Вы находитесь на странице: 1из 68

ANATOMIA 1 2 3 4 5 Auditivo Fonador As cordas vocais.

Sistema respiratrio Diafragma

CONCEITOS 8 9 10 msica

LEITURAS Eu sou a Msica 19 20 21 22 23

REGENTES Soflejos Vocalizes Classificao das vozes OBJETIVO DO CURSO Funes exerccos

14 tcnica Vocal Canto

Trava15 lngua 16 Pronncia 17 Inflexo

SOM 11 Som Tabela decibis

18 Leituras

6 Declve da voz 12 7 Fonoaudilogo

13 Propriedades

COMUNICAO 24 25 Canais da comunicao Canais de percepo

EXERCICIOS 33 Articulao Exerccios 34 de respirao 35 respirao 36 Empostao 37 Corporal / Vocal 42

GERAIS Percepo

ILUSTRAES 51 52 53 aparelho respiratrio aparelho auditivo Quadro da Produo da voz Quadro dos decibis Tessitura Coluna Vertebral Trax Laringe Cordas Vocais Diafrgma Tipos de respirao Exerccio corporal

Liberte-se 26 para cantar bem 27 28 29 Sinais de tenso Limitado e ilimitado Canais da comunicao

43 Profilaxia da voz 44 Inibio 45 46 47 48 49 Fisionomia

54 Espao 55 Gestos Platia Benefcios 56 57 58 59 60 61 62

38 Microfone 39 Relao corpo voz

Dificuldade na 30 comunicao 31 32 Fonao Caracterologia da voz

40 Relaxamento 41 Postura

50 Crescimento vocal

Valdo 2006

CONCEITO - TCNICA VOCAL

um conjunto de movimentos fisiolgicos, selecionados, ordenados e sistematizados para o fim artstico. Se faz necessrio obter a independncia dos msculos vocais para assegurar a perfeio deste mecanismo. A tcnica vocal consiste no uso da voz e baseia-se basicamente em: Exerccios de relaxamento, respirao e o bom uso da caixa de ressonncia. O Objetivo do curso ;

identificar as caractersticas do som na altura, intensidade, timbre. reconhecer o funcionamento dos aparelhos respiratrio e fonador; identificar as caractersticas da voz; prtica das tcnicas de respirao e vocalizes; a identificao de sons e a reproduo dos mesmos; aumento da extenso vocal; ajustar a afinao, articulao e empostao; cantar, reger.

Msica - Conceito "Msica a arte de manifestar os mais diversos afetos de nossa alma atravs de sons". A arte das musas; arte e cincia de combinar os sons de maneira agradvel ao ouvido. Uma manifestao artstica (supe-se compreendido intuitiva. O que se entende por manifestao artstica), que tem por base objetiva a sensao acstica por material. uma seleo e ordenao matemtica dos sons, por condio ou meio a sucesso no tempo, por substrato formal uma certa dialtica sui generis, por determinante psicolgica irredutvel uma necessidade de movimento (ao interna), por fim a manifestao ltima tanto para a expresso estilizada de sentimentos e emoes, como o jogo gratuito dos sons, ritmos e timbres. A msica e alguns benefcios:

Habilidade de memria Resolver problemas Trabalho em equipe Expresso prpria Firmar objetivos Concentrao Auto estima elevada Coordenao Equilbrio "A msica como produo humana uma forma universal de comunicao, atravs de um instrumento ou da voz, refletem sentimentos de alegria ou tristeza, histrias de vitrias e derrotas, de lutas e transformaes humanas".

CANTO Msica vocal. A voz humana o instrumento mais perfeito de todos. O maior elogio feito a um instrumentista dizer dele que canta; a vox humana (Reimann). O CANTAR BEM A maneira de emitir o som influi essencialmente na qualidade boa, ou no do canto; depende da posio dos rgos vocais, do modo por que se gradua a corrente de ar na sada dos pulmes e na passagem pela laringe, da flexibilidade da garganta, da abertura da boca em posio oval e da refrao do ar contra a abbada palatina. Muitos cantores, desde criana tem uma emisso de voz inteiramente natural. A melhor voz no serve quando maltratada; a arte do canto no pressupe unicamente boa voz, mas exige escola e exerccios metdicos. O cantar bem produzir sons com naturalidade, sem forar os msculos vocais, sem contraes fisionmicas, no empenho de conseguir diversas acomodaes do rgo fonador numa preocupao de registros e empostao da voz. Enfim, necessrio que o som, produzido pelo ar expelido dos pulmes, atravs das cordas vocais encontre meios convenientes de se expandir, em ressonncia harmoniosa, adaptandose aos movimentos de articulao, e que seja controlado pela audio. A altura vocal, a intensidade, a velocidade do canto ou da fala, a qualidade vocal, a articulao e a pronncia determinam a natureza da voz do cantor e sua segurana interior. Se estes elementos esto coordenados adequadamente temos uma sensao agradvel. Uma hora passa como se fossem cinco minutos. Os pilares do canto: A respirao, a utilizao dos ressonadores, a articulao, sero a princpio, objeto de um trabalho lento e progressivo. preciso buscar em primeiro lugar a "qualidade" da voz, jamais "for-la", a trabalhar e estar sempre relaxado ao cantar.

