Вы находитесь на странице: 1из 16

FAQ IMPRESSORA IM113I

Como utilizar o Auto-Teste?


O auto-teste imprime informao para analise do estado geral da impressora. O usurio pode conferir se a impressora esta funcionando corretamente fazendo uma breve analise dos grficos e palavras impressas. Nesse modo, a impressora fica executando o tese de impresso continuamente com intervalo de aproximadamente 5 segundos entre os testes. As informaes no auto- teste so as seguintes: Verso da EPROM (ou firmware) Checksum da Eprom Interface de Comunicao Protocolo (*) Baud Rate ou Velocidade (*) Bits de dados (*) Paridade (*)

Siga as instrues abaixo para entrar no Modo Auto-Teste: Obs.: Para interromper o teste, pressionar a tecla LINE FEED ou desligar a impressora; Sempre que a tampa frontal da impressora for aberta enquanto estiver imprimindo, a impresso ser interrompida; Se o papel acabar durante a impresso do auto-teste, a cabea da impressora continuara movimentando-se, porem sem acionar as agulhas de impresso. Desligue a impressora e ligue-a novamente pressionando a tecla LINE FEED Mantenha a tecla LINE FEED pressionada por aproximadamente 5 segundos e solte. Desligue a impressora quando quiser interromper a impresso.

(*) Disponvel somente nas impressoras com interface serial.

Como utilizar o Modo Menu?


Atravs do Modo Menu, o usurio pode modificar ou ajustar as configuraes da impressora, tais como alinhamento e configuraes da comunicao. Siga as instrues abaixo para entrar nesse modo e fazer as configuraes e ajustes: Durante o Auto-Teste pressione por uns dois segundos a tecla LINE FEED; Ser impresso um MENU de opes onde aparecero:

Depois do menu impressora, selecione a opo desejada apertando rapidamente a tecla LINE FEED para a cabea de impresso se mover para prxima opo; Repita esse processo at que a cabea de impresso esteja posicionada (apontando) em frente a opo que deseja (por exemplo [2]); Toque rapidamente na tecla LINE FEED duas vezes (como um duplo-click do mouse) para selecionar a opo desejada; Ao confirmar a seleo, a impressora imprimir logo abaixo da opo selecionada um sublinhado formado por vrios caracteres X.

Caso seja selecionada uma opo no desejada, necessrio voltar ao menu principal e reiniciar a operao. Se preferir desligue a impressora e repita a operao.

Para que serve a opo alinhamento do modo Menu?


Este recurso til quando a impresso se encontra desalinhada, ou seja: Ao se imprimir linhas completas, por exemplo, 48 colunas no modo normal, o lado esquerdo e direito da impresso no esto comeando e terminando na mesma posio; Ao se imprimir utilizando o modo enfatizado (negrito), aparecem caracteres duplos.

Instrues para linhas a impresso: Entre no Modo Menu; Selecione a opo alinhamento; Sero impressos seis posies possveis de alinhamento; O usurio dever selecionar a opo que se apresenta com menor numero de colunas.

Como alterar a Velocidade de comunicao?


Opo disponvel somente para as impressoras com interface serial. H a possibilidade de configurar a velocidade de comunicao em 1200, 2400, 4800 e 9600 bps. A velocidade padro de fabrica para a maioria dos modelos 9600 bps(*). Para mudar a velocidade da impressora, entre em modo menu e selecione seqncia:

Em seguida defina a velocidade desejada:

(*) bps: bits por segundo

Como alterar o protocolo de comunicao?


Opo disponvel somente para as impressoras com interface serial. H a possibilidade de configurar o protocolo de comunicao como CTS/RTS ou XON/XOFF. O protocolo de comunicao padro de fabrica para a maioria dos modelos CTS/RTS.

Lembre-se que os protocolos de comunicao serial podem ser identificados no micro por outros nomes: CTS/RTS: Hardware Xon/Xoff: Software

Para mudar o protocolo de comunicao no Modo Menu da impressora, selecione:

Em seguida defina o protocolo desejado:

Como alterar a paridade da impressora?


Opo disponvel somente para as impressoras com interface serial. H a possibilidade de configurar a comunicao como paridade par (even) ou sem paridade (none). A opo padro de fabrica para a maioria dos modelos sem paridade. Para alterar a paridade entre em modo menu e selecione a seqncia:

Em seguida selecione a opo desejada:

Qual a configurao da comunicao serial para a maioria dos modelos?


Lembre-se que a configurao da comunicao serial da sua impressora deve estar idntica a configurao do micro: Velocidade (baud Rate), protocolo, paridade, nmeros de Bits e Stop bits. A configurao da comunicao serial para a maioria dos modelos esta selecionada em azul.

Com instalar a IM113I?


