Вы находитесь на странице: 1из 21

111/

Declarao de Princpios ticos e Cdigo de Conduta Profissional


Nossa Declarao de Princpios ticos e Nossas Responsabilidades

Doc.n AQ 021, de 11/05/04

Declarao de Princpios ticos e Cdigo de Conduta Profissional

SUMRIO Introduo Objetivos e Aplicao Nossa Declarao de Princpios ticos e Nossas Responsabilidades:

PRINCPIO N 1: Compromisso com a Sade e Segurana PRINCPIO N 2: Compromisso com o Cliente PRINCPIO N 3: Cumprimento da Lei e Compromisso com as Melhores Prticas de Governana PRINCPIO N 4: Integridade Profissional PRINCPIO N 5: Meio Ambiente e Responsabilidade Social PRINCPIO N 6: Obedincia a Normas e Instrues Internas PRINCPIO N 7: Preservao da Imagem Institucional e da Marca Cemig PRINCPIO N 8: Proteo do Patrimnio PRINCPIO N 9: Relacionamento com a Sociedade e com a Imprensa PRINCPIO N 10: Relacionamento com Fornecedores e Contratados PRINCPIO N 11: Utilizao Adequada de Informaes e dos Recursos e Meios de Informtica

Glossrio

INTRODUO
Aos Empregados, Gerentes, Diretores e membros dos Conselhos de Administrao e Fiscal da Cemig: Mais de 50 anos nos separam da criao da Cemig pelo ento Governador, e mais tarde Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Concebida inicialmente para impulsionar o progresso do Estado de Minas Gerais, a trajetria da Cemig foi marcada por um esforo contnuo no sentido de prover energia de qualidade e compatvel com as necessidades da sociedade. Qualidade de servios e produtos, responsabilidade social, e rentabilidade na gesto dos negcios da empresa, tm sido as premissas da Cemig, agora com mais de 5 milhes de consumidores e gerenciando usinas, linhas de transmisso, redes de distribuio de energia eltrica, empresas de gs e de infovias. Nossos Princpios ticos e Nossas Responsabilidades representam a traduo da cultura Cemig, forjada na atuao de nossos empregados, gerentes e administradores, e esto alinhados com a forma como conduzimos nossos negcios, frente aos inmeros desafios de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Os Nossos Princpios ticos devem orientar nossas decises e escolhas, em todos os locais em que est presente a Cemig. As Nossas Responsabilidades apresentam as regras para a nossa atuao, orientando-nos em relao a como devemos nos comportar frente s situaes do dia a dia. A Cemig espera que todos ns continuemos a manter e a zelar pela tradio de empresa integra e solidria que tem marcado a nossa histria, e a cumprir nossa misso de atuar no setor de energia com rentabilidade, qualidade e responsabilidade social.

Conselho de Administrao da Cemig

OBJETIVOS E APLICAO
Os objetivos desta Declarao de Princpios ticos e Cdigo de Conduta Profissional da Cemig so:

orientar e disciplinar a atuao de empregados, gerentes, administradores (membros do Conselho de Administrao e Diretores) e membros do Conselho Fiscal da Cemig; servir de referncia para a verificao de conformidade em relao ao cumprimento deste Cdigo; orientar o Comit de tica da Cemig na avaliao e deliberao sobre possveis descumprimentos e em relao necessidade de revises deste Cdigo.

Este Cdigo aplica-se aos empregados, gerentes, administradores (Conselho de Administrao e Diretoria Executiva), e membros do Conselho Fiscal da Cemig e de suas controladas e subsidirias integrais. Poder se aplicar, tambm, a contratados e prestadores de servio naqueles casos em que seja definida esta obrigao em contrato.

