Вы находитесь на странице: 1из 12

Trabalho Interdisciplinar sobre computao nas nuvens

Apresentao
Um termo esta sendo amplamente usado no mundo em que os computadores e a tele-comunicao reinam, mesmo aqueles que no so muito ligados a informtica, usam esta tecnologia sem saber.

E pensar que h pouco tempo atrs nossas conexes se resumiam a mseros 56 kbps, o que tornava uma utopia aquilo que hoje eles chamam de computao nas nuvens. Voc j conseguiu imaginar, um mundo em que voc pudesse de qualquer lugar ter acesso a sua rea de trabalho, seus arquivos , msicas, fotos e todas as coisas que voc costuma ter no seu computador, sem ter que ficar carregando um laptop ou sua cpu para todo o lado. Com a melhora das redes de tele-comunicaes que possibilitaram conexes melhores e mais rpidas, o fato citado acima j possvel ou quase dependendo da regio que voc estiver, mesmo que voc no consiga trazer sua rea de trabalho completamente em qualquer lugar, muitos servios j so executados diretamente no que eles chamam de nuvem. Servios famosos de redes sociais, como o orkut, facebook e o google+ servem como exemplo disto, no importa onde e como, voc pode ter acesso as suas informaes independente do dispositivo, pode ser um celular, um smartphone, tablet, computador de mesa ou o que for e no importa onde, desde que tenha acesso a internet, voc consegue acesso a estas informaes. Estes dispositivos no precisam tambm ter grande capacidade de processamento e armazenamento, j que eles se utilizam dos recursos que a nuvem disponibiliza para eles, uma poro de computadores que juntos conseguem fornecer servios para dispositivos muito inferiores a eles, mas o conjunto de todos eles conseguem atingir o resultado necessrio que seria suprir a necessidade do usurio ou seja la o que for, uma nova maneira de disponibilizar os dados, por demanda. Todo este processo trar uma mudana radical nos negcios, que tero que se adaptar ao novo modelo no que se trata a infraestrutura de T.I. . Muitas questes esto envolvidas neste novo processo, as empresas no tero mas o ativo de maior importncia dentro de sua prpria empresa, e sim em computadores remotamente distantes dos seus limites. A computao nas nuvens no pode ser chamado de nova tecnologia, j que a ideia j antiga, mas o modo como ela esta chegando pode ser considerado novo. Para isto funcionar existe uma estrutura de software e hardware que faz com que este mundo que poderamos chamar de mgico faam as coisas acontecerem no importa onde e como. Neste trabalho vamos explicar o que computao nas

nuvens, como ela influencia ou influenciara na vida das pessoas e no mundo dos negcios e toda a estrutura por trs disto que faz o usurio ter a ntida sensao que tudo realmente funciona na nuvem.

O que Cloud Computing (Computao nas nuvens)

A informao o ativo mais importante que uma empresa pode ter, no importa de qual maneira ela se apresente, no papel, num processo de desenvolvimento de um produto, nas pessoas ou no meio digital, quem tem a informao hoje em dia de forma rpida e segura sempre sai na frente. J provado que a maioria das

