Вы находитесь на странице: 1из 10

LEITUR S

Fernando Pessoa
o gnio e a loucura

Jernimo Pizarro Jaramillo


Investigador. Universidade de Harvard

I
O caso Pessoa. Mas o que o caso Pessoa? Tornou-se comum referirmo-nos desta forma ao poeta portugus, cuja obra parece ser um caso nico na histria da literatura, e a sua vida uma vida dedicada a construir essa obra extraordinria. No estamos em pleno sculo XIX, quando autores como Keats, Poe ou Baudelaire foram vistos como tipos mrbidos. Nem Pessoa foi estudado por Freud, Sartre ou Lacan (desafortunadamente...); e, no obstante, j se escreveu algo sobre o caso clnico ou patolgico de Pessoa e, desde que o seu primeiro bigrafo falou do estreito vnculo entre o menino e a me, foram-se arriscando leituras mais ou menos psicolgicas. Pessoa alcanou a fama de gnio ou de louco, e assim como h quem denuncie a falta de estudos mdicos, h quem o declare, com ou sem reticncias, um gnio ou um gnio literrio (Eduardo Loureno, Harold Bloom). Contudo, o objectivo deste trabalho no descrever o gnio ou a loucura do poeta, mas sim mostrar at que ponto, depois de uma recepo juvenil do problema da sanidade mental dos homens de gnio, Pessoa chegou a assumir com critrios estticos a condio de gnio ou de louco, estudando, por isso, a fundo e de forma autodidacta, livros especializados sobre o tema. Estes estudos esto na base do que hoje se

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 1

Jernimo Pizarro Jaramillo

chama a heteronmia e explicam, em parte, a grande originalidade da sua concepo e do seu contedo, permitindo igualmente compreender por que foi o prprio Pessoa antes dos seus crticos quem se autodenominou histrico-neurastnico e traou, por exemplo, uma rvore genealgica da sua famlia para rastrear ou demonstrar a sua herana mrbida (ver infra). Para melhor perceber este contexto necessrio voltar atrs e consultar uma parte do esplio que continua indita: precisamente a que est catalogada como Gnio e Loucura, na Biblioteca Nacional1. Muitas das auto-interpretaes de Pessoa e dos traos que deu a vrias personagens do drama em gente compreendem-se melhor se forem inseridas no contexto do que Pierre-Henri Castel chama La Querelle de l'hystrie2. Isto , se se conhecerem as disputas em torno da histeria e de outros desequilbrios psquicos ou nervosos, que no final do sculo XIX pareciam dar conta do delrio mas tambm do furor potico ou, segundo uma viso mais sombria, da degenerao (Nordau). Talvez no haja outro autor, e definitivamente outro poeta, para quem este discurso clnico, nas suas vrias instncias, tenha sido to frutfero; e impossvel continuar a falar do caso Pessoa sem compreender a sua gnese ou as suas fontes. Outros podero arriscar um diagnstico; mas antes convm verificar, por assim dizer, onde submergem as razes da fico. Isto , at que ponto Pessoa aproveitou a ideia do poeta louco para construir as suas mltiplas pessoas. J que os mitos de que hoje a sua fama est envolta ele prprio os forjou, e ao denomin-lo gnio ou louco parece que apenas recamos num lugar comum.

II
Em 1905, com 17 anos, Pessoa regressou definitivamente a Lisboa. Em 1906 estava inscrito no Curso Superior de Letras. Data desse ano um dirio graas ao qual sabemos que leu enquanto escrevia The Door, um conto com longas digresses sobre a loucura3 Rousseau, Kant,

2 3

Este foi o ncleo do trabalho que desenvolvi em Lisboa entre Maio e Setembro de 2003. Outras partes do esplio tambm foram importantes, uma vez que a catalogao deixa de fora muitos manuscritos que poderiam estar integrados nos mesmos envelopes (numerados de 134 a 134B). Pierre-Henri Castel La Querelle de lhystrie. Paris: PUF, 1998. Cfr. Fernando Pessoa Um jantar muito original, seguido de A porta. Traduo, recolha de textos e posfcio de Maria Leonor Machado de Sousa. Lisboa: Relgio dgua, 1988. Nem todos os fragmentos do conto foram integrados nesta edio. Um deles comea

