Вы находитесь на странице: 1из 31

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO TECNOLGICA PAULA DE SOUZA ESCOLA TCNICA ESTADUAL PROFESSOR APRGIO GONZAGA EXTENSO CEU QUINTA

DO SOL

Vincius Estevo Teixeira da Silva Jesse de Freitas

Administrao do tempo: uma reflexo a respeito de sua aplicao em empresas brasileiras

Trabalho de Concluso de Curso

SO PAULO 2011

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO TECNOLGICA PAULA DE SOUZA ESCOLA TCNICA ESTADUAL PROFESSOR APRGIO GONZAGA EXTENSO CEU QUINTA DO SOL

Vincius Estevo Teixeira da Silva Jesse de Freitas

Administrao do tempo: uma reflexo a respeito de sua aplicao em empresas brasileiras

Trabalho de concluso de curso apresentado Escola Tcnica Estadual Professor Aprgio Gonzaga extenso CEU Quinta do Sol, mantida pelo Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, como pr-requisito para obteno do nosso certificado de Tcnico em Administrao, sob orientao do professor Me. Renato Antonio de Souza.

SO PAULO 2011

BANCA EXAMINADORA:

________________________________________ Orientador: Me. Renato Antonio de Souza

_________________________________

__________________________________

Ficha Catalogrfica
SILVA, Vincius Estevo Teixeira da; FREITAS, Jesse de. Administrao do tempo: uma reflexo a respeito de sua aplicao em empresas brasileiras So Paulo: 2011 Trabalho de Concluso de Curso (TCC)- Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza - Escola Tcnica Estadual Professor Aprgio Gonzaga Extenso CEU Quinta do Sol rea de Concentrao: Administrao de Empresas. Orientador: Prof Me. Renato Antonio de Souza. 1- Gesto do Tempo 2- Gerenciamento do Tempo 3- Administrao do Tempo.

DEDICATRIA

Dedicamos este trabalho ao Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, exclusivamente Extenso CEU Quinta do Sol.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, por nos proporcionar a oportunidade de obtermos mais conhecimento que nos ser de grande utilidade, tanto na nossa vida profissional tanto pessoal. Ao nosso Orientador, Professor Renato Antonio de Souza, pela compreenso, incentivo e pelo muito que com ele aprendemos atravs de sua sabedoria inestimvel e em especial sua dedicao metodolgica. Aos professores das diversas reas, cada um com um conhecimento exmio, sempre com disposio para sanar nossas dvidas e nos guiar durante os processos de elaborao e construo do trabalho. A todos os colegas de turma, pelo apoio, pelos momentos de alegria e diverso que compartilhamos no decorrer de nossos estudos e tambm pelas ideias que ajudaram a construir o presente trabalho. Aos nossos familiares, pela pacincia, compreenso e pelo apoio no desenvolvimento desta pesquisa.

RESUMO
O objetivo deste trabalho identificar o estado da arte a respeito de administrao do tempo no Brasil e refletir a respeito de sua aplicao em empresas brasileiras. A fundamentao terica adotada neste trabalho foi a respeito da administrao e gerenciamento do tempo, segundo Bernhoeft (2009) e Landsberger (1996), sobre a aplicao nas partes da administrao, segundo Costa (1985) e sobre as ferramentas na administrao do tempo, segundo Barbosa (2007). A metodologia de pesquisa adotada foi a de pesquisa bibliogrfica, segundo Bernhoeft (2009) e sobre o procedimento de analise de dados, segundo Apolinrio (2009). Como resultados de pesquisa, pudemos verificar que o estudo dessa temtica no Brasil ainda bem primitiva, com poucos conhecimentos, que a administrao do tempo muito utilizada na rea de enfermagem, embora tambm seja uma administrao precria e com muitas falhas, porm estamos no incio de um conhecimento do tempo, ou seja, temos muito que aprender sobre essa temtica.

ABSTRACT
The objective of this study is to identify the state of the art about time management in Brazil and reflect on its application to Brazilian companies. The theoretical framework adopted in this work was time management, according Bernhoeft (2009) and Landsberger (1996), on the application in parts of the administration, according to Costa (1985) about the tools and time management, according to Barbosa (2007). The research methodology adopted was bibliography research, according to Bernhoeft (2009) and the procedure of data analysis, according to Apollinaire (2009). As a result, we could verify that the study of this issue in Brazil is still very primitive, with little knowledge, that time management is widely used in nursing, though it may be a poor administration and many failures, but we are at the beginning a knowledge of the time, that is, we have much to learn from this subject.

SUMRIO

INTRODUO.................................................................................................................. 10 CAPTULO 1 FUNDAMENTAO TERICA ......................................................... 12 1.1 Gerenciamentos do tempo .............................................................................................. 12 1.2 Estruturaes do tempo .................................................................................................. 13 1.2.1 Papel do tempo na sociedade ....................................................................................... 13 1.3 O tempo nas organizaes .............................................................................................. 15 1.3.1 Empresas: sistemas e subsistemas................................................................................ 16 1.3.2 Partes da Administrao .............................................................................................. 17 1.4 Ferramentas de administrao do tempo ......................................................................... 19 1.4.1 Coloque momentos importantes em sua semana .......................................................... 19 1.4.2 Aprenda com suas urgncias ....................................................................................... 20 1.4.3 Controle seus e-mails. ................................................................................................. 20 CAPTULO 2 METODOLOGIA DE PESQUISA ....................................................... 21 2.1 Contexto de pesquisa...................................................................................................... 21 2.2 Instrumentos de coleta de dados ..................................................................................... 21 2.3 Procedimentos de anlise de dados ................................................................................. 21 CAPTULO 3 - APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS.................... 23 3.1 O tempo no processo de trabalho em sade: uma abordagem sociolgica. ..................... 23 3.2 Distribuies do tempo de trabalho das enfermeiras em unidade de emergncia. ............ 25 3.3 Aferies do tempo e do custo mdio do trabalho da enfermeira na consulta de enfermagem. ................................................................................................................. 27 CONSIDERAES FINAIS ............................................................................................. 29 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .............................................................................. 31

