Вы находитесь на странице: 1из 2

VALE-TRANSPORTE O Vale-Transporte constitui benefcio que o empregador antecipar ao trabalhador para utilizao efetiva em despesas de deslocamento residncia-trabalho e vice-versa.

Entende-se como deslocamento a soma dos segmentos componentes da viagem do beneficirio, por um ou mais meios de transporte, entre sua residncia e o local de trabalho. No existe determinao legal de distncia mnima para que seja obrigatrio o fornecimento do Vale-Transporte, ento, o empregado utilizando-se de transporte coletivo por mnima que seja a distncia, o empregador obrigado a fornec-los. UTILIZAO O Vale-Transporte utilizvel em todas as formas de transporte coletivo pblico urbano ou, ainda, intermunicipal e interestadual com caractersticas semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder pblico ou mediante delegao, em linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente. Excluem-se das formas de transporte mencionadas os servios seletivos e os especiais. BENEFICIRIOS So beneficirios do Vale-Transporte os trabalhadores em geral e os servidores pblicos federais, tais como: SERVIDORES PBLICOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS EMPREGADOR DESOBRIGAO O empregador que proporcionar, por meios prprios ou contratados, em veculos adequados ao transporte coletivo, o deslocamento, residncia-trabalho e vice-versa, de seus trabalhadores, est desobrigado do Vale-Transporte. NO COBERTURA DE TODO TRAJETO O empregador que fornece ao beneficirio transporte prprio ou fretado que no cubra integralmente todo o trajeto dever fornecer Vale-Transporte para os segmentos da viagem que no foram abrangidos pelo transporte fornecido. FORNECIMENTO EM DINHEIRO REQUISITOS PARA O EXERCCIO DO DIREITO DE RECEBER O empregado para passar a receber o Vale-Transporte dever informar ao empregador, por escrito: - seu endereo residencial;

- os servios e meios de transporte mais adequados ao seu deslocamento residnciatrabalho e vice-versa. - nmero de vezes utilizados no dia para o deslocamento residncia/trabalho/residncia. Falta Grave CUSTEIO O Vale-Transporte ser custeado: - pelo beneficirio, na parcela equivalente a 6% (seis por cento) de seu salrio bsico ou vencimento, excludos quaisquer adicionais ou vantagens; - pelo empregador, no que exceder parcela referida no item anterior. PROPORCIONALIDADE DO DESCONTO FALTAS/AFASTAMENTOS DEVOLUO BASE DE CLCULO PARA O DESCONTO A base de clculo para determinao da parcela a ser descontada do beneficirio ser: - o salrio bsico ou vencimento, excludos quaisquer adicionais ou vantagens; e - o montante percebido no perodo, para os trabalhadores remunerados por tarefa ou servio feito ou quando se tratar de remunerao constituda exclusivamente de comisses, percentagens, gratificaes, gorjetas ou equivalentes. VALOR INFERIOR A 6% QUANTIDADE E TIPO DE VALE-TRANSPORTE - OBRIGAO DO EMPREGADOR A concesso do benefcio obriga o empregador a adquirir Vale-Transporte em montante necessrio aos deslocamentos do trabalhador no percurso residncia-trabalho e vice-versa, no servio de transporte que melhor se adequar.

Вам также может понравиться