Вы находитесь на странице: 1из 12

OAB 2011

DireitoAdministrativo
Prof.AlmirMorgado Prof. Almir Morgado

Direito Administrativo Definio o ramo do direito pblico que tem por objeto o estudo da estrutura da Administrao Pblica Pblica, ou seja, seus rgos, agentes e pessoas jurdicas que a integram, assim como as atividades que exercem e as relaes jurdicas que estabelecem com os administrados e com os seus servidores.
Prof.Almir

Direito Administrativo Caractersticas


Uma das principais caractersticas do Direito Administrativo brasileiro o fato do mesmo no ser codificado, vale dizer, suas normas no esto consubstanciadas e uniformizadas harmonicamente em um cdigo, como ocorre, por exemplo, com o Direito Civil ou com o Direito Tributrio. Tal caracterstica decorre principalmente da estrutura federativa brasileira.

Nasceu o Direito Administrativo, juntamente com os demais ramos do direito pblico, com o aparecimento e desenvolvimento do estado moderno, principalmente na Frana e nos estados europeus continentais que foram influenciados pelos movimentos revolucionrios de Frana.

DireitoAdministrativo Fontes
A principal fonte do Direito Administrativo brasileiro a lei sua fonte primeira em virtude lei, primeira, de nossa tradio romanista. H tambm espao, embora pequeno, para o costume administrativo e, tambm, para a doutrina e jurisprudncia.

Direito Administrativo Fontes


Alis, a jurisprudncia, originariamente, muito contribuiu, na Frana, para a formao e autonomia do Direito Administrativo, da se falar que este ramo do Direito tipicamente pretoriano.

Regime Jurdico Administrativo


Por regime jurdico administrativo entende-se o conjunto de traos, de conotaes, que j tipificam o Direito Administrativo, colocando a Administrao Pblica numa posio privilegiada, vertical, na relao jurdicoadministrativa.

Regime Jurdico Administrativo


Constitui-se basicamente este regime de um conjunto de prerrogativas e sujeies a que esto submetidos a Administrao Pblica.

Regime Jurdico Administrativo


As prerrogativas visam possibilitar que a Administrao Pblica cumpra o seu papel maior, qual seja a satisfao dos interesses pblicos. Por outro lado, as sujeies (limitaes) visam proteger os direitos e garantias individuais.

Regime Jurdico Administrativo


O regime jurdico administrativo construdo, fundamentalmente, sobre dois princpios fundamentalmente bsicos, dos quais todos os demais decorrem, quais sejam, o princpio da indisponibilidade do interesse pblico e o da supremacia do interesse pblico sobre o particular

Princpios da Administrao Pblica


Princpios representam formulaes genricas, de carter normativo com a funo de no normativo, apenas tornar logicamente compreensvel a ordem jurdica, mas tambm de servir de fundamento para a interpretao ou para a prpria criao de normas legais.

Princpios da Administrao Pblica


Os princpios fundamentais relativos Administrao Pblica encontram-se na prpria encontram se Constituio Federal, ora de forma explcita, ora decorrendo implicitamente do sistema de funcionamento da Administrao delineado pela Carta.

Princpios da Administrao Pblica


Os princpios constitucionais se situam no pice da i id d pirmide normativa e expressam os valores ti l ticos, sociais, polticos e jurdicos consolidados na sociedade, constitucionalizados pelo legislador constituinte.

Princpios da Administrao Pblica


De acordo com o caput do art. 37 da Constituio Federal h cinco princpios bsicos a serem p observados pela Administrao Pblica: Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Princpios da Administrao Pblica


Todavia, no se pode esquecer a existncia de outros princpios tambm presentes na Carta, de forma implcita, ou ainda, espalhados por outros artigos, como, por exemplo, os princpios da Economicidade, Probidade, Continuidade do servio pblico, motivao...

Princpios da Administrao Pblica


Legalidade A Administrao Pblica est, em toda a sua atividade funcional, sujeita aos mandamentos da lei e aos ditames do bem comum.

