Вы находитесь на странице: 1из 78

Prof.

Janana Naumann

ndice
I PRINCPIOS FSICOS DE RM Ressonncia Magntica Nuclear Magnetizao Longitudinal O sinal de RMN / F.I.D. Relaxao Longitudinal Relaxao Transversal II SEQUNCIAS DE PULSOS Seqncias de Pulsos Inversion Recovery Spin Echo SE Fast Spin Echo FSE Sigle Shot Fast Spin Echo SSFSE Echo Planar Image - EPI Gradiente Eco III FORMAO DA IMAGEM A Equao de Larmor Campos Gradientes Formao da Imagem Gradientes Codificadores Gy / Gx O espao K 20 21 23 25 27 5 6 8 9 10

12 13 14 15 16 17 18

IV QUALIDADE DA IMAGEM Relao Sinal Rudo - SNR 29

V - SEGURANA Aspectos de Segurana Riscos Potenciais Riscos Ocupacionais

32 33 34

VI EQUIPAMENTO / ACESSRIOS O Equipamento de RM Bobinas Opes de Imagem 37 38 39

VII EXAMES POR RM Exames por RM RM do Crnio RM do Trax RM do Abdmen RM do Joelho RM da Coluna RM da Coluna Cervical RM do Ombro Angio RM Aq. TOF Time of Flight Aq. 2DTOF Aq 3DTOF 41 43 47 51 54 60 62 64 65 67 69 70

VIII

PROTOCOLOS 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

CRANIO HIPFISE COL. CERVICAL CRANIO ESPECIAL COLUNA DORSAL COLUNA LOMBO-SACRA JOELHO OMBRO TRAX ABDOMEN

I. Princpios Fsicos de RM

Ressonncia Magntica

A Ressonncia Magntica um fenmeno fsico de troca de energia entre foras peridicas (ondas eletromagnticas) e corpos animados de movimento (certos ncleos atmicos). A RM aplicada ao diagnstico por imagem utiliza-se dos ncleos dos tomos de hidrognio que trocam energia com ondas eletromagnticas aplicadas por pulsos de radiofreqncia. A obteno da IRM a partir do hidrognio se deve ao fato deste elemento responder campos magnticos externos e tambm por ser um dos principais constituintes da matria orgnica, chegando a representar 70 % do corpo humano. A obteno de imagens a partir de outros elementos como o fsforo, por exemplo, tambm possvel, no entanto, a baixa constituio deste elemento inviabiliza o seu uso. 1 - HIDROGNIO O Hidrognio um tomo constitudo por uma carga positiva no seu ncleo ( prton + ) e uma carga negativa em sua eletrosfera (eltron e- ). Apresenta movimento de rotao do ncleo (SPIN nuclear) em torno do prprio eixo. Este movimento, dependendo do campo magntico externo, pode ser discretamente alterado gerando um movimento caracterstico conhecido por precesso.

2 - MOVIMENTO DE PRECESSO Quando o tomo de hidrognio fica submetido forte campo magntico, observa-se uma alterao nas caractersticas do spin nuclear. O ncleo, nestas condies, altera o seu eixo giratrio de uma linha para um cone, resultado da fora externa que atua sobre o tomo. Este movimento denominado PRECESSO, e se assemelha ao movimento giratrio de um pio no momento em que este est perdendo a sua fora (cambaleando).

Movimento de Precesso. O ncleo do tomo de hidrognio, reponde ao torque da forca magntica externa, nestas condies o ncleo se assemelha a um pequeno im.

3. MAGNETIZACO LONGITUDINAL O comportamento do ncleo do hidrognio como um pequeno im lhe confere uma fora magntica microscpica representada pela letra ( fora microscpica ). Na IRM a resultante magntica que contribui para a formao da imagem est representada pela somatria das foras microscpicas de uma grande quantidade de ncleos orientados em uma mesma direo. Esta resultante magntica quando observada ao longo das linhas de fora do campo magntico principal denominada Magnetizao Longitudinal. Se as linhas de fora estiverem orientadas na direo do eixo Z do equipamento a magnetizao longitudinal recebe a notao Mz .

A Magnetizaco Longitudinal a Forca magntica resultante no sentido das linhas forca do campo principal. ( Eixo Z equipamento de RM nos magnetos supercondutores )

de do

4.1 - O Equilbrio Dinmico:

Quando um paciente introduzido no equipamento de RM os seus tomos de hidrognio sofrem uma orientao paralela com as linhas de fora do campo principal. Nesta situao observa-se que uma grande quantidade de hidrognios se orienta para uma das extremidades do eixo Z do equipamento (populao de baixa energia) e uma quantidade ligeiramente menor se orienta para o lado oposto (populao de alta energia). A somatria vetorial dos hidrognios de ambas as populaes resulta numa fora magntica na direo dos prtons de baixa energia denominada magnetizao longitudinal. Freqentemente os tomos de baixa energia absorvem energia do meio e pulampara o lado mais energtico. Os tomos de alta energia, por sua vez, fazem o contrrio, liberam energia para o meio e vo se posicionar no lado de baixa energia, estabelecendo o que se conhece por equilbrio dinmico. Eltrons de baixa energia

eEltrons de alta energia

e-

4.2 - O Fenmeno da Ressonncia aplicado imagem. O fenmeno da ressonncia baseia-se em perturbar o equilbrio dinmico de tal forma que a resultante magntica Mz mude a sua orientao no espao e v preferencialmente assumir uma posio no plano transversal ( X,Y ). Para que isto ocorra faz-se necessrio que corpos em movimento (ncleos de hidrognio em precesso) troquem energia com uma fora peridica externa (ondas eletromagnticas de radiofreqncia). Quando as ondas de RF oscilam na mesma freqncia de precesso dos ncleos de hidrognio observa-se o fenmeno da ressonncia, em outras palavras, os ncleos de baixa energia absorvem a energia das ondas externas e

pulam em grande quantidade para o lado energtico, conseguindo assim, levar a resultante magntica Mz para o plano transversal. A nova resultante magntica que surge no plano transversal assume a denominao Magnetizao Transversal - Mxy . Esta magnetizaco capaz de induzir corrente eltrica em bobinas apropriadas. As correntes observadas nessas bobinas constituem-se, em ltima anlise, no SINAL DE RM.

- O Sinal da Ressonncia Magntica. A fora magntica Mxy que surge no plano transversal do equipamento de natureza oscilatria, ou seja, inverte a sua polaridade em relao bobina induzindo corrente eltrica alternada. Todo o sistema de RM est projetado para permitir que a forca magntica Mxy induza correntes eltricas apreciveis em diferentes tipos de bobinas. Cada corrente observada nessas bobinas, representa o sinal de ressonncia magntica proveniente de uma regio do paciente. O comportamento do sinal de ressonncia fundamental para uma perfeita compreenso dos fatores que interferem na qualidade das imagens e como este afeta a relao Sinal/Rudo.

F.I.D. ( Free Induction Decay )

A magnetizao transversal obtida a partir da excitao de uma determinada populao de hidrognios. Se esta excitao for suficiente para provocar uma bscula da resultante magntica de 90 graus, dizemos que foi aplicado um pulso de 90 graus ou /2. Se o pulso de excitao provocar uma bscula menor da resultante, por exemplo 70 graus, teremos uma magnetizao transversal parcial. A magnetizao transversal parcial permitir a induo de correntes de menor amplitude, no entanto, suficientes para produzir imagens diagnsticas.

Mxy

Pulso 70 graus

Mz O FID (free inducction decay) ou simplesmente Queda Livre da Induo indica que o sinal de RM vai diminuindo de intensidade em funo do tempo. Isto ocorre porque a populao de hidrognios, inicialmente excitada, libera a energia absorvida para o meio, buscando o equilbrio atravs da recuperao da magnetizao longitudinal. A RELAXACO LONGITUDINAL ( T1 ) Na busca do equilbrio dinmico os prtons que absorveram energia no processo de excitao passam a liber-la para o meio e voltam para o estado de menor energia. Os diferentes tecidos do corpo humano recuperam suas magnetizaes longitudinais em tempos diferentes o que possibilita o estudo da RM por contraste em T1. Considera-se T1 de um tecido em particular, o tempo necessrio para uma recuperao de aproximadamente 63% da magnetizao longitudinal dos prtons deste tecido. ( Figura ). 100% xy 63% M Mxy

Mz 63%

T1

Graficamente podemos visualizar o instante em que dois tecidos apresentam o melhor contraste por T1 ( Fig. ) . A obteno da imagem neste momento produz uma imagem de alto contraste . Mz

t T1

A RELAXAO TRANSVERSAL

( T 2 )

J vimos que quando o pulso de RF aplicado ao paciente uma determinada quantidade de hidrognio responde pelo fenmeno da ressonncia. A populao de hidrognios excitada, desvia a resultante magntica para o eixo transversal. Nestas condies, todos os tomos que contribuem para a resultante transversal, possuem a mesma fase e o valor da resultante magntica mximo, porm, o contraste entre os tecidos mnimo. Aps algum tempo, os tomos excitados alteram as suas fases, resultado da interao com tomos vizinhos e da falta de homogeneidade do campo magntico principal. possvel obter contraste entre os tecidos neste momento. O padro de imagem estabelecido nestas condies o que conhecemos por T2. Em outras palavras podemos dizer que: T2 a imagem formada no momento da perda da coerncia de fase no plano transversal. A principal caracterstica da imagem T2 que os lquidos se apresentam claros. Tecidos musculares, vsceras, parnquimas, do pouco sinal, e se apresentam escuros.

O tempo de relaxao transversal ( T2 ) de um tecido em particular , o tempo necessrio para que a resultante magntica no plano transversal decaia at aproximadamente 37% do seu valor original.

Mxy 100%........

37%.........

T2

10

II - Seqncias de Pulsos
SEQUNCIAS DE PULSOS A forma como os pulsos de RF so aplicados influenciam o contraste das imagens. possvel a partir da aplicao de pulsos de diferentes ngulos obter diferentes contrastes entre os tecidos. Alguns conceitos so importantes para uma boa compreenso da dinmica das seqncias .:

TR ( Tempo de Repetio )
o tempo medido entre o primeiro pulso e a sua repetio. Exemplo: 180 180 90 90 t

TR = 400 ms

TE ( Tempo de Eco ).
o tempo medido entre o primeiro pulso e a amplitude mxima do sinal de RM (eco). 180 90 sinal t TE = 20 ms

11

1 - INVERSION RECOVERY ( Recuperao da Inverso ).


uma sequncia que utiliza-se basicamente de 3 pulsos: 1 pulso de inverso de 180 graus. 1 pulso de 90 graus. 1 pulso de recuperao de fase de 180 graus.