10

INTRODUO
Este trabalho resultado de uma pesquisa bibliogrfica e tem por objetivo identificar o estado da arte a respeito de administrao do tempo no Brasil e refletir a respeito de sua aplicao em empresas brasileiras. Em nosso dia a dia, notamos o quanto o tempo escasso, o quanto corremos para realizar inmeras tarefas e, ao final, percebemos que grande parte daquilo que tnhamos planejado no deu tempo de ser concretizado. De acordo com Bernhoeft (2009), o uso do tempo nas atividades profissionais um ponto importante, pois ele representa, em mdia, 50% do tempo semanal do executivo no Brasil. A maneira como administramos o tempo est diretamente relacionada qualidade de vida. Filosofia, sociologia, debate, economia, experincia, psicologia e reflexo so alguns dos contedos que existem na administrao do tempo. Em resumo, administrao do tempo todo conhecimento que adquirido ao longo da vida e que pode ser utilizado na gesto do tempo. A gesto do tempo um dos aspectos mais importantes para um bom administrador, pois a partir dele que se administra todas as outras gestes. Um bom entendimento da administrao do tempo, dentro de uma organizao, trar mais qualidade e um rendimento melhor seja qual for o ramo de atuao do profissional. O tempo, grosso modo, dividido em trs princpios: sentido, realizao e execuo. O sentido refere-se prioridade de tarefas elencadas em um planejamento, j a realizao refere-se execuo de tal tarefa num tempo determinado e, por fim, a execuo diz respeito realizao da tarefa propriamente dita. Este trabalho surgiu a partir da leitura de vrios trabalhos, palestras e pesquisas com pessoas que trabalham com a temtica pesquisada neste trabalho. Esta pesquisa foi elaborada com o fim de atender aos requisitos, para obteno do Certificado de Concluso de Curso Tcnico de Administrao de Empresas, cursado na Escola Tcnica Estadual Professor Aprgio Gonzaga Extenso CEU Quinta do Sol, mantida pelo Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza. A partir do que foi apresentado acima, formulamos duas perguntas de pesquisa que nortearo este trabalho: 1. 2. Qual o estado da arte de administrao do tempo no Brasil? Qual o impacto da gesto do tempo nas atividades empresariais/comerciais/servios

11

brasileiras? Para respondermos s perguntas de pesquisas acima, organizamos nosso trabalho conforme segue: No Captulo 1, trataremos do gerenciamento do tempo, da estruturao do tempo, do tempo nas organizaes e das ferramentas de administrao do tempo. No Captulo 2, trataremos da metodologia de pesquisa adotada neste trabalho. No Captulo 3, apresentaremos e discutiremos os resultados encontrados com a realizao deste trabalho. A seguir, apresentaremos nossas Consideraes Finais. As referncias bibliogrficas finalizam este trabalho de concluso de curso.

12

CAPTULO 1 FUDAMENTAO TERICA


O objetivo deste captulo apresentar a teoria sobre administrao do tempo nas diferentes reas da vida pessoal e profissional, mas principalmente uma anlise do tempo nas organizaes onde dedicado mais de 60% do nosso tempo semanal. Destacando aspectos como gerenciamento do tempo, papel do tempo na sociedade, o tempo nas organizaes e sobre ferramentas para a administrao do tempo. 1.1 Gerenciamentos do tempo O tempo o descobridor da verdade, j afirmava (Sneca). O gerenciamento do tempo uma competncia fundamental, tanto para garantir a eficcia do trabalho como para qualidade de vida. uma competncia necessria em um mundo sem tempo, mudanas e imprevistos cada vez mais frequentes, provocando mil e uma solicitaes e demandas aos profissionais. Essas solicitaes e demandas geralmente so mais fortes do que podem as pessoas, em termos de tempo e estresse. O tempo torna-se muito curto e o estresse alto. Segundo Landsberger (1996), gerenciar o tempo significa estabelecer e seguir um planejamento que vise organizar e priorizar os estudos em um contexto de atividades competitivas, no trabalho, famlia, etc. A falta de tempo um problema persistente e de difcil soluo para muitos profissionais. Rever hbitos e relacionamentos e envolver os colaboradores na tarefa de gerenciar o tempo so desafios constantes e que podem trazer bons resultados na rotina profissional. Almeida (2004) declara que delegar tarefas uma das alternativas de quem tm subordinados. Para tanto, necessrio que tanto o chefe como o subordinado invista seu tempo nesta transferncia (um ensinando e o outro aprendendo). Mas sempre bom lembrar que, ao transferir uma tarefa para o funcionrio, o superior deve tambm delegar autoridade para que ele tome as decises pertinentes, sem deixar de ser responsvel pela sua realizao. Segundo Almeida (2004), existem elementos-chave para o gerenciamento do tempo, dentre eles incluem: Identificao do tipo de sucesso que se quer atingir. Estudo das prioridades e das metas especficas.

