Вы находитесь на странице: 1из 2

Blindagem Radiolgica

A blindagem radiolgica consiste de um revestimento de chumbo na parede ou dentro da porta e argamassa baritada, formando assim uma parede solida e altamente eficiente contra vazamento de radiao. Tornando o exame mais seguro para as pessoas que esto fora da sala de raio x.

Construo da Blindagem Radiolgica


As barreiras protetoras para salas de raios-x devem ser calculadas por um fsico especialista em um projeto de radioproteo. As salas de radiologia variam de acordo com sua utilizao, energia do feixe, quantidade e tcnica das radiografias feitas, tipo de equipamento utilizado e grau de ocupao das reas vizinhas. Estes so alguns mas no todos os parmetros usados para se estabelecer um memorial de clculo de blindagens. Este documento necessrio para a obteno da licena sanitria, ou alvar de funcionamento de todas as clnicas ou unidades de assistncia sade do Brasil. A legislao que a regulamenta a Portaria 453 de 08/06/1998 da ANVISA. Sendo assim, de nada adianta fazer as blindagens das paredes e portas se no houver o documento comprobatrio de sua eficcia e a assinatura do responsvel pelos clculos. Para fins de estimativa de quantidades pode-se tomar como regra de mo: a) Clnicas odontolgicas com aparelho periapical costumam ter como blindagem 1,0 cm de argamassa baritada aplicada em toda parede at a altura de 220 cm do piso acabado. b) Clnicas com aparelho panormico devem aplicar 2,0 cm na direo do feixe e 1,5 cm de espessura de argamassa baritada na direo do feixe espalhado. (Normalmente local do comando do equipamento) OBS: Devido ao deslocamento do tubo (feixe primrio) por um ngulo de 120 a 180 durante a radiografia, considera-se um semicrculo representando o feixe primrio. Recomenda-se o uso de cabines fechadas para maior proteo do operador neste tipo de equipamento. A porta deve receber uma proteo de 1,5 mm de chumbo, em especial no caso de ser utilizada tambm como biombo protetor. Este o caso em que se coloca (instala-se) um visor na porta e o comando fica do lado de fora, junto com o acesso da sala. Relembrar que o tratamento da legislao (RDC 50/02) exige as mesmas consideraes de distncia do aparelho s paredes que as aplicadas nos raios-x mdicos em geral. c) Salas de raios-x de pequeno porte podem considerar para efeito de quantificao de material apenas, o revestimento de 2,0 cm de argamassa baritada para a parede do Bucky e 1,5 cm nas demais, sempre com a altura mnima de 220 cm do piso acabado.

Espessura do Chumbo
A espessura dever ser proporcional a vrios fatores, entre eles a energia do feixe incidente (caracterstica do tipo de equipamento e do aparelho utilizado), as quantidades de exames feitos semanalmente, a ocupao da rea a ser protegida e a freqncia de uso do feixe de raios-x nesta direo. Por exemplo: atrs do bucky um ponto de cuidado extremo, pois cerca de 50% dos exames realizados na sala so, em mdia, feitos na estativa vertical. Um valor habitual para este ponto de 2,00 mm de espessura de chumbo (Pb), no entanto, a depender das condies do servio este valor poder ser maior ou menor. A espessura correta necessariamente determinada por um projeto de radioproteo especfico e sua eficcia deve ser comprovadas por radiometrias posteriores. Para radiologia oral onde temos em mdia, feixes de 70 kV com 8 ma, colimados em 6 cm de dimetro, costuma ser suficiente a adio de 0,60 mm de espessura de chumbo. Salas de mamografia que trabalham com feixes de baixa energia (tipicamente 28 kV) necessitam de blindagens ainda inferiores.

Argamassa Baritada
A argamassa um composto de areia, cimento e aglomerante, destinada a regularizar ou preencher uma superfcie qualquer na construo civil. A argamassa baritada um composto que por ter agregado um minrio de alta densidade barita ou sulfato de brio hidratado (Baso4) presta-se proteo radiolgica. A sua alta densidade resultante, se comparada densidade de uma argamassa tradicional, absorve mais radiao e de fcil aplicao. A densidade do produto final fica com cerca de 3,2 g/cm3, sendo radiopaca para feixes de raios-x de mdia e baixa energia. Seu sucesso no mercado de construo civil d-se pelo valor econmico em relao ao custo do chumbo e pela facilidade de aplicao, no necessitando de mo de obra especializada.

Вам также может понравиться