Вы находитесь на странице: 1из 80

PROJETO EDUCATIVO DE AGRUPAMENTO PROJETO CURRICULAR DE AGRUPAMENTO

2011/2013

Ao elaborarmos este documento, tivemos a pretenso de podermos, futuramente, criar estruturas e condies para que a Escola possa adotar, de uma forma progressiva e intrnseca, os seguintes princpios gerais de ao:

Uma Escola mais flexvel, oferecendo percursos curriculares diversificados e ajustados s necessidades e aos interesses dos alunos; Uma Escola mais heterognea com capacidade para entender pessoas com
culturas e estados diferentes, negociar e resolver conflitos com cenrios complexos e problemticos;

Uma Escola exigente com a incluso, no desistindo nunca de qualquer aluno; Uma Escola de qualidade que celebre a diversidade de todos os seus membros e a use como alavanca essencial da aprendizagem e vida na escola, ou seja: O desafio dar mais qualidade quantidade e mais quantidade qualidade Uma Escola atual, que responda s novas tendncias, relativamente ao recurso s novas tecnologias da informao e da comunicao.

Agrupamento de Escola D. Dinis Rua do Lobito 2675-511 Odivelas 219345300 219345308/9

I NT R O DU O I NT R O DU O
Uma escola que pensa construda por pessoas que pensam ou aprendem a pensar. Aprender a pensar quer dizer literalmente manter uma discusso continua, um interrogar-se contnuo,
Malaguzzi

O presente documento, constitudo pela Parte I (Projeto Educativo de Agrupamento), Parte II (Projeto Curricular de Agrupamento) e Parte III (Avaliao) ir definir a poltica educativa para o Agrupamento, a adequao do Currculo Nacional ao currculo do Agrupamento e os modos de avaliao da sua implementao. sua inteno promover a igualdade de oportunidades, valorizar a Educao e promover a melhoria da qualidade do ensino, sendo determinante dessa qualidade a promoo de uma escola democrtica inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianas e jovens. Construir o Projeto Educativo de Agrupamento assumir a autonomia que lhe reconhecida como instituio. refletir e identificar problemas, debater decises, avaliar resultados, mobilizar-se em torno de objetivos comuns, tendo em vista a qualidade educativa. O atual Projeto Educativo, que partiu de um trabalho prvio de avaliao do projeto educativo anterior, um instrumento estratgico que consagra a orientao educativa do Agrupamento, elaborado e aprovado pelos rgos de administrao e gesto para um horizonte de trs anos, no qual se explicitam os princpios, os valores, as metas e as estratgias segundo as quais o Agrupamento se prope cumprir a sua funo educativa. A sua construo considerou a caracterizao da Escola e do meio envolvente e os recursos existentes, tendo sido definidos um conjunto de princpios, finalidades, objetivos gerais, reas prioritrias de interveno, assim como as estratgias de operacionalizao. Nele se enfatizam as ideias fundamentais que constituem a Viso Estratgica e a Misso do Agrupamento. Nesta conformidade, o PEA dever ser tambm entendido como um instrumento dinmico e flexvel, ajustvel s constantes mutaes que a sociedade vive, de forma a dar resposta aos novos desafios que permanentemente se colocam. O Projeto Curricular de Agrupamento articula-se com o Projeto Educativo do Agrupamento e constitui a matriz para a elaborao dos Projetos Curriculares de Turma, definindo as prioridades curriculares. Nesse contexto, importou planear um sistema de educao flexvel pautado por uma viso global de articulao curricular integrada, que permitir responder diversidade de caractersticas e necessidade de todos os alunos.

P AR T E I P AR T E I PROJECTO EDUCATIVO DE AGRUPAMENTO PROJECTO EDUCATIVO DE AGRUPAMENTO

I Misso, Viso e Valores do Agrupamento


"O Saber e o Sentir NUM MUNDO EM MUDANA"
"Conduzir a criana to longe quanto lhe permitam as suas aptides, considerada a necessidade de construir o futuro das sociedades democrticas, e cada vez mais pluralistas, sobre os mltiplos e variados talentos dos jovens". talentos dos jovens".

O nosso Projeto Educativo defende um processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, que respeite as circunstncias sociais e culturais, assumindo-se como principal destinatrio e toda a razo de ser do processo de ensino e aprendizagem. Dever o aluno, ao longo do seu percurso escolar, consciencializar-se de que imprescindvel a sua participao ativa e responsvel na construo da sua formao enquanto cidado livre numa sociedade aberta, democrtica e em constante mutao. Esta consciencializao dever desencadear mecanismos de envolvimento/responsabilizao formal dos pais e encarregados de educao. O Projeto Educativo vem nortear o Agrupamento no sentido desenvolver a sua ao educativa com base num conjunto de princpios/valores definidores de uma formao integral e harmoniosa dos alunos, potenciando a formao de cidados autnomos, responsveis, tolerantes e solidrios. Assim, tem sido esta a temtica dos nossos ltimos Projetos Educativos; acreditarmos que so estes os grandes pilares da formao dos jovens; a nossa atuao junto dos alunos apoia-se na transmisso do conhecimento Contedos e do saber/ser, saber/estar e saber/crescer - Educao para a Cidadania, tendo como viso Uma Escola para Todos! O reconhecimento da escola como centro privilegiado de instruo mas tambm de formao para a cidadania, justifica a eleio dos seguintes valores como norteadores do presente Projeto: Democracia - Justia - Solidariedade Tolerncia e Igualdade de Oportunidades Assim, so valores a defender pela nossa escola: O saber; A pessoa; A liberdade; A justia; A cidadania; O respeito e a aceitao do outro e das suas diferenas; A aprendizagem ao longo da vida; A qualidade do servio educativo.

Foram definidas as seguintes Prioridades Educativas: Cultura de Escola para Todos Estimular uma ao educativa motivadora e diversificada capaz de conduzir ao sucesso respeitando a individualidade dos alunos; Valorizar a Lngua Materna; Desenvolver a capacidade de raciocnio Matemtico; Promover a capacidade de utilizar os saberes em situaes reais, de forma independente e autnoma; Adquirir os saberes cientficos e tecnolgicos necessrios sua eficaz integrao na sociedade; Potenciar as metodologias da diferenciao pedaggica para uma Escola verdadeiramente inclusiva.

Cultura de Escola para os Valores Incutir a noo de Saber Ser e Estar na Escola e em Sociedade; Desenvolver a capacidade de se afirmar como ser responsvel, solidrio, tolerante e autnomo; Transmitir os valores fundamentais e regras de conduta no campo da sexualidade, numa perspetiva da Educao para os Afetos; Consciencializar para a necessidade de se preservar o patrimnio histrico e ambiental;

Cultura de Trabalho Colaborativo Promover nos alunos a dinmica de grupo, a entreajuda, e o esprito crtico; Estabelecer uma relao pedaggica assente na confiana, na reciprocidade, no dilogo e na partilha; Assegurar a articulao vertical e horizontal dos contedos disciplinares, em trabalho corroborativo/cooperativo entre professores; Construir os PCT num esforo conjunto e concertado entre todos os elementos/partes envolvidas; Responsabilizar os Pais e Encarregados de Educao pelo cumprimento dos deveres escolares dos seus educandos, atuando construtivamente, de modo sistemtico e incutindo-lhes o respeito pela instituio Escola e seus representantes.

Deste modo, as nossas Metas so: Garantir o sucesso a todas as crianas; Garantir elevada qualidade na prestao do servio educativo; Prestar servios de apoio de alta qualidade para garantir o sucesso de todos os alunos; Desenvolver competncias sociais e ticas nos alunos; Fortalecer e criar parcerias educativas importantes para a escola; Criar, na escola, uma cultura de melhoria com a busca constante da qualidade da organizao.

II Breve Contextualizao Geogrfica, Socioeconmica e Cultural


Concelho de Odivelas O Concelho de Odivelas um dos mais novos concelhos de Portugal (Dec. Lei n84/98 de 14 de Dezembro). Localizado no distrito de Lisboa, composto por sete freguesias: Caneas, Fames, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Pvoa de St. Adrio e Ramada. A partir da dcada de 50 do sculo XX, iniciouse o xodo rural para os grandes centros urbanos e Odivelas viu os seus campos serem invadidos por construes para indstria, comrcio e acima de tudo para habitao o que levou a um crescimento desordenado. De aldeia passou a vila a 03.04.1964; em 13.07.1990 foi elevada categoria de cidade; em 19.11.1998 tornou-se a sede de um novo Municpio. O comrcio est em franco desenvolvimento, sendo diversificada a oferta. O nvel socioeconmico da populao mdio embora existam famlias desestruturadas e carenciadas. A rede de transportes pblicos razovel. Ainda assim, o trnsito e a falta de lugares para estacionamento so um dos grandes problemas da cidade. A elevao desta freguesia a sede de um novo concelho veio dar uma nova dinmica autarquia no s com a instalao de novos equipamentos como na resoluo mais clere de muitos problemas inerentes vida em sociedade, nomeadamente no que toca no apoio s escolas. As atividades econmicas existentes so sobretudo o comrcio e os servios, tendo-se assistido nos ltimos anos a um boom de construo de grandes e mdias superfcies comerciais que tm contribudo para uma acentuao da descaracterizao do meio, cuja histria, costumes e tradies se tm diludo, semelhana do que tem ocorrido em todas as reas limtrofes das metrpoles do mundo ocidental. Na populao residente h uma percentagem substancial que natural de outras regies do pas ou descende delas. de salientar o nmero crescente de populao imigrante, oriunda numa fase inicial, essencialmente dos PALOP. Atualmente a diversidade dos pases de origem enorme: Brasil, China, pases de Leste, ndia, Paquisto, etc. A estas novas caractersticas demogrficas tem-se aliado a crescente precariedade da economia e dos vnculos laborais, assim como a consequente segregao e o risco de conflitualidade. Apesar das associaes culturais e desportivas locais oferecerem j um leque diversificado de atividades, as mesmas tm-se revelado ainda insuficientes para abarcarem/ cativarem to vasto leque sociocultural. Saliente-se os esforos evidentes da Autarquia, atravs da construo de espaos vocacionados para a ocupao dos tempos livres dos jovens e atravs de uma agenda cultural de qualidade dirigida aos diferentes grupos etrios, com destaque para a Municiplia, Espao Jovem e Biblioteca D. Dinis. O concelho de Odivelas revela lacunas ao nvel de espaos verdes propcios prtica desportiva.

III Caracterizao dos Espaos Fsicos do Agrupamento

LOCALIIZAO GEOGRFIICA LOCAL ZAO GEOGRF CA


EB1 Maria Lamas A Escola EB1 Maria Lamas situa-se na Cidade de Odivelas, zona urbana a Norte de Lisboa. A populao formada na sua maioria por habitantes de mdio e baixo poder econmico, oriunda a maior parte do meio rural nas dcadas de 60 e 70, tendo-se verificado a partir da dcada de 80 um grande fluxo de imigrantes do continente africano e asitico e mais recentemente dos pases do leste europeu. As profisses predominantes da populao so: funcionrios pblicos, operrios no especializados, comerciantes, empregados domsticos, profisses liberais. Os equipamentos socioculturais oferecidos pela Comunidade revelam-se insuficientes para as necessidades do meio, pelo que as atividades existentes na Escola so fundamentais para a ocupao do tempo ps-escolar, sobretudo para as crianas mais desfavorecidas economicamente que ficam entregues a si prprias, aps o horrio escolar. A Escola EB1 Maria Lamas situa-se na Rua do Esprito Santo n. 14, integrada numa das zonas mais antigas da cidade. Central na sua localizao, serve a populao das ruas contguas bem como alunos oriundos do bairro da Serra da Luz e do Vale do Forno. Desde Janeiro de 2002, a escola composta por dois edifcios principais com dois andares e duas alas: um de plano centenrio, que comporta oito salas de aula, e um moderno, ligado ao edifcio antigo, com: 6 Salas de aula, uma das quais a funcionar como mediateca/biblioteca 3 Complexos sanitrios femininos e masculinos; 1 Complexo sanitrio para deficientes; 1 Arrecadao. No exterior, num edifcio lateral, com: 2 Salas funcionando uma como gabinete da direo/secretaria e outra como sala de professores; 2 Instalaes sanitrias para adultos.

Num edifcio contguo a este funciona o refeitrio que serve refeies a mais de metade da respetiva populao escolar. Esta escola funciona em regime normal, das 9h00m 12h00m e das 13h30m 15h30m. Das 15h45m at s 18h15m decorrem as A.E.C..

Jardim de Infncia O Jardim de Infncia situa-se no mesmo espao da Escola Bsica EB1 Maria Lamas em Odivelas, tendo sido criado segundo a portaria de criao de Jardins de Infncia 1046-A de 31/08/2001, e entrado em funcionamento em Abril de 2002. composto por: 2 Salas de atividades; 2 Casas de banho para as crianas; 1 Arrecadao; 1 Pequeno gabinete; 1 Hall de entrada.

O recreio exterior situa-se nas traseiras do edifcio, destinado ao Jardim de Infncia, onde existe equipamento ldico para o lazer das crianas. Existe, ainda uma pequena zona exterior coberta. A sala de professores, a casa de banho dos adultos e o refeitrio so comuns Escola Bsica e ao Jardim de Infncia. Funciona em regime normal com o horrio das 9.00h s 15.00h. A Componente de Apoio Famlia (CAF) funciona numa sala da EB1 com o seguinte horrio: 07h30m 09h00m e das 15h00m 19h00m.

EB1 Rainha Santa A Escola EB1 Rainha Santa situa-se numa zona urbana, concretamente na Rua Antero de Quental, num bairro denominado Patameiras, freguesia de Odivelas. O Bairro das Patameiras fica localizado no extremo sudoeste da Cidade de Odivelas podendo-se aceder atravs de um n da CRIL IC17 (A36 Auto Estrada) - Odivelas Oeste ou das Patameiras. Dispe de Delegao da Junta de Freguesia de Odivelas, da Igreja da Divina Misericrdia e ainda o Cemitrio de Odivelas, embora habitualmente este seja erradamente localizado no bairro limtrofe dos Pombais. A denominao "Patameiras" poder referir-se existncia, em tempos idos, de terrenos pantanosos (Patameiras) na zona baixa, onde hoje corre o Rio da Costa, e onde foi construdo um troo da CRIL. So associaes desportivas e recreativas dignas de registo: Os Lees Futebol Clube, O Clube Atltico das Patameiras e a AMOP (Associao Social de Moradores do Bairro das Patameiras). Dada a construo recente (e que ainda decorre) da Urbanizao das Colinas do Cruzeiro, de grande dimenso, situada nos limites entre Arroja e Patameiras/Pombais, surge como hiptese alternativa a criao de uma freguesia de Arroja e Patameiras/Pombais, que poder mais tarde ser dividida. uma escola de tipo P3, constituda por: 8 Salas de aula de mdia dimenso, 1 Sala polivalente que funciona como refeitrio e ginsio; 1 Cozinha; 1 Gabinete para as auxiliares de ao educativa e de prestao de primeiros socorros; 2 Salas pequenas que servem para Apoio Educativo/ Atividades Pedaggicas; 8 Instalaes sanitrias para crianas; 2 Instalaes sanitrias para professores e 1 para as auxiliares de ao educativa; 4 Zonas sujas (para expresso plstica); 3 Arrecadaes; Balnerios/vestirios (desativados). No exterior da escola existem: 2 Alpendres; 1 Logradouro; No ptio encontra-se desenhado um mini campo de futebol e alguns jogos tradicionais; Um chafariz; Pequeno espao ajardinado.

Esta escola funciona em regime duplo: das 08h15m 13h15m (turno da manh) 13h30m 18h30m (turno da tarde). As A.E.C. decorrem em simultneo com as aulas.

EB 2,3 dos Pombais Esta Escola sede do Agrupamento, ficando prxima das outras escolas que o integram. Fica localizada no centro da cidade de Odivelas, na Rua do Lobito, no bairro dos Pombais. A escola constituda por quatro blocos distintos (A, B, C e D), possuindo uma portaria junto ao porto principal, um porto secundrio, balnerios, dois campos de jogos e espaos livres descobertos. Bloco A essencialmente servios Piso trreo Secretaria (uma sala de arquivo) PBX Gabinete mdico Sala de professores Sala de trabalho dos diretores de turma Sala de trabalho dos Departamentos Gabinete do Conselho Executivo Gabinete da chefe do pessoal auxiliar de ao educativa Reprografia Arrecadao do arquivo morto Instalaes sanitrias para professores e pessoal no docente Primeiro piso Biblioteca Sala de aula de Educao Musical Sala multimdia (sala de aula de TIC) Gabinete dos servios de Psicologia e Orientao Cantinho do Estudo Um gabinete de trabalho para professores Gabinete do Departamento de Educao Especial Anexo biblioteca

Bloco B bloco de aulas Rs-do-cho Duas salas de aulas de Educao Visual e Tecnolgica e de Educao Tecnolgica Duas salas de Educao Visual Instalaes sanitrias para alunos Uma arrecadao

10

Primeiro piso Seis salas de aulas Uma sala de trabalho adaptada a sala de aula Um gabinete pequeno Duas arrecadaes

Bloco C bloco de aulas Rs-do-cho Uma sala de aula de Educao Visual e Tecnolgica e de Educao Tecnolgica Uma sala de aula de Educao Visual e Tecnolgica e de Educao Tecnolgica adaptada para aulas prticas de Educao Fsica Uma sala de aula grande adaptada a Laboratrio de Cincias Fsico--Qumicas Uma sala de aula grande adaptada a Laboratrio de Cincias Naturais e da Natureza Instalaes sanitrias para alunos Uma arrecadao Primeiro piso Cinco salas de aulas Duas salas de trabalho adaptadas a salas de aulas Duas arrecadaes

Bloco D um s piso Sala de alunos (equipada com mesas e cadeiras, cabides, televiso e material para a prtica de tnis de mesa) Bufete Papelaria Arrecadao do bufete Instalaes sanitrias para alunos Cacifos para alunos Gabinete para Clube de Rdio (espao improvisado) Sala de aulas prticas de Educao Fsica (espao improvisado) Sala de pessoal auxiliar de ao educativa Refeitrio Cozinha (inclui copa; despensa, sala de pessoal de cozinha e respetivas instalaes sanitrias) Balnerios um s piso Balnerios femininos e masculinos

11

Gabinete de trabalho para professores de Educao Fsica e respetivas instalaes sanitrias Arrecadao de ferramentas

Campos de jogos Dois campos de jogos descobertos, com marcaes e equipamentos para a prtica de futebol, de andebol e de basquetebol, tendo o maior (relva sinttica) 1200m2 (40m x30m) e o menor 800m2 (20mx40m).

Espaos livres Entre os blocos existem alguns espaos livres descobertos destinados a rea de lazer dos alunos. Quando as condies atmosfricas o permitem, funcionam nesses espaos duas esplanadas com mesas, cadeiras e chapus-de-sol. Os espaos livres encontram-se praticamente todos ajardinados ou com plantaes de rvores. Junto ao bloco D existe um espao coberto por um telheiro, equipado com uma mesa de pingpong.

12

IV CARACTERIZAO HUMANA DO AGRUPAMENTO ESTRUTURAS EDUCATIVAS E SERVIOS

C O N S ELH O G ER A L EF ET I V O C O N S ELH O G ER A L EF ET I V O
Representantes da Direo Representantes da Direo
NOME NOME
Ana Manuela Gralheiro

CARGO CARGO
Diretora do Agrupamento

Representantes do Pessoal Docente Representantes do Pessoal Docente NOME NOME


Isabel Pereirinha Teixeira (Presidente) Fernanda Maria Fernandes Joo Gil Dias Bento Ldia Maria Vala C. Morais Lusa Paula Maia Silvestre Maria do Rosrio Rodrigues Martins Maria do Soledade Pardal Paula Cristina P. Martins

ESCOLA/NVEL DE ENSIINO ESCOLA/N VEL DE ENS NO


EB1-RS/1 ciclo EB23Pombais/3 ciclo EB23Pombais/2 ciclo EB1JIMaria Lamas/JI EB23Pombais/2 e 3 ciclo EB23Pombais/2 ciclo EB23Pombais/3 ciclo EB1-RS/1 ciclo

Representantes do Pessoal No Docente Representantes do Pessoal No Docente


NOME NOME
EFECTIVOS Maria Adelaide C. S. Fernandes Maria Helena D. P. Fernandes

CARGO CARGO
Assistente Operacional/Rainha Santa Assistente Administrativa/Pombais

13

Representantes dos Encarregados de Educao Representantes dos Encarregados de Educao NOME NOME
Por nomear Paula Alexandre

CARGO CARGO
Presidente Assoc. Pais M Lamas Assoc Pais M Lamas Assoc. Pais Rainha Sta. Presidente Assoc. Pais Rainha Sta. Presidente Assoc. Pais Pombais

EFETIVOS

Patrcia Aniceto Esmeralda Caador. Inocncia Pinto

NOME NOME
Suplentes
Carmo Talento

CARGO CARGO
Assoc. Pais Rainha Sta.