Os modelos IM113I podem ser instalados no seu aplicativo de trs maneiras: 1. Driver de impresso para Windows: Poder utilizar o driver desenvolvido pela Mecaf ou o Genrico Somente Texto do Windows. Instalando o driver de impresso no Painel de Controle das Impressoras, voc poder imprimir diretamente de um software aplicativo, como por exemplo: Excel, Word ou qualquer outro software que use a Impressora Padro do Windows. 2. MecafW32.DLL: Poder utilizar a DLL desenvolvida pela Mecaf (MecafW32.DLL), utilizando um software aplicativo desenvolvido ou adaptado para imprimir e obter status dessa impressora atravs dessa DLL. 3. Comando direto: Poder usar um software aplicativo que acesse a porta serial/paralela e envie diretamente os comandos para imprimir e obter status dessa impressora.

Por que a impressora no imprimir os dados enviados pelo micro?


Tente executar o auto teste da impressora. Caso haja algum problema neste teste, aconselhvel que a impressora seja encaminhada para um assistncia tcnica autorizada. Se o auto-teste for executado satisfatoriamente, verifique se:

O cabo de comunicao serial o padro RS232; O cabo de comunicao est bem conectado; A porta serial utilizada esta especificada corretamente nas configuraes do seu aplicativo; O software aplicativo compatvel com o seu modelo de impressora; O software aplicativo compatvel com o modelo da sua impressora; H algum problema na instalao do driver ou DLL em uso ou no seu aplicativo (consulte essa FAQ para obter maiores informaes sobre os drivers e DLLs disponveis); O driver ou DLL compatvel com o modelo da sua impressora; A configurao da comunicao serial da sua impressora deve estar indentico ao configurado no seu computador, tais como: Velocidade (Baud rate), Paridade, Protocolo, Numero de Bits e Stop bits. Lembre-se que os protocolos de comunicao serial podem ser identificados no micro por outros nome: o CTS/RTS: Hardware o Xon/Xoff: Software Caso esteja utilizando driver de impresso, consulte o manual de instalao e configurao do driver para saber como ajustar a configurao da comunicao serial atravs das suas propriedades.

Como testar o sensor de documento e autenticao?


A impressora permite testar o sensor de documento/autenticao, detectando se existe ou no documento para ser autenticado atravs de um sensor ptico reflexivo infravermelho. Este sensor verifica a existncia de um documento atravs da reflexo da luz no papel utilizado. Se o papel for de cor escura e fosca o sensor no atuar, portanto recomenda-se a utilizao de papeis de cores claras e superfcies lisas. Para realizar o teste, execute o auto teste e logo aps a impresso da mensagem abaixo, posicione um documento na posio de autenticao:

Em seguida ser impressa a seguinte mensagem no documento:

Se nenhum documento for posicionado ou se o sensor estiver com defeito, a mensagem abaixo ser impressa:

Quais so os atributos de impresso que a IM113I possui?

A IM113I indicada para imprimir cdigos de barras?


Impressoras matriciais no so indicadas para imprimir cdigos de barras.

Como debugar o meu aplicativo (programadores)?


A IM113I possui um modo de diagnstico dos comandos recebidos. Nesse modo a impressora imprimira todos o caracteres recebidos em modo diagnstico (Hexadecimal), assim cada caractere poder ser analisado separadamente podendo ser comparado com os dados enviados pelo seu aplicativo. Para acessar o modo Diagnstico (Hexadecimal): o o o o o o o o Desligar a impressora; Posicionar uma folha de papel na poscio de autenticao no rasgo da impressora; Ligar a impressora com a tecla LINE FEED pressionada; Liberar a tecla LINE FEED aproximadamente 2 segundos aps o led DOC (amarelo) acender; Em seguida retirar o papel da posio autenticao; A Mensagem ser impressa MODO HEXADECIMAL; A partir deste momento os dados enviados pelo computador sero impressos em hexadecimal; Para sair deste modo, basta desligar e ligar a impressora.

Obs.: Neste modo, a linha ser impressora somente aps ultrapassar a recepo de 48 caracteres (capacidade de impresso). Para forar a impresso dos dados recebidos antes de completar os 48 caracteres, pressione a tecla LINE FEED.

Como alterar o espaamento entre linhas?


H possibilidade de configurar o espaamento entre linhas como 1/6 polegadas ou 1/8 polegadas via software. O programador dever utilizar como base o manual de operao. ASCII ESC A n HEX IB 41 nH DEC 27 65 n BASIC CHR$(27);A;CHR$(n)

Este comando programa o espaamento entre linhas (medindo em polegadas), ao executar o comando LF, onde: n o numero de micro expaamento com n/72 desejados entre cada linha. (0 < n < 256).

Qual o comando para acionamento da gaveta?


O comando para acionamento da gaveta : ESC p 0 t1 t2

Como instalar a DLL MECAFW32?