Nossa Declarao Responsabilidades:


PRINCPIO N SEGURANA 1:

de

Princpios

ticos

Nossas

COMPROMISSO

COM

SADE

A Cemig prioriza a sade e segurana do pessoal prprio, de prestadores de servio, de empreiteiros e de terceiros. Em suas atividades procura estar alinhada com a preveno de acidentes e incidentes, atravs do desenvolvimento de tcnicas e da implantao de sistemas que assegurem a efetividade de suas aes. O QUE : A Cemig considera como fundamental a adoo e a manuteno de boas prticas de segurana do trabalho, de forma a assegurar a integridade e a sade de empregados, empreiteiros, contratados e de terceiros. As aes de preveno de acidentes e promoo da sade fazem parte de suas metas institucionais. Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: incorporar em nossas atividades dirias a necessidade de qualidade nas condies de trabalho, de sade e segurana; obedecer legislao relativa sade e segurana do trabalho, aos princpios da Poltica de Segurana do Trabalho da Cemig e s normas internas; disponibilizar e exigir o uso adequado dos equipamentos de proteo individuais e coletivos; acompanhar e fiscalizar o cumprimento das regras em relao aos trabalhadores sob regime de mo-de-obra temporria e as contrataes externas, que envolvam responsabilidades solidrias para a Cemig. buscar solues para as situaes que possam representar riscos segurana de terceiros. No devemos: ser omissos quanto a quaisquer aspectos que digam respeito segurana do trabalho; aceitar a execuo de qualquer atividade em condio de falta de segurana; se pressionados, deveremos recorrer s nossas gerncias.

Responsabilidades adicionais dos gerentes: buscar assegurar um ambiente em que o empregado possa exercer os direitos estabelecidos pela Poltica de Segurana do Trabalho; contribuir para o desenvolvimento contnuo das prticas seguras para cada tarefa.

PRINCPIO N 2: COMPROMISSO COM O CLIENTE

Queremos ser permanentemente reconhecidos pela excelncia na prestao de servios e no relacionamento com os clientes. Temos como princpio oferecer uma energia confivel e a um custo compatvel com as necessidades de nossa sociedade. A fidelidade da informao no atendimento aos nossos clientes tambm uma premissa na nossa atividade. O QUE : A Cemig busca sempre um relacionamento respeitoso e corts com o cliente, procurando que os custos de seus servios venham representar valores compatveis com a oferta de uma energia voltada para o desenvolvimento e para o crescimento do mercado. Prima pela qualidade na execuo de suas atividades, assegurada por investimentos tcnicos e econmicos, pela capacitao de empregados e pelo uso de tecnologias apropriadas. Nossos empregados so motivados no sentido de buscarem a melhoria do padro de qualidade de nossos servios.

NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: buscar continuamente a melhoria da qualidade de nossos servios; assegurar exatido, transparncia e objetividade na prestao de informaes aos nossos clientes; atender com deferncia, adotando as melhores prticas no relacionamento com o cliente; agir pr-ativamente no atendimento s necessidades dos clientes e na busca de solues para as questes apresentadas por eles; possibilitar atendimento com segurana, conforto e economia, atravs de uma estrutura adequada e satisfatria; oferecer orientaes conservao de energia como critrio para a prestao de um servio responsvel; incentivar a inovao tecnolgica e assegurar a utilizao das tecnologias mais adequadas aos processos da Cemig, visando maior competitividade e a otimizao dos resultados operacionais.

PRINCPIO N 3: CUMPRIMENTO DA LEI E COMPROMISSO COM AS MELHORES PRTICAS DE GOVERNANA

A Cemig conduz seus negcios e atividades de forma a agregar valor a seus investimentos e Empresa, mantendo uma atuao coerente com a lei. Considera os requisitos da boa governana corporativa e prioriza uma relao de confiana, integridade e respeito com acionistas, investidores, clientes, empregados, fornecedores, sociedade e Governo. Na elaborao de seus relatrios prevalecem a clareza, a fidelidade, a objetividade e a pontualidade das informaes.