Aplicao: - Usada para obteno de imagens com alto contraste por T1. - Suprime o sinal da gordura ou outro tecido em particular, utilizando-se do tempo de inverso adequado. (tcnica de saturao )

180 90

180 sinal

180 90

180

T.R. TI TE

R.F. Gz Gy

12

Gx Sinal 2 . SPIN ECO A sequncia spin eco a mais utilizada. Os padres de imagem T1 , T2 e DP, esto intimamente relacionados com esta seqncia. A seqncia spin-eco constitui-se de 2 pulsos : Um de excitao de 90 graus e um de recuperao de fase de 180 graus. Se aplicados 2 pulsos de 180 graus possvel a obteno de imagens em diferentes ponderaes. ( D.P. e T2 por exemplo )

180 90 90

180

T.E. T.R.

Seqncia Spin Eco com dois pulsos de 180 graus.

RF

Gz Gy Gx Sinal

13

3. A Sequncia Fast Spin Eco ( Turbo Spin Eco ) A seqncia FSE (TSE) utiliza-se de uma cadeia de pulsos de 180 graus aplicados uma nica imagem (trem de ecos), fazendo-se variar a codificao de fase aps cada pulso de refasamento. O vrios sinais codificados preenchem o espao K muito rapidamente. Cada linha do espao K preenchida pela codificao de cada pulso de 180 graus.

Seqncia Fast Spin Eco ( Mltiplos pulsos de 180 graus )

4 SEQUENCIA SINGLE SHOT FAST SPIN ECO - SSFSE

A sequncia SSFSE utiliza-se de uma cadeia de ecos suficiente para preencher todas as linhas do espao K aps um nico TR. Para uma matriz 256, so utilizados 256 pulsos de 180 graus aps o pulso inicial de 90 graus. Uma seqncia completa dura apenas alguns segundos. Esta seqncia, dado a grande quantidade de ecos produzidos, pondera as imagens quase que to somente em T2 e muito utilizada nas colangiorressonncias, urorressonncias e mielorressonncias.

14

. . . . . . SSFSE - Cadeia longa de ecos A Tcnica EPI Echo Planar Image A tcnica EPI a maneira mais rpida de se obter imagens por RMN. Permite a codificao e preenchimento de todo o espao K com um nico TR, sem que para isto, se utilize dos pulsos de refasamento de 180 graus como os usados na seqncia FSE. Esta tcnica consiste em inverter a polaridade dos gradientes codificadores de fase e de freqncia de forma contnua, conseguindo-se desta forma, o preenchimento de todo o espao K em apenas frao de segundos. Esta tcnica pode ser acoplada s seqncias Spin Eco e tambm por Gradiente de Eco, sendo largamente utilizada nos estudos funcionais de difuso, perfuso e ativao por ressonncia magntica.

RF Gz Gy Gx Sinal

Aquisio Eco Planar ( EPI )

15

3 - Seqncia

Gradiente de Eco

A seqncia gradiente de eco utiliza-se de um pulso inicial de ngulo varivel entre 5 e 180 graus ( Flip angle ). O refasamento dos prtons obtido pela aplicao de um campo gradiente invertido. Na seqncia gradiente de eco os tempos TR e TE so muito curtos, reduzindo o tempo total do exame, no entanto, observa-se muitos artefatos na imagem. RF Gz

Gy Gx Sinal

Se qncia Gradiente Eco com Flip Angle de 90 graus As seqncias gradiente de eco so muito utilizadas nas aquisies vasculares e aquisies dinmicas por RMN.

Principais Sequncias de Pulsos .

16

SE ( Spin Eco ): Seqncia convencional em RM, utilizada para obteno de imagens ponderadas em T1, T2 e D.P com alto grau de definio. FSE ( Fast Spin Eco / Turbo Eco ) : Seqncia que utiliza mltiplos pulsos de 180 graus para um mesmo corte reduzindo drasticamente o tempo de aquisio das imagens. O fator turbo ( quantidade de pulsos de 180 graus) , determina a magnitude da reduo da seqncia. FSE-XL : Seqncia fast spin eco com tempo de espaamento mais curto entre pulsos de 180 graus. Melhor SNR nas imagens T2. SSFSE Seqncia spin eco com disparo nico. ( 128 ou 256 codificaes de fase ) I.R. Seqncia Inversion Recovery. O parmetro TI ( Tempo de inverso) usado nesta seqncia influenciar o padro da imagem. No equipamento de 1,5 Tesla: TI = 160 ms Satura a gordura. TI = 800 ms Aumenta o contraste por T1. TI = 2.200 ms Satura o sinal do Liquor. FLAIR Seqncia Inversion Recovery com tempo de inverso de aproximadamente 2000/2200 ms utilizado para obteno de imagens T2 com supresso do sinal do liquor. STIR Seqncia inversion recovery com ponderao T1. SPIR Seqncia inversion recovery gordura. com saturao espectral da

GRE / GRASS / FFE / FISP Seqncia gradiente eco coerente. Imagens ponderadas em T2*. Alta sensibilidade para lquidos. SPGR / FFE-T1 / FLASH - Sequncia gradiente eco incoerente. Imagens gradiente com ponderao T1 e sensibilidade para fluxo. FAST GRE / FAST SPGR gradiente eco ultra-rpidas. / TFE / TURBO FLASH : Sequncias

17

TOF GRE 2D seqncia vascular pelo mtodo Time of Flight em seqncia gradiente eco coerente de aquisio de imagens planas bidimensionais. TOF GRE 3D Seqncia vascular pelo mtodo Time of Flight em seqncia gradiente eco coerente de aquisio de um volume de imagens. TOF SPGR 2D Seqncia vascular gradiente eco incoerente ( T1W ). Aquisio Bidimensional. TOF SPGR 3D Seqncia vascular gradiente eco incoerente ( T1W ). Aquisio volumtrica. PC 2D Seqncia vascular gradiente eco phase contrast com codificao de fluxo/velocidade. Aquisio bidimensional. PC 3D Seqncia vascular gradiente eco phase contrast com codificao de fluxo/velocidade. Aquisio volumtrica. CeMRA Seqncia vascular gradiente eco com contraste a base de gadolneo DW-EPI Seqncia de difuso pela tcnica Echo Planar Image. PERFUSION-EPI Seqncia de perfuso pela tcnica Echo Planar Image.

III - Formao da Imagem

18

A Equao de Larmor. A frequncia com que o prton de hidrognio precessiona depende: 1. - Da razo giromagntica 2. - Do campo magntico a que ele submetido.

W = Bo .
W =

Frequncia de precesso : Define a quantidade de giros por segundo ( precesso ). Bo = Campo Magntico Principal : Define Intensidade do Campo Magntico do Equipamento = Razo Giromagntica: Constante Caracterstica de cada tomo. Para o Hidrognio vale: 6 42,58 x 10 Hertz/s. A freqncia de precesso de um prton de hidrognio depende do campo magntico que atua sobre o prton e da sua razo giromagntica . Definido a freqncia de precesso de um prton, podemos excit-lo por ressonncia a partir da aplicao de uma fora peridica externa de mesma freqncia.

Considerando um equipamento de 1,5 T


Wo = Bo ( 1,5 T ) . ( 42,58 106 Hz/s Hz/s )

Wo = 63,87 . 106

Aproximadamente 63 milhes, oitocentos e setenta mil vezes por segundo a freqncia de precesso dos prtons de hidrognio do corpo de um paciente que se encontra no interior de um equipamento de 1,5 Tesla.

Campos Gradientes

19

A informao obtida pela equao de Larmor mostra que para a realizao de imagens por ressonncia de diferentes regies do corpo preciso fazer variar o campo magntico numa certa direo provocando assim diferentes freqncias de precesso dos prtons de hidrognio ao longo deste campo magntico. Campos magnticos que variam gradativamente de intensidade numa certa direo so denominados campos gradientes. No sistema de RM os campos gradientes ocupam os trs eixos fsicos X, Y, Z, respectivamente horizontal, vertical e longitudinal e servem para selecionar o plano e a espessura do corte e codificar espacialmente os sinais provenientes do paciente. Campo Magntico Gradiente ( Intensidade Varivel )

-4

-2

+2

+4

mT

Campos Gradientes so adicionados ao campo magntico principal, para diferenciar a freqncia com que prtons de diferentes regies do corpo precessionam. Nestas condies a equao de Larmor fica assim definida:

W x = ( Bo + Gx ) .

20

Campos gradientes so adicionados ao longo dos trs eixos fsicos do equipamento. O gradiente responsvel pela seleo do corte denominado Gradiente Seletivo ( Gz ). O gradiente codificador da fase denominado Gy. O gradiente codificador da freqncia ou gradiente de leitura denominado Gx.

21

RM - Formao da Imagem. Codificao espacial. Um paciente no interior do magneto experimenta um campo magntico proporcional Bo. Todos os prtons que ficam sob ao do campo principal precessionam na mesma freqncia ( Equao de Larmor). Para que possamos obter imagens de regies especficas do paciente necessrio codificar espacialmente os prtons, diferenciando-os quanto s suas freqncias de precesso, somente desta forma, poderemos obter imagens dos ps, do abdmen ou da cabea do paciente. A codificao espacial obtida a partir da aplicao de campos magnticos que variam de intensidade numa certa direo, alterando as freqncias de precesso dos prtons de hidrognio na direo do campo gradiente. Uma vez codificado espacialmente os prtons de hidrognio, tornase possvel a excitao seletiva de uma regio ou corte em particular a partir da aplicao de pulsos de RF direcionados (campos B1 ) .

Campos Gradientes
Campos gradientes so campos magnticos que apresentam variaes lineares de intensidade ao longo de uma certa direo aumentando ou diminuindo o campo magntico local. No equipamento de RM os campos gradientes atuam a partir do isocentro magntico aumentando gradativamente a intensidade em uma direo e diminuindo tambm de forma gradativa a intensidade na direo oposta. No isocentro magntico o campo magntico local ser sempre equivalente Bo. G+ Bo

G0.996 T

1.0 T

1.004 T

Uma vez aplicado o campo gradiente os prtons precessionam segundo a equao:

22

( Bo +

G)

Gradientes do Sistema de RMN O sistema de RM apresenta 3 eixos fsicos: Eixo Z - Longitudinal Eixo Y - Vertical Eixo X - Horizontal Ao longo de cada eixo encontra-se as bobinas gradientes. No momento da formao da imagem as bobinas geram os campos gradientes necessrios para a seleo do corte e codificao espacial do sinal de RM. O gradiente responsvel pela seleo de corte denominado Gradiente Seletivo ( Gz ). Os gradientes que codificam o sinal no plano de cortes so denominados; Gradiente de Fase ( Gy ) e Gradiente de Freqncia (Gy ).