ESQUEMA CORPORAL - VOCAL Chama-se esquema corporal - vocal a conscincia constante das sensibilidades internas fonatrias, desencadeadas pela emisso vocal e perceptvel por quase todos os rgo em funcionamento. Os profissionais da voz devem perceber as sensaes internas que variam desde a regio cervical at a cintura pelviana. So elas regies faringo - bucal, larngea, naso-facial, torcica e pubiana. As vivncias corporais em relao ao espao onde ser ministrada a voz so muito importantes, pois necessita o profissional sentir o tamanho do local, ar, a acstica e assim colocar sua voz de acordo com as caractersticas do espao, sem provocar esforo vocal.

LIBERTE-SE PARA CANTAR BEM Funo de representao: a voz conta alguma coisa. Funo de expresso: a voz revela alguma coisa do falante. Funo de apelo: a voz deseja e provoca uma reao no ouvinte. Inibio

a supresso ou diminuio da nossa atividade em conseqncia da excitao, ou da resistncia ntima a certos sentimentos ou atos. O principal estmulo inibidor o medo. Libertar-se do medo tem muito a ver com a conquista da paz interior, que nos d serenidade e nos fortalece. E essa paz deve surgir da conciliao das nossas duas partes fundamentais:

LIMITADO E ILIMITADO

O homem finito nos meios e infinitos nos anseios. Se uma parte no compreender a outra, cria-se um conflito interior e, em conseqncia, a paz desaparece, dando lugar insegurana e intranqilidade. Exerccios para o controle do medo ou da inibio: Com respiraes profundas, normalize seu ritmo respiratrio. Repita mentalmente as palavras: calma... coragem... vou conseguir... (Idias e pensamentos positivos); Concentrao no que vai fazer e no do que os outros vo pensar ou dizer. Participar, aceitar convites para apresentaes que excelente para um bom exerccio e amadurecimento. Segurana. Isto espiritual. D ordens positivas a si mesmo. Vena de dentro para fora.

PROPRIEDADES: A altura vocal: Est na dependncia do nmero de vibraes duplas na unidade do tempo, ou seja, da freqncia. a qualidade que permite classificar os sons em grave, mdios e agudos. Quanto maior a freqncia, mais agudo o som, quanto menor a freqncia mais grave ser o som. medido em Hz (Hertz) ou ciclos por segundos.Basicamente um clima alegre passado atravs do uso de tons mais agudos com maior gama tonal. Por sua vez um clima mais triste ou melanclico, passado com o uso de tons mais graves.

Intensidade: Um tanto difcil para ser trabalhado. O controle da intensidade requer a conscincia da exata dimenso do outro, um perfeito controle da voz no espao, j que uma intensidade fraca no atinge o ouvinte e uma intensidade muito forte o invade. Depende da amplitude da vibrao. a qualidade que permite distinguir sons fracos de sons fortes. Quanto maior a amplitude mais forte ser o som, quanto menor a amplitude mais fraco o som. medido em decibl (dB) Timbre: responsvel pela qualidade do som. a qualidade que permite diferenciar dois instrumentos musicais, por exemplo, quando produzem sons de mesma intensidade e altura. o jogo dos harmnicos, modificado de acordo com a caixa de ressonncia. o colorido do som. a qualidade do som, que nos permite reconhecer sua origem. atravs dele que diferenciamos o som dos vrios instrumentos.O timbre est relacionado com a srie harmnica, produzida pelo som emitido. Permite a identificao da pessoa que est falando. A voz possui uma qualidade diferente de acordo com a idade, sexo, caractersticas do indivduo. Depende da caixa de ressonncia, de sua constituio anatmica e das alteraes que possam existir. Depende tambm dos produtores, vibradores e articuladores. Durao: o tempo de uma nota ou pausa. As caractersticas secundrias so: Velocidade, claridade, extenso, vibrato, modulao, ritmo e expresso.

COMUNICAO A palavra comunicao tem origem no vocabulrio latino "communs" que quer dizer: comum. Chamamos comunicao, ao fato dos indivduos tornarem comuns suas vivncias, experincias e situaes, exercendo e recebendo influncias. Comunicao o processo pelo qual idias e sentimentos se transmitem de indivduo para indivduo tornando possvel a interao social atravs da fala e do cantar. Processo de Comunicao: Emissor: Aquele que transmite a mensagem. Referncia: experincia comum entre emissor e receptor. Mensagem: idia, sentimento, experincia. Cdigo: signos eleitos para comunicao - sinais, gestos, lngua portuguesa. Receptor: Aquele que recebe a mensagem. Elementos Bsicos da Comunicao: Voz: caracterizada pela emisso sonora. Fala: articulao, capacidade de modificar, acomodar ou diferenciar os sons falados ou cantados atravs das diversas alturas das notas de uma melodia. Linguagem: funo mental superior, atravs da qual o homem adquire e transmite idias, conceitos, pensamentos, experincias armazenadas, etc. Audio: retroalimentador da comunicao. Lngua: cdigo da comunicao. Situaes de Comunicao. Coral, solo, duplas, trios, madrigal. Oratria, cinema, teatro, TV, escola, telefone, rdio, famlia, ambiente social e outros. Para cada situao, um tipo diferente de comunicao.
8

