Вы находитесь на странице: 1из 20

NDICE Pg. Introduo 1. Seleo/Aquisio do fundo documental 2. Procedimentos para tratamento tcnico 2.1. 2.2. 2.3.

Carimbagem Registo Catalogao, Classificao, Indexao 2.3.1. Passos recomendados para iniciar a catalogao 2.3.2. Campos UNIMARC e ISBD: registo de monografias 2.3.3. Encabeamento/Cabealhos 2.3.4. Classificao Decimal Universal (CDU) 2.3.5. Indexao 2.4. Cotao e arrumao nas estantes 2.4.1. Cotao 2.4.2. Arrumao 3. Segurana dos dados Concluso Bibliografia 2 4 5 5 6 7 7 8 11 11 14 14 14 16 17 18 19

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

Cada livro, cada volume que vs, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mos, cada vez que algum desliza o olhar pelas suas pginas, o seu esprito cresce e torna-se forte. Carlos Ruiz Zafn, A Sombra do Vento

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

INTRODUO
Este Manual de Procedimentos, da responsabilidade das Professoras Bibliotecrias (PB) das Bibliotecas Escolares (BE) do Agrupamento de Escolas Damio de Goes (AEDG), estabelece as etapas e processos a serem desenvolvidos pelos elementos da equipa da Biblioteca, a fim de catalogar todo o fundo documental existente no nosso acervo. A inexistncia de um documento que desse apoio a toda a rea tcnica de gesto das BE, uniformizando critrios e estabelecendo procedimentos comuns tornou-se premente desde a constituio do Agrupamento. Assim, a criao deste Manual de Procedimentos surgiu da necessidade de se elaborar um documento comum, apesar dos diferentes pblicos-alvo. A especificidade de cada BE e o acervo constante em todas elas ditaram, no entanto, a manuteno de algumas diferenas, nomeadamente ao nvel do cdigo cromtico que acompanha a sinalizao das classes da Classificao Decimal Universal (CDU), na impossibilidade concreta de alterar as cotas de milhares de documentos, estantes e dossis. A responsabilidade pela catalogao dos documentos a seguinte: BE do Centro Escolar de Alenquer (CEA): Servio de Apoio s Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal de Alenquer (BM); BE da Escola Bsica 2, 3 Pro de Alenquer (EBPA) e da Escola Secundria Damio de Goes (ESDG): Professoras Bibliotecrias (PB) e elementos da equipa. O Manual est organizado de acordo com o circuito documental, desde a seleo at arrumao nas estantes, disponibilizando os documentos aos utilizadores, pelo que se recomenda seguir os vrios passos descritos. Para a sua conceo, foram consideradas as diferentes obras de referncia no setor, nomeadamente as Regras Portuguesas de Catalogao (RPC), a Classificao Decimal Universal (CDU), os princpios da International Standard Bibliographic Description (ISBD), os manuais de apoio utilizao

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

3 UNIMARC, bem como todo o material posto disposio pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e demais parceiros, de que se destaca o SABE. Sempre que possvel, procurmos uniformizar os nossos critrios com os da Biblioteca Municipal e de outras BE do Concelho. Mantemos presente o facto de o Manual ser um documento que se quer em constante construo, atendendo necessidade de atualizar o conjunto de normativos a aplicar ao circuito documental, e indispensvel normalizao do seu tratamento tcnico, pelo que procederemos aos ajustes que venham a revelar-se necessrios. As orientaes constantes deste Manual entram em vigor no presente ano letivo.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