Para o funcionamento da DLL MECAF32, realize a instalao dos seguintes arquivos: MECAFW32.DLL: Deve ser instalada preferencialmente na pasta de sistema dos Windows conforme a verso dos sistema operacional: Arquivo: MECAFW32.DLL Plataforma (32 bits): Ambiente Windows do seu aplicativo Windows 95, 98, 98 SE e Me Windows NT Workstation, 2000 Professional Windows XP Diretrio destino: Pasta do seu aplicativo \Windows\System \WINNT\System32 \Windows\System32

MECAF.INI: Este o arquivo de configurao da DLL MECAF32 e possui diretrio especifico: Arquivo: MECAF.INI Plataforma (32 bits): Windows 95, 98, 98 Se e Me Windows NT Workstation w Diretrio destino: \Windows 2000 \WINNT

Professional Windows XP Configurao do arquivo MECAF.INI: \Windows

O arquivo de configurao MECAF.INI um arquivo texto no padro de inicializao do Windows contendo a sesso [PORT]. Os parmetros possveis esto relacionados abaixo: TIMEOUT: Informa o tempo mximo, em segundos, em que as funes da DLL tentaro comunicar-se com a impressora antes de indicar erro de comunicao. TIMEOUTVAL: Informa o tempo Maximo, em segundos, em que as funes de validao aguardaro a resposta da impressora indicando que a validao solicitada foi executada. Se o valor deste parmetro for zero, as funes de validao retornaro imediatamente aps o texto ser enviado para impressora e no aguardaro a resposta de validao executada. PORT: Informa o canal de comunicao com impressora e pode ser: LPT1: quando o endereo base da porta paralela for igual a 0378 Hex LPT2: quando o endereo base da porta paralela for igual a 0278 Hex COM1: com IRQ 4 e endereo 03F8 Hex COM2: com IRQ 3 e endereo 02F8 Hex COM3: com IRQ 4 e endereo 03F0 Hex COM4: com IRQ 3 e endereo 0208 Hex

BAUDRATE: Informa a velocidade de comunicao da interface serial e pode ser 9600, 4800, 2400 ou 1200 bps. NUMBITS: Informa o nmero de Bits de dados da interface serial que pode ser 7 ou 8 bits. PARIDADE: Informa a paridade dos dados da interface serial e pode ser N para indicar sem paridade (none) ou E para indicar com paridade par (even). Exemplo: Se a impressora estive r conectada a porta COM1, o arquivo de configurao MECAF.INI ter o seguinte contedo: [PORT] COM=1 ATENO: Ao editar o arquivo MECAF.INI no coloque espaos entre o parmetro e o sinal de igual, e entre o sinal de igual e o valor do parmetro; isto provocara um erro durante a leitura do parmetro em questo.

Como configurar a comunicao serial na DLL MECAFW32?


O seu aplicativo deve estar atento quanto ao uso da porta de comunicao. Informe a porta corretamente no arquivo de configurao MECAF.INI (leia mais sobre este arquivo nesta FAQ). Certifique-se que no h qualquer outro dispositivo ou driver instalado na porta que deseja utilizar, onde est instalada a impressora. Certifique-se que no conflitos a serem solucionados na porta de comunicao onde esta instalada a IM113I.

A impressora avana muito papel com o driver genrico.


Teste realizados no Windows 2000, com verses de firmware CP-PD0.15, CP-PD0.16 e CP_PD4.15 Obs.: A letra C deve ser obrigatoriamente MAIUSCULA; Verifique o comando adequado no manual de programao do firmware; O tamanho do avano de ser indicado em linhas, nesse caso, <0B> indica 11 linhas; O tamanho do avano varia conforme o tipo de papel, indicamos o tipo ledger. Entre nas propriedades do driver; Selecione o tipo de papel Ledger; Localize Comandos para Impressora; Localize Iniciar Trabalho de Impresso; Entre com o comando para selecionar o tamanho do Form Fedd; Insira a seguinte linha de comando: <1b>C<0B>

Por que a impressora no est ligando?


OBS.: A impressora possui um recurso destinado a proteger sua fonte de alimentao contra sobre tenso. Se ocorrer sobre tenso, a impressora interrompe a impresso e todos os leds (lmpadas em miniatura coloridas) do painel ficam apagados. Quando isto ocorrer, desligar a impressora e mant-la desligada por aproximadamente 1 minuto. Ligar a impressora novamente; se a falha persistir contatar a assistncia tcnica. Certifique-se que a tomada da rede eltrica possui tenso de alimentao, lembrando que a IM113I funciona com tenso fullrange (110 a 220V); Verifique se o cabo de alimentao est conectado adequadamente ou se est rompido; Retire o cabo de fora da tomada eltrica e aguarde alguns instantes (+ ou 1 Minuto); Conecte novamente o cabo de fora na tomada eltrica e ligue a impressora; Caso a maquina no funcione preciso entrar em contato com uma assistncia tcnica especializada.