Comunicao Verbal Palavra escrita e/ou falada e cantada. Comunicao no-verbal Gestos, expresses fisionmicas, expresso corporal, etc. Canais da Comunicao:

transmisso O emissor far com que a mensagem chegue at o receptor ou receptadores. Podem ser: Naturais: aparelho fonador Mos: gestos, mmica Corpo: postura, andar, vestir, sentar. Olhos: transmitem muito do que sentimos ou pensamos A boca mente mas os olhos no. Face: caretas, caras irnicas, piscadas. Artificiais: Aparelhos sonoros: Instrumentos musicais, microfone, gravador, rdio, telefone, etc. Aparelhos visuais: Televiso (tambm sonoro), slides, projetor de filmes, mquina de escrever, etc.
9

PERCEPO

O receptor recebe a mensagem atravs de 5 sentidos: Audio: palavra falada, msica, diferentes sons; Viso: mensagem que pode ser vista, palavra escrita, fotos, cores; Olfato: percebe-se atravs dos perfumes e odores diferentes; Paladar: diferentes gostos: doce, amargo, azedo, salgado; Tato: mensagem recebida atravs de presses, choques ou trepidaes, aperto de mo,beijo. Dificuldades na comunicao Pessoas que no abrem a mandbula; Dizem mas no dizem; Voz apertada, fina; Respiram mal; Cospem na platia; Trabalham com colorido errado; No usam inflexo adequada; Articulao exagerada; No mantm contato visual com a platia; No usam gestos; Apresentam projeo lingual; Falam com ressonncia inadequada; Falam rpido demais; Falam com intensidade, demasiadamente, forte ou fraca; e outras...

Estes defeitos muitas vezes podem passar uma imagem errnea do falante, podendo aparecer com um arrogante, autoritrio, agressivo ou montono, tmido ou at mesmo insincero. O uso correto da voz em si uma aprendizagem e, como toda aprendizagem, deve passar por distintas etapas que vo desde a conscientizao de uma tcnica fonatria at ao emprego da mesma forma inconsciente e automtica. Tudo o que o homem Ele porque fala E na sua fala se revela

10

O homem que ele . Pelo tom, pela fora, pela qualidade de voz conhecemos: Seu prazer ou desprazer; Confiana ou desconfiana; Sua alegria ou sua dor; Seu vontade ou acanhamento; Sua auto-afirmao ou timidez; Segurana ou insegurana; Sua pressa ou seu vagar; Seu estado de tenso ou relaxamento. Noes bsicas do som

O som resultante da vibrao entre dois corpos em ambiente elstico. As vibraes se propagam no ar, atravs de ondas sonoras circulares. Os sons quando chegam ao ouvido humano constituem sinais de comunicao. O ouvido humano consegue discriminar cerca de 400.000 sons. geralmente aceito que o ouvido humano sensvel a sons entre 16 a 20.000 Hz. A fala ocupa a banda de 60 a 8000 Hz com predominncia de 500 a 2000 Hz; instrumentos musicais produzem sons entre 50 a 10.000 Hz, os assobios concentram sons entre 1000 e 4000 Hz. Assim, o ouvinte deve sintonizar como o rdio, em um ou outro segmento do espectro sonoro. Ouvir exige disciplina, concentrao, pacincia, habilidade, compreenso e participao da parte do ouvinte. Uma boa audio sem dvida uma das condies fundamentais para uma boa comunicao. Necessitamos que as estruturas anatmicas, as quais compem o
11

aparelho auditivo estejam em estado e funcionamento adequados para poder captar o som, perceb-lo, compreend-lo e finalmente reproduzi-lo. Todo profissional da voz, seja cantor, ator, professor, operador de rdio, advogado e outros, devem submeter a um exame otorrinolaringolgico e audiolgico criterioso, com finalidade de averiguar as condies orgnicas do aparelho auditivo e medir os limiares de audio, evitando assim possveis problemas que possam interferir na comunicao.

1 - Tabela dos sons a que estamos expostos: 120dB 100 dB 90 dB 80 dB 70 dB 60 a 50dB 20 dB 0 dB motor de avio, ou discoteca. buzina forte de nibus ou carro. rua bem movimentada recinto pblico movimentado. lojas e escritrios movimentados. conversa comum. fala sussurrada silncio.

Curiosidade: Em um ambiente totalmente isolado, aos poucos nosso ouvido comear a ouvir a respirao, o corao, a circulao do sangue como um rio e particulas de tomos batendo no tmpano.

12

Fonao A fonao depende fundamentalmente da laringe, rgo situado na regio mediana do pescoo e que se comunica superiormente com a faringe e inferiormente com a traquia. A funo biolgica primria da laringe de proteo s vias areas inferiores, impedindo pela ao esfinctrica, a penetrao de corpos estranhos. No entanto, o ser humano utiliza, como funo secundria, este mesmo mecanismo valvular para uma refinada vocalizao na fala e no canto. Esta funo s possvel pela interveno de complexos controles neurais. Dentro do mecanismo da fonao intervm diferentes rgos, cartilagens, msculos, nervos e sistemas que em ao combinada do como resultado a produo da voz. O processo da fonao se d no ato expiratrio. A coluna area que havia percorrido o trajeto da inspirao: cavidade nasal, faringe, traquia, brnquios e pulmes, tomam caminhos inversos, saindo em direo aos brnquios, traquia, fazendo presso na cavidade sub-gltica da laringe, forando as cordas vocais verdadeiras a abrirem e iniciarem a vibrao, originando assim um som fundamental, sem qualidade e intensidade. Este som jogado para as cavidades de ressonncia (nasofaringe, orofaringe e laringo-faringe) onde ressoado e ampliado dando uma qualidade adequada para ser moldado em sons da nossa lngua atravs dos articuladores (lbios, dentes, lngua, palato duro e mole, bochechas). Articulao: o processo de formao e produo dos sons, enquanto que a pronncia refere-se a escolha dos sons das palavras. Uma articulao bem definida transmite ao ouvinte a clareza da mensagem. Um cantar bem articulado confere credibilidade ao cantor de voz pequena, ao passo que nada serve um canto mal articulado, com sons emitidos sem a necessria preciso, em altos brados. Ao cantar uma msica grandiosa com uma articulao pobre, freqentemente passa despercebida.