1. SELEO/AQUISIO DO FUNDO DOCUMENTAL


A seleo e aquisio do fundo documental (documentos impressos, multimdia e audiovisual) tem de ir ao encontro do interesse e da curiosidade dos utilizadores, no descurando a importncia de um fundo generalizado que abarque todas as temticas e reas do saber. 1.1. A seleo dos documentos dever ser feita de uma forma imparcial e tendo em conta os seguintes fatores: Atualizao do fundo existente; Novidades; Verba disponvel; Sugestes dos utilizadores. 1.2. A aquisio dos documentos feita por compra, oferta ou permuta. A compra far-se- mediante a verba disponvel em oramento, emitindo uma requisio para a sua aquisio, tendo sempre em conta os critrios de seleo e se o documento existe ou no no acervo documental, para se evitar repeties (exceo feita s obras do PNL ou Projetos). O material adquirido dever ser sempre conferido, verificandose se est de acordo com a encomenda, no apresenta defeito e se os preos esto corretos. Em caso de problema, deve pedir-se a substituio do documento ou a retificao. A oferta ser feita por toda a comunidade educativa, particulares ou instituies. A permuta desenvolver-se- mediante protocolos estabelecidos com outras bibliotecas, tendo em vista as necessidades comuns.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

2. PROCEDIMENTOS PARA TRATAMENTO TCNICO


2.1. Carimbagem Cada documento das BE ser identificado pelo carimbo prprio da instituio. Sero utilizados novos carimbos, semelhantes, em todas as BE do AEDG.

BE AEDG 1
Cota: ______________ Registo: ____________

BE AEDG 2
Cota: ______________ Registo: ____________

BE AEDG 3
Cota: ______________ Registo: ____________

ESDG

EBPA

CEA

Quer os novos carimbos, quer o local para a sua aposio afetar apenas as obras tratadas doravante. A cota dever ser abreviada, conforme explicitado adiante, escrito a tinta azul ou preta, bem como o nmero de registo. Na linha do Registo, a meio, inscreve-se uma barra vertical (/) e frente, coloca-se, a tinta vermelha, o MFN (Master File Number, do programa informtico de catalogao prprio das BE). O carimbo tem as seguintes regras para a sua colocao: Documentos impressos: monografias O carimbo de registo colocado na folha de rosto, no canto inferior direito. NUNCA um carimbo deve ser colocado em cima de uma imagem ou em pgina que possa lesar a mancha de informao. Nas obras com folhas plastificadas ou com material em que a tinta no adere, o carimbo dever ser aposto numa etiqueta em papel autocolante que ser colocada no local pr-estabelecido. No caso de obras profusamente ilustradas, o carimbo colocado na contracapa, verificando-se da necessidade de usar tambm etiquetas.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

6 Documentos impressos: publicaes peridicas So carimbados com o carimbo da instituio e da seguinte forma: - Revistas na pgina de sumrio; - Jornais junto ao ttulo. Material no livro: CDs, CD-Roms, DVDs, Cassetes vdeo O nmero de registo, a cota, o nome da Biblioteca e o nmero de MFN escrevem-se no prprio documento, com marcador adequado e nas cores acima referidas. 2.2. Registo Cada BE do AEDG tem o seu Livro de Registo, no qual se inscrevem sequencialmente todos os documentos do acervo, independentemente da sua tipologia. Os livros de registo da BE do CE e da EBPA so em formato Excel; o livro de registo da BE da ESDG em papel. O registo far-se- da seguinte forma: Cada obra/documento tem o seu prprio nmero de registo, nico e irrepetvel, constitudo por cinco dgitos (ex.: 00001); Vrios exemplares/ ttulos da mesma obra tm nmeros de registo diferentes; Numa obra em vrios volumes (por exemplo, enciclopdias), cada um tem o seu nmero de registo; Quando uma obra acompanhada por material de outro formato, dar entrada como material acompanhante da obra, mas cada qual com o seu prprio nmero de registo; Os peridicos que venham a fazer parte do acervo permanente da Biblioteca devero tambm dar entrada no livro de registos da mesma. Nas Observaes do Livro de Registo sero tambm indicadas outras situaes, tais como: Abatido no caso de documento que se exclui do fundo documental por falta de atualidade ou inadequao. Extraviado no caso de documento desaparecido.
Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