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 2

Fernando Pessoa: o gnio e a loucura

Guerra Junqueiro, Thackeray e Lombroso, entre outros; este ltimo na traduo francesa de L'Uomo delinquente (1876). Leu estes livros na Biblioteca Nacional (onde ainda se encontram) e escreveu: I determine henceforth to read at least two books everyday one poetry, or belles lettres, another science or philosophy (BN, E3/13A-55). O dirio tem, em quase todas as pginas, o carimbo de C. R. Anon, personagem inventada por Pessoa dois anos antes, quando ainda estava em frica; embora a assinatura de Alexander Search acompanhe um esboo de carta, em francs, a Alfred Binet, ento director do Laboratrio de Filologia da Sorbonne, que escreveu L'me et le Corps (1905), livro que referido num texto de 19064. Para alm deste dirio, existe um dirio de leituras tambm de 1906 , registado num caderno (BN, E3/144N) e que detalha, ainda mais, as leituras desse ano. Por ltimo, um outro dirio de leitura (BN, E3/15B4-61), de Julho de 1907, provavelmente, permite saber que Pessoa leu, entre outros, de Dagonet, Trait des Maladies Mentales, de Mercier, The Nervous System and the Mind, de Fr, La Famille Nvropathique, de Lombroso, LHomme de Gnie, o Keats de Colvin e Madame Bovary, de Flaubert. Ao folhearmos as ltimas pginas do caderno sabemos tambm que estava interessado na teoria da evoluo, na criminologia, e que esperava ler, como de resto o fez, o Trait pratique des maladies mentales, de Cullerre. Este interesse pelo discurso clnico da poca, nas suas diferentes vertentes, confirma-se quando passamos os olhos pela sua biblioteca pessoal, que hoje se encontra na Casa Fernando Pessoa. Entre uma vintena de ttulos poderamos destacar trs livros assinados por Alexander Search: Regeneration: a Reply to Max Nordau; Os Neurastnicos: esboo dum estudo medico e philosophico; Les bases anatomo-physiologiques de la Psychologie: le systme nerveux et les organes des sens... 5 No podemos duvidar do interesse que suscitaram em Pessoa estes livros e muitos outros que, por economia de espao, aqui no se mencionam.
assim: Tem se ditto que o genio loucura. Pelo contrario creio que a loucura o genio. O genio ou uma frma ou uma de loucura. A loucura que v o extranho no mundo (BN, E3/134B-15). ( = espao em branco.) Cfr. Binet (L'me et le Corps) is of the opinion that spirit, soul, is that which has sensation and matter that which is felt [] Now, this is analogous to my theory of Power and of Act, by which the spiritual in us is the power to feel and the feeling, the sensation, the act. Fernando Pessoa Textos Filosficos. Estabelecidos e prefaciados por Antnio de Pina Coelho. Lisboa: tica, 1968. Vol. 2, p. 183. Binet mais conhecido pela escala Binet-Simon e pelos seus estudos de psicologia infantil (Les ides modernes sur les enfants, 1911), embora tambm tenha escrito outras obras como: Les altrations de la personnalit (1892) e On double consciousness (1890). A lista completa dos livros que se encontram na Casa Fernando Pessoa est publicada no n. 0 da revista Tabacaria (1996); e, sem a numerao que os identifica, encontra-se tambm no site do Instituto Cames: <http://www.instituto-camoes.pt/escritores/pessoa/biblioteca.htm>.

