Вы находитесь на странице: 1из 10

Estudo Comparativo Entre o Processo de Unio de Chapas por Pressunio e Solda a Ponto por Resistncia Eltrica Sobre as Caractersticas

Mecnicas da Junta
Marcelo Carpenedo Mestrando PPGEM da UFRGS - mcarpenedo@gmail.com Lirio Schaeffer Prof. Dr. Ing. Coordenador do Laboratrio de Transformao Mecnica da UFRGS - schaefer@ufrgs.br Resumo: A unio de juntas compostas por chapas metlicas utilizando o processo de pressunio tende a ser um dos processos de unio de chapas mais utilizados nos prximos anos. Como um processo no muito difundido na indstria, algumas de suas caractersticas devem ser conhecidas antes de utiliz-la em larga escala, as quais so apreciveis em relao resistncia mecnica, bem como a simplicidade do processo. Este artigo aborda a anlise das caractersticas mecnicas de juntas unidas pelo processo de pressunio e por solda a ponto por resistncia, como tambm a resistncia a trao, cisalhamento, fadiga e resistncia corroso dos dois mtodos de unio. Palavras chave: pressunio solda a ponto caractersticas mecnicas 1. Introduo A juno de peas metlicas a base para o projeto de qualquer equipamento mecnico. So muitas as opes para juno de peas, entre elas podem ser citadas as unies por elementos de fixao, por solda, colagem e conformao, este ltimo conhecido como pressunio, ou clinching, na literatura internacional. O processo de pressunio consiste na deformao mecnica de duas peas constitudas de chapas metlicas, com espessuras relativamente baixas, fazendo com que, durante a conformao, os materiais na zona de deformao se acomodem de acordo com a geometria de um puno e de uma matriz, fazendo com que a regio repuxada forme um ngulo que impea a abertura entre os elementos que sofreram deformao. O processo de pressunio anlogo solda ponto por resistncia, pois as reas que sofreram a ao de unio so semelhantes em tamanho e em deformao. H vrios fatores que definem a aplicao de um processo ou outro, entre eles esto a resistncia mecnica, por cisalhamento e por destacamento, fadiga e resistncia a corroso. 2. Reviso Bibliogrfica A unio por conformao a frio um processo relativamente novo, onde as primeiras idias sobre a juno com processo de remanchamento metlico encontram-se em patentes alems e americanas do incio do sculo XX. Mas o desenvolvimento de ferramentas teis para o uso na fabricao industrial se concretizou definitivamente em 1981 [1].
1

O processo utiliza um jogo de ferramentas que consiste de um puno e uma matriz que so acionadas por uma prensa de efeito simples [1], conforme ilustra a figura 1.

Figura 1: Elementos envolvidos no processo de pressunio [2]. Em relao resistncia mecnica conferida junta e a dimenso da rea que sofre a ao de juno, um processo anlogo unio de peas utilizando solda ponto por resistncia. A ao de unir as peas se d de forma semelhante. No processo de solda ponto as chapas so prensadas uma contra a outra por um mecanismo semelhante a uma pina, onde nas extremidades esto localizados dois eletrodos que tm a funo de transmitir uma determinada corrente eltrica localizada, fazendo com que os materiais sofram difuso localizada no momento da descarga, em conjunto com a presso aplicada sobre o ponto. um processo relativamente simples e barato, muito utilizado em conjuntos que no sofram esforos excessivos e que necessitem de juno sem aplicao de materiais que interfiram no espao disponvel nas proximidades do local a ser unido. Na juno por pressunio as pinas do lugar a um puno e uma matriz, sendo um processo puramente de conformao mecnica a frio, onde localmente h uma deformao normal superfcie, a qual afeta o material de ambas as peas a serem unidas, sem a necessidade de remoo do material. um processo que no gera resduos provenientes do processamento das peas e relativamente limpo. O mecanismo de deformao das peas pelo processo de pressunio semelhante a uma junta que foi unida por rebitamento. Quando uma fora aplicada ocorre a deformao do material que servir de elemento fixador, formando uma regio que possui restrio de movimentos em todas as direes, exceto pelo movimento rotacional tangente s superfcies de contato que no sofreram deformao, em matrizes de formato cilndirco. A resistncia da junta conseqncia tanto da