O Gradiente Seletivo ( Gz )
O gradiente seletivo responsvel pela determinao do plano corte. Quando escolhemos imagens axiais o gradiente seletivo fica posicionado ao longo do eixo Z do equipamento. Nestas condies observamos que os prtons do paciente apresentam diferentes freqncias de precesso entre os ps e a cabea. Quando a escolha da imagem for coronal o gradiente seletivo ficar ao longo do Eixo Y, neste momento os prtons apresentaro diferentes freqncias de precesso entre a anatomia posterior e anterior do paciente. Nos cortes sagitais o campo gradiente estar ao longo do eixo X e as frequncias de precesso ser diferenciada entre os lados direito e esquerdo do paciente.

23

No processo de formao da imagem o gradiente Gz o primeiro a entrar em ao codificando os prtons pela suas freqncias de precesso. A aplicao dos pulsos de RF direcionados permite obteno do sinal de RM em qualquer plano ao longo desta direo . Gradiente Codificador de Fase - Gy Uma vez selecionado o corte, o plano correspondente, precisar ainda ser codificado em duas dimenses para a reconstruo de uma imagem bidimensional - 2D. Em uma das dimenses a codificao ser feita pela fase dos prtons de hidrognio. A codificao por fase obtida pela aplicao durante um determinado perodo de tempo de uma campo gradiente ao longo de uma das direes do plano de corte. O Gradiente aplicado acelera a freqncia de precesso fazendo com que a fase dos prtons se diferenciem na direo do gradiente. Em RM a codificao pelo gradiente de fase Gy individual para cada linha da imagem. Imagens de alta resoluo, matrizes altas, demoram mais tempo para serem adquiridas, por este motivo, muito comum a utilizao de matrizes assimtricas ( 256 x 192 por exemplo).

Gradiente Codificador de Freqncia - Gx.

A outra dimenso da imagem codificada pela freqncia de precesso dos prtons de hidrognio. O gradiente responsvel por isto o gradiente codificador de freqncia Gx, tambm denominado gradiente de leitura. A denominao gradiente de leitura se deve ao fato do sistema interpretar o sinal de RM no momento em que este encontra-se em ao e que coincide com o eco verificado na seqncia spin-eco.

A determinao da espessura do corte.

24

A espessura de corte pode ser obtida de duas formas: - Variando a banda de radio freqncia B1. - Variando a amplitude do gradiente.

B1

banda estreita

B1 banda larga

Quanto mais larga a Banda RF B1 maior ser a espessura do corte.

Gradiente de Pequena Rampa

Gradiente de Grande Rampa

B1

B1

Quanto maior a rampa do gradiente (amplitude) menor ser espessura de corte.

O Espao K

25

As informaes obtidas no processo de codificao do sinal so enviadas para uma rea do processador de imagens definida como espao K . O espao K armazena as informaes dos dados brutos relativos s linhas e colunas que formaro a imagem por ressonncia magntica. Os dados so processados matematicamente pela Transformao Bidimensional de Fourier e convertidos em escala de cinza. A forma como os dados adquiridos e armazenados influenciam a qualidade da imagem. O espao K pode ser representado graficamente como uma matriz composta de linhas e colunas correspondentes s da imagem por ressonncia. Representao esquemtica do Espao K 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

F A S E

0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0

Isocentro

Freqncia As linhas centrais do espao guardam as informaes codificadas por gradientes de baixa amplitude As linhas perifricas do espao K guardam as informaes codificadas pelo gradiente de alta amplitude.

Sinal forte Sinal Fraco -

Baixa resoluo. Alta Resoluo.

26

Preenchimento parcial de dados Eco Parcial / Fracional. A codificao do sinal por gradientes negativo/positivo permite a obteno de informaes especulares de sinais invertidos. possvel adquirir parcialmente os dados e deixar que o computador calcule as demais linhas numa anlise comparativa. Neste caso ser necessria a codificao de pelo menos um plo do gradiente.

Gy

Aquisio parcial dos dados. Nos ecos parciais coleta-se aproximadamente 60% dos dados. Os 40% restantes so calculados pelo computador.

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

27

IV - Qualidade da Imagem SNR - ( Signal to Noise Ratio ) Relao Sinal - Rudo

Em ressonncia magntica a qualidade da imagem pode ser medida pela SNR (signal to noise ratio ) ou Relao Sinal - Ruido. SNR mede em termos qualitativos o sinal puro de RM. Quanto maior o seu valor menor ser a influncia dos fatores que contribuem para a degradao da imagem. O rudo se caracteriza pela formao da imagem "granulada" que se sobrepe imagem real do objeto, dificultando a sua visualizao. Imagens com baixos valores de SNR so pobres em detalhes, por isso, estamos constantemente preocupados com os parmetros que possam elevar esta relao. Principais Fatores que afetam a Relao Sinal-Ruido.

1 - Intensidade do Campo Magntico Principal - Bo. Quanto maior Bo, maior SNR.

Altos Campos permitem a excitao de uma maior quantidade de prtons, resultando numa melhora direta do sinal de RM.

2 - Tipo de Bobina utilizada.


As bobinas influenciam decisivamente na qualidade das imagens. Basicamente so de 4 tipos:. 2.1 - Bobina de Corpo: De grandes dimenses, utilizada nos exames que requerem grandes campos de explorao. FOV ( Field of View ) maior que 30 cm. 2.2 - Bobinas de Superfcie ( Receptoras ): Os fabricantes costumam apresentar diferentes tipos de bobinas que se ajustam de forma anatmica aos diferentes rgos, melhorando com isto a relao sinal-rudo. Assim, encontramos bobinas prprias para: punho; joelho; ombro; coluna;

28

etc.... Quanto menor a bobina e quanto melhor esta envolver o rgo em estudo, melhor ser a relao sinal-rudo. 2.3 - Bobinas de Quadratura: Duas ou mais bobinas de superfcie, conjugadas de tal forma a obter simultaneamente o sinal de uma mesma regio. Apresenta melhor SNR comparada s bobinas de superfcie comuns. 2.4 Bobinas de Arranjo de Fase ( Phased-Array) : Mltiplas bobinas conjugadas que apresentam melhor relao sinal-rudo comparada s bobinas de quadratura.

3. FOV ( Field of View ) - Campo de Viso. Quanto maior o FOV - maior SNR. Quando se aumenta o campo de explorao, obtm-se uma quantidade maior de prtons no processo de formao imagem, conseqentemente h um aumento de sinal.

4. THICKNESS ( Espessura de Corte ) Quanto maior a espessura - maior SNR.


Maior quantidade de prtons contribuindo no sinal.

5. NEX - Nmero de Excitaes. Quanto maior o NEX - maior a SNR.


Na formao da imagem por RM possvel excitar mais de uma vez um mesmo tecido e obter mltiplas respostas desta regio. Quanto maior for o nmero de excitaes, melhor ser a relao sina-rudo, no entanto, o tempo de aquisio das imagens aumentar na proporo do nmero de excitaes utilizado.

29

6. MATRIZ Quanto maior a resoluo da matriz, menor a SNR.


Ao contrrio da tomografia computadorizada, usamos mudar constantemente as dimenses das matrizes das imagens em RM . Quanto maior a resoluo da matriz, particularmente na direo de codificao da fase, maior ser o tempo de aquisio da imagem. Com objetivo de reduzir os tempos de aquisio das imagens, tambm usamos trabalhar com matrizes assimtricas (192 x 256 por exemplo ) , com a menor dimenso da matriz ajustada na direo de codificao da fase. ______________________________________ Tempo = TR x NEX x Matriz ( fase ). ______________________________________
Exemplo:. Uma srie T1 (Spin Eco) realizada com TR = 500 ms 2 Nex , e matriz 192 (fase) x 256 (freqncia), leva exatos 3 minutos e 12 segundos para se completar.

7 . - O Tempo de Repetio ( T.R. ) Quanto maior o TR, maior a SNR.


Aumentando-se o TR permitimos que uma quantidade maior de prtons de hidrognio recuperem a magnetizao longitudinal, aumentadose assim a populao a ser excitada no prximo pulso.

8. - BANDWIDTH ( Largura da Banda de Leitura ) Quanto maior BANDWIDTH - menor a SNR.


A banda de leitura pode ser varivel e ajustar-se amplitude do sinal. Bandas estreitas fazem a leitura de sinal de grande amplitude o que diminui o rudo nas imagens.

30

V - Segurana
RM Aspectos de Segurana As pessoas envolvidas na marcao dos exames devem apresentar um conhecimento mnimo sobre o mtodo, bem como, as suas contra-indicaes. Este procedimento importante para se evitar possveis acidentes.

Esto contra indicados de realizar o exame os pacientes:


Portadores de marcapasso cardaco Portadores de implantes eletrnicos Portadores de grampos de aneurisma ou clips metlicos Com cirurgia pregressa do ouvido interno Que apresentam fragmentos metlicos Que contenham metal no interior de seu(s) olho(s). Gravidez durante o primeiro trimestre(embriognese).

Apresentam contra indicao parcial os pacientes:


Portadores de prteses metlicas em geral. Portadores de claustrofobia. Gestantes aps o terceiro ms de gravidez.

Nenhum objeto ferro-magntico que possa ser atrado pelo magneto deve entrar na sala de exame. E recomendvel que o paciente troque de roupa e remova pertences como relgios, brincos, colares, correntes, adornos de metal para cabelo, celulares, pagers, cartes magnticos, bilhetes de metr ou quaisquer outros objetos metlicos que possam sofrer atrao magntica.

31

Riscos potenciais em RM
Objetos metlicos podem transformarem-se em projteis. Interferncia eltrica em implantes. Toro de objetos metlicos. Aquecimento local de tecidos e objetos metlicos. Interferncia eltrica com a funo normal de clulas nervosas e fibras musculares (neuroestimulao ). O servio de ressonncia deve dispor de cartazes de advertncia e sistema de segurana nas portas a fim de impedir a entrada de pessoas no autorizadas. Nos casos de parada respiratria ou cardaca, o paciente deve ser retirado para fora da sala para o atendimento de emergncia. Torpedos de O2, bombas de infuso, equipamentos de monitorizao, cadeiras de roda e macas no so permitidos dentro da linha de 50 Gauss. Nesta rea s sero permitidos os equipamentos projetados exclusivamente para RM.