7 Reservado no caso de documento que ser arrumado em espao prprio e que tem valor para a Biblioteca, mas no se reveste de interesse imediato para o seu pblico-alvo. 2.3. Catalogao, classificao e indexao Estes procedimentos tcnicos devem respeitar os seguintes critrios: A catalogao dever fazer-se segundo as Regras Portuguesas de Catalogao (RPC) e a Descrio Bibliogrfica Internacional (ISBD); A classificao utiliza a Classificao Decimal Universal (CDU); O software utilizado pelas Bibliotecas o DocBase; O preenchimento dos campos faz-se segundo diretrizes acordadas entre as BE e a BM, para que haja uniformidade de critrios. A indexao feita utilizando a Lista de Cabealhos de Assunto para Bibliotecas e a CDU, de uma forma sinttica e o mais completa possvel, com um mnimo de trs descritores. 2.3.1. Passos recomendados para iniciar a catalogao 1. Pesquisar na prpria base (ISBD): Se j existir, editar: Se a edio for a mesma: acrescentar exemplar; Se a edio for diferente: criar cpia, alterar o registo e gravar. 2. Pesquisar noutras bases (CATREF, BLX, PORBASE): Formato UNIMARC Importar registo; Fazer eventuais correes (sigla BE, data, eliminar campos que no so de preenchimento obrigatrio); Gravar; Atualizar Lista de ndices da nossa Base.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

8 3. Criar novo registo: Se no existir em nenhuma das Bases de confiana: A partir dos elementos constantes na folha de rosto e/ou colofn, inserir os dados nos campos respetivos; Gravar. 2.3.2. Campos UNIMARC e ISBD: Registo de Monografias:
(Nota: Os campos de preenchimento obrigatrio esto assinalados a vermelho)

CAMPO UNIMARC

Subcampo

CAMPO ISBD
(DESCRIO)

NOTAS/EXEMPLOS

Identificao
010 021 ^a ^a ISBN nmero internacional normalizado dos livros N de Depsito Legal Cdigo do pas Nmero ^dOferta PNL PT| Obs.: (Caso no se consiga identificar o ISBN e exista depsito legal o preenchimento deve tornar-se obrigatrio) 14411/87

^b

Informao Codificada
100 101 ^a ^a ^c 102 105 ^a ^a Dados gerais do processamento Lngua da publicao Lngua do documento original Pas da publicao Campo de dados codificados: Livros Portugus (por) Quando se trata de uma traduo - Ingls (eng) Portugal, por exemplo (PT)

Informao Descritiva
200 ^a ^e ^f Ttulo da obra Complemento de ttulo Autor principal No caso de uma obra com 2 ttulos e o mesmo autor, repete-se o ^a; se for 2 ttulos, 2 autores fica ^att.^f autor.^ctt.^f autor <O >sol e o vento Inicia com minscula At 3 autores, entram os 3 separados por vrgula; mais de 3 autores, coloca-se s o primeiro em ^f seguido de[et al.] Abreviaturas que podem ser usadas: Ilustrador = il. Tradutor = trad. Compilador = compil. Adaptador = adapt. Anotador = anot. Prefaciador = pref. Revisor = ver. Redator = red. Editor literrio = ed. lit. Diretor = dir. Co-autor = co-aut.

^g

Outras menes de responsabilidade

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

9
205 ^a Meno da edio Preenche-se sempre, mesmo quando se trata da 1 ed. (BM???) Quando no existem dados relativos edio, mas apenas impresso, os subcampos passam a ser: ^e; ^g; ^h a seguir a [s.l., s.n., s.d.] e dentro de ( ). Omite-se a palavra editora/editorial sempre que ela surja em 1 lugar. Ex. VERBO Ano de edio, impresso, copyrigth, depsito legal Sempre que as pginas no forem numeradas, coloca-se o nmero entre parntesis recto [ ]; No caso de uma obra em volumes, quando a numerao contnua, coloca-se o n de volumes, seguido do n total de pginas, dentro de parntesis curvos. por ex. uma obra ilustrada (il.) Arredondado ao cm por excesso Ex. 1 CDA

210

^a

Lugar da edio, distribuio

^c ^d

Nome do editor, distribuidor Data da publicao

215

^a

Indicao do nmero de pginas

^c ^d ^e 225 ^a ^i ^v

Outras indicaes fsicas Dimenses do documento Material acompanhante Ttulo prprio da coleco Nome de parte ou seco Indicao do volume