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 3

Jernimo Pizarro Jaramillo

Apenas os primeiros anos so tomados em conta e a lista seria enorme se pudesse ser alargada, pelo menos, at 1912, quando Pessoa deixa (talvez) de ler tantas pginas relacionadas, de uma ou de outra forma, com a sade mental. No deixa de ser curioso que quase nada tenha sido escrito sobre esta formao em cincia ou filosofia, para utilizar a expresso que o prprio Pessoa emprega no dirio, e que tambm no tenham sido estudados os nexos com a outra, em belles lettres. No apenas para compreender os primeiros heternimos (A. Search, C. R. Anon, J. Seul, etc.), mas tambm para entender a explicao que Pessoa d do seu caso, a partir de uma perspectiva psiquitrica, bem como a caracterizao de outros heternimos (sobretudo lvaro de Campos e Antnio Mora), necessrio abandonar o puramente literrio e captar as associaes de ideias, como costumava dizer-se, que lhe permitiram vincular a disputa sobre a histeria com a criao literria, nomeadamente a de tipo dramtico. Porque assim como o esoterismo, que vir mais tarde, serve como uma metfora ou como uma explicao plausvel para uma srie de fenmenos, tambm o fundo trao de histeria que o poeta descobre em si, na carta a Casais Monteiro, serve para pensar ou imaginar a inveno de outros autores-personagens. Porque Anon no se descreveria como megalomaniac, with touches of dipsomania, dgnr suprior, poet, genius [and] madman6, nem Campos falaria tanto dos seus nervos, nem o Livro do Desassossego teria tantas reminiscncias decadentistas se no estivesse por detrs essa outra formao extraliterria, e finalmente a poca, com as suas limitaes ou credos, que tal como um limite, pode ser um ponto de partida. Em suma, seria conveniente no separar o literrio do cientfico e muito menos no contexto que aqui nos ocupa: o dos discursos sobre o gnio e a loucura que, precisamente, procuravam de modo um pouco impressionista dar o salto da medicina arte.

III
O estudo mais importante no que concerne esta aproximao entre o gnio e a loucura continua a ser o que foi escrito por Georg Rudolf Lind h j mais de duas dcadas. De facto, o livro de Jos Blanco, Fernando Pessoa, esboo de uma bibliografia, de 1981, cita apenas, no que diz respeito loucura, os seguintes trabalhos:
6

Veja-se: Fernando Pessoa Pessoa Indito. Orientao, coordenao e prefcio de Teresa Rita Lopes. Lisboa: Livros Horizonte, 1993. P. 158 e 160.

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 4

Fernando Pessoa: o gnio e a loucura

148 - Coelho, Jacinto do Prado A Loucura na obra de Fernando Pessoa. In Ao contrrio de Penlope. Lisboa: Livraria Bertrand, 1976. P. 255-258. 149 - Lind, Georg Rudolf Fernando Pessoa e a loucura. In Actas. P. 279-293. Rep. em verso completa, sob o mesmo ttulo, in Portugiesische Forschungen der Grresgeselschaft, 16. Mnchen: Band, 1980. P. 100-116 e n.o 193. P. 459-482. Os textos que Blanco rene no verbete anterior, interpretaes psicanalticas, so mais desiguais e discutveis. Em todo o caso, a bibliografia desta seco continua a ser a mais extensa, pois tem-se escrito mais sobre o caso Pessoa, em geral, do que sobre o gnio ou a loucura enquanto tais7. So uma excepo o artigo de Fernando Guimares Fernando Pessoa, le symbolisme franais et Max Nordau, Europe 710-711 (1988), que com o material disponvel consegue apresentar muitas das afinidades e divergncias entre Pessoa e o simbolismo francs, Pessoa e Max Nordau; e o artigo Le gnie disqualifi (em Le Spleen du Pote. Paris: Ellipses, 1997), de Leyla Perrone-Moyss, que v em Pessoa um poeta sem aurola, como Baudelaire, mas no aprofunda a relao entre o spleen baudelairiano e a neurastenia pessoana. O estudo de G. R. Lind o primeiro a mostrar a persistncia do tema da loucura no conjunto da obra de Pessoa e a situar o leitor, de maneira prtica, na questo do gnio e sua reabilitao pelo sculo XIX. Hoje, j no se trata tanto de traar esse quadro histrico, quanto de localizar de modo mais preciso a partir das suas leituras o lugar de Pessoa no panorama intelectual que ele fez seu. No que respeita a esse contexto histrico, e como ele prprio projectou explicar: O problema das relaes, reaes ou possiveis, entre o genio e a loucura data, como phenomeno intuitivo, da antiguedade, como phenomeno consciente ou scientifico dos meados do seculo dezanove (BN, E3/134A-34). Precisando depois que: O periodo consciente scien7