O QUE : A Cemig trabalha no sentido de garantir ganhos econmico-financeiros e de imagem, cumprindo sua funo empresarial e social. Estabelece como premissa na realizao de suas atividades o cumprimento das leis aplicveis aos seus negcios e procedimentos. Estamos comprometidos com a adoo das prticas de Governana Corporativa e com a legislao do mercado de capitais nacional e internacional. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: respeitar as leis e outros atos normativos aplicveis aos negcios e procedimentos da Empresa (*); cumprir as normas institudas pelos rgos de regulao dos valores mobilirios, tanto no plano nacional como no internacional; manter o controle das informaes financeiras de forma a assegurar a sua veracidade e a qualidade; agir com transparncia, independncia, eqidade, e responsabilidade nas relaes com acionistas, investidores, auditores, clientes e analistas de mercado, sobretudo no fornecimento de informaes, que devem primar pela qualidade, veracidade, periodicidade e pontualidade; disponibilizar as informaes relevantes sobre a Cemig atravs de divulgao ampla e irrestrita, afastando a possibilidade de informao privilegiada. No devemos:

contribuir para, ou facilitar a divulgao ou o repasse a terceiros de informao confidencial ou privilegiada, ainda no divulgada ao mercado.

Responsabilidades adicionais dos administradores: assegurar a formulao e a aplicao de procedimentos necessrios para o atendimento pela Empresa das melhores prticas de governana corporativa, com nfase para a observncia das normas e legislao referente Comisso de Valores Imobilirios CVM e outras instituies que regulam o mercado de capitais naqueles pases onde a Cemig tenha suas aes listadas. Responsabilidades adicionais dos administradores e membros do Conselho Fiscal:

atuar com independncia e lealdade em relao Cemig, no permitindo que interesses distintos possam possibilitar o favorecimento a terceiros, o mau uso dos ativos ou abusos em transaes envolvendo a empresa; caso seja identificado conflito de interesses, a pessoa envolvida deve afastar-se das discusses e deliberaes.

(*) Obs.: ateno para o Decreto Estadual N 43.673, de 04/12/2003, que institui o Cdigo de tica do Estado de Minas Gerais.

PRINCPIO N 4: INTEGRIDADE PROFISSIONAL

A Cemig reconhece e valoriza a conduta profissional pautada pelo comprometimento com as atividades da Empresa e pela integridade ao agir com o colega de trabalho, parceiros, clientes e com a sociedade em geral. Respeita os seus empregados, contratados e prestadores de servio, e espera que cada um discipline suas aes com base na lei, se oriente pela verdade no desempenho de suas atribuies e defenda, como compromisso profissional e moral, os interesses da Empresa e da sociedade.

O QUE : Consideramos como Integridade Profissional do empregado a competncia no trabalho, a valorizao da transparncia e do respeito em seus relacionamentos e a capacidade de conciliar os objetivos e interesses pessoais e profissionais com os da Cemig. Nossos resultados dependem ainda da conduta prudente e responsvel de cada um no que se refere aos assuntos sigilosos da Empresa. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: executar as atividades de nossa competncia buscando sempre resguardar os interesses da Cemig; colaborar para que as relaes de trabalho se pautem pela cortesia, cooperao e respeito, fomentando o esprito de equipe e um ambiente de trabalho produtivo e saudvel; valorizar a diversidade e no permitir qualquer forma de discriminao com base em raa, sexo, cor, aparncia, nacionalidade, religio, idade, condies fsica e mental, estado civil, ideologia poltica, condio de veterano ou novato; colaborar para que a competio interna seja focada no desenvolvimento tcnico profissional e na melhoria constante dos resultados empresariais; exercer a funo de representao somente mediante delegao; contribuir para que a comunicao interna e o relacionamento empresa-empregado sejam pautados pela transparncia e pela verdade, de forma a criar um canal de aproximao e integrao entre as pessoas e entre a empresa e seus empregados.

levar ao conhecimento do superior imediato fatos que possam configurar conflitos de interesses entre nossa funo na empresa e outras atividades externas Cemig. No devemos: permitir situaes ou exercer atividades que possam conflitar com a nossa funo, contrariar os interesses da Empresa, colocar sob suspeita a conduta de nossos empregados ou denegrir a imagem da Cemig; participar, direta ou indiretamente, de qualquer forma de assdio moral ou sexual; incentivar ou participar da disseminao de inverdades ou de aes que busquem criar a desconfiana entre os empregados da empresa; receber presentes ou favores capazes de influenciar uma deciso empresarial ou comercial, a no ser que se trate de mera cortesia ou brindes sem valor comercial (*). Responsabilidades adicionais dos gerentes: promover o treinamento e o desenvolvimento profissional dos empregados da Cemig, favorecendo o equilbrio entre sua vida pessoal e profissional.