Representantes do Municpio Representantes do Municpio NOME NOME


Maria Fernanda Franchi EFECTIVOS

CARGO CARGO
Vereadora do pelouro da Educao

Maria Margarida de Freitas

Diretora do Departamento Sociocultural

Isabel Dias

Tcnica Superior

Gabriel Caetano SUPLENTES

Chefe de Diviso de Planeamento e Interveno Socioeducativa*

Paula Freitas

Tcnica Superior*

Paula Reis

Tcnica Superior*

* Para efeitos de representao, os membros suplentes podem a qualquer momento substituir os membros efetivos sem outras formalidades

14

Representantes da Comunidade Local Representantes da Comunidade Local NOME NOME


Conservatrio D. Dinis Carlos Manuel Gonalves Gomes

CARGO CARGO
Diretor do Conservatrio de Msica D. Dinis

Ana Maria de Magalhes Geraldo

Diretora Pedaggica

Municiplia

Rui do Nascimento

Presidente do Conselho de Administrao da Municiplia EM

Cristina Soares

Jurista da Municiplia EM

Escola Agrcola D. Dinis - Pai

Jos Aires

Director Escola Agrcola D. Dinis - Pai

DIREO DIREO
Diretora Subdiretora
Ana Manuela Marques da Costa Gralheiro Rosa Maria Magalhes Gouveia Anjos Carla Alexandra Diogo de Faria

Adjuntos
Antnio Daniel dos Santos Pereira

Assessor

Carlos Alberto da Conceio Neves

15

CONSELHO PEDAGGICO CONSELHO PEDAGGICO


REPRESENTANTE REPRESENTANTE
Direo Executiva

Nome Nome
Ana Gralheiro Maria Toricas M Ftima Rebelo M Angelina Tiago Fernando Louro Margarida Rapoula M Jos Batista

Cargo Cargo
Diretora do Agrupamento Coord. Dep. Lnguas Coord. Dep. Cincias Humanas e Sociais Coord. Dep. Matemtica e Cincias Experimentais Coord. Dep. Expresses Repres. Educao Especial Coord. Dep. 1 CEB Coord. Ano Coord. Dep. Pr-Escolar Coord. Diretores Turma Coord. Plano Tecnolgico Coord. BE/CRE Coord. De Projetos Psicloga Servios Administrativos

Pessoal Docente
Susana Rodrigues Ana Teresa Marques Rosa Fernandes Nair Santos Fernanda Jacinto Otlia Santos

SPO Pessoal No Docente

M Jos Incio Vitria Ganito

* Para efeitos de representao, os membros suplentes podem a qualquer momento substituir os membros efetivos sem outras formalidades

COORDENADORA TCNICA E ENCARREGADA COORDENADORA TCNICA E ENCARREGADA OPERACIONAL OPERACIONAL

Coordenadora Tcnica Encarregada Operacional

Maria Helena Dias Pereira Fernandes Emlia Henriques Ferreira Pedrosa

16

PESSOAL DOCENTE PESSOAL DOCENTE 2011/2012 2011/2012


Total de educadores e de professores do Agrupamento Educadores de Infncia 3 Professores de 1 CEB 36 Professores de 2 CEB 25 Professores de 3 CEB 39 Educao Especial 6 TOTAL

109

Situao profissional Educadores de Infncia PQA PZQ Contratado TOTAL 3 0 0 3 Professores de 1 CEB 26 8 2 36 Professores de 2 CEB 11 0 14 25 Professores de 3 CEB 25 2 12 39 Educao Especial 2 0 4 6 TOTAL

67 10 32 109

Idade
Educadores de Infncia Professores de 1 CEB Professores de 2 CEB Professores de 3 CEB Educao Especial TOTAL

< 25 anos 25-34 anos 35-44 anos 45-54 anos 55 ou +

0 0 2 0 1

0 2 16 14 4

0 2 11 4 8

0 12 10 16 1

0 3 1 2 0

0 21 40 36 14

Sexo Educadores de Infncia Feminino Masculino 3 0 Professores de 1 CEB 33 3 Professores de 2 CEB 21 4 Professores de 3 CEB 35 4 Educao Especial 6 0 TOTAL 98 11

17

PESSOAL NO DOCENTE PESSOAL NO DOCENTE 2011/2012 2011/2012


Idade
SPO Assistentes Tcnicos
0 1 2 3 0

Tcnicos Especializados
0 0 0 0 0

Assistentes Operacionais
2 4 4 20 10

Total
2 5 6 24 10

<25 anos 25 a 34 anos 35 a 44 anos 45 a 54 anos 55 anos

0 0 0 1 0

Vnculo
Servio de Psicologia e Orientao Assistentes Tcnicos
6 0 0 6

Tcnicos Especializados
0 0 0 0

Assistentes Operacionais
34 0 6 40

Total
41 0 6 47

R.C.T.F.P. C.I.T. Termo Certo Total

1 0 0 1

Habilitaes
SPO 1 CEB 2 CEB 3 CEB Secundrio Bacharelato Licenciatura Outras
0 0 0 0 0 1 0

Assistentes Tcnicos
0 0 0 5 0 1 0

Tcnicos Especializados
0 0 0 0 0 0 0

Assistentes Operacionais
8 5 22 4 0 1 0

Total
8 5 22 9 0 3 47

18

ALUNOS ALUNOS 2011/2012 2011/2012


Ensino Pr--Escolar Ensino Pr Escolar
Nmero de alunos do Jardim de Infncia, por sala TOTAL Sala 1 Sala 2 25 20

1 Ciclo 1 Ciclo
Nmero de alunos por escola e por ano Escolas Escola EB1/JI Maria Lamas Escola EB1 Rainha Santa TOTAL 1 Ano 78 72 150 2 Ano 71 71 142 3 Ano 75 62 137 4 Ano 84 87 171 TOTAL 308 292 600

Nmero de alunos por ano e por idade Ano de escolaridade 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano Total TOTAL 150 142 137 171 600

6 anos

7 anos

8 anos

9 anos

10 anos

11 anos

12 anos

143 1 144

6 138 144

2 129 1 132

1 6 137 144

1 21 22

1 9 10

1 3 4

19

Taxa de Sucesso 1Ciclo


Ano Letivo 2006/2007 Ano Letivo 2007/2008
574

Ano Letivo 2008/2009


550

Ano Letivo 2009/2010


576

Ano Letivo 2010/2011


600

N. Alunos inscritos (i) Nmero de alunos que transitaram de ano (t) Taxa de Sucesso (t/i)

558

502

498

524

549

579

90%

86,8%

85,2%

95,3%

95,7%

Taxa de Abandono Escolar 1Ciclo Ano Letivo 1.Ano 2006/2007 2007/2008 2008/2009 2009/2010 2010/2011 0% 0% 0% 0,7% 0% 2.Ano 1,5% 0,8% 0% 0% 1,3% 3. Ano 0% 0,7% 0% 0% 0% 4. Ano 1,4% 1,3% 0% 0% 1,2%

2 Ciclo 2 Ciclo
Nmero de alunos por ano e por idade

Ano Letivo 2011/2012


Ano de escolaridade 5 Ano 6 Ano Total
Idades

TOTAL
9 anos 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos

22 22

103 27 130

18 66 84

5 22 27

3 16 19

3 6 9

154 137 291

20

Taxa de Sucesso 5. Ano


Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08 Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11 Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08

6. Ano
Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11

N. Alunos inscritos (i)

126

106

140

128

137

109

131

104

139

147

Nmero de alunos que transitaram (t)

108

82

128

117

127

99

102

98

114

132

Taxa de Sucesso (t/i)

85,7%

77,4%

91,4%

91,4%

92,7%

90,8%

77,9%

94,2%

82%

89,8%

Taxa da Qualidade do Sucesso 5. Ano


Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08 Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11 Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08

6. Ano
Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11

N. Alunos inscritos (i)

126

106

140

128

137

109

131

103

139

147

Nmero de alunos que transitaram sem negativas (t)

61

47

73

66

80

55

56

49

64

62

Taxa de Sucesso (t/i)

48,4%

44,3%

52,1%

51,6%

58,4%

50,5%

42,7%

47,6%

46%

42,3%

Taxa de Abandono Escolar 2Ciclo Ano Letivo 5 Ano 2,9% 3,5% 0% 0% 0,7% 6 Ano 0% 4,1% 1% 0% 0%

2006/2007 2007/2008 2008/2009 2009/2010 2010/2011

21

3 Ciclo 3 Ciclo
Nmero de alunos por ano e por idade

Ano Letivo 2011/2012


Idades

Ano de escolaridade
11 Anos 12 Anos 13 Anos 14 Anos 15 Anos 16 Anos

TOTAL 18 62 13 31 55 11 18 75 97 11 21 41 73 10 8 19 37 6 8 10 24 138 105 81 324

7 Ano 8 Ano 9 Ano Total

Taxa de Sucesso 7 Ano


Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08 Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11 Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08

8 Ano
Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11 Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08

9 Ano
Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11

N. Alunos inscritos (i) Nmero de alunos que transitaram (t) Taxa de Sucesso (t/i)

114 97
85,1%

107 68
63,6%

127 101
79,5%

120 87
72,5%

140 99
70,7%

121 102
84,3%

93 78
83,9%

89 70
75,3%

118 95
80,5%

96 77
80,2%

94 66
70,2%

99 84
84,8%

76 55
72,4%

94 66
70,2%

99 84
84,8%

Taxa da Qualidade do Sucesso

7 Ano
Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08 Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11 Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08

8 Ano
Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11 Ano Letivo 06/07 Ano Letivo 07/08

9 Ano
Ano Letivo 08/09 Ano Letivo 09/10 Ano Letivo 10/11

N. Alunos inscritos (i)

114

107

127

120

140

121

93

89

118

96

94

99

76

55

85

Nmero de alunos que transitaram sem negativas(t)

36

27

33

36

52

32

25

17

27

27

21

39

24

21

21

Taxa de Sucesso (t/i)

31,6%

25,2%

26%

30%

37,1%

26,4%

26,9%

19,1%

22,9%

28,1%

22,3%

39,4%

31,6%

38,2%

24,7%

22

Taxa de Abandono Escolar Ano Letivo 2006/2007 2007/2008 2008/2009 2009/2010 2010/2011 3Ciclo 7 Ano
4,7% 4,8% 0% 0,8% 0,7%

8 Ano
3,7% 2% 0% 0% 1,0%

9 Ano
5,8% 0,8% 0% 1,8% 1,2%

CEF
0% 0% 0% 0% 6,1%

V Diagnstico da Situao do Agrupamento


Baseado nos levantamentos levados a cabo pela Direo Executiva, Diretores de Turma, Observatrio da Qualidade, Projeto SEI! ODIVELAS, Professores e Educadoras, Associaes de Pais e Encarregados de Educao, Pessoal no Docente e Autarquia, diagnosticaram-se os seguintes aspetos:

Vertente Socioeconmica, Cultural e Pedaggica Elevado nmero de alunos com poucos hbitos de trabalho; Alheamento dos Encarregados de Educao face vida da escola; Dfice de conhecimento dos valores culturais da regio; Aumento do nmero de casos de comportamentos desajustados; Situaes de excluso social; Multiculturalidade; Baixas expectativas dos alunos relativamente ao seu futuro profissional; Degradao social e econmica das famlias; Aumento de situaes de desestruturao familiar.

Vertente dos Espaos Fsicos e Equipamentos Escola E.B.2.3 dos Pombais Ausncia de ginsio e/ou pavilho desportivo/multiusos; Escassez de salas de aula; Ausncia de gabinetes de trabalho para os docentes; As reas verdes e expectantes so amplas, no sendo possvel a gesto das mesmas s com os recursos do Agrupamento. O recurso a parcerias com a Autarquia tm sido importantes, contudo tem um carcter pontual e descontinuado. Jardim de Infncia

Nmero de salas extremamente reduzido, para a crescente procura que se tem registado nos ltimos anos (atualmente dispomos apenas de 2 salas, com cinco anos de idade j completos. A lista de espera ultrapassa a meia centena); Ausncia de espao para o desenvolvimento da Componente Famlia.

23

Escola EB1 Maria Lamas

Ausncia de sala para atendimento aos Pais e Encarregados de Educao; Ausncia de sala para Biblioteca/ Mediateca; Internet em todas as salas. Escola EB1 Rainha Santa

Ausncia de salas para atendimento aos Encarregados de Educao; Internet em todas as salas; Ausncia de uma zona coberta para os dias de chuva.

Vertente Segurana e Higiene Ausncia de Gabinete mdico nas Escolas EB1 Maria Lamas e Rainha Santa; Pavimento com acentuado declive, em mau estado de conservao e/ou com desnveis que suscitam quedas (Maria Lamas); Pavimentos com desnveis, tacos soltos, revestimentos deslocados, etc. (Maria Lamas); Portas em vias de evacuao sem abertura no sentido da sada e/ou sem barras antipnico (Maria Lamas); Portas totalmente envidraadas em corredores e/ou entradas de grande movimento sem vidro temperado e/ou sem sinalizao visual (Maria Lamas); Corredores sem largura mnima de 1,60m e/ou com zonas de estrangulamento (Maria Lamas); Sinalizao de emergncia inexistente, mal localizada e/ou sadas de emergncia obstrudas (Maria Lamas); Revestimentos em mau estado de conservao e/ou de higiene (paredes, pavimentos e tetos) (Maria Lamas); Dispositivos de proteo que impedem a incidncia direta da radiao solar inexistentes, em mau estado de conservao e/ou de higiene (estores, persianas, cortinados, etc.) (Maria Lamas); Janelas em mau estado de conservao e/ou funcionamento (Maria Lamas); Campo de Jogos com pavimento em mau estado de conservao e/ou com superfcie inadequada (cimento, gravilha, alcatro) (Maria Lamas); Recreio com ausncia de rea coberta (Maria Lamas); Superfcie de impacto inadequada no espao do recreio (Rainha Santa); Acessibilidade inadequada a todos os espaos da escola (rampas ou outros sistemas para pessoas com mobilidade condicionada) (Rainha Santa); O porto principal da escola comunica diretamente para a rua/estrada (sem barreira de proteo) (Rainha Santa); Escada com conceo suscetvel de provocar leses (corrimo com arestas vivas e/ou utilizvel como escorrega) (Rainha Santa); Varandas sem proteo (Rainha Santa); Sinalizao de emergncia inexistente (Rainha Santa); Lmpadas sem dispositivos de proteo (Rainha Santa); Salas de aula com sinais evidentes de humidade (Rainha Santa).

24

Em nenhuma das escolas h rampas e/ou outras estruturas adaptadas para deficientes fiscos, ao nvel da mobilidade; Nenhum dos edifcios do Agrupamento est equipado de forma a corresponder s atuais exigncias de eficcia energtica. A ausncia de vidros duplos e estores traduz-se em condies trmicas extremas: veres muito quentes e invernos muito frios; As infraestruturas eltricas e de saneamento bsico so completamente desajustadas e anacrnicas, criando frequentemente problemas e custos excessivos. O nmero reduzido de assistentes operacionais traduz-se numa vigilncia precria dos recreios, potenciando situaes de risco (acidentes) e agresses, sendo necessria uma mediao imediata de conflitos.

neste quadro diagnstico que se justificam as metas que foram definidas, no sentido de resolver os problemas com que o Agrupamento se depara e prosseguir a sua tarefa de prestao de um servio pblico de qualidade.

VI Definio de Metas
Pelo exposto, considera-se fundamental/indispensvel a implementao das seguintes metas: Promoo de uma Liderana/Governana Democrtica Flexibilidade organizacional; Participao de todos os atores e parceiros educativos; Promoo de uma cultura de escola inclusiva; Responsabilizao dos rgos e atores educativos pelas suas atividades atribuies/competncia; Negociao na tomada de decises; Cooperao no trabalho de equipa; Partilha de informaes, experincias e saberes.

Promoo do Sucesso Educativo Incremento da Qualidade do Sucesso Taxa de transio ao 2 ciclo de 97%; Taxas de transio no 2 ciclo de 80%; Taxas de transio no 3 ciclo de 77%; Taxas de 75% de sucesso a Lngua Portuguesa e Matemtica para o 2 ciclo; Taxas de 60% de sucesso a Lngua Portuguesa e Matemtica para o 3 ciclo; Atingir os 20 % de alunos sem nveis negativos (2 e 3 ciclos); Atingir entre 5 % e 10% de alunos com nveis iguais ou superiores a 4 (2 e 3 ciclos); Melhorar o raciocnio lgico-dedutivo dos alunos; Fazer corresponder, o mais possvel, a idade cronolgica dos alunos com ao respetivo ano de escolaridade; Propiciar aprendizagens significativas (curriculares, novas tecnologias, cvicas e relacionadas com a sade);

25

Continuar a promover estratgias para que, cada vez mais se concretize a aproximao da idade cronolgica dos alunos, com o ano de escolaridade que frequentam, numa perspetiva de otimizao das estratgias que visem o sucesso;

Promover o conhecimento e o gosto pela cultura, nas suas diversas vertentes.

Promoo da Assiduidade Abandono Escolar tendencialmente de 0%.

Promoo de Hbitos de Cidadania Melhorar o Clima e Ambiente Escolar; Reduzir para menos de 10 o nmero de Processos Disciplinares; Promover o bem-estar e a segurana da comunidade escolar; Continuar a prevenir as situaes de risco, nomeadamente atravs da articulao com a Segurana Social, Juntas de Freguesia, Programa Escola Segura, Programa EPIS, Associaes de Pais e outras instituies ao dispor das populaes; Continuar a articular com a CPCJ e/ou com os servios do Ministrio Pblico, do Tribunal de famlia, em caso de comportamento de risco.

Promoo da Articulao Escola-Famlia Melhorar a Participao dos Pais e Encarregados de Educao; Melhorar para 75% o nvel de Participao efetiva dos Pais e Encarregados de Educao atravs de mecanismos consertados e formalizados; Continuar a articular, com o Projeto SEI! ODIVELAS, nomeadamente atravs de seminrios e aes de formao para Pais e Encarregados de Educao. Promoo da Articulao Interinstitucional Potenciar uma poltica de negociao e concertao educativa com todos os atores sociais intervenientes no processo educativo, visando uma adequada interveno comunitria; Reclamar junto dos rgos competentes a requalificao dos espaos escolares (edifcios, recreios e zonas verdes e expectantes).

Promoo da Avaliao Interna do Agrupamento Melhoria do sistema de autorregulao interna Observatrio da Qualidade;

Promoo da Avaliao Docente e No Docente do Agrupamento Promover uma justa e objetiva avaliao do pessoal docente e no docente.