Vejam-se, entre outros, Eduardo Loureno Pessoa revisitado. Leitura estruturante do drama em gente. Porto: 1973; Taborda de Vasconcelos Antropografia de Fernando Pessoa. Porto: 1973; Michel Schneider Personne. In Le Destin, nouvelle revue de psychanalyse. Paris. 30 (Outono 1984); Jos Blanco Introduction a Pessoa en personne. Paris, 1986 (2.a ed. revista e corrigida, 2003); Mrio Saraiva O Caso Clnico de Fernando Pessoa. Lisboa, 1990 e Pessoa ele Prprio. Lisboa, 1992; Jos Martinho O que um Pai? Lisboa, 1992 e Pessoa e a Psicanlise. Coimbra, 2001; Francisco Manuel da Fonseca Ferreira O Hbito de Beber no Contexto Existencial e Potico de Fernando Pessoa. Porto, 1995 (2. ed. sob o ttulo Fernando Pessoa. A Penumbra e o Gnio. Lisboa, 2002); Philippe Brenot Le gnie et la folie en peinture, musique et littrature. Paris, 1997.

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 5

Jernimo Pizarro Jaramillo

tifico ou pseudoscientifico da these surgiu com Moreau de Tours, e com a sua phrase celebre, o genio uma nevrose (ibidem). Fazendo um resumo rpido, Pessoa cita The Insanity of Genius (1893), de J. F. Nisbet, o celebre e malescriptissimo Homme de Gnie de Lombroso e a outrora famosa e sempre legivel Dgnrescence de Nordau; estas duas ltimas obras traduzidas do italiano e do alemo, respectivamente, em 1889 e 1894. Estas trs so obras-chave que introduziram Pessoa nos diversos debates do fim do sculo que despertaram tanto o seu interesse quanto a sua ironia. Assim, por exemplo, sabe-se que leu pelo menos seis livros de Nordau, mas designa-o, juntamente com Lombroso, como charlates num texto indito (BN, E3/142-47). Pessoa reconheceu muito rapidamente a principal crtica que Alfred Egmont (Regeneration: A Reply to Max Nordau) dirigiu ao autor hngaro: ter confundido um movimento de progresso com um movimento de regresso. Porque assim como Nordau se enfureceu contra os simbolistas franceses, o movimento de Orpheu revista que se tornaria a insgnia do modernismo portugus tambm se confrontou com a indisciplina mental e o charlatanismo scientifico dos nossos pretensos homens de sciencia (BN, E3/142-47). Nestas breves pginas, cabe-nos apenas chamar a ateno para a importncia das leituras cientficas ou pseudocientficas de Pessoa, que nos ajudam a situ-lo melhor na sua poca e a compreender a curiosidade que lhe suscitaram certos discursos psiquitricos. As referncias a autores menos conhecidos ou a outros to importantes como Charcot ou Freud fazem parte do esplio, ou seja, de um material intrincado e fabuloso que ainda no conhecido.

IV
Entre a declarao provocadora de C. R. Anon que se considerava j um degenerado e um louco genial e a mais paradoxal e subtil declarao de lvaro de Campos em Esta velha angstia (16.06.1934), h um espao de distncia esttica que encontramos ao longo de quase todos os textos de Pessoa sobre o gnio e a loucura. Como diz Campos: Um internado num manicmio , ao menos, algum, Eu sou um internado num manicmio sem manicmio. Estou doido a frio, Estou lcido e louco,