Interferncia eltrica com implantes eletromecnicos.


O campo magntico pode causar danos aos marcapassos cardacos, o pulso de radiofreqncia pode induzir voltagem, alterando as derivaes do marcapasso, outros dispositivos tambm podem ser afetados como os neuroestimuladores, estimuladores do crescimento sseo e implantes cocleares, estes, devem permanecer fora da linha de 5Gauss(G). J os cartes e fitas magnticas, relgios analgicos, devem ser mantidos fora da linha de 10 Gauss(G).

Toro de objetos metlicos.


Nesse caso tratamos da interao dos grampos e clips cirrgicos e sua localizao dentro do corpo do paciente e sua interao com o campo magntico esttico, onde o campo pode causar toro do objeto e leso do tecido adjacente ou local cirrgico. Nesses casos o risco maior so os clips de aneurisma que podem sofrer toro exceto se for conhecido o tipo exato e for comprovado que o mesmo no ferromagntico. Algumas prteses de estribo tambm so contra-indicadas. Recomenda-se que seja feito um

32

rastreamento por RX nos casos de pacientes que tenham ferimentos por arma de fogo e estilhaos metlicos intraoculares.

Aquecimento local de tecidos e objetos metlicos.


O aquecimento de objetos metlicos dentro do corpo do paciente pelo pulso de radiofreqncia outro motivo de preocupao. A absoro de RF medida por Watts por kilograma, sendo a taxa de absoro denominada razo de absoro especfica (SAR- Specific Absorption Rate ). Para que o equipamento possa controlar a absoro de RF torna-se imprescindvel informar o peso correto do paciente no momento do registro dos seus dados. At o momento no se conhece nenhum caso onde o aquecimento tecidual, decorrente do deposito de RF, tenha sido prejudicial para o paciente, no obstante, as pacientes gestantes no primeiro trimestre de gravidez precisam ser avaliadas quanto aos riscos do aumento da temperatura fetal.

Interferncia eltrica com funes normais das clulas nervosas e fibras musculares.
Os campos magnticos induzidos por gradiente e que se modificam rapidamente podem causar corrente eltrica nos tecidos e podem ser suficientemente grandes para interferir com a funo normal das clulas nervosas e fibras musculares.

RISCOS OCUPACIONAIS

33

Efeitos biolgicos No se tem notcia de efeitos biolgicos adversos a longo prazo para pessoas que trabalham no departamento de RM , por precauo, recomenda-se, que as funcionrias grvidas no permaneam dentro da sala de exames quando os gradientes estiverem ativados. Com relao aos funcionrios do setor de RM deve-se proceder a uma investigao do eventual risco potencial de cada um, bem como, oferecer-lhes treinamento adequado para condutas de rotina visando as normas de segurana em RM. Quenching o processo de perda sbita do campo magntico gerado pelas bobinas do magneto, de modo que elas deixam de ser supercondutoras e passam a ser bobinas de resistncia,isto faz com que o hlio escape do banho criognico rapidamente. Este processo pode acontecer por acidente ou por induo manual no caso de emergncia. A deciso de induzir o quench deve ser tomada em conjunto pelo operador, mdico e engenheiro do servio, pois implica em danos irreparveis as bobinas supercondutoras. Os alarmes que detectam a baixa dos nveis de O2 na sala e que pode significar escape de gs Hlio, devem sempre ser testados, e quando forem acionados, o paciente deve ser removido imediatamente da sala de exames.

DICAS DE SEGURANA 1-Antes de marcar um exame para um paciente, verifique se ele no se enquadra na lista de contra-indicaes para este estudo. 2-Verifique se ele sofre de claustrofobia. 3-Esclarea corretamente o paciente , pois grande parte de sua ansiedade pelo desconhecido. 4-Tente atende-lo e conforta-lo da melhor maneira possvel enquanto aguarda a sua vez .
34

5-O paciente deve ser entrevistado antes do incio do exame, a fim de que se possa investigar cirrgias feitas, ferimentos por metais, presenca de marcapassos e outros.

6-Assegure-se de que todos os metais foram removidos como: cartes magnticos, jias, bijouterias, relgios, moedas, chaves, maquiagem e todos os objetos metlicos no fixos, inclusive piercings. 7-Tatuagens devem ser cobertas com panos umedecidos e se forem na regio dos olhos haver contra-indicao, pois podem se aquecer. 8-Sutis e cintos devem ser removidos. A roupa do paciente deve ser substituda por avental ou roupo do hospital. 9- Investigue sempre. Os pacientes em geral nada sabem sobre os efeitos do forte campo magntico. Cheque as informaes do pronturio. Retire as duvidas com o acompanhante se este for esclarecido. 10- A ansiedade provocada pela claustrofobia pode ser atenuada: - Pelo uso de um espelho retrovisor , para que o paciente possa ver a sada do tnel do magneto. - Posicionando o paciente em decbito ventral. - Pedindo para o paciente manter os olhos fechados ou cobertos por uma venda. - Removendo o travesseiro a fim de que o rosto do paciente fique mais afastado do teto do magneto. - Conversando com o paciente a cada seqncia ou tira-lo brevemente do magneto pode ajuda-lo a realizar o exame sem anestesia. -iluminar e ventilar o magneto outra boa idia. -mantendo, se for necessrio, o acompanhante do paciente junto a ele durante o exame.

35

VI - O Equipamento de Ressonncia Magntica Nuclear

Magneto - Equipamento de 1.5 Tesla

Console Equipamento de 1.5 Tesla.

36

Bobinas

Bobina de Crnio Head Coil

Bobina de Coluna - CTL

Bobina de Joelho / Tornozelo

Bobina de Punho

37

Bobina de Mama (Breast Array ) Principais opes de imagens:

Bobina de Trax / Abdmen ( Torso Array )

Na mesa de comando de um equipamento de ressonncia encontramos entre as principais opes:

Seqncia de Pulsos: Parmetro que nos permite escolher a melhor seqncia para o exame. Thickness ( Espessura do corte ): Permite a escolha de cortes com espessura que variam entre 2 mm e 20 mm. GAP ( Intervalo entre cortes ): Permite a definio do espaamente entre duas imagens. Matriz: A matriz em RMN pode ser simtrica ou assimtrica. As matrizes assimtricas com a menor dimenso codificada pelo gradiente de fase permite a obteno de imagens com tempos mais curtos. Nmero de cortes # : O nmero de cortes deve ser definido de forma a cobrir a regio de interesse. Flow Compensation ( FC ) Compensao do fluxo liqurico. Utilizado nas seqncias vasculares e com ponderao em T2. Pr-saturao ( SAT / A-P-L-R-S-I- FAT WATER ) : Pulso adicional de saturao de tecidos e fluxos direcionais.

38

No Phase Wrap / Wrap Around / Foldover : Recurso para suprimir os artefatos de dobra da imagem no FOV ( Aliasing ). O artefato ocorre na direo de codificao da fase. Respiratory Compensation ( RESP COMP ): Compensa os artefatos de movimento na regio torcica e abdominal produzidos pela respirao. Cardiac Gating : Acoplamento com ECG para evitar os artefatos produzidos pelo batimento cardaco. Peripheral Gating: Acoplamento com sensor perifrico ( Dedo ) para evitar os artefatos produzidos pelo ciclo cardaco. Multi-Phase : Opo para aquisio mltipla de um mesmo planejamento. Utilizado nas opes cine RM. ( Acoplamento cardaco multi-fsico ). Echo Train ( Fator Turbo ): Define o nmero de pulsos de 180 graus na seqncia fast spin-eco. Variable Bandwith : Define a banda de freqncias utilizadas na leitura do sinal de RM. Magnetization Transfer: Pulso adicional de saturao do efeito T2 de macromolculas ( substncias branca e cinzenta do crebro ). Retangular FOV : Field Of View assimtrico. Matriz Retangular: Matriz assimtrica por reduo do nmero de linhas de codificao da fase e conseqente reduo do tempo da seqncia. NEX / NSA : Nmero de excitaes. Nmero de medidas.

VII - EXAMES POR RESSONNCIA MAGNTICA

Esto contra indicados de realizar exames de RM os pacientes portadores:

39

De marca passo cardaco. De "Clips " de aneurisma De neuro-estimuladores.

Apresentam contra indicaco parcial os pacientes: Portadores de prteses metlicas em geral. Portadores de claustrofobia. Gestantes at o terceiro ms. ** Constitui-se num procedimento comum entrevistar o paciente ante do exame para determinar se o mesmo apresenta algum risco potencial para esta tcnica.

Tabela de Contra-Indicaes:
SIM

CLIPS DE ANEURISMA
MARCA PASSO CARDIACO ELETRODO MARCA PASSO PROTESES DE CORDAS VOCAIS PROJTEIS NA REGIO ORBITRIA PRTESE PENIANA SIM SIM SIM SIM DACOMED/OMNIPHASE

PRTESES DE ESTRIBO PROTESE DENTRIA PROTESE DE QUADRIL STENTS PROJTEIS ARMA FOGO GRAVIDEZ

NO NO NO NO NO * 3 MESES

Cuidados Preliminares:
Antes de iniciar o exame, imprescindvel tomar alguns cuidados, para evitar acidentes que, no raramente, se apresentam com gravidade:

40

1 . Entrevista com o paciente: A entrevista serve inicialmente para coletar as informaes clnicas que iro ajudar o radiologista na conduo do exame e nas suas concluses diagnsticas. Serve tambm para que possamos orientar o paciente do seu procedimento no transcorrer do exame e esclarecer eventuais dvidas sobre o mtodo. Na entrevista devemos investigar ainda se o paciente apresenta alguma contra-indicao ao exame. Normalmente os servios dispem de questionrios prontos com esta finalidade. 2. Informaes importantes a serem transmitidas: O tempo de exame ( Em mdia de 20 minutos 01 hora ) O barulho que o paciente vai ouvir durante as aquisies das imagens. A possibilidade de comunicao com o operador nos intervalos entre as sries. A imobilidade que o paciente dever manter, principalmente durante o barulho. A comunicao de qualquer fato estranho que possa ocorrer durante o exame ( calor, cefalia, etc... )

Durante o exame importante o operador estabelecer uma comunicao com o paciente, isto costuma tranquiliz-lo e evita aquela sensao de ter sido abandonado. importante estarmos atentos tambm aos eventuais estados de angstia ou ansiedade, situao comum na rotina diria.

