Вы находитесь на странице: 1из 10

CONCURSO PBLICO

Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Especcos

1. PROVA OBJETIVA

MDICO I CLNICO GERAL

INSTRUES

VOC RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 50 QUESTES OBJETIVAS. CONFIRA LEIA
CORRETA. SEU NOME E NMERO DE INSCRIO NA CAPA DESTE

CADERNO.

CUIDADOSAMENTE AS QUESTES OBJETIVAS E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA

ASSINALE, NA TIRA DE RESPOSTAS DA CAPA DESTE CADERNO, A ALTERNATIVA DE SUA OPO. RESPONDA
A TODAS AS QUESTES.

TRANSCREVA PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, A ALTERNATIVA QUE JULGAR CERTA. A
DURAO DA PROVA DE

HORAS.

A SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA 1 HORA DO INCIO DA PROVA. AO TERMINAR A PROVA, VOC ENTREGAR AO FISCAL A FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO DE QUESTES.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

09.12.2007 tarde

PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

CONHECIMENTOS GERAIS 01. O Sistema nico de Sade SUS considerado um sistema nico porque (A) preconiza que para se ter sade so necessrias aes em vrios setores, o que s uma poltica governamental integrada e nica pode assegurar. (B) conta com a participao de todos gestores municipais e estaduais, sob o comando nico do gestor federal. (C) segue a mesma doutrina e os mesmos princpios organizativos em todo o territrio nacional. (D) os servios particulares conveniados e contratados passam a ser complementares e sob diretrizes definidas pelo Ministrio da Sade. (E) todos os indivduos tm direito de acesso a todos os servios pblicos de sade. 02. A Constituio definiu que, quando por insuficincia do setor pblico, for necessria a contratao de servios privados de sade, isso deve se dar obedecendo a determinadas condies, dentre elas: (A) a celebrao dos contratos deve ser feita conforme as normas do direito privado. (B) os princpios da universalidade e eqidade devem ser respeitados, mas no o da gratuidade. (C) os servios privados s podem ser contratados se no tiverem fins lucrativos. (D) a integrao dos servios privados dever se dar conforme lgica prpria, dentro da estrutura organizativa do SUS. (E) o servio privado contratado deve agir como se fosse um servio pblico, uma vez que, quando contratado, atua em nome deste. 03. De acordo com os princpios do SUS, a(s) principal(ais) instncia(s) responsvel(eis) pelo atendimento ao doente e pela sade da populao (A) a municipal. (B) so a municipal e a estadual. (C) so a municipal e a federal. (D) so a estadual e a federal. (E) so a municipal, a estadual e a federal. 04. O controle do SUS feito (A) exclusivamente pela populao e pelo Poder Legislativo. (B) exclusivamente pela populao e pelo Poder Executivo. (C) exclusivamente pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo. (D) pela populao, pelo Poder Executivo e pelos gestores em cada esfera de governo. (E) pela populao, pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo.
3

05. Com relao aos fundos municipais de sade, correto afirmar que (A) so administrados pelas secretarias de fazenda, ou equivalente, integrando o caixa nico municipal. (B) servem para que os municpios administrem os recursos da sade alocados pelo governo federal, estadual e por eles prprios. (C) servem para a administrao dos recursos destinados sade, oriundos exclusivamente do oramento municipal. (D) servem para a administrao dos recursos destinados sade, oriundos exclusivamente do governo federal e estadual. (E) so uma das formas possveis de alocao dos recursos destinados sade, havendo outras que podem ser definidas pelos municpios de acordo com legislao prpria. 06. No Brasil, a seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos (A) ao trabalho, justia e segurana pblica. (B) educao, sade e justia. (C) sade, ao trabalho e assistncia social. (D) sade, previdncia e ao trabalho. (E) sade, previdncia e assistncia social. 07. Segundo a Constituio Federal, a sade dever do Estado e direito de todos, garantido mediante polticas (A) sociais e econmicas. (B) sociais e educacionais. (C) sanitrias e sociais. (D) sanitrias e econmicas. (E) econmicas e educacionais. 08. Segundo preceito constitucional, ao Sistema nico de Sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei, (A) executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, exceto nos ambientes de trabalho de empresas privadas. (B) participar da formulao da poltica, mas no da execuo, das aes de saneamento bsico. (C) participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. (D) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de qualquer natureza e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos. (E) fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas em geral.
PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

09. Um conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. Esse texto refere-se ao conceito de (A) sade pblica. (B) vigilncia em sade. (C) vigilncia sanitria. (D) vigilncia epidemiolgica. (E) medicina preventiva.

