Вы находитесь на странице: 1из 4

SALMO 90 Moiss, o homem de Deus, reconhece: I A eternidade de Deus 90:1 Senhor, tu tens sido o nosso refgio de gerao em gerao.

. 1. O salmista Moiss viveu o equivalente a trs geraes; portanto podia dizer com firmeza o que disse a respeito do Senhor.
2. Considerando 40 anos por gerao, Moiss no lamenta os 430 anos vividos pelo povo de

Deus no Egito, reconhecendo-O como refgio. 90:2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu s Deus. 1. Como escritor do Gnesis, o salmista lembra que Deus j estava antes de todas as coisas.
2. Ele no tinha nenhuma dificuldade em crer em Deus como criador de todas as coisas

(Tivesses formado). Moiss era criacionista. II A fragilidade do homem 90:3 Tu reduzes o homem ao p, e dizes: Voltai, filhos dos homens! 1. Ele exalta a eternidade de Deus (v.2), e nos faz lembrar que somos passageiros. 2. Deus eterno; ns temos data de nascimento. 90:4 Porque mil anos aos teus olhos so como o dia de ontem que passou, e como uma viglia da noite.
1. Por ser eterno, o chronos (o tempo que pode ser medido), como nada diante de Deus.

2. Mesmo no querendo Moiss traou um limite para Deus, talvez apenas para que entendssemos o trnsito do Senhor no tempo. 90:5 Tu os levas como por uma torrente; so como um sono; de manh so como a erva que cresce;

90:6 de manh cresce e floresce; tarde corta-se e seca. 1. O frgil homem levado por Deus, como se leva algo que no consegue lutar contra a correnteza. 2. A nossa vida to breve quanto um sono; quando acordamos dizemos: J?
3. Se o salmo foi escrito na peregrinao pelo deserto, talvez no fosse difcil ver as ervas

belas de manh e secas pelo calor do dia. Assim frgil o homem comparado eternidade de Deus. III A pecaminosidade da raa 90:7 Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados.
1. Os idlatras foram sepultados nas areias do deserto (Gn 32.25-29). 2. Somos conturbados; Aterrorizados pelo teu furor (NVI). A possibilidade de ser

justiado por Deus faz o homem cair em pavor. 90:8 Diante de ti puseste as nossas iniqidades, luz do teu rosto os nossos pecados ocultos. 1. Tudo o que fizermos de errado est diante de Deus; como num livro, tudo est escrito.
2. Nos enganamos quando pensamos que podemos esconder algo de Deus: No escapam os

nossos pecados secretos luz da tua presena (NVI). IV A brevidade da vida 90:9 Pois todos os nossos dias vo passando na tua indignao; acabam-se os nossos anos como um suspiro. 90:10 A durao da nossa vida de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles canseira e enfado; pois passa rapidamente, e ns voamos. 1. (v.9) Talvez uma lamentao do salmista, ou mesmo uma constatao. Os dias vividos no deserto foram marcados pela ira de Deus contra um povo rebelde.
2. (v.10) Os brasileiros esto chegando aos 80 anos como expectativa de vida. Entre os

setenta e oitenta, a vida marcada por canseira e enfado.


3. Oitenta anos ou cento e um (Dercy Gonalves), o certo, que todos ns passaremos.

90:11 Quem conhece o poder da tua ira? e a tua clera, segundo o temor que te devido? 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coraes sbios.
1. (v.11) O verso 12 como uma resposta ao verso 11. Quem conhece? Com certeza Israel

pode sentir o poder da ira de Deus nos quarenta anos de peregrinao. No deserto ficou a gerao perversa; 2. O que fazer, j que muitas vezes no conseguimos achar o ponto de equilbrio? Como ficar entre a ira de Deus e a reverncia a Ele devida?
3. (v.12) Moiss s viu uma sada: Ensina-nos a contar os nossos dias. possvel que

esteja em mente, a idia de podermos olhar os dias passados, para que, vendo onde erramos, possamos nos corrigir nos anos ainda no vividos.
4. Outra coisa que tambm podemos apreender do texto, a prpria valorizao da vida que

curta; vivendo os nossos dias intensamente em prol do reino de Deus, e as demais coisas nos sero acrescentadas. V Tambm suplica a graa de Deus sobre o Seu povo 90:13 Volta-te para ns, Senhor! At quando? Tem compaixo dos teus servos. 90:14 Sacia-nos de manh com a tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias. 90:15 Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. 90:16 Aparea a tua obra aos teus servos, e a tua glria sobre seus filhos. 90:17 Seja sobre ns a graa do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre ns a obra das nossas mos; sim, confirma a obra das nossas mos. 1. (v.13) Moiss estava casando: j contava com mais de 80 anos. Ele no agentava mais a dureza do deserto dos coraes pecadores, e a conseqente ao de Deus. Ele pede compaixo; pede que Deus volte-se para eles. 2. (v.14) A benignidade do Senhor como caf da manh, daria ao dia que chegou um novo brilho; e assim dia aps dia.

3. (v.15) Os anos de aflio deveriam ser compensados por dias de alegria (Interessante a

matemtica de Moiss!). Se Moiss no teve a compensao em vida, com certeza a ter quando tornar a viver.
4. (v.16) Aqui, Moiss est pedindo feitos de livramento, de alegria, de paz e de prosperidade. 5. (v.17) Moiss roga ao Senhor que se agrade deles (Seja sobre ns a graa do Senhor,

nosso Deus). Ele tambm no queria que todo o trabalho acabasse dando em nada; por isso pede a Deus a confirmao da obra das suas mos. Anos mais tarde, Paulo vai dizer: Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo (1 Cor 15.58). Pr. Eli da Rocha Silva 22/07/2008 Residncia Irm Dusolina

Вам также может понравиться