13

Desenvolvimento de um sistema para trabalhar em direo s metas. Conscientizao de seu prprio estilo de trabalho, seus pontos fortes e fracos. Conscientizao dos estilos de trabalho de seu pessoal, seus pontos individuais fortes e fracos. Desenvolvimento de estratgias de planejamento, com foco nas prioridades. Identificao de desperdcios de tempo e estudo dos meios de lidar com eles. Monitorar seu tempo. Refletir sobre como utilizar o tempo. Saber quando estiver perdendo tempo. Saber quando estiver produtivo. Antes de desenvolver as estratgias de gerenciamento do tempo, voc precisa avaliar suas prprias habilidades (e seus problemas). Considere como voc pode reduzir o tempo gasto em tarefas que no contribuem para atingir resultados-chave (inclusive grandes ameaas e oportunidades). Como voc pode assegurar que o tempo seja gasto em proporo s prioridades dos resultados-chave identificados? Essa uma reflexo que pode guiar o profissional na administrao de seu tempo. 1.2 Estruturaes do tempo De acordo com Bernhoeft (2009), as pessoas acreditavam que era possvel fazer ntida diviso entre atividades profissional e vida pessoal. No entanto, hoje sabemos que ilusria a ideia do homem que, ao chegar ao escritrio, afirma ter deixado em casa seus problemas pessoais assim como, ao voltar para casa, procura dar a impresso de que todos os assuntos profissionais ficaram do lado de fora. O homem um ser integral e assim que a sua estruturao de tempo deve ser analisada. Sem dvida, o papel profissional representa um peso importante do ponto de vista quantitativo e qualitativo na vida de cada um. 1.2.1 Papel do tempo na sociedade Entre as muitas formas utilizadas para analisar como as pessoas estruturam seu tempo, conclumos que uma das mais eficazes a diviso com base nos papis que vivemos. Para Bernhoeft (2009), cada um de ns desempenha numerosos papis na sociedade. Assim sendo,

14

o gerenciamento do tempo est relacionado com a observao de cada um desses papis, os quais sero apresentados abaixo. Papel profissional: Segundo Bernhoeft (2009), o papel profissional refere-se a toda atividade que se relaciona sua imagem e atuao profissional. O autor subdividi esse papel profissional em: Efetivo: Tempo destinado sua principal atividade profissional (Ex.: seu emprego ou aquele que apresenta seu meio de sobrevivncia). Paralelo: Diz respeito ao tempo gasto com outra atividade, remunerada ou no, em que sua imagem profissional continua em jogo. (Ex.: lecionar, participar de alguma associao e atividades comunitrias etc.). Papel conjugal: Para o autor, esse papel envolve o uso de tempo, em carter exclusivo, esposa ou ao marido ou a algum que tenha um valor significativo dentro de uma concepo de afetividade e estima. Papel familiar: Refere-se aos compromissos com o crculo familiar (pais, irmos, filhos, noras, cunhados etc.), na viso do autor. Papel social: O autor afirma que se trata da parcela de tempo utilizada para a manuteno do crculo de relacionamento com amigos, colegas e outros de sua lista de relao sociais. Papel educacional: Esse papel, para o autor, diz respeito a tudo que envolve seu autodesenvolvimento. No deve ficar restrito aos sistemas convencionais de ensino. Considere o tempo que emprega em leituras, assistir a palestras, manter-se atualizado e cuidar de seu desenvolvimento intelectual. Pode tambm incluir atividades ou hbitos de carter espiritual, que contribuam para seu crescimento como ser humano. Papel recreacional: Conforme afirma o autor, esse papel refere-se ao tempo que voc utiliza para lazer ou recreao pessoal. So aquelas atividades que voc faz porque lhe do prazer ou satisfao. Pode ser isolada ou em grupo, mas a deciso de faz-las sua. Considere tambm a perspectiva individual. Aquilo que realiza para sua satisfao. Papel biolgico:

15

Refere-se atividade de carter biolgico/fisiolgico, afirma o autor. Diz respeito a todas as necessidades do prprio organismo. O estudo feito por Bernhoeft (2009) mostra que o papel profissional efetivo representa, em mdia, 50% a 60% do tempo consumido ao longo da semana. As pessoas se ressentem mais com o pouco tempo destinando, quantitativa e qualitativamente, ao papel conjugal. Em geral, tende-se a confundi-lo com o familiar. Raras so as pessoas que destinam tempo exclusivo, no daquele compartilhado com filhos, pais, televiso etc. Bernhoeft (2009) aponta que o papel social est, em muitos casos, contaminado pelo profissional. Grande parte das pessoas mantm um crculo de amigos proveniente da atividade profissional. Assim, sua famlia forada a conviver com um grupo de pessoas cujas conversas, inevitavelmente, sero sobre trabalho. De acordo com Bernhoeft (2009), outro inconveniente o fato de que as pessoas, muitas vezes, mantm relacionamentos com profissionais apenas de sua rea de atividade ou interesse, perdendo timas oportunidades de ampliar sua viso pelo contato com pessoas ligadas a outras reas de atividades ou interesse, perdendo timas oportunidades de ampliar sua viso pelo contato com pessoas ligadas a outras reas correlatas. Segundo o autor, o papel educacional , em geral, muito passivo. Com o advento da televiso, do computador, internet, blog, ipod, celular etc., diminuram o interesse pela leitura, provocando um empobrecimento intelectual por apresentar os fatos sem exigir a fantasia e o processamento prprios da leitura, reduzindo o vocabulrio e aumentando as limitaes para se expor idias. De acordo com Bernhoeft (2009), o papel recreacional, muitas vezes, atua apenas nas aparncias. O que existe de fato um compromisso ligado ao status ou s necessidades de relacionamentos. Uma transformao importante que j se observa na sociedade brasileira a ampliao do tempo destinado ao papel profissional paralelo. Apesar dos fortes apelos ao individualismo, a sociedade, mais por necessidade que por convico, comeou a participar mais ativamente da vida associativa. Conforme caminhamos para uma sociedade mais participativa, o tempo destinado a esse papel deve aumentar, afirma Bernhoeft (2009). 1.3 O tempo nas organizaes Com a velocidade impressionante que as mudanas acontecem no ambiente externo e

