Вы находитесь на странице: 1из 9

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

LINHAS ORIENTADORAS MISSO / VISO / CULTURA DE ESCOLA

PROJECTO EDUCATIVO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PRO DE ALENQUER PROJECTO EDUCATIVO DA ESCOLA SECUNDRIA DAMIO DE GOES

2010 / 2011

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

Prembulo
A agregao da Escola Secundria Damio de Goes e do Agrupamento de Escolas Pro de Alenquer, por deciso da tutela, num nico agrupamento levou coexistncia de dois projectos educativos num mesmo agrupamento. O Projecto Educativo da Escola Secundria Damio de Goes abrangendo o trinio de 2008-2011 e o Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas Pro de Alenquer que abrangendo o trinio de 2009-2012. Por deciso da Presidente da CAP e, ouvido o Conselho Pedaggico, decidiu-se elaborar um documento nico contendo as linhas transversais comuns relativamente aos princpios orientadores constantes dos projectos educativos da Escola Secundria Damio de Goes e do Agrupamento de Escolas Pro de Alenquer. Este documento dever ser utilizado como referencial para todos os procedimentos do Agrupamento de Escolas Damio de Goes, nomeadamente, na Avaliao de Desempenho do Pesssoal Docente, na elaborao do PAA e dos PCT e PAT. Alm destes aspectos transversais, constantes do presente documento, podero tambm ser utilizados como referenciais todos os restantes aspectos presentes nos Projectos Educativos da Escola Secundria Damio de Goes e do Agrupamento de Escolas Pro de Alenquer, nomeadamente, Metas, reas de Interveno Prioritrias e Objectivos Gerais.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

1. Misso; Viso; Valores; Cultura de Escola 1.1 Misso


No se podendo j falar de escola mas de um conjunto de escolas reunidas no agrupamento, envolvendo realidades muito diferentes e um conjunto significativo de actores envolvidos, procurou-se estabelecer as linhas gerais para todo o agrupamento, com o objectivo de coordenar e planear actividades pedaggicas que proporcionem a aquisio de conhecimentos e o desenvolvimento global da personalidade dos alunos.

O agrupamento dever para isso:

- Encontrar a identidade prpria do Agrupamento. - Criar um verdadeiro esprito de coeso que deve caracterizar um agrupamento de escolas. - Captar sinergias internas e externas capazes de dinamizar e promover o Agrupamento. - Promover o envolvimento da comunidade educativa na vida do Agrupamento.

As escolas do agrupamento devero para isso:

- Ministrar um ensino de qualidade e contribuir para o sucesso escolar dos alunos, entendo-se como sucesso o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. - Desenvolver no aluno as competncias previstas nos normativos legais. - Oferecer aos alunos percursos adaptados s suas capacidades, competncias e motivaes. - Formar crianas e jovens com uma slida formao pessoal, social, com esprito pluralista, aberto ao dilogo e capazes de julgarem com esprito crtico. - Manter a aposta na continuidade dos Cursos Profissionais de nvel III procurando minimizar problemas de abandono escolar e dando resposta ao tecido empresarial do concelho. - Sensibilizar os alunos para a pertinncia da adopo de hbitos e prticas comportamentais saudveis.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

- Prevenir e combater problemas ligados a comportamentos de risco para a sade fsica, mental e emocional.

1.2 Viso
A viso estratgia do agrupamento assenta na promoo de princpios de qualidade, baseados em pressupostos de competncias desenvolvidas atravs da formao acadmica e cvica, complementada com parcerias e protocolos com os diferentes parceiros sociais e econmicos. Pretende-se desenvolver no agrupamento um conjunto de escolas apresentando uma dimenso inclusiva, de confiana, de rigor e inovao, levando ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo agrupamento no meio local e regional.

A a escola inclusiva: - Responde s diversas dificuldades dos alunos, promovendo a auto-estima dos alunos, garantindo a igualdade de oportunidades e em simultneo assegurando uma educao de qualidade que os leve ao sucesso; - Combate o abandono escolar procurando criar as condies necessrias para que os alunos concluam com sucesso os ciclos de estudos; - Proporciona aos alunos dos Cursos Profissionais uma formao de qualidade que lhes facilite a entrada qualificada no mercado de trabalho ou prosseguimento de estudos.