1. -

RM DO CRANIO

A RM do crnio est indicada principalmente:

41

Nas pesquisas de Tumores Nos processos Inflamatrios Nos estudos das alteraes da substncia branca e cinzenta. Nas malformaes. Nos estudos vasculares; venoso e/ou arterial. Nas patologias isqumicas. Nas sndromes convulsivas. Em anlises funcionais. Em estudos de espectroscopia por RM.

O exame do crnio segue na maior parte dos servios um protocolo bsico compreendido por: Srie Sagital T1. Srie Axial T2. Srie Axial FLAIR. Srie Coronal T2.

Sagital

T1

A srie Sagital T1 a primeira a ser realizada. Normalmente so feitos de 15 20 cortes com 5 mm de espessura e gap de 2 mm em seqncia spin-eco ou turbo spin-eco. A seqncia sagital T1 permite um estudo anatmico no plano sagital e serve de imagem de planejamento para as demais sries.

Axial T2
A srie axial T2 apresenta alta sensibilidade para a maior parte das patologias cerebrais. A capacidade de

42

demonstrar hipersinal dos lquidos permite, muitas vezes, demonstrar edemas associados tumores, traumas, processos infecciosos, etc... Nesta srie os cortes devem cobrir todo o parnquima cerebral, indo desde a regio do forame magno at a regio do seio sagital superior. Os planos de cortes so paralelos ao plano formado pelas comissuras anterior e posterior do encfalo. Normalmente so feitas 20 imagens de 5 mm de espessura e 2 mm de gap.

Axial FLAIR
A tcnica FLAIR ( Fluid Atenuated Acquisition in Inversion Recovery) obtida atravs da sequncia Recuperao da Inverso, onde o tempo de inverso da ordem de 2200 ms. Esta tcnica permite a saturao do lquido cefalorraquidiano e produz uma imagem na ponderao DP (Densidade Protnica) onde o lquido cefalorraquidiano se apresenta escuro (em hiposinal). A sequncia FLAIR muito til para diferenciar o sinal de edemas, colees, tumores com contedo lquido, do lquido cefalorraquidiano normal presente no encfalo. O planejamento da seqncia Axial Flair o mesmo da seqncia Axial T2.

Coronal T2
A srie Coronal T2 apresenta a mesma sensibilidade da srie Axial T2, no entanto, viso coronal pode ser til na localizao e dimensionamento de patologias neste plano.

a no

43

Os cortes da srie Coronal T2 devem, na medida do possvel, serem perpendiculares aos cortes axiais. A espessura mdia de 5 mm, com gap de 2 3 mm.

A partir deste protocolo bsico e em funo das informaes clnicas o mdico radiologista planeja a continuidade do exame. O uso do contraste ser importante nas pesquisas de tumores, processos inflamatrios/infecciosos e sempre que houver quebra na barreira hemato-enceflica. Nas sndromes convulsivas o estudo dos lobos temporais e da regio hipocampal ser feito em cortes coronais perpendiculares aos lobos temporais, com pequena espessura dos cortes (3 ou 4 mm ) e nos padres de imagem T2 e FLAIR. As isquemias cerebrais, particularmente as de instalao recente, so estudadas pelas tcnicas de difuso e perfuso e freqentemente tambm complementadas com angiorressonncia arterial. A angiorressonncia cerebral constitui-se num exame parte e poder ser arterial ou venosa. Normalmente a angiorressonncia cerebral dispensa o uso de meio de contraste, pois, seqncias 3D-TOF, so capazes de produzir imagens de vasos com alto poder de resoluo. A espectroscopia refere-se ao estudo do hidrognio ligado importantes molculas do metabolismo cerebral, como o N-Acetil Aspartato, a Creatinina, a Colina e o Mio-inositol. A concentrao dessas molculas pode mudar na presena de doenas como Mal de Alzheimer, Esclerose mltipla, tumores, etc... Recentemente com o avano da tcnica Echo Planar Image, surgiram os estudos funcionais por RM. Assim, tornou-se possvel a avaliao por imagem, de regies do crebro relacionadas com funes sensoriais e inclusive cognitivas superiores, abrindo um novo campo com largos horizontes a serem ainda explorados.

44

EPI - Difuso

Espectroscopia

Planejamento Axial

Planejamento Coronal

2 . RM do

Trax

A RM do trax est indicada:

45

No estudo antomo-funcional do corao e dos grandes vasos da base. Na pesquisa das patologias mediastinais. Tumores. Alteraes de parede e musculatura.

As dificuldades observadas no estudo do trax esto relacionadas principalmente com os movimentos produzidos pela respirao do paciente e pelo batimento cardaco. A monitorao do batimento cardaco pode ser feita por eletrodos torcicos. A monitorao por eletrodos mais eficiente que a monitorao perifrica. Os eletrodos usados na RM devem preferencialmente ser de carbono, materiais no ferromagnticos, e posicionados em nmero de 3 ou 4 ao redor da rea cardaca. Normalmente usa-se dois eletrodos na regio superior do hemitrax esquerdo e dois abaixo prximos da ponta do corao. Aps o acoplamento dos cabos do eletrocardiograma procura-se uma derivao que mostre uma onda R de grande amplitude. O reconhecimento da onda R pelo sistema de RM permitir o disparo para aquisio de dados sempre na mesma fase do ciclo cardaco ( GATING ).

ECG - Complexo QRS Cortes Multi-fase

Posicionamento dos eletrodos.

A compensao respiratria obtida com dispositivos que medem a expanso da caixa torcica ( RESP COMP ). O folley encontrado na cinta do compensador respiratrio deve estar posicionado prximo as bases do

46

pulmo , local de maior expanso da caixa e, registrar corretamente a respirao do paciente.

deve

trabalhar livre para

Posicionamento do compensador respiratrio.

Para um estudo anatmico deve-se proceder a aquisio de imagens ponderadas em T1 nos trs planos fundamentais. Eventualmente planos oblquos por T1 tambm so realizados como no estudo da aorta com cortes prescritos no plano da croa (sagital oblquo) a partir de uma imagem axial. As imagens T2 verdadeiro so pouco utilizadas, restringindo-se aos estudos de tumores ou abscessos mediastinais. A maioria das solicitaes de estudo de trax por RM est relacionada com o estudo da rea cardaca e dos grandes vasos da base. Nesses casos, alm da preocupao com a anatomia, que poderemos obter a partir de imagens por T1, devemos tambm nos preocupar com as imagens dos vasos e imagens dinmicas do corao (CINE) . Seqncias gradiente eco coerentes e seqncias com utilizao de meio de contraste sero importantes para os estudos funcionais do corao. As seqncias de fluxo com contraste de gadolnio so preferencialmente realizadas com bomba de infuso com velocidades de infuso do meio entre 3 e 5 ml por segundo. O incio da aquisio dos cortes ocorre por volta de 10/12 segundos do incio do contraste. Tcnicas de disparo automtico tipo SMARTPREP so muito teis. Nestes casos, a rea de sensibilidade de disparo ( Tracker ) deve ser ajustada na croa da aorta. As seqncias dinmicas do corao (CINE) utilizam-se das aquisies multi-fases ( MultiPhase). Normalmente de 12 20 fases so suficientes para uma apresentao dinmica do corao. R R R

T P

AIT

47

TD Complexo QRS : Sstole ventricular. R R : Tempo entre duas ondas R. TD : Trigger Delay ( Espera para disparo ) TW : Trigger Window ( Janela para disparo ).

TW

O exame de trax pode ser feito com a bobina de corpo, no entanto, bobinas de arranjo de fase envolvendo o trax do paciente apresentam melhores resultados.

48

Axial T1 rea cardaca

Axial T1 - Mediastino

3 . RM do

Abdmen

A ressonncia do abdmen est indicada: No diagnstico diferencial de algumas doenas hepticas. No estudo das vias biliares atravs da colangiorressonncia. No estudo das vias excretoras atravs da urorressonncia. No estudo da vascularizao arterial e venosa, incluindo a circulao portal. Nos tumores desta regio. O exame do abdmen deve ser realizado com acoplamento respiratrio, embora deva fazer parte do protocolo, seqncias rpidas que possibilitem a aquisio das imagens em apnia. O jejum do paciente para este exame deve ser de 6 horas para evitar que o peristaltismo prejudique a qualidade das imagens.

O protocolo bsico compreende: 1 Srie Localizadora SSFSE no plano coronal. 2 Srie Axial T1 - Spin Eco ( Acoplamento respiratrio). 3 - Srie Axial T2 Fast Spin Eco ( Supresso de gordura ). 4 Srie Gradiente Eco (T1) em apnia. 5 Srie Gradiente Eco (T1) pos contraste (Sup.Gordura ) 5.1 - 30 segundos fase arterial. 5.2 - 60 segundos fase portal. 6. Srie Gradiente Eco (T1) ps contraste Plano Coronal

49

Havendo interesse nas vias biliares e/ou excretoras, so acresentadas sries SSFSE.

Coronal T1 Spin Eco

Coronal T1 Gradiente Eco

50

Srie Axial T1 Obtida com acoplamento respiratrio.

Axial T2 ( Sup. De Gordura )

51

4. - Ressonncia Magntica do Joelho


Estudo de Rotina.
O estudo do joelho por RM, pode divergir entre diferentes servios em razo principalmente do potencial do equipamento, do tipo da bobina e do software utilizados, todavia, algumas sequncias so bsicas e devem fazer parte do protocolo.

4.1. O Posicionamento. Como em todo mtodo de diagnstico por imagem, o posicionamento do joelho na ressonncia magntica merece cuidados especiais que sero decisivos para o sucesso do exame. A preocupao com o conforto do paciente e uma boa estabilidade no posicionamento so fundamentais. recomendvel que o paciente seja imobilizado duplamente. Uma imobilizao na altura do joelho quando o paciente j estiver posicionado na bobina especfica, e uma imobilizao do p do lado do joelho examinado. Na imobilizao do joelho pode-se utilizar; espumas, isopores ou mesmo tecidos em forma de coxim, de forma a impedir que o paciente encontre espao para movimentar o joelho. A imobilizao do p ser igualmente importante. Muitos pacientes referem apresentar movimentos involuntrios durante as aquisies das imagens, prejudicando o resultado do exame. No p, a imobilizao pode ser feita com um suporte cncavo onde o paciente encaixa o tornozelo de forma a impedir o movimento da ponta do p. A perna dever estar em leve flexo, cerca de 15 graus, conferindo maior conforto no posicionamento. O p fica em posio neutra, com a superfcie plantar, perpendicular ao plano da mesa. Nestas condies, a imagem dos cndilos femorais assume uma discreta rotao externa, de forma tal que, no posicionamento coronal ser possvel tangenciar os cndilos por igual, resultando numa melhor avaliao comparativa dos cndilos e das estruturas adjacentes.