16

o surgimento de novas tecnologias, nossos antigos hbitos vo sendo abandoados. Novas regras surgem mediante uma economia instvel, novas leis vo sendo implantadas, ou seja, tudo isso modifica o desempenho das organizaes. De acordo com Bernhoeft (2009), uma pesquisa que foi realizada no Brasil mostra que 50% a 60% do tempo semanal de um executivo destinado a sua profisso. Por esse motivo, neste subitem apresentaremos o tempo nas organizaes. 1.3.1 Empresas: sistemas e subsistemas. Na viso de Bernhoeft (2009), a empresa vista como um sistema e para melhor analis-la, ele usa os subsistemas, sendo uma forma de melhorar a viso geral da empresa. Segundo Bernhoeft (2009), subsistemas gerenciais dizem respeito a muitos programas de administrao do tempo elaborados exclusivamente para o exame do assunto organizacional e tm falhado basicamente por trs motivos: Primeiro motivo: utilizam uma abordagem voltada exclusivamente para o tempo nas empresas, considerando apenas o papel profissional. Segundo motivo: abordam o tema dentro de uma perspectiva puramente mecanicista, do tipo macetes para melhorar o uso do tempo, quando esse assunto deve ser trabalhado tambm nas perspectivas comportamental. Terceiro motivo: no encaram a empresa como um sistema interdependente, em que interagem vrias foras e variveis. Procurando evitar essas falhas, Bernhoeft (2009) encara a empresa como um sistema, em que encontramos trs grandes subsistemas: Subsistema social: envolve indicadores como estrutura organizacional, valores, clima organizacional e outros aspectos que, embora subjetivos, tm grande importncia. Subsistema tcnico: refere-se a pontos como estrutura organizacional formal, normas e procedimentos, instalaes, equipamentos, mtodos e procedimentos administrativos ou tcnicos, nveis formais de responsabilidade e autoridade. Subsistema gerencial: diz respeito ao comportamento e postura do grupo executivo, envolvendo questes como viso organizacional, interao horizontal/vertical, habilidades gerenciais como liderana, comunicao, motivao, criatividade, tomada de decises, flexibilidade, autodesenvolvimento, planejamento, organizao e controle. Bernhoeft (2009) ainda explica que, simultaneamente a todo esse conjunto de

17

fenmenos organizacionais, tambm sabemos que a ideia de organizaes puras a utopia desejada por alguns estudiosos, consultores e executivos. As empresas convivem, simultaneamente, com trs estgios organizacionais diferentes entre si e exigem uma grande habilidade de administrao dos conflitos inerentes a essa situao. Os estgios so os seguintes: Pr-burocrtico: existem reas nas empresas que funcionam basicamente dentro de caractersticas informais. Sua eficincia determinada pelas vontades e desejos daqueles que a chefiam. Em geral, as decises e o atendimento e necessidades das outras reas so feitos em razo de fatores como simpatia, antipatia, gostar ou no gostar, chegando, em algumas situaes, a aspectos mais emotivos. Burocrtico: reas no estgio burocrtico esto mais centradas na funo, contrariamente ao pr-burocrtico que depende, em essncia, das pessoas. Essa fase pode ser observada atravs de exigncias de tipo normativo, hierrquico e impessoal. Ps-burocrtico: designa as reas que esto predominantemente voltadas para o mercado ou, de forma mais especfica, para o cliente. Sua estrutura se mantm flexvel para ajustar-se velocidade das solicitaes externas. Por ltimo, parece til tambm fazer meno estrutura organizacional que divide os nveis hierrquicos em estratgico, administrativo (ttico) e operacional. Cada um desses nveis apresenta exigncias muito diferentes do ponto de vista horizontal, o que requer uma abordagem particular em razo do seu papel na hierarquia interna e sua relao com o mercado. 1.3.2 Partes da Administrao Pelo entendimento de Costa (1985), a agilidade nas tarefas executadas dentro das empresas torna-se cada vez mais imprescindvel. Administrao do tempo comea com a identificao de como utilizamos o nosso tempo, o que no nos beneficia e o que desejamos mudar. Por isso, conforme Costa (1985), torna-se uma necessidade o conhecimento cientfico das partes da administrao, que se destacam: Planejamento - cada hora bem planejada eficientemente poupa trs ou quatro na execuo e produz melhores resultados. Organizao no menos importante que o planejamento, a organizao outro fator que colabora na execuo das tarefas: aliada do tempo. Delegao - atribuio de tarefas para outras pessoas a fim de liberar o tempo para

18

tarefas mais importantes e outras funes do cargo. Concentrao - tempo mnimo (anterior ao) que se julgar necessrio para conseguir progresso nas atividades a serem desenvolvidas. Comunicao - a linguagem simples, concisa e isenta de ambiguidades assegura a compreenso e poupa o tempo com a eliminao de mal-entendidos. Em meio realidade do contexto empresarial, existem vrias opes de tramitao dos processos, certamente a viabilidade ser mais fcil e precisa se existir o percurso a ser seguido, necessitando para tanto a execuo de um fluxograma do repasse das informaes dentro de cada departamento. Algumas dicas de aproveitamento do tempo nas empresas, conforme Costa (1985) So: Utilizao de uma agenda ou um calendrio de compromissos. Criao de lista de atividades a serem desenvolvidas. Definio de metas. Manuteno dessas metas. Definio de prioridades. Organizao das atividades. Organizao e acesso com rapidez a informaes usadas com frequncia. H diversos fatores que contribuem para que o tempo seja utilizado de forma irregular, que necessitam serem evitados para que o objetivo da execuo das atividades seja realizado (COSTA, 1985). Alguns desses so:

Falta de planejamento. Falhas na Comunicao. Indisciplina. Indefinio de objetivos na execuo das atividades. Menosprezo ou nfase inadequada em certas tarefas. Indefinio de prioridades. Excesso de reunies e burocracia interna. M utilizao dos recursos (telefone, fax, computador). Centralizao do poder. Execuo de servio particular, em horrio comercial. Resistncia s mudanas.

