Вы находитесь на странице: 1из 4

JavaScript

A Web que o usurio final v construda por trs camadas: Contedo (HTML), formatao (CSS) e Comportamento (JavaScript que incrementa o comportamento). Se todas essas forem bem construdas, o programador obter os melhores resultados e uma maior satisfao do cliente. JavaScript uma linguagem de programao utilizada para criar pequenos programas para realizar aes em uma pgina da web. uma linguagem de script ou roteiro, usada para desenvolver aplicaes a clientes e permitir ao programador acrescentar aes em pginas escritas em HTML. O JavaScript no est relacionado ao Java. uma linguagem de programao feita para complementar as capacidades do HTML. O cdigo de JavaScript enviando ao cliente como parte do cdigo HTML de uma pgina, e pode ser utilizado para criar efeitos especiais, como botes animados, sons etc. Ela no uma linguagem para rodar sozinha, precisando de um navegador para tal. Com ela podemos criar efeitos especiais nas pginas e definir interatividades com o usurio. Quando se acessa um site, alguns exemplos de scripts so: aparecimento da data/hora, saudaes como bom dia.

Estrutura bsica de um Script


Podemos embutir o cdigo em qualquer lugar da pgina, entretanto recomendvel colocar no incio do cdigo HTML, para facilitar a manuteno. Estrutura Para inserir o cdigo JavaScript dentro de um documento HTML, necessrio delimitar o conjunto de instrues: <SCRIPT LANGUAGE= JavaScript> Instrues </SCRIPT> A exibio de informaes para o usurio pode ser feita usando a funo: document.write(mensagem); ou alert(mensagem); <HTML> <HEAD> <SCRIPT LANGUAGE="JavaScript"> document.write(Bem-vindo Linguagem JavaScript) </SCRIPT> </HEAD> <BODY> </BODY> </HTML> Observao: Em JavaScript, se devem respeitar as letras maisculas e as minsculas, pois uma linguagem case sensitive.

Caixas de dilogo ou de mensagem

Essas caixas de dilogo podem ser de alerta, de confirmao ou de prompt de entrada. JavaScript coloca disposio trs caixas de mensagens: alert: sua funo mostrar apenas uma mensagem, com um boto de confirmao para que esta seja fechada. Em caixas de dilogo, h a possibilidade de controlar o texto usando \n para a quebra de linhas. prompt: permite solicitar uma entrada. A sua funo a de receber uma string como parmetro. Esse parmetro ser a mensagem a ser exibida dentro da caixa de dilogo. confirm: tem apenas dois botes: OK e CANCELAR. Sua funo a de retornar um valor que pode ser verdadeiro ou falso.

Comentrios

<SCRIPT> //Este um comentrio de uma linha /*Este um comentrio que pode se Expandir por vrias linhas.*/ </SCRIPT>

Variveis

Varivel uma posio de memria que pode conter um valor qualquer em determinado ponto do programa. As variveis contm dados que podem ser modificados durante a execuo de um programa. Podemos dar qualquer nome para uma varivel. Porm existem algumas regras e restries. O nome das variveis case sensitive, isto , existe a diferenciao entre maisculas e minsculas. O javaScript adota um sistema de gerenciamento mais amigvel das variveis. Enquanto que em algumas linguagens necessrio haver uma definio sobre o qu exatamente um varivel guardar (um texto, um nmero inteiro, uma lista....), no JavaScript isso no necessrio.

Operadores

So smbolos, que permitem operaes aritmticas, lgicas, etc. Operador Descrio Exemplos + Soma valores A=5+2 Subtrai valores B=B-1 * Multiplica valores x=x*5 / Divide valores a=4/2 % Resto da diviso d=5%3 d assume valor 2 = Atribui o valor do operando x=3 esquerdo ao operador direito a=b+c ++ Incrementa valor de uma x++ o mesmo que varivel x=x+1 -Decrementa valor de uma x-- o mesmo que x=x-1 varivel && Operador lgico e 3==3&&5<10 // verdadeiro || Operador lgico ou 2==1||1==10 // falso ! Operador lgico no !(3==3) // falso

Converso de valores
O JavaScript entende que o que digitado uma string. Por isso ao se trabalhar com nmeros necessrio fazer a devida converso. Esta converso pode ser feita das seguintes formas: eval() Converte uma string para um valor inteiro ou ponto flutuante; parseInt() converte uma string em um nmero inteiro; parseFloat(): converte uma string em um nmero de ponto flutuante.

Atividades
1) Construa uma pgina em que aparea a mensagem Bem vindo a este site!. 2) Construa uma pgina e coloque uma mensagem com quebra de linha. 3) Construa uma pgina que leia o valor do dlar, a quantidades de dlares a ser trocada e informe o valor em Real. 4) Construa uma pgina que leia 4 notas e mostre a mdia. 5) Construa uma pgina que leia o valor de uma compra e calcule 10% de desconto. 6) Construa uma pgina que leia o saldo de uma aplicao e imprima o novo saldo, considerando o reajuste de 1%. 7) Construa uma pgina que calcule o valor de uma prestao em atraso, utilizando a frmula: PRESTAO=VALOR+(VALOR*(TAXA/100)*TEMPO)

Estruturas condicionais
A estrutura condicional ela se caracteriza pela execuo de determinados cdigos de programao, dependendo da veracidade de uma condio. O comando s ser executado se a condio for verdadeira. Uma condio uma comparao que possui dois valores possveis, verdadeiro ou falso. Na sua formulao, a mais simples, a expresso if apresenta-se assim: if (condio verdadeira) { Uma ou vrias instrues; } Desta forma, se a condio verdadeira, as instrues executam-se. Se ela no , as instrues no se executam e o programa passa para o comando seguinte. Na estrutura condicional composta de um conjunto de comandos executados, os procedimentos se do de uma forma se a condio especificada for verdadeira e de outra se a condio for falsa. De maneira um pouco mais evoluda, tem-se a expresso if...else if (condio verdadeira) { Instruo1; } Else { Instruo2; }

Atividades
1) Construa um script que leia o nome e as 3 notas de um aluno, considerando a mdia 7; calcule a mdia e informe se o aluno est aprovado ou reprovado segundo o modelo: Aluno, voc est aprovado com a mdia X. 2) Construa um script que leia a idade de uma pessoa e informe a sua classe eleitoral: no eleitor (abaixo de 16 anos); eleitor obrigatrio (entre a faixa de 18 anos e menor de 65 anos); eleitor facultativo (de 16 anos at 18 anos e maior de 65 anos, inclusive). 3) Escreva um algoritmo para ler dois valores numricos e apresentar a diferena do maior pelo menor.

Вам также может понравиться