13

QUADRO DA PRODUO DA VOZ

Figura 1 ANATOMOFISIOLOGIA DO APARELHO FONADOR

14

No existe um sistema destinado especificamente para a produo da voz. Ela uma funo que utiliza rgos pertencentes a outros sistemas do organismo principalmente do digestivo e respiratrio. Podemos dividir em trs partes principais as reas que constituem este pseudoaparelho fonador: respirao, fonao e ressonncia. Participam na fonao os seguintes elementos: PRODUTORES - rgos respiratrios que fornecem a corrente area; VIBRADORES - Cordas vocais que vibram na passagem do ar formando um som fundamental; RESSONADORES - cavidade bucal, cavidade nasal e faringe que qualifica o som; ARTICULADORES - lbios, dentes, palato duro e mole, lngua, mandbula, bochechas, que moldam os sons. Depende ainda de uma boa audio e do comando cerebral.
15

Laringe "O laringe pode ser considerado um rgo sexual secundrio: de fato sua maturao coincide com a puberdade e bastante diferenciada nos dois sexos, sua circulao sangnea varia de acordo com os ciclos sexuais da mulher e sua funo, tambm muito importante, no ser humano, para a conquista amorosa". Segre 1976.

CRESCIMENTO VOCAL Depois de ter se mantido numa quietude longa, o laringe resolve crescer violentamente e vai dobrar de tamanho no homem e aumentar a metade do tamanho na mulher, na puberdade. Isto explica as vozes parecidas das crianas e diferenciadas na puberdade. Durante esta fase de crescimento os rapazes passam por uma mudana vocal, devendo ser realizada at os dezoito anos. No sexo masculino h uma queda de oito tons e no sexo feminino de 2 a trs tons, ocorrendo a verdadeira muda vocal na menopausa, onde h visvel perda dos agudos, pois os hormnios que do caracteres especficos da feminilidade cessam sua atividade por volta dos quarenta anos, ocorrendo uma virilizao vocal feminina. Nos homens, ocorre ao contrrio, com a chegada da senilidade, h uma reduo da taxa hormonal ocorrendo uma agudio vocal. Por isso, as vozes dos idosos tende a se parecerem.

CARACTEROLOGIA DA VOZ (ciclick - 1958) Voz bem articulada - esprito precavido, prudente. Voz entre os dentes - dissimulada ou ameaadora. Falar aos gritos - Franqueza estrema ou estrema falta de educao. Articulao vacilante - Maneira descontrolada de falar, ora para baixo ora para cima - emotividade. Usar palavras arcaicas, inusitadas, frases raras - satisfao intelectual consigo mesmo, de carter ridculo e insuportvel.
16

Segundo Aristteles - Tratado: A retrica (384 - 322 a.C.) Voz grossa e firme - homem generoso Voz aflautada - homem efeminado Voz rouca - homem colrico Voz forte e clara - homem de talento Voz chorosa - homem estpido e inconsciente Voz doce e pausada - homem hipcrita Voz funda e spera - homem pervertido e malvado

Classificao das vozes Entre as masculinas classificam-se as vozes de mais grave para mais aguda, em: baixo bartono tenor; entre as vozes femininas: contralto meio soprano e soprano. Outras se classificam na msica lrica referem-se as caractersticas de timbre (baixo, profundo, baixo constante, soprano dramtico, sopranoligeiro...) No coral normalmente a separao de vozes feita de maneira arbitrria pelo regente o qual normalmente segue a diviso mdia da separao de vozes.A princpio e segundo Paschoal Bona pode-se ter a seguinte diviso partindo do agudo para o grave: Classificar bem uma voz de suma importncia para o cantor pois facilita a emisso vocal, reala suas qualidades, evita o cansao prevenindo de enfermidade em seus rgos fonadores, assim como uma deteriorao precoce da voz. Fica ainda claro que quem classifica uma voz para o canto o maestro, podendo o mdico especialista (otorrinolaringologista) e o fonoaldilogo realizar exames especficos para verificar as condies anatmicas bem como o funcionamento adequado at uma avaliao especfica, fonoaudiolgica da respirao emisso, postura, zonas de tenso, mobilidade dos rgos fonoarticuladores, etc. Diferencia a voz grave da voz aguda, distinguindo a voz feminina da voz masculina. De acordo com o teste da fonoaudiologia, Mara Behlau a freqncia fundamental de 207.87 hz nas mulheres, 235,77 hz nas crianas e 113,01 nos homens.
17

TESSITURA VOCAL Conjunto de tons em que se canta em absoluta comodidade. Extenso vocal da voz falada de uma oitava e meia a duas oitavas e da voz cantada pode chegar at trs oitavas se for bem trabalhada. Vozes Infantis Meninas e meninos (grupo 1)

Meninas e meninos (grupo 2)

Meninas e meninos (grupo 3)

Meninas e meninos (grupo 4)

18

Vozes adultas FEMININAS Soprano

Meio-soprano

Contralto

Vozes adultas MASCULINAS Tenor

19

Baritono

Baixo

"Quem canta sempre a uma s voz, dificilmente chegar a cantar numa afinao plena. Embora parea paradoxal, somente quem sabe cantar a duas vozes consegue combinar bem sua voz com a dos outros, no canto a uma s voz".