52

4. 2. Parmetros tcnicos O resultado do exame do joelho antes de mais nada dependente do equipamento e do tipo de bobina utilizada. Assim, as bobinas de superfcie, especialmente as de quadratura, com uma razovel capacidade de envolver o joelho so as que oferecem a melhor relao sinal-ruido, resultando em imagens melhor definidas. A escolha da matriz ser um fator determinante na qualidade. Matrizes de alta resoluo ( 512 x 512 ) apresentam riqueza de detalhes, no entanto, o tempo de aquisio das imagens fica, muitas vezes, muito prolongado. H que se levar em considerao a relao tempo-benefcio. Considerando as dimenses das estruturas intra-articulares, a espessura dos cortes no dever exceder 5mm. A utilizao de espessuras menores do que a recomendada precisa ser adotada com critrio, j que, tende a produzir imagens com baixa relao sinal-rudo e, portanto, de baixa qualidade. Neste caso poder ser necessrio o aumento do nmero de excitaes, resultando no aumento do tempo de exame. De modo geral o exame do joelho requer FOV ( field of view ) entre 15 e 18 cm. Cortes finos de 3 ou 4 mm na srie sagital para avaliao dos meniscos e ligamentos. Alguma srie com supresso de gordura, colocando em evidncia as cartilagens e os meniscos e uma srie sensvel presena de lquido extra e intra-articular.

Srie: Axial Localizador


Uma srie rpida, preferencialmente no plano axial, para visualizao dos cndilos femorais e localizao espacial da articulao do paciente no interior do magneto. Normalmente esta srie no precisa ser documentada, no exigindo por este motivo o gasto de tempo com resoluo da imagem. Esta srie quase que exclusiva para o planejamento das demais sries do exame. Um nmero reduzido de cortes geralmente suficiente para fornecer os parmetros necessrios variando entre 5 e 10 imagens.

53

Srie: Sagital Densidade Protnica.


A sequncia sagital, ponderada em densidade protnica, obtida por sequncia Spin-Eco ( Fast Spin-Eco / Turbo-Eco ), realizada com cortes finos e de espessura mxima de 4 mm, demonstra de forma clara a anatomia da articulao, destacando-se: A musculatura, os tendes, os ligamentos, os meniscos e as cartilagens. A srie Sagital D.P. pode ser substituda por uma Sagital T1 com ligeiro prejuzo das imagens das cartilagens articulares. Esta srie ser importante para o planejamento total do exame, uma vez que, o seu potencial diagnstico muito grande. Uma boa parte das patologias que afetam a articulao podem ser visualizadas j nestas imagens. O planejamento restante do exame ser da competncia do mdico radiologista que certamente levar em considerao a histria clnica do paciente e os objetivos do estudo.

Sagital D.P. ( Cruzado Anterior)

54

Srie: Sagital T2 / T2* / T2 com supresso de gordura.


Em continuidade ao exame uma srie sagital ponderada em T2 deve ser realizada, seguindo os mesmos parmetros da srie sagital D.P. A critrio do mdico radiologista, podero ser feitas imagens ponderadas em T2 verdadeiro ( Spin-Eco / Fast /Turbo ), ou T2 rpido conhecido por T2* ( Gradiente de Eco ). Em alguns casos, ou mesmo quando fizer parte da rotina do servio o T2 poder ainda ser feito com saturao da gordura. A tcnica de saturao diminui a intensidade do sinal da gordura subcutnea e da gordura presente na medula ssea, permitindo assim uma melhor visualizao de eventuais derrames articulares, da integridade da medula ssea, ao mesmo tempo em que, contribui para realar as imagens das cartilagens, muitas vezes demonstrando diminutas reas de eroso.

Corte sagital T2 com supresso de gordura

55

Serie: Coronal D.P. / T1


O Plano coronal ser importante para avaliao dos ligamentos colaterais lateral e medial, dos meniscos, e das relaes destes com a interlinha articular e demais estruturas. Evidencia-se muitas vezes a presena de cistos meniscais que poderiam passar despercebidos nas sries sagitais. O plano coronal tambm ser importante nas avaliaes das leses osteocondrais e naquelas em que h o acometimento do plat tibial e dos cndilos femorais, assim como, na artrose, valgismo, varismo e demais doenas presentes na interlinha. O recurso de saturao da gordura, utilizado nas sequncias ponderadas em D.P. ou mesmo T1, apresenta vantagens na melhor visualizao das cartilagens, destacando-se entre elas as que revestem os cndilos femorais. No planejamento das imagens coronais do joelho deve-se procurar uma projeo perpendicular ao plat tibial e com uma inclinao no plano coronal de forma a acompanhar os ligamentos colaterais medial e lateral, estando a perna do paciente levemente flexionada.( Fig.03 )

Coronal T1

Coronal D.P. Fat/Sup

56

Serie: Axial T1 /

T2 /

T2 c/ supresso de gordura

A srie axial ser til para avaliao das leses que acometem a patela e estruturas adjacentes. a principal srie nas pesquisas de leses da cartilagem retro-patelar, plicas sinoviais, especialmente quando o paciente apresenta lquido livre na articulao. Os cistos, especialmente os cistos de Baker e eventualmente os cistos de meniscos, so bem visualizados. A srie ponderada em T1 simples pode ser obtida em curto espao de tempo, no entanto, se mostra insuficiente para demonstrar pequenas leses da cartilagem retro-patelar no sendo por este motivo a primeira srie de escolha. Ser mais apropriado uma srie axial T2 com supresso de gordura e de alta resoluo, possibilitando desta forma a demonstrao de leses pequenas da cartilagem. Cuidados devem ser tomados com o artefato produzido pelo fluxo da artria popltea. recomendvel que o gradiente de frequncia fique posicionado na direo ntero-posterior do joelho levando o artefato na direo mdio-lateral .

Axial T2 fat/sup

57

Srie: Cruzado Anterior.


A leso do ligamento cruzado anterior frequente nos traumas agudos do joelho. Uma srie dedicada exclusivamente para este ligamento pode trazer informaes adicionais no observadas nas demais sries do estudo. conveniente que as imagens sejam ponderadas em T1 e T2 ou D.P. e T2, com cortes finos de no mximo 3 mm e acompanhando a topografia do ligamento. Frequentemente 5 7 cortes so suficientes.

5 . RM DA COLUNA O estudo da coluna vertebral em ressonncia magntica dividido em trs segmentos: Coluna Cervical, Coluna Torcica e Coluna Lombar ( ou Lombo-Sacra ). Cada segmento considerado um exame e o tempo mdio varia de 20 40 minutos por segmento.

5.1. Coluna Lombar ou Lombo-Sacra.


O estudo da Coluna lombar apresenta alta especificidade na ressonncia magntica. O exame feito pela ressonncia apresenta considerveis vantagens quando comparado ao mesmo exame na tomografia computadorizada. Dentre os fatores que contribuem para isto podemos destacar: A obteno de imagens no plano sagital. A visualizao de todos os espaos discais e os seus respectivos discos. Estudo abrangendo de L1 S1. Visualizao do cone medular e do canal raquidiano, observados nas sequncias de efeito mielogrfico por T2. O exame de coluna na RM est especialmente indicado nos estudos das compresses radiculares por hrnia de disco ou estreitamento de canal, tumores, processos infecciosos, e no ps operatrio.

58

Protocolo Bsico: SAGITAL T1 SAGITAL T2 AXIAL T1 AXIAL T2*

Seqncia de cortes Sagitais T2

59

Planejamento cortes axiais

Corte Axial T1

5.2 - Coluna

Cervical

O estudo da coluna cervical altamente recomendado pela RM. A transio cervico-torcica muito bem demonstrada, assim como, a transio crnio-vertebral e a medula cervical. Protocolo Bsico: SAGITAL T1 SAGITAL T2 ( Efeito Mielogrfico ) Axial T2

60

O exame da coluna cervical dura em mdia 15 minutos. muito importante o paciente no engolir saliva durante as aquisies das imagens, pois o movimento de deglutio produz graves artefatos na imagem.

Cervical - Sagital T1

Cervical - Sagital T2

6.- OMBRO As principais pesquisas esto relacionadas com as leses do manguito rotador. O Manguito compreende 4 msculos: O Supra Espinhoso, O Infra Espinhoso, o Sub-Escapular e o Redondo menor. A insero tendinea desses msculos, que envolvem a cabea do mero so, com bastante freqncia, afetadas nos processos traumticos e/ou degenerativos desta articulao. Manter o paciente confortavelmente posicionado importante para um bom resultado. O tempo mdio do exame de 20 minutos. Protocolo Bsico: - Coronal Obliquo T2 - 2 Ecos ( DP/T2 ) - Sagital Obliquo T2 - 2 Ecos ( DP/ T2 ) - Axial T1 ( ou T2 com supresso de gordura )

61

Coronal T1

Coronal T2

Ombro Sagital D. P. 7 . ANGIORESSONNCIA - MRA

- Mecanismos do Fluxo. Fluxo Laminar: O fluxo no centro do vaso mais rpido que na parede do vaso. Fluxo turbulento: O fluxo acontece em diferentes direes. Observado aps uma rea de estenose. Fluxo em Redemoinho: Observado logo aps um ponto de estenose.
62

Ausncia de fluxo. Vasos obstrudos.

Tcnicas de Obteno de sinais vasculares por RM 1 - Angioressonncia Phase Contrast (PC Angio )

A tcnica de Angiografia PC utiliza-se de dois gradientes bipolares. Cada gradiente atua de maneira a codificar os tecidos estticos e os prtons em movimento que apresentaro fases diferenciadas devido ao seu deslocamento. Os gradientes bipolares so aplicados individualmente e apresentam as polaridades invertidas um em relao ao outro. Os dados produzidos pelas duas leituras geram imagens de magnitude ( no subtradas) e imagens de fase ( subtradas) para colocar em evidncia a imagem do fluxo por contraste de fase .