B uma escola de confiana: - Promove um ensino de qualidade e de profissionalismo, com boas prticas de ensino actualizadas e adaptadas s exigncias contextuais em que o aluno parte activa; - Promove a segurana e o bem-estar da comunidade, cuja aco educativa tem como horizonte a justia, atravs da disciplina e da formao moral e cvica das crianas e jovens; - Promove a sade contribuindo para a aquisio de hbitos e prticas comportamentais viabilizadoras de escolhas individuais e responsveis; - Responsabiliza os pais e encarregados de educao dos alunos pelo seu acompanhamento atento e regular.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

C uma escola de rigor: - Cumpre o seu dever de ensinar e de ensinar a aprender, revelando esprito de abertura e curiosidade pelo saber, actualizando-se permanentemente do ponto de vista cientfico, pedaggico e didctico; - Faz cumprir o Regulamento Interno, para uma convivncia digna de respeito e solidariedade entre todos os elementos da comunidade educativa; - Cumpre todas as orientaes pedaggicas definidas pelos rgos competentes, planificando com rigor o trabalho a desenvolver e adequando-o aos objectivos a atingir e situao concreta da sala de aula; - Promove o sucesso educativo e reconhece o mrito, definindo com rigor os critrios de avaliao e criando instrumentos de avaliao diversificados e adequados s prticas lectivas; - Valoriza o empenho, a responsabilidade, a cooperao e autonomia: incentivando a curiosidade e o interesse pelo saber; Fomentando o gosto pela leitura; Promovendo o trabalho em grupo e a troca de opinies, experincias e conhecimentos; Promovendo o estudo e o trabalho regular; Premiando e promovendo o interesse, o esforo e o trabalho, penalizando e combatendo as faltas de empenho e assiduidade; Responsabilizando os alunos e exigindo o cumprimento dos seus deveres tal como constam dos normativos legais e do Regulamento Interno.

D uma escola de inovao: - Valoriza a permanente actualizao pedaggica dos seus professores e dos seus recursos para fazer face a novas exigncias contextuais; - Valoriza todos os que invistam na mudana; - Valoriza a divulgao e apreciao do conhecimento cientfico, tecnolgico e artstico a par com a Educao para a Sade e para o Ambiente e a defesa dos valores patrimoniais, da histria, da lngua e da cultura portuguesa; - Promove a formao fsica e desportiva dos alunos, atravs da frequncia da disciplina de Educao Fsica e do Desporto Escolar.

1.3 Cultura do Agrupamento


Dentro do Agrupamento dever devero ser estimulados e valorizados:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

- O trabalho de qualidade, cuidadoso, rigoroso e srio; - A cooperao entre os vrios parceiros visando o sucesso escolar e a dignificao da escola e dos seus profissionais; - O incentivo a alunos, professores e funcionrios; - A concertao de esforos para a progressiva melhoria da qualidade de ensino; - O respeito como base de um trabalho digno e harmonioso; - A promoo da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.

4. Metas
A aposta na manuteno e melhoria dos padres de desempenho das escolas do agrupamento, assegurando a Misso anteriormente referida assim como a Viso e os Valores que a inspiram comprometem a totalidade dos seus actores directos e indirectos na prossecuo da seguinte meta:

No final do trinio 2009/2010 dever verificar-se uma variao positiva na percepo da Qualidade nos actores internos e externos do Agrupamento de Escolas (traduzida no relatrios finais da avaliao e auto-avaliao do Agrupamento), bem como uma melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, verificvel nos resultados escolares.

5. reas de Interveno prioritrias e Objectivos Gerais


Tendo em conta a diagnose realizada e a meta pretendida, ponderando os pontos fracos, os pontos fortes e os constrangimentos presentes nos processos de avaliao e autoavaliao anteriormente referidos, possvel distinguir reas de interveno no Agrupamento globalmente entendido e em algumas escolas em particular:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

1. Mais qualidade no ensino e nas aprendizagens: - Evoluo do sucesso educativo: Incentivar a melhoria da qualidade dos resultados escolares e a qualidade e rigor dos processos de avaliao. - Valorizar as aprendizagens dos alunos. - Apoiar os alunos com necessidades educativas especiais. - Apoiar os alunos estrangeiros. - Alargar a todo o agrupamento o processo de Avaliao e Auto-Avaliao (Observatrio da Qualidade).