12. So de notificao imediata, em mbito nacional, dentre outros, os seguintes agravos e doenas: (A) clera, febre amarela e ttano neonatal (casos suspeitos ou confirmados). (B) epizootias em primatas no humanos, poliomielite e raiva humana. (C) paralisia flcida aguda, sndrome respiratria aguda grave e botulismo. (D) ttano, tularemia e tuberculose. (E) raiva humana, rubola e peste (somente casos confirmados). 13. A no notificao de doena ou agravo constante da Lista Nacional de Doenas e Agravos de Notificao Compulsria aos gestores do Sistema nico de Sade implicar, por fora de portaria do Ministrio da Sade, comunicao (A) ao Ministrio Pblico e autoridade policial municipal. (B) ao Ministrio Pblico e aos conselhos de entidades de Classe. (C) Secretaria de Vigilncia do Ministrio da Sade e ao Centro de Vigilncia Epidemiolgica estadual ou do Distrito Federal. (D) aos servios de vigilncia epidemiolgica dos gestores estaduais e municipais do SUS. (E) Secretaria Nacional de Vigilncia. 14. O tempo mximo em que as doenas e os agravos de notificao compulsria imediata devem ser notificados, a partir do momento da suspeita inicial, de (A) 1 hora. (B) 12 horas. (C) 24 horas. (D) 36 horas. (E) 1 semana. 15. Considere os seguintes meios de comunicao:

10. Considere os seguintes itens: I. assistncia ao trabalhador vtima de acidente de trabalho ou portador de doena profissional e do trabalho; II. participao, no mbito de competncia do Sistema nico de Sade (SUS), em estudos, pesquisas, avaliao e controle dos riscos e agravos potenciais sade existentes no processo de trabalho; III. participao, no mbito de competncia do Sistema nico de Sade (SUS), da normatizao, fiscalizao e controle das condies de produo, extrao, armazenamento, transporte, distribuio e manuseio de substncias, de produtos, de mquinas e de equipamentos que apresentam riscos sade do trabalhador; IV. avaliao do impacto que as tecnologias provocam sade. correto afirmar que, legalmente, a rea de sade do trabalhador inclui as atividades constantes dos itens: (A) I, II, III e IV. (B) I, II e III, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I e II, apenas.

11. A informao acesso garantido aos servios de sade para toda populao, em todos os nveis de assistncia, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie expressa o conceito de (A) integralidade. (B) eqidade. (C) resolutividade. (D) universalidade. (E) intersetorialidade.

I. servio de notificao postal de emergncia epidemiolgica: malote dirio; II. servio de notificao eletrnica de emergncia epidemiolgica: mensagem de correio eletrnico; III. servio de notificao telefnica de emergncia epidemiolgica. correto afirmar que os agravos e as doenas de notificao compulsria imediata devem ser notificados pelo(s) seguinte(s) meio(s): (A) I, somente. (B) II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III.

PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 16. Homem de 65 anos, com antecente de hipertenso e diabetes, em uso de glibenclamida 20 mg ao dia e metformina 1 000 mg ao dia, retorna consulta ambulatorial com os seguintes exames: glicemia de jejum = 96 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c): 9,4%. Nesse momento, a conduta correta (A) manter as medicaes nas mesmas dosagens. (B) aumentar a metformina para 2 000 mg ao dia. (C) reduzir a glibenclamida para 15 mg ao dia. (D) aumentar a glibenclamida para 30 mg ao dia. (E) associar acarbose.