Notas
300 304 327 334 500 517 ^a ^a Notas gerais texto da nota Notas relativas a ttulos originais Nota de contedo para obras em volumes Notas relativas a prmios Ttulo uniforme Outras variantes do ttulo Ex. Leis, decretos, etc. Ttulo de volumes cf. nota 327; aplica-se tambm a antologias ou obras com vrios ttulos. Ex. Recomendado por Ler+Plano Nacional de Leitura Tt. orig. (caso se trate de uma traduo) Repete-se o ^a consoante o nmero de volumes. com indicao de tt., aut., ed., e n pg., etc. (quando tm a mesma cota - campo 966)

^a ^a ^a ^a

Assuntos
600 ^a ^b ^c ^f ^x Nome de pessoa usado como assunto apelido Nome de pessoa usado como assunto nome prprio Elementos de identificao ou distino Dados relativos a datas Subdiviso do assunto Ex Pessoas biografadas

Ex. Rei de Portugal

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

10
606 610 ^a ^a Nome comum assunto usado como Literatura portuguesa (A desenvolver este campo como indicado em poltica de indexao)

Termos no controlados elemento de entrada Notao CDU Lit. Por. notao abreviada + gnero [ex. 82-3 (AP)] Lit. Estr. notao abreviada + gnero [ex. 82-3(AE)] Classe 9 nica classe com aux. comum de lugar e de tempo BN Portugus (por)

675

^a

^v ^z

Edio da CDU Lngua da edio CDU

Responsabilidade Intelectual
700 ^a ^b ^c ^f 701 ^a ^b ^f ^4 702 ^a ^b ^f ^4 710 ^a ^b ^f Nome do autor principal apelido Nome do autor principal nome prprio Elementos de identificao ou distino Dados relativos a datas (nascimento e morte) Nome do corresponsvel principal apelido Nome do corresponsvel principal nome prprio Dados relativos a datas Cdigo da funo Nome do responsvel secundrio apelido Nome do responsvel secundrio nome prprio Dados relativos a datas Cdigo da funo Nome do autor coletividade ou instituio Outras partes do nome Dados relativos a datas de eventos No caso de um seminrio ou congresso, coloca-se a data de realizao Tradutor, ilustrador Garrett Almeida (Ex. pseud.) (Ex. 1799-1854 ou 1967-)

Bloco Internacional
801 ^a ^b ^g 856 859 ^u ^u Pas da agncia catalogrfica Sigla da entidade catalogadora Regras de catalogao Localizao e acesso electrni-coUniform Resource Location (URL) Imagem da capa - Uniform Resource Location (URL) Portugal (PT) CEA / EBPA / ESDG RPC

Existncias
966 ^a Cota n de registo 01234

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

11
^| ^s ^6 Sigla da Instituio Cota Emprstimo Domicilirio, selecionar a partir da lista de opes CEA / EBPA / ESDG 82 -1 (AP) GAR

N.B. Se uma obra tem vrios volumes, abre-se o subcampo ^v e indica-se o n do volume.

(Cada nova edio d origem a um novo registo, com uma nova cota. No entanto, vrios exemplares de uma mesma edio s do origem a diferentes registos de exemplar (o registo bibliogrfico um s, ou seja, cataloga-se um exemplar, preenche-se corretamente o campo 966,com indicao no ^c do nmero de exemplares existentes dessa obra.)

Visualizao ISBD
GARRETT, Almeida Folhas cadas / Almeida Garrett. 2. ed. -Mem Martins : Europa-Amrica, 1987. 148 p. (Livros de Bolso Europa-Amrica ; 241) ISBN 972-1-02783-9 Literatura portuguesa Poesia CDU 82-1 (AP) GAR 82-1 (AP) GAR (BEAEDG1) 01234 Artigos e datas numricas, nmeros, etc. - que iniciam os campos: Bicos < > Utilizam-se para os artigos: O, A, Os, As, Um, Uma, Uns, Umas Bicos de equivalncias <=> Utilizam-se para valores numricos, datas Estas regras aplicam-se apenas nos campos pesquisveis: 200, 225, 500 517, 710^d 2.3.3. Encabeamentos/Cabealhos