deformao que ocorreu como pela fora de atrito que est atuando sobre as superfcies da rea puncionada. Excluindo os processos de solda ponto, para a unio de peas metlicas que no necessitem de desmontagem posterior, comumente so utilizados mecanismos que requerem um processo de usinagem, como um furo, por exemplo, para a aplicao de rebites. Isto faz com que o ciclo de manufatura encarea em relao ao tempo de processamento. Vale salientar que a escolha de um processo de fabricao muitas vezes se d pela aplicao que determinada pea ir possuir. Porm, em alguns casos, a escolha do processo a ser aplicado feita simplesmente levando-se em conta a agilidade e seus custos, considerando o acabamento final que o componente exige. A sequncia de fabricao por juno clinching descrita de acordo com as seguintes etapas [3]: - o puno faz o movimento que causa a conformao da unio, a matriz fixada de forma que ele permanece fixo durante o processo; - as duas chapas que sero colocadas em cima das lamelas1 so inicialmente entalhadas pela fora entre o puno e a matriz; - a parte entalhada afundada at chegar na superfcie da bigorna2 onde ela conformada pela fora de presso de modo que o material das chapas escoe em direo ortogonal ao sentido de movimento do puno; e - no fim do processo a separao das chapas impedida por unio positiva. figura 2 mostra a deformao em que as chapas so submetidas em 6 instantes distintos da

conformao.

1 2

As lamelas so as partes mveis da matriz. Bigorna a base central e fixa da matriz.

Figura 2: Sees transversais de uma junta unida pelo processo de pressunio em seis etapas consecutivas da conformao [4]. Como o processo de pressunio consiste em um trabalho de conformao sobre as peas, o mesmo necessita de uma carga mnima atuando sobre as ferramentas, puno e matriz, para que um repuxo adequado se forme e garanta que no ocorra a separao da junta. De acordo com a intensidade desta fora, uma maior ou menor deformao ir ocorrer no ponto, acarretando nas caractersticas de resistncia da junta. A presso a ser aplicada cresce de forma exponencial aps as peas terem atingido o fundo da matriz e escoado para as laterais, em funo do espao disponvel para a continuidade da deformao. Porm quanto maior for esta deformao, maior ser a parcela de material da pea superior que escoou para dentro da pea inferior, fazendo com que uma rea maior esteja disponvel para garantir que a junta no venha a abrir em servio. Com uma maior deformao conseqentemente haver uma maior presso atuando entre as superfcies de contato das peas e uma maior fora de atrito, o que auxilia na rigidez da junta. H, porm, um limite de carregamento que deve ser respeitado para garantir a vida til das ferramentas e do equipamento utilizados para o processo, alm da integridade da junta. As dimenses das ferramentas utilizadas na conformao tambm tm vital importncia na resistncia mecnica conferida junta. O dimetro do puno, o dimetro interno da matriz e a espessura total da junta esto diretamente relacionados com a resistncia da junta, pois quanto maior for o dimetro do conjunto puno-matriz, maior ser a rea deformada, e conseqentemente haver uma seo transversal maior para suportar as cargas sob trabalho. Por se tratar de um processo relativamente novo, BARROS [5] demonstra que o processo de pressunio vem crescendo exponencialmente em substituio a processos de solda, principalmente na montagem de carrocerias automotivas. Um crescimento semelhante observado pela solda a laser.

Figura 3: Tendncias de processos utilizados na montagem de carrocerias automotivas [5]. um processo muito utilizado tambm na montagem de carcaas da linha branca. 3. Metodologia de Anlise O presente trabalho tem como objetivo comparar as principais caractersticas entre as junes de chapas realizadas pelo processo de pressunio e por solda a ponto por resistncia, como a resistncia mecnica ao cisalhamento, trao, fadiga e resistncia corroso. A obteno de informaes se deu pela pesquisa em endereos eletrnicos dos fabricantes e atravs de artigos elaborados por instituies de ensino. As principais informaes buscadas foram bacos que representassem comparaes entre os processos de juno por pressunio e solda a ponto por resistncia. 4. Resultados Obtidos 4.1 Resistncia a Corroso BOLLHOFF [6] determinou experimentalmente a resistncia corroso de uma junta unida com solda a ponto por resistncia eltrica e uma junta unida pelo processo de pressunio. Os resultados so mostrados na figura 4.

Figura 4: Grfico comparativo da resistncia a corroso de uma junta unida por pressunio e por solda a ponto por resistncia [6]. A escala horizontal, a qual no possui referncia paramtrica, pode ser tomada como escala de tempo, para fins de comparao, e a vertical representa o percentual de corroso. Percebe-se que o processo de pressunio confere uma resistncia maior corroso em relao solda por resistncia, pelo fato de que a solda por resistncia altera a porosidade do material, propiciando a sua oxidao. 4.2 Resistncia Trao e Cisalhamento Em relao resistncia mecnica da junta, Mota [7] realizou estudos onde determinou que a junta soldada possui resistncia ao cisalhamento aproximadamente 50% maior que uma junta unida por pressunio. Outro teste, avaliando a resistncia ao destacamento axial dos pontos, ilustrado na figura 5, mostrou que as juntas unidas pelo processo de pressunio possuem resistncia 68% inferior a juntas unidas por solda a ponto.