19

Costa (1985) explica que, no entanto, a tarefa do administrador resolver esses problemas, liderar pessoas dentro da nova forma organizacional de administrar. Nos dias de hoje, as pessoas buscam realizaes. Mais importante do que o fato concretizado a satisfao de t-lo feito. As empresas, por sua vez, buscam resultados. Mais do que a concluso, o fim de algo em si mesmo. Resultados podem ser representados por maior lucro, mais espao no mercado, novos clientes, ou seja, devem sempre ser positivos, embora nem sempre isso seja possvel. 1.4 Ferramentas de administrao do tempo Um dos grandes viles da improdutividade humana a mania que as pessoas tm de guardar o que deve ser feito na cabea, pois isso gera esquecimentos e urgncias. extremamente necessrio que voc escolha uma ferramenta para descarregar suas prioridades e liberar sua mente para pensar e no para se preocupar com o que deve ser feito. Segundo Barbosa (2007), precisa ter uma agenda eficiente, um smartphone, um software ou um sistema na Internet como o Neotriad, que ajude voc a priorizar seus dias, planejar suas metas, agendar suas reunies, etc. Reserve um tempo para escrever tudo que voc tem para fazer, em todas as reas da sua vida e depois anote na agenda. Tenha a segurana de que suas prioridades atuais e futuras estaro bem guardadas. Delegue. Voc no onipresente. Segundo Barbosa (2007), quanto mais voc delegar, mais tempo livre voc ter. incorreto pensar que apenas voc pode fazer a tarefa na empresa. Se a tarefa repetida constantemente, escreva um processo, imprima e treine as pessoas para segui-lo. A seguir, apresentaremos algumas ferramentas para a gesto do tempo.

1.4.1 Coloque momentos importantes em sua semana De acordo com Costa (1985), no deixe os dias serem apenas urgncias e circunstncias. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus dias, como por exemplo, um almoo em famlia, sair um pouco mais cedo para ir ao cinema, pegar seus filhos

20

na escola, praticar um esporte ou um hobby. Costa (1985) recomenda que voc planeje sua semana, pois dessa forma ser mais fcil evitar as urgncias, colocar o que voc deseja no seu tempo e no se tornar escravo dele. 1.4.2 Aprenda com suas urgncias Na viso de Costa (1985), a maioria das urgncias da sua equipe e da sua rotina poderia ser evitada. Da prxima vez que algo urgente acontecer, pare e pense como essa situao poderia ter sido evitada, para que ela no se repita. Em geral, com antecipao e planejamento, voc conseguir reduzir as urgncias. Ainda, conforme Costa (1985), sua famlia e sua vida precisam de voc. Evite ao mximo utilizar seu domingo para trabalhar. Desligue seu notebook, celular, esquea a empresa. Faa passeios com a famlia, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida. O autor recomenda que no final do domingo voc planeje a sua semana, de modo a priorizar atividades importantes para seus dias e prevenir eventuais urgncias. Alm disso, o autor recomenda tambm que se mantenha o ambiente e/ou local de trabalho organizado, assim como sua papelada, suas revistas e seus armrios. Estima se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informaes e isso muito tempo perdido. 1.4.3 Controle seus e-mails. Bernhoeft (2009) aconselha no ficar com o e-mail aberto a todo o momento. Estipule horrios e nesses perodos limpe sua caixa de entrada, movendo informaes para pastas e transformando e-mails em tarefas ou reunies. Caixa de Entrada deve conter apenas e-mails em que voc est trabalhando ou que esto pendentes com terceiros. Ela uma extenso da sua lista de prioridades. Aprenda como administrar seu tempo. Encare a gesto de tempo como uma cincia exata e humana simultaneamente. Voc precisa de uma metodologia que o ajude a realmente ganhar mais tempo no seu dia a dia. A partir dessas ferramentas e da teoria sobre administrao do tempo que foi apresentada neste captulo, o tempo nas organizaes pode ser maximizado com vistas reduo da perda de tempo com atividades no planejadas e tambm a maior produtividade.

21

CAPTULO 2 METODOLOGIA DE PESQUISA


O presente captulo, na perspectiva de nossa investigao, tem o objetivo de apresentar informaes relacionadas aos mtodos de pesquisa utilizados para o desenvolvimento deste trabalho, como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, assim como dos processos de anlise desses dados. 2.1 Contexto de pesquisa Trata se de uma pesquisa bibliogrfica sobre a administrao do tempo cujos objetivos so identificar o estado da arte a respeito de administrao do tempo no Brasil e refletir a respeito da aplicao dessa ferramenta em empresas brasileiras. Bernhoeft (2009) enfatiza que pesquisa bibliogrfica a atividade de localizao e consulta de fontes diversas de informao escrita orientada pelo objetivo explcito de coletar materiais mais genricos ou mais especficos a respeito de um tema. Podemos sintetizar que nosso trabalho visa a procurar no mbito de documentos escritos, artigos e livros, contedo que so necessrios para construo de nossa investigao. 2.2 Instrumentos de coleta de dados Na inteno de coletar os dados utilizados nesta pesquisa bibliogrfica, pesquisamos por meio das palavras-chave: gerenciamento do tempo, administrao do tempo nas empresas, nos sites abaixo relacionados: www.periodicoscapes.gov.br, www.scielo.org, www.anpad.org.br, www.rausp.usp.br. 2.3 Procedimentos de anlise de dados O procedimento para anlise dos dados coletados consiste na descrio e categorizao dos segmentos em que foram aplicadas as pesquisas, bem como em diagnosticar as tendncias de pesquisas realizadas sobre gerenciamento do tempo. Em seguida, utilizamos a anlise de contedo para analisar esses dados. Esse

22

procedimento de anlise tem por finalidade bsica a busca do significado de materiais textuais, sejam eles artigos de revistas, pronturios de pacientes de um hospital, seja a transio de entrevistas com sujeitos, individual ou coletivamente" (APOLINARIO, 2009, p. 161)