Nas obras onde a ilustrao assume uma importncia superior ao texto, o encabeamento deve ser feito pelo ilustrador (Ex. BD). No caso da msica clssica, o encabeamento sempre o autor do trecho/obra, enquanto noutros gneros musicais o encabeamento deve ser o intrprete. No caso dos documentos vdeo (filmes, documentrios), o encabeamento deve ser o realizador. 2.3.4. Classificao Decimal Universal (CDU) Os livros da nossa Biblioteca esto arrumados nas estantes segundo uma classificao que se chama Classificao Decimal Universal, mas a que
Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

12 chamamos simplesmente CDU. Esta baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e que estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. Para alm das classes da CDU, utilizamos na BE um sistema de cores associado a cada uma dessas divises. Assim, as cotas que so colocadas nas lombadas dos livros tm uma determinada cor, que corresponde a uma classe. Da mesma forma, essa cor repete-se nas diferentes prateleiras/estantes, facilitando a pesquisa por parte dos utilizadores. As classes e respetivas cores podem ser consultadas nos documentos disponibilizados em cada BE. Nas pginas seguintes, apresentamos a tabela de CDU (bastante simplificada) em uso na BE. No apresentamos a classe 4 pois esta encontrase vazia, reservada para um possvel campo de conhecimentos ainda no desenvolvido. A tabela deve ser sempre consultada aquando da catalogao das monografias, a fim de esclarecer quaisquer dvidas e garantir a mxima uniformidade do nosso sistema.
Classes e Subclasses 0 00 01 02 06 08 09 1 11 13 14 16 17 2 21 22 23 24 mbito Generalidades. Cincia e conhecimento. Organizao. Informao. Documentao. Biblioteconomia. Instituies. Publicaes Prolegmenos. Fundamentos da cincia e da cultura Cincia e tcnica bibliogrfica. Bibliografias. Catlogos Biblioteconomia. Bibliotecas Organizaes e outras formas de cooperao. Instituies. Academias. Congressos. Sociedades. Organismos cientficos. Exposies. Museus Poligrafias. Obras em colaborao Manuscritos. Obras notveis, raras, devido a certas particularidades extrnsecas tais como a escrita, a encadernao, as gravuras, material em que foram impressas Filosofia. Psicologia Metafsica Filosofia da mente e do esprito. Metafsica da vida espiritual Sistema e pontos de vista filosficos Lgica. Epistemologia. Teoria do conhecimento. Metodologia da lgica Filosofia moral. tica. Filosofia prtica Religio. Teologia Religies pr-histricas e primitivas Religies do Extremo Oriente. Taosmo. Confucionismo. Religies da Coreia, Japo, etc. Religies da ndia. Hindusmo. Bramanismo. Vedismo, etc. Budismo

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

13
25 26 27 28 29 3 30 31 32 33 34 35 36 37 39 5 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 6 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 7 71 72 73 74 75 76 77 Religies do mundo antigo (Egipto, Mesopotmia, Grcia, Roma, Maias, Astecas, Incas, etc.) Judasmo Cristianismo. Igrejas e denominaes crists Islamismo Movimentos espirituais modernos Cincias sociais. Estatstica. Poltica. Economia. Comrcio. Direito. Administrao pblica. Foras armadas. Assistncia social. Seguros. Educao. Etnologia Teorias, metodologias e mtodos nas cincias sociais em geral. Sociografia Estatstica. Demografia. Sociologia Poltica Economia. Cincia econmica Direito. Jurisprudncia Administrao pblica. Assuntos militares Proteco das necessidades materiais e mentais da vida. Servio social. Ajuda social. Segurana social. Habitao. Consumo. Seguros Educao Etnologia. Etnografia. Usos e costumes. Tradies. Modo de vida. Folclore Matemtica. Cincias naturais Generalidades sobre as cincias puras Matemtica Astronomia. Geodesia. Astrofsica. Investigao espacial Fsica Qumica. Cristalografia. Mineralogia Cincias da terra. Cincias geolgicas Paleontologia Cincias biolgicas em geral Botnica Zoologia Cincias aplicadas. Medicina. Tecnologia Questes gerais referentes s cincias aplicadas Cincias mdicas Engenharia. Tecnologia em geral Agricultura. Cincias agrrias e tcnicas relacionadas. Silvicultura. Exploraes agrcolas. Explorao da vida selvagem Cincias domsticas. Economia domstica Gesto e organizao da indstria, do comrcio e da comunicao Tecnologia qumica. Indstrias qumicas e relacionadas Indstria, artes industriais e ofcios diversos Indstrias, artes e ofcios de artigos acabados ou montados Indstria da construo. Materiais para construo. Procedimentos e prticas de construo Arte. Recreao. Entretenimento. Desporto Planeamento territorial. Planeamento regional, urbano e rural. Paisagens, parques, jardins Arquitectura Artes plsticas Desenho. Design. Artes e ofcios aplicados Pintura Artes grficas. Gravura Fotografia e processos similares
Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

