Вы находитесь на странице: 1из 3

RESENHAS SOBRE LIVROS DIDTICOS RESENHA DO LIVRO l Livro: PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDTICO: UMA INTRODUO AO TEMA

Autor: Elicio Gomes Lima. - Par de Minas, MG: Virtualbooks, 2011.

Procuramos elencar esta obra em trs captulos breves, ou seja, a construo do nosso objeto estudo, o quadro analtico que nos referenciou e a dimenso organizacional que toda pesquisa que trata de livro didtico deve conter. Desta maneira, construiu uma base de discusso situando o sujeito cognoscente como objeto inalienvel da pesquisa sobre o livro didtico e respectivas impresses e representaes imagticas lidas e ressignificadas no trabalho discente-docente. Ora, sabe-se que o delineamento epistemolgico que considera a construo do conhecimento como possibilidade no desenvolvimento do sujeito no pode prescindir do entendimento de como o sujeito se apropria, primeiro da elaborao de seus esquemas mentais e depois do conhecimento historicamente acumulado. Mesmo porque, o homem como ser histrico solicita ser compreendido em suas mltiplas manifestaes, muito embora, por conta dos jogos ideolgicos, diversos segmentos insistem em reduzi-lo descritivamente como fruto de um mero planejamento poltico. Ao trazer discusso algumas pinceladas deste movimento, avanamos no sentido de considerar a viso de conjunto no estudo do livro didtico no Brasil. verdade que como obra introdutria este primeiro volume no pretende colocar em discusso elementos nucleares sobre cada categoria considerada, mesmo porque, como estudo introdutrio perderia e no se justificaria tal orientao, mas delineamos as estruturas do que desenvolveremos em duas obras posteriores que de antemo autorizamos a ser divulgadas nesse sit., ou seja, a dar se conhecer. Creio que como um chamamento para o estudo e pesquisa sobre o livro e o livro didtico no Brasil, esta obra contribuir para a estruturao de projetos e abertura a discusso de pesquisas, nesta direo, destacando que, no somente para a anlise do livro em si, como material didtico, mas das polticas pblicas, das intencionalidades e denncias do jogo poltico que no raras vezes esvaziam a perspectiva de qualquer projeto nacional de rompimento com a dimenso da expropriao de direitos. Alm disso, a pesquisa histrica sobre o livro didtico tem mostrado o papel fundamental desempenhado pelos suportes dos textos tambm na definio de modos de ler e de se relacionar com os textos. Desse modo, desenvolvemos uma distino ntida das dimenses especificas da produo do livro didtico, e tratando-o como um objeto impresso didtico varivel e instvel, na relao com os outros suportes, com condies de produo com processos de produo, e com as formas de mltiplas leituras que os sujeitos estabelecem no processo leitor.

Prof. Ms. Elcio Gomes Lima So Paulo, Julho de 2012.

RESENHA DO LIVRO ll

Livro: PARA COMPREENDER O LIVRO DIDTICO ATRAVS DA HISTRIA DA ESCRITA E DO LIVRO


Autor: Elicio Gomes Lima. - Par de Minas, MG: Virtualbooks, 2012.