20. Homem de 66 anos, diabtico, em uso de metformina e glimepirida, procura o ambulatrio preocupado com o risco de ter um infarto do miocrdio. Ao exame fsico: presso arterial: 110 x 70 mmHg, ausculta cardaca e pulmonar normais. Glicemia capilar em jejum: 106 mg/dL. Exames laboratoriais: colesterol total: 198 mg/dL, HDL: 34 mg/dL, LDL: 136 mg/dL, triglicrides: 96 mg/dL e urina tipo 1 normal. Admitindo-se que no h contra-indicao a quaisquer medicamentos, alm de prescrever aspirina, a melhor conduta para reduzir o risco de doena cardiovascular nesse paciente prescrever (A) bezafibrato. (B) captopril. (C) losartan. (D) rosiglitasona. (E) sinvastatina.

17. Homem de 36 anos, histria de artrite gotosa, procura assistncia mdica preocupado com sua presso arterial. Ele traz vrias medidas da presso, nos ltimos 12 meses, variando de 150 x 100 mmHg a 170 x 110 mmHg. Ele nega diabetes, insuficincia cardaca ou coronariopatia. Exames laboratoriais: uria: 28 mg/dL, creatinina: 0,8 mg/dL, sdio: 138 mEq/L, potssio: 3,9 mEq/L, clcio srico total: 9,2 mg/dL; urina de 24 horas: calciria e uricosria normais. O anti-hipertensivo mais bem indicado (A) atensina. (B) clortalidona. (C) enalapril. (D) hidroclorotiazida. (E) nifedipina.

21. Homem de 22 anos, com antecedente de palpitaes, retorna ao posto de sade com o seguinte laudo de um Holter: durante 24 horas ocorreram 16 episdios de taquicardia ventricular, com durao de 5 a 7 minutos. O questionrio das atividades do paciente mostra que tambm ocorreram 3 episdios de tontura, sudorese e palpitaes, em perodo prximo ao detectado pelo Holter. Admitindo-se que o paciente no tem contra-indicaes a quaisquer drogas, nesse momento, deve-se prescrever (A) amiodarona. (B) bretlio.

18. Mulher de 32 anos, com diagnstico de anemia hemoltica auto-imune, ser submetida a pulso de metilprednisolona. Com o objetivo de reduzir a probabilidade de estrongiloidase disseminada, a melhor profilaxia feita com (A) mebendazol. (B) metronidazol. (C) secnidazol. (D) tiabendazol. (E) tinidazol.

(C) disopiramida. (D) propranolol. (E) verapamil.

22. Homem de 57 anos em uso de hidroclorotiazida, enalapril, propranolol, anlodipino e atorvastatina, procura o posto de sade devido dor intensa no p direito. Ao exame fsico: dor, calor, eritema e edema no 1. pododctilo direito. O medicamento que mais provavelmente pode ter contribudo com o quadro descrito foi (A) anlodipino. (B) atorvastatina. (C) enalapril. (D) hidroclorotiazida. (E) propranolol.

19. Mulher de 27 anos, asmtica, com histria de cefalia recorrente desde os 15 anos de idade, procura assistncia mdica referindo novo episdio de cefalia, hemicraniana, pulstil, associada a vmitos, fotofobia e fonofobia. Ela relata que os episdios enxaquecosos ocorrem uma a duas vezes por semana. Ao exame fsico: normal. O tratamento profiltico de escolha para a cefalia prescrever (A) nortriptilina (B) propranolol. (C) sumatriptano. (D) sertralina. (E) venlafaxina.
5

PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

23. Mulher de 66 anos, tabagista (30 cigarros/dia h 35 anos), h 6 dias queixa-se de tosse, febre, dispnia e expectorao amarelada. Ao exame fsico: escala de coma de Glasgow: 15, presso arterial: 140 x 90 mmHg, pulso: 96 bpm, freqncia respiratria: 22 ipm, temperatura: 36,6 C e saturao de oxignio: 91%. Exames laboratoriais: uria: 36 mg/dL, creatinina: 1,1 mg/dL, sdio: 138 mEq/L e potssio: 4,1 mEq/L. O achado da espirometria mais provvel Dados: VEF1: volume expiratrio forado de 1. segundo; CVF: capacidade vital forada; PFE: pico de fluxo expiratrio. (A) VEF1/CVF > 100% e VEF1: 46%. (B) VEF1/CVF < 70% e VEF1: 52%. (C) CVF < 30% e PFE < 80%. (D) PFE < 60% e VEF1: 92%. (E) VEF1 < 80% e PFE > 70%.