14
78 79 8 80 81 82 9 91 94 Msica Divertimentos. Espectculos. Jogos. Desportos Lngua. Lingustica. Literatura Questes gerais referentes lingustica e literatura. Filologia Lingustica. Lnguas. Literatura Geografia. Biografia. Histria Geografia. Explorao da terra e de pases. Viagens. Geografia regional Histria em geral

2.3.5.

Indexao

A Indexao a operao que consiste em descrever e caracterizar um documento atravs de conceitos contidos e extrados desse documento, visando permitir uma recuperao exaustiva da informao contida no fundo documental. Para tal, seleccionam-se os termos que melhor representam o contedo do documento de modo a obter uma descrio detalhada do mesmo. Tal como referido anteriormente, a indexao contempla um mnimo de trs descritores. 2.4. Cotao e arrumao nas estantes 2.4.1. Cotao A cotao a fase do tratamento documental em que a cada documento atribudo um cdigo que permite a sua arrumao nas estantes. As cotas dos documentos so simplificadas de forma a serem rapidamente identificadas ou localizadas. Por isso, optou-se pela notao geral da CDU at ao primeiro ponto, seguida das trs primeiras letras do apelido do autor. Na ausncia de autoria, a entrada do documento feita pelo ttulo. Nas colees que forem desagregadas para poderem ser arrumadas pelo assunto, a cota segue a regra geral. (Deve ter-se em ateno que os autores de nacionalidade/lngua espanhola entram pelo penltimo apelido Ex.: Gabriel Garcia Mrquez entra por GAR.)
CEA: 82-1 ARA (Poesia de Matilde Rosa Arajo); EBPA/ESDG: 82-1 (AP) ESP (Poesia de Florbela Espanca). Neste caso, por se tratar de uma autora portuguesa, acrescentou-se (AP) notao da CDU, antes das letras do apelido. Relativamente aos Autores Estrangeiros, as duas bibliotecas mantero as terminologias em curso para dar

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

15
continuidade aos procedimentos normalmente adotados. Assim, a BE da EBPA utiliza (AE); a BE da ESDG mantm (AU).

Utiliza-se uma bola colorida vermelha por baixo da etiqueta da cota para identificar as obras que no podem ser requisitadas domiciliarmente (dicionrios e enciclopdias). Ressalva-se a situao dos documentos que, em caso de necessidade pedaggica, e com autorizao da PB, podero ser alvo de requisio. Alm destas obras assinaladas com uma bola colorida, sempre que alguns ttulos/exemplares estejam a ser utilizados por vrios alunos/turmas no mesmo perodo (por exemplo, no mbito do PNL ou Projetos), os mesmos s podero ser requisitados para a sala de aula e/ou para uso na BE, enquanto a situao se mantiver. A cota colocada numa etiqueta de fundo branco com uma barra superior de cor apropriada a cada classe. No CEA e EBPA, sobre a barra colorida identifica-se a BE. Paleta cromtica das BE Classe
0 - Generalidades 1 Filosofia. Psicologia 2. Religio 3. Cincias Sociais 5.Cincias Exatas e Naturais 6. Cincias Aplicadas. Medicina. Tecnologia 7. Arte. Desporto 8. Lngua. Lingustica. Literatura 9. Histria. Geografia. Biografias

