Вы находитесь на странице: 1из 23

TICA NO SERVIO PBLICO

tica no Servio Pblico Professora Ana Maria anamelo.rh@hotmail.com

suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio. 04. O servidor pblico no pode desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, o servidor pblico tem que decidir entre o legal e o ilegal, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, bem como entre o honesto e o desonesto. dever do servidor pblico ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social. Cdigo de tica profissional do servidor pblico civil do Poder Executivo Federal. Captulo I. Julgue os itens subseqentes, com relao s idias do texto acima. 05. Na gesto pblica, imprescindvel o respeito individualidade do outro. 06. A cortesia uma caracterstica que depende diretamente do nvel de instruo do indivduo. CESPE ANA (curso de formao) 2006 Um trabalhador constantemente se ausenta do seu setor de trabalho e solicita colaborao dos colegas, alegando sempre problemas pessoais, que no passam de desculpas para sua falta de comprometimento no trabalho. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem, levando em conta as linhas de conduta preconizadas pela tica profissional. 07. O zelo pela reputao da instituio e da categoria no permite que os colegas colaborem com este trabalhador. 08. O esprito de corpo deve sempre prevalecer no ambiente de trabalho, por isso todos devem colaborar com o colega. 09. A centralidade da prestao do servio ao pblico no permite que os trabalhadores do setor colaborem com esse colega.

Para que haja conduta tica, preciso que exista o agente consciente, isto , aquele que conhece a diferena entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vcio. A conscincia moral no s conhece tais diferenas, mas tambm se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas, e de agir em conformidade com os valores morais, sendo, por isso, o agente responsvel por suas aes e seus sentimentos e pelas conseqncias do que faz e sente. Conscincia e responsabilidade so condies indispensveis da vida tica. A conscincia moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possveis, avaliando cada uma delas segundo os valores ticos, e para decidir e escolher uma delas antes de lanar-se na ao. a capacidade que o indivduo possui para avaliar e pesar as motivaes pessoais, as exigncias feitas pela situao, s conseqncias para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins, a obrigao de respeitar o estabelecido ou de transgred-lo (se o estabelecido for imoral ou injusto). Costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcanar um fim legtimo, todos os meios disponveis so vlidos. No caso da tica, porm, essa afirmao no aceitvel. Os meios justificveis so aqueles que esto de acordo com os fins da prpria ao. Em outras palavras, fins ticos exigem meios ticos.
Marilena Chau. Convite a filosofia. So Paulo: tica,13 ed.2003, p. 308-10(com adaptaes)

Professora: Ana Maria anamelo.rh@hotmail.com

Julgue os itens a seguir, relativos a noes e conceitos de tica. 01. A tica ocupa-se basicamente de questes subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivduo. 02. Uma tica deontolgica aquela construda sobre o princpio do dever. Acerca do padro tico no servio pblico, julgue os itens a seguir. 03. Age contra a tica ou pratica ato de desumanidade o servidor pblico que deixa, de forma injustificada, uma pessoa espera de soluo cuja competncia do setor em que exera

(CESPE SGA/DF 2006) Quanto tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. 10. A tica no servio pblico deve estar sempre diretamente relacionada aos princpios, aos direitos, s garantias fundamentais e s regras constitucionais da administrao pblica. 11. Na administrao pblica, mecanismos de controle interno e externo, de responsabilizao disciplinar e de adequada capacitao profissional e funcional so fatores que no influenciam os padres ticos dos servidores pblicos.

12. Os padres ticos dos servidores pblicos devem ter por base o carter pblico da funo e a sua relao com o pblico, usurio ou no do servio. (CESPE FUNAG 2005) Com relao ao trabalho do servidor pblico e a tica, julgue os itens a seguir. 13. As ordens legais dos servidores devem ser ouvidas atentamente, pelo servidor pblico, que deve velar pelo cumprimento delas e evitar conduta negligente. 14. Vilma servidora pblica civil trabalha como secretria. Durante uma auditoria interna do seu setor, ela teve acesso ao contedo de vrios documentos sigilosos de interesse do Estado e da Administrao Pblica que denunciavam muitas aes de corrupo. Nessa situao, se Vilma for procurada pela imprensa, dever repassar todas as informaes a fim de divulgar os fatos e atos verificados nos documentos. 15. Godofredo, que era funcionrio pblico e tornara-se proprietrio de prdios, terrenos e de uma casa de imveis, praticava agiotagem em larga escala. Nessa situao, o exerccio ilegal de agiotagem na conduta do dia-a-dia na vida privada de Godofredo poder diminuir o seu bom conceito na vida funcional. 16. A cortesia no atendimento de qualquer usurio do servio pblico fundamental para o desenvolvimento profissional do servidor dentro da instituio. Quanto aos principais deveres do servidor pblico e s vedaes a ele impostas, julgues os itens subseqentes. 17. Ismnia, colega de Dorinha, exerce sua funo com dedicao, zelo e respeito aos colegas. Durante o horrio de almoo, Ismnia presenciou Dorinha recebendo suborno para facilitar o andamento de um processo dentro da repartio. Nessa situao, Ismnia dever comunicar imediatamente a seus superiores o fato e exigir as providncias cabveis. 18. Sempre que Sarmento chefe da seo, via Mrcia trabalhando, cutucava a pessoa mais prxima e comeava a denegrir a imagem da referida servidora, contando mentiras a respeito da sua vida pessoal com a finalidade de se aproximar dela. Nessa situao, o cargo de Sarmento permite esse tipo de artifcio para obter qualquer favorecimento para si. 19. Considere que um servidor pblico leve para sua casa, sem autorizao do seu superior, durante um final de semana, uma cmera digital pertencente ao patrimnio pblico, mas devolva-a sem nenhum dano na segunda-feira. Nesse caso, ao devolver o equipamento, o servidor estar livre de qualquer punio, mesmo considerando-se o fato de ter levado o equipamento sem autorizao. 20. dever do servidor pblico no exerccio de suas atribuies prestar servio com rapidez e rendimento, salvo em situaes de excesso de demanda de atendimento, em que ele deve atender os usurios daquele servio dentro da sua capacidade produtiva e por ordem de chegada.

O fundamento que precisa ser compreendido que os padres ticos dos servidores pblicos advm de sua prpria natureza, ou seja, de carter pblico, e sua relao com o pblico. A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais ligados ao comportamento do ser humano em seu meio social, alis, podemos invocar a Constituio Federal. Esta ampara os valores morais da boa conduta, a boa f acima de tudo, como princpios bsicos e essenciais a uma vida equilibrada do cidado na sociedade, lembrando inclusive o to citado, pelos gregos antigos, "bem viver". Uma vez que o comportamento real dos seres humanos afetado por consideraes ticas, e influenciar a conduta humana um aspecto central da tica, deve-se admitir que as concepes de bem-estar tenham algum impacto sobre o comportamento real e, em conseqncia, devem ser importantes para a tica da logstica moderna. Amartya Sem. Sobre tica e economia. So Paulo: Schwarcz Ltda., 2002 (com adaptaes) Tendo o texto acima por referncia inicial e considerando a tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. 21. O exerccio de cargo pblico deve ser pautado na verdade dos fatos. O servidor pblico no deve omitir a verdade, a menos que ela seja contrria a interesses da administrao pblica. 22. O trabalho executado por servidor pblico junto comunidade entendido como parte integrante de seu prprio bem-estar, visto que, como cidado, o servidor que apresenta conduta tica ter o xito do seu trabalho convertido em bemestar da sociedade da qual faz parte. 23. A funo pblica considerada exerccio profissional. Portanto, a vida particular do servidor pblico e os atos observados em sua conduta no dia-a-dia no devem ser objetos de avaliao do conceito de sua vida funcional. 24. Mariana, servidora pblica, tem entre suas atribuies a tarefa de prestar atendimento ao pblico. Muitas vezes, por estar assoberbada de trabalho interno, Mariana, embora fornea informaes corretas, tem m vontade e trata as pessoas sem cortesia no atendimento. Nessa situao, a conduta de Mariana considerada tica, pois ela oferece informaes fidedignas e sua descortesia justificada pela sobrecarga de trabalho.