26

VII reas de Interveno: Objetivos Especficos e Estratgias


Promoo de Hbitos de Cidadania Clima e Ambiente Escolar Face realidade presente, caracterizada pela interdependncia, a escola constitui um espao privilegiado de interao de dinmicas criativas de pessoas, ideias, conceitos e critrios. Assim, assumem particular importncia as relaes interpessoais que se estabelecem no seu seio que devero ser certificadas sobre princpios de igualdade, cidadania e solidariedade, baseados em critrios de justia, equidade, respeito mtuo e dignidade humana. Nesta rea de interveno devem o Jardim de Infncia e Escolas promover aes que melhorem as interaes, potenciando a partilha, a coeso e a dimenso emocional e moral da organizao escolar. Objetivos:

Desenvolver estruturas e processos de gesto participativa, potenciando urna cultura colaborativa; Envolver todos os atores escolares na inventariao dos problemas e na partilha de responsabilidades na sua resoluo atravs de estratgias motivadoras e assertivas; Criar um bom clima social, acadmico e organizacional, promovendo a melhoria da qualidade e de identificao de modelos de referncia; Melhorar os dispositivos existentes para a divulgao da informao e comunicao na comunidade escolar. Operacionalizao dos objetivos:

Criar espaos e tempos facilitadores da participao; Imprimir maior empenho na criao duma imagem social de qualidade (Vestira camisola do Agrupamento); Fomentar o trabalho em conjunto na procura de finalidades compartilhadas; Constituir equipas estveis de professores empenhados em objetivos comuns; Desenvolver polticas disciplinares transparentes e consistentes; Apoiar todas as aes e atividades que promovam a segurana e o bem-estar da comunidade escolar; Desenvolver atividades no sentido da criao dos smbolos identificadores do Agrupamento: Bandeira, Hino, Logtipo, Dias Comemorativos e Equipamento Desportivo; Melhorar continuamente os contedos e o design da Pgina da Internet do Agrupamento, da Plataforma Moodle e dos Blogs; Incentivar o uso das novas tecnologias de informao de forma formativa e criativa; Promover planos de aes de formao para pessoal docente e no docente, de acordo com o levantamento de necessidades diagnosticadas; Estimular a elaborao e edio de publicaes peridicas: Boletim Informativo, Jornais de Escola e Revista do Agrupamento; Tornar atraente e eficaz a comunicao fixa.

27

Promoo de uma Liderana/Governana Democrtica Organizao Escolar O desempenho e sucesso da escola dependem cada vez mais das capacidades de organizao e gesto, que perspetivem a sua ao de uma forma eficaz e eficiente atravs de uma rede de processos/chave interligados, devidamente compreendidos, partilhados por todos os atores escolares e geridos sistematicamente.

Organizao Pedaggica Objetivos:

Otimizar a Ao Educativa; Otimizar o Desempenho de Funes de Coordenao. Operacionalizao dos objetivos: o o o o o Estratgias de preveno de procedimento disciplinar; Atividades Curriculares; Atividades de Enriquecimento Curricular e Tempos Livres; A participao empenhada de todos os intervenientes na sua elaborao; Outras Atividades.

Elaborar um Plano Anual de Atividades que contemple:

Realizar Avaliao Diagnstica a todos alunos no incio do ano letivo e sempre que for pertinente; Elaborar o perfil familiar do aluno no incio do ano letivo; Elaborar o perfil do aluno no final de cada ciclo de estudos; Aperfeioar a construo dos Processos Individuais dos Alunos; Privilegiar sempre a sequncia pedaggica e a manuteno do grupo/turma dentro de um ciclo de estudos - Equipas Pedaggicas; Integrar nos horrios de alunos e professores das respetivas turmas, as atividades de apoio pedaggico acrescido (2 e 3 ciclo); Submeter a constituio de turmas, no incio do 2 e 3 ciclo, s caractersticas dos alunos; Limitar o nmero de alunos no mximo de 20 (Pr-escolar, 1 e 2 Ciclos) e de 25 (3 Ciclo) sempre que possvel; Aperfeioar a dinmica dos Departamentos Curriculares; Incentivar a criao de equipas de Projetos, Clubes e outras Atividades extracurriculares e de enriquecimento curricular; Promover atividades integradoras de cariz ldico/ informal (animao de espaos e aes extracurriculares e de tempos livres); Institucionalizar mecanismos de avaliao do processo e do produto; Reforar a articulao entre ciclos, alargando-a a outras reas disciplinares; Reforar a articulao interdisciplinar.

28

Desenvolvimento Curricular Esta rea de interveno exige do Agrupamento uma tomada de deciso quanto s ofertas curriculares que coloca disposio dos seus alunos mas tambm quanto necessidade de flexibilizar percursos curriculares em funo das exigncias especficas do seu territrio educativo. Parmetro crucial na consecuo da autonomia da escola concretiza um projeto curricular que, no nosso contexto, dever ser capaz de conciliar as opes e prioridades curriculares a nvel nacional com o interesse pedaggico de ir ao encontro das necessidades da populao servida pela escola e da realidade concreta do grupo turma e dos alunos que a integram. Objetivos:

Valorizar a centralidade da escola e do modelo processual de desenvolvimento do currculo; Construir um projeto curricular integrado, significativo e adequado s necessidades dos alunos; Individualizar percursos de formao, diversificando as ofertas educativas. Operacionalizao dos objetivos:

Definio e consecuo do Projeto Curricular de Turma, baseado nas caractersticas dos alunos que constituem as respetivas turmas; Desenvolvimento curricular perspetivado no mbito de ciclos de aprendizagem; Definio dos tempos destinados s aprendizagens da Lngua Portuguesa e da Matemtica (1 Ciclo); Constituio de turmas de Percursos Curriculares Alternativos; Constituio de turmas de Cursos de Educao e Formao; nfase no trabalho dos Conselhos de Turma; nfase no trabalho dos Conselhos de Departamento Curricular (deciso quanto s grandes opes curriculares); Articulao das atividades de Enriquecimento Curricular com o Projeto Curricular de Turma, submetendo as competncias de superviso ao Professor Titular / Diretor de Turma.

Gesto dos Recursos Humanos Os recursos so fundamentais para o desenvolvimento da atividade da organizao escolar em todas as suas vertentes. Face s necessidades os recursos so sempre escassos pelo que se torna imperativo geri-los racionalmente. Uma das formas de colmatar as necessidades referidas recorrendo ao voluntariado. Contudo a eficincia e a eficcia implcitas nesta rea no devero pr em causa a formao para os valores democrticos, de cidadania e solidariedade. Objetivos:

Gerir racionalmente os Recursos Humanos. Operacionalizao dos objetivos:

Inventariar as necessidades dos Jardins de Infncia e das Escolas do Agrupamento;

Afetar pessoal docente e no docente a tarefas e funes que melhor se adequam com o Projeto Educativo; Solicitar autorizao superior para a contratualizao de tcnicos especializados para projetos de desenvolvimento; Contratualizar servios educativos especializados a afetar a determinados projetos.

29

Gesto dos Recursos Materiais, dos Espaos, do Tempo Objetivos:

Gerir racionalmente os Equipamentos e Materiais; Melhorar a qualidade dos Espaos, humanizando-os; Adaptar funcionalmente os Espaos rentabilizando-os; Gerir racionalmente o tempo. Operacionalizao dos objetivos:

Privilegiar a implementao das normas legalmente estabelecidas para aquisio de materiais e equipamentos; Manter atualizada a regulamentao da utilizao dos equipamentos fixos e dos espaos e dos respetivos inventrios; Solicitar DRELVT e CMO a realizar obras de manuteno e conservao, assim como a aquisio de equipamentos e materiais; Estabelecer protocolos e parcerias; Recorrer ao Mecenato; Solicitar CMO a continuao do contributo para o embelezamento e manuteno dos espaos exteriores; Melhorar os nveis de controlo e de segurana; Organizar flexivelmente os espaos tendo em vista a diversidade de atividades a realizar; Gerir eficazmente o tempo destinado a sesses de trabalho e reunies.

Gesto Administrativo-Financeira Objetivos:

Gerir racionalmente o Oramento; Angariar e Gerar Recursos Financeiros. Operacionalizao dos objetivos:

Concluir a inventariao dos recursos materiais; Inventariar as necessidades do Jardim de Infncia e das escolas do Agrupamento; Gerar e gerir as receitas prprias; Conceber e elaborar protocolos de apoio financeiro ao Projeto Educativo; Diversificar fontes de financiamento com apoio do Mecenato; Dinamizar o contributo direto dos pais; Alargar o sistema de Gesto Integrada de Administrao Escolar (cartes magnticos) ao 1 Ciclo; Continuar a desenvolver as aes conducentes Modernizao dos Servios de Administrao Escolar; Continuar a desenvolver as aes conducentes Modernizao/Atualizao tecnolgica do Jardim de Infncia, Escolas do 1 CEB e Escola Sede.

30

Promoo do Sucesso Educativo Aprendizagem dos Alunos A eficcia da ao educativa est diretamente relacionada com a capacidade de promover e consolidar aprendizagens. Seja do ponto de vista da construo dos saberes como da aquisio e exibio de competncias cognitivas e sociais, o sucesso educativo s poder ser uma realidade se se traduzir num percurso coerente que possibilite uma aquisio efetiva de ferramentas cientificas, tecnolgicas e sociais por parte dos nossos alunos. Nesta medida, fundamental contrariar o insucesso educativo mediante uma aposta clara do Agrupamento em proporcionar aprendizagens significativas que apetrechem os alunos para ulteriores percursos de desenvolvimento pessoal, social e cultural. Situar no aluno e nas suas aprendizagens o ncleo essencial da ao educativa que emerge como a forma mais adequada de superar as dificuldades decorrentes das diferenas e desigualdades que a comunidade discente , na escola de hoje, naturalmente portadora. Objetivos:

Motivar os alunos; Fomentar aprendizagens significativas; Desenvolver e consolidar competncias. Diminuir o insucesso escolar apontando para uma melhoria tendencial de dois por cento da taxa de sucesso. Operacionalizao dos objetivos:

Promover a aquisio de saberes e competncias adequados e facilitadores de ulteriores trajetos de aprendizagem e formao; Promover situaes que demonstram atitudes de autonomia, responsabilidade, partilha e cidadania; Facilitar a aquisio de ferramentas no mbito dos mtodos de trabalho e de estudo, do tratamento da informao da comunicao e do relacionamento interpessoal e de grupo; Implementar a diferenciao do ensino e das prticas pedaggicas; Promover a individualizao dos percursos de aprendizagem; Privilegiar metodologias de ensino ativas, como a de Trabalho de Projeto; Aproveitar as potencialidades dos recursos tecnolgicos disponveis elegendo os como recursos fundamentais ao servio da aquisio de saberes e do treino de competncias transversais.

Promover a reflexo sobre as causas do insucesso dos nossos alunos. Implementar aulas de apoio educativo e atividades de enriquecimento curricular diversificadas. Promover o trabalho plural e partilhado. Construir matrizes uniformes. Definir critrios de avaliao que prevejam a articulao pedaggica entre docentes com
referenciais comuns quanto a:

prticas pedaggicas; construo de instrumentos de avaliao, incluindo os respetivos critrios e modalidades de


avaliao.

31

Monitorizar o processo de avaliao nas diversas estruturas de orientao educativa e durante o percurso escolar dos alunos, bem como da avaliao e monitorizao das estratgias de melhoria adotadas e da elaborao dos estudos comparativos alcanados.

Desenvolver o gosto pela leitura e escrita: Criar uma oficina de leitura e escrita; Desenvolver o gosto pela matemtica: Criar uma oficina de matemtica. Reforar as condies de segurana da Comunidade Escolar. Aplicar ativamente o Plano de Segurana e de Videovigilncia. Comunicar com os Pais/ Encarregados de Educao enquanto membros da comunidade educativa,
corresponsveis pelo sucesso educativo dos seus educandos.

Valorizar o papel da famlia na ao educativa e no acompanhamento escolar do aluno. Promover atividades que envolvam Pais/ Encarregados de Educao e que apelem a sua vinda s
escolas, nomeadamente, participar em atividades dinamizadas pelos seus educandos.

Partilhar regularmente os sucessos e os progressos dos alunos com os Pais/ Enc. Educao. Dinamizar aes de formao para Pais/Encarregados de Educao, nomeadamente, no mbito
da Educao para a Sade, Educao Sexual e problemas da adolescncia.

Fomentar aprendizagens significativas baseadas numa metodologia experimental e de investigao. experimental em cooperao com outras entidades.

Proporcionar aos alunos condies para poderem desenvolver a investigao e o mtodo Construir o Currculo de forma ativa e estimulante. Integrar as aprendizagens essenciais e estruturantes bem como as formaes transversais. Incluir no Projeto Curricular do Agrupamento um currculo local e a articulao curricular entre os
diferentes nveis de ensino, de ciclo e de ano.

Contribuir para a generalizao das Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) nas Escolas do
1 CEB, como das aprendizagens, melhorando as condies de oferta s famlias, para uma escola a tempo inteiro, em cooperao estratgica com a Entidade Promotora e os restantes Parceiros.

Integrar alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente, para que tenham
acesso a uma educao inclusiva e de qualidade: -avaliar corretamente as suas problemticas; -determinar apoios adequados; -diversificar estratgias pedaggicas na sala de aula; -adequar a gesto curricular; -disponibilizar recursos humanos e materiais consentneos com a especificidade de cada caso; -Proporcionar modalidade especficas de educao, nomeadamente a unidade de ensino estruturado para a educao de alunos com perturbaes do espectro do autismo; -dotar com recursos adequados um espao/atelier para execuo de tarefas do quotidiano:

32

-organizar um estilo de trabalho coordenado e cooperativo entre os intervenientes no processo educativo do aluno; -envolver os alunos em atividades da comunidade escolar; -celebrar protocolos com outras entidades da comunidade educativa e do envolvimento da famlia. Constituir turmas/horrios que contribuam para o sucesso dos alunos, tendo por base a legislao em vigor e os critrios aprovados em Conselho Pedaggico, devendo ainda ter em conta as sugestes emanadas pelo professor titular de turma/Conselho de Turma do ano letivo anterior.

Avaliao das Aprendizagens A consecuo dos objetivos deste Projeto exige que a componente da avaliao encarada no apenas como uma aferio do produto mas como uma atividade ao servio do desenvolvimento do aluno e da relao de ensino aprendizagem. Nesta medida, fundamental adotar uma conceo integrada da avaliao que, para alm do rigor e da consistncia, propicie a reflexo e a tomada de deciso. Repensar a natureza da avaliao exige a definio de critrios, parmetros, modalidades e instrumentos que conduzam a um conhecimento real das aprendizagens dos alunos e contemple as suas diferenas individuais. , por isso, necessrio encontrar formas de avaliar as aprendizagens que forneam mais informao aos professores e que desenvolvam a responsabilidade pessoal dos alunos na reflexo e na crtica ao seu trabalho. Uma avaliao mais participada e reflexiva ir permitir aos alunos tornarem-se avaliadores conscientes do seu trajeto pessoal de aprendizagem. Objetivos:

Promover uma avaliao adequada, rigorosa e ao servio da aprendizagem; Diversificar modalidades e instrumentos de avaliao. Operacionalizao dos objetivos:

Criar e implementar modalidades e instrumentos de avaliao que permitam: o o Diagnosticar as dificuldades experimentadas pelos alunos; Identificar os progressos.

Eleger a avaliao diagnstica como instrumento ao servio do Projeto Curricular de Turma, sobretudo na sua elaborao; Construir instrumentos de avaliao adequados s estratgias de trabalho utilizadas e as competncias visadas; Institucionalizar a avaliao formativa.

Indisciplina/cumprimento das regras e adequao comportamental A eficcia da ao educativa est diretamente relacionada com a preveno e a atuao rpida em situaes de indisciplina e de conflitos. Prevenir e combater a indisciplina dos alunos do Agrupamento. Promover uma cultura de Escola que valorize atitudes e valores fundamentais na formao integral dos alunos;

33

Potenciar um clima de disciplina que se reflita, que conscientemente exercida, conduza ordem; Criar o Gabinete de Apoio ao Aluno para resoluo se situao de indisciplina e/ou conflitos; Intensificar a aposta numa cultura de responsabilizao e cumprimento de normas de convivncia: tratar os temas na rea de Formao Cvica, pelos SPO e Educao Especial. Promover formao, preferencialmente pelo Gabinete de Psicologia e Orientao, ao Pessoal Docente, Pessoal no Docente e Pais/ Encarregados de Educao com vista criao de uma cultura de escola assente no saber estar cumprimento de regras e adequao de comportamentos. Estimular parcerias com a GNR, Escola Segura, Tcnicos de Servios Sociais, I.P.J e outras instituies afins. Acionar mecanismos de envolvimento dos Pais/ Encarregados de Educao no processo em causa. Envolver neste processo todos os restantes intervenientes da Comunidade Educativa alunos, docentes, no docentes e foras vivas da Comunidade) Utilizar, de forma pedaggica, todas as situaes que venham a envolver procedimentos disciplinares. Definir e incrementar apoio a alunos com dificuldades de integrao, seja a nvel econmico, comportamental ou cognitivo: -estruturar os Projetos Curriculares de Turma, tendo em ateno a especificidade e necessidades de todos os alunos; -desenvolver atividades no mbito dos Servios de Psicologia e Orientao e Departamento de Educao Especial, implementando medidas de apoio educativo e medidas de apoio econmico consideradas pertinentes; Absentismo/abandono escolar Melhorar a taxa de abandono escolar, apontando para um valor tendencial de zero por cento. Acompanhar/encaminhar os alunos em situao de risco. Diversificar as atividades de enriquecimento curricular, indo, dentro do possvel, ao encontro das suas motivaes. Adaptar o currculo s caractersticas dos alunos. Encaminhar os alunos para cursos de carcter mais prtico, nomeadamente os Cursos de Educao e Formao (CEF's). Promover a prospeo das necessidades locais. Continuar a facultar as ofertas de percursos formativos (CEFs), tendo em conta o contexto scio/cultural e econmico do meio.

Atividades extracurriculares

Reforar as condies para o desenvolvimento de atividades extracurriculares, clubes e projetos. Reconhecer a funo do Jornal e da Pgina do Agrupamento como meios de comunicao Promover prticas de oferta educativa diversificadas e motivadoras na sua concretizao. Desenvolver a capacidade crtica, fomentando o trabalho em grupo, criando hbitos de respeito,
participao e solidariedade, potenciando o nvel de observao num ambiente que se pretende participativo, criativo e inovador. relevantes entre os membros da Comunidade Educativa.

Atividades enriquecimento curricular

Reforar as condies para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular.

34

Otimizar horrios e espaos para professores e alunos. Planificar atividades de enriquecimento curricular indo ao encontro do interesse dos alunos . Proporcionar uma motivao adicional para uma aprendizagem integrada de diversas
competncias, atravs do desenvolvimento de uma filosofia de ensino/aprendizagem em ambiente formal e informal. Contribuir para a formao integral dos nossos alunos desenvolvendo competncias cognitivas, scio - afetivas e motoras: saber, saber estar, saber fazer, saber viver em relao com os outros, saber ser.

Articulao curricular

Promover uma maior interligao entre os vrios nveis de ensino atravs de aes peridicas de
articulao curricular: - manter uma equipa de trabalho que continue a operacionalizao da articulao curricular; - promover reunies de departamento curricular e, entre as vrias estruturas com responsabilidade na implementao da articulao curricular; - elaborar documentos orientadores. Definir competncias essenciais no pr-escolar e restantes anos de escolaridade. Definir critrios de avaliao do Agrupamento, no pr-escolar e por anos de escolaridade e Ciclos. Promover a interdisciplinaridade entre as vrias reas curriculares disciplinares e no disciplinares. Promover a Educao para a Sade em todo o Agrupamento. Biblioteca escolar Valorizar e potenciar o papel da Biblioteca/Centro de Recursos como espao privilegiado para o desenvolvimento de atividades de natureza pedaggica, bem como de ocupao de tempos livres e de lazer, geradoras de competncias potenciadoras de cidados crticos e interventivos na sociedade da informao e do conhecimento. Utilizar o fundo documental existente para as diferentes disciplinas, reas no disciplinares e projetos. Desenvolver nos utentes competncias e hbitos de trabalho na consulta, tratamento, produo e difuso de informao, tais como: selecionar, analisar, criticar e difundir documentos em diferentes suportes. Propiciar aos utentes condies favorveis para o desenvolvimento de trabalhos individuais ou em grupo, por solicitao do aluno ou do professor. Cooperar com os docentes na planificao e diversificao das suas atividades de ensino/aprendizagem. Associar a leitura, em suportes diversificados, ocupao ldica dos tempos livres. Promoo da Articulao Escola-Famlia A escola uma instituio social que atua como ponte entre a famlia e a sociedade. A escola adquire protagonismo como instituio que educa as atitudes e os comportamentos do aluno. A famlia, por sua vez, cumpre um papel determinante na socializao dos jovens e detm a mxima responsabilidade na formao dos seus filhos. Nesta rede de direitos, deveres e responsabilidades entre a famlia e a escola, situa-se a necessidade de colaborao entre as duas Instituies, visando melhorar a qualidade da escola e facilitar o desenvolvimento e sucesso escolar dos alunos. Objetivos:

Corresponsabilizar a famlia no percurso escolar dos alunos; Promover a participao voluntria dos pais, potenciando a sua adeso a programas de envolvimento na escola;

35

Melhorar a comunicao com as famlias; Potenciar aes dirigidas aos pais, visando a sua interveno no acompanhamento do percurso escolar dos alunos. Operacionalizao dos objetivos:

Diversificar estratgias de envolvimento de acordo com a variedade e tipo de famlias; Desenvolver o Projeto Escola de Pais; Reativar a Associao de Pais e Encarregados de Educao, da E.B.2.3 dos Pombais; Envolver os pais na tomada de deciso sobre questes que tm a ver com a sua colaborao com as escolas; Estimular a participao dos pais em atividades de natureza educativa; Estimular a comunicao formal e informal entre os pais e as estruturas de orientao educativa.