Declive da voz Segundo doutor Perello, o mximo de esplendor da voz se obtm entre 20 e 45 anos. A partir dos 50 anos a voz comea a perder sua beleza e qualidades. claro que na prtica muitos cantores ultrapassam estas idades com uma excelente voz, quando trabalham adequadamente. No declive da voz, os sintomas so os seguintes: timbre torna-se opaco e sem harmnicos, se reduz a extenso vocal, diminui a intensidade dos fortes, o tom se agudiza, o ataque vocal (emisso vocal com sincronia respiratria) se trona dbil e suspiroso, desafina-se com freqncia. As vozes do tenor e do soprano se deterioram antes dos contraltos e baixos.

Ressonncia
20

O sistema de ressonncia o mais flexvel de todo o aparelho fonador, o que d as caractersticas estticas da voz e o mais modificvel, por fonoterapia. atravs do uso adequado e equilibrado que a voz pode ser utilizada como um "tato distncia" (Bonnier). Pessoas com o uso adequado deste sistema, conseguem dar s suas emoes, diferentes cores e isto significa um grande e refinado trabalho muscular. H tambm quanto ressonncia, generalidades: pessoas que vivem em climas muito quentes, tendem a evitar o esforo muscular e a utilizar uma emisso com maior predominncia de sons nasais. A hipernasalidade tambm est ligada a vida afetiva de uma pessoa, variando de acordo com as emoes: a expresso da sensualidade e do apelo sexual. A voz do asctico literalmente seca. As cavidades de ressonncia so faringe, cavidade nasal e fossas nasais, cujo principal papel na fonao reforar ou no os harmnicos dando o aspecto vocal final (qualidade) ao indivduo. A atuao dos ressonadores uma das principais caractersticas para que possamos dizer que h vozes iguais. Possvel acrescentar um quarto ressonador formado pela projeo e arredondamento dos lbios. Os quatros principais ressonadores do aparelho fonador: 1 faringe; 2 boca; 3 fossas nasais; 4 cavidade labial. A lngua portuguesa tem sons nasais e orais; nos primeiros o r j sonorizado sai pelo nariz como no caso de m, n, nh, j nos orais o ar sai somente pela cavidade bucal. A emisso dos sons graves e agudos, no se produz na mesma forma. Nos sons graves registro de peito, ou 1 registro, a voz cheia, de grande volume, e vai acompanhada de ressonncia das paredes torcicas. Nesse caso as cordas vocais vibram em toda sua extenso e grossura e a estrutura larngea se adapta fisiologicamente, descendo. Com este, o homem canta e fala, desce do baixo profundo ao tenor ligeiro. Nos sons agudos, entram em ressonncia a parte supra glticas e se utiliza a nota elevada e mais tensa, o laringe acompanha a subida tonal elevando sua estrutura e a ressonncia claramente bucal e facial. Este seria a transio entre o registro de peito e o registro de cabea. Passagem - a zona de gama vocal compreendida entre os distintos registros, neste momento, tem de existir uma acomodao quanto a longitude, grossura e tenso da corda vocal e ao uso de ressonadores infra e supra glticos para transitar satisfatoriamente ao outro registro.

21

Articulao A articulao consiste na reproduo adequada dos distintos fonemas pertinentes a cada idioma. O sistema articulatrio utiliza-se da cavidade bucal, ou seja lbios, dentes, bochechas, palato duro e mole, mandbula. Para que a articulao seja perfeita necessrio que os elementos citados estejam em condies saudveis. Segundo Edme Brandi Mello a mandbula relaxada e muito importante para a fonao. Sempre que falamos com a mandbula relaxada, a voz soa mais tranqila. Ao contrrio com a mandbula presa articulamos mal e cerceamos a liberdade de propagao dos ressonadores. A articulao deve ser vigorosa, capaz de desenhar os fonemas que compe as palavras enunciadas. A Clareza de mensagem depende da preciso com que articulamos as palavras; sem preciso, a compreenso do que dito fica prejudicada. A clareza de expresso oral dada pela articulao correta das frases, das palavras, das slabas e dos sons que as compem. A articulao correta pode ser compreendida nos seguintes itens: a) b) c) Saber articular as slabas que formam as palavras;

Saber erguer a voz nas consoantes finais das slabas e das palavras; Saber que jamais a consoante pode Ter durao maior que as vogais; d) A articulao deve ser; cuidada, observada, ouvida e sentida.