Por que a impressora est imprimindo caracteres estranhos?


A placa controladora da IM113I possui um processador que recebe conjuntos de informaes (dados) ara determinada ao, essas informaes so tratadas e encaminhadas para seus circuitos especficos. Se a impresso no for a desejada, significa que as informaes recebidas pelo processador foram tratadas de forma inadequada ou os dados se perderam. Portanto, inicialmente deve-se verificar: Se o conector da interface de comunicao da impressora apresenta flexibilidade, causando mal contato; Se a impresso continua com problema ao usar um outro cabo de comunicao;

Caso no consiga solucionar o problema verificando e corrigindo algum desses itens, a impressora dever ser encaminhada para uma assistncia tcnica autorizada para analise.

Por que a impresso est fraca?


Troque a fita entintada da impressora caso esteja gasta. Caso a fita no esteja gasta, a impressora pode estar com problema, como por exemplo a cabea de impresso pode estar com o ajuste fora dos padres especificados. Neste caso aconselhvel que impressora seja encaminhada a uma assistncia tcnica autorizada, pois posteriormente a maquina poder interromper o funcionamento durante uma operao ou at mesmo queimar.

Por que a cabea de impresso movimenta e no imprime?


Ao ligar a impressora: Sugerimos que a impressora seja encaminha para manuteno. Caso esteja no modo auto-teste: A impressora esta sem papel (sensor de fim de papel atuando) coloque papel; Verificar se o papel esta afastado do sensor de fim de papel; Reposicionar o papel e pressionar a tecla LINE FEED.

Se o problema persiste, a placa controladora pode estar com problemas. Neste caso aconselhvel que a impressora seja encaminhada a uma assistncia tcnica autorizada.

Por que a impresso est falhando?


Quando a impresso est falhando provavelmente h um a ou mai agulhas queimadas, nesse caso aconselhvel enviar a impressora para uma assistncia tcnica autorizada.

Por que a impressora no avana papel?


Quando a tecla LINE FEED No est funcionando: Ative o libertador do papel; Verifique se a bobina de papel est enroscada ou se algo esta impedindo seu avano;

Se no resolver o problema, o mais indicado enviar a impressora para manuteno em uma assistncia tcnica autorizada.

Como identificar se a impressora paralela ou serial?


Fazendo o auto teste conforme descrito nessa FAQ, o tipo de interface ser impresso na bobina.

O que indica a seqncia de piscadas dos leds?


Indicadores Luminosos Verificar Impressora est inoperante e os leds Verificar se o cabo de fora bem conectado apagados na rede eltrica A impressora esta inoperante com os leds Fonte de alimentao desarmando acendendo e apagando continuamente Impressora est inoperante e apenas com o - Problema no microprocessador led verde acesso continuamente - Tampa aberta A impressora esta inoperante e o led Problema no sensor de fim de papel vermelho esta acesso continuamente Impressora esta inoperante e o led vermelho - Ausncia de papel da uma piscada - Problema na memria RAM Impressora esta inoperante e o led vermelho Motor DC travado pisca duas vezes consecutivas Impressora est inoperante e o led vermelho - Sensor de margem no encontrado pisca trs vezes consecultivas Impressora esta inoperante e o led vermelho - problema na E2PROM pisca quatro vezes consecultivas. Obs.: A impressora est inoperante quando no est imprimindo (OFF LINE).

Por que o Led amarelo fica acesso permanentemente?


O led amarelo acesso indica presena de papel no sensor de documento. Quando h documento inserido, o led amarelo fica acesso. Casso o led amarelo permanea acesso continuamente, verificar se: O documento j foi retirado;

Os fios do sensor esto rompidos: Se houver poeira no sensor de documento, retirar com um pincel seco; Verificar se o tensor do documento encontra-se entre a bobina de papel e a cabea de impresso:

OBS.: O tensor do papel uma fita preta (ilustrado em verde) e encontra-se em frente ao sensor de documento, para visualiz-lo abra a tampo frontal da impressora.

Qual a especificao da fita de impresso?


CMI 600 Haste Longa nas cores preta ou azul marinho. Qual a especificao da bobina de papel? Bobina de papel: Dimetro Max. Da Bobina: 80 mm (c/ rebobinador) 90 mm (s/ rebobinador) Largura do papel: 89 mm 0,5 mm Ou 76 mm 0,5 mm

Dimetro interno do tubete: 12,7 mm (alma lisa) Espessura mxima: 1 via 0,1 mm 2 vias 0,2 mm (mximo) Documento avulso para autenticao at 4 Espessura total mxima: 0,3 mm vias Fator de reflexo da luz recomendada: 90% Autenticao Insero superior: 1 + 3 vias

Вам также может понравиться