Eixo de codificao de fluxo. Nas seqncias PC o fluxo pode ser mapeado em apenas um eixo captando os sinais de fluxo em uma nica direo ou nos trs eixos com sinais de fluxo em todas as direes. Neste caso, o tempo de aquisio de imagens ser diretamente proporcional ao nmero de eixos estudados. Codificao da velocidade ( VENC ). Nas seqncia PC possvel intensificar a imagem de um vaso com fluxo atravs da codificao da velocidade do vaso. Recurso denominado VENC. A velocidade do vaso informada pelo operador do sistema de RM. Tcnica PC

TR : Mnimo ( 18/20 ms ) Flip: 20 30 graus. VENC : 5 20 cm/s : Fluxo venoso. 20 60 cm/s : Fluxo arterial.

63

60 100 cm/s : Informaes quantitativas sobre velocidade e direo do fluxo.

2 - Tempo de Vo ( Time of Flight TOF ) Para que os prtons de hidrognio possam emitir sinal necessrio que os mesmos recebam um pulso de excitao e um pulso de refasamento no momento da leitura do sinal. Os mecanismos envolvidos na aquisio de imagens dos prtons em movimento, como caso dos prtons presentes no sangue, precisam obter os sinais satisfazendo essas duas condies. Na seqncia spin eco o pulso de excitao de 90 graus e o de refasamento de 180 graus. Nesta seqncia observamos que os prtons do sangue que receberam o pulso de 90 graus se deslocam ultrapassando os limites da espessura do corte. No momento da aplicao do pulso de 180 graus uma populao diferente de prtons absorver a nova radiofreqncia. Nessas condies a rea corresponde ao interior dos vasos produzir um vcuo de sinal, gerando reas escuras na imagem por RM (signal void). O vcuo de sinal ser mais evidente quanto maior for a velocidade do fluxo. Relao com o TE Relao com a espessura do corte.

TOF nas seqncias gradiente-eco.

Na seqncia gradiente-eco os prtons so excitados por um pulso varivel entre 0 e 180 graus e em seguida refasados por inverso do campo gradiente. O pulso de excitao seletivo mas, o de refasamento por inverso do campo gradiente atua em toda a extenso do rgo em estudo. Por este motivo todos os prtons em movimento que foram excitados tambm sero refasados pela gradiente inverso, gerando sinais hiperintensos na imagem por RM. As seqncias gradiente eco so clssicas na angioressonncia.

64

In-Flow Effect ( Efeito do Fluxo Interno ) O primeiro corte de uma pilha de cortes no incio da excitao encontrase totalmente em repouso. Ao receber o pulso inicial produz um sinal maior que os demais cortes. Fenmeno denominado In-Flow Effect. Fluxo corrente: Os cortes so adquiridos na mesma direo do fluxo. Neste caso o efeito de fluxo interno diminudo. Fluxo contra-corrente: Os cortes so adquiridos na direo contrria ao fluxo. O efeito do fluxo interno aumenta. Defasamento intra-voxel. Ncleos em mesmo voxel apresentam fases diferentes. Os prtons em movimento ganham ou perdem fase devido ao seu deslocamento em relao ao gradiente comparado aos ncleos estticos. No fluxo laminar o defasamento pode ser compensado se a velocidade do fluxo for constante. ( Gradient Moment Rephasing ) Compensao do Fluxo ( Flow compensation ). ( Gradient Moment Nulling ) A compensao de fluxo aplicada ao prtons em movimento pela inverso do campo gradiente seletivo ou de leitura. Nesta situao um gradiente positivo inverte a polaridade para o dobro negativo e depois retorna positivo, corrigindo o defasamento. Exemplo 4000 hz/cm 16000 hz/cm + 12000 hz/cm Pr-saturao. Os pulsos de pr-saturao anulam os sinais dos prtons em movimento. Podem ser aplicados em todas as direes inclusivo no campo da imagem. A pr saturao feita a partir da aplicao de pulsos de 90 graus nos prtons fora do plano de corte. No momento em que estes entram no corte propriamente recebem um pulso adicional de 90 graus tornando-se parcialmente saturados. Saturao da gua e da gordura. No tecido adiposo o hidrognio est ligada ao carbono e na gua ao oxignio. A freqncia de precesso dos prtons de hidrognio ligados ao

65

carbono ligeiramente menor que os hidrognios ligados ao oxignio. No equipamento de 1,5 Tesla esta diferena de 220 hz ( 1 Tesla = 147 hz ). A saturao espectral da gordura obtida aplicando-se um pulso a todo o campo de viso na freqncia especfica do hidrognio ligado gordura. Em seguida inicia-se a aquisio normal e os prtons ligados gordura so inclinados 180 graus tornando-se saturados.

Tcnicas de Imagem em Angioressonncia. -

Sangue Escuro. Na seqncia spin eco o sangue aparece escuro. Tcnica de prsaturao ajudam o produzir o vcuo de sinal. Sangue Claro. As seqncias gradiente eco produzem o sinal de sangue claro. A imagem clara dos vasos pode ainda ser aperfeioadas ainda pelas tcnicas de ( Gradient Moment Rephasing ) ou pelo uso de meios de contraste.
Seqncia vasculares. 2DTOF 3DTOF 2DphaseContrast ( 2DPC ) 3D Phase Contrast ( 3DPC ) Contraste Enhancend.

A sequncia 2DTOF 2DTOF uma seqncia gradiente de eco obtida com flip angle varivel entre 45 e 60 graus. O sinal do fluxo em estudo aumentado aplicando-se pr-saturao na direo dos vasos indesejveis. O TR deve ser curto para saturar os tecidos estticos, entre 20 e 40 ms. Esta seqncia muito utilizada nos estudos angiogrficos perifricos arteriais e venosos e no estudo das cartidas. Eficiente no fluxo perpendicular. Satura o fluxo no campo de viso.

66

A seqncia 3DTOF 3DTOF mais eficaz no fluxo rpido. Nesta seqncia o flip deve ser diminudo para algo em torno de 20 30 graus. A relao sinal rudo maior, permitindo-se cortes mais finos. Esta seqncia muito utilizada no estudo arterial e venoso do crnio.

Transferncia de Magnetizao Coerente.


Tcnica de transferncia de magnetizao ajudam a suprimir os sinais de macromolculas de gordura e substncias branca e cinzenta ajudando o realce de vasos perifricos.

Tcnicas com meios de contraste a base de godilneo.

O uso de contraste a base de gadolnio aumenta o sinal dos prtons em movimento em aquisio gradiente eco ponderada em T1. Tcnica denominada Contrast Enhancement. As tcnicas de angioressonncia com meio de contraste, tem sido muito utilizadas no estudos dos vasos abdominais, torcicos, e supra-articos. Consistem em seqncias gradiente-eco ponderadas em T1 com aquisio de imagens no momento da chegada do meio de contraste na regio de interesse. So seqncias que duram em mdia 20 / 40 segundos, tornando possvel a aquisio com apnia do paciente. O tempo exato do incio da aquisio das imagens fator preponderante para um modelo de qualidade da angioressonncia contrastada. Normalmente as primeiras informaes dos sinais preenchem os linhas centrais do espao-K o que confere maior contraste nas imagens.

67

Angio venosa cerebral 2DTOF

Angio arterial cerebral 3D TOF

Angio cartida 2DTOF

Angio Trax e3DFGRE

PROTOCOLO:

CRNIO ( ROTINA )
AXIAL FLAIR OBLI FLAIR AXIAL T2 OBL FSE CORONAL T2 OBL FSE DIFUSO AXIAL EPI 3D S.P.G.R. AXIAL FSPGR AXIAL contraste OBL FSE

Plano Seq.Pulso

Localizador SAGIT. T1 SAGITAL SE

68

Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes

HEAD 400 14

HEAD 10.202 104

HEAD 3800 105

HEAD 3600 84

HEAD 10.000 96.8

HEAD 12.4 4. 5 20

HEAD 450 12

12 15 KHz 32 KHz 32 KHz

12 32 KHz

SH 1 121 KHz

3 15 KHz S / I / FAT

256X224 2 AP 22 cm 5 mm 2 mm 15 NP

256 192 2 RL

X 512x224 3 RL 24x 18 5 mm 2 mm 19 FC ED 2:55

512 x 224 4 RL 22 X 16 5 mm 2 mm 19 mm / ED / TRF

128 X 128 1 AP

256x192 1 RL

256x 192 2 RL 22 x 16 5 mm 0 18

24x18 5 mm 2 mm 19 FCs/VB

30 X 19 22 x 16 cm 5 mm 1.2 mm 0 mm 30 0 124

Tempo

3:06

4:05

3:29

40 seg.

5:05

3:40

PROTOCOLO:

HIPFISE
COR T2 COR FSE HEAD 3000 COR T1 COR FSE HEAD 450 CORONAL DIN. gd COR FSE HEAD 350 CORONAL T1 - gd COR FSE HEAD 500 3 D AXIAL S.P.G. contraste R. AXIA OBL L FSPG FSE R HEA HEAD D 12. 450 4

Localizador SAGIT. T1 Plano Seq.Pulso Bobina T.R. SAGITAL SE HEAD 400

69

T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes Tempo

14

120

12

12

12

4. 20

12

16 15 KHz 20 KHz

2 10 KHz

4 10KHz

2 10 KHz

3 15 KHz S / I / FAT

256X192 2 AP 20 cm 4 mm 1 mm 15 NP 3:06

320X224 4 RL 18x18 3 mm 0,3 mm 10 FCs/VB 3:36

256X192 3 RL 18x 18 3 mm 0,3 mm 10 ED 3:26

256X160 1 RL 18 X 18 3 mm 0,3 mm 19 mm ED / TRF 0:21

256 X 192 4 RL 18 X 18 cm 3 mm 0,3 mm 10 ED 3:26

256x192 256x 192 1 RL 2 RL

22 x 16 22 x 16 mm 0 124 1.2 5 mm 0 18

5:05

3:40

PROTOCOLO:

COLUNA CERVICAL
SAG T1 OBLI SE CS12 500 14 SAG T2 OBL FSE CS12 3200 98 AXIAL T2* OBL FGRE CS12 380 12 15 12 2 12 KHz 15 KHz AXIAL T1 OBL FSE CS12 600 MIN

Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth

Localizador CORONAL SAGITAL FSPGR CS12 15 MIN 20

15 KHz

15 KHz

20 KHz

70

Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaamento gap No.de Cortes Opes 256X160 1 RL 32 x 32 cm 5 mm 5 mm 09 512x256 3 AP 28x22 3 mm 1 mm 12