Promoo da Articulao Interinstitucional A abertura da escola ao exterior implica o desenvolvimento de uma poltica de interligao com os contextos locais, regionais, nacionais e internacionais territorializando a sua poltica educativa. Nesta rea de interveno a escola dever partilhar as decises com os representantes locais (partenariado), vincular comunitariamente a sua poltica educativa, desenvolver e participar em iniciativas, atividades e projetos com outras instituies escolares, organizaes de sade, desportivas, de assistncia social, de emprego e de formao profissional, rgos autrquicos e Projeto SEI! ODIVELAS. Objetivos:

Potenciar uma poltica de negociao e concertao educativa com todos os atores sociais intervenientes no processo educativo, visando uma adequada interveno comunitria; Contribuir para o desenvolvimento e valorizao da identidade cultural do territrio local; Promover a melhoria da qualidade da escola enquanto prestadora de um servio social pblico. Operacionalizao dos objetivos:

Definir os princpios enquadradores para o estabelecimento de parcerias; Estabelecer protocolos de cooperao com entidades locais (autarquias, instituies do ensino superior, empresas, associaes econmicas, desportivas, culturais e profissionais); Concretizar e articular estratgias de preveno e de interveno em parceria com outras instituies comunitrias em vrias vertentes educativas: sade, problemas de aprendizagem, comportamentos de risco, integrao social e profissional, ambiente e outras; Continuar a desenvolver projetos em parceria com a C. M. O., Junta de Freguesia e Projeto SEI! ODIVELAS; Ceder e partilhar espaos e equipamentos; Criar dispositivos eficazes de circulao da informao entre a escola e a comunidade.

36

Promoo da Avaliao do Pessoal Docente e No Docente Formao Profissional A formao profissional dos atores escolares deve obedecer a uma lgica contextual, adaptativa, organizacional e orientada para a mudana, que responda crescente complexidade e s mudanas continuas que hoje se colocam e se produzem na organizao escolar. Face realidade que hoje se vive nas escolas a formao no pode ser mais encarada como um fim em si mesmo, mas sim como um recurso, entre outros, ao servio do ensino instituio educativa. A formao deve capacitar para um trabalho profissional que ter de se desenvolver num territrio que engloba a sala de aula, as escolas e a comunidade educativa onde esta se insere. A formao no pode ser vista s na perspetiva de um aumento de competncias instrumentais, mas fundamentalmente como a base estruturante da produo de projetos coletivos de mudana/ inovao centrados na escola, a qual se assume como o territrio de produo de mudanas e de gesto das conflitualidades entre os atores e parceiros educativos. Objetivos:

Promover uma poltica de formao centrada no Agrupamento obedecendo a uma lgica contextual, adaptativa, organizacional e orientada para a mudana; Potenciar uma formao contnua na tripla perspetiva: aumento de competncias instrumentais, produo de projetos de mudana/inovao e gesto de conflitos; Desenvolver a profissionalidade, melhorando a qualidade do desempenho; Estimular a inovao e a criatividade; Promover a avaliao do pessoal docente e no docente nas perspetivas cientfica/pedaggica e organizacional. Operacionalizao dos objetivos:

Conceber um Plano de Formao para os professores, os funcionrios, e pais e encarregados de educao, que assuma a dupla dimenso de privilegiar as necessidades individuais (profissionais e pessoais) e as necessidades da organizao escolar; Articular o Projeto de Formao do Agrupamento com o Centro de Formao CENFORES LOURES; Estimular a participao dos atores escolares em modelos de formao diversificados (Crculos de Estudo, Projetos, Oficina de Formao, Seminrios, Aes de Sensibilizao); Implementar dinmicas de formao assentes na Reflexo/Ao; Dinamizar aes de informao sensibilizao e formao sobre temticas consideradas pertinentes; Criar uma bolsa de formadores do Agrupamento; Dar visibilidade e divulgar os projetos e as prticas educativas inovadoras na comunidade educativa. Promoo da Avaliao Interna Avaliao Institucional A construo e a crescente autonomia da escola implicam o alargamento do mbito de tomada de decises. Para as decises serem fundamentadas necessria uma postura de responsabilizao da escola, procurando atravs da avaliao interna formas de autorregulao.

37

Assim, a polaridade autonomia/avaliao aparece como condio de um funcionamento eficaz e de definio das prioridades da escola, bem como da construo da qualidade da educao. Nesta rea de interveno a escola dever ter um posicionamento de organizao que aprende, atravs da anlise/avaliao sistemtica, refletindo as condies do desempenho. O efetivo desenvolvimento da escola implica modalidades de autoavaliao ou avaliao interna, uma monitorizao do desempenho centrada no contexto, nos recursos, nos processos e nos resultados. A avaliao interna da escola dever ser um processo de democracia participativa, de crescimento e de emancipao, refletindo as mudanas e melhorias que o processo foi capaz de induzir. Objetivos:

Potenciar uma cultura de avaliao; Promover a qualidade da educao; Promover autoconhecimento e desenvolvimento organizacional; Desenvolver um sistema de informao atualizada sobre o Agrupamento. Operacionalizao dos objetivos:

Continuar a desenvolver o Observatrio de Qualidade, adequando os indicadores em funo dos referentes definidos pela IGE (Site IGE - Avaliao Externa); Conceber e concretizar instrumentos de autoavaliao (grau de consecuo dos objetivos, contedos e estratgias; Desenvolver prticas reflexivas entre os elementos da comunidade escolar; Melhorar o sistema de informao do Agrupamento; Utilizar os dados da avaliao na tomada de decises tendentes ao aperfeioamento e desenvolvimento do Agrupamento.

38

39

P AR T E I I P AR T E I I PROJECTO CURRICULAR DE AGRUPAMENTO PROJECTO CURRICULAR DE AGRUPAMENTO


I Do Projeto Educativo ao Projeto Curricular de Agrupamento

1 ARTIICULAO 1 ART CULAO


Todos os graus de ensino devem ser representados nos diferentes rgos de Gesto e sempre que necessrio conveniente que renam entre si. Projeto Educativo de Agrupamento ( PEA )
- Definio da poltica educativa para o agrupamento, por um perodo de, sensivelmente, quatro anos, considerando o Currculo Nacional e as especificidades locais.

Projeto Curricular de Agrupamento ( PCA )

Projeto Curricular de Turma ( PCT )

O que ?

- Adequao do Currculo Nacional ao Agrupamento (definio das prioridades curriculares); - Constitui o suporte para a elaborao dos PCT.

Adequao do Currculo definido para a escola ao contexto de cada turma

Quem responsvel pela elaborao?

- A Direo; o Conselho Pedaggico ouvido e o Conselho Geral aprova.

- o Conselho Pedaggico.

o Conselho de Turma

- Opes curriculares: carga letiva; aulas/blocos Atribuio, ou no, do meio bloco (a decidir pela escola); desdobramento de aulas; atividades de enriquecimento curricular; apoios educativos; - Competncias essenciais por ciclo e por ano com os respetivos contedos disciplinares (programas/orientaes curriculares), incluindo as etapas e metas a atingir; - Orientaes para as NAC e para as TIC); - Critrios de avaliao gerais; - Orientaes para os PCT ()

- Caracterizao da turma; - Estabelecimento de prioridades educativas; - Orientaes sobre o trabalho a ser desenvolvido nas NAC e nas TIC; - Articulao entre as diferentes reas disciplinares/disciplinas sobre as competncias essenciais a adquirir pelos alunos e os modos operativos de as concretizar; - Critrios e instrumentos de avaliao.

- Caracterizao do agrupamento e do seu meio envolvente; O que deve conter? - Problemas e potencialidades que possam influenciar as decises tomadas ou a tomar; - Orientaes para a construo do PCA. ()

40

As decises pedaggicas e de gesto devem sempre que possveis ser favorveis ideia de Agrupamento. O desenvolvimento curricular ter como fio condutor, as opes decorrentes do projeto educativo, a autonomia e os normativos conducentes ao acesso e sucesso escolar de todos os alunos. organizao das Turmas est subjacente a igualdade de oportunidades e a integrao social. Devemse desenvolver procedimentos que sejam descentralizadores e autnomos promotores de mudana e aproveitamento dos recursos existentes. O projeto curricular de escola vir a refletir a realidade da comunidade educativa que beneficia. Pelo exposto no poder ser um documento acabado, mas um conjunto de metas e orientaes dedicadas a comportar uma realidade educativa concreta, vinculada ao seu projeto educativo.

2 OBJJETIIVOS 2 OB ET VOS
Selecionar estratgias traduzidas na capacidade de responder satisfao das

necessidades da educao bsica, universalizao do acesso educao e fomentar a igualdade de oportunidades;


Tornar a Escola atrativa, dinmica e geradora de mudana, de forma a que seja vista

como marco de referncia, possibilitando o debate entre todos, para uma educao acessvel e orientada para a cidadania.
Valorizar o ato pedaggico onde aos alunos seja reconhecida importncia e participao; Permitir e facilitar um diagnstico da escola e estabelecer prioridades pedaggicas em

todos os graus de ensino (pr-escolar, primeiro, segundo e terceiros ciclos);


Desenvolver polticas de forma a articular metodologias reconhecidas entre todos os

graus de ensino, onde todos os agentes educativos se revejam nas polticas estabelecidas em todo o agrupamento;
Definir de forma clara o objeto de gesto educacional e privilegiar decises baseadas na

gesto dos conflitos;


Procurar e testar novas experincias pedaggicas com rigor cientfico; Desenvolver estratgias que permitam o conhecimento do funcionamento e das

condies em que ocorre o processo ensino/aprendizagem;


Implementar estratgias para responsabilizar a comunidade educativa nos seus deveres

de participao e envolvimento;

3 PARA UMA PEDAGOGIIA DIIFERENCIIADA 3 PARA UMA PEDAGOG A D FERENC ADA


Recorrer a currculos alternativos, a atividades de enriquecimento curricular, a utilizao de aulas de apoio a alunos com dificuldades, a Cursos de Educao e Formao (CEF's) entre outras prticas pedaggicas no sentido de diminuir as taxas de insucesso e abandono escolar.

41

II COMPONENTES DO CURRCULO DA EDUCAO BSICA

1 EDUCAO PR--ESCOLAR 1 EDUCAO PR ESCOLAR


Segundo Artigo 60. do Regulamento Interno, O educador titular de grupo o elemento de organizao educativa que tem como funo organizar, acompanhar e avaliar as atividades a desenvolver com os alunos com vista a promover a melhoria das condies de aprendizagem e a articulao escola/famlia/comunidade.

1.1. GESTO DAS ORIENTAES CURRICULARES


rea de Formao Pessoal e Social Orientaes Curriculares rea de Expresso e comunicao (motora, dramtica, plstica, musical, oral e escrita, matemtica rea de Conhecimento do Mundo Carga horria letiva semanal

25 h

-Atendimento a Pais /EE -Superviso da componente de apoio famlia (servio de refeies e prolongamento de horrio) Atividade no letiva no Estabelecimento -Apoio a alunos

-Articulao com Servios e Instituies

-Planificao e organizao de projetos Carga horria no letiva semanal

2 Tempos

42

1.2. DEFINIO DE COMPETNCIAS BSICAS


* Identificar-se pessoal e socialmente * Desenvolver formas de estar no grupo, de relao com a tarefa e de autonomia; * Revelar atitudes e valores que lhes permitam tornar-se solidrios e com esprito crtico; * Consciencializar-se do seu corpo em relao ao exterior, no desenvolvimento psicomotor e simblico; * Ser sensvel compreenso e ao progressivo domnio de diferentes formas de linguagem; * Representar com expressividade e atravs de diversas tcnicas de expresso, imagens que interiormente construiu; * Reconhecer e representar diferentes noes espaciais e topolgicas; * Utilizar formas de descoberta e explorao do mundo prximo e distante; * Demonstrar curiosidade e desejo de saber, dando respostas s questes levantadas no desenvolvimento das cincias; * Reconhecer a funcionalidade das novas tecnologias da informao e comunicao.

1.3. HORRIO DE FUNCIONAMENTO


As atividades letivas decorrem de 2 a 6-feira e tm a durao diria de cinco horas; o incio ser definido com incio s 9h e o final s 15.00h. O perodo de almoo decorre entre as 12h00 e as 13h00. O Jardim-de-infncia oferece componente socioeducativa, nomeadamente servio de refeies e prolongamento de horrio. O horrio de funcionamento da componente socioeducativa acordado entre todos os parceiros na 1 reunio, realizada no incio do ano letivo.

1.4. CRITRIOS DE CONSTITUIO DE GRUPOS / PR-ESCOLAR


A Educao Pr-Escolar destina-se a crianas com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1 Ciclo do Ensino Bsico sendo os grupos constitudos por um mnimo de 20 e um mximo de 25 crianas por grupo, no podendo ultrapassar esse limite, embora quando se trate de grupos homogneos de crianas de 3 anos de idade, no pode ser superior a 15 o nmero de crianas confiadas a cada Educador e quando existirem crianas com necessidades educativas especiais no pode ultrapassar as 20 crianas. A constituio, a ttulo excecional, de turmas com nmero inferior ao estabelecido carece de autorizao da respetiva Direo Regional, mediante proposta fundamentada pelo Diretor do Agrupamento. O Agrupamento de Escolas D. Dinis tem um Jardim de Infncia com 45 crianas.

43

1.5. REGRAS RELATIVAS S MATRCULAS, RENOVAES DE MATRCULA E CRITRIOS PARA A CONSTITUIO DE GRUPOS DA EDUCAO PR-ESCOLAR:
Mantm-se em vigor o Despacho 14026/2007 de 3 de julho com a redao que lhe foi conferida pelo Despacho 13170/2009. Elaborao de grupos do pr-escolar A educao pr-escolar destina-se a crianas 5 anos de idade preferencialmente, uma vez que o Agrupamento possui poucos recursos fsicos e humanos para tanta procura. Os grupos so constitudos por um mnimo de 20 e o mximo de 25 crianas por grupo, no podendo ultrapassar esse limite, quando existirem crianas com necessidades educativas especiais no pode ultrapassar as 20 crianas. A constituio, a ttulo excecional, de turmas com nmero inferior ao estabelecido carece de autorizao da respetiva Direo Regional, mediante proposta fundamentada pela Diretora do Agrupamento. O Agrupamento Escolas D. Dinis tem um Jardim-de-infncia com 45 crianas. Regras relativas s matrculas e critrios para constituio de grupos da educao pr-escolar: 1. O pedido de matrcula apresentado entre o incio de Janeiro at 15 de Julho; 2. A matrcula de crianas que completem 5 anos de idade entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro aceite, a ttulo condicional dando-se preferncia s crianas mais velhas, sendo a respetiva frequncia garantida caso exista vaga no jardim-de-infncia; 3. Crianas que completem os cinco anos de idade at 31 de Dezembro; 4. Crianas com necessidades educativas especiais; 5. Crianas filhas de pais estudantes menores, nos termos previstos no artigo 4 da lei n90/2001, de 20 de Agosto; 6. Como forma de desempate em situao de igualdade devem ser observadas as seguintes prioridades: 6.2. Crianas com irmos a frequentar o estabelecimento da educao pretendido; 6.1 Crianas cujos pais ou encarregados de educao residam, comprovadamente na rea de influncia do estabelecimento de educao pretendido, ordenadas nos termos previstos na alnea b) do artigo 24 do Decreto-lei n 542/79; 6.2 Crianas cujos pais ou encarregados de educao desenvolvam a sua atividade profissional, comprovadamente, na rea de influenciado estabelecimento de educao pretendido, ordenadas nos termos previstos na alnea b) do artigo 24 do Decreto-lei n 542/79, de 31 de Dezembro. 7. Terminado o perodo de matrcula, se no houver vaga, as crianas inscritas fora do prazo integram a lista de espera no final do seu grupo etrio; 8. A lista de crianas admitidas e caso exista a lista de espera, sero afixadas at 31 de Julho.

1.6. DISTRIBUIO DE SERVIO


A distribuio do servio na Educao Pr-Escolar , geralmente, organizada pelos respetivos responsveis de estabelecimento, uma vez que a maioria de grupo nico. Nos casos em que existe mais de um grupo, as crianas sero distribudas equitativamente pelos educadores a exercer funes no Jardim de Infncia e os cargos de acordo entre os docentes e aprovado pelo Diretor, tendo em conta as regras constantes do Projeto Curricular.

44

2 PRIIMERO CIICLO DO ENSIINO BSIICO 2 PR MERO C CLO DO ENS NO BS CO


2.1. CRITRIOS PARA A CONSTITUIO DE TURMAS
Na constituio das turmas devem prevalecer critrios no quadro de uma eficaz gesto e rentabilizao de recursos humanos e materiais existentes, tendo em conta a realidade de cada localidade, a procura de escolaridade por parte das famlias e as condies de espao existentes nos edifcios escolares. As turmas do 1 ciclo do ensino Bsico so constitudas por 24 alunos, no podendo ultrapassar esse limite;

2.2. ORGANIZAO DAS TURMAS ASPETOS E PRIORIDADES


Na organizao das turmas do 1 ciclo sero tidos em considerao os aspetos e prioridades que se enunciam: 1. Alunos com necessidades educativas de carcter permanente e que exijam condies de acessibilidade especficas ou respostas diferenciadas no mbito das modalidades especficas de educao, conforme o previsto nos nmeros 4,5,6 e 7 do art. n 19 do Decreto-lei n 3/2008 de 7 de Janeiro 2. Alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente no abrangidos nas condies referidas na alnea anterior; 4. Alunos com irmos j matriculados no ensino bsico no estabelecimento de ensino;

5. Alunos cujos pais ou encarregados de educao residam ou desenvolvam a sua atividade profissional, comprovadamente, na rea de influncia do estabelecimento de ensino; 6. Alunos que frequentaram, no ano letivo anterior, a educao pr-escolar ou o ensino bsico no mesmo estabelecimento; 7. Alunos mais velhos, no caso de matrcula, e mais novos, quando se trate de renovao de matrcula, exceo de alunos em situao de reteno que j iniciaram o ciclo de estudos no estabelecimento de ensino; 8. Alunos que completem os seis anos de idade entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro, tendo prioridade os alunos mais velhos, sendo que as crianas nestas condies podero obter vaga at 31 de Dezembro; 9. As turmas sero constitudas com o nmero mximo de alunos permitidos por lei;

10. As turmas em funcionamento num ano letivo mantm a sua constituio no ano letivo imediato; 11. Em casos especiais, devidamente fundamentados pelo professor e com o parecer do SPO, havendo concordncia do encarregado de educao e com aprovao do Conselho Pedaggico, um aluno retido pode ser integrado numa turma do ano que efetivamente vai frequentar, se tal for benfico para o sucesso educativo do aluno; 12. Na formao de turmas de 1 ano devero ser tidas em conta as informaes das educadoras de infncia, com base no processo Individual da Criana; 13. Na formao de turmas do 1 ano os grupos oriundos do jardim-de-infncia e outras instituies, caso no possam integrar a mesma turma sero divididos de acordo com as preferncias dos encarregados de educao e as informaes das educadoras de infncia;

45

14. No obtendo vaga na primeira opo dos encarregados de educao, os alunos sero ordenados, por ordem decrescente, da idade e distribudos pelas escolas com vaga de acordo com a preferncias manifestadas; 15. De acordo com a ordem de inscrio nos servios administrativos/matrcula eletrnica, os alunos que realizaram a sua inscrio fora de prazo, sero colocados a seguir a todos aqueles que efetuaram a matrcula dentro do prazo, exceto os alunos com necessidades educativas especiais comprovadas pela equipa de educao Especial, que tm prioridade de colocao.