. Questes extradas do Concurso Pblico Cargo Tcnico Judicirio / rea Administrativa UNB / CESPE TST Joo, funcionrio de um rgo pblico, foi indicado para assumir a funo de chefe de secretaria. Durante o exerccio da chefia, Joo freqentemente solicitava a seus colaboradores que lhe fizessem trabalhos particulares e, no gerenciamento dos trabalhos da secretaria, estabelecia prazos inexeqveis para as tarefas.

Considerando as exigncias de atitudes profissionais no servio pblico, julgue o seguinte item. 25. Joo utilizou sua posio hierrquica para proveito prprio e abusou da autoridade de gestor pblico, apresentando comportamento antitico no mbito do servio pblico. Considere por hiptese, que um atendente de um rgo pblico presencie um colega de trabalho faltar com respeito a um casal de idosos de baixo nvel socioeconmico ao lhe prestar atendimento. Acerca dessa hiptese e com relao tica no servio pblico, julgue os seguintes itens. 26. O atendente agir de forma antitica se informar o fato a seu supervisor. 27. Os idosos podem pleitear que o funcionrio que os desrespeitou seja responsabilizado pelo seu comportamento, podendo o mesmo vir a sofrer punio no trabalho. Questes extradas do Concurso Pblico. UNB / CESPE Secretaria de Estado de Gesto Administrativa (SGA). Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 28. Geraldo, funcionrio exemplar, assduo e pontual, preserva as informaes sigilosas de que eventualmente toma conhecimento. Geraldo trabalha no atendimento ao pblico e, sempre que possvel, facilita o acesso ao atendimento para outros funcionrios, pois reconhece a necessidade de eles estarem logo de volta ao trabalho. Nessa situao, Geraldo apresenta conduta antitica ao privilegiar seus pares. 29. Clovis um funcionrio muito esforado, mas seus vencimentos so insuficientes frente demanda de gastos com o filho doente. Por isso, s vezes, Clovis retira do almoxarifado de seu setor alguns materiais de consumo para o seu uso familiar. Nessa situao, Clovis no infringe a tica, pois sua conduta perfeitamente justificada e aceita socialmente. Questes extradas do Concurso Pblico. Cargo: Analista de Administrao Pblica- Especialidade: administrador UNB / CESPE Nvel Superior Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica acerca da tica no servio pblico, seguida de uma assertiva a ser julgada. 30. Tadeu, funcionrio de um rgo de atendimento ao pblico, exerce suas atribuies com agilidade e correo e procura prioritariamente atender aqueles usurios mais necessitados, conforme sua avaliao. Nessa situao Tadeu apresenta comportamento antitico, pois privilegia o atendimento de uns em detrimento de outros. 31. Maria das Graas, no exerccio do cargo de gerncia pblica distrital, atenta s ordens de seus superiores, d pronto atendimento a elas, mesmo tendo de estabelecer prazos

inexeqveis para a execuo das tarefas, impondo sobrecarga de trabalho a sua equipe. Nessa situao, Maria das Graas cumpre com tica o desempenho da funo pblica. 32. Mrcio, servidor pblico, na certeza de que a sua ausncia provoca danos ao trabalho e reflete negativamente em todo o sistema do rgo, assduo, pontual e produtivo. Nessa situao, Mrcio apresenta conduta tica adequada ao servio pblico. 33. Francisco, no exerccio de cargo pblico, presenciou fraude praticada por seu chefe imediato no ambiente organizacional. Nessa situao, por ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos, Francisco agiu corretamente ao delatar seu chefe aos superiores. 34. Adriana, competente nos aspectos tcnicos e comportamentais, freqentemente utiliza as prerrogativas de seu cargo pblico em razo de interesses pessoais. Nessa situao, Adriana faz uso dos direitos do funcionalismo pblico e age eticamente. Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica acerca da tica e qualidade de atendimento no servio pblico, seguido de uma assertiva a ser julgada. 35. Hlio servidor pblico do setor de atendimento de um tribunal judicirio. Ele tem muitos afazeres e, por isso, deixa os clientes espera de atendimento enquanto resolve os problemas internos do setor. Nessa situao, o comportamento de Hlio caracteriza atitude contrria tica no servio pblico. 36. Gabriel um servidor pblico exemplar, corts, disponvel e atencioso no trabalho. Ele resiste a todas as presses de seus supervisores hierrquicos e no aceita nenhum presente de clientes em troca de suas aes no trabalho. Nessa situao, Gabriel est cumprindo com tica o desempenho de seu cargo pblico. 37. Marilena servidora pblica de um tribunal judicirio. Ela zela pelo material sob sua guarda, assdua e pontual, respeita os colegas e privilegia o atendimento de seus superiores hierrquicos, demonstrando total prontido s requisies deles em detrimento das solicitaes de seus colegas e dos usurios do setor. Nessa situao, Marilena apresenta comportamento profissional tico e compatvel com a funo pblica. 38. Rodrigo servidor pblico e trabalha no setor de assistncia social de um tribunal judicirio. Ele atende dezenas de pessoas por dia, sempre corts, justo e prestativo no atendimento, e mesmo quando no detm a informao solicitada pelo usurio, ele inova, sugerindo alguma alternativa conforme sua opinio. Nessa situao, o atendimento prestado por Rodrigo de muita qualidade, pois atende s expectativas dos usurios. 39. A opinio pblica acerca de um determinado rgo resultante da qualidade do atendimento prestado, do grau de confiabilidade das informaes transmitidas, da adequao das

instalaes fsicas, do nvel das relaes interpessoais e da prontido do atendimento. 40. A ao de um gestor pblico que habitualmente tenha atitudes de menosprezo pelo trabalho de seus colaboradores e lhes atribua tarefas com prazos inviveis caracteriza falta de tica no trabalho. Questes extradas do Concurso Pblico Cargo Tcnico Judicirio rea Administrativa UNB CESPE TRT 16 Regio Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica relativa tica no servio pblico, seguida de uma assertiva a ser julgada. 41. Sueli, servidora pblica, apresenta bom desempenho e tem boas relaes interpessoais no trabalho. Devido a seus vnculos de amizade no ambiente de trabalho, Sueli, algumas vezes, acoberta irregularidades, de diversas naturezas, praticadas por determinados colegas. Nessa situao, a conduta de Sueli antitica, pois privilegia aspectos pessoais em detrimento de aspectos profissionais e da tica no servio pblico.

46. dever do servidor pblico guardar sigilo sobre assuntos da repartio que envolvam questes relativas segurana da sociedade. 47. O servidor pblico pode retirar da repartio documento pertencente ao patrimnio pblico, sem prvia autorizao da autoridade competente, se exercer cargo de confiana ou funo qual esse documento esteja relacionado. O servidor pblico deve ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. Em cada item a seguir apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva que deve ser julgada considerando os princpios ticos do servio pblico. 48. Cludio servidor pblico e, para aumentar a sua renda, comercializa, em seu ambiente de trabalho, mas fora do horrio normal de expediente, cpias de CDs e DVDs. Nessa situao, a conduta de Cludio no pode ser considerada imprpria ao servio pblico, pois envolve uma atividade que no guarda relao direta com as atribuies do seu cargo. 49. Marcos servidor pblico e, todos os dias, sai para bares com amigos e ingere grande quantidade de bebidas alcolicas. Por conta disso, Marcos conhecido pro embriagar-se habitualmente, e, ainda que isso no interfira na sua assiduidade ao servio, tem afetado reiteradamente a sua pontualidade, situao que Marcos busca compensar trabalhando alm do horrio de expediente. Nesse caso, o comportamento de Marcos no pode ser considerado incompatvel com o servio pblico. 50. H algum tempo, Bruno, servidor pblico responsvel pelo controle do material de expediente do setor em que trabalha, observa que Joana, servidora pblica lotada nesse mesmo setor, utiliza recursos materiais da repartio em atividades particulares. Em razo de seu esprito de solidariedade e da amizade que nutre por Joana, Bruno se abstm de levar ao conhecimento do chefe do setor os atos praticados por sua colega de trabalho. Nessa situao, Bruno age de forma correta, pois compete ao chefe detectar, por si mesmo, quaisquer irregularidades no setor, caracterizando ofensa tica o servidor pblico denunciar colega de trabalho. 51. Ricardo, servidor pblico, enquanto participava da preparao de um edital de licitao para contratao de fornecimento de refeies para o rgo em que trabalha, antecipou algumas das regras que iriam fazer parte do edital para Carlos, dono de uma empresa de fornecimento de marmitas, famosa pela qualidade e os timos preos dos seus produtos, a fim de que esse pudesse adequar alguns procedimentos de sua empresa ao edital. A iniciativa de Ricardo deveu-se somente ao fato de que ele conhecer bem os produtos da empresa de Carlos, no lhe trazendo qualquer vantagem pecuniria. Nessa situao, correto afirmar que Ricardo agiu em prol do interesse coletivo e que a sua atitude no fere a tica no servio pblico.