512x256 3 SI 28X28 3 mm 1 mm 12 ED

256x192 4 AP 16x16 5 mm 1 mm 19

256x192 3 AP 18x18 5 mm 1 mm 19 NP

FCs/ FC / ED / TRF 4:29

Tempo

20 seg

3:36

3:45

3:24

PROTOCOLO:

CRNIO ESPECIAL
AXIAL FLAIR OBLI FLAIR HEAD 10.202 104 ANGIO ARTER. AXIAL 3DTOF HEAD 36 6. 9 20 ANGIO VENOSA COR FSPGR HEAD 40 6. 9 45 SH 1 DIFUSO AXIAL EPI HEAD 10.000 96.8 3D S.P.G.R. AXIAL FSPGR HEAD 12.4 4. 5 20 3 15 KHz S / I / FAT AXIAL contraste OBL FSE HEAD 450 12

Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz

Localizador SAGIT. T1 SAGITAL SE HEAD 400 14

15 KHz

32 KHz

20 KHz S

KHz I

32 121 KHz

256X224

256

X 512x160

256x192

128 X 128

256x192

256x 192

71

NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes

2 AP 22 cm 5 mm 2 mm 15 NP

192 2 RL 24x18 5 mm 2 mm 19 FCs/VB

1 RL 22 X 16 0.7 mm 0 mm 156

1 RL 22 X 16 1. 8 mm 0 mm 160

1 AP 30 X 19 cm 5 mm 0 mm 30

1 RL 22 x 16 1.2 mm 0 124

2 RL 22 x 16 5 mm 0 18

FC / ED FC / ED SAT S 11:55 9:29 40 seg. 5:05 3:40

Tempo

3:06

4:05

PROTOCOLO:

COLUNA DORSAL
SAG T1 OBLI FSE CTLTOP 500 14 SAG DP/T2 OBL FSE CTLTOP 3200 20 / 120 AXIAL T2 OBL FSE CTLTOP 3800 100 AXIAL T1 OBL FSE CTLTOP 600 MIN

Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV

Localizador CORONAL SAGITAL FSPGR CTLTOP 15 MIN 20

2 15 KHz 15 KHz

12 20 KHz A

12 20 KHz

2 15 KHz

256X160 1 RL 36 x 36 cm

512x256 3 AP 34x22

512x256 3 AP 34 X 22

256x192 3 AP 20 X 20

256x192 3 AP 20 X 20

72

Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes

5 mm 5 mm 09

3 mm 1 mm 12

3 mm 1 mm 12 FCs/ ED

5 mm 1 mm 19 FC / ED / TRF / NPW 4:29

5 mm 1 mm 19 NP

Tempo

20 seg

3:36

4:45

3:24

PROTOCOLO:

COLUNA LOMBO-SACRA
SAG T1 OBLI FSE CTLBOT 500 14 SAG T2 OBL FSE CTLBOT 3200 120 COR T1 OBL FSE CTLBOT 500 12 AXIAL T1 OBL FSE CS456 500 12 AXIAL T2 SAG FAT/SUP OBL OBL FSE CS456 3800 98 FSE CTLBOT 600 MIN

Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o

Localizador CORONAL SAGITAL FSPGR CTLBOT 15 MIN 20

2 15 KHz 15 KHz

16 20 KHz A

3 15 KHz

3 20 KHz

12 20 KHz

3 15 KHz

256X160 1 RL 34 x 34 cm 5 mm 5 mm

512x256 3 AP 30 x 22 4 mm 1 mm

512x256 3 AP 30 X 22 4 mm 1 mm

512X 224 2 RL 32 X 32 4 mm 1 mm

256 X 192 3 R-L 20 X 20 5 mm 1 mm

256 X 192 12 RL 20 X 20 5 mm 1 mm

512X224 3 AP 30X22 5 mm 1 mm

73

gap No.de Cortes Opes

09

12

12 FCf/ ED

12 NPW/ED

19 NPW

19

12

FCs / NP / FAT NPW SUP. 3:26 3:56

Tempo

20 seg

3:36

2:26

2:36

4:06

PROTOCOLO:

JOELHO
SAG D.P. SAG T2 FAT/SUP OBL FSE KNEEPA 3200 90 COR. T1 OBL FSE KNEEPA 3800 100 COR DP AXIAL FAT/SUP T2 FAT OBL FSE KNEEPA 2400 12 AXIAL FSE KNEEPA 4200 100 CRUZADO ANT. OBL FSE KNEEPA 600 MIN

Localizador

AXIAL
Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes 15 KHz AXIAL SPGR KNEEPA 15 MIN 20 8 15 KHz 12 20 KHz R/L 12 20 KHz 8 20 KHz 12 20 KHz 2 15 KHz OBLI FSE KNEEPA 2400 14

256X160 1 RL 20 X 20 cm 5 mm 5 mm 06 R 80

256x224 2 AP 16x16 3 mm 1 mm 20 ED

256X224 2 SI 18 X 18 3 mm 1 mm 20

512X 224 2 R-L 18 X 18 4 mm 1 mm 12

256X192 2 RL 18 X 18 4 mm 1 mm 12 NPW

512X256 3 RL 18 X 18 4 mm 1 mm 14 NPW

512X224 3 AP 20 X 20 2,5mm 1 mm 07 NP

FCs/ ED/ NPW

74

ou L 80 Tempo 20 seg 3:36

FAT/SUP 3:26 2:12

FAT/SUP 2:36

FAT/SUP 4:12 2:24

PROTOCOLO:

OMBRO
SAG D.P. SAG T2 FAT/SUP OBL FSE COR. T1 OBL FSE COR T2 FAT/SUP OBL FSE AXIAL D.P. FAT/SUP AXIAL FSE

Localizador

AXIAL
Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes 256X160 1 RL 20 X 20 cm 5 mm 5 mm 06 R 80 ou L 80 256x224 2 AP 14 X 14 4 mm 1 mm 14 ED/NPW 256X192 3 RL 16 X 16 4 mm 1 mm 14 FCs/ ED/ FAT/SUP 256 X 192 2 R-L 14 X 14 4 mm 1 mm 14 NPW / ED 256X192 3 RL 16 X 16 4 mm 1 mm 12 NPW FAT/SUP 256 X 192 3 RL 256X224 4 1 16 X 16 NPW / FAT/SUP 15 KHz AXIAL SPGR SHOULDER 15 MIN 20 8 15 KHz 12 20 KHz 2 20 KHz 12 20 KHz 8 20 KHz OBLI FSE

SHOULDER SHOULDER SHOULDER SHOULDER SHOULDER 2400 14 3200 90 500 14 2400 90 2400 20

75

Tempo

20 seg

2:16

3:26

3:12

3:26

4:26

PROTOCOLO:

TORAX
AXIAL T1 SAGITAL OBLIQUO T1 OBL SE TORSO CORONAL T1 CORONAL SE TORSO CINE

Localizador

Coronal
Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes 256X160 1 RL 40 X 40 10 mm 5 mm 06 512x224 2 AP 36 X 36 8 mm 2 mm 19 15 KHz 15 KHz S/ I CORONAL SPGR TORSO 15 MIN 20 14 AXIAL SE TORSO

OBL CINE TORSO

14

14

MIN 45

20 KHz

20 KHz

20 KHz

20 PHASES 512X192 2 RL 36 X 36 8 mm 2 mm 12 512 X 192 2 R-L 36 X 36 8 mm 2 mm 14 RC CARDIAC 6 MIN 256X160 3 RL 36 X 36 8 mm 2 mm 2 / MP / FC / CARDIAC 6 MIN

RC / RC CARDIAC /CARDIAC 20 seg 6 MIN 6 MIN

Tempo

76

PROTOCOLO:

ABDOMEN
AXIAL T1 AXIAL T2 AXIAL SPGR APNEIA AXIAL SPGR TORSO 150 8 20 20 FULL 20 KHz 20 KHz 20 Khz CORONAL SPGR APNEIA CORONAL SPGR TORSO 150 8 COLANGIO RESSONNCIA CORONAL SSFSE TORSO 20000 MAXIMO

Localizador

Coronal
Plano Seq.Pulso Bobina T.R. T.E. Flip Echo Train Bandwidth Pre-Sat Multi-Phase Matriz NEX Dir.Fase FOV Espessura de Corte Espaament o gap No.de Cortes Opes Tempo 256X160 1 RL 40 X 40 10 mm 2 mm 12 FC / ED 20 seg 512x224 2 AP 36 X 36 8 mm 2 mm 19 RC / 6 MIN 512X224 2 AP 36 X 36 8 mm 2 mm 19 RC 4 MIN FULL 15 KHz 15 KHz S/ I 12 20 KHz S/I CORONAL SSFSE TORSO 20000 MAX 14 AXIAL SE TORSO AXIAL FSE TORSO 5000 100

256 X 192 1 AP 36 X 36 8 mm 2 mm 19 FAT/SUP 20 SEG

256X160 1 RL 36 X 36 8 mm 2 mm 15 FAT/SUP 20 SEG

512 X 192 1 RL 32 X 32 50 mm

01

2 SEG

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

WESTBROOK C. , KAUT C, Ressonancia Magnetica Pratica 2 Edio,

77

Editora Guanabara Koogan,. 2000

DOYON D. CABANIS E.A.. Diagnstico Por Imagem Em Ressonncia Magntica Medsi Editora Mdica e Cientifica Ltda. 2000

LUFKIN, ROBERT B , Manual De Ressonncia Magntica, 2 Edio, Editora Guanabara Koogan1999

HAAGA, J.R. MD; LANZIERI, C. F. MD; SARTORIS, D. J.MD; ZERHOUNI, E. A .MD; Tomografia Computadorizada e Ressonncia Magntica do CorpoHumano - Editora Guanabara Koogan 3 Edio. 1996

Stark,D.D.; Bradley, W.G.; Magnetic Ressonance Imaging. C.V. Mosby Company, 1988. ROCHA, M.S.; Tomografia Computadorizada, Ressonncia Magntica: Gastroenterologia, Editora Sarvier, 1997

SCHILD, H. H. - MRI Made Easy. Schering AG Berlin/Bergkamen, 1990. CURRY III, T.S., DOWDEY, J.E., MURRAY JR, R.C. Christensens Physics of Diagnostic Radiology. 4th Ed., Media, PA: Willians & Wilkins, 1990.

78

Вам также может понравиться