2.3. CRITRIOS PARA A ATRIBUIO DE TURMA


1. Exercer a continuidade pedaggica. 2. Desempenhar funes de Coordenador ou Responsvel de Estabelecimento. 3. Pertencer ao Quadro de Agrupamento. 4. Possuir filhos portadores de deficincia, devidamente comprovada. 5. Pertencer a Quadros de outros Agrupamentos ou de Zonas Pedaggicas/ Lista Graduada. 6. Ser Professor contratado / Lista Graduada. 7. Os casos omissos sero resolvidos pelo(a) Diretor(a) do Agrupamento.

2.3. DESENHO CURRICULAR


Componentes do Currculo reas Curriculares Disciplinares de frequncia obrigatria: Lngua Portuguesa; Matemtica; Estudo do Meio; Expresses Artsticas: Fsico-motoras reas Curriculares No Disciplinares (a): rea de Projeto; Estudo Acompanhado; Formao Cvica. Total: 25 horas Formao Pessoal e Social rea curricular disciplinar de frequncia facultativa (b): Educao Moral e Religiosa (b). Total: 1 hora Total: 26 horas Atividades de Enriquecimento Curricular (c)
(a) Estas reas devem ser desenvolvidas em articulao entre si e com as reas disciplinares, incluindo uma componente de trabalho dos alunos com as tecnologias da informao e da comunicao, e constar explicitamente do projeto curricular de turma. (b) Nos termos do n5 do artigo 5. (c) Atividades de carter facultativo, nos termos do artigo 9, incluindo uma possvel iniciao a uma lngua estrangeira, nos termos do n1 do artigo 7. O trabalho a desenvolver pelos alunos integrar, obrigatoriamente, atividades experimentais e atividades de pesquisa adequadas natureza das diferentes reas, nomeadamente no ensino das cincias

Educao para a cidadania

46

2.4. HORRIO DE FUNCIONAMENTO


A definio do perodo de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, incluindo atividades letivas e no letivas, deve ter sempre em considerao o nmero de turmas a acolher, sem prejuzo do funcionamento das Atividades de Enriquecimento Curricular. Sem prejuzo da normal durao semanal e diria das atividades curriculares no 1. Ciclo do Ensino Bsico, os estabelecimentos devero manter-se abertos pelo menos at s 17 horas 30 minutos e, no mnimo, oito horas dirias. O perodo de funcionamento de cada estabelecimento comunicado aos encarregados de educao no incio do ano letivo. Por deciso do rgo de direo e procurando assegurar, um horrio comum de incio e termo das atividades escolares para todos os alunos, nas escolas, as atividades organizam-se em regime normal, as quais decorrem de segunda-feira a sexta-feira. Excecionalmente, sempre que as instalaes no permitam o funcionamento em regime normal, as atividades do 1. Ciclo do Ensino Bsico sero organizadas em regime duplo: um turno de manh e outro de tarde. Esta situao depende de autorizao especfica da Direo Regional de Educao e ocorre unicamente se as instalaes no permitirem o regime normal em razo do nmero de turmas constitudas no estabelecimento de ensino em relao s salas disponveis. Sempre que as atividades escolares decorram nos perodos da manh e da tarde, o intervalo do almoo no poder ser inferior a uma hora para estabelecimentos de ensino dotados de refeitrio e de uma hora e trinta minutos para os restantes. As atividades curriculares ou de enriquecimento que vocacionadas para a atividade fsica s podero iniciar-se uma hora depois de findo o perodo definido para almoo no horrio do respetivo grupo/turma. Assim, tendo em conta as orientaes legislativas correspondentes, a Escola EB1/JI, Maria Lamas praticar o horrio normal: - das 9h00m s 12h00m e das 13h30m s 17h30m (Incluindo Atividades de Enriquecimento Curricular); Devido constrangimentos inultrapassveis, nomeadamente decorrentes da necessidade de oferta da escolaridade cumulativa inexistncia de espaos, a Escola EB1 Rainha Santa praticar o horrio duplo: - horrio duplo da manh - 8h 13h (com AECs durante o perodo da tarde); - horrio duplo da tarde : 13h15m 18h15m (com AEC's durante o perodo da manh);

47

3 SEGUNDO E TERCEIIRO CIICLO DO ENSIINO BSIICO 3 SEGUNDO E TERCE RO C CLO DO ENS NO BS CO


3.1. HORRIO DE FUNCIONAMENTO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Tempos Letivos 08h15m-09h00m 09h00m-09h45m 10h00m-10h45m10h45m-11h30m 11h45m-12h30m 12h30m-13h15m 13h30m-14h15m 14h15m-15h00m 15h15m-16h00m 16h00m-16h45m 17h00m-17h45m 17h45m-18h30m 1 Bloco 2 Bloco 3 Bloco 4 Bloco 5 Bloco 6 Bloco Blocos de Aulas 08h15m-09h45m 10h00m-11h30m 11h45m-13h15m 13h30m-15h00m 15h15m-16h45m 17h00m-18h30m Intervalos 9h45m-10h00m 11h30m-11h45m 13h15m13h30m 15h00m-15h15m 16h45m-17h00m

3.2. DESENHO CURRICULAR


Componentes do currculo
Educao para a Cidadania 5 ano x 45 min. x 90 min. Carga horria semanal (a) 6 ano Total ciclo x 45 min. x 90 min. x 45 min. x 90 min.

reas curriculares disciplinares: Lngua Portuguesa Lngua Estrangeira 12 (b) 6 (b) 12 (b) 6 (b) 24 (b) 12 (b) Histria e Geografia de Portugal Matemtica e Cincias Matemtica 9 (c) 4,5 (c) 9 (c) 4,5 (c) 18 (c) 9 (c) Cincias da Natureza Educao Artstica e Tecnolgica Educao Visual e Tecnolgica 6 3 6 3 12 6 Educao Musical Educao Fsica 3 1,5 3 1,5 6 3 Formao Educao Moral e 1 0,5 1 0,5 2 1 Pessoal e Religiosa Social rea curricular no disciplinar Estudo 3 1,5 3 1,5 6 3 Acompanhado Formao Cvica Total 33 (34) 16,5 (17) 33 (34) 16,5 (17) 66 (68) 33 (34) Atividades de enriquecimento (g) (a) A carga semanal refere-se a tempo til de aula e est organizada em perodos de 45 e 90 minutos, de acordo com a opo da escola, assumindo a sua distribuio por anos de escolaridade um carter indicativo. Em situaes justificadas, a escola poder propor uma diferente organizao da carga semanal dos alunos, devendo contudo respeitar os totais por rea e por ciclo, assim como o mximo global indicado para cada ano de escolaridade. (b) Do total da carga, no mnimo, metade para a Lngua Portuguesa. (c) Do total da carga, no mnimo, 6 x 45 minutos ou 3 x 90 minutos so para a Matemtica. (d) A lecionao de EVT estar a cargo de dois professores. (e) Disciplina de frequncia facultativa, nos termos do n 5 do artigo 5. (f) O Estudo Acompanhado assegurado por uma equipa de dois professores da turma, preferencialmente de rea cientficas diferentes. (g) Atividades de carter facultativo, nos termos do artigo 9. O trabalho a desenvolver pelos alunos integrar, obrigatoriamente, atividades experimentais e atividades de4 pesquisa adequadas natureza das diferentes reas ou disciplinas, nomeadamente no ensino das cincias.

48

2 Ciclo Ensino Articulado


Componentes do currculo
Educao para a Cidadania reas curriculares disciplinares: Lnguas e Estudos Sociais Lngua Portuguesa Lngua Estrangeira; Histria e Geografia de Portugal Matemtica e Cincias Matemtica Cincias da Natureza Educao Artstica e Tecnolgica Educao Visual e Tecnolgica (b) Formao vocacional (c) Formao Musical Instrumento Classes de Conjunto (d) 5 ano x 90 min. Carga horria semanal (a) 6 ano Total do ciclo x 90 min. x 90 min.

6
3 3

6
3 3

12
6 6

4,5
3 1,5 1

4,5
3 1,5 1

9
6 3 2

3,5
1 (1,5) 1 1 (1,5) 1,5 (0,5)

3,5
1 (1,5) 1 1 (1,5) 1,5 (0,5)

7
2 (3) 2 2 (3) 3 (1)

Educao Fsica Formao Educao Moral e Religiosa (e) Pessoal e rea curricular no disciplinar Social Estudo Acompanhado Formao Cvica 0,5 0,5 1 Total 17 (17,5) 17 (17,5) 34 (35) Mximo global 17,5 17,5 35 Atividades de enriquecimento (f) (a) A carga semanal refere-se a tempo til de aula e est organizada em perodos de 90 minutos, assumindo a sua distribuio por anos um carter indicativo. Em situaes justificadas, a escola poder propor uma diferente organizao da carga semanal dos alunos, devendo contudo respeitar os totais por rea curricular e por ciclo, assim como o mximo global indicado para cada ano de escolaridade. (b) A lecionao de Educao Visual e Tecnolgica estar a cargo de dois professores. (c) A componente inclui, para alm dos tempos letivos constantes em cada disciplina, 0,5 unidade letiva ser integrada, em funo do projeto da escola, na disciplina de Formao Musical ou na disciplina de Classe de Conjunto. (d) Sob a designao de Classes de Conjunto incluem-se as seguintes prticas de msica em conjunto: Coro, Msica de Cmara e Orquestra. (e) Disciplina de frequncia facultativa, nos termos do n 5 do artigo 5 do Decreto Lei n 6/2001, de 18 de Janeiro. (f) Atividades de carter facultativo, nos termos do artigo 9 do Decreto Lei n 6/2001, de 18 de Janeiro. O trabalho a desenvolver pelos alunos integrar, obrigatoriamente, atividades experimentais e atividades de4 pesquisa adequadas natureza das diferentes reas ou disciplinas, nomeadamente no ensino das cincias.

Percurso de Currculo Alternativo (PCA) 2 Ciclo


Componentes do currculo
Educao para a Cidadania reas curriculares disciplinares: Lngua Portuguesa Lngua Estrangeira Sociedade e Cidadania Matemtica e Cincias Matemtica Oficina do Meio rea artstica vocacional Expresso Plstica Visual Expresso Musical Expresso Dramtica Expresso Fsico-Motora Formao rea curricular no disciplinar Pessoal e Social TIC Formao Cvica Total Atividades de enriquecimento 5 ano x 90 min. 4,5 2,5 1 1 3,5 2,5 1 7 2 1 2 2 2 1 1 17 Carga horria semanal (a) 6 ano x 90 min. 4,5 2,5 1 1 3,5 2,5 1 7 2 1 2 2 2 1 1 17 Total ciclo x 90 min. 9 5 2 2 7 5 2 14 4 2 4 4 4 1 1 34

49

3 Ciclo
Carga horria semanal (a)

Componentes do currculo
Educao para a Cidadania reas curriculares disciplinares: Lngua Portuguesa Lngua Estrangeira LE1 LE2 Cincias humanas e Sociais Histria Geografia Matemtica Cincias Fsicas e Naturais Cincias Naturais Fsico-Qumica Educao Artstica Educao Visual Educao Tecnolgica Educao Fsica Introduo s Tecnologias de Informao e Comunicao Formao Educao Moral e Pessoal e Religiosa (e) Social rea curricular no disciplinar Formao Cvica Total Mximo global Atividades de enriquecimento (g)

7 ano
x 45 min. x 90 min.

8 ano
x 45 min. x 90 min.

9 ano
x 45 min. x 90 min.

Total ciclo
x 45 min. x 90 min.

5 5 4

2,5 2,5 2

5 5 5

2,5 2,5 2,5

5 5 5

2,5 2,5 2,5

15 15 14

7,5 7,5 7

5 4

2,5 2

5 4

2,5 2

5 5

2,5 2,5

15 13

7,5 6,5

2 2 3 --1

1 1 1,5 --0,5

2 2 3 --1

1 (d) 3 1 1,5 --0,5 3 2 1 1,5 1 0,5 9 2 3 4,5 1 1,5 (d) 1,5 11 5,5

1
32 (33)

0,5
16 (16,5)

1
32 (33)

0,5
16 (16,5)

1
34 (34)

0,5
17 (17,5)

3
98 (101)

1,5
49 (50,5)

0,5

4,5

2,5

(a) A carga semanal refere-se a tempo til de aula e est organizada em perodos de 45 e 90 minutos, de acordo com a opo da escola. (b) No se aplica nossa Escola. (c) No se aplica na nossa Escola. (d) No 9 ano, do conjunto das disciplinas que integram os domnios artsticos e tecnolgico, os alunos escolhem uma nica disciplina das que frequentaram nos 7 e 8 anos. (e) Disciplina de frequncia facultativa, nos termos do n 5 do artigo 5. (f) No se aplica na nossa Escola. (g) Atividades de carter facultativo, nos termos do artigo 9.

O trabalho a desenvolver pelos alunos integrar, obrigatoriamente, atividades experimentais e atividades de4 pesquisa adequadas natureza das diferentes reas ou disciplinas, nomeadamente no ensino das cincias.

50

3 Ciclo Ensino Articulado


Componentes do currculo
Educao para a Cidadania reas curriculares disciplinares: Lngua Portuguesas Lngua Estrangeiras LE1; LE2 Cincias Sociais e Humanas Histria Geografia Matemtica Cincias Fsicas e Naturais Cincias Naturais Fsico-Qumica Educao Artstica Educao Visual Formao vocacional (b) Formao Musical Instrumento Classes de Conjunto (c) Educao Fsica Formao Educao Moral e Religiosa (d) Pessoal e rea curricular no disciplinar Social Formao Cvica Total Mximo global Atividades de enriquecimento (e) 7 ano x 90 min. 2,5 2,5 Carga horria semanal (a) 8 ano 9 ano x 90 min. X 90 min. 2,5 2,5 2,5 2,5 Total do ciclo x 90 min. 7,5 7,5

2,5 2

2,5 2

2,5 2,5

7,5 6,5

1 3,5 1 (1,5) 1 1 (1,5) 1,5 (0,5) 0,5 18 (18,5) 18,5

1 3,5 1 (1,5) 1 1 (1,5) 1,5 (0,5) 0,5 18 (18,5) 18,5

3,5 1 (1,5) 1 1 (1,5) 1,5 (0,5) 0,5 17,5 (18) 18

2 10,5 3 (4,5) 3 3 (4,5) 4,5 (1,5) 1,5 53,5 (55) 55

(a) A carga semanal refere-se a tempo til de aula e est organizada em perodos de 90 minutos. (b) A componente inclui, para alm dos tempos letivos mnimos constantes em cada disciplina, 0,5 unidade letiva que pode, em funo do projeto de escola, ser integrada na disciplina de Formao Musical ou na disciplina de Classes de Conjuntos. (c) Sob a designao de Classes de Conjunto incluem-se as seguintes prticas de msica em conjunto: Coro, Msica de Cmara e Orquestra. (d) Disciplina de frequncia facultativa, nos termos do n 5 do artigo 5 do Decreto Lei n 6/2001, de 18 de Janeiro. (e) Atividades de carter facultativo, nos termos do artigo 9 do Decreto Lei n 6/2001, de 18 de Janeiro. O trabalho a desenvolver pelos alunos integrar, obrigatoriamente, atividades experimentais e atividades de4 pesquisa adequadas natureza das diferentes reas ou disciplinas, nomeadamente no ensino das cincias.

3 Ciclo CEF Prticas Tcnico-Comerciais


Componentes de Formao Disciplinas Lngua Portuguesa Lngua Estrangeira Ingls Tecnologias de Informao e Comunicao Cidadania e Mundo Atual Higiene, Sade e Segurana no Trabalho Educao Fsica Matemtica Aplicada Carga horria semanal (x45 min) 2 2 1 1 2 2 2 1 9 10 6 9 --Horas totais (ano) 45 45 21 21 30 30 45 21 196 209 131 196 210 Aulas totais (ano) 60 60 28 28 40 40 60 28 261 279 175 261 ---

Formao Sociocultural

Formao Cientfica
Atividades Econmicas Stocks e Merchandising Tcnicas de Atendimento

Formao Tecnolgica
Servio Ps-Vendas Procedimentos Administrativos no contexto comercial

Formao em contexto de trabalho

Estgio

51

3 Ciclo CEF AAE


Durao de Referncia 1 Ano (35/36 semanas)
Total blocos de 90

2 Ano (28/29 semanas) *


Total blocos de 90

Horas / Ano

Horas / Ano

Lngua Portuguesa Lngua Cultura e Comunicao Sociocultural (798 horas) Cidadania e Sociedade Lngua Estrangeira (Ingls) Tecnologias de Informao e comunicao (TIC) Cidadania e Mundo Atual Higiene, Sade e Segurana no Trabalho Educao Fsica Cientfica (333 horas) Cincias Aplicadas Matemtica Aplicada Psicologia Aplicada Acompanhamento de Crianas Assistncia a Crianas ao Domicilio Abordagem Sociofamiliar e Atividades de Tempos Livres Acompanhamento em Creches e Jardim-deinfncia Prtica

105 105 52,5 105 30 52,5 108 81 108 108

70 70 35 70 20 35 72 54 72 72

2 2 1 2 0,5 1 2 1,5 2 2

87 87 43,5 87 --43,5 102 42 46 59

58 58 29 58 --29 68 28 31 39,5

Blocos 90 / Semana

Blocos 90/ Semana

Componentes de Formao

reas de Competncia

Unidades de Formao / Domnios

Total Total de Blocos Horas 90

2 2 1 2 --1 2,5 1 1 1,5

192 192 96 192 30 96 210 123 154 167

128 128 64 128 20 64 140 82 103 111,5

Tecnolgica (768 horas)

Tecnologias Especficas

108

72

119

79,5

227

151,5

108

72

112

75

220 210

147

Contexto de Trabalho (Estgio 6 semanas/30 dias teis a 7 h/dia).