Questes extradas do Concurso Pblico Cargo: Agente Administrativo CESPE/UnB SEPLAG/DFTRANS Data da Aplicao: 06/04/08 Julgue os itens a seguir, que versam sobre a tica no servio pblico. 42.Uma das formas de se avaliar se tico um comportamento profissional verificar como o servidor contribui para que a populao tenha uma viso positiva a respeito da organizao. 43. A adequada prestao dos servios pblicos est relacionada questes de ordem tcnica, sem, necessariamente caracterizar-se por uma atitude tica no trabalho. Questes extradas do Concurso Pblico Cargo Tcnico Judicirio UNB / CESPE TST Data da aplicao 17/02/2008 Com relao tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. 44. O respeito hierarquia e a disciplina no impede que o servidor pblico represente contra ato que caracterize omisso ou abuso de poder, ainda que esse ato tenha emanado de superior hierrquico. 45. O servidor pblico deve abster-se de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo no cometendo qualquer violao expressa lei.

52. A qualidade do atendimento ao pblico fundamenta-se na prestao da informao correta, na cortesia do atendimento, na brevidade da resposta e no ambiente adequado para a realizao desse atendimento. 53. O atendimento ao pblico, para que seja considerado de qualidade, implica a satisfao de todas as necessidades do cliente . O cdigo de tica profissional de uma empresa um conjunto de princpios que visa estabelecer um padro de comportamento entre os membros dessa empresa e seus clientes, fundamentado em um conceito de tica universal voltada para o desenvolvimento individual e da empresa. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. 54. Os cdigos de tica determinam o comportamento dos agrupamentos humanos e, por essa razo, cada profisso pode ter seu prprio cdigo. 55. O comportamento profissional influenciado pela tica e pelo aprendizado contnuo e pode variar de indivduo para indivduo. 56. Atender plenamente ao cdigo de tica da empresa condio necessria e suficiente para que um profissional seja eficiente e eficaz. (ANATEL CESPE 2006) Com relao ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, julgue os itens que se seguem. 57. vedado ao servidor pblico receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para o cumprimento da sua misso ou para, com a mesma finalidade, influenciar outro servidor. 58. Em todos os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, deve existir uma comisso de tica encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com o patrimnio pblico; de julgar infraes e determinar punies, advertncias e censuras administrativas cabveis; bem como de aplicar multas e de executar a liquidao extrajudicial do patrimnio particular dos indiciados. tica no setor pblico pode ser qualificada como: 59. Atuao de acordo com a confiana que a sociedade deposita nos agentes pblicos. 60. Conjunto de valores e regras estabelecidos com a finalidade de orientar a conduta dos servidores pblicos. 61. Observncia de valores como honestidade, dignidade, integridade, cortesia e zelo, entre outros. 62. No revelar a verdade que contrarie os interesses do governo.

No servio pblico, o funcionrio deve-se guiar pela conduta tica, que abrange aspectos da atuao e da relao com os pblicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento tico do servidor pblico e suas implicaes. 63. O funcionrio, ao atender o usurio de seu servio, deve ser corts e interessado, mesmo que este usurio apresente comportamento irritado e indelicado, ou seja, de classe socioeconmica inferior sua ou, ainda, ostente smbolos religiosos diferentes de sua religio. 64. O funcionrio que, no exerccio de suas funes, deixa o usurio de seu servio espera enquanto atende ligao telefnica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usurio. 65. Caso o chefe de um rgo pblico determine a seu subordinado a execuo de ato vetado pelo cdigo de tica no servio pblico, o servidor dever obedecer prontamente determinao, pois seu dever respeitar a hierarquia em todas as situaes. 66. Caso ocorra uma tentativa de suborno por parte do usurio, compete ao funcionrio recusar a proposta e registrar a ocorrncia, omitindo a identificao do usurio porque, mesmo nessas condies, o funcionrio tem o compromisso tico de preservar a idoneidade moral do usurio. 67. Em situaes nicas, se o servidor necessitar de mo-deobra, equipamento ou material do rgo pblico para atender necessidades de superiores ou imprevistos pessoais, estar impedido pelo cdigo de tica, mas poder pedir auxlio colega prestador de servio temporrio e no-remunerado, pois, nessa categoria, o trabalhador no considerado servidor pblico e no est submetido s mesmas restries ticas. (CESPE/ UnB- ANCINE / Tcnico Administrativo 2006) - De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir. 68. No vedado ao servidor publico deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance para o adequado desempenho de suas atividades. 69. Somente em casos especiais, os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, indireta, autrquica e fundacional podero criar comisses de tica com o intuito de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. COMENTRIOS QUESTO 69: Captulo II Comisses de tica XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura.

(UnB/CESPE Tcnico Judicirio STJ/2008)

(CESPE/Unb Agente Administrativo MTE/2008) A busca da gesto socialmente responsvel tem exigido maior transparncia das instituies, sejam pblicas, sejam privadas, nas relaes com seus fornecedores, funcionrios e clientes. Tal atributo tem sido fundamental para a reputao das organizaes, que devem explicitar sociedade seus valores e a seu corpo funcional os padres ticos e de conduta considerados adequados. Nesse contexto e luz do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico do Poder Executivo Federal, julgue os itens seguintes. 70. O agente pblico tem o dever de buscar o equilbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidao da moralidade do ato administrativo praticado. 71. O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. 72. De acordo com o referido cdigo de tica, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. 73. Um servidor que permite que um processo no seja solucionado a contento pode ser acusado de usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa. 74. O referido cdigo serve primordialmente para punir o comportamento no-tico do Servidor pblico, j que possui carter de obrigatoriedade. (CESPE/Unb Administrador MTE/2008) Considerando os preceitos do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item que se segue. . As ordens de superiores hierrquicos devem ser sempre atendidas, sem questionamento, em respeito hierarquia nas relaes de trabalho. (CESPE/Unb Agente Administrativo - Ministrio do Esporte /2008) Julgue os itens que se seguem, acerca da tica no servio pblico. 75. So deveres do servidor pblico a manuteno da limpeza e a organizao do local onde executa suas funes. 76. A rapidez de resposta ao usurio pode ser caracterizada como uma atitude tica na administrao pblica. 77. Documentos encaminhados para providncias podem ser alterados em situaes especficas.