Figura 5: Indicao das foras exercidas nos ensaios de cisalhamento e destacamento [7]. Uma anlise realizada por PRESSONTECHNIK [4] demonstra a diferena entre as tenses resistidas durante ensaios de cisalhamento e destacamento para uma junta uma junta unida por pressunio, comparando com juntas unidas por rebites, conforme indicado na figura 6.

Figura 6: Comparao entre as tenses de cisalhamento e destacamento de juntas unidas por pressunio e juntas rebitadas[4]. Pode-se observar que a resistncia ao cisalhamento muito superior tenso de trao, a qual pode ser explicada pela rea que est sendo solicitada durante cada ensaio. A partir a da figura 7 pode-se observar que para cada tipo de esforo h uma rea correspondente que solicitada no momento da aplicao da carga, a qual determinar, entre outros fatores como encruamento e atrito, a resistncia da junta.

Figura 7 Direo e reas de atuao dos esforos mecnicos em ensaios de trao de cisalhamento [adaptado de 2]. Para o cisalhamento, a rea que solicitada corresponde regio da linha central que est dentro do crculo correspondente rea resistente ao cisalhamento. Da mesma forma para o destacamento, ou trao, a regio da junta que oferece resistncia a este esforo corresponde a linha central contida no crculo representando a rea resistente ao destacamento. Para ambos os casos, a linha central representa a seo de uma rea revolucionada, pois o ponto que sofreu a ao de conformao possui o formato cilndrico. 4.3 Resistncia Fadiga Em relao resistncia a fadiga, PRESSONTECHNIK [4] verificou que a unio por pressunio superior ao processo de solda a ponto, conforme est ilustrado na figura 8.

Figura 8: Comparativo de resistncia a fadiga entre trs processos de juno de chapas*3 [4]. A partir da figura 8, pode-se concluir que a junta unida por pressunio possui um limite de resistncia a fadiga, enquanto a junta unida por solda a ponto possui uma curva descendente medida que o nmero de ciclos aumenta, caracterizando uma perda gradativa da resistncia. 5. Concluso Com a anlise das informaes obtidas pode-se chegar a concluso que ambos os processos possuem pontos positivos e negativos, cabendo ao responsvel pelo projeto decidir sobre as caractersticas que melhor se enquadram dentro dos requisitos de custos e resistncia. A figura 9 apresenta uma sntese das caractersticas abordadas em relao ao processo de solda a ponto por resistncia e pressunio, ressaltando para cada quesito qual processo oferece as melhores caractersticas de trabalho.

Figura 9: Comparativo de caractersticas mecnicas e qumicas entre os processos de solda a ponto por resistncia e pressunio.

Neste trabalho comparado somente o processo Spot Weld e TOX Round Joint.

Em casos onde, mesmo com a resistncia inferior da junta conformada a frio em relao junta unida por solda a ponto, deseja-se aplicar o processo de pressunio a diferena de resistncia pode ser compensada com a utilizao de mais pontos conformados. 6. Referncias [1]. SCHAEFFER, L. 2004. Conformao de chapas metlicas. Porto Alegre, Editora Imprensa Livre, 194 p. [2]. ALMEIDA, T. J.; et al. Avaliao do Processo de Clinching Atravs da Simulao Pelo Mtodo de Elementos Finitos. In: IV Congresso Nacional de Engenharia Mecnica de 2006, 2006, Recife-PE. IV Congresso Nacional de Engenharia Mecnica de 2006, 2006. [3]. MALVEIRA, Nixon; EGLAN, Sergio; SCHAEFFER, Lirio. Estudo Sobre o Processo de Juno Mecnica Para Ligas de Alumnio 1050. In: 58 Congresso Anual da ABM-Internacional, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 58o. Congresso Anual da ABM. So Paulo : TEC-ART Editora ltda., 2003. p. 997-1006. [4]. PRESSONTECHNIK, TOX. TOX-Joining-Systems. Disponvel em: <http://www.toxbr.com/fileadmin/pdf/en/joining_systems/TOX_Joining_Systems_80_201102_en.pdf>. Acesso em: 19 maio 2011. [5]. BARROS, M. R. A. Estudo da Automao e Controle de Clulas de Manufatura Para a Montagem de Carrocerias Automotivas. Disponvel em: < http://www.automotivapoliusp.org.br/mest/banc/pdf/barros_marcelo.pdf >. Acesso em: 19 mai. 2011. [6]. BOLLHOFF. Training Seminar Binder. TAGGER and SPOT CLINCH. Switzerland, 44p. Documento no publicado. 1997. [7]. MOTA, C. P. A.; Costa, N. G. Estudo Comparativo Entre os Processos de Unio de Chapas por Ponto Tox e Solda a Ponto. In: 60 Congresso Anual da ABM, 2005, Belo Horizonte. Anais do 60 Congresso Anual da ABM. So Paulo : ABM, 2005.

10

Вам также может понравиться