Princpios da Administrao Pblica


Na administrao no h liberdade nem vontade pessoal - a administrao s pode fazer o que a lei l i permite, enquanto que nas relaes entre it t l t particulares, o princpio aplicvel o da autonomia da vontade que lhes permite fazer tudo o que a lei no probe. A vontade da administrao a que decorre da lei.

Princpios da Administrao Pblica


Por lei deve-se entender no s um especfico ato normativo, mas tambm o sistema jurdico , j como um todo (Juridicidade). A administrao deve atuar em conformidade com a lei, enquanto do particular exige-se apenas uma relao de compatibilidade legal, ou seja, sem que sua atividade contrarie a lei.

Princpios da Administrao Pblica


Denominado por alguns de restritividade, funciona o princpio da legalidade como verdadeiro bice ao arbtrio, sendo a garantia maior das liberdades individuais, na medida que exige da Administrao fiel obedincia aos ditames da lei e do Direito a atividade da administrao deve sempre ser secundum legem.

Princpios da Administrao Pblica


Moralidade O agente administrativo como ser humano administrativo, dotado da capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o bem do mal, o honesto do desonesto e o certo do errado. Ao atuar, no poder desprezar o elemento tico de sua conduta.

Princpios da Administrao Pblica


Moralidade Assim, no ter o agente pblico que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas tambm entre o honesto e o desonesto

Princpios da Administrao Pblica


Moralidade A elevao do princpio da moralidade condio de princpio autnomo explcito na Constituio de 1988 veio demonstrar a enorme importncia que o legislador constituinte atribuiu a moralidade administrativa.

Princpios da Administrao Pblica


Moralidade Tanto que a mesma pode servir de fundamento para invalidao pelo Poder Judicirio de atos administrativos; permite que o cidado manuseie a Ao Popular art. 5, LXXIII, e pode at ensejar a prtica de crime de responsabilidade do Presidente da Repblica art. 85, V da CRFB.

Princpios da Administrao Pblica


Moralidade e Probidade Art. 37 da CRFB (...). 4 Os atos de improbidade administrati a 4. administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e na gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Princpios da Administrao Pblica


A probidade, como se v, correlata noo de moralidade administrativa, valor carssimo para a Carta poltica, exigindo do administrador uma conduta tica e honesta. A Lei 8.429/92 define os atos de improbidade e estabelece as sanes aplicveis aos agentes pblicos desonestos.

Princpios da Administrao Pblica


Impessoalidade p p Trata-se do clssico princpio da finalidade o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal unicamente aquele que a norma de Direito indica expressa ou implicitamente como objetivo do ato, de forma impessoal, imparcial, neutra.

Princpios da Administrao Pblica


Impessoalidade A finalidade ter sempre um objetivo certo e inafastvel de qualquer ato administrativo: O interesse pblico. Todo ato que se apartar desse objetivo sujeitase invalidao por desvio de finalidade, devendo, portanto, a atuao do agente pblico ser objetiva e imparcial.

Princpios da Administrao Pblica


Carmem Lcia Antunes Rocha lembra que a impessoalidade administrativa rompida, ultrajando-se lt j d a principiologia i i i l i jurdicoj di administrativa, quando o motivo que conduz a uma prtica pela entidade pblica no uma razo jurdica baseada no interesse pblico, ma sim no interesse particular de seu autor.

Princpios da Administrao Pblica


Pode-se afirmar que a impessoalidade princpio correlato ao princpio da igualdade, postulado i t l d inarredvel d R bli d l da Repblica d di it de direito, que exige que todos sejam tratados igualmente pela administrao, concedendo-lhes, se for o caso, idnticas oportunidades, idntico tratamento.

Princpios da Administrao Pblica


No se pode conceder tratamentos diferenciados ou privilgios quando da admisso em cargos pblicos, concesso de obras ou alienaes de bens pblicos, em virtude de amizade, parentesco, filiao partidria

Princpios da Administrao Pblica


A impessoalidade, portanto, ser violada, quando o agente pblico praticar ato visando fim diverso d di daquele previsto em l i este fi l i t lei; t fim, d de forma mediata aquele indicado claramente na norma jurdica e, de forma imediata, o interesse pblico subjacente a toda conduta da administrao.