78. Informaes privilegiadas obtidas no servio, desde que no sejam utilizadas em benefcio prprio, devem ser fornecidas pelo servidor quando solicitadas por pessoas idneas. 79. desnecessria a autorizao legal para a retirada de documentos que pertenam ao local de trabalho do servidor no rgo pblico. (CESPE/Unb Tcnico Administrativo MMA/2009) Acerca da tica no servio pblico e do Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens: 80. A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais, ou seja, a uma norma hipottica com premissas ideolgicas e que deve reger tudo o mais que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social. Comentrio Questo n 80: Norma hipottica fundamental Toda norma tem seu fundamento de validade arraigado em outra norma hierarquicamente superior. Entretanto, quando se pergunta sobre o fundamento de uma norma qualquer at a ltima instncia chega-se sempre a Constituio, e onde buscaria a Constituio sua validade? A resposta : na Norma Hipottica Fundamental uma fico kelseniana para calar o regresso ad eternum que dessa busca de validade que correria. O autor tambm cita a nebulosa teoria da primeira Constituio histrica, que seria derivada de um processo revolucionrio, sendo, portanto, a Norma Hipottica Fundamental de tal Constituio a revoluo na ordem jurdica. Disso decorre que a Norma Hipottica no uma norma posta, mas suposta; muito mais uma questo de f do que de cincia. Quando falamos sobre tica pblica, logo pensamos em corrupo, extorso, ineficincia, etc, mas na realidade o que devemos ter como ponto de referncia em relao ao servio pblico, ou na vida pblica em geral, que seja fixado um padro a partir do qual possamos, em seguida julgar a atuao dos servidores pblicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pblica, entretanto no basta que haja padro, to somente, necessrio que esse padro seja tico, acima de tudo . O fundamento que precisa ser compreendido que os padres ticos dos servidores pblicos advm de sua prpria natureza, ou seja, de carter pblico, e sua relao com o pblico. A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais, sendo estes comparados ao que chamamos no Direito, de "Norma Fundamental", uma norma hipottica com premissas ideolgicas e que deve reger tudo mais o que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social, alis, podemos invocar a Constituio Federal. Esta ampara os valores morais da boa conduta, a boa f acima de tudo, como princpios bsicos e essenciais a uma vida equilibrada do cidado na sociedade, lembrando inclusive o to citado, pelos gregos antigos, "bem viver".

81. A tica no servio pblico est relacionada tica das Virtudes morais/sociais, o que remete a duas virtudes polidez e humor aplicadas ao trabalho do servidor pblico. Comentrio n 81: As virtudes so nossos valores morais, mas encarnados, tanto quanto pudermos, mas vividos, em ato. Sempre singulares, como cada um de ns, sempre plurais, como as fraquezas que elas combatem ou corrigem. No h bem em si: o bem no existe, est por ser feito, o que chamamos de virtudes. Entre elas a humildade, a pacincia, a solidariedade, a honestidade, a polidez e o humor, etc. Polidez A polidez a primeira virtude e, quem sabe, a origem de todas. tambm a mais pobre, a mais superficial, a mais discutvel. Ser apenas uma virtude? Pequena virtude, em todo o caso. Por que ento dizer que ela a primeira, e talvez a origem de todas? menos contraditrio do que parece. Por que primeira? Falo segundo a ordem do tempo e do indivduo. O recm-nascido no tem moral, nem poderia ter. Tampouco o beb e, por algum tempo, a criana. O que ela descobre, em compensao, e bem cedo, so as proibies. " No faa isso: sujo, ruim, feio, maldade ..." Ou: " perigoso ", e logo a criana saber diferenciar entre o que mau (o erro) e o que faz mal (o perigo). O fato precede o direito, para a criana, ou antes, o direito apenas um fato como outro qualquer. H o que permitido e o que proibido, o que se faz e o que no se faz. Bem? Mal? A regra basta, ela precede o julgamento e o funda (pura conveno). Regra puramente formal, regra de polidez! No dizer palavres, no interromper as pessoas, no empurr-las, no roubar, no mentir... Todas estas proibies se apresentam identicamente para a criana: " feio!". A distino entre o que tico e o que esttico s vir mais tarde, e progressivamente. Portanto, a polidez anterior moral, ou antes, a moral a princpio apenas polidez: submisso ao uso, regra instituda, ao jogo normativo das aparncias - submisso ao mundo e s maneiras do mundo. Humor O homem de humor, dizia Aristteles, ri como se deve (nem de mais nem de menos), quando se deve e do que se deve...Mas quem decide isto s o humor, que pode rir de tudo, inclusive de Aristteles, inclusive do meio-termo, inclusive do humor... O humor uma desiluso alegre. nisto que duplamente virtuoso, ou pode s-lo: como desiluso, tem a ver com a lucidez (portanto da boa-f); como alegria, tem a ver com o amor e com tudo. O esprito, repitamos com Alain, zomba de tudo. Quando zomba do que detesta ou despreza, ironia. Quando zomba do que ama ou estima, humor. Humor amor; ironia desprezo. Em todo o caso, no h humor sem um mnimo de simpatia. Simpatia na dor, simpatia no desamparo, simpatia na fragilidade, na angstia, na vaidade, na insignificncia universal de tudo... O homem de humor, dizia Aristteles, ri como se deve (nem de mais nem de menos). 82.. Os cdigos obrigam os funcionrios a agirem com Dignidade, decoro, zelo e eficcia, a fim de preservar a honra do servio pblico. A base desses cdigos est na ideia de que a represso eficaz.

83. A conduta de um servidor pblico que trata mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente pode constituir argumento para que essa pessoa requeira indenizao por dano moral. 84. A impessoalidade no tratamento aos cidados usurios garantida pela conduta do servidor pblico caracterizada por frieza, distanciamento e objetividade. 85. O servidor que omite alguma informao a qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos, no sentido de tentar iludir em benefcio de interesses coletivos, passvel de pena de advertncia. 86. Compete ao Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal contribuir para a implementao de polticas pblicas, tendo a transparncia e o acesso informao como instrumentos fundamentais para o exerccio de gesto da tica pblica. 87. A funo pblica deve ser tida como um exerccio profissional que se integra vida particular de cada servidor pblico. Por essa razo, tanto no exerccio do cargo ou da funo que lhe compete, quanto fora dele, o servidor pblico deve sempre nortear sua conduta pelos primados da dignidade, do decoro, do zelo, da eficcia e da conscincia dos princpios morais, haja vista que os fatos e os atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podem acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Cada um dos itens de abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada quanto ao comportamento tico do servidor pblico. 88. O servidor pblico Juarez, ao atender o cidado Otvio, foi corts, polido e contido, mantendo inquestionvel autocontrole mesmo quando Otvio passou a comportar-se de forma agressiva e a tentar humilh-lo. Juarez no reagiu aos ataques de Otvio nem o impediu de depredar o patrimnio da sua repartio. Nessa situao, Juarez agiu adequadamente em face do comportamento de Otvio. 89. A servidora Maria, no exerccio de suas funes, deixou o usurio Joo espera de atendimento durante meia hora, enquanto retocava a maquilagem. Nessa situao, Maria causou danos morais ao usurio Joo. 90. O servidor pblico Caio recusou-se a obedecer ordem de seu chefe para executar um ato vetado pelo cdigo de tica do servio pblico. Caio entendeu que seu dever de respeitar a hierarquia no deveria suscitar-lhe o temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o poder estatal, e que seria seu dever resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visassem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas. Nessa situao, o entendimento e a postura de Caio foram compatveis com os deveres fundamentais do servidor pblico. 91. Os servidores pblicos Mrio e Juliana viveram, no passado, um relacionamento amoroso que os fez guardar mgoas e rancores recprocos. No momento presente, ambos