23

CAPTULO 3 APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS


O presente estudo foi realizado na inteno de identificar o estado da arte a respeito de administrao do tempo no Brasil e refletir a respeito da aplicao dessa ferramenta em empresas brasileiras. Em relao s pesquisas identificadas, que compem o corpus para anlise neste trabalho, podemos apontar que o assunto aqui pesquisado foi explorado por pesquisas de campo e bibliogrficas. Utilizando o material apresentado em nosso trabalho, discutiremos e apresentaremos o desdobramento dos resultados encontrados. O corpus de analise composto por 3 artigos referentes administrao do tempo, na rea de sade, o que passamos a analisar abaixo. 3.1 O tempo no processo de trabalho em sade: uma abordagem sociolgica. Nesse artigo de pesquisa bibliogrfica, desenvolvido por Mello, Fugulin e Gaidzinski (2007), os autores tm por objetivo realizar uma reflexo sobre o tempo, no contexto do trabalho, correlacionando-o com o desenvolvimento e evoluo da sociedade, bem como o processo de trabalho em sade. De acordo com Mello, Fugulin e Gaidzinski (2007), as sociedades primitivas tinham como base do tempo o posicionamento do sol e da lua, trazendo um mau aproveitamento do tempo, as atividades eram coletivas, a medio do tempo mantinha uma relao com a natureza e, portanto, o tempo era passivamente determinado, no era considerado de tal importncia. Essa situao modificou-se quando o homem passou a produzir seu prprio alimento, pois precisava dominar e explorar o mundo vegetal, atravs de uma disciplina nunca experimentada antes, ento, a determinao outrora passiva do tempo passou a ser considerada. Dessa forma quando o homem passa a substituir os movimentos do sol e da lua, por instrumentos de sincronizao, como o relgio, o tempo passa a ter um sentido linear. A partir desses dados, podemos observar que, desde o incio das civilizaes, o homem, sem saber que utilizava o tempo, na verdade o tempo j era parte de sua vida, por mais que no tivesse um medidor de tempo (relgio), pois como foi descrito acima, utilizavam o sol e a lua para saber o que tinham de fazer, o que era de extrema importncia,

24

pois de um modo peculiar tinham o tempo certo para atividades e tempo para dormir. Quando aprenderam a cultivar frutos e a caar alimentos, tiveram que entender o tempo da natureza trazendo um tempo ignorante em um tempo que deve ser compreendido. Continuando no raciocnio de conhecimentos de Mello, Fugulin e Gaidzinski (2007), a determinao do tempo aparece como um meio de orientao, elaborado pelos homens, com o objetivo de realizar certas tarefas sociais muito precisas. Isso corrobora a ideia de no haver uma intuio nica do tempo para todos, pois a cada era a civilizao se aprimora, e d mais nfase no tempo. Os autores mencionam que no sculo XIII surgiu o relgio mecnico que influenciou o mundo, em um novo modo de vida, porm, somente na revoluo industrial estabeleceram-se de fato as relaes de tempo e trabalho. O trabalho deixou de ser uma tarefa a ser desenvolvida no tempo natural, e o espao de trabalho, que antes se confundia com o espao privado, onde o arteso tinha seu ateli juntamente com sua moradia, passou a ser concentrado em um local determinado para o desenvolvimento das atividades, regulada por um relgio, isto , por um tempo mecnico. Verificamos que com o passar dos anos, o homem foi se aprimorando e percebendo que o tempo algo que se deve ter uma ateno maior e que tambm com a evoluo surgiu o relgio, uma das principais ferramentas para administrao do tempo, fazendo assim que pudssemos dividir nossas atividades com um melhor aproveitamento do tempo. No ponto de vista de Mello, Fugulin e Gaidzinski (2007), a disciplina de trabalho imposta pela empresa e transforma-se no principal instrumento que permite a aprendizagem, pelos operrios, do quadro temporal do trabalho. A economia do tempo e a distribuio propagada do tempo de trabalho nos diferentes ramos da produo permanecem como a primeira lei econmica bsica da produo social. Dentre os aspectos da organizao e da administrao de uma empresa, o tempo, ou melhor, os tempos, ocupam um lugar de destaque. Percebemos que as empresas conseguiram uma melhor administrao, aprendendo a regulagem do tempo, trazendo aos empregados uma compreenso melhor, do que se deve fazer, para uma produtividade maior e com qualidade em um tempo predeterminado. Essa importncia com o tempo varia de cada rea profissional. Alguns ramos tiveram uma interpretao e conhecimentos mais aguados que outros. De acordo com Mello, Fugulin e Gaidzinski (2007), o tempo de trabalho medido precisamente transforma-se em um elemento chave para a empresa, que se empenha em maximizar o rendimento simultneo das mquinas e do tempo dos homens que so

25

justapostos. A produtividade pode ser definida como a relao entre a quantidade de produtos ou servios produzidos e a quantidade de recursos utilizados. Diante do entendimento dos autores, a busca incessante por melhores mtodos e processos de trabalho, com o objetivo de manter uma relao favorvel de custo/beneficio, mostra que a produtividade uma dimenso que est presente em qualquer tipo de atividade inseridas no sistema de produo e, mais especificamente, no setor tercirio da economia, encontram-se as organizaes de sade. Na produo em sade, o trabalho representa um componente de maior complexidade, pois um fator de produo que no existe por si mesmo, mas sim, agregados aos agentes que o realizam. Diante dessa constatao, pode-se afirmar que o tempo um fator determinante no trabalho e, consequentemente, na produtividade do trabalhador, seja qual for a tarefa desempenhada. Segundo os autores, importante analisar a produo de servios em uma rea como um hospital, que tem como principal atividade a preservao da sade do indivduo, isto , a recuperao e melhora do estado de sade e que sofre alteraes de forma constante. Existem fatores importantes que afetam o desenvolvimento do processo de trabalho em sade, tais como: o tempo gasto no desempenho de atividades, a motivao e o desempenho do trabalhador, o uso da tecnologia e a qualidade da assistncia prestada. Esse complexo conjunto de fatores d um carter de ingovernabilidade ao processo de trabalho na sade, tornando, portanto difcil, a mensurao do tempo efetivo de trabalho. Exatamente por essas constataes dos autores que se faz importante uma reflexo a respeito do uso das ferramentas de gerenciamento do tempo nesse ramo de atividade. Pois como foi comentado no captulo inicial, se as cinco ferramentas forem utilizadas da forma correta e em conjunto, obtero uma administrao do tempo mais eficaz. 3.2 Distribuies do tempo de trabalho das enfermeiras em unidade de emergncia. Este artigo fundamentado por Garcia e Fugulin (2009) elaborador a partir de uma pesquisa de campo, desenvolvido no Hospital Universitrio da Universidade de So Paulo (HU-USP), tem como objetivo identificar e analisar a distribuio do tempo de trabalho das enfermeiras em uma unidade de emergncia. No entendimento de Garcia e Fugulin (2009), os servios de emergncia so componentes do sistema de sade, com o foco no pr-atendimento a pacientes com doenas