(*) Obs.: o Decreto Estadual N 43.673, de 04/12/2003, que institui o Cdigo de tica do Estado de Minas Gerais, estabelece em seu artigo 18 que vedada a aceitao de presentes, benefcios ou vantagens, no se considerando presentes os brindes que: no tenham valor comercial; os distribudos a ttulo de cortesia, propaganda, divulgao habitual ou por ocasio de eventos especiais ou datas comemorativas, com valor inferior a um salrio mnimo.

10

PRINCPIO N 5: MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL


A Cemig reconhece e enfatiza a proteo do meio ambiente em todos os seus processos e instalaes. Alm disso, apia a ao responsvel em relao melhoria da qualidade de vida dos diversos pblicos com que se relaciona. O QUE : A Cemig considera no seu planejamento e na realizao de suas atividades a necessidade de proteger o meio ambiente, de colaborar para o desenvolvimento social das populaes nos locais onde atua, e de atuar no sentido a manter relaes de respeito e de cooperao com seus consumidores, com a comunidade, fornecedores, Governos e outras partes envolvidas em suas atividades. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: Em relao ao Meio Ambiente: agir em conformidade com a legislao e com a Poltica Ambiental da Cemig e cumprir os procedimentos ambientais internos; agir com prontido e comprometimento na preveno ou minimizao de danos ambientais que sejam previsveis em nossa atividade. Em relao Responsabilidade Social, devemos: considerar, na elaborao de nossos programas e projetos, as diretrizes de responsabilidade social da Cemig e as possibilidades de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a Empresa est inserida; colaborar para a formao de um ambiente que favorea a criao de uma conscincia de cidadania das pessoas. Responsabilidades adicionais dos gerentes: administrar os impactos e riscos ambientais provenientes de atividades cuja execuo esteja sob sua responsabilidade direta ou de terceiros contratados; orientar e estimular a adoo das boas prticas de responsabilidade social.

11

PRINCPIO N 6: OBEDINCIA A NORMAS E INSTRUES INTERNAS


A Cemig tem como instrumentos de controle, normas e instrues internas que estabelecem os critrios para execuo de suas atividades e rotinas e que so atualizadas em face de mudanas da legislao e das necessidades da Empresa. Garantimos o alcance dos objetivos da Cemig atravs do cumprimento dessas regras organizacionais que favorecem a uniformizao da conduta corporativa.

O QUE : A disperso e a dimenso geogrfica das nossas instalaes e a multiplicidade de aspectos que integram o universo operacional da Cemig impem a necessidade de uma base normativa e disciplinar continuamente atualizada. O conjunto normativo da Cemig abrange diretrizes, normas, instrues e circulares, que estabelecem, modificam ou regulamentam processos e rotinas da Empresa. As normas e instrues destinam-se a sistematizar, uniformizar e comunicar assuntos de planejamento, projeto, normalizao, construo, operao e manuteno relacionados com as atividades da Cemig. As circulares destinam-se a dar conhecimento sobre deliberaes, resolues, ordens gerais, recomendaes e outros comunicados internos. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: conhecer e agir de acordo com as normas, instrues e circulares estabelecidas e disponibilizadas pela Empresa; colaborar para o aperfeioamento das normas e instrues existentes, sugerindo melhorias aos responsveis pela sua elaborao; zelar pela correta aplicao das normas e instrues da Empresa.

No devemos: desvirtuar o contedo das normas e instrues com interpretaes pessoais.

12

PRINCPIO N 7: PRESERVAO DA IMAGEM INSTITUCIONAL E DA MARCA CEMIG


A imagem da Cemig um patrimnio intangvel de valor imensurvel, construdo ao longo de uma existncia. Esse valor transferido marca Cemig, que merece os mesmos cuidados dispensados Imagem, j que onde est a marca Cemig est a Empresa Cemig. Nossa propriedade intelectual representa tambm um bem a ser protegido e valorizado.

O QUE : A marca Cemig traduz a fora de sustentabilidade da nossa Empresa. A Identidade Visual e a Imagem da Cemig tm valor estratgico e econmico porque traduzem qualidade tcnica e uma cultura pautada por coerncia, dinamismo e pelo esforo conjunto e direcionada na Empresa. A Cemig protege sua propriedade intelectual (propriedade industrial e direito autoral ) e controla o uso de sua imagem.

NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: zelar pela Marca, Imagem e Identidade Visual da Cemig em qualquer manifestao da Empresa e nas campanhas publicitrias, mantendo as suas caractersticas originais, ainda que estas possuam marcas especficas; exercer os direitos legais para registro da propriedade intelectual da Empresa, observando os procedimentos para proteo de invenes, processos e inovaes. No devemos: permitir o uso de cones ou smbolos que interfiram na correta aplicao da marca Cemig, quando da divulgao de eventos, programas, projetos ou nomenclaturas das unidades administrativas.

13

A Cemig zela permanentemente pelo seu patrimnio, que tambm patrimnio de seus acionistas e da prpria sociedade mineira e brasileira. A Empresa disciplina a utilizao de recursos e bens atravs de instrues internas para o seu adequado planejamento e controle, compatibilizando disponibilidade, custo, qualidade e racionalidade. O QUE : Para a proteo do seu conjunto de bens e recursos, a Cemig institui normas e instrues onde so definidas as responsabilidades em relao aos ativos, recursos e meios da Empresa. As instalaes incluem escritrios, depsitos, almoxarifados, usinas, subestaes, linhas de transmisso, redes de distribuio de energia, telecomunicaes e gasodutos, e necessitam de cuidados e manutenes de forma a assegurar sua integridade, seu uso adequado na operao e seu valor como patrimnio da Empresa. Os materiais, equipamentos, veculos e demais bens da Cemig devem ser tratados de forma controlada, responsvel e racional, de forma a evitar perdas ou sua m utilizao, redundando em prejuzos para a Empresa. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: zelar pela integridade das instalaes, materiais, equipamentos, veculos e outros bens e recursos da empresa; buscar utilizar os recursos disponibilizados pela Cemig para o desempenho de nossas funes, observando as instrues da Empresa; assegurar que a requisio e a utilizao de materiais seja feita de forma racional e econmica, atravs de planejamento e controle eficientes; buscar a otimizao e a reduo dos custos em relao ao uso de equipamentos, peas, materiais, servios, telefones, copiadoras, veculos e outros bens e recursos da Empresa; assegurar a utilizao de equipamentos e recursos com qualidade compatvel com as nossas atividades. No devemos: permitir que os recursos e bens da Empresa sejam utilizados de forma a causar prejuzos Cemig ou sua imagem.

PRINCPIO N 8: PROTEO DO PATRIMNIO

14

PRINCPIO N 9: RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE E COM A IMPRENSA


Nossa comunicao com a Sociedade e com a Imprensa regida pela informao responsvel, clara e oportuna, que preserva a confiana do nosso cliente e do pblico em geral. Buscamos aperfeioar nossa comunicao com o propsito de evitar interpretaes errneas ou parciais que possam prejudicar a Imagem da Empresa. O QUE : A presena freqente da Cemig ou de seus produtos e servios na mdia, no apenas por meio de anncios, mas tambm de notcias, faz dela uma formadora de opinio, o que aumenta nossa responsabilidade pela qualidade da informao e justifica os investimentos que a Empresa faz nos seus instrumentos de comunicao e divulgao. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: zelar pela veracidade das informaes como pressuposto bsico da nossa comunicao; repassar informaes sociedade e imprensa quando devidamente autorizados (no caso dos empregados, pelo rgo responsvel pela Comunicao Empresarial da Cemig). No devemos: divulgar ou comentar informaes estratgicas ou de carter sigiloso ou restrito, exceto com autorizao especfica.

15

PRINCPIO N 10: RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E CONTRATADOS


A Cemig compradora de materiais e servios em larga escala e se apia na sua experincia para a realizao de aquisies e para a avaliao tcnica de fornecedores nos mercados nacional e internacional. Em suas relaes com Fornecedores e Contratados, orienta-se pelos princpios bsicos da licitao pblica.

O QUE : As aquisies de bens e servios, bem como a habilitao de fornecedores, so feitas pela Cemig conforme determina a Lei Federal n 8.666/93 e suas normas internas. Procedimentos corporativos garantem a eqidade no tratamento com os fornecedores, estabelecendo requisitos para habilitao jurdica, comprovao de regularidade fiscal, qualificao tcnica e econmico-financeira. A Cemig investe permanentemente na qualificao dos seus profissionais e no estabelecimento de normas tcnicas para a adequada execuo de seus processos de aquisio e contratao de bens e servios. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: pautar-nos por relaes comerciais transparentes atravs da objetividade das informaes e clareza nas especificaes tcnicas; assegurar os interesses da Empresa atravs de criterioso acompanhamento dos contratos e avaliao de desempenho; zelar pelo relacionamento essencialmente profissional entre contratados, fornecedores e empregados, conforme dispositivos legais e instrues internas especficas; agir com idoneidade na execuo de vistoria tcnica para medio e correta execuo dos trabalhos, corrigindo falhas ou defeitos porventura existentes; agir com rigor no controle, acompanhamento e pagamento de contratos, bem como no acompanhamento de fabricao e testes de equipamentos e na fiscalizao de projetos e obras. No devemos: permitir tratamento que possa comprometer iseno e integridade nas relaes comerciais entre a Cemig e fornecedores ou contratados.

16

PRINCPIO N 11: UTILIZAO ADEQUADA DE INFORMAES E DOS RECURSOS E MEIOS DE INFORMTICA


Para a Cemig a informao um bem valioso, que deve ser utilizado, gerenciado e protegido adequadamente. Integram tambm esse patrimnio da Empresa todos os conhecimentos tcnicos e tecnolgicos (publicaes, relatrios, projetos, especificaes de obras e outros itens) que garantem a qualidade Cemig. A tecnologia afeta o valor das atividades da Empresa e permite que ela conquiste uma vantagem competitiva atravs da explorao segura e eficiente dos seus recursos e meios de informtica.

O QUE : As informaes privativas da Cemig constituem um diferencial competitivo visando obteno de bons resultados empresariais e a criao de novas oportunidades de negcios. Reconhecemos a necessidade de tratar essas informaes com o cuidado necessrio a fim de preservar o seu valor para a Empresa e evitar prejuzos devido a sua divulgao inoportuna, perda ou alterao indevida. Estamos cientes que a utilizao dos recursos e meios de informtica fundamental para a boa execuo de nossas atividades, o que nos obriga a adotar uma srie de medidas e controles destinados a garantir que os objetivos de segurana da informao sejam atendidos. NOSSAS RESPONSABILIDADES: Como empregados, gerentes, administradores, e membros do Conselho Fiscal da Cemig, devemos: manter a confidencialidade das informaes privativas da Cemig, de divulgao no autorizada, nas reas comercial, tcnica, jurdica, de finanas, estratgicas, de tecnologia, processos, contratos, planos de marketing ou de investimentos, programas de computador, preos e especificaes de fornecedores, dados cadastrais de clientes, empregados e fornecedores, e outras; obter a prvia autorizao dos rgos competentes da Empresa na cesso de documentos tcnicos, de carter estratgico e trabalhos ainda no divulgados externamente, agindo com responsabilidade e em defesa dos interesses da Empresa, e de acordo com as normas internas, na anlise e atendimento dessas solicitaes; demonstrar responsabilidade quanto segurana da informao contida nos recursos e meios de informtica, estando cientes dos processos, iniciativas e normas de segurana, e agindo de forma a reduzir os riscos de violao;

17

usar a Internet, Intranet, o acesso rede e o correio eletrnico disponibilizados pela Empresa com responsabilidade, seguindo todas as polticas e procedimentos ligados sua utilizao e proteo. No devemos: usar informaes ou recursos de informtica da Cemig, ou repassar a terceiros documentao de carter restrito, violando as exigncias legais e as polticas da Cemig; tentar acesso no autorizado a dados restritos ou facilitar o acesso no autorizado a qualquer pessoa.

18

GLOSSRIO:
Acidente: qualquer evento no programado que interfere negativamente na atividade produtiva. Administradores: membro(s) do Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva da Cemig. Cliente: consumidor ou cliente, conforme estabelecido nas Condies Gerais de Fornecimento de Energia Eltrica, qualquer pessoa fsica ou jurdica, que solicitar a concessionria o fornecimento de energia eltrica e assumir a responsabilidade pelo pagamento das faturas e pelas demais obrigaes fixadas nas normas e regulamentos da Agncia nacional de Energia Eltrica. Conflitos de interesse: esto relacionados a escolhas e decises determinadas por interesses pessoais (financeiros ou outros) em detrimento do interesse da empresa; segundo o Cdigo das Melhores Prticas de Governana Corporativa do Instituto Brasileiro De Governana Corporativa IBGC: H conflito de interesses quando algum no independente em relao matria em discusso e pode influenciar ou tomar decises motivadas por interesses distintos daqueles da sociedade. Contratado: a designao para mode-obra temporria destinada execuo de servios especiais realizados nas instalaes da Empresa, incluindo as Linhas de Transmisso e as redes de distribuio de energia e telecomunicaes. Este conceito no abrange a execuo de servios em instalaes de terceiros (oficinas, laboratrios, escritrios, etc.), bem como o pessoal indiretamente envolvido, como pessoal administrativo de empreiteira. Controlada: empresa na qual a Cemig titular de direito de scio que lhe assegure, de modo permanente, diretamente ou atravs de suas controladas, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Empregado(s): pessoa(s) fsica(s) que mantm(m) direta relao trabalhista com a Cemig. Fornecedor: a designao genrica que engloba executor de obras, prestador de servios e fornecedor de materiais. Gerentes: Gerentes, Assistentes e Superintendentes da Cemig.

19

Governana Corporativa: o sistema ou conjunto de prticas que permite aos scios o governo estratgico de sua empresa e a efetiva monitorao da direo executiva, tendo por objetivos valorizar a empresa, melhorar seu desempenho, facilitar seu acesso a capital a custos mais baixos e contribuir para sua perenidade. Identidade Visual: forma personalizada atravs da qual a Cemig se faz representar junto comunidade onde atua. Imagem: aquilo que se passa e captado como opinio do pblico em geral. Intranet: rede de computadores interna Empresa (Cemig Net). Marca: um smbolo, um sinal distintivo que pode ser percebido visualmente, uma figura, um nome ou uma frase, com a finalidade de identificar produtos e servios, distinguindoos dos demais existentes no mercado. Material de comunicao: peas grficas, brindes, placas, banners, faixas, bottons, filmes, Vdeo Tapes audiovisuais, jornais, relatrios, home pagers . Meios e recursos: Tudo aquilo de que o empregado possa dispor como facilidades e recursos oferecidos pela Empresa, a serem utilizadas no desempenho de suas funes (carto de crdito corporativo, veculos, convnios, etc.). Propriedade Intelectual: propriedade que resulta da criao da mente humana. Dependendo do tipo de criao, esto disponveis, dentre outras, as seguintes protees: direito autoral (protege obras literrias e tcnicas, desenhos, fotografias, vdeos, msicas, fitas de udio, programas de computador, etc.); patentes e desenho industrial (permitem que inventores excluam outros de fazer, usar ou vender suas invenes); marcas registradas (restringe sua utilizao por terceiros; em algumas circunstncias podem ser protegidas mesmo sem o registro). Publicidade: toda veiculao paga pela Empresa, tais como: anncios institucionais e de servios, de esclarecimentos sociedade, de natureza legal, de interrupo de energia, de recrutamento etc. Usurios (de informtica): empregados e contratados devidamente autorizados a usar os recursos e meios de informtica. Veterano: empregado qualificado em qualquer atividade por exerc-la h muito tempo.

20

Вам также может понравиться