Devemos exercitar nossos rgos fonoarticulatrios para que nossa articulao apresente qualidades necessrias para fala. Na lngua falada os sons so chamados fonemas. Os fonemas so vogais e consoantes. VOGAIS o fonema em cuja produo a corrente area passa livremente na cavidade bucal. Distingue-se o efeito acstico pela forma assumida por essa cavidade que assim atua como caixa de ressonncia. A forma Bucal das vogais deve ser obedecida para a que a projeo e a sonoridade
22

sejam bem emitidas. As vogais podem alongar-se ou abreviar-se conforme sua acentuao. aiu

RESPIRAO O sistema respiratrio est constitudo por um conjunto de rgos tubulares e alveolares, situados na cabea, pescoo e cavidade torcica e que so responsveis pela respirao. A respirao a primeira e ltima relao entre o homem e o mundo exterior. Normalmente, no damos a devida importncia nossa respirao, no sabendo ao menos, como ela ocorre. Esquecemos dessa forma, que, alm do fornecimento da energia ao organismo e purificao do sangue, um dos elementos bsicos na comunicao verbal. A respirao, e principalmente a expirao, fundamental para a vibrao das cordas vocais, atravs da presso de ar subgltico e, portanto, para a produo da voz. Consideramos as seguintes estruturas no sistema respiratrio: A matria prima do som o ar. Por isso, a respirao correta a primeira coisa que se deve aprender para educar a voz. Ilustraes do aparelho respiratrio.

23

FINALIDADES DA RESPIRAO A - Receber o oxignio necessrio vida e expelir o gs carbnico. B - Armazenar o suficiente de ar para a emisso dos sons. Cavidade nasal. A respirao tem um processo de funcionamento de fole e possui trs fases: INSPIRAO O ar penetra pela cavidade nasal onde o ar umedecido, filtrado e aquecido, percorrendo o laringe (passando pelas cordas vocais) seguindo pela traquia, brnquios, pulmes, onde esto situados os alvolos que so responsveis pela troca gasosa no organismo (entrada de oxignio e sada de gs carbnico). Com a entrada de ar nos pulmes o tecido pulmonar aumenta de tamanho e o msculo diafragma desce. A inspirao para a fonao deve ser curta e rpida. No se pode dizer que na fala a inspirao exclusivamente nasal, utiliza-se constantemente a inspirao bucal e

24

nasal. EXPIRAO a sada de ar dos espaos pulmonares, onde h uma reduo do tecido pulmonar, o diafragma volta para posio relaxada e a coluna area toma sentido inverso: pulmes, brnquios, traquia, laringe, e cavidade nasal. A fonao pode durar de 20 a 25 segundos, sendo importante que seja regulada para fornecer laringe uma quantidade de ar precisa, e uma presso correspondente para as diversas modalidades vibratrias da corda vocal. A fonao deve ser realizada no ato expiratrio. PAUSA o tempo de suspenso ou reteno compreendido entre uma inspirao e uma expirao, assim como entre uma expirao e uma inspirao seguinte. TIPOS DE RESPIRAO Respirao natural, ou vital e respirao fnica as quais podemos tambm colocar da seguinte maneira: RESPIRAO PREDOMINANTEMENTE SUPERIOR (TORCICO) a que se realiza atravs da movimentao da parte superior dos pulmes. Este tipo permite a entrada mnima de quantidade de ar, ou seja, de oxignio. A capacidade respiratria se torna diminuda. muito freqente nas mulheres e registrada principalmente quando o indivduo est em constante estado de tenso, angstia, ansiedade. Quando tal respirao se realiza, podemos notar a elevao da regio superior do trax, principalmente ombros. Registra-se portanto: Maior tenso localizada na regio do pescoo e ombros; Maior desgaste de energia durante o mecanismo da respirao. RESPIRAO PREDOMINATEMENTE INFERIOR (COSTODIAFRAGMTICA ou DIAFRAGMTICA ABDOMINAL BAIXA) a que se realiza atravs do preenchimento total dos pulmes devido ao movimento do diafragma, verifica-se a entrada de maior quantidade de ar e oxigenao de todo o pulmo. Ocorre normalmente quando se est em estado de repouso. No caso de fonao, a voz pode ser produzida por qualquer tipo de respirao, porm
25

sua qualidade torna-se superior se o indivduo utilizar uma respirao inferior. Registra-se portanto: Menor tenso localizada, menor desgaste de energia e consequentemente o aumento da capacidade respiratria. RESPIRAO MISTA aquela que apresenta tanto movimentao superior quanto inferior. Embora seja melhor que a primeira no a indicada. Ocorre geralmente em indivduos que ainda no automatizaram o tipo predominantemente inferior, apesar de j terem iniciado o trabalho especfico. A respirao ideal a predominantemente inferior ou costodiafragmtica, mais profunda que superficial, de ritmo regular com alteraes entre a rpida e a lenta, de acordo com a situao de fala ou de emoo. Coordenao respirao - fonao. essencial observar se h sincronismo entre a expirao e a fonao. Deve-se observar se durante a conversa expontnea e ou leitura de textos: _ Utiliza-se ar residual (falando ou lendo at esgotamento de flego); _ Emite-se finais de frases ininteligveis (diminuindo a intensidade); _ Entrecorta-se as frases, sem obedecer de forma adequada a pontuao do texto, ou pausas esperadas na conversao. Caso ocorra, no se est coordenando corretamente a respirao com a fonao. A respirao um mecanismo importante para a fonao, seja no canto ou na fala. Sua coordenao deve ser muita bem realizada pelos profissionais pois uma incoordenao poder levar o indivduo a uma fadiga vocal, falta de ar, e at mesmo levar a problemas mais srios envolvendo alteraes de cordas vocais decorrente de abusos, como o caso de ndulos. Respirao normal - durao da inspirao e expirao so semelhantes. Respirao para fonao- prolongamento da expirao e inspirao curta. O tempo de fonao mximo em indivduos com voz normal de 30 segundos ( masculino) e 20 segundos (feminino). Valores abaixo de 15 segundos para masculino e 10 segundos para feminino so patolgicos.
26