3.2. CRITRIOS DE ELABORAO DOS HORRIOS DO 2 E 3 CICLOS


1. A constituio de turmas reger-se - em qualquer ano de escolaridade, por um critrio de homogeneidade; 2. Na formao de turmas de 5 ano devero ser tidas em conta as informaes das professoras dos 4 anos do 1 ciclo. 3. Os alunos sero distribudos equitativamente dentro do possvel em equilbrio entre o nvel etrio e sexo; 4. As turmas com alunos com necessidades educativas (Alnea i) so constitudas por 20 alunos, no podendo incluir mais de dois alunos naquelas condies, contudo este nmero poder ser ultrapassado carecendo de anlise e autorizao da direo; 5. As opes dos alunos devem ser respeitadas ao mximo; 6. Os alunos devem ser distribudos por turma de acordo com as opes lngua estrangeira/educao artstica; 7. Os pedidos formulados pelos encarregados de educao devem ser respeitados, sempre que possvel, desde que devidamente fundamentados e entregues no ato da matrcula; 8. As decises devero sempre basear-se nas propostas dos conselhos de turma constantes nas

52

atas de avaliao do 3 perodo e snteses de trabalho de turma e/ ou em parecer do diretor de turma; 9. Dentro do possvel devem ser inseridos na mesma turma os alunos da mesma escola do 1 ciclo, a no ser que haja recomendaes em contrrio, devidamente fundamentadas; 10. Deve dar-se continuidade turma salvo parecer em contrrio, de rgos competentes; 11. Tendo como objetivo a melhoria do rendimento escolar e por recomendao do Conselho de turma /diretor de turma podero ser separados alunos que pertenciam mesma turma; 12. No devero ser separados alunos pertencentes mesma famlia, salvo parecer em contrrio. Para o ano letivo 2011/2012 vigoram as cargas horrias divulgadas no Decreto-Lei 8/2011 e Decreto-lei n 50/2011 de 8 de abril. A distribuio do servio letivo deve obedecer ao estipulado nos artigos 2 e 3 do Despacho 5328/2011 de 28 de maro, a partir da avaliao realizada nos termos do artigo 16 do mesmo diploma. As disciplinas de lnguas estrangeiras e de Educao Fsica no devem ser lecionadas em dias seguidos; Sempre que as atividades escolares decorram no perodo da manh e da tarde, o intervalo do almoo no poder ser inferior a uma hora para estabelecimentos de ensino dotados de refeitrio e de uma hora e trinta minutos pare os restantes; O horrio deve ter uma distribuio letiva equilibrada, de modo que no existam dias muito sobrecarregados; Nos dias com um maior nmero de aulas os horrios devero ter uma distribuio onde se integrem disciplinas de carcter terico e disciplines de carcter prtico; No mesmo dia, o nmero de aulas curriculares no deve ultrapassar 4 blocos de noventa minutos = 8 tempos letivos de quarenta e cinco minutos. Na distribuio da carga letiva semanal deve evitar-se a existncia de aulas isoladas e de tempos letivos desocupados, com especial ateno para Educao Moral e Religiosa e Catlica. A deciso das questes relativas s alneas a), b) e f), do Anexo III do Decreto-Lei 8/2011 compete aos rgos prprios da escola, respeitando o disposto nas mesmas. No caso da alnea f) do anexo acima citado a carga horria distribuda pela Lngua Portuguesa ou Matemtica ou para atividades de acompanhamento do estudo. Assim, no pode ser usada para o reforo da carga horria de outras disciplinas. No ensino artstico especializado foi publicado, de acordo com o Ofcio Circular n2 da DRELVT, de 1 de agosto de 2011, com vista a assegurar a: Harmonizao das cargas horrias das reas disciplinares de Lngua Portuguesa e Matemtica entre o ensino regular e o EAE da Msica nos 2 e 3 ciclos, e das Lnguas Estrangeiras, no 3 ciclo, com o ensino regular; Manuteno da rea no disciplinar de Formao Cvica; A excluso da Oferta de Escola, apenas aplicvel ao Curso Bsico de Msica. Para implementao dos novos PPEB estipula-se o seguinte: Todos os professores de Lngua Portuguesa/Portugus continuem a usufruir de um bloco de 90 minutos da componente no letiva, no seu horrio escolar, destinado realizao de sesses de

53

trabalho comum; Os professores que receberam formao sobre o novo PPEB nos anos letivos anteriores (2009/2010 e 2010/2011) utilizem o bloco de 90 minutos da componente no letiva, no seu horrio escolar, para acompanhamento das sesses de trabalho e esclarecimento de eventuais dvidas dos seus colegas. As turmas do 2 Ciclo e Ensino Artstico da msica funcionaro preferencialmente no perodo da manh, as restantes no perodo da tarde.

3.3. CRITRIOS GERAIS DE DISTRIBUIO DE SERVIO DOCENTE DO 2 E 3 CEB


1. A distribuio do servio docente deve ter como princpio orientador a defesa da qualidade de ensino e os legtimos interesses dos alunos. 2. A distribuio do servio docente ser feita pela Direo da escola com base nas propostas dos diferentes grupos disciplinares que, para esse efeito, reuniro durante o ms de Julho. 3. Dentro de cada ciclo de estudos, ser dada continuidades lecionao das mesmas turmas, desde que no seja posta em causa a qualidade de ensino e os legtimos interesses dos alunos. 4. Cada horrio deve contemplar, sempre que possvel, entre dois a trs nveis ou disciplinas diferentes, salvo algumas excees como, por exemplo, professores com horrio reduzido. 5. Dos itens que se seguem, a prioridade ser, dentro do ciclo de estudos, respetivamente: 5.1. Adequao do perfil dos professores s especificidades das turmas, nomeadamente ensino articulado, CEF e PCA. 5.2. No atribuir de final de ciclo a professores com elevado absentismo, principalmente nas disciplinas sujeitas a avaliao externa. 5.3. Continuidade na lecionao das turmas. 5.4. Antiguidade na escola. 5.5. Graduao profissional. 6. O horrio de cada professor no dever ultrapassar um nmero mximo de sete turmas e/ou trs contedos programticos diferentes, a no ser depois de esgotadas todas as possibilidades. 7. Os Diretores de Turma so designados pela Direo, sendo o cargo atribudo para que seja possvel assegurar a continuidade do seu exerccio ao longo do ciclo. 8. A direo de turma deve ser atribuda, preferencialmente, a um professor que tenha todos os alunos da turma e que, sempre que possvel: 8.1. Tenha bom relacionamento interpessoal com os alunos e encarregados de educao; 8.2. Seja capaz de favorecer as interaes sociais entre os vrios elementos da comunidade educativa; 8.3. Tenha perspiccia na deteo e subtileza no tratamento de situaes - problema; 8.4. Evidencie capacidade de orientao ativa e dinmica dos alunos e famlias; 8.5. Mostre disponibilidade para fomentar o carcter integrador e globalizante da formao dos seus alunos; 8.6. Pertena ao Quadro de Agrupamento e seja j conhecedor do ambiente escolar, do seu meio sociocultural e do Projeto Educativo do Agrupamento 9. O Diretor de Turma assume sempre que possvel, a lecionao das aulas de Formao Cvica. 10. O Diretor de Turma de 2 e 3 Ciclos tem uma hora de componente no letiva para tutoria na sua turma e/ou para trabalho inerente funo. 10.1. O Diretor de Turma do CEF tem, para alm da hora referida anteriormente, duas horas CNL de coordenao de curso.

54

11. A atividade docente (componente letiva e componente no letiva) distribui-se por cinco dias por semana. 12. O horrio do docente no poder ter mais de seis horas letivas consecutivas e dever contemplar um perodo de almoo de pelo menos uma hora (entre as 12h45m e as 14h15m). 13. Coordenadora do PAM II/NPMEB ser reservada a tarde de tera-feira para as reunies de acompanhamento. 13.1. A coordenao dever ter uma hora de componente no letiva para novos programas por ciclo, bem como duas horas de CNL para coordenao do PAM II. 13.2. Os professores de Matemtica que lecionam os novos programas devero ter um tempo de CNL para reuniam semanal. 13.3. As horas constantes na tabela, coluna 3 da tabela do n2 do Art 4 do Despacho n 5328/2011 devero ser, sempre que possvel, para apoio aos alunos na disciplina 13.4. As seis horas de crdito atribudas pela DGIDC a 11 de agosto de 2011 para o Plano da Matemtica II sero distribudas como Clube da Matemtica para as turmas de 7 ano. 14. Os professores com grupos equipa no mbito Desporto Escolar tm trs horas letivas por grupo, de acordo com a autorizao da DRELVT. 14.1. A Coordenadora do Desporto Escolar do Estabelecimento dever ter quatro horas no letivas para coordenao e preparao das atividades. 14.2. Os restantes professores devero ter duas horas de componente no letiva, de atividade interna (preparao de atividades). 15. Aos professores que lecionam novo programa de Lngua Portuguesa do ensino bsico (5 e 7anos) devero ser, sempre que possvel, duas horas de CNL para reunies de preparao para os novos programas. 16. As horas de LPNM devero ser lecionadas, sempre que possvel por um professor em horrio coincidente com LP, de modo a no criar tempos letivos desocupados nos horrios dos alunos. 17. Os docentes que ao longo do ano prevejam a reduo do servio letivo ou condicionantes na elaborao de horrios, devero informar atempadamente a Direo Executiva. 18. O horrio letivo dos professores que lecionam CEF tm por base o nmero de horas semanais estabelecido no ECD. No entanto, de acordo com os princpios da flexibilidade de modo a corresponder s necessidades especficas dos alunos, poder ser gerido de forma flexvel, no podendo ultrapassar, contudo, as 35 horas semanais e 7 dirias. 19. A distribuio de servio dos docentes do Ncleo de Ensino Especial pelas escolas do Agrupamento efetuada tendo em conta: - a continuidade pedaggica; - a formao de base das docentes; - o nmero de alunos assinalados para atendimento. Os horrios so delineados consoante as disponibilidades acadmicas dos alunos bem como a autorizao dos Encarregados de Educao.

55

3..4 PLANO DE OCUPAO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES 3 4 PLANO DE OCUPAO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES
Art n15 do Despacho n 5328/2011de Maro de 2011-12-02 Estas orientaes foram elaboradas para assegurar, acompanhar e avaliar o funcionamento das atividades de substituio de aulas dos Ensinos Bsicos. 3.4.1 Enquadramento De acordo com o despacho mencionado, a Ocupao Integral dos Tempos Escolares aplica-se, no ano letivo de 2011/2012, aos alunos dos Ensinos Bsicos e recorre figura da substituio do docente em falta por outro docente. Ainda segundo este Despacho: a) Os tempos registados no horrio individual dos alunos devem ser prioritariamente preenchidos com a realizao de atividades letivas b) O docente que pretenda ausentar-se do servio deve, sempre que possvel, entregar ao rgo de direo executiva do respetivo agrupamento o plano de aula da turma a que ir faltar. c) A no comunicao da inteno de faltar e a no apresentao do plano de aula constituem fundamento bastante para a injustificao da falta dada, sempre que a mesma dependa de autorizao ou possa ser recusada por convenincia ou necessidade de funcionamento do servio. 3.4.2 Conceitos Bolsa de substituio A bolsa de substituio o conjunto de professores que, em cada tempo letivo, se encontra disponvel para suprir a ausncia de qualquer docente a uma ou mais aulas de qualquer turma. Falta por motivos previstos As faltas por motivos previstos so aquelas que ocorrem com conhecimento prvio do docente, devendo este dar conhecimento da ocorrncia Direo Executivo, com antecedncia possvel. Ento neste caso, por exemplo, as faltas por casamento, para consultas mdicas, para tratamentos ambulatrios, para consultas mdicas, para tratamentos ambulatrios, para formao, ao abrigo do n2 do art. 102 do ECD, para cumprimento de obrigaes legais, etc. Falta por motivos imprevistos A falta por motivos imprevistos aquela que ocorre por causas alheias vontade do professor sem possibilidade da sua previso. Ento neste caso as faltas por atraso de transporte, por doena sbita, etc. O professor deve tambm nestes casos, procurar avisar o mais rapidamente possvel os servios da escola. Permuta A permuta a transposio recproca de posio de duas ou mais aulas de diferentes disciplinas/reas curriculares no horrio de uma turma. Plano de aula Conjunto de indicaes contendo objetivos, contedos, estratgias/atividades e formas de avaliao, organizado de forma a permitir a lecionao de uma aula de uma determinada disciplina/rea curricular, a uma determinada turma. 3.4.3 Operacionalizao As atividades de substituio decorrem ao longo de todo o perodo letivo. 3.4.3.1. No caso de falta de um professor, a aula ser assegurada, da seguinte forma: a) Permuta - O professor que prev faltar pode efetuar, em situaes justificveis, permuta com um professor de outra disciplina da mesma. - Os professores que efetuam a troca de aula devem ter os mesmos alunos inscritos nas disciplinas que lecionam.

56

- Para tal dever ser preenchido o impresso existente na Reprografia, o qual dever ser entregue na Direo, com uma antecedncia mnima de dois dias teis, para que seja concedida a respetiva autorizao. - Nestas condies no haver lugar marcao de falta ao docente substitudo. - Desta situao no poder resultar, obviamente, prejuzo em nmero de aulas para os alunos nem desrespeito pelos tempos marcados no horrio da turma. - Os professores devero informar os alunos com antecedncia, para que estes sejam portadores do material didtico necessrio. - O Livro de Ponto da Turma ser assinado pelo professor substituto que sumariar os contedos lecionados e numerar a lio sequencialmente relativamente sua disciplina. - Em nenhum momento os alunos podem ficar com furos no horrio, decorrentes da troca de aulas. - A troca de aulas ser assegurada num prazo mximo de duas semanas. - Nos CEF, atendendo ao fato de os volumes de horas de formao serem executados conforme os contratos, os docentes tm sempre que compensar as horas em falta, mesmo fora do seu horrio normal, se necessrio. Coordenao da Equipa Pedaggica compete alocar outro docente sempre que seja possvel prever a ausncia do professor(a). b) Compensao - O professor que prev faltar pode compensar, em situaes justificveis, a aula em horrio a combinar com os alunos e mediante autorizao da Direo Executiva e de todos os Encarregados de Educao. - Para tal dever ser preenchido o impresso existente na Reprografia, o qual dever ser entregue na Direo, com uma antecedncia mnima de dois dias teis, para que seja concedida a respetiva autorizao. - Devero, tambm, enviar pedido de autorizao aos Encarregados de Educao com uma antecedncia mnima de dois dias teis, via caderneta do aluno. - O docente dever sumariar o Livro de Ponto no dia em que compensa a aula. - Nestas condies no haver lugar marcao de falta ao docente c) Substituio - Na Escola ser constituda uma bolsa de professores, com um professor por cada bloco de 45 minutos, que efetuar a substituio de acordo com os tempos registados nos respetivos horrios semanais. - O professor substituto cumprir apenas o seu horrio de 45 minutos, correspondente ao professor que est a faltar. - Os professores da Bolsa de Substituio que, em determinado tempo letivo, no forem necessrios podero ser afetados a outros servios/atividades nas instalaes escolares, como por exemplo, apoios aos alunos, participao em projetos e colaborao em atividades diversas includas no contedo funcional do docente. - Caso no existam professores da Disciplina de Educao Fsica e da componente experimental das disciplinas de Cincias Experimentais na Bolsa de Substituies para substituir os colegas dessa rea disciplinar, que se encontram a faltar, os docentes que efetuam as substituies no podero realizar com os alunos atividades de cariz desportivo/fsico, por motivos de segurana. Assim, devem procurar junto dos funcionrios dos blocos da existncia de sala de aula /espao disponvel para realizar outras atividades de carter pedaggico. O mesmo se aplica s disciplinas das reas laboratoriais.

57

- No caso de se verificar faltas de salas para a ocupao dos alunos, tal determina a impossibilidade de realizao de atividades de substituio, ficando os alunos com o tempo livre, podendo aceder s Salas de Estudo ou aos Clubes em funcionamento na Escola. Procedimentos de atuao - Ser responsvel por chamar o professor substituto, o auxiliar da ao educativa em servio no bloco. - O professor indicado deve dirigir-se respetiva sala de aula, levando consigo o Livro de Ponto da turma e procedendo de acordo com o consignado no presente Plano. - O docente que for chamado a substituir outro docente assinar o respetivo Livro de Ponto da turma, sumariando a atividade desenvolvida com referncia expressa situao de SUBSTITUIO e NO indicando o n de lio, sendo registadas faltas aos alunos ausentes. - Os professores escalados para a bolsa de substitutos, assinam no Dossier de Registo do Departamento, disponvel na Sala de Professores, onde aguardam at ao final do bloco letivo, uma possvel chamada. Se momentaneamente se ausentarem da sala de docentes devem avisar a funcionria com este servio. No caso de serem chamados, assinam tambm no Livro de Ponto. Falta imprevista - No caso de falta por motivos imprevistos o docente titular da turma deve procurar avisar a Direo Executiva ou, em caso de impossibilidade, os servios administrativos. - Quando a ausncia do professor apenas se constatar no momento da aula o Assistente Operacional em servio contata o Bloco A, indicando a turma, disciplina e sala para a qual necessrio professor substituto. Os alunos devero esperar pela substituio no exterior do bloco. Falta prevista - Sem prejuzo da lei, o professor deve comunicar a inteno de faltar com, pelo menos, dois dias teis de antecedncia, entregando na Direo Executiva o Plano de Aula, para que um professor da mesma rea disciplinar lhe possa dar cumprimento, caso esteja disponvel. - A entrega do Plano de Aula deve ocorrer tambm nos casos em que o docente, estando em servio, falte s aulas, a uma ou a mais turmas. - O Livro de Ponto da turma ser assinado pelo professor substituto que sumariar os contedos programticos efetivamente lecionados e numerar a lio de forma sequencial relativamente disciplina substituda com a indicao expressa no incio do sumrio: Substituio com Plano de Aula. - Ser marcada falta ao professor substitudo.

4..REAS CURRIICULARES NO DIISCIIPLIINARES 4 REAS CURR CULARES NO D SC PL NARES


O Estudo Acompanhado e a Formao Cvica so reas do currculo de natureza transversal e integradora. Face inexistncia de programas para estas reas entendeu-se necessrio fornecer aos professores um conjunto de orientaes que constituam uma referncia para o trabalho a desenvolver. O Conselho de Turma, como responsvel por tudo o que se relaciona com os alunos da turma, desempenha um importante papel no desenvolvimento das atividades a realizar, adequando aquelas orientaes ao perfil da turma e s caractersticas dos seus alunos.

58

4. 1.

FORMAO CVICA

o espao privilegiado para o desenvolvimento da educao para a cidadania, visando o desenvolvimento da conscincia cvica dos alunos como elemento fundamental no processo de formao de cidados responsveis, crticos, ativos e intervenientes. tambm um espao de dilogo e reflexo sobre experincias vividas e preocupaes sentidas pelos alunos, assim como sobre temas e problemas relevantes da comunidade e da sociedade. O seu objetivo central o de contribuir para a construo da identidade e o desenvolvimento da conscincia cvica dos alunos. Esta rea curricular discutida, planificada e gerida em conselho de turma, atendendo s caractersticas e interesses dos alunos; a sua operacionalizao da responsabilidade do Diretor de Turma. So aspetos a desenvolver:

A importncia da apropriao de princpios para a melhoria da qualidade de vida; O respeito pela opinio dos outros e o direito diferena; Usar regras de convivncia social; Reconhecer o valor do trabalho; Ser solidrio; Conhecer e valorizar a identidade nacional; Saber ouvir os outros e emitir juzos de valor. So contedos relevantes: Higiene e Sade; Segurana; Direitos e deveres do consumidor; Respeito pela diferena; Cidadania/civismo Educao sexual; Democracia; Ecologia; Preservao do Patrimnio; Direitos Humanos; Solidariedade e Voluntariado
Estes contedos devem ser desenvolvidos de forma atrativa e criativa. Assim, devem utilizar-se estratgias como Assembleia de Turma, debates, exposies, anlise de notcias, colquios, trabalhos de pares e em grupo. Para alm dos aspetos mencionados, poder tambm fazer a gesto de assuntos ou problemas relativos turma, gesto esta que ficar a cargo do Diretor de Turma.

59

4.2. ESTUDO ACOMPANHADO


uma rea que visa promover a aquisio, pelos alunos, de mtodos de estudo e de trabalho que lhes permitam realizar com crescente autonomia, a sua aprendizagem. Esta rea curricular discutida, planificada e gerida em Conselho de Turma. As atividades a desenvolver no mbito da rea do Estudo Acompanhado devem contribuir para a:

Ajudar o aluno na identificao e anlise de estratgias de estudo em funo das suas caratersticas individuais; Desenvolver competncias de consulta e utilizao de diversas fontes de informao; Estimular no aluno a capacidade de reconhecer as suas motivaes e interesses e de concretizlas em atividades;

Orientar os alunos na autoavaliao relativamente eficcia das estratgias de estudo.


O Estudo Acompanhado deve centrar a sua ao no desenvolvimento das competncias transversais, uma vez que so estas que representam, de forma significativa, a estruturao do conhecimento de modo integrado.