Princpios da Administrao Pblica


Publicidade ou Transparncia Todos tm direito de conhecer as aes dos agentes pblicos na gesto d i t t bli t do interesse, d dos bens e dos recursos pblicos. Para tanto a publicidade dos atos da administrao pblica propicia transparncia e possibilidade de viabilizar-se a verificao efetiva da obedincia de todos os demais princpios da administrao.

Princpios da Administrao Pblica


O princpio da publicidade exige a divulgao oficial dos atos administrativos para conhecimento pblico e incio de seus efeitos p externos. Em princpio toda a atividade da administrao deve ser pblica, admitindo-se o sigilo apenas em casos excepcionais.

Princpios da Administrao Pblica


Logo, se a publicidade a regra, somente se admitir sua atenuao quando diante de expressa autorizao legal configurando a p g g negativa em dar publicidade aos atos oficiais verdadeiro ato de improbidade art. 11, IV, da Lei n 8.429/92.

Princpios da Administrao Pblica


Eficincia Princpio recentemente introduzido pela Emenda 19. 19 Com a insero do princpio no texto constitucional, pretendeu o legislador conferir direitos aos usurios dos diversos servios prestados pela Administrao ou por seus delegados e estabelecer obrigaes efetivas aos seus prestadores.

Princpios da Administrao Pblica


O princpio alcana tambm os servios puramente administrativos, obrigando a administrao a recorrer moderna tecnologia e aos mtodos mais modernos de gerenciamento, buscando alternativas menos onerosas e que apresentem maior rendimento e produtividade.

Princpios da Administrao Pblica


Indentifica-se no princpio constitucional da eficincia trs idias: prestabilidade, presteza e economicidade. economicidade Prestabilidade, Prestabilidade pois o atendimento prestado pela Administrao Pblica deve ser til ao cidado. Presteza porque os agentes pblicos devem atender o cidado com rapidez.

Princpios da Administrao Pblica


Economicidade porquanto a satisfao do cidado deve ser alcanada do modo menos oneroso possvel ao Errio pblico. Tais p p caractersticas dizem respeito quer aos procedimentos (presteza, economicidade), quer aos resultados (prestabilidade), centrados na relao Administrao Pblica/cidado.

Princpios da Administrao Pblica


Ocorre que h tambm outra espcie de situao a ser considerada quanto Administrao e que no engloba diretamente os cidados. Trata-se das relaes funcionais internas mantidas entre os agentes administrativos, sob o regime hierrquico.

Princpios da Administrao Pblica


Nesses casos, fundamental que os agentes que exeram posies de chefia estabeleam programas de qualidade de gesto definio de gesto, metas e resultados, enfim, critrios objetivos para cobrar de seus subordinados eficincia nas relaes funcionais internas depender a eficincia no relacionamento Administrao Pblica/cidado.

10

Princpios da Administrao Pblica


Logo, a eficincia administrativa atingida pelo melhor emprego dos recursos e meios (humanos, materiais e institucionais), para melhor satisfazer s necessidades coletivas num regime de igualdade dos usurios.

Princpios da Administrao Pblica


Outros Princpios da Administrao A lei federal n 9.784/99. o A Administrao Pblica obedecer, Art. 2 dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

Princpios da Administrao Pblica


Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: I - atuao conforme a lei e o Direito; II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei;

Princpios da Administrao Pblica


III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; V- divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio;

11

Princpios da Administrao Pblica


VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento d i t di t do i t interesse pblico; VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso;

Princpios da Administrao Pblica


VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX - adoo de formas simples suficientes para simples, propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados;

Princpios da Administrao Pblica


X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos d que possam resultar sanes e de lt nas situaes de litgio; XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

Princpios da Administrao Pblica


XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.

12

Вам также может понравиться