A dimenso dessa tematizao por si s no se esgota nessa obra, portanto, consideramos essa pesquisa apenas como uma apreciao de uma pequena faceta da produo sociocultural humana. E para melhor compreenso dos leitores preocupam-nos em estabelecer uma diviso dessa obra em trs captulos na ordem que se segue. No captulo I Materiais usados na escrita: meios e suportes - destacamos e caracterizamos os principais materiais que antecederam o aparecimento do livro e que foram os principais elementos que forneceram suportes para o processo do desenvolvimento da escrita, isto , foram os meios e suportes para a escrita. No segundo captulo O alfabeto e o aparecimento do livro manuscrito tratamos de descrever o processo evolutivo da escrita alfabtica, sem ter a pretenso de esgotar o assunto, bem como destacamos o aparecimento do livro manuscrito como uma evoluo na experincia social do ser humano, por conta de sua capacidade tcnica e possibilidade de registrar e expressar suas ideias atravs de um cdigo comum que possibilita a construo de conhecimentos. No captulo III, no qual tratamos Os primrdios da imprensa e os primeiros livros impressos inferimos que sem a inveno da imprensa no seria possvel uma grande produo de livros em larga escala, o processo manuscrito em si mesmo no poderia dar conta das demandas, frente s exigncias dinmicas do mundo do trabalho. E, por fim, conclumos que o livro e a escrita expressam manifestaes sociais da dinmica da experincia humana, fruto da interao para produo de conhecimentos e tcnicas a qual possibilita sistematizar a produo sociocultural do homem. No entanto, o livro e a escrita so mais que um processo de tcnicas mtodos de produo de uma determinada poca, representam parte da histria da evoluo humana e expressam a mentalidade de uma poca para da conta de suas necessidades e dar significado cultural a um objeto o livro que envolve alm de aspectos tcnicos, os aspectos socioculturais e polticos. Relacionado ao livro didtico a evoluo da escrita e do livro, tudo que temos fruto de um processo histrico, considerando crescimento da indstria editorial na atualidade e a difuso do livro didtico que pode estimular no somente o hbito da leitura na escola, mas o chamamento para outras leituras de mundo. A principal delas que muito primamos, a de emancipao do homem para a o desenvolvimento perene de sua capacidade ontogentica. Desejamos boa leitura a todos. Prof. Ms. Elcio Gomes Lima So Paulo, Julho de 2012.

RESENHA DO LIVRO lll Livro: ICONOGRAFIAS NO LIVRO DIDTICO DE HISTRIA: LEITURAS E PERCEPES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autor: Elicio Gomes Lima. - Par de Minas, MG: Virtualbooks, 2012.

Neste livro Iconografias no livro didtico de histria: leituras e percepes de alunos do ensino fundamental considerou-se especialmente relevante a dimenso da relao sujeito/objeto e as ideologias e smbolos que instituem o imaginrio social e a formao dos sujeitos, tanto no contexto escolar como a relao que os mesmos estabelecem com suas vivencias, ou seja, a vida cotidiana dentro do contexto em que esto inseridos. De forma mais enftica este livro se projeta em compreender o homem como ser histrico situado no tempo e no espao capaz de problematizar a realidade e (re) elaborar suas praticas cotidianas. Na introduo a prpria abertura dessa obra instiga-nos a reflexo: uma busca para compreender a problematizao que o homem faz sobre si mesmo e sobre as realidades que o cerca, bem como a realidade social em seu mais contexto amplo No primeiro capitulo, A tessitura do desenvolvimento da pesquisa, trao o percurso da pesquisa, localizao, elementos da pesquisa, materiais e recursos utilizados na totalizao da mesma. No segundo capitulo, Leituras e percepes sobre iconografias em livros didticos de histria, apresento as imagens iconogrficas dos livros didticos pesquisados, as quais foram os referenciais para os alunos do ensino fundamental especificamente das 5 sries e ainda transcrevo as produes textuais de cada aluno envolvido na pesquisa. Os temas imagticos propostos como pano de fundo do estudo foram os negros escravos e os indgenas brasileiros. No terceiro capitulo, Dialogando com as leituras discentes, passo a analisar a produo discursiva dos alunos, os vnculos estabelecidos com suas realidades e praticas cotidianas e as percepes ideolgicas implcitas e explcitas nas abordagens das produes textuais dos alunos. Diante das variadas manifestaes sociais que ocorrem nas tenses sociais do cotidiano e no cenrio temporal da escola, procuramos rigorosamente evidenciar que os educandos, como seres humanos, so dotados de capacidades, potencialidades e possibilidades, desenvolvendoas de forma processual e produzindo conhecimentos congruentes com sua realidade, na interao com os educadores e com contedos sistematizados para produo de conhecimentos histricos escolares, os quais no descartam seus saberes vivenciais nesta relao com a cultura escolar. Boa leitura a todos.

Obs. Esses livros (obras completas) podem ser consultados no sit scribd.

Professor Ms. Elicio Gomes Lima So Paulo Julho de 2012

Вам также может понравиться