Para a produo da voz, porm, importante pensar na inspirao e na expirao como sendo um mesmo, um nico movimento. O alargamento do trax deve ser aproveitado ao mximo enquanto se produz som o cantor sempre numa atitude de inspirao, mantendo assim o trax aberto e o diafragma abaixado. Nesta condio tem todo o controle (apoio) necessrio produo do canto. A cada nova frase cantada, o processo se repete: o trax encolhe para expulsar o resto de ''ar antigo'' e imediatamente expande, trazendo novo suprimento de ar para se produzir a prxima frase. Devemos encher desde a base do pulmo suas laterais at s costas, sem levantar os ombros. "quando se pede aos alunos, no incio das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente,80% inspiram com uma elevao forada das costelas e das clavculas mantendo os msculos abdominais contrados, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoo... esta respirao forada tem conseqncias desastrosas, em primeiro lugar para a voz a laringe fica sob alta presso, e pior ainda se a pessoa no articula bem trancando os maxilares assim a presso dupla e as nossas cordas vocais no podem vibrar livremente. Exerccios 1 - Inspirar expandindo o trax. Voc deve sentir o alargamento das costelas flutuantes, mais ou menos na altura da cintura. No levante os ombros nem estufe o peito! cuide tambm para que a musculatura do pescoo no esteja tencionada. Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona). 2 - Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som "sssss... "(contnuo) durante a expirao. procure manter o som homogneo, estvel, sem variao de intensidade, e durante um tempo confortvel, sem exageros. 3 - Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em "s "(stacatto). A cada som corresponde uma expanso do trax(como se quisesse alargar ainda mais a cintura). 4 - Alternar os exerccios 2 e 3: s-s-s-s-ssssssss (stacatto/ contnuo). 5 - Repetir os exerccios com os sons de ch e depois com f. Marque o tempo confortvel para manter um som contnuo, homogneo, sem oscilaes (sss,ch,fff). A partir deste tempo bsico, comece aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade. Observao: note que mudanas na sua rotina como: dormir mais tarde do que o costume, uma gripe forte, uma situao de estremo cansao etc. podem afetar significativamente o seu desempenho. Quando isto ocorrer, no desanime: use esta constatao a seu favor, ampliando sua capacidade de auto-conhecimento. Saber como funciona o seu corpo fundamental para quem quer cantar!

27

TRAX

28

29

30

AS CORDAS VOCAIS Durante a inspirao as cordas vocais esto abertas. Na expirao elas se unem. O ar, passando por elas com presso as faz vibrar. Do maior ou menor nmero de vibraes, depender a altura dos sons graves ou agudos por elas produzidos. Voz A voz tem o poder de sugestionar, persuadir e seduzir, podendo fascinar o ouvinte despertando nele inmeras emoes e sentimentos. Cada pessoa tem sua voz to caracterstica quanto a fisionomia ou a impresso digital. A voz est sempre emocionalmente afinada, e traduz inmeros elementos que entram em sua formao, seu acabamento, que se fundem, se completam, conferem colorido, emprestam caractersticas, marca da personalidade. A voz a forma maior de expresso do ser humano, ela somente existe por causa do outro. Pedro Bloch.

31

32

O DIAFRAGMA o mais importante msculo da inspirao. Ele separa o trax do abdome e tem formato de cpula. Na inspirao o diafragma desce, as costelas inferiores se dilatam e os pulmes se expandem. Na expirao ele volta a posio normal, expelindo o ar. No ato de cantar todo o ar deve ser aproveitado, ou seja, transform-lo em som, para isso necessrio que haja o maior controle possvel e isto se d no bom uso do diafragma. Todos os professores deveriam levar a srio o problema da respirao errada seja da criana ou do adolescente. Procurar san-lo, mesmo que no seja um tcnico na empostao da voz. Todas as pessoas so capazes de normalizar os movimentos respiratrios.

33

34

APARELHO AUDITIVO

ANATOMOFISIOLOGIA DO APARELHO AUDITIVO O som penetra em nossos ouvidos atravs do conduto auditivo externo, fazendo vibrar a membrana timpnica, a qual movimentar a cadeia ossicular formada por trs ossculos (martelo, bigorna e estribo). O estribo movimentar os lquidos existentes na cpsula coclear, excitando as clulas do rgo de Corti, transformando estes estmulos em eltricos, que percorrero as vias nervosas at atingir o crtex cerebral. Os sons so captados pelos ouvidos, percebidos pelo ouvido interno e interpretados pelo crebro. A audio uma das vias de controle da fonao, funcionando como bssola principalmente para o canto. Segundo Bancilly em 1679, "Trs coisas so
35

importantes e necessrias para cantar: a voz, a inteligncia e uma boa audio". CURIOSIDADE Quando falamos, escutamos a nossa voz atravs de duas vias: a via area pela qual ondas sonoras caminham pelo ar e pela via ssea, pela vibrao craniana justificando a diferena de nossa voz quando a escutamos no gravador, sendo a mesma que chega aos receptores. Para melhor sentir a "audio ssea "tape os ouvidos e emita um som qualquer prolongando de boca fechada. Para dar nfase a voz transmitida pelo ar, coloque suas mos por detrs das orelhas em concha e fale, empurrando at os pavilhes para frente.