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 6

Fernando Pessoa: o gnio e a loucura

Estou alheio a tudo e igual a todos: Estou dormindo desperto com sonhos que so loucura Porque no so sonhos. Estou assim... Por mais que se encontrem, entre os papis do esplio, notas de leitura de tratados e enciclopdias mdicas, e observaes de Pessoa que quase parecem as de um alienista, o certo que todo este esforo autodidacta, que contribuiu para escrever muitas pginas de sociologia literria e projectar ensaios e panfletos, desembocou na criao literria. Convm no o esquecer, quando, por exemplo, somos confrontados com um quadro como o seguinte (BN, E3/134A-93), que recorda o pouco que foi dito por muitos bigrafos: que Pessoa teria tido medo de padecer da mesma loucura de que sofreu a sua av Dionsia (e, indirectamente, que talvez tenha vindo da o seu interesse ou preocupao pela loucura) (ver quadro pg. seguinte). A av Dionsia, efectivamente, morreu aos 83 anos (embora no quadro Pessoa duvide se a idade certa) e a sua doena foi-se agravando8. O pai de Pessoa teria tido tuberculose como o Jorge, seu irmo, que morreu com 12 meses. E no se pode negar a importncia que os traos hereditrios tiveram para ilustrar as taras ou os estigmas que explicavam, segundo alguns autores do sculo XIX (como Fr ou Lombroso), o vcio, o crime, a genialidade ou a loucura. Pessoa sabia-o e, noutro manuscrito, escreve: O genio provm da presena (devida hereditariedade) de qualidades superiores ligadas presena (igualmente devida hereditariedade) de um desvio mental, de uma nevrose, de uma psychose mesmo. Resulta da convergencia, do encontro em um individuo de uma herana morbida, e de uma herana de qualidades superiores (BN, E3/134-89). E nas notas para um ensaio de ethopathologia sobre a patologia do carcter aponta: Nos antecedentes hereditarios immediatos do homen de genio foroso que haja um elemento de equilibrio e um de desequilibrio. Mas tanto o elemento de equilibrio como o de desequilibrio so morbidos. O equilibrio um equilibrio morbido (BN, E3/134B-8). O que estas indagaes e observaes mostram no que Pessoa era louco ou que sempre tivesse acreditado que poderia enlouquecer por razes hereditrias; ao contrrio, elas indicam que ele foi capaz de estudar esse tema mantendo uma distncia crtica, e compreendendo rapidamente que a identificao do gnio com a loucura
8

Demncia senil tipo Alzheimer, segundo Manuela Nogueira (comunicao pessoal). Tambm de acordo com a sobrinha do poeta, a me de F. Pessoa (Maria Madalena Nogueira) teria tido uma trombose cerebral.

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 7

[E3-134 A-93 verso]

D. P.
[Daniel Pessa]

Daughter
(died insane at 83)
[Dionsia Perestrelo de Seabra]

7 children all born before time


(and died)

J. A. A. P.
[Joaquim Antnio de Arajo Pessa]

Daughter J.
(tuberculosis)
[Jos de Seabra Pessa]

J.
(tuberculosis)
[Joaquim de Seabra Pessa]

(nervous temperament)
[Ana Lusa Pinheiro Nogueira]

Daughter
(eg. superior)
[Maria Madalena Pinheiro Nogueira]

Son
[Lus Antnio Pinheiro Nogueira Jr.]