26. Solicitado hemoglobina glicada (HbA1c), foi de 9,7%. Em relao hiperglicemia, a conduta correta (A) associar metformina (850 mg 2 vezes ao dia) apenas. (B) aumentar a glimepirida para 4 mg ao dia apenas. (C) aumentar a glimepirida para 6 mg/dia e associar metformina (2 000 mg/dia). (D) trocar a glimepirida por metformina (850 mg 3 vezes ao dia). (E) trocar a glimepirida por insulina NPH subcutnea (duas vezes ao dia).

27. Homem de 22 anos procura o posto de sade devido dispnia aos esforos. Refere asma brnquica na infncia, mas que curou na adolescncia. No momento, ele refere dispnia e tosse apenas quando vai praticar esporte. Ele nega sintomas noturnos. O mdico decide iniciar uma medicao antes das atividades fsicas. Dentre as alternativas, assinale a mais eficaz. (A) Aminofilina. (B) Brometo de ipratrpio. (C) Corticide inalatrio. (D) Salbutamol inalatrio. (E) Sulfato de magnsio.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 24 a 26. Homem de 65 anos, antecedente de hipertenso e diabetes, em uso de enalapril (5 mg/dia), glimepirida (1 mg antes do almoo e do jantar), procura assistncia mdica preocupado com o risco de morrer subitamente. Ele nega dor precordial, dispnia, cateterismo prvio, claudicao ou sintomas crebro-vasculares. Ao exame fsico: peso: 80 kg, IMC: 31 kg/m2, presso arterial: 160 x 100 mmHg, pulso: 78 bpm, afebril; ausculta cardaca e pulmonar normais; abdome: fgado palpvel a 3 cm do rebordo costal direito e indolor palpao. Exames complementares: glicemia de jejum: 198 mg/dL, uria: 52 mg/dL, creatinina: 1,8 mg/dL, sdio: 138 mEq/L, potssio: 3,9 mEq/L; urina tipo I: protenas (1+/4+), leuccitos: 5/campo e hemceas: 1/campo; perfil lipdico: colesterol total: 226 mg/dL, HDL: 38 mg/dL, LDL: 146 mg/dL e triglicrides: 135 mg/dL; eletrocardiografia: normal. 24. Em relao presso arterial, a conduta correta (A) aumentar a dosagem do enalapril. (B) manter a dosagem do enalapril e associar anlodipino. (C) manter a dosagem do enalapril e associar furosemida. (D) suspender o enalapril e prescrever anlodipino. (E) suspender o enalapril e prescrever atenolol.

28. Mulher de 68 anos procura assistncia mdica devido dispnia. Relata ser tabagista (40 cigarros/dia h 30 anos) e seus sintomas j tm 5 anos. No momento, relata dispnia aos moderados esforos. Radiografia de trax e ecocardiograma: normais. Admitindo-se que no haja contra-indicao, nessa paciente, correto recomendar vacinao para o vrus influenza e (A) hemfilos no capsulados. (B) legionela. (C) micoplasma. (D) Moraxella. (E) pneumococo.

25. Em relao aos lpides, a conduta correta prescrever dieta, exerccios fsicos e (A) repetir a dosagem srica do perfil lipdico em 6 meses apenas. (B) atorvastatina (5 mg ao dia). (C) bezafibrato (200 mg, trs vezes ao dia). (D) pravastatina (200 mg/dia). (E) sinvastatina (40 mg ao dia).
PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

29. Homem de 32 anos procura assistncia mdica devido dispepsia h dois meses e episdios de diarria pastosa. A endoscopia digestiva alta foi normal. Admitindo-se que ele esteja com uma parasitose, o germe que mais provavelmente pode causar a dispepsia (A) Ascaris lumbricoides. (B) Campylobacter pylori. (C) Entamoeba histolytica. (D) Enterobius vermicularis. (E) Giardia lamblia.
6