2. Mais qualidade na cultura de escola: - Estimular o desenvolvimento de uma cultura organizacional fundada no trabalho colaborativo e na cooperao da realizao das tarefas profissionais. - Promover a civilidade nas relaes interpessoais, incentivando uma cultura de Escola marcada pela qualidade nas interaces sociais e do clima relacional. - Favorecer relaes interculturais caracterizadas pelo respeito das diferenas e apreo pela diversidade, promovendo a integrao de alunos imigrantes na perspectiva da igualdade de oportunidades de sucesso escolar e educativo.

3. Mais qualidade de vida na escola: - Promover a segurana e a qualidade dos espaos fsicos (interiores e exteriores) e equipamentos, assegurando o bem-estar dos alunos e a higiene e segurana no trabalho aos seus profissionais. - Promover o cumprimento das determinaes previstas no Regulamento Interno assegurando uma melhor qualidade relacional nos espaos fsicos e nos diversos espaos de trabalho. - Proporcionar aos alunos apoios diversos considerando as suas diferentes necessidades.

6. reas de Melhoria e Plano de Aco


6.1 reas de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

Dimenso Pedaggica: - Definir os objectivos gerais da "Escola" e dos ciclos de ensino. - Definir as metas exequveis e avaliveis para a promoo do sucesso e da promoo social de toda a comunidade educativa. - Prever projectos de interveno, de investigao e potencializar os espaos de formao dos professores. - Promover as aprendizagens de prticas educativas inovadoras.

Dimenso Curricular: - Manter a oferta dos Cursos Profissionais. - Desenvolver estratgias de transversalidade inter-ciclos.

Dimenso Organizacional: - Agilizar os procedimentos disciplinares. - Gerir de um modo mais rpido e eficaz as questes relacionadas com a Segurana. - Implementar a vigilncia nos espaos internos e externos da escola sede. - Proceder ao levantamento dos problemas de segurana nas escolas de 1 ciclo. - Alargar o dispositivo de Avaliao e Auto-Avaliao a todo o agrupamento. - Envolver os Encarregados de Educao na vida escolar dos seus educandos. - Detectar necessidades de formao no Pessoal No Docente e promover uma maior integrao destes profissionais na vida do agrupamento. - Melhorar o funcionamento do Bar e do Refeitrio. - Eixo Comunicacional: aperfeioar o processo de comunicao dentro do Agrupamento. - Eixo de Formao Profissional: proceder ao levantamento das necessidades de formao e elaborar o plano de formao de docentes.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES

- Escola como Plo Cultural: projectar o Agrupamento enquanto espao aberto de cultura.

Dimenso Estrutural (Recursos Fsicos e Materiais): - Espaos disponveis na escola sede: varivel muito pertinente relativamente a todo o trabalho desenvolvido. - Circulao nos espaos da escola. - Rentabilizar os espaos disponveis.

6.2 Plano de aco - Valorizar todo o trabalho j desenvolvido no Agrupamento partindo da avaliao dos resultados obtidos em projectos anteriores. - Fazer uma caracterizao do meio em que se insere a Comunidade Educativa. - Proceder inventariao das necessidades e dos recursos existentes. - Partir da auto-avaliao do Agrupamento - dos pontos forte e fracos - a para a procura das solues para a definio das linhas estratgias de actuao, procurando o mrito e a qualidade. - Conhecer as potencialidades humanas e materiais da comunidade educativa, valorizando e rentabilizando os recursos de forma pr-activa e inovadora. - Estimular o envolvimento de toda a comunidade educativa na procura de solues que promovam a educao para a cidadania e dever cvico, como forma de preveno de comportamentos disruptivos. - Formao a nvel das ferramentas informticas. - Criao de comunidades tecnolgicas de aprendizagem.

____________________________________________________________________

Вам также может понравиться