Вы находитесь на странице: 1из 5

1

O DISCURSO PEDAGGICO CRISTALIZADO NAS GRAMTICAS DE LNGUA PORTUGUESA Juliana Francisca dos Santos1 (Centro Universitrio Fundao Santo Andr)

RESUMO: Este artigo foi desenvolvido com o intuito de analisar o discurso pedaggico que est cristalizado nos livros didticos de lngua portuguesa e que constituem o sujeito-professor.

PALAVRAS-CHAVE: escola; sujeito-professor; discurso pedaggico; ideologia; livro didtico.

INTRODUO Considerando os aparelhos ideolgicos do Estado famlia, religio, mdia e escola, temos o ltimo citado como o mais importante na sociedade atual. Entende-se por escola um lugar de transmisso de

conhecimento. Esse conhecimento transmitido por meio de prticas pedaggicas e da relao aluno e professor. Porm, os saberes transmitidos na escola so aqueles considerados corretos para determinada classe social, que denominamos de elite. Dessa forma, pode-se dizer que a escola ensina aquilo que aceito na sociedade ou o que aceito por determinada classe social.

A caracterstica fundamental da instituio escolar a seleo dos saberes e das competncias a serem ensinadas e aprendidas na estrutura social. Pela materializao e distribuio desses saberes, a
1

Juliana Francisca dos Santos juliana_jfs@live.com

2 instituio escolar ratifica a sua funo, tornando-se, assim, responsvel pela distribuio dos saberes que sero socialmente aceitos e que permitiro a insero do sujeito no mbito social. Ao fazer isto, a instituio escolar reproduz tanto a ideologia dominante quanto a fora de trabalho. (SCTOLO, 2010, p.64).

A citao acima se torna mais evidente quando pensamos no ensino de Lngua Portuguesa, mais especificamente como a questo da norma culta abordada nos livros didticos e, consequentemente, em sala de aula. O corpus para a anlise o seguinte enunciado de um livro didtico de Portugus para o Ensino Mdio: Cabe escola garantir que os usurios da lngua conheam a norma culta em todos os seus aspectos: fonolgico, lexicolgico, morfolgico e sinttico. Construes que fogem a essa norma so chamadas de desvios.2 A anlise desse corpus tem como objetivo promover uma reflexo sobre o modo como o domnio da norma culta imposto como um meio de ascenso social. A justificativa para a escolha desse artigo se deve s discusses em torno desse tema nas aulas de Teoria da Variao e Mudana Lingustica do curso de ps graduao de Estudos Lingusticos e Literrios do Centro Universitrio Fundao Santo Andr.

PERSPECTIVA TERICA Segundo Althusser (1998) o sujeito da escola um sujeito produzido pela escola, ou seja, ele assujeitado pela instituio escolar, no tem liberdade. Dessa forma, como afirma Cardoso (2003), pode-se dizer que existe um discurso de poder maior que a
2

PEREIRA, Helena Bonito; PELACHIN, Marcia Maisa. Portugus: na trama do texto. So Paulo: FTD, 2004. Coleo Delta. (p. 349).

instituio de ensino que imposto educao. esse poder que define metas, objetivos e contedos da escola. Quando o sujeito ocupa uma determinada posio dentro da instituio de ensino, ele passa a agir e a produzir, involuntariamente, um discurso pr-estabelecido pelo meio em que se encontra. Uma vez que a produo desse discurso involuntria, o sujeito no tem a opo de abdic-lo.

Assim estabelecido o discurso do sujeito pela instituio: ela define o que pode e o que no pode ser dito em um tempo e um espao determinado. (SCTOLO, 2010, p.65).

As

ideologias

que

regem

uma

instituio

escolar

so

determinadas pelo o que se chama de contrato didtico. Para pertencerem essa instituio, os sujeitos se assujeitam s normas estabelecidas por esse contrato. Normas que so, em sua maioria, inquestionveis.

O contrato didtico determina a relao entre o sujeitoprofessor e o sujeito-aluno e define, tambm, qual saber tido como vlido e o saber de quem aceito como legtimo. (SCTOLO, 2010, p.71).

O discurso que circula nas instituies de ensino e tambm nos livros didticos o discurso pedaggico. Tanto na escola quanto no livro no permitido dizer e ensinar o que se quer da maneira que se quer. O conhecimento passado de professor para aluno. O sujeitoprofessor constitudo de um discurso pedaggico que, por sua vez, carregado de ideologias impostas pela elite. O principal instrumento que o professor utiliza para transmitir contedos o livro didtico. Pode-se dizer que o livro didtico e o sujeito-professor possuem o

mesmo tipo de discurso, pois estes livros so escritos, em sua maioria, por professores.

ANLISE DO CORPUS No ano de 2004 foi publicado, pela editora FTD S.A., o livro Portugus: na trama do texto das autoras Helena Bonito Pereira3 e Marcia Maisa Pelachin4 ambas professoras que atuam na rea de Lngua Portuguesa. O livro direcionado para o trabalho com alunos de Ensino Mdio, um volume nico dividido em trs partes: a. Literatura; b. Gramtica; c. Redao. Na parte dedicada gramtica da lngua portuguesa encontrase um captulo chamado Variao Lingustica. O captulo fala brevemente sobre os tipos de variaes que existem, como, por exemplo, variaes regionais, histricas, sociais e situacionais. Feito isso, o mesmo captulo comea a falar sobre a norma culta. No decorrer do texto aparece o seguinte enunciado: Cabe escola garantir que os usurios da lngua conheam a norma culta em todos os seus aspectos: fonolgico, lexicolgico, morfolgico e sinttico. Construes que fogem a essa norma so chamadas de desvios (p. 349). Ao analisarmos esse enunciado percebemos a o discurso do poder, abordado por Althusser, que rege a educao. Se o sujeitoaluno no utilizar a norma culta ele cometer um desvio, ou seja, um erro. Esse tipo de discurso est cristalizado nos livros de gramtica. No importa o quanto se discuta sobre variao lingstica, obrigao da escola garantir aos alunos usurios da lngua a norma
3

Doutora em Letras pela Universidade de So Paulo. Professora de Graduao e Ps-Graduao em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 4 Mestre em Letras pela Universidade de So Paulo. Professora de Literatura e Lngua Portuguesa em escolas de Ensino Mdio do estado de So Paulo.

culta e dessa forma serem aceitos pela sociedade. Esse o discurso pedaggico pregado pela elite. Dessa forma, como afirma Cardoso (2003, p.50) professores e alunos acabam sendo excludos do discurso pedaggico e a escola acaba se transformando num lugar meramente reprodutor da ideologia dominante.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideolgicos de Estado. Lisboa: Presena, 7. ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1998. CARDOSO, Slvia Helena Barbi. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autntica, 2003. PEREIRA, Helena Bonito; PELACHIN, Marcia Maisa. Portugus: na trama do texto. So Paulo: FTD, 2004. (Coleo Delta). SCTOLO, Irene. Discursos e Reproduo de sentidos na escola: interface entre o discurso escolar, alunos e processos de significao. So Paulo: Porto de Idias, 2010.

Вам также может понравиться