EXERCCIOS A cadeira caiu quando Maria saiu. Vi Maria que corria atrs de Sofia na feira. O Paraguai e o Uruguai so pases iguais. Averigei que ningum viu o jardim no ilhu.

36

Meu corao de me cheio de glria. Quais so os heris da guerra do Paraguai? Pontuao Na comunicao oral, temos a pontuao gramatical e expressiva. Nem sempre a pontuao expressiva segue a pontuao gramatical. Apesar de no podermos inspirar em todas as vrgulas e sinais grficos, devemos realizar pausas. Na comunicao oral a pontuao orientada pela sensibilidade e inteligncia onde a durao das pausas est ligada expresso e inteno do falante. No entanto a pontuao gramatical deve ser respeitada para maior enriquecimento da modulao da voz. A pontuao gramatical serve para modular a voz, renovar o ar, manter o contato visual com os ouvintes e deglutir. ( , ) - geralmente a voz se eleva ( ; ) - geralmente a voz desce ( : ) - a voz no desce, continua igual, pois vem uma citao, uma enumerao, ou uma explicao. ( . ) - a voz desce pois o sentido est completo ( ... ) - demostram insuficincia de palavras. A voz fica em suspense. ( ) - pargrafo - destacam uma ou mais palavras que so pronunciadas com entonao diferente. ( - ) - travesso - exige mudana no tom da voz, pois est associada ao dilogo. ( ? ) ( ! ) - pode subir ou descer dependendo da expresso. ( " ) - muda a inflexo do dilogo. A pontuao expressiva ligada s palavras de valor. A palavra de valor precisamente aquela que marca a emoo ou a inteno da pessoa que fala ou que l. A palavra de valor se destaca porque nela incidem de maneira particular o acento intensivo, uma inflexo mais marcante da voz, e as vezes, uma pausa que a ela se segue.
37

Exemplo: 1. Deus fez o mundo em seis dias e no stimo descansou.

Se o que queremos colocar em nfase a idia do criador, diremos: DEUS/ fez o mundo em seis dias e no stimo descansou. Mas se o que se quer em relevo a idia da criao, ento diremos: Deus fez O MUNDO/ em seis dias e no stimo descansou. Pode ser porm que, o que se queira colocar em nfase seja o fato de ter sido criado em seis dias: Deus fez o mundo EM SEIS DIAS/ e no stimo descansou. Finalmente, talvez se queira assinalar que, em certo momento, tambm Deus descansou: Deus fez o mundo em seis dias e no STIMO/ descansou. Pronncia a emisso correta na lngua, com adequada representao sonora da lngua falada. a esttica da articulao. Deve-se articular corretamente os fonemas respeitando o regionalismo. Temos como pronncia padro a pronncia carioca com exceo dos fonemas /s/ e /r/. Para locutagem deve ser respeitada a pronncia padro. Algumas palavras comuns e viciadas na pronncia beneficente colgio estrela biblioteca ignorante voc estupro problema moblia perspiccia mesmo lagarto prprio flagrante estmago fsforo psicologia fonoaudiologia olhos sexo satisfeito exame salsicha mortadela lmpada propriedade mulher homem

No confundir: mais, mas e mes, paz, pais e pas.

INFLEXO
38

So modulaes da voz que embelezam as palavras quando se eleva ou abaixa na expresso de nosso pensamento. A inflexo a msica da palavra. Quando falamos passamos emoo, sentimento e deve ser passada esta imagem para que a fala no fique montona. Podemos trabalhar com as vogais para passar alguns sentimentos: Admira-se com AH! Tem-se alvio com AH! Espanta-se com OH! Entristecer-se com oh! Vaia-se com uh! Instiga-se ih! Adverte-se com h! Descontrai-se com h! Devem-se assumir as expresses fisionmicas correspondentes s emoes envolvidas, assim como todas as atitudes corporais adequadas. Trabalhar com palavras. Colorido O sentimento o que d ao timbre um colorido claro ou escuro, spero ou doce, brilhante ou sombrio. Cada indivduo pinta as palavras com as cores que refletem seu estado de alma no momento em que fala e para quem fala. Variaes no timbre da voz: Voz de ouro - (espao global) - entusiasmo, alegria, fora, brilho; Voz de prata - (espao parcial) - tranqilidade, meiguice, delicadeza; Voz de bronze - (espao global) - comando, potncia, sentimento trgico; Voz de veludo (espao pessoal e parcial) - ternura, nostalgia, confidncias amorosas;
39

Voz cavernosa (espao pessoal e parcial) - mistrio, pavor, medo; Voz branda (espao pessoal) - sussurro. Ritmo Como na msica, cada vocbulo tem sua cadncia: Ritmo binrio (um tempo forte e um fraco) - lata Ritmo ternrio (um tempo forte e dois fracos) - lmpada Ritmo quaternrio (um tempo forte, e os demais fracos) - vaga-lume. Velocidade A maior parte das pessoas devem emitir aproximadamente cento e oitenta palavras por minuto. O problema saber quando se est falando muito depressa ou muito devagar. O andamento mais vagaroso pode sugerir calma ou relaxamento mas se for excessivo, pode sugerir preguia, falta de energia. Similarmente, o mais rpido associa-se a entusiasmos ou excitaes, embora a rapidez acentuada pode transmitir impulsividade, insegurana, tenso ou nