Вы находитесь на странице: 1из 17

O que Gastrite? A gastrite ocorre quando o revestimento do estmago fica inflamado ou inchado.

A gastrite pode durar por pouco tempo (gastrite aguda) ou pode durar de meses a anos (gastrite crnica).

Causas As causas mais comuns da gastrite so:

Determinados medicamentos, como aspirina, ibuprofeno ou naproxen, quando tomados por um longo perodo

Beber muito lcool Infeco do estmago com uma bactria chamada Helicobacter pylori

As causas menos comuns so:

Distrbios autoimunes (tais como anemia perniciosa) Refluxo da bile no estmago (refluxo de bile) Abuso de cocana Ingesto de substncias corrosivas (como venenos) ou que causam queimaduras

Estresse excessivo Infeco viral, como citomegalovrus e vrus de herpes, principalmente em pessoas com sistema imunolgico fraco

Trauma ou uma doena grave e sbita, como uma grande cirurgia, insuficincia renal ou ser colocado em um respirador podem causar gastrite.

Exames Os testes que podem ser necessrios incluem:

Contagem completa de clulas sanguneas (CBC) para verificar se h anemia ou poucas clulas sanguneas

Exame do estmago com um endoscpio (esofagogastroduenoscopia ou EGD)

Testes de H. pylori Exame de fezes para verificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, o que pode ser um sinal de sangramento no estmago

LCERA PPTICA Sinnimos e nomes populares: lcera, doena ulcerosa, lcera do estmago ou lcera do duodeno. A lcera uma leso do revestimento (mucosa) do esfago, estmago ou duodeno, que a poro inicial do intestino. Como se desenvolve? O estmago, intestinos e glndulas digestivas produzem substncias que so responsveis pela digesto dos alimentos que ingerimos, dentre elas, o cido clordrico e a pepsina. Durante muito tempo o entendimento desta doena foi baseado em duas crenas: "sem cido, no h lcera" e "uma vez ulceroso, sempre ulceroso". Com base nestes princpios a definio era de uma doena crnica de longa durao, com perodos variveis de atividade e de acalmia e que s ocorria na presena de cido e pepsina, portanto, somente em reas banhadas por estas substncias, como o estmago e duodeno.

Com o tempo descobriu-se que o cido no era o nico responsvel pelo aparecimento das lceras e que havia outros agressores. Os principais em relao mucosa do estmago e do duodeno so a bactria chamada Helicobacter pylori e os medicamentos antiinflamatrios e aspirina. Os mecanismos de proteo do aparelho digestivo (produo de muco e de neutralizantes) agem como uma barreira contra agentes agressores da mucosa e tem sua funo muito prejudicada pelos antiinflamatrios e pelo cigarro. O fumo facilita o aparecimento da lcera e dificulta sua cicatrizao. Alm disto, a lcera pptica resultante do desequilbrio entre os fatores agressores e protetores. O que se sente? A manifestao mais comum da lcera a dor, tendo quatro caractersticas fundamentais, que auxiliam no diagnstico, tais como: tipo, localizao, ritmo e periodicidade. A dor, em geral, referida como uma queimao e, s vezes, como dor de fome. Na maioria das vezes, localiza-se "na boca do estmago", podendo o paciente apontar com o dedo o ponto doloroso. A ritmicidade entendida pelo alvio da dor com a alimentao, sendo descrita como do tipo "di, come e passa". Outra caracterstica marcante da dor, principalmente da lcera duodenal, sua ocorrncia noite, acordando o paciente durante a madrugada, quase sempre na mesma hora e que alivia com a ingesto de leite, anticidos ou mesmo de gua. freqente a repetio das queixas numa mesma poca do ano o que entendido como periodicidade. Outros sintomas podem ocorrer como enjo, vmitos e plenitude (sensao de peso ou estufamento no estmago) aps as refeies. A azia, apesar de no ser diretamente causada pela lcera, est associada em muitos casos. Pode acontecer da lcera no causar sintomas e a primeira manifestao ser uma complicao da doena como o sangramento e a perfurao. Quando ocorre o sangramento o paciente nota fezes pretas, brilhantes, moles e particularmente mal cheirosas (melena) e/ou vmito com sangue vivo ou tipo borra de caf (hematmese). Como o mdico faz o diagnstico? Basicamente atravs das queixas do paciente e sua confirmao pela endoscopia digestiva, ou quando esta no est disponvel, pelo Raio-X contrastado do Estmago e Duodeno. Outros exames so complementares ao exame endoscpico, como a retirada de um fragmento da lcera (bipsia) para exame microscpico. Este informar o grau de inflamao nesta regio, a presena do Helicobacter pylori e a natureza benigna ou maligna da lcera, pois algumas so causadas por cncer. Como se trata? So utilizados anticidos para neutralizar o excesso de cido existente no estmago ou para inibir sua secreo. Os primeiros so representados por tradicionais pastilhas e lquidos brancos contendo sais de magnsio e alumnio, enquanto os outros so administrados atravs de comprimidos, cpsulas ou injees. Esses remdios tambm tm a funo de aliviar os sintomas. O uso de medicamentos j descritos como agressivos deve ser interrompido. Completando, trata-se de eliminar o Helicobacter pela administrao associada de dois ou trs antibiticos. Como se previne?

Sabe-se que a eliminao do Helicobacter pylori com o uso de antibiticos associados a inibidores da secreo cida resulta, na maioria dos ulcerosos, na cura da doena e que, nas pessoas nas quais a bactria eliminada, a taxa de recidiva, isto , o retorno da lcera insignificante. Alm disto, o uso indiscriminado de antiinflamatrios deve ser combatido. Quando necessrios, devem ser usados com superviso do mdico, que poder prescrever medicamentos que visam evitar a lcera. Desestimular o fumo tambm constitui uma tima atitude preventiva. As restries alimentares no parecem teis na preveno da lcera pptica.

INFECO URINRIA A infeco do trato urinrio (IU) constitui uma das principais causas de consulta na prtica mdica, s perdendo para as infeces respiratrias. importante, assim, definir e caracterizar a infeco urinria, bem como explicar os termos mais usados pelos mdicos, o que abordado neste primeiro artigo. No segundo artigo trataremos das cistites (infeco urinria baixa) e, no terceiro, das pielonefrites (infeco urinria alta). No quarto artigo, trataremos das infeces urinrias nas crianas e, no quinto, das infeces urinrias nas gestantes. Assim, para que se tenha uma idia abrangente da IU, aconselhvel ler os artigos em seqncia pois eles abordam as infeces urinrias de diferentes ngulos. O que ? A IU a presena de microorganismos em alguma parte do trato urinrio. Quando surge no rim, chama-se pielonefrite; na bexiga, cistite; na prstata , prostatite e na uretra, uretrite. A grande maioria das IU causada por bactrias, mas tambm podem ser provocadas por vrus, fungos e outros microorganismos. A maioria das infeces urinrias ocorre pela invaso de alguma bactria da flora bacteriana intestinal no trato urinrio. A bactria Escherichia coli, representa 80-95% dos invasores infectantes do trato urinrio. s vezes, o paciente apresenta sintomas semelhantes aos da IU, como dor, ardncia, urgncia para urinar e aumento da freqncia, mas os exames culturais no mostram bactrias na urina. Estes casos podem ser confundidos com IU e so chamados de sndrome uretral aguda, que pode ter outras causas no infecciosas, mas de origem inflamatria, como qumicas, txicas, hormonais e irradiao. Como ocorre?

O acesso dos microorganismos ao trato urinrio se d por via ascendente, ou seja, pela uretra, podendo se instalar na prpria uretra e prstata, avanando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim. Dificilmente, as bactrias podem penetrar no trato urinrio pela via sangnea. Isto ocorre apenas quando existe infeco generalizada (septicemia) ou em indivduos sem defesas imunitrias como aidticos e transplantados. A intensidade da IU depende das defesas do paciente, da virulncia do microorganismo e da capacidade de aderir parede do trato urinrio. Como a urina estril, existem fatores que facilitam a contaminao do trato urinrio, tais como: obstruo urinria: prstata aumentada, estenose de uretra, defeitos congnitos e outros corpos estranhos: sondas, clculos (pedras nos rins), introduo de objetos na uretra (crianas) doenas neurolgicas: traumatismo de coluna, bexiga neurognica do diabetes fstulas genito-urinrias e do trato digestivo, colostomizados e constipados doenas sexualmente transmissveis e infeces ginecolgicas.

As orientaes profilticas e teraputicas desses fatores facilitadores podero ser vistas nos artigos sobre cistite, pielonefrite e infeco urinria na criana e grvida. O que se sente ? O ato dor ardncia dificuldade e/ou urgncia para urinar mices urinrias pequeno volume muito freqentes e de de urinar voluntrio e indolor. A presena de:

com urina de mau cheiro, de cor opaca

com filamentos de muco

formam um conjunto de dados que permite ao mdico suspeitar que o paciente est com infeco urinria. Muitas vezes, somam-se a esses sintomas e sinais dores na bexiga e no final da mico, gotejamentos de pequenas quantidades de sangue. Quando o rim atingido, o paciente apresenta, alm dos sintomas anteriores, calafrios, febre e dor lombar, podendo, algumas vezes, ocorrer clicas abdominais, nuseas e vmitos. Como se faz o diagnstico? A presena dos sinais e sintomas de IU obriga o mdico a solicitar um exame comum de urina e uma urocultura. Para isso, muito importante que a coleta de uma amostra de urina seja feita sem contaminao. A contaminao, geralmente, de microorganismos da uretra, da regio perianal e algumas vezes da tosse ou das mos que manuseiam os frascos esterilizados. H quatro mtodos de coleta: jato urinrio mdio, coletor urinrio, sondagem e puno da bexiga. Cada um desses mtodos tem suas indicaes, convenincias e complicaes. O mdico deve decidir qual o melhor para o seu paciente. A maioria das coletas feita pelo jato mdio da primeira urina da manh, aps uma higienizao bem feita da regio peri-uretral. O jato mdio o jato urinrio colhido aps ter sido desprezada a primeira poro da urina, que poderia estar contaminada por microorganismos da uretra. O exame comum de urina, no caso de IU, apresenta bactrias e grande quantidade de leuccitos (glbulos brancos), predominando sobre os eritrcitos (glbulos vermelhos) no sedimento urinrio. O exame cultural da urina na IU mostra um crescimento de bactrias superior a 100.000 germes por mililitro de urina. Esta quantidade de bactrias permite o diagnstico de IU em mais de 95% dos casos, desde que no tenha havido contaminao. Algumas vezes, em certas situaes, um nmero menor de bactrias, tambm, pode significar IU. bom sempre lembrar que a urina estril e no deve ter bactrias.

. O que clculo renal? A litase, nefrolitase, clculo urinrio ou pedra no rim, como so comumente conhecidos os clculos renais, na verdade so uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas vrias partes do trato urinrio. So depsitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinrio. Estas pedras comeam bem pequenas e vo crescendo.

O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentrao das diferentes substncias qumicas presentes na urina. Acredita-se que o crescimento dos clculos renais pode ser acelerado por substncias denominadas promotoras e retardado por substncias ditas inibidoras. Clculos renais constitudos por clcio so os mais comuns. Alguns outros minerais normalmente encontrados so: estruvita, oxalato, cido rico. Comumente as pedras podem ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, h uma tendncia para que eles se depositem na urina. Em geral, o acmulo de minerais que acabam se cristalizando ocorre devido a uma disfuno metablica no organismo.

Imagem do Atlas das Patologias do Sistema Urinrio

Clculo renal com Clculo coraliforme 1cm de bilateral nos rins dimetro

Todas as pessoas tero clculo renal um dia? No. Aproximadamente uma em cada 200 pessoas desenvolvem clculos renais. Cerca de 80% destas pessoas eliminaro a pedra espontaneamente, junto com a urina. Os 20% restantes necessitaro de alguma forma de tratamento. As pessoas que j tiveram um clculo urolgico tm uma chance de 50% de desenvolver um novo clculo renal nos prximos 5 a 10 anos. importante lembrar que a eliminao espontnea do clculo renal, junto com a urina, pode causar graves danos ao aparelho urinrio. A doena duas vezes mais comum em homens e seu pico de incidncia ocorre entre os 20 e 40 anos de idade.

Quais os tipos de clculo renal? Os clculos renais podem conter variveis combinaes de elementos qumicos. O tipo mais comum de clculo renal contm clcio em

combinao com oxalato (que esto presentes em uma dieta normal e fazem parte dos ossos e msculos). Esses clculos representam at 80% de todos os clculos renais. Um tipo menos comum de clculo renal causado pela infeco urinria. Esse tipo de pedra nos rins chamado estruvita ou clculo infeccioso. Eles podem ser de grande tamanho e obstruir a via urinria, podendo levar a grandes danos renais. Ainda menos comuns o clculo renal de cido rico, que est associado com a gota ou quimioterapia, compreendendo cerca de 10% dos clculos renais, e outros mais raros.

Como eu sei se estou com clculo renal? O diagnstico confirmado atravs de radiografias abdominais ou ecografia abdominal. O exame comum de urina apresenta sangue na maioria dos casos. Alguns clculos renais podem permanecer assintomticos, entretanto podem tambm obstruir e machucar partes do trato urinrio ao tentarem passar junto com o fluxo normal da urina. O clculo renal o responsvel pela famosa clica renal: dor nas costas ou no abdome lateral ou embaixo das costelas com irradiao para o testculo do mesmo lado ou para o grande lbio vaginal nas mulheres. Geralmente uma dor forte, intensa. Se h infeco urinria concomitante o aparecimento de febre comum. Os clculos renais podem tambm ser assintomticos e crescerem at um tamanho considervel, sem que o paciente os note.

O que se sente quando est com clculo renal? A dor causada por um clculo renal descrita como a mais severa dor que uma pessoa pode experimentar, ocorrendo na poro inferior das costas ou no abdmen. Esta dor pode ser tanto constante como descontnua e pode vir acompanhada de nusea, vmito e sangue na urina. Devido dor severa, um ataque agudo consiste em uma verdadeira urgncia.

Qual a origem dos clculos renais? Conforme j descrito no incio do site, os clculos renais so depsitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinrio. Estas pedras comeam bem pequenas e vo crescendo. O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentrao das diferentes substncias qumicas presentes na urina. Acredita-se que o crescimento dos clculos

renais pode ser acelerado por substncias denominadas promotoras e retardado por substncias ditas inibidoras. Clculos renais constitudos por clcio so os mais comuns. Alguns outros minerais normalmente encontrados so: estruvita, oxalato, cido rico. Comumente as pedras nos rins podem ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, h uma tendncia para que eles se depositem na urina. Em geral, o acmulo de minerais que acabam se cristalizando e formando os clculos renais ocorre devido a uma disfuno metablica no organismo.

O mais importante sempre buscar um tratamento: As clicas renais so conhecidas por serem extremamente dolorosas. Contudo, este no o nico problema ocasionado pelos clculos renais. Milhares de pessoas possuem pedras nos rins e desconhecem o problema, pois muitas vezes os clculos permanecem no organismo durante meses ou at mesmo anos sem causar nenhuma dor. Mesmo assim, sem ocasionar nenhum transtorno aparente, estas pedras so capazes de causar grandes danos aos rins e at mesmo insuficincia renal. Aguardar que as pedras sejam expelidas naturalmente, ingerindo apenas muita gua, pode ser extremamente doloroso e perigoso, pois na passagem desde os rins at a bexiga, as pedras podem causar danos graves ao organismo. O contato constante dos clculos renais j formados com o livre fluxo da urina, permite o acesso rpido a uma abundante oferta de cristalizao de

minerais, que certamente lhe ajudaro a crescer. Alm disso, o fluxo urinrio pode trazer consigo bactrias, que em contato com as pedras podero provocar infeces urinrias muitas vezes fatais. Caso uma pedra bloqueie alguma das principais vias urinrias (ureteres), poder ocorrer tambm um bloqueio no fluxo de urina, impedindo que o rim esvazie seu contedo para a bexiga, o qual tende a inchar at que ocasione uma ruptura.

Avanos na investigao urolgica apontam que quase 99% dos tbulos e canais nos rins possuem menos de 1 milmetro de largura. Sendo assim, mesmo os clculos renais mais pequenos acabam sendo grandes o suficiente para ficarem alojados nas vias urinrias.

O perigo real dos clculos renais reside principalmente no seu potencial de dano e de imprevisibilidade. Voc pode optar pelo uso de um um medicamento aloptico indicado pelo seu mdico, uma litotripsia ou at mesmo um procedimento cirrgico. Importantssimo mesmo buscar um tratamento, pois simplesmente aguardar que os clculos renais sejam expelidos sozinhos, alm de expor o paciente a nveis altos de estresse, dores e traumas, ainda muito perigoso para o sistema urinrio, o qual pode sofrer danos irreversveis.

A hiperplasia prosttica benigna ou hiperplasia benigna da prstata (HBP) uma condio caracterizada pelo aumento do tamanho da prstata, no tendo nenhuma relao com o cncer da prstata. Neste texto vamos abordar os sintomas, o diagnstico e o tratamento da hiperplasia da prstata. O que a prstata?

A prstata uma glndula do tamanho de uma noz (3cm de dimetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para pnis.

Prstata normal x prstata aumentada (clique p/ampliar imagem) A prstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsvel pela secreo de um fludo alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente cido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao vulo. Como apresenta ntima relao com a uretra (canal que drena urina da bexiga), alteraes no tamanho da prstata podem comprimir a mesma e dificultar a passagem de urina, levando aos sintomas explicados mais frente. Como a prstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada atravs do toque retal, um dos mtodos mais simples de avaliao da glndula. Uma prstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido presena de um tumor pode ser facilmente identificada por este mtodo. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnstico. A prstata pode crescer e causar benigna de infeco da da prstata prstata (HBP) sintomas por da trs motivos: prstata prstata

Hiperplasia Cncer Prostatite benigna

Hiperplasia

O aumento do tamanho da prstata um processo estimulado pela presena do hormnio testosterona e ocorre durante toda vida no sexo masculino. Quanto mais velho uma pessoa, mais tempo a sua prstata teve para crescer. Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens tero uma prstata grande. Aos 40 anos 10% dos homens j tm uma prstata

aumentada de tamanho; aos 50 anos, esse nmero pula para 50%; aps os 80 anos, mais de 80% da populao masculina apresenta hiperplasia prosttica benigna. A hiperplasia benigna da prstata, como o prprio nome diz, um crescimento benigno, que nada tem a ver com cncer. Repetindo para no haver confuso: a hiperplasia da prstata um processo natural do envelhecimento e NO se transforma em cncer de prstata. Esta confuso surge frequentemente porque quase todo paciente com cncer de prstata tem mais de 60 anos, idade na qual a prevalncia da HBP alta. Fazendo uma comparao grosseira, podemos dizer que muitos pacientes com cncer de prstata tm cabelo branco, mas nem por isso achamos que ter cabelo branco causa cncer. Sintomas da hiperplasia benigna prosttica

O aumento da prstata em si no um problema. O problema est no fato da prstata estar anatomicamente localizada junto a algumas estruturas do trato urinrio, principalmente a uretra. O aumento da prstata comprime a uretra e atrapalha a sada da urina, podendo inclusive causar obstruo, hidronefrose (acmulo de urina no rim) e insuficincia renal. Veja a ilustrao do incio do texto para entender como se d a compresso da uretra. Os sintomas da hiperplasia benigna prosttica esto relacionados obstruo da uretra. Os primeiros sinais so a perda de fora do jato urinrio e a necessidade de urinar frequentemente. Explicando: a prstata aumentada comprime a uretra e atrapalha a drenagem da urina. Na maioria das vezes essa obstruo parcial e permite que algum volume de urina passe, principalmente quando a bexiga est cheia e a presso consegue vencer a resistncia causada pela prstata aumentada. Porm, quando o nvel de urina dentro da bexiga desce, a presso cai e o jato, que j fraco, se interrompe. O resultado final uma bexiga que no consegue mais se esvaziar por completo, ficando sempre com alguma urina em seu interior. Por isso, o paciente sente vontade de urinar frequentemente, mas s consegue eliminar pequenos volumes. O no esvaziamento completo da bexiga faz com que um grande volume de urina fique sempre represado, favorecendo o crescimento de bactrias em seu interior, j que o ato de urinar expulsa boa parte dos micro-organismos presentes na urina. Nos pacientes com hiperplasia benigna da prstata, h sempre um "laguinho" de urina para as bactrias se reproduzirem. No de se estranhar que a cistite (infeco da bexiga), rara em homens at os 45-50 anos, passe a ser um diagnstico comum em idosos.

O fato da urina ficar represada dentro da bexiga tambm favorece a formao de clculos (pedras) no seu interior.

Hidronefrose bilateral por HBP Conforme a prstata cresce, mais comprimida fica a uretra, at o ponto onde pode haver uma completa obstruo da passagem da urina. A urina que no drenada se acumula na vias urinrias e acaba por acometer os rins, levando hidronefrose (dilatao dos rins). O resultado final a insuficincia renal grave, podendo haver necessidade de hemodilise de urgncia.

bom destacar que no necessria a suspenso completa da urina para se ter grave leso nos rins. O paciente pode ainda conseguir urinar e mesmo assim estar com obstruo e hidronefrose grave. Basta que ele tenha um ritmo de eliminao de urina menor do que a produzida pelos rins. Quanto mais tempo os rins ficam obstrudos e cheios de urina, menor a chance de recuperao aps a desobstruo do fluxo. Aps 7 a 10 dias de hidronefrose, comeam a surgir leses irreversveis dos rins, um processo que se completa aps 3-4 meses de obstruo, poca em que provavelmente o doente permanecer dependente de hemodilise, mesmo que venha a corrigir o problema. Outro sintoma do crescimento da prstata a disfuno ertil (impotncia), que ocorre por compresso dos nervos que controlam a ereo.

Resumindo

os

sintomas

da

hiperplasia

prosttica

benigna:

Dor ou dificuldade para urinar Jato urinrio fraco - Necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequncia Incapacidade de esvaziar a bexiga Infeco urinria Clculo de bexiga - Insuficincia renal nos casos de grave obstruo e hidronefrose Como muitos pacientes com aumento da prstata e hidronefrose ainda conseguem urinar, no incomum que os mesmo no procurem ajuda mdica precocemente, negligenciando seus sintomas urinrios. Este comportamento acaba por tornar o quadro bem mais grave, muitas vezes fazendo com que o paciente pare no hospital, tempos depois, com um quadro de insuficincia renal avanada. importante que qualquer idoso, ao primeiro sinal ou sintoma de crescimento da prstata, seja avaliado por um urologista. Como feito o diagnstico da hiperplasia prosttica benigna?

Existe um tabela de pontos chamada de ESCORE INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTTICOS. So 7 perguntas e cada uma recebe uma pontuao de 0 a 5

Quantas vezes ficou a sensao de no esvaziar totalmente a bexiga? Quantas vezes teve de urinar novamente menos de 2 horas aps ter urinado? Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeou vrias vezes? Quantas vezes observou que foi difcil conter a urina? Quantas vezes observou que o jato urinrio estava fraco? Quantas vezes teve de fazer fora para comear a urinar? Quantas vezes, em mdia, teve de se levantar noite para urinar? = de da Metade da Nenhuma em 5 das vezes vezes das vezes sempre 7; 19; mais

0 1 2 3 4 5

= = = =

Menos Menos Mais = 0

1 vez metade das metade Quase a a ou

Leve: Moderada: Severa:

8 20

O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostticos, mas no diferencia entre HPB, cncer de prstata e prostatites, que apresentam sintomas muito parecidos. O diagnstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, a ultrassonografia transretal e abdominal, e a bipsia da prstata . PSA O PSA um marcador de doena prosttica, colhido atravs de anlises de sangue. O PSA eleva-se na HPB, nas prostatites e, principalmente, no cncer de prstata. PSA menor que 2,5 = Baixo risco de PSA entre 2,5 e 10 = Risco intermedirio de PSA maior que 10 = Alto risco de PSA maior que 20 = Muito alto risco de cncer e elevada chance de metastizada cncer cncer cncer doena

Pacientes com PSA baixo raramente tem cncer. Quando o valor do PSA intermedirio, o diagnstico mais provvel a HBP, mas o cncer de prstata no pode ser descartado. PSA alto indica alto risco de cncer, mas tambm possvel que seja prostatite ou at mesmo apenas HBP. PSA maiores que 20, praticamente s surgem no cncer ou em alguns casos de prostatite. Toque retal

Toque retal (exame da prstata) O toque retal consegue detectar o aumento da prstata, pois a mesma encontra-se encostada ao reto. Este exame da prstata, quando realizado por mdico experiente, permite, em muitos casos, saber se o aumento da prstata uniforme, ou seja, causado pela HBP, ou localizado, causado por um tumor. O toque retal permite ao mdico detectar irregularidades, ndulos, assimetrias e mudanas na consistncia da prstata. Ultrassonografia O utra-som realizado pela via retal permite uma boa visualizao da prstata, permitindo calcular o seu tamanho e volume, podendo tambm detectar ndulos suspeitos. O ultra-som abdominal permite calcular o volume de urina na bexiga e avaliar a capacidade de esvaziamento da mesma. Tambm possvel ver os rins e diagnosticar eventuais obstrues graves que estejam causando hidronefrose. Se aps a realizao de todos esses exames, o cncer continuar sendo uma hiptese, faz-se necessria a realizao da bipsia da prstata para se fechar o diagnstico. Tratamento da hiperplasia benigna da prstata Pacientes que apresentam HBP diagnosticada em exames de rotina e no apresentam nenhuma queixa ou sinal de obstruo urinria podem ser acompanhados regularmente sem tratamento especfico. Se houver aumento da prstata e sinais de obstruo moderada das vias urinrias, geralmente o tratamento indicado feito com medicamentos que diminuem o tamanho da prstata. Entre as drogas disponveis podemos citar: - Terazosina - Doxazosina - Tamsulosina, - Alfuzosina - Finasterida - Dutasterida

Resseco transuretral da prstata Quando a obstruo das vias urinrias grave ou quando o tratamento com medicamentos no tiver sucesso, ou seja, se no houver reduo do tamanho da prstata, a cirurgia passa a ser uma opo. A resseco transuretral da prstata (RTUP) atualmente o procedimento cirrgico mais usado. Neste procedimento o urologista retira grande parte da prstata com um aparelho chamado ressectoscpio, que introduzido atravs da uretra. Por este aparelho possvel introduzir uma lmina para ressecar a prstata e aspirar o tecido retirado. Geralmente retira-se todo o interior da prstata, deixando apenas a parte externa. A cirurgia feita com anestesia geral Se a prstata no for muito grande uma cirurgia possvel a inciso transuretral da prstata (ITUP), semelhante a RTUP, mas apenas retirando uma pequena parte de tecido da prstata, o suficiente para desobstruir a uretra. Existem outras tcnicas para resseco da prstata, como Laser, micro-ondas, cauterizao, etc. A tcnica depende da gravidade de cada caso e da experincia do urologista.

Вам также может понравиться