5.. 5

ACTIIVIIDADES DE ENRIIQUECIIMENTO CURRIICULAR ((AECS)) ACT V DADES DE ENR QUEC MENTO CURR CULAR AECS
5.1. PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BSICO
Apoio ao Estudo (1,2,3 e 4 anos de escolaridade)

Ensino da Msica / EM (1, 2, 3 e 4 anos de escolaridade) Atividade Fsica e Desportiva (1, 2 3 e 4 anos de escolaridade), Ensino do Ingls / EI (1 e 2.; 3 e 4 anos de escolaridade, preferencialmente)

5.2 SEGUNDO E TERCEIRO CICLOS DO ENSINO BSICO


A Escola oferece a todos os alunos atividades que lhes permitam a ocupao de tempos noletivos, contribuindo para um maior envolvimento dos alunos. Estas atividades de natureza ldica, cultural e/ou desportiva, so de escolha facultativa e pretendem contribuir para tornar a escola mais atrativa. Podem enumerar-se as seguintes: Desporto escolar; Jogos desportivos escolares, corta-mato, torneios de diversas modalidades; Visitas de estudo; Exposio de trabalhos; Feiras do Livro; Diversas atividades no mbito de cada disciplina; Orquestra de Percusso professor responsvel Jos Godinho; Geo+ - professor responsvel Ftima Rebelo; Dvidas de Histria - professor responsvel Amlia Santos; Arraiolos - professor responsvel Isabel Barroso; Leitura e Escrita criativa - professor responsvel Rosa Fernandes; Laboratrio de matemtica professor responsvel Joana Malheiro e Teresa Teixeira; Criar - professor responsvel Fernanda Silva; Qim - professor responsvel Ftima Rebelo; Art Atack - professor responsvel Margarida Parente.

60

6.. 6

AVALIIAO DOS ALUNOS AVAL AO DOS ALUNOS

Aplica-se a legislao em vigor, que regulamenta a avaliao das aprendizagens dos alunos e o dispositivo global de avaliao da escola. Dever ter em conta os seguintes princpios orientadores: - Consistncia entre os processos de avaliao e as aprendizagens e competncias pretendidas; - Utilizao de tcnicas e instrumentos diversificados; - Utilizao de tcnicas e instrumentos diversificados; - Primazia da avaliao formativa, com a valorizao dos processos de autoavaliao regulada e sua articulao com os momentos de avaliao sumativa; - Valorizao da evoluo do aluno; - Transparncia e rigor; - Diversificao dos intervenientes no processo de avaliao; - Abrangncia; - Carcter globalizante; - Respeito pela individualidade do aluno; - A promoo da autonomia e do sentido de responsabilidade. Para as reas curriculares disciplinares os critrios de avaliao, foram definidos em Conselhos de Docentes, Grupo Disciplinar e/ou Departamento Curricular e aprovados em Conselho Pedaggico, constituindo referenciais comuns no Agrupamento. Expressa-se numa classificao de 1 a 5, a qual deve ser acompanhada de uma apreciao descritiva, sobre a evoluo do aluno. A avaliao nas reas curriculares no disciplinares expressa-se numa meno qualitativa de No Satisfaz, Satisfaz e Satisfaz Bem, a qual pode ser acompanhada, sempre que se considere relevante, de uma apreciao descritiva sobre a evoluo do aluno. O processo de avaliao dever assim contemplar modalidades de carter globalizante,interdisciplinar e transdisciplinar, de acordo com a utilizao e integrao de conhecimentos das vrias reas curriculares. Dever tambm contemplar a aquisio de competncias transversais, nomeadamente a autonomia, o sentido de responsabilidade, a capacidade de organizao, o domnio da lngua portuguesa e o domnio das tecnologias de informao e de comunicao.

Intervm no processo de avalliiao Intervm no processo de ava ao


O professor titular de turma, no 1. ciclo e cada professor titular da disciplina, nos 2., 3. CEB; O professor titular de turma, no 1. ciclo e cada professor titular da disciplina, nos 2., 3. CEB Os alunos, nomeadamente atravs da sua autoavaliao; O conselho de docentes, no 1 ciclo, ou o conselho de turma, nos 2. e 3. ciclos; Os encarregados
de educao, nos termos definidos no Regulamento Interno;

O Departamento de Educao Especial; A Administrao Educativa.

61

Criitriios geraiis de avalliiao Cr tr os gera s de ava ao


Os critrios de avaliao constituem referenciais comuns no agrupamento na escola, sendo operacionalizados pelo professor titular da turma, no 1 ciclo, e pelo conselho de turma, nos 2 e 3 ciclos no mbito do respetivo projeto curricular de turma. As decises devem ter, sempre, como referente o Projeto Curricular de Turma, bem como as medidas educativas especiais, oportunamente elaboradas e aplicadas a alunos com necessidades educativas especiais de carcter prolongado, ou dificuldades na aprendizagem. A idade do aluno Condicionalismos como problemas de sade, situao socio-afetiva, etc. A mudana de escola/turma Nos anos no terminais de ciclo, o aluno deve transitar desde que o Conselho de Turma considere que desenvolveu as competncias necessrias para frequentar o ano de escolaridade seguinte com sucesso. Deve, ainda, ser ponderada a viabilidade da transio/ aprovao de alunos que, no reunindo ndices de aproveitamento global nas diversas disciplinas e reas curriculares, preencham os requisitos seguintes: Tenham desenvolvido, satisfatoriamente, da generalidade das competncias transversais estabelecidas; tenham progredido satisfatoriamente ao nvel da assiduidade, relacionamento interpessoal, atitudes e valores; registem uma prestao satisfatria nas reas curriculares no disciplinares; tenham evidenciado progressos ou revelado esforo e persistncia no cumprimento do seu Plano de Recuperao; a existncia de retenes anteriores

6.1.

EDUCAO PR-ESCOLAR

objeto de registo de avaliao escrito obrigatrio, em impresso adequado, aprovado pelo Conselho Pedaggico, o desenvolvimento observado em cada criana, nas reas de contedo: formao pessoal e social, de expresso e comunicao e rea de conhecimento do mundo, definidas nas Orientaes Curriculares da Educao Pr-escolar.

6.2.

PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BSICO

Tendo como referencia os princpios orientadores que esto na base da elaborao do dispositivo de avaliao do Agrupamento de Escolas D. Dinis entende-se adequado elaborar o presente documento que tenta registar de forma objetiva as reflexes efetuadas pelos rgos e estruturas que diretamente possuem responsabilidade na prtica letiva e no desenvolvimento curricular do 1. ciclo do ensino bsico. Assim, apresenta-se a reflexo efetuada para a definio dos critrios de avaliao e decorrentes instrumentos que sero implementados em todos os estabelecimentos de ensino do 1. ciclo. No se esqueceu o que sobre estes aspetos est definido superiormente e teve-se em conta, dando a relevncia adequada, ao que os manuais adotados para as reas curriculares apresentam como sugestes.

62

Criitriios avalliiao Cr tr os ava ao


Considerando as opes / prioridades curriculares do nosso Projeto de Agrupamento, constituem critrios de avaliao, para alm de todas as competncias essenciais das reas curriculares disciplinares do currculo nacional, os seguintes: - Conceo, realizao e avaliao de projetos; - Articulao de saberes em torno de problemas; - Aquisio de mtodos de estudo e trabalho; - Autonomia; - Responsabilidade; - Sentido Crtico; - Participao na vida da escola e da comunidade; - Respeito pela diversidade: cultural, religiosa, sexual, racial ou outras; - Conscincia ecolgica; - Gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; - Esprito de entre ajuda (solidariedade). Em suma, no processo avaliativo dever-se- ter conta os saberes, o saber fazer, e tambm os traos da sensibilidade, da imaginao, da opinio pessoal e da afetividade do aluno. No esquecendo, que as formas e os modos de avaliao tm de refletir as aprendizagens realizadas e os resultados obtidos e que tambm se deve dar especial ateno evoluo do aluno ao longo do ciclo.

Siituao a merecer abordagens especfiicas S tuao a merecer abordagens espec f cas


- Alunos com Necessidades Educativas Especiais; - Alunos com reteno repetida; - Alunos com idade desajustada ao ano de escolaridade que frequenta; - Alunos em que a Lngua Portuguesa no a Lngua Materna.

Instrumentos de avalliiao Instrumentos de ava ao


Estes instrumentos so elaborados em Conselho de Docentes, tendo em conta os critrios de avaliao aprovados. Podero ser utilizados:

Inquritos, sempre que o objetivo seja a recolha de opinies, auto - percees, juzos subjetivos,
atitudes ou percees sociais;

Grelhas de Observao e Registo de Incidentes Crticos; Anlise de contedo, para recolha de informaes sobre os resultados da aprendizagem durante o processo, destrezas cognitivas e psicomotores; Testes de aproveitamento / Fichas de Avaliao formativas e sumativas.
No final de cada perodo letivo os Encarregados de Educao tero conhecimento da situao escolar do seu Educando atravs dum exemplar da ficha de Registo de Avaliao Periodal, onde constar um resumo objetivo da situao do aluno em cada rea curricular.

63

A avaliao formativa destina-se a informar o aluno, o encarregado de educao e o professor sobre a evoluo do aluno ao longo do ano. Ser uma avaliao contnua e sistemtica. Exprime-se atravs de fichas de avaliao mensais e trimestrais. Estas sero relativas aos contedos expostos durante o trimestre correspondente, previstos no currculo, assumindo a operacionalizao de acordo com os manuais adotados e estratgias complementares da responsabilidade do professor. Segundo o art. 178 do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas D. Dinis, a avaliao expressa-se de forma descritiva e ter como referncia as correspondncias que se indicam, cuja nomenclatura gera as notaes que podem ser utilizadas:

1 CICLO
Valores
0 - 9,4 9,5 10,4 10,5 13,4 13,5 15,4 15,5 17,4 17,5 19,4 19,5 - 20

reas Curriculares Disciplinares


NO SATISFAZ SATISFAZ POUCO SATIFAZ bom BOM MUITO BOM

reas Curriculares No Disciplinares


No Satisfaz (NS)

Satisfaz (S)

EXCELENTE

Satisfaz Bem (SB)

So, ainda intervenientes no processo de avaliao dos alunos, os docentes responsveis pelas Atividades de Enriquecimento Curricular, pelo Apoio Educativo e da professora de Educao Especial, assim como, ser tido em considerao o parecer da Psicloga / SPO, que acompanha os alunos sinalizados como tendo Necessidades Educativas Especiais de carcter prolongado. No produto das aprendizagens ter-se- em conta a apreciao global e continuada de cada aluno, materializada nos instrumentos de avaliao referidos e aplicados a cada uma das reas curriculares do 1. ciclo.

6.3.

SEGUNDO E TERCEIRO CICLO DO ENSINO BSICO

Tal como no 1 Ciclo, e tambm segundo o art. 178 do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas D. Dinis, a avaliao expressa-se de forma descritiva e ter como referncia as correspondncias que se indicam, cuja nomenclatura gera as notaes que podem ser utilizadas:

2 e 3 CICLOS
Valores
0 19,9 20 44,9 45 49,9 50 54,9 55 64,9 65 69,9 70 74,9 75 84,9 85 89,9 90 - 100

reas Curriculares Disciplinares


NO SATISFAZ MENOS NO SATISFAZ NO SATISFAZ MAIS SATISFAZ MENOS SATISFAZ SATISFAZ MAIS BOM MENOS BOM BOM MAIS MUITO BOM

reas Curriculares No Disciplinares


No Satisfaz (NS) No Satisfaz (NS) No Satisfaz (NS) Satisfaz (S) Satisfaz (S) Satisfaz (S) Satisfaz (S) Satisfaz (S) Satisfaz Bem (SB) Satisfaz Bem (SB)

Nvel
Nvel 1 Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4 Nvel 5

64

Ciclo

reas Disciplinares
Lngua Portuguesa Histria e Geografia de Portugal Lngua Estrangeira Matemtica Cincias da Natureza Educao Visual e Tecnolgica Educao Musical Educao Fsica Educao Moral e Religiosa Lngua Portuguesa Lnguas Estrangeiras Histria Geografia Cincias Naturais Cincias Fsico-Qumicas Matemtica Educao Visual Educao Musical Educao Tecnolgica Introduo s TIC Educao Fsica Educao Moral e Religiosa

Componente Atitudinal
25% 25% 25% 25% 25% 40% 25% 25% 25% 25% 25% 25% 25% 25% 25% 25% 40% 25% 40% 25% 25% 75%

Componente Cognitiva
75% 75% 75% 75% 75% 60% 75% 75% 75% 75% 75% 75% 75% 75% 75% 75% 60% 75% 60% 75% 75% 25%

2 CEB

7.. 7

ORIIENTAES PARA OS ALUNOS COM N..E..E.. OR ENTAES PARA OS ALUNOS COM N E E

As modalidades e estratgias de apoio educativo, caracterizam-se por contriburem para o reforo das aprendizagens dos alunos, especialmente para aqueles cujas dificuldades so mais evidentes. Assim, como forma de dar resposta a estas necessidades dos alunos, a Escola assegura os seguintes tipos de apoio:

Apoio pedaggico personalizado; Metodologias diferenciadas de acordo com a especificidade do caso; Gabinete de NEE Apoio psicolgico e orientao escolar e profissional (SPO / PROJECTO SEI! ODIVELAS); Adaptaes materiais e fsicas BE/CRE / Centro de Recursos;

65

8.. 8

PROJJETO CURRIICULAR DE TURMA PRO ETO CURR CULAR DE TURMA

Sendo o Projeto Curricular de Turma um documento dinmico, passvel de atualizaes a todo o tempo, com possibilidade de reformulaes e receber anexos, deve encontra-se em permanente avaliao. As suas atividades devero avaliadas em Conselho de Docentes ou em Conselho de Turma. A Avaliao procurar ser um processo sempre contnuo, na tentativa de colmatar as necessidades pessoais de cada aluno e incidir sobre as aprendizagens e competncias definidas no currculo nacional para as diversas reas. Salienta-se que ser diferenciada, para os casos excecionais dos alunos sinalizados como tendo Necessidades Educativas Especiais de carcter prolongado e cujo Plano Educativo Individual deve especificar a diferenciao necessria ao nvel da avaliao.

8.1.

PRIORIDADES DOS PROJETOS CURRICULARES DE TURMA

Compete aos professores titulares de grupo ou turma e aos conselhos de turma planificar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem com referncia s orientaes curriculares e programas, adequando-os s caractersticas e estilos de aprendizagem dos alunos. Prioridades: - Promover um clima de aula que permita a ateno e o envolvimento nas tarefas dentro de limites adequados de liberdade, autonomia e responsabilidade, tendo como referncia que a gesto dos comportamentos e atitudes dos alunos condio primordial para a prossecuo da igualdade de oportunidades. - Promover uma atitude e uma cultura de exigncia na lecionao de todas as matrias curriculares e nas aprendizagens consideradas instrumentais e transversais - Promover as estratgias de diferenciao pedaggica e de apoio aprendizagem a que os alunos tm direito, adaptando os contedos e as condies de avaliao sempre que seja considerado necessrio e oportuno. - Melhorar a articulao horizontal dos contedos disciplinares, procurando apresent-los de forma mais integrada e compreensvel - Melhorar as prticas de avaliao formativa e contnua, estabelecendo critrios e organizando registos que transmitam segurana, transparncia, justia e equidade a todo este complexo processo.

8..1..1.. Diiferenciiao Pedaggiica 8 1 1 D ferenc ao Pedagg ca


As prticas de diferenciao pedaggica e de apoio aprendizagem devem ser encaradas e assumidas como um direito inalienvel dos alunos. O Agrupamento organiza-se para tal atravs dos normativos que regulam a ao social escolar, a constituio das turmas, a distribuio do servio docente regular, da educao especial e do apoio educativo, as prticas cooperativas dos docentes, o crdito global e a gesto dos recursos materiais e financeiros. A prtica letiva quotidiana deve incluir estratgias que permitam aos alunos aceder ao currculo e aprendizagem de forma diferenciada, com recurso a audiovisuais e computadores, a trabalhos de grupo em sala de aula, a trabalhos de pesquisa autnoma ou em grupo devidamente orientada, debates, trabalho de projeto, aulas no exterior e visitas de estudo, entre outras.

66

8..2.. ORIIENTAES PARA A ELABORAO DO PROJJECTO 8 2 OR ENTAES PARA A ELABORAO DO PRO ECTO CURRIICULAR DE ESTABELECIIMENTO/GRUPO DO PR--ESCOLAR CURR CULAR DE ESTABELEC MENTO/GRUPO DO PR ESCOLAR
1. Caracterizao do Estabelecimento Identificao do Jardim de Infncia 2. Caracterizao do Contexto -Caractersticas Gerais -Atividade Socioeconmica -Atividade Cultural -Pontos Referenciais e Histricos -Parque Escolar 3. Calendrio Escolar 4. Organizao e Funcionamento do Jardim de Infncia -Organizao Administrativa e Funcional -Caracterizao do Pessoal -Organizao da Componente Letiva e no Letiva -Organizao da Componente de Apoio Famlia 5. Projeto Curricular de Grupo 6. Diagnstico -Caracterizao/( Perfil do Grupo do Grupo 7. Anlise diagnstica do Grupo -Caracterizao sociofamiliar -Identificao de interesses e necessidades: Potencialidades e Problemas/necessidades do Grupo -Levantamento de Recursos: Humanos; Fsicos; Materiais 8. Fundamentao das Opes Educativas - Linhas Orientadoras -Opes educativas 9. Organizao do Ambiente Educativo -Organizao do Grupo -Organizao do espao -Organizao dos Materiais -Organizao do Tempo/rotinas -Organizao da Equipa -Organizao do estabelecimento Educativo 10.Intenes de Trabalho para o Ano Letivo - Opes e Prioridades curriculares - Objetivos / Efeitos esperados - Estratgias pedaggicas e organizativas previstas para a Componente de Apoio Famlia CAF 11.Relao com a famlia e outros Parceiros Educativos -Com o 1 CEB - Com Pais/famlias

67

- Com outros Agentes Educativos 12.Avaliao -Previso de procedimentos de avaliao -Comunicao dos resultados e divulgao da informao produzida

8..3.. ORIIENTAES PARA A ELABORAO DO PROJJECTO 8 3 OR ENTAES PARA A ELABORAO DO PRO ECTO CURRIICULAR DO 1 CEB CURR CULAR DO 1 CEB
1. Apresentao 2. Fundamentao do projeto 3. Caraterizaes: - O meio 3.1. A povoao / o bairro / a zona geogrfica de influncia 3.2. O estabelecimento de ensino - O edifcio 3.3. O equipamento 3.4. A turma 4. Objetivos do projeto curricular de turma 5. Planos de operacionalizao 6. Estratgias a implementar 7. Recursos 7.1. Fsicos 7.2. Materiais 7.3. Humanos 7.4. Econmicos 8. Intervenientes 9. Material a produzir 10.Apresentao/divulgao 11.Formas e instrumentos de avaliao 12.Avaliao diagnstica 13.Avaliao formativa 14.Avaliao sumativa 15.Instrumentos de avaliao 16.Contributos 17.reas disciplinar 17.1. Lngua portuguesa 17.2. Matemtica 17.3. Estudo do meio 17.4. Expresso fsica e motora 17.5. Expresso musical 17.6. Expresso e educao dramtica

68

17.7. Expresso e educao plstica 18.reas disciplinares no curriculares 18.1. rea de projeto 18.2. Estudo acompanhado 19.reas de enriquecimento curricular 19.1. Ensino do ingls 19.2. Apoio ao estudo 19.3. Atividade fsica e desportiva 19.4. Ensino da msica / expresses artsticas 20.Horrio da turma 21.Anexos/Articulao do PCT 22.Avaliao do PCT

8..4.. ORIIENTAES PARA A ELABORAO DO PROJJECTO 8 4 OR ENTAES PARA A ELABORAO DO PRO ECTO CURRIICULAR DE TURMA DO 2.. E 3.. CIICLOS CURR CULAR DE TURMA DO 2 E 3 C CLOS
Os Conselhos de Turma devero reunir para elaborar o Projeto Curricular de Turma (PCT). Este implica caracterizar a turma com base nos processos dos alunos e/ou projeto curricular de Turma do ano anterior e da avaliao diagnstica realizada por cada docente na sua rea curricular. Devem ainda preparar os meios para detetar os interesses dos alunos, com vista planificao das reas curriculares no disciplinares. O Projeto Curricular de Turma poder ter a seguinte estrutura: 1. Constituio da turma; 2. Constituio do Conselho de Turma; 3. Caracterizao da turma; 3.1. Perfil da turma: contexto socioeconmico e cultural; 3.2. Percurso escolar dos alunos; 3.3. Dificuldades especficas em cada disciplina; 3.4. Hbitos e mtodos de trabalho e/ou estudo; 3.5. Estratgias /atividades que obtm maior sucesso junto dos alunos; 3.6. Dificuldades de integrao na turma; 3.7. Problemas comportamentais; 3.8. Interesses dos alunos. 4. Problemas reais da turma 5. Competncias gerais a desenvolver nos alunos; 6. Competncias a privilegiar em cada Perodo letivo; 7. Planificao das reas curriculares disciplinares; 8. Estratgias cognitivas a privilegiar nas diferentes reas curriculares; 9. Planificao das reas curriculares no disciplinares. Mecanismos de avaliao da implementao do Projeto Curricular de Turma O Conselho de Turma, nas suas reunies ao longo do ano letivo, sejam intercalares ou de final de

69

Perodo, deve elaborar, atualizar e avaliar o Projeto Curricular de Turma, adequando estratgias e procedimentos, no sentido de procurar garantir o sucesso escolar dos alunos.