CEA/EBPA

ESDG

A manuteno da especificidade cromtica de cada BE levou em considerao o nmero elevado de documentos presentes em cada acervo, que ascende a vrios milhares.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

16 2.4.2. Arrumao a ordem de classificao que determina a colocao dos documentos nas estantes ou outros locais determinados (caixas de lbuns, por exemplo). As estantes e as prateleiras devem estar devidamente sinalizadas, de modo a que o leitor possa facilmente encontrar os livros que procura. Em cada estante, os livros arrumam-se da esquerda para a direita e de cima para baixo. Os livros colocam-se na posio vertical. S um livro com cota pode ser devidamente colocado na respetiva estante/prateleira. Sempre que houver dicionrios ou enciclopdias temticas, estes documentos devero colocar-se no incio das estantes/prateleiras para facilitar a sua utilizao. Os restantes documentos sero arrumados pela ordem alfabtica do apelido do autor. Diferentes obras do mesmo autor ordenam-se por ordem alfabtica do ttulo. A arrumao compreende tambm o sistema de cores j anteriormente referido, visando facilitar o acesso e a associao das temticas aos respetivos documentos. Para alm da cor, as prateleiras e estantes esto tambm devidamente identificadas pelos nmeros que correspondem s classes e subclasses dos assuntos tratados. Todos os documentos audiovisuais/multimdia temticos so arrumados junto dos documentos em suporte papel, dentro das respetivas classes. So os elementos da equipa da BE que arrumam os documentos nas estantes/prateleiras, seja no momento inicial da sua disponibilizao, seja aps cada utilizao/requisio, evitando extravios pelo desrespeito das regras supracitadas.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

17

3. SEGURANA DOS DADOS


Dever ter-se em especial ateno a segurana dos dados introduzidos, procedendo-se da seguinte forma: Segurana diria (mdulo de catalogao e emprstimo); Segurana para pen sempre que a entrada de nmero de registos

o justifique (mais de 20 registos novos no mdulo de catalogao e/ou emprstimo). Segurana de todos os ficheiros da base de dados para um suporte externo alm da pen. Deve ser feito trimestralmente no mdulo de catalogao e de emprstimo:

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

18

CONCLUSO

O Manual de Procedimentos de Tratamento Documental procurou corresponder s necessidades reais das BE do nosso Agrupamento. Muito embora alguns detalhes possam divergir, como as cores da CDU, o circuito documental equipara-se, e a normalizao do tratamento tcnico constante. O Manual um documento que implica uma permanente vigilncia e esforo de atualizao por parte das equipas responsveis, a fim de garantir que os princpios, diretrizes e procedimentos operacionais so os mais adequados ao pblico-alvo das BE e correspondem ao que se encontra institucionalmente normalizado. A equipa continuar, por isso, a trabalhar em parceria com a Biblioteca Municipal, as restantes Bibliotecas Escolares do Concelho, a Rede de Bibliotecas Escolares e demais parceiros, procurando, naturalmente, adequar os seus procedimentos a estas realidades.

Alenquer, ano letivo 2011/2012

Manual de Procedimentos das Bibliotecas Escolares do AEDG

19

BIBLIOGRAFIA
BIBLIOTECA NACIONAL (1993), CDU, Classificao Decimal Universal: tabela de autoridade: Actualizao, Lisboa: Biblioteca Nacional. GUSMO, Armando Nobre et al. (2000), Regras portuguesas de catalogao, Lisboa: Biblioteca Nacional. IFLA (2002), Directrizes da IFLA/UNESCO para a Biblioteca Escolar, Doc. pesquisado na Internet SIIB/Centro (1990), ISBD (NBM): Descrio Bibliogrfica Internacional de material no livro, Coimbra: SIIB/Centro. Stios consultados: http://www.ifla.org.sg/VII/s11/pubs/SchoolLibraryGuidelines-pt_BR.pdf http://www.rbe.min-edu.pt

As Professoras Bibliotecrias, _____________________________ _____________________________ _____________________________

A Diretora, ___________________

Alenquer, maro de 2012


Alenquer, ano letivo 2011/2012

Вам также может понравиться