empresas que perdem a informao de forma completa, seja por falta de uma copia de segurana no meio de um desastre fsico, fecham as portas mesmo que os outros ativos estejam intactos. No mundo competitivo de hoje, as empresas no podem ser mais como antigamente, trabalhar de forma esttica e nunca mudar, elas agora devem sempre se moldar a demanda de mercado, e o sistema de informao uma poderosa ferramenta de trabalho para isto, e deve ser usada da melhor forma possvel. As empresas no trabalham mais somente dentro dos seus limites fsicos, eles foram quebrados, agora elas devem funcionar de forma global, permitindo que seus colaboradores possam atuar sem que fronteiras sejam criadas para isto. A computao nas nuvens uma realidade que no pode ser negada, um exemplo de outra tecnologia que chegou e mudou o mercado a industria da msica, com a inveno do mp3 e softwares de compartilhamentos, a rica industria das gravadoras se viu ameaada e lutou contra este novo meio de distribuio, mas ela estava cometendo um erro grave e lutando contra uma evoluo que no tinha mais volta. Outra empresa viu neste nicho uma oportunidade de ganhar dinheiro, a Apple, que dona do reprodutor de midia digital mais famoso do mundo, o ipod e tambm da loja virtual de msica mais bem sucedida que hoje possui cerca de 60% das vendas de musica digital do mundo. O negcio deu to certo para Apple que ela acabou mudando o nome da empresa de Apple Computer para Apple Inc, j que agora estes dispositivos do mais lucro para empresa do que os prprios computadores que elas fabricam desde o inicio. Pense assim, muitos servios bsicos chegam nossa casa e simplesmente gozamos deles, por exemplo a nossa gua, se quisermos tomar banho, basta abrirmos a torneira e pronto a gua sair sem termos que nos preocupar como, e a energia que aquece a gua tambm pode servir como exemplo, ela simplesmente esta la, se quisermos iluminar uma sala que esta invadida pela escurido, basta ativarmos o interruptor e pronto a luz invadira o ambiente clareando tudo que nos necessrio para nossa viso, sabemos que por trs de todos estes servios existem uma complexidade enorme, mas os usurios dos servios no precisam lidar com ela, basta pagar corretamente pelo servio que ele ser entregue. isto que a computao nas nuvens nos tenta trazer, o utility computing , que nada mais do que servios computacionais vendidos como servios utilitrios, que significa tirar toda a complexidade do servio e entregar somente aquilo que interessa ao usurio,

o computador se tornara somente um chip de outros computadores que ficaram remotamente, fazendo todo o trabalho pesado de processamento e devolvendo somente resultados. Pense como seria bom se em qualquer lugar que estivesse, voc pudesse ter acesso ao seu computador literalmente, sem mesmo ter a necessidade de ter um computador. Isto pode ser o primeiro passo para a verdadeira democratizao da informtica, j que os computadores clientes no tero mais a necessidade de possuir configuraes pesadas, desta forma o preo deles cara muito, possibilitando qualquer um ter acesso ao mundo digital e todos os benefcios que ele pode trazer. A nuvem consegue criar a iluso de recursos ilimitados, que na verdade so acessados sob demanda, o que nos possibilita no precisar de espao em disco para ter sob disposio, a informao no importa qual seja o formato, um bom exemplo so as televises inteligentes, elas no possuem uma grande configurao igual ao de um computador, e mesmo assim conseguem reproduzir de forma ilimitada videos da internet de sites como o youtube ou netflix, tudo isto atravs de uma tcnica chamada streaming, que carrega o contedo conforme necessidade, apagando tudo que j foi assistindo e eliminando a necessidade de espao, as locadoras se tornaram totalmente defasadas, e no caso do netflix se torna muito mais barato pagar uma mensalidade pequena e ter acesso a um grande acervo de ttulos do que comprar ou alugar os filmes no formato fsico, e isto combate at a pirataria, j que muito mais barato ter acesso a todo o contedo do site do que comprar os filmes de forma ilegal. Um assunto relevante sobre o tema que estamos tratando aqui e foi mencionado acima a pirataria. O dono da Valve Gabe Newell disse uma frase interessante sobre distribuio ilegal de multimdia, A melhor maneira de combater a pirataria no colocando tecnologia anti-pirataria para funcionar, simplesmente entregar as pessoas um servio melhor do que aquele que eles esto recebendo dos piratas. Outro bom exemplo de produto que esta conseguindo combater a pirataria de forma que ele consegue entregar um produto melhor o spotify, voc paga uma parcela pequena por ms e tem acesso a um acervo ilimitado de msicas, utilizando novamente o streaming. Este modelo to bom que pode inclusive quebrar modelos recentes como a venda de msicas pela internet , no caso isto iria afetar muito a Apple que quebrou um tabo, e se necessrio ter que rever o modelo de negocio.

Mas afinal o que computao nas nuvens, nada mais que a evoluo de tecnologias e conceitos, pode ser o conjunto de computadores remotos que em conjunto realizam tarefas para devolver resultados para computadores clientes, um ambiente de computao baseada numa imensa redes de servidores ou um conjunto de recursos com capacidade de armazenamento, conectividade, plataformas, aplicaes e servios disponibilizados na internet.