O texto refere-se s questes de nmeros 30 a 32. Mulher de 27 anos refere episdios de poliartralgias h 2 anos. Ela notou que, exposio solar, surge um dolorimento e vermelhido na face, especialmente, na regio malar. H 2 meses vem apresentando piora das dores articulares, especialmente em mo e ps, associados febre vespertina, adinamia, mialgias e anorexia. Ao exame fsico: rash malar, ictrica (1+/4+), descorada (2+/4+), presso arterial: 130 x 80 mmHg, pulso: 118 bpm; ausculta cardaca e pulmonar normais; extremidades com artrite em falanges, metacarpos, metatarsos, punhos e tornozelos. Exames laboratoriais: sdio: 141 mEq/L, potssio: 3,4 mEq/L, uria: 58 mg/dL, creatinina: 2,8 mg/dL, Hb: 8,6 g/dL, VCM: 108 fL, leuccitos: 3 350/mm3, plaquetas: 465 000/mm3; urina tipo 1: protenas: 2+/4+, hemceas: > 100/campo com dismorfismo evidente, leuccitos: 8/campo; tempo de protrombina: 100%, tempo de tromboplastina parcial ativado: normal.

O texto refere-se s questes de nmeros 33 a 35. Mulher de 57 anos, hipertensa em uso de metildopa (1 000 mg/dia), procura o posto de sade devido adinamia, anorexia, febre e perda de peso (8 kg em 2 meses). Refere que tem sonolncia excessiva e que, nos ltimos 30 dias, est com muita dificuldade para exercer suas atividades habituais, desnimo e choro fcil. Ela negou vmito ou diarria. Ao exame fsico: descorada (2+/4+), anictrica; presso arterial: 140 x 110 mmHg, pulso: 58 bpm e temperatura: 35,1 C; ausculta cardaca com bulhas hipofonticas e ausculta pulmonar normal; abdome com fgado palpvel a 3 cm do rebordo costal direito; membros inferiores com edema 2+/4+; pele com prpuras de at 2 cm, no palpveis e leses acrmicas em extremidades e face com sensibilidade preservada. Exames laboratoriais: hemoglobina: 8,8 g/dL, VCM: 128 fL, leuccitos: 2 550/mm3 e plaquetas: 32 000/mm3; sdio: 126 mEq/L, potssio: 6,4 mEq/L, uria: 48 mg/dL e creatinina: 1,6 mg/dL; bilirrubina total: 2,9 mg/dL e bilirrubina indireta: 2,2 mg/dL; desidrogenase ltica: 8 860 U/L.

30. Em relao ao VCM, a explicao mais provvel de que (A) se deve deficincia de vitamina B12. (B) geralmente resulta de doena crnica. (C) pode indicar reticulocitose. (D) pode indicar invaso da medula ssea. (E) pode indicar a coexistncia de hepatopatia. (E) pode indicar a coexistncia de hepatopatia. 33. Em relao ao VCM, a explicao mais provvel de que (A) se deve deficincia de vitamina B12. (B) geralmente resulta de doena crnica. (C) pode indicar reticulocitose. (D) pode indicar invaso da medula ssea.

31. O autoanticorpo que mais provavelmente est associado leso cutnea nessa doente o (A) anti-Sm. (B) anti-SS-A. (C) anti-centrmero. (D) anti-histona. (E) anti-DNA de dupla fita.

34. O estudante do ltimo ano do curso de medicina levantou a hiptese de tratar-se de uma sndrome lpus-smile devido ao uso de metildopa. O autoanticorpo que mais freqentemente ocorre nessa sndrome o (A) anti-Sm. (B) anti-SS-A. (C) anti-centrmero. (D) anti-histona. (E) anti-DNA de dupla fita.

32. Admitindo-se que foi realizada uma bipsia renal, o diagnstico mais provvel (A) glomerulonefrite mesngio-proliferativa. (B) glomerulonefrite proliferativa difusa. (C) glomerulonefrite membrano-proliferativa tipo II. (D) nefrite intersticial aguda. (E) nefrite lpica tipo V.

35. Assinale a alternativa correta. (A) Deve-se solicitar um eletrocardiograma e, se normal, prescrever um antidepressivo tricclico. (B) Deve-se prescrever cloridrato de sertralina. (C) Deve-se prescrever um inibidor da ECA (enzima conversora do angiotensinognio), um diurtico e solicitar um ecocardiograma. (D) Provavelmente essa paciente ter uma CPK (creatinafosfoquinase) srica bastante aumentada. (E) Solicitar uma tomografia de crnio para afastar uma leso neurolgica primria.

PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

36. Assinale a alternativa que mais provavelmente representa a etiologia das leses acrmicas. (A) Esclerodermia. (B) Ptirase versicolor. (C) Reao medicamentosa. (D) Tinea corporis. (E) Vitiligo.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 40 a 43. Mulher de 37 anos, h 8 meses com perda de peso (18 kg), febre, anorexia e tosse seca. H 20 dias evoluindo com dispnia progressiva, cefalia, vmitos, perodos de confuso mental, disfagia e odinofagia. Ao exame fsico: emagrecida, desidratada, anictrica; temperatura: 37,9 C, presso arterial: 100 x 60 mmHg, pulso: 120 bpm, freqncia respiratria: 30 ipm, saturao arterial de oxignio: 86%; orofaringe: placas brancas extensas em mucosa jugal; ausculta pulmonar: crepitaes em bases bilateralmente; abdome: fgado palpvel a 3 cm do rebordo costal direito; neurolgico: escala de coma de Glasgow: 14 (sonolenta), hemiparesia esquerda e ausncia de rigidez de nuca. Exames complementares: hemoglobina: 9,6 g/dL, VCM: 76 fL, leuccitos: 6 200/mm3 (segmentados: 78% e linfcitos: 5%), plaquetas: 186 000/mm3; desidrogenase ltica: normal; ferritina: aumentada; radiografia de trax: infiltrado intersticial bilateral, sem derrame pleural. 40. Dentre as doenas oportunistas, assinale a alternativa que contm a principal hiptese diagnstica do quadro neurolgico e o tratamento correto, respectivamente. (A) Criptococose; fluconazol. (B) Criptococose; anfotericina B. (C) Toxoplasmose; sulfadiazina e pirimetamina. (D) Toxoplasmose; pentamidina. (E) Tuberculose; rifampicina, isoniazida e pirazinamida.

37. Mulher de 52 anos, diabtica h 10 anos, em uso de metformina, glipizida e insulina NPH ao deitar, retorna ao ambulatrio com os seguintes exames complementares coletados no mesmo dia: microalbuminria de 24 horas: 110 mg (normal: 20 a 200 mg/24 horas); urina tipo 1: proteinria negativa, sangue negativo, hemceas: 5/campo (normal < 10/campo) e leuccitos: 28/campo (normal < 10/campo). A paciente nega uso de quaisquer antibiticos. Em relao leucocitria dessa paciente, correto afirmar que (A) sugere nefrosclerose, caso a urocultura seja negativa. (B) se deve aguardar a urocultura para guiar a teraputica. (C) se deve investigar glomerulonefrite associada. (D) pode ser conseqncia da nefropatia diabtica. (E) pode ser conseqncia de vaginite.

41. Nesse momento, a melhor conduta em relao disfagia e odinofagia (A) prescrever fluconazol. (B) prescrever anfotericina B. (C) prescrever aciclovir. (D) solicitar endoscopia digestiva alta e tratar conforme o resultado. (E) solicitar avaliao da otorrinolaringologia. 42. Em relao ao quadro pulmonar, a principal hiptese diagnstica de (A) citomegalovirose disseminada.

38. Dentre os antidepressivos, o que mais provavelmente pode cursar com disfuno sexual (A) a clomipramina. (B) a desipramina. (C) a fluoxetina. (D) o valproato de sdio. (E) o zolpidem.

39. Homem de 23 anos procura o posto de sade devido leso indolor no pnis h 2 semanas. Ele nega etilismo, contato homossexual, transfuses ou uso de drogas ilcitas. Refere relao sexual apenas com a esposa. Ao exame fsico: leso na base do pnis de 1,8 cm de dimetro, no dolorosa, bordas elevadas e sem gnglios palpveis. Teste de HIV negativo. O tratamento emprico correto com (A) azitromicina 1 g via oral dose nica. (B) ceftriaxona 250 mg IM dose nica. (C) doxiciclina 100 mg oral de 12/12 horas por 7 dias. (D) penicilina benzatina 2 400 000 IM dose nica. (E) probenecide + amoxicilina 3,5 g via oral dose nica.
PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

(B) histoplasmose. (C) pneumocistose. (D) pneumonia comunitria atpica. (E) tuberculose. 43. Em relao ao VCM, a explicao mais provvel de que (A) se deve deficincia de vitamina B12. (B) geralmente resulta de doena crnica. (C) pode indicar reticulocitose. (D) pode indicar invaso da medula ssea. (E) pode indicar a coexistncia de hepatopatia.
8

As questes de nmeros 44 e 45 baseiam-se no caso descrito. Homem de 43 anos, alcoolista h 20 anos, levado ao posto de sade devido confuso. Familiares referem que o paciente tem apresentado dificuldade para andar e perodos de confuso mental. Ao exame fsico: afasia de comunicao, sem dficit localizatrio, atxico e com oftalmoplegia; pele: leses extensas descamativas, hipercrmicas em extremidades distais dos braos, pernas e no pescoo. 44. Admitindo-se que a tomografia de crnio e o lquor so normais, o diagnstico mais provvel e o tratamento correto, respectivamente, so (A) deficincia de vitamina B12 e vitamina B12. (B) encefalopatia de Wernick e tiamina. (C) encefalopatia heptica e lactulose. (D) hipoglicemia e glicose a 50%. (E) intoxicao com metanol e lcool etlico a 100%. 45. Em relao ao quadro cutneo, o tratamento correto com (A) cianocobalamina. (B) folato. (C) nicotinamida. (D) piridoxina. (E) riboflavina. 46. Mulher de 66 anos apresentou 3 episdios de ataques isqumicos transitrios em uma semana, respectivamente, uma hemiparesia esquerda, uma amaurose em olho direito e uma ataxia com diplopia. Dentre as alternativas, assinale aquela que mais provavelmente dever explicar a causa dessas manifestaes. (A) Doena aterosclertica de cartidas. (B) Formen oval patente. (C) Trombo em ventrculo esquerdo. (D) Tumor do sistema nervoso central. (E) Vasculite do sistema nervoso central. 47. Mulher de 23 anos procura assistncia mdica preocupada com gengivorragia e epistaxe de repetio. Refere que sempre teve isso, mas agora tem se tornado mais freqente. Ao exame fsico: prpuras difusas no palpveis, hematomas e petquias. Exames laboratoriais: hemoglobina: 13,6 g/dL, leuccitos: 7 860/mm3 (diferencial normal), plaquetas: 13 000/mm3, uria: 26 mg/dL, creatinina: 0,7 mg/dL, tempo de protrombina: normal, tempo de tromboplastina parcial ativado: 66 segundos (normal at 36 segundos). O diagnstico mais provvel das leses cutneas de (A) doena de von Willebrand. (B) leucose aguda. (C) sndrome de Bernard-Soulier. (D) sndrome do anticorpo antifosfolpide. (E) trombastenia de Glanzman.
9

48. O tratamento da leischmaniose cutnea feito com (A) dapsona. (B) estibogluconato de sdio. (C) praziquantel. (D) primaquina. (E) sulfato de quinino.

49. Paciente de 20 anos retorna consulta para mostrar o resultado do parasitolgico de fezes, que mostrou grande quantidade Taenia solium. O tratamento correto feito com (A) praziquantel. (B) tetraciclina. (C) tiaconazol. (D) tinidazol. (E) secnidazol.

50. Homem de 27 anos procura assistncia mdica devido dor lombar discreta, disria e polaciria. Exame fsico: bom estado geral, temperatura: 38,1 C, presso arterial e pulso: normais. Urina tipo 1: leuccitos: > 100/campo. A prescrio antimicrobiana correta deve ser feita com (A) ciprofloxacina. (B) clavulonato-amoxicilina. (C) gentamicina. (D) norfloxacina. (E) trimetoprima-sulfametoxazol.

PMSO/001-MdI-ClnicoGeral

Вам также может понравиться