a imagem desejada j estiver na galeria, clique nela para adicion-la ao relatrio.

Carregar uma nova imagem Na parte inferior da galeria, clique emProcurar. Na caixa de dilogo Inserir Imagem, navegue at a imagem que deseja usar e clique em Abrir.

O Access adicionar a imagem selecionada ao relatrio.


INCIO DA PGINA

Visualizar e imprimir um relatrio


VISUALIZAR UM RELATRIO
1. 2. Abra o relatrio que deseja visualizar ou apenas selecione-o no Painel de Navegao. Na guia Arquivo, clique em Imprimir e clique em Visualizao de Impresso. O Access abrir o relatrio em Visualizao de Impresso. Voc pode usar os comandos na guia Visualizao de Impresso para seguir algum destes procedimentos:

Imprimir o relatrio; Ajustar o tamanho ou layout de pgina; Ampliar ou reduzir, ou exibir vrias pginas por vez; Atualizar os dados no relatrio; Exportar o relatrio para outro formato de arquivo.

3.

Para voltar para o espao de trabalho de banco de dados, na guiaVisualizao de Impresso, no grupo Fechar Visualizao, clique em Fechar Visualizao de Impresso.

IMPRIMIR UM RELATRIO
Alm de imprimir a partir da Visualizao de Impresso, voc tambm pode imprimir um relatrio sem visualiz-lo: 1. 2. Abra o relatrio que deseja visualizar ou apenas selecione-o no Painel de Navegao. Na guia Arquivo, clique em Imprimir.

Para enviar o relatrio diretamente para a impressora padro sem definir as opes de impresso, clique em Impresso Rpida.

Para abrir uma caixa de dilogo e poder selecionar uma impressora, especifique o nmero de cpias, por exemplo, e clique em Imprimir.

Вам также может понравиться