Вы находитесь на странице: 1из 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N 07583/05 Objeto: Verificao de Cumprimento de Resoluo Relator: Cons.

Umberto Silveira Porto Responsvel: Sr. Hlio Carneiro Fernandes Interessado: Sr. Jos de Brito
EMENTA: PODER EXECUTIVO ESTADUAL ADMINISTRAO INDIRETA PBPREV ATOS DE GESTO DE PESSOAL APOSENTADORIA VOLUNTRIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO APRECIAO DA MTRIA PARA FINS DE REGISTRO ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 71, INCISO III, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARABA E NO ART. 1 INCISO VI, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N 18/1993. Verificao de cumprimento de Resoluo. No cumprimento. Assinao de novo prazo.

ACRDO AC1 TC 1587 /12


Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC n 07583/05, que trata da verificao de cumprimento da Resoluo RC1-TC- 0161/2011, decorrente do exame da legalidade da aposentadoria voluntria por tempo de contribuio com proventos integrais, concedida por ato do Presidente da PBPrev ao Sr. Jos de Brito, ocupante do cargo de professor, matrcula n 53.995-3, com lotao na Secretaria de Estado da Educao e Cultura, ACORDAM os membros da 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso realizada nesta data, por unanimidade, na conformidade do voto do relator, em: 1) declarar o no cumprimento da Resoluo RC2-TC- 0161/2011; 2) assinar novo prazo de 30 (trinta) dias ao atual Presidente da PBPrev, Sr. Hlio Carneiro Fernandes, para efetuar a edio de nova portaria de concesso de aposentadoria, nos termos sugeridos pelo relatrio de fls. 142/143, encaminhando a este Tribunal a documentao comprobatria de tal medida, sob pena de aplicao de multa e outras cominaes legais; e 3) determinar o envio dos autos Corregedoria deste Tribunal de Contas para adoo das providncias cabveis. Presente ao julgamento o (a) representante do Ministrio Pblico Especial. Publique-se e cumpra-se.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 19


ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA CONS. PRESIDENTE DA 1 CMARA

de

julho

de 2012.

UMBERTO SILVEIRA PORTO CONS. RELATOR

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO ESPECIAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N 07583/05 Objeto: Verificao de Cumprimento de Resoluo Relator: Cons. Umberto Silveira Porto Responsvel: Sr. Hlio Carneiro Fernandes Interessado: Sr. Jos de Brito

RELATRIO
Trata o presente processo da verificao do cumprimento da Resoluo RC1-TC-00161/2011 (fls. 149/151), decorrente do exame da legalidade da aposentaria voluntria com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, do servidor Jos de Brito, ocupante do cargo de professor, matrcula n 53.995-3, lotado na Secretaria de Educao e Cultura, concedida atravs da Portaria A 431, constante fl. 103, publicada no DOE em 25 de maro de 2008. A mencionada Resoluo decidiu: assinar o prazo de 60 (sessenta) dias ao ento presidente da PBPrev, Sr. Diogo Flvio Lyra Batista, para que adotasse providncias conforme relatrio da Auditoria de fls. 142/143, com encaminhamento a este Tribunal da documentao comprobatria de tais medidas, sob pena de aplicao de multa e outras cominaes legais. Procedida a devida notificao, veio aos autos o Sr. Hlio Carneiro Fernandes, atual Presidente da PBPrev e prestou esclarecimentos s fls. 155/159. Aps anlise, a Auditoria verificou que a Autarquia Previdenciria alegou que no existe novo tempo de contribuio/servio a ser averbado, pelo que no faz jus o servidor reviso de aposentadoria requerida, pois at 2003 possua apenas 32 anos de tempo de contribuio. Por fim, constatou a DIAPG, que no houve o efetivo cumprimento da Resoluo RC1 TC 0161/2011. o relatrio.

VOTO
Diante do exposto, VOTO para que os senhores Conselheiros, membros da 1 Cmara deste Tribunal de Contas do Estado da Paraba: 1) declarem o no cumprimento da mencionada resoluo; 2) assinem novo prazo de 30 (trinta) dias ao atual Presidente da PBPREV, Sr. Hlio Carneiro Fernandes, para efetuar a edio de nova portaria de concesso de aposentadoria, nos termos sugeridos pelo relatrio de fls. 142/143, encaminhando a este Tribunal a documentao comprobatria de tal medida, sob pena de aplicao de multa e outras cominaes legais; e 3) determinar o envio dos autos Corregedoria deste Tribunal de Contas para adoo das providncias cabveis.

o voto.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 19


Relator

de julho de 2012.

Cons. Umberto Silveira Porto

Вам также может понравиться