trabalham na mesma repartio e, em funo de seus mtuos ressentimentos, por vezes indispem-se com os cidados que l buscam atendimento. Em decorrncia disso, Alberto, chefe do setor, advertiu a ambos quanto a permitirem que seus interesses de ordem pessoal interferissem no trato com o pblico. Nessa situao, a atitude de Alberto respaldada pelo cdigo de tica do servidor pblico. 92. O servidor pblico Cssio precisou utilizar-se de um equipamento do rgo pblico em que est lotado para atender a um imprevisto pessoal. No entanto, seu colega, o servidor pblico Hlio, ao flagrar Cssio praticando tal ato, advertiu-o de que vedado ao servidor pblico retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico. Hlio tambm julgou necessrio dar cincia do ocorrido aos seus superiores. Nessa situao, Hlio agiu em total consonncia com o que estabelece o cdigo de tica do servidor. 93. A servidora pblica Margarida vinha observando, j h algum tempo, que seu colega de trabalho, Slvio, tambm servidor pblico lotado no mesmo setor em que trabalha, vem retirando materiais, como folhas de papel, borrachas, lpis e canetas, para compor a lista de material escolar de seus filhos, em funo de graves dificuldades financeiras pelas quais vem passando. Margarida, aps certificar-se que os materiais retirados pelo colega no possuam valor econmico expressivo, sentiu-se compadecida com a situao em que Slvio se encontrava e, em razo disso, imbuda dos mais altos sentimentos de solidariedade, absteve-se de levar tais fatos ao conhecimento de seu chefe. Nessa situao, o comportamento de Margarida tem respaldo legal no cdigo de tica do servidor, uma vez que esse instrumento claro ao rechaar a delao, por classific-la como atitude desleal, desonesta e antitica. 94. A servidora pblica Selma revende produtos de beleza, na repartio onde est lotada, com a finalidade de complementar sua renda, j que considera seus proventos insuficientes para manter seu padro de vida. Tal atividade no prejudica o desempenho de suas funes, posto que a revenda consiste em passar um catlogo no qual as suas colegas simplesmente anotam os produtos que desejam adquirir. Selma tambm aproveita o horrio de almoo para prestar servios de manicure a suas colegas, cobrando, para tanto, dez reais de cada uma delas. Nessa situao, a conduta de Selma no pode ser considerada imprpria ao servio pblico, pois no compromete seu desempenho. Quanto aos deveres fundamentais do servidor pblico, julgue os seguintes itens. 95. Quando um superior hierrquico flagra um de seus subordinados em atitude suspeita, seu dever indeclinvel impor-lhe a pena de censura. A referida penalidade e sua fundamentao devem ser registradas no parecer reprobatrio, assinado por ele e homologado pelo conselho de sentena. 96. O servidor deve ser assduo e frequente ao servio, bem como tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e de contato com o pblico, alm de abster-se de exercer as prerrogativas

funcionais do cargo de forma contrria aos legtimos interesses dos usurios. 97. O servidor pblico deve, obrigatoriamente, contribuir para a implementao de polticas pblicas, tendo a transparncia e o acesso informao como instrumentos fundamentais para o exerccio de gesto da tica pblica. O descumprimento desse preceito fundamental motivo para censura e, em caso de reincidncia, para suspenso. (CESPE/Unb Analista Administrativo MI/2009) O imperativo do aprimoramento da conduta tica do servidor pblico assumiu uma importncia poltica inquestionvel em nossos dias. De fato, a opinio pblica, manifestada de maneira espontnea ou condicionada pelos meios de comunicao, concorda que o grau de obedincia a princpios ticos muito baixo no servio pblico. Nesse sentido, as frequentes denncias de corrupo estimularam na sociedade essa percepo. Algumas pesquisas recentes de opinio revelam que o cidado brasileiro tem um conceito negativo a respeito da conduta tica da classe poltica. Ainda que tais pesquisas tenham se cingido opinio sobre o universo parlamentar, lcito presumir que a mesma opinio negativa se estenda, ainda que em diferentes graus, conduta tica nas esferas dos Poderes Executivo e Judicirio. Pouco importa, para fins desta anlise, se a opinio pblica fundada, infundada ou meramente preconceituosa. Importante a opinio em si, pois revela um ceticismo intrnseco do povo em relao ao padro tico do aparelho de Estado. Joo Geraldo Piquet Carneiro. Revista do Servio Pblico. Ano 49, n. 3, jul.-set./1998, p. 123 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o Cdigo de tica do Servidor Pblico, julgue os seguintes itens. 98. Tendo por fundamento o princpio da supremacia do interesse pblico e obedecendo aos critrios estabelecidos pela Organizao de Cooperao e de Desenvolvimento Econmico que permitem averiguar o ndice de opacidade da administrao pblica, as comisses de tica podem inverter o nus da prova em desfavor do servidor sempre que sua conduta ou suas atitudes derem margem a ambiguidades, considerando a natureza inquisitorial de seus procedimentos. 99. O servidor pblico no pode permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores, o que no significa que ele possa ser conivente com erro ou infrao s normas vigentes. 100. Tanto para instruir e fundamentar promoes quanto para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico, cabe comisso de tica fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores os registros a respeito da sua conduta tica

GABARITO : TICA NO SERVIO PBLICO 1. E 11.E 21.E 31.E 41.C 51.E 61.C 71.C 81.C 91.C 2.C 12.C 22.C 32.C 42.C 52.C 62.E 72.C 82.E 92.C 3.C 13.C 23.E 33.C 43.E 53.E 63.C 73.C 83.C 93.E 4.C 14.E 24.E 34.E 44.C 54.C 64.C 74.E 84.E 94.E 5.C 15.C 25.C 35.C 45.C 55.C 65.E 75.C 85.C 95.E 6.E 16.C 26.E 36.C 46.C 56.E 66.E 76.C 86.C 96.C 7.C 17.C 27.C 37.E 47.E 57.C 67.E 77.E 87.C 97.C 8.E 18.E 28.C 38.E 48.E 58.E 68.E 78.E 88.E 98.C 9.C 19.E 29.E 39.C 49.E 59.C 69.E 79.E 89.C 99.C 10.C 20.E 30.C 40.C 50.E 60.C 70.C 80.C 90.C 100.C

EXERCCIOS PROPOSTOS

TICA NO SERVIO PBLICO / TICA PROFISSIONAL Prof Ana Maria Anamelo.rh@hotmail.com (ESAF - CGU Analista de Finanas e Controle) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: 01. Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal. 02. Desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular. 03. Fazer uso, em benefcio prprio, de informao privilegiada obtida em razo do cargo. (ESAF - CGU Analista de Finanas e Controle) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico: 04. Tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. 05. Omitir a verdade sobre fato que prejudique a Administrao e beneficie o cidado. 06. Ser assduo e freqente ao servio. 07. Facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, so deveres fundamentais do servidor pblico: 08. Abster-se de exercer as prerrogativas funcionais do cargo de forma contrria aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico. 09. Quando estiver diante de mais de uma opo, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. 10. Materializar os princpios ticos mediante a adequada prestao dos servios pblicos. (CESPE/ UnB - ANCINE / Tcnico Administrativo 2006) - De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir. 11. No vedado ao servidor publico deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance para o adequado desempenho de suas atividades. 12. Somente em casos especiais, os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, indireta, autrquica e fundacional podero criar comisses de tica com o intuito de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. COMENTRIOS 12: Captulo II Comisses de tica XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. (CESPE UnB/ ANATEL Tcnico em Regulao de Servios Pblico de Telecomunicaes 2006). Com relao ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Publico, julgue os itens que se seguem. 13. A comisso de tica no pode se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico concursado, mas, no tendo como faz-lo no caso do prestador de servios contratado, cabe a ela, em tais circunstncias, alegar a inexistncia de previso dessa situao no cdigo. COMENTRIO 13: Captulo II Comisses de tica / Decreto 1.171/94 XXIII - A Comisso de tica no poder se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico ou do prestador de servios contratado, alegando a falta de previso neste Cdigo, cabendo-lhe recorrer analogia, aos costumes e aos princpios ticos e morais conhecidos em outras profisses.