9.. 9
9.1.

PARTIICIIPAO NA ORGANIIZAO ESCOLAR PART C PAO NA ORGAN ZAO ESCOLAR


ALUNOS

DELEGADOS DE TURMA DELEGADOS DE TURMA


Eleitos no incio do ano letivo entre os seus pares na aula de Formao Cvica. Representam a turma em momentos formais como os conselhos de turma intercalares e os conselhos de turma disciplinares no 3 CEB. So os interlocutores preferenciais da diretora de turma e dos outros docentes em situao de gesto de conflitos.

CONSELHOS DE DELEGADOS DO 2 E 3 CICLOS CONSELHOS DE DELEGADOS DO 2 E 3 CICLOS


Renem ordinariamente trs vezes por ano, uma vez por perodo, sob a orientao da Direo com a finalidade de recolher as suas representaes e opinies sobre o funcionamento da escola, as quais devem ser tomadas em considerao pelos rgos de gesto pedaggica e de administrao.

PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAO PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAO


Os pais e encarregados de educao participam, nos termos da lei, nos rgos de gesto e administrao do Agrupamento, atravs dos seus representantes na Conselho Geral e no Conselho Pedaggico. Participam ainda nos conselhos de turma, exceto nos de avaliao, atravs dos representantes eleitos ou designados pelos pais e encarregados de educao de cada uma das turmas.

70

P AR T E I I I P AR T E I I I AVALIAO AVALIAO
1.. 1 AVALIIAO DO PROJECTO EDUCATIIVO DO AGRUPAMENTO AVAL AO DO PROJECTO EDUCAT VO DO AGRUPAMENTO

O Projeto Educativo que entra em vigor neste ano letivo de 2011/2012 ter a vigncia de dois anos letivos e est de acordo com a Lei em vigor que regulamenta o regime de Autonomia, Administrao e Gesto dos Estabelecimentos de Educao Pr Escolar e dos Ensino Bsico e Secundrio. A Avaliao do Projeto Educativo da competncia do Conselho Geral, ouvido o Conselho Pedaggico que emitir parecer respeitando os seguintes parmetros: - A Conformidade do Projeto, aes realizadas em funo dos objetivos, princpios e finalidades estabelecidas. - A Eficincia do Projeto, verificao dos melhores recursos postos disposio do Agrupamento. - A Pertinncia do Projeto, verificar a relao das aes previstas e desenvolvidas s efetivas necessidades do Agrupamento. - A Consistncia do Projeto, os objetivos a atingir. - A eficcia do Projeto, avaliar os resultados com os recursos investidos. Deve o Conselho Geral, como rgo de Gesto, prever o momento das avaliaes intermdias que devem incidir sobre as reas definidas como prioritrias, no incio de vigncia deste P.E, identificando os obstculos que condicionam o seu desenvolvimento, melhorando os aspetos positivos geradores de dinmicas na Comunidade Educativa, de o readaptar e reajustar permitindo a eficcia do P.E. Contudo as avaliaes intermdias no podero operar mudanas estruturais, j que estas s faro sentido aps a avaliao final do P.E. Estas avaliaes serviro como diagnstico para o ano letivo seguinte. As propostas de alterao ou de reformulao, podero ser apresentadas por todos os elementos da Comunidade Educativa (Professores, Alunos, Pessoal no Docente, Encarregados de Educao). O processo de avaliao parte integrante do P.E. devendo dinamiz-lo e torn-lo mais criativo tendo em conta trs momentos. O primeiro respeita fundamentao e elaborao do P.E. na sua relevncia e pertinncia, conhecer os recursos humanos e materiais disponveis, caracterizao do projeto, sua delimitao e exequibilidade, bem como anlises de Projetos Educativos de outros estabelecimentos de ensino. O segundo momento feito ao longo da execuo do P.E., o nvel de aceitao e mrito que provoca no Agrupamento, observando-se da sua oportunidade e qualidade pelo grau de cumprimento do Plano Anual de Atividades. O terceiro momento ter lugar no final do binio implicando uma anlise do caminho percorrido ao longo da vigncia deste P.E. para que se proceda ao diagnstico da situao do Agrupamento em 2013, ponto de partida para o prximo P.E. Para alm deste aspeto de avaliao interna, haver tambm uma avaliao externa do Agrupamento, por parte de entidades competentes para o efeito. O presente Projeto Educativo entra em vigor na data da sua aprovao pelo Conselho Geral.

71

2.. AVALIIAO DO PROJJECTO CURRIICULAR DO AGRUPAMENTO 2 AVAL AO DO PRO ECTO CURR CULAR DO AGRUPAMENTO
A avaliao do Projeto Curricular de Agrupamento, dever ser peridica e da responsabilidade do Conselho Pedaggico, com a colaborao de todo o corpo docente e desenvolver-se- de modo contnuo, visto ser um processo vivo, aberto e operativo. A flexibilidade do P.C.A. condio necessria para a sua execuo, uma vez que "o Projeto Curricular no mais do que um plano de interveno educativa adequado ao Centro Educativo" (Matos Vilar, 1999). Todos os ajustamentos, reformulaes e/ou adaptaes que, venham a verificar- se neste projeto, devero ser alvo de acompanhamento, pelo Conselho Pedaggico. A avaliao do P.C.A. dever orientar-se pelos seguintes critrios: adequao das propostas e eficcia dos resultados. Como instrumentos de avaliao, disponibilizar-se- uma ficha de anlise deste projeto e/ou um debate. Questes a suscitar no Agrupamento para a avaliao deste Projeto: O corpo docente sentiu-se mobilizado e reconheceu o seu trabalho nestes princpios? As atividades de enriquecimento curricular foram avaliadas e readaptadas realidade? Os dados, os efeitos e as representaes imanadas do desenvolvimento deste documento, foram refletidas e adaptadas? - Deste Projeto Curricular de Agrupamento e respetivo Projeto Educativo, os docentes deles tiveram conhecimento e demonstraram-no conscientemente na sua prtica quotidiana?

72

B I B LI O G R A F I A B I B LI O G R A F I A
ME, DEB, Despacho Normativo n 1/2005 de 5 de Janeiro. ME, Decreto Lei n 6/ 2001, 18 de Janeiro. ME, Decreto Lei n 209/ 2002, 17 de Outubro. ME, Decreto-Lei n 75/2008, de 22 de Abril ME, Despacho n 13781/2001 ( 2 srie). ME, Despacho Normativo 50/2005 de 9 de Novembro. ME, Orientaes Curriculares para o Pr-Escolar. ME, Despacho n. 13170/2009, 4 de Junho. Lei n5/97 de 10 de Fevereiro Lei-quadro da Educao Pr-Escolar. DEB, Currculo Nacional do Ensino Bsico - Competncias Essenciais, Setembro de 2001. DEB, Ensino Bsico, Competncias Gerais e Transversais, Internet 2002 Princpios da Reorganizao Curricular, Livro do Professor, Edies Asa, 2001. COSME, Ariane e TRINDADE, Rui, rea de Estudo Acompanhado. Edies Asa, 2001. FONSECA, Antnio, Educar para a Cidadania. Porto Editora, 2001. LEITE, Carlinda; GOMES, Lcia e FERNANDES, Preciosa, Projectos Curriculares de Escola e de Turma. Edies Asa, 2001.

73

ANEXOS ANEXOS
Componente de Apoiio Famlliia -- CAF Componente de Apo o Fam a CAF
A Educao Pr-Escolar a primeira etapa da educao bsica no processo da educao ao longo da vida, sendo complementar da ao educativa da famlia, com a qual deve estabelecer estreita relao, favorecendo a formao e o desenvolvimento equilibrado da criana, tendo em vista a sua plena insero na sociedade como ser autnomo, livre e solidrio (Lei n5/97 de 10 de Fevereiro, Lei Quadro da Educao Pr-Escolar, Captulo II, princpios gerais). Esta afirmao acentua a importncia da relao da Escola com a Famlia, traduzindo-se na necessidade de incentivar a participao das famlias no processo educativo e estabelecer relaes de efetiva colaborao com a Comunidade. Sendo a Educao Pr-Escolar complementar ao educativa da famlia, tem que assegurar a relao entre a escola e a mesma, de modo a encontrar um determinado contexto social que permita as respostas mais adequadas a ambas. Assim, e segundo o art. 96. do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas D. Dinis:

Artigo 97. CAF na Educao Pr-Escolar


1. O princpio geral estabelecido na Lei-Quadro da Educao Pr-Escolar (Lei n. 5/97, de 10 de Fevereiro), considera a educao pr-escolar como a primeira etapa da educao bsica no processo de educao ao longo da vida, sendo complementar da ao educativa da famlia, com a qual deve estabelecer estreita relao, favorecendo a formao e o desenvolvimento equilibrado da criana, tendo em vista a sua plena insero na sociedade como ser autnomo, livre e solidrio. 2. A CAF, na educao pr-escolar, traduz a oferta de atividades de animao e acompanhamento das crianas que frequentam o jardim-de-infncia, antes e depois das atividades letivas e durante as interrupes letivas, de forma a assegurar um horrio adequado s necessidades das famlias. 3. Esta componente da educao pr-escolar deve ser comparticipada pelo estado e pelas famlias de acordo com as condies socioeconmicas do agregado familiar, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades.

Artigo 97. Objetivos


1. No prolongamento de horrio da Componente de Apoio Famlia pretende-se adaptar os tempos de permanncia das crianas no Jardim-de-Infncia, s necessidades das famlias e garantir que as atividades sejam pedagogicamente ricas, e simultaneamente assegurar o acompanhamento e promover a ocupao das crianas antes e ou depois das atividades educativas, nos tempos letivos e/ou durante os perodos de interrupo letiva, num perodo mximo de 11 meses por ano.

74

Artigo 98. Candidatura


1. A Cmara Municipal de Odivelas constitui-se como entidade promotora, competindo-lhe, entre outros, comparticipar financeiramente esta vertente da CAF, nos termos estabelecidos no protocolo de cooperao celebrado entre o Ministrio da Educao, o Ministrio do Trabalho e Solidariedade e a Associao Nacional de Municpios, de modo a viabilizar a frequncia de todas as crianas, atendendo ao nvel socioeconmico das famlias. 2. Dentro desta modalidade, o Agrupamento de Escolas pode candidatar-se gesto do servio de prolongamento de horrio no pr-escolar, assim como, as Associaes de Pais e IPSSS. 3. No caso do Agrupamento de Escolas no se constituir como entidade candidata, outra entidade ter de apresentar a candidatura em parceria obrigatria com o respetivo Agrupamento de Escolas. 4. A entidade candidata poder prestar diretamente o servio de prolongamento de horrio ou estabelecer parcerias com entidades terceiras com esse fim. 5. A entidade candidata responsabiliza-se, entre outras atividades, pela implementao e desenvolvimento do prolongamento de horrio, de acordo com as necessidades das famlias e as possibilidades dos edifcios escolares.

Artigo 99. Planificao da Atividade


1. As atividades de Componente de Apoio Famlia, no mbito do presente programa, far-se-o nos espaos escolares do estabelecimento de educao e ensino. 2.O programa da CAF a desenvolver ter em conta as necessidades das famlias, Plano Anual de Atividades, Projeto Educativo do Estabelecimento e as Normas de Funcionamento.

Artigo 100. Horrio


A oferta da CAF no exceder as 5h dirias, exceto no perodo das interrupes letivas, sendo este horrio flexvel em caso de necessidade das famlias, sendo este estabelecido no incio do ano letivo.

Artigo 101. Superviso Pedaggica


Compete aos Educadores Titulares de grupo assegurar a superviso pedaggica e o acompanhamento da execuo das atividades de animao de apoio famlia (CAF), entendendo-se por superviso pedaggica, a que realizada no mbito da componente no letiva de estabelecimento.

75

Subseco II Atividades de Enriquecimento Curricular e Atividades Extracurriculares Artigo 102. Atividades de Enriquecimento Curricular 1. Ciclo
1. As Atividades de Enriquecimento Curricular so de frequncia facultativa e visam o desenvolvimento das crianas e consequentemente o sucesso escolar futuro. 2. As Atividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico so selecionadas de acordo com os objetivos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas, devendo constar do respetivo Plano Anual de Atividades. 3. As Atividades de Enriquecimento Curricular das escolas do Agrupamento de Escolas devero funcionar de acordo com os respetivos Regimentos Internos, sendo os mesmos dados a conhecer aos professores e pais e encarregados de educao no incio do ano letivo.

Artigo 103. Atividades Extracurriculares - 2 e 3 Ciclos


1. As atividades extra curriculares constituem um conjunto de atividades, predominantemente de carcter ldico e/ou formativo, que se desenvolvem para alm do tempo letivo dos alunos. 2. As atividades extra curriculares incluem clubes, atelis, o projeto do Desporto Escolar e outros projetos de frequncia facultativa.

Artigo 104. Objetivos das Atividades Extracurriculares


1. As atividades extra curriculares visam a prossecuo dos seguintes objetivos: a) b) c) Contribuir para a promoo do sucesso escolar; Criar espaos de enriquecimento sociocultural; Fomentar nos alunos o gosto pelas atividades educativas, proporcionando novas

abordagens do processo de ensino/aprendizagem; d) Proporcionar aos alunos continuidade no funcionamento letivo, de modo a garantir

ritmos de aprendizagem.

Artigo 105. Funcionamento das Atividades Extracurriculares


1. As propostas de funcionamento dos clubes, atelis e projetos devem ser apresentadas ao Conselho Pedaggico.

76

2. Da proposta devero constar: a) b) c) d) e) f) g) A descrio da natureza e objetivos do projeto; As atividades a desenvolver; O tempo necessrio sua realizao; O nmero mnimo de participantes; A indicao dos recursos humanos e materiais envolvidos; As formas e momentos de avaliao do projeto; A indicao do responsvel.

3. Na organizao da proposta bem como no seu desenvolvimento e avaliao podem participar, de forma integrada, os alunos e outros elementos da comunidade. 4.O responsvel deve elaborar, anualmente, um relatrio de avaliao do projeto, a entregar ao Coordenador de Projetos. 5. Para alm dos professores, funcionrios, alunos e encarregados de educao, as propostas de atividades de enriquecimento curricular podem ser apresentadas por entidades exteriores escola e submetidas apreciao do Conselho Pedaggico que se pronunciar sobre a exequibilidade e adequao pedaggica das mesmas.

Artigo 106. Coordenao de Projetos


Os projetos so coordenados por um Coordenador designado pelo Diretor no incio de cada ano letivo.

Artigo 107. Competncias do Coordenador


1. Compete ao Coordenador: a) Acompanhar a implementao dos clubes e projetos em articulao com os respetivos

responsveis; b) c) Promover a integrao das atividades dos diferentes projetos no Plano Anual de Atividades; Representar os elementos que integram estas estruturas no Conselho Pedaggico, sempre que

seja solicitado ou por sua prpria iniciativa; d) Elaborar anualmente um relatrio de avaliao dos projetos, que ter como base os relatrios

entregues pelos responsveis de cada projeto, que ser analisado em Conselho Pedaggico.

77

Planeamento AEC Ano Letivo 2011/2012

ESCOLA: EB1 Rainha Santa

Regime de Funcionamento da Escola: Duplo

AEC / N de Alunos e Local de Funcionamento de cada atividade: N de Alunos AEC


1/2 3/4 Total Sala Aula X X X X X Ginsio R. Desp. Bibliot. Outros

Local de Funcionamento

Ingls Atividade Fsica e Desportiva Msica Apoio ao estudo

130 125 100 130

137 125 110 137

267 250 210 267

AEC / Horrio Semanal / Durao Dirio: Horrio Durao Diria Semanal (min.) (min.)
90m 90m 90m 90m 90m 90m 90m 90m 45m 90m 45m 90m 45m 90m 45m 45m 45m

AEC
Ingls (1,2,3,4 C e D) Ingls (4 A e B) Atividade Fsica e Desportiva (1,2,3,4 C e D) Atividade Fsica e Desportiva (4 A e B) Msica (1,2,3,4 C e D)) Msica (4 A e B) Apoio ao estudo (1,2,3,4)

78

ESCOLA: Escola EB1/JI Maria Lamas

Regime de Funcionamento da Escola: Normal AEC / N de Alunos e Local de Funcionamento de cada atividade:

N de Alunos AEC
1/2 3/4 Total Sala Aula X X X X

Local de Funcionamento
Ginsio R. Desp. Bibliot. Outros

Ingls Expresso Musical/Atividades Ldico-Expressivas Msica Apoio ao estudo

137 137 137 137

152 152 152 152

289 289 289 289

X X X

AEC / Horrio Semanal / Durao Dirio: Horrio Semanal (min.)


90m 135m 135m 90m 135m 90m

AEC
Ingls 1 e 2 ano Ingls 3 e 4 ano AFD 1 e 2 ano AFD 3 e 4 ano Expresso Musical/Atividades Ldico-expressivas Apoio ao estudo

Durao Diria (min.)


45m 45m 35m 45m 45m 45m

79

CONSELHO GERAL

CONSELHO PEDAGGICO DIRETORA CONSELHO PEDAGGICO

CONSELHO ADMINISTRATIVO

CONSELHO ADMINISTRATIVO

DIREO

DEPARTAMENTOS CURRICULARES

COORDENAO DE ANO/CICLO

OUTROS SERVIOS

NCLEO DE PROJETOS/ESTRUTURAS

SERVIOS ESPECIALIZADOS EM APOIOS EDUCATIVOS

SERVIOS ADMINISTRATIVOS

SUBDIRETORA

EDUCAO PR-ESCOLAR

COORDENADORAS DE ESTABELECIMENTO

SERVIO DE REFEITRIO

COORDENADORA DE PROJETOS

SPO

COORDENADOR TCNICO

ADJUNTOS

1 CEB

COORDENADORA DOS DIRETORES DE TURMA

BUFETE

CLUBES/PROJETOS

NEE

SERVIOS DE ADMINIST. ESCOLAR

ASSESSOR

LNGUAS

2 CICLO

ENC. ASSISTENTES OPERACIONAIS

BE/CRE

PROJECTO SEI! ODIVELAS

ASSISTENTES TCNICOS

Grupos Disciplinares 3 CICLO CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS Grupos Disciplinares MATEMTICA E CINCIAS EXPERIMENTAIS Grupos Disciplinares EXPRESSES
SECRETARIADO DE EXAMES E PROVAS DE AFERIOL

ASSISTENTES OPERACIONAIS

SERVIOS DE AO SOCIAL ESCOLAR COORDENADOR SE SEGURANA ASSISTENTES TCNICOS


PNL/NOVOS PROGRAMAS DA MATEMTICA

COORDENADORA DOS CEF

OUTROS (CEI/VOLUNT.)

Grupos disciplinares

Вам также может понравиться