Veja o diagrama mostrando a computao em nuvem:

Algumas das principais caractersticas da computao nas nuvens so: Recursos infinitos, o que parece quando se trata de computao nas nuvens, parece que temos acesso ao mundo inteiro de informaes. No h mais a necessidade de adquirir ou provisionar recursos de forma antecipada. Elasticidade, permite que as empresas adquiriam recursos conforme a necessidade, de forma que possvel aumentar ou diminuir o parque computacional de forma dinmica.

O pagamento dos recursos na nuvem feito pela quantidade utilizada, desta forma voc no ira ter gastos em infraestrutura ociosa.

Cloud Computing e os Negcios


As primeiras empresas que comearam a investir pesado em computao nas nuvens foram a Google, Amazon e o Yahoo, que possuem imensos parques computacionais para manter suas empresas e servios funcionando. Estima-se que o Google tenha cerca de uma dzia de data centers, espalhados pelo mundo e que sua infraestrutura, chamada de Googleplex, compreenda mais de 200 petabytes de discos e cerca de 500.000 servidores, que conseguem processar mais de 100 milhes de queries por dia. No inicio desta dcada, empresas como a Google e a Amazon, criaram imensos parques computacionais, todos eles baseados em tecnologia de computao nas nuvens para conduzir seus negcios, depois de construdas estas grandes estruturas de sistemas de informao, eles descobriram que podiam gerar novos servios e negcios, disponibilizando a tecnologia no mercado. Existem 3 modelos de servio nas nuvens predominantes: Software como servio(SaaS); Plataforma como servio(PaaS); Infra-estrutura como servio(IaaS);

Software como Servio (Saas)

Fornece uma aplicao para o consumo sem requerer qualquer conhecimento do controle de hardware, da rede ou do sistema operacional na qual a aplicao roda. Ex: Google Apps

Plataforma como servio

Quando oferecido como um servio, os detalhes da infraestrutura, sistema operacional, rede, etc..., so abstrados e o desenvolvedor s se preocupa com a aplicao e o ambiente, em que so desenvolvidos e implantados. Ex: Windows Azure Plataform

Infraestrutura como servio (Iaas)

O usurio final consome recursos computacionais, tais como e relacionados(CPU, armazenamento, rede). Ex : Amazon EC2

10

Um dado interessante que as pessoas mais jovens que ficam entre os 18 e 29 anos utilizam com muito mais intensidade os servios da nuvem, ao contrario das pessoas entre 45 e 50 anos, daqui 10 anos estas pessoas estaram despontando no mercado de trabalho, o que devera causar uma grande acelerao nesta tecnologia. Um dado estatistico mostra que empresas de pequeno porte, gastam cerca de 70% do seu tempo cuidando da sua infraestrutura de TI e somente 30% do negocio, que o que realmente agrega valor para sua empresa, com a computao nas nuvens. Com isto a empresa ganha muito mais elasticidade e consegue investir melhor seu tempo em processos que geram valor para empresa, aumentando o time-to-market e dimuindo drasticamente toda a complexidade de lidar com a infraestrutura de T.i. . Um exemplo bem pratico poderia ser um e-commerce, que costuma ter uma media de venda durante o periodo do ano inteiro, mas em datas especificas como o natal por exemplo, precisa aumentar sua capacidade de infraestrutura como um todo, a computao nas nuvem traz uma grande elasticidade, ja que possvel facilmente aumentar virtualmente o numero de servidores e tudo mais que for necessario, para atender a demanda e depois voltar ao numero adequado ao periodo do ano. Agora a empresa no precisa mais pagar por recursos desnecessrios, eliminando a necessidade de gastos com espao fsico e de infraestrutura do datacenter, como energia e refrigerao, tudo isto refletido por eficincia operacional que ser passada aos seus clientes, tornando a empresa mais competitiva no mercado e trazendo mais lucro.

Ajax 11

pagina 24
pagina 25

referencias http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem http://codigofonte.uol.com.br/artigo/javascript-dhtml/o-que-e-o-ajax-e-como-ele-funciona http://codigofonte.uol.com.br/artigo/javascript-dhtml/o-que-e-o-ajax-e-como-ele-funciona

12

Вам также может понравиться