26

graves que precisam de algum procedimento de emergncia, ou encaminhamento para um especialista, exigindo assim pessoas qualificadas e preparadas para atendimentos imediatos. Esses servios so os mais procurados pela populao, em vista que outros servios da rea de sade tendem no serem to eficientes, porm, a emergncia nem sempre garante a qualidade da assistncia, devido a: sobrecarga de pacientes, falta de disponibilidade de leitos hospitalares e poucos profissionais capazes de atuar nessa profisso. A partir desses dados, podemos observar que os servios de emergncia so os mais procurados em caso de doenas graves, pois mesmo que j haja diagnstico da doena, os pacientes sempre necessitam de um pr-atendimento ou encaminhamento para um especialista, ou at mesmo de uma medicao imediata, pois em relao a essas doenas so os mais eficientes, mesmo que em algumas vezes o atendimento seja precrio e com pouca qualidade. No conhecimento de Garcia e Fugulin (2009), os profissionais dessa rea so na maioria do sexo feminino, com idades entre 23 a 50 anos e todas j concluram ou esto cursando o ensino superior. Elas, por sua vez, dividem-se em inmeras atividades, das quais algumas so diretamente ligadas aos pacientes enquanto outras, no. As que no possuem uma relao com o paciente exigem um tempo considervel para a realizao, o que torna algumas atividades mal divididas, sobrecarregando as enfermeiras que as praticam. Dentre essas atividades, existem algumas que o setor administrativo poderia realizar, fazendo com que sobrasse mais tempo para as enfermeiras praticarem outras tarefas de maior prioridade. Percebemos, as partir dos dados informados, que no se tem o nmero de enfermeiros necessrios para o setor de emergncia. Os funcionrios, por sua vez, tm inmeras tarefas para e realizar diariamente, algumas no sendo diretamente da sua rea profissional, fazendo com que outras tarefas que necessitam de uma ateno maior sejam realizadas rapidamente com um menor foco. A partir disso, podemos perceber tambm que os servios de sade precisam repensar suas estratgias de gerenciamento do tempo, pois nos parece que h falta de planejamento das atividades de trabalho, da organizao dessas atividades, da delegao no servio de sade, sobre a concentrao e comunicao. Portanto, as ferramentas que foram apresentadas na nossa fundamentao terica se encaixam nas necessidades dessa rea, pois na rea da sade essencial que o tempo seja bem aproveitado, pois o tempo perdido pode ser uma vida perdida.

27

3.3 Aferies do tempo e do custo mdio do trabalho da enfermeira na consulta de enfermagem. Esse trabalho apresenta uma pesquisa de campo, desenvolvido por Margarido e Castilho (2004), e tem por objetivos caracterizar os atendimentos, estimar o tempo mdio da consulta de enfermagem e estudar a existncia de associao entre o tempo, o custo referido e as variveis do programa de consulta de coronria. De acordo com Margarido e Castilho (2004), nos dias de hoje as enfermeiras esto se preocupando mais com os custos de seus atendimentos, a fim de aprimorar seus argumentos para obter melhores recursos e remuneraes em seus procedimentos. Essas questes devem ser priorizadas nas empresas da rea da sade, principalmente pblicas, pelo fato de operarem com poucos recursos. Com a realizao da consulta dos custos dentro de instituies que atendem paciente do SUS e atentando a possibilidade de aplicar-se aos sistemas privados e conveniados, chegou-se a questo do tempo reservado a esse atendimento junto com o custo dos procedimentos aplicados. Notamos que as enfermeiras esto se interessando mais pelo servio que realizam e obtendo um conhecimento maior dos custos dos atendimentos, para um atendimento melhor e com uma maior remunerao, por sua vez as empresas da rea de sade tendem dar uma ateno maior nesse assunto, pois atuam com recursos escassos. H uma preocupao da questo tempo x custo de servio, porm as ferramentas que apresentamos mostram que as atividades bem planejadas, organizadas, devidamente delegadas e com a concentrao e comunicao adequadas geram um tempo menor de execuo, portanto menor custo. Margarido e Castilho (2004) estudaram a situao na perspectiva econmica e esse estudo veio para facilitar a visualizao de possibilidades para implantao de programas de acordo com a extenso dos problemas. A maior dificuldade encontrada a necessidade de se calcular um preo unitrio desses procedimentos. Pelo entendimento dos autores, a relao do tempo tem por finalidade nesse estudo estabelecer padres nos procedimentos j executados e futuros. Nesse caso, a mo de obra padro ser avaliada pelos minutos utilizados por cada trabalhador em condies normais. Vrios modos vm sendo testados nessa avaliao, desde os mais simples como a observao direta, at os mais complexos, criados pela engenharia de produo. Consideramos a relevncia da visualizao de possibilidades da implantao de programas conforme a extenso dos problemas, priorizando a necessidade de calcular o preo unitrio desses procedimentos.