F.
[Fernando Antnio Nogueira Pessoa]

J. (died tuberculosis
at months)
[Jorge Nogueira Pessa]

Fernando Pessoa: o gnio e a loucura

era enganadora: o verdadeiro louco no poderia ter o controlo da emoo, a vontade ou a inteligncia, que ele preconizava, e graas aos quais pde classificar os principais tipos de gnio. Assim, por exemplo, inspirado pela leitura de Richer (tudes cliniques sur lhystro-pilepsie ou grande hystrie), Pessoa escreve: A epilepsia favorece aos homens dotados para a aco, a hysteria aos dotados para a emoo, os estados neurastethenicos aos dotados para o pensamento. A introspeco characteristica do syndroma neurasthenico , de per si, um elemento dado no pensamento (BN, E3/134A-10). de esperar que Pessoa se reconhea neste ltimo ponto; tal como Shakespeare, ele teria preterido a sua neurastenia em favor da sua histeria (cfr. BN, E3/134A-23). E, de facto, assim acontece: Casos ha, anota, em que determinada psychose absolutamente precisa para produzir determinados efeitos geniais. A hysteria essencial aos dramaturgos; a integrao, por assim dizer carnal, em diversas personagens, porm reconhecidamente hysterica e vulgar nas experiencias de suppostos hypnotismos sobre sujeitos hystericos a base da chamada intuio dramtica. (BN, E3/134A-9). O que interessa , pois, o salto que Pessoa deu e o modo como este passa a associar a histeria, a sugesto, o equilbrio do desequilbrio, intuio dramtica, e no apenas ao gnio do pensamento. No se trata de defender ou de atacar esta ideia, mas sim de reconhecer a sua fecundidade e o modo como se ajusta a declaraes mais estticas. De um modo menos taxativo ou de uma forma mais genrica, as discusses em torno da degenerao, da histeria, do gnio ou da loucura, contriburam para que Pessoa imaginasse o seu caso, o de outros companheiros de psiquismo, e o da decadncia ou do renascimento de Portugal. O desconhecimento dos textos correspondentes torna mais difcil descobrir estes vnculos e perceber como aqueles que podem parecer dados objectivos ou diagnsticos o so, mas a partir de outros, acabando, por conseguinte, por serem reelaboraes conscientes. Assim, por exemplo, o paulismo considerado um movimento mrbido pelo seu inventor, semelhana do simbolismo francs (de acordo com Nordau). As leituras de cincia ou filosofia, como as em torno do esoterismo, tiveram repercusses diversas, ou melhor, mltiplas variaes. E para compreender a heteronmia, ou pelo menos a sua gnese e o seu alcance, no podemos ignorar as influncias que de diversos campos e no s da poesia ou das belles lettres Pessoa recebeu.

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 9

Jernimo Pizarro Jaramillo

V
Estas notas so o resultado de uma investigao que se encaminha para um estudo mais pormenorizado e, possivelmente, para a edio dos referidos textos de Pessoa relacionados com o gnio e a loucura. Elas procuram insistir na necessidade de uma aproximao menos literria ou exclusivamente literria e incestuosa do gnio dos heternimos. O caso Pessoa tambm um caso de incompreenso, que tratado como um espcimen e posto de parte. Ou ento, tratado com tanto respeito, que s nos resta consagr-lo. preciso redescobrir os textos que se conhecem e aproveitar um vasto material indito e disperso, como certos artigos ou livros que esperam ser compilados para conhecerem uma segunda edio. Podemos hoje constatar que a curiosidade permanente do poeta lhe permitiu alcanar um olhar bastante amplo. Assim como leu artigos mdicos sobre la folie du doute, h um poema de A. Search intitulado Mania of Doubt (19.06.1907); e assim como leu a poesia de Antero de Quental ou de E. A. Poe, tambm se interessou pela sua psicologia9. Por isso, e para melhor integrar as diferentes partes da obra ou dos projectos de obras de Pessoa, convm resgatar esta amplitude e conhecer as discusses pelas quais a determinada altura se interessou. O problema das relaes entre o gnio e a loucura, e os discursos clnicos de finais do sculo XIX, esto estreitamente vinculados com a concepo que o poeta teve da sua prpria obra e, em especial, com a condio de medium de figuras ideais (os heternimos) que ele prprio criou. Nesta medida, a explicao de Pessoa e a sua auto-anlise (histrico-neurastnico com predominncia do elemento histrico), sejam elas verdadeiras ou falsas, poderiam permitir uma interpretao mais cabal da sua produo, sem ser necessrio confundir a crtica psiquitrica com a literria nem to-pouco design-lo como gnio ou louco. Devemos simplesmente reconhecer todas as suas influncias e perceber como, desde os primeiros heternimos fico de si mesmo, Pessoa aproveitou as ideias circundantes o futurismo, as cincias mdicas e as ocultas , para caracterizar com mais verosimilhana e fora as personagens do drama em gente e a si prprio.

Sobre Antero de Quental h uma referncia (BN, E3/142-47) ao livro de Antnio Srgio Notas sobre os sonetos e as tendncias geraes da philosophia de Anthero de Quental. Lisboa: Liv. Ferreira, 1909; sobre Poe, umas notas de leitura (BN, E3/134-65 e 134A-70) de mile Lauvrire Edgar Poe, sa vie et son ouvre. tude de psychologie pathologique. Paris: Felix Alcan, 1904.

Leituras: Rev. Bibl. Nac. Lisboa, S. 3, n.os 14-15, Abril 2004 Abril 2005 10

Вам также может понравиться