(Revogao pelo DECRETO N 6.029 / 1.02.2007) Art. 16. As Comisses de tica no podero escusar-se de proferir deciso sobre matria de sua competncia alegando omisso do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ou do Cdigo de tica do rgo ou entidade, que, se existente, ser suprida pela analogia e invocao aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. 14. As decises da comisso de tica, aps analise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, devem ser resumidas no Relatrio de Desconformidade e, com a meno explicita dos nomes interessados, divulgadas no prprio rgo, bem como remetidas s demais comisses de tica, criadas com o fito da informao da conscincia tica na prestao de servios pblicos. COMENTRIO 14: Decreto 6.029/02/2007 Art. 18. As decises das Comisses de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos investigados, divulgadas no stio do prprio rgo, bem como remetidas Comisso de tica Pblica. (CESPE UnB/MRE Oficial de Chancelaria 2006) No que se refere ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens seguintes. 15. O uso de vestimentas adequadas ao exerccio da funo pblica assunto que dispensa determinaes pelo referido cdigo de tica. 16. Com o intuito de fortalecer a conscincia tica dos membros da organizao, as comisses de tica podem divulgar, nos respectivos rgos, decises sobre a anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao, desde que omitido os nomes dos interessados e envolvidos. COMENTRIO 16: Decreto 1.171/1994 Das Comisses de tica XXI - As decises da Comisso de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos interessados, divulgadas no prprio rgo, bem como remetidas s demais Comisses de tica, criadas com o fito de formao da conscincia tica na prestao de servios pblicos. Uma cpia completa de todo o expediente dever ser remetida Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica. (Revogado pelo DECRETO N 6.029 / 1.02.2007) Art. 18. As decises das Comisses de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos investigados, divulgadas no stio do prprio rgo, bem como remetidas Comisso de tica Pblica. 17. (CESPE UnB/MRE Oficial de Chancelaria 2006) Consiste em censura a pena aplicvel ao servidor pblico pela comisso de tica, que pode, ainda dada a eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidncia, encaminhar o expediente comisso permanente de processo disciplinar do rgo, quando existir, e, cumulativamente, se for o caso, entidade em que, por exerccio profissional, o servidor pblico esteja inscrito, para as providencias disciplinares cabveis. COMENTRIO 17: Decreto 1.171/2004 Das Comisses de tica XX - Dada eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidncia, poder a Comisso de tica encaminhar a sua deciso e respectivo expediente para a Comisso Permanente de Processo Disciplinar do respectivo rgo, se houver, e, cumulativamente, se for o caso, entidade em que, por exerccio profissional, o servidor pblico esteja inscrito, para as providncias disciplinares cabveis. O retardamento dos procedimentos aqui prescritos implicar comprometimento tico da prpria Comisso, cabendo Comisso de tica do rgo hierarquicamente superior o seu conhecimento e providncias. (Revogado pelo DECRETO N 6.029 / 1.02.2007) ART 12. 5o Se a concluso for pela existncia de falta tica, alm das providncias previstas no Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, as Comisses de tica tomaro as seguintes providncias, no que couber: I - encaminhamento de sugesto de exonerao de cargo ou funo de confiana autoridade hierarquicamente superior ou devoluo ao rgo de origem, conforme o caso;

II - encaminhamento, conforme o caso, para a Controladoria-Geral da Unio ou unidade especfica do Sistema de Correio do Poder Executivo Federal para exame de eventuais transgresses disciplinares; e III - recomendao de abertura de procedimento administrativo, se a gravidade da conduta assim o exigir. 18. Os empregados das sociedades de economia mista no esto subordinados ao disposto no Decreto n. 1.171/1994, para fins de apurao de seu comprometimento tico. COMENTRIO 18: Empresa de Economia Mista: Sociedade de Economia mista: Pessoa Jurdica de Direito Privado com participao do Estado. uma sociedade na qual h colaborao entre o Estado e particular, ambos reunindo recursos para realizao de uma finalidade. Participao do estado majoritria, mais da metade das aes com direito a voto devem pertencer ao Estado. Decreto 6.029/2007 Art. 11. Qualquer cidado, agente pblico, pessoa jurdica de direito privado, associao ou entidade de classe poder provocar a atuao da CEP ou de Comisso de tica, visando apurao de infrao tica imputada a agente pblico, rgo ou setor especfico de ente estatal. Pargrafo nico. Entende-se por agente pblico, para os fins deste Decreto, todo aquele que, por fora de lei, contrato ou qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuio financeira, a rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta e indireta. (CESPE/UnB rea Administrativa MTE/2008) A busca da gesto socialmente responsvel tem exigido maior transparncia das instituies, sejam pblicas, sejam privadas, nas relaes com seus fornecedores, funcionrios e clientes. Tal atributo tem sido fundamental para a reputao das organizaes, que devem explicitar sociedade seus valores e a seu corpo funcional os padres ticos e de conduta considerados adequados. Nesse contexto e luz do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico do Poder Executivo Federal, julgue os itens seguintes. 19. O agente pblico tem o dever de buscar o equilbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidao da moralidade do ato administrativo praticado. 20. O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. 21 Um servidor que permite que um processo no seja solucionado a contento pode ser acusado de usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa. 22. O referido cdigo serve primordialmente para punir o comportamento no-tico do Servidor pblico, j que possui carter de obrigatoriedade. (ESAF -ANNEL - Analista Administrativo/2006) 23 - De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, bem pertencente ao patrimnio pblico. II. efetuar determinado investimento que, em face de informao obtida em razo do cargo e ainda no divulgada publicamente, sabe que ser altamente lucrativo. III. participar de organizao que atente contra a dignidade da pessoa humana. IV. representar contra o seu superior hierrquico, perante a Comisso de tica. V. nomear, para exercer um cargo pblico, parente aprovado em concurso pblico para esse mesmo cargo. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e III. 24 - Com relao ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico, julgue os itens que se seguem.

( ) vedado ao servidor pblico receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para o cumprimento da sua misso ou para, com a mesma finalidade, influenciar outro servidor. 25 (ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 3) Para os fins do Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, entende-se por servidor pblico: I. os servidores pblicos titulares de cargo efetivo. II. os titulares de cargo em comisso. III. os empregados de sociedades de economia mista. IV. os que, temporariamente, prestam servios Administrao Pblica Federal, desde que mediante retribuio financeira. Esto corretos os itens: a) I, II, III e IV b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II e III 26 - Com relao tica no servio pblico, julgue o item a seguir. ( ) O respeito hierarquia e a disciplina no impede que o servidor pblico represente contra ato que caracterize omisso ou abuso de poder, ainda que esse ato tenha emanado de superior hierrquico. 27 (ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 2) As comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal a) no podem instaurar, de ofcio, processo destinado a apurar infrao de natureza tica, cometida por servidor do rgo ou entidade a que pertenam. b) podem conhecer de representao, formulada por entidade associativa regularmente constituda, contra servidor pblico, por violao a norma ticoprofissional. c) no podem conhecer de representao formulada contra o rgo ou entidade a que pertenam, porque a representao tem de ser feita contra servidor. d) no tm por funo conhecer de consulta sobre norma tico-profissional. e) tm competncia para aplicar a pena de advertncia. 28 - No tm a obrigao de constituir as comisses de tica previstas no Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal): a) as autarquias federais. b) as empresas pblicas federais. c) as sociedades de economia mista. d) os rgos do Poder Judicirio. e) os rgos e entidades que exeram atribuies delegadas pelo poder pblico. 29 (ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 3) De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal. II. desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular. III. fazer uso, em benefcio prprio, de informao privilegiada obtida em razo do cargo. IV. manter consigo, fora da repartio onde exerce suas funes, o computador porttil (notebook) que recebeu para uso no interesse do servio. Esto corretos os itens: a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV (ESAF-CGU/ ANALISTA DE FINANA E CONTROLE/2006) 30 - Esto subordinados ao Cdigo de Conduta tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994:

I. os empregados das empresas pblicas federais. II. os empregados das empresas privadas que prestam servios aos rgos e entidades do Poder Executivo Federal mediante contrato de prestao de servios (servios terceirizados, tais como segurana, limpeza, etc.). III. os que prestam servio de natureza temporria na Administrao Pblica federal direta, sem remunerao. IV. os servidores do Poder Legislativo. V. os servidores do Poder Judicirio. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, IV e V. c) apenas as afirmativas I e III. d) apenas as afirmativas I, II e III. e) nenhuma das afirmativas est correta. 31 (ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 3) De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. determinar a um servidor que lhe subordinado que v ao banco pagar suas contas pessoais (contas do mandante). II. informar a um amigo sobre ato de carter geral que est para ser publicado, cujo teor o beneficia (o amigo), mas que ainda considerado assunto reservado no mbito da Administrao Pblica. III. exercer atividade no setor privado. IV. ser membro de organizao que defende a utilizao de crianas como mo-de-obra barata. V. representar contra seus superiores hierrquicos. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I e IV. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II e IV 32 (ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 2) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, exalta alguns valores que devem ser observados no exerccio da funo pblica, a saber: I. verdade, como um direito do cidado, ainda que contrria aos seus interesses ou da Administrao. II. dignidade, que deve estar refletida em comportamentos e atitudes direcionados preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. III. moralidade, representada pelo equilbrio entre a legalidade e a finalidade do ato. IV. decoro, que deve ser mantido pelo servidor no apenas no local de trabalho, mas, tambm, fora dele. V. cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos. Esto corretas a) apenas as afirmativas II, III, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas III, IV e V. 33 (ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Correio - Prova 2) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, so deveres fundamentais do servidor pblico: I. abster-se de exercer as prerrogativas funcionais do cargo de forma contrria aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico. II. quando estiver diante de mais de uma opo, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. III. exigir de seus superiores hierrquicos as providncias cabveis relativas a ato ou fato contrrio ao interesse pblico que tenha levado ao conhecimento deles. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. V. materializar os princpios ticos mediante a adequada prestao dos servios pblicos.

Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas I e IV. e) apenas as afirmativas I, IV e V.

34 (ESAF - 2006 - ANNEL - rea Administrativa) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. o servidor pblico, quando estiver diante de mais de uma opo, deve escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. II. os atos da vida privada do servidor pblico podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que, nos termos da lei, deva-se manter o sigilo. IV. os registros sobre a conduta tica do servidor pblico devem ser fornecidos aos rgos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, para fins de instruir e fundamentar promoes. V. servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas II, III, IV e V. 35 - tica no setor pblico pode ser qualificada como: I. atuao de acordo com a confiana que a sociedade deposita nos agentes pblicos. II. conjunto de valores e regras estabelecidos com a finalidade de orientar a conduta dos servidores pblicos. III. observncia de valores como honestidade, dignidade, integridade, cortesia e zelo, entre outros.

IV. transparncia dos atos praticados, de modo a proporcionar aos cidados o conhecimento das razes que levaram adoo de deciso do interesse pblico, num sentido ou noutro. V. no revelar a verdade que contrarie os interesses do governo. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas II, III, IV e V. d) apenas as afirmativas II, III e IV. e) apenas as afirmativas IV e V. 36 - (ESAF - 2006 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, vedado ao servidor pblico: I. receber gratificao financeira para o cumprimento de sua misso. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no-autorizados. III. informar, a um seu amigo de muitos anos, do conhecimento que teve, em razo das funes, de uma minuta de medida provisria que, quando publicada, afetar substancialmente as aplicaes financeiras desse amigo. IV. permitir que simpatias ou antipatias interfiram no trato com o pblico. V. ser, em funo do seu esprito de solidariedade, conivente com seu colega de trabalho que cometeu infrao de natureza tica. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II, IV e V b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III, e V. d) apenas as afirmativas I, II e V. e) apenas as afirmativas I e II. 37 CESPE/UnB ANA (curso de formao) 2006 Um trabalhador constantemente se ausenta do seu setor de trabalho e solicita colaborao dos colegas, alegando sempre problemas pessoais, que no passam de desculpas para sua falta de comprometimento no trabalho. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem, levando em conta as linhas de conduta preconizadas pela tica profissional. ( ) O zelo pela reputao da instituio e da categoria no permite que os colegas colaborem com este trabalhador.

( )O esprito de corpo deve sempre prevalecer no ambiente de trabalho, por isso todos devem colaborar com o colega. ( ) A centralidade da prestao do servio ao pblico no permite que os trabalhadores do setor colaborem com esse colega. 38 - tica no Setor Pblico pode ser qualificada como: I. agir de acordo com o que est estabelecido em lei e, tambm, com os valores de justia e honestidade. II. responsabilidade do servidor pblico por aquilo que fez e, tambm, por aquilo que no fez mas que deveria ter feito. III. equilbrio entre a legalidade e finalidade do ato administrativo, visando consolidao da moralidade administrativa. IV. no omitir a verdade, ainda que contrria aos interesses da Administrao. V. respeito ao cidado, no protelando o reconhecimento dos seus direitos nem criando exigncias alm das estritamente necessrias. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I e V. b) apenas as afirmativas I, III e V. c) apenas as afirmativas III e V. d) apenas as afirmativas II e V. e) as afirmativas I, II, III, IV e V. (CESPE/UnB - rea Administrativa/ANATEL/2009) Quanto ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir. 39. A moralidade da administrao pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre a manuteno da ordem constitucional. 40. o equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que consolida a moralidade do ato administrativo. 41. Tanto no exerccio do cargo ou funo quanto fora dele, a dignidade, o pudor, a eficcia, o zelo e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, j que refletiro a ideologia do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes devem ser direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. 42. O referido cdigo de tica criou o Tribunal de tica, incumbindo-o de fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. 43. Compete ao Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal contribuir para a implementao de polticas pblicas, tendo a transparncia e o acesso informao como instrumentos fundamentais para o exerccio de gesto da tica pblica. (CESPE/UnB rea Administrativa MI/2009) Quanto tica no servio pblico, julgue os seguintes itens. 44. O servidor pblico tem como um de seus deveres principais o exerccio moderado das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos. Deve, tambm, abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidades estranhas ao interesse pblico, ainda

que sejam observadas as formalidades legais e mesmo que no sejam cometidas quaisquer violaes expressas lei. 45. Para a tipificao de ato ou conduta lesiva moralidade pblica, considerado servidor pblico aquele que, por fora de lei, contrato ou qualquer ato jurdico, presta servios remunerados ou no, de natureza permanente, temporria ou excepcional, a qualquer rgo da administrao pblica direta, bem como em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. 46. O princpio hierrquico do trabalho do servidor pblico no totalmente compatvel com a tica, j que no possvel, ao mesmo tempo, cumprir ordens, respeitar hierarquias e ser tico. O servidor pblico deve manter-se fiel aos interesses corporativos do Estado, ainda que, para tanto, tenha que sacrificar os direitos dos cidados. 47. A funo pblica deve ser tida como um exerccio profissional que se integra vida particular de cada servidor pblico. Por essa razo, tanto no exerccio do cargo ou da funo que lhe compete, quanto fora dele, o servidor pblico deve sempre nortear sua conduta pelos primados da dignidade, do decoro, do zelo, da eficcia e da conscincia dos princpios morais, haja vista que os fatos e os atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podem acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. 48. Tanto para instruir e fundamentar promoes quanto para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico, cabe comisso de tica fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores os registros a respeito da sua conduta tica. 49. As comisses de tica tm o encargo de orientar o servidor quanto sua tica profissional, alm de aconselh-lo no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo a elas conhecer concretamente acerca de imputao ou de procedimento suscetvel de censura. 50. O servidor pblico no pode permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores, o que no significa que ele possa ser conivente com erro ou infrao s normas vigentes. 51. (FUNRIO Analista Tcnico-Administrativo) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994, estabelece em seu CAPTULO I, Seo II (Dos Principais Deveres do Servidor Pblico), que est entre os deveres fundamentais do servidor pblico, zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa A) nacional e da segurana do Estado. B) nacional e da segurana individual. C) da vida e da segurana coletiva. D) das instituies e da segurana do cidado E) do Estado e da segurana nacional. 52. No mbito do cdigo de tica do Servidor Pblico Federal aprovado pelo decreto n 1.171/94 NO se considera vedao ao servidor pblico: a) Deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos de seu conhecimento para aprimorar o seu desempenho. b) Pleitear vantagem de qualquer espcie para o desempenho de sua misso c) Tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento do servio pblico. d) Desviar servidor pblico para o atendimento a interesse particular. e) Incidir em acumulao remunerada de cargos pblicos, no autorizada constitucionalmente. 53. Das alternativas abaixo, qual sano aplicada pela Comisso de tica: a)Multa. b)Advertncia c)Suspenso d)Censura e)Repreenso 54. JULGUE V ou F nas alternativas abaixo: 1)A comisso de tica s tem poderes para censurar servidor pblico estvel. 2)A comisso de tica no tem poderes para exonerar servidor pblico. 3)Caso o servidor pblico no concorde com o parecer da comisso de tica, poder recorrer da deciso junto ao Ministro de Estado do rgo circunscricionado. 4)A comisso de tica ser formada por trs servidores pblicos estveis mais suplentes.

55. (UFRN Assistente Administrativo) Segundo o Cdigo de tica do Servidor Pblico, aprovado pelo Decreto n 1.171/94, o comportamento do servidor pblico que deixa qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes caracteriza, principalmente, A) ato de urbanidade. B) usura nas funes exercidas. C) corrupo no exerccio da sua funo. D) dano moral aos usurios dos servios pblicos. 56. (UFRN Assistente Administrativo) O Cdigo de tica do Servidor Pblico (Decreto n 1.171/94) estabelece, explicitamente, como dever fundamental do servidor: A) desempenhar, com estrita moderao, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular. B) realizar, periodicamente, cursos de atualizao para atender ao princpio constitucional da eficincia. C) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, procurando prioritariamente ensejar situaes procrastinatrias. D) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum. 57. (UFRN Assistente Administrativo) Conforme expresso no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, o servidor no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta, sendo correto afirmar que ter de decidir principalmente entre A) o legal e o ilegal. B) o prudente e o imprudente. C) o honesto e o desonesto. D) o conveniente e o inconveniente. 58. (UFRN Assistente Administrativo) Segundo as regras deontolgicas do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, correto afirmar que A) o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade no deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar. B) o equilbrio entre a impessoalidade e a eficincia poder consolidar a legalidade do ato administrativo. C) a dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico no exerccio do cargo ou funo e fora dele. D) toda pessoa tem direito verdade. Contudo, o servidor pode false-la quando contrariar os interesses da prpria pessoa ou da Administrao Pblica. 59. (UFRN Assistente Administrativo) Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que, conforme as disposies explicitadas no Cdigo de tica do servidor Pblico (Decreto n 1.171/94), quase sempre conduz A) desordem nas relaes humanas. B) ao desrespeito hierarquia. C) impercia no desempenho da funo pblica. D) indenizao aos usurios do servio pblico. 60. (Regulador de Servios Pblicos ADASA/GDF - 2009) Acerca das condutas ticas previstas no Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil, assinale a alternativa incorreta: a) A eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico no exerccio do cargo ou funo. b) O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. c) O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. d) A publicidade de todo ato administrativo constitui requisito indispensvel sua eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. e) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal ao administrado pode causar-lhe dano moral. 61. (Regulador de Servios Pblicos ADASA/GDF 2009) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e concidados, colabora e de todos pode receber colaborao. A atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da

Nao. Em busca desse objetivo, o Cdigo de tica veda alguns comportamentos por parte do servidor, entre os quais no se inclui: a) Participar de movimentos grevistas, principalmente aqueles em que h presses de superiores hierrquicos, contratantes ou interessados. b) Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim. c) Retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico. d) Dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. e) Ser, em funo do seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao ao Cdigo de tica do Servidor Pblico ou ao Cdigo de tica de sua profisso. 62. (FUNRIO MPOG 2009 Assistente Administrativo) Com relao a constituio de uma Comisso de tica, na forma como redigido pelo inciso XVI, do Anexo do Decreto 1171/94, correto afirmar: A) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta, exceto a fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. B) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica, empresas pblicas e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. C) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo- lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de suspenso at 30 (trinta) dias. D) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. E) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura ou suspenso at 30 (trinta) dias. 63. (ESAF - Agncia Nacional de guas - Analista Administrativo/2009) De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lcito, inserido em sua esfera de atribuies; II. fazer uso de informao privilegiada obtida no mbito interno do seu servio, salvo quando a informao afetar interesse do prprio servidor; III. utilizar, para fins particulares, os servios de servidor pblico subordinado; IV. utilizar-se da influncia do cargo para obter emprego para um parente prximo; V. procrastinar a deciso a ser proferida em processo de sua competncia porque tem antipatia pela parte interessada. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II, III e V. e) apenas as afirmativas III, IV e V.

64. (ESAF - Agncia Nacional de guas - Analista Administrativo/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. a tica no servio pblico exige do servidor uma conduta no apenas de acordo com a lei, mas, tambm, com os valores de justia e honestidade; II. o servidor no pode omitir a verdade, ainda que contrria aos interesses da Administrao; III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo; IV. as longas filas que se formam nas reparties pblicas no podem ser qualificadas como causadoras de dano moral aos usurios dos servios pblicos porque no decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administrao; V. para consolidar a moralidade do ato administrativo necessrio que haja equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas I, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV. 65. (ESAF - Assistente Tcnico Administrativo do Ministrio da Fazenda/2009) Conforme disciplinado pelo Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994, so deveres fundamentais do servidor pblico federal, exceto: a) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas. b) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. c) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. d) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes. e) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito. 66. (CESPE/UnB - INSS/2008) Considere a seguinte situao hipottica. Natlia e sua equipe de servidores do setor de comunicao de um ministrio foram encarregadas de preparar folheto destinado a divulgar as atividades da Comisso de tica Pblica (CEP) e de explicar, em particular, as relaes entre o presidente da Repblica, os ministros de Estado e a referida Comisso. A partir dessa situao, julgue os prximos itens, de acordo com o disposto nos decretos n.os 6.029/2007 e 1.171/1994. ( ) Suponha-se ter havido um episdio, largamente noticiado pela imprensa, em que a votao de matria polmica houvesse terminado empatada e o presidente da CEP houvesse desempatado em favor de uma das partes. Nessa situao, seria correto a equipe de Natlia explicar que o presidente da CEP tem voto de qualidade nas deliberaes do colegiado. Comentrio 66: De acordo com o artigo 3o, pargrafo 2o, do Decreto 6.029/2007, o voto do Presidente ser de qualidade nas deliberaes da Comisso. Art. 3o A CEP ser integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputao ilibada e notria experincia em administrao pblica, designados pelo Presidente da Repblica, para mandatos de trs anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. 1o A atuao no mbito da CEP no enseja qualquer remunerao para seus membros e os trabalhos nela desenvolvidos so considerados prestao de relevante servio pblico. 2o O Presidente ter o voto de qualidade nas deliberaes da Comisso 67. ( ) Considere-se que, durante os trabalhos, Natlia tenha orientado sua equipe para traar um perfil do pblico que iria receber o folheto e, depois, selecionar diagramas e fotografias adequados para esse pblico. Considere-se, ainda, que um colega da equipe tenha argumentado, em conversa com Natlia, que a equipe no deveria gastar tempo e recursos nessa tarefa, a seu ver desnecessria. Nesse caso, a deciso de Natlia a mais adequada, pois dever do servidor pblico ter cuidado ao tratar os usurios do servio, aperfeioando os processos de comunicao e contato com o pblico.

Comentrio 67: De acordo com o inciso XIV, alnea e, do Cdigo de tica Profissional dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Federal, a postura de Natlia absolutamente adequada. XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; 68. ( ) Suponha-se que o folheto preparado pela equipe de Natlia explicasse que as decises tomadas pela CEP no precisariam ser, necessariamente, seguidas pelo presidente da Repblica, visto que a Comisso se caracteriza apenas como um rgo de aconselhamento. Nesse caso, a informao do folheto estaria correta, pois, em matria de tica pblica, a CEP , de fato, instncia consultiva do presidente da Repblica e dos ministros de Estado. Comentrio 68: De acordo com o artigo 4o, I, do decreto 6.029/2007, a CEP tem competncia para atuar como instancia consultiva do Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado. Suas decises, de cunho consultivo, no os vinculam.

GABARITO 1. C 7. C 13. E 19. C 25. E 31. A 37.CEC 43. C 49. C 55.D 61.A 67.C 2. C 8. C 14. E 20. C 26. C 32. B 38. E 44. C 50. C 56.D 62.D 68.C 3. C 9. E 15. E 21. C 27. B 33. B 39. E 45. C 51.C 57.C 63.C 4. C 10. C 16. C 22. E 28. D 34. E 40. C 46. E 52.E 58.C 64.B 5. E 11. E 17. C 23. E 29. A 35. B 41. E 47. C 53.D 59.A 65.A 6. C 12. E 18. E 24. C 30. D 36. B 42. E 48. C 54.FVFF 60.D 66.C

Вам также может понравиться