28

Na interpretao de Margarido e Castilho (2004), uma consulta de enfermagem possui vrios conceitos, sendo o mais adequado o conjunto de aes realizadas pelo enfermeiro, em que identificada a situao do paciente e que em caso de doena sero prescritas e implantadas medidas adequadas. Salienta-se que uma consulta de enfermagem diferente de um procedimento de enfermagem ambulatorial, executado quando o paciente j est em condies de doena. Para o desenvolvimento de tal atividade, necessrio observar a eficcia e capacitao do enfermeiro e se a metodologia se adapta ao procedimento realizado estabelecido por cada instituio e se o espao fsico est adequado. O estudo foi realizado na Seo Ambulatorial do INCOR, do Hospital das Clnicas, que atendem pacientes do SUS (Sistema nico de Sade), conveniados e particulares. A pesquisa foi aplicada em 44 pacientes do grupo de corionariopatias, atendimentos em duas modalidades de estudo diferentes: nova e de seguimento, sendo 37 em consultas novas e 7 em consulta de seguimento. Lembrando que o estudo foi feito em Consultas de Enfermagem de pacientes em programa de pr-cirurgia, de modo que, a doena j foi diagnosticada. Foram convidadas 4 enfermeiras assistenciais da unidade para participar do estudo. Para o estudo do tempo, foram registradas as horas de incio e trmino de cada consulta. Tambm foi registrado o tempo de cada fase da consulta que so: anlise de pronturio, realizao do histrico, orientao, realizao de exames, realizao de procedimentos, registro da avaliao/evoluo, prescrio e agendamento de retorno. Ainda registrou se a consulta era nova ou de seguimento (modalidade). O estudo do custo foi embasado nas mdias de tempo registradas pelas enfermeiras, sobre a media salarial das 4 profissionais que participaram do estudo. Apurou-se a mdia de R$ 0,37 por minuto. Para esses estudos, encontramos apenas 3 artigos que tratam da administrao do tempo: um artigo resultado de pesquisa bibliogrfica enquanto os outros dois artigos so pesquisas de campo, da rea hospitalar. Percebemos que h uma carncia de estudos a respeito dessa ferramenta (administrao do tempo) em outras reas da atividade produtiva, por exemplo, na indstria, no comrcio e no servio. Talvez por ser ferramenta relativamente nova, os gestores ainda no tm um conhecimento sobre ela e da sua real importncia para a gesto empresarial,

29

CONSIDERAES FINAIS
Esta pesquisa teve como objetivo identificar o estado da arte a respeito de administrao do tempo no Brasil e refletir a respeito de sua aplicao em empresas brasileira. A gesto do tempo no Brasil uma arte que est em desenvolvimento, pois, em um pas capitalista em que tempo sinnimo de dinheiro, difcil de perceber que o tempo perdido teria sido mais bem aproveitado, porm, por outro lado, est comeando a ser mais valorizado, por consequncia percebemos que o tempo gasto de uma forma desvalorizada perda de dinheiro. O gerenciamento do tempo, de um modo ainda primitivo, est ganhando espaos no territrio nacional, as grandes empresas perceberam que essa arte um mtodo motivacional, para com os seus funcionrios e tambm lucrativa. Talvez em um futuro (no muito distante) os gestores percebam o to quanto importante o tempo. A administrao do tempo bastante utilizado na rea de enfermagem, para um atendimento melhor, mais gil e de boa qualidade. Notamos que ao passar dos anos a enfermagem tem melhorado muito nesses aspectos, porm mesmo assim esse tipo de servio um dos mais precrios em termos de atendimento ao povo, mas no se pode negar que no passado era pior do que nos dias de hoje. O estudo de Gesto do Tempo uma temtica que precisa ser mais desenvolvida futuramente. A partir de nossa investigao, o conhecimento a respeito dessa rea tambm nos trouxe uma forma diferente de tomar decises no dia a dia, com nossas atitudes e o nosso modo de pensar. Percebemos que mais fcil planejar o que se vai realizar no dia e isso nos deixou mais maduros para a vida. Por ser um tema no valorizado o quanto deveria, algo difcil de pesquisar, um dos obstculos pelo que passamos. A partir do que foi exposto, podemos sintetizar os seguintes resultados alcanados para o Estado da Arte de Gesto do Tempo: poucos trabalhos representativos da temtica investigada neste trabalho. Dos trs trabalhos analisados, um resultado de uma pesquisa bibliogrfica e dois so resultados de pesquisa de campo. As pesquisas de campo foram realizadas na rea da sade, de modo que h uma lacuna muito grande ainda a ser preenchida por outros trabalhos. Salientamos que encontramos dificuldades para localizar uma teoria organizada a respeito da temtica apresentada por este estudo, evidentemente, como relamos neste trabalho, por ser uma rea ainda que carece de estudos. A partir dessa percepo, esperamos que esse

30

trabalho contribua com outros pesquisadores que manifestem interesse a respeito da administrao do tempo. Para finalizarmos, trazemos reflexo um pensamento de Marcel Proust: "Os dias talvez sejam iguais para um relgio, mas no para um homem." Para o relgio, as horas simplesmente se repetem dia a dia, ms a ms, ano a ano, no importa o que foi realizado nesse perodo, diferentemente do homem, que considera cada minuto sagrado, nunca o que j foi feito ser realizado novamente da mesma forma, sempre haver algo diferente.

31

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Almeida, S. (2007) Gesto do tempo. Disponvel em: www.labceo.com.br/bibliografia/archive/.../jorge-lima_fd79e3892d.p, Acesso em 24/11/11. Andsberger, J. (1996) gerenciamento do tempo, disponvel em: http://www.studygs.net/portuges/timman.htm, Acesso em 24 /11/ 11. Bernhorft, R. (2009) Administrao do tempo 1 edio, So Paulo, Nobel. Garcia, E. A.; Fugulin, F. M. T (2009) - Distribuio do tempo de trabalho das enfermeiras em unidade de emergncia, disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000400025, Acesso em 2311/2011. Margarido, E. S.; Castilho, Valria; (2004) Aferio do tempo e do custo mdio do trabalho da enfermeira na consulta de enfermagem, disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n3/v40n3a15.pdf, Acesso em 23/11/2011. Mello, M. C.; Fugulin, F. M. T.; Gaidzinski, R. R.; (2007) O tempo no processo de trabalho em sade: uma abordagem sociolgica, disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002007000100015&script=sci_arttext, Acesso em 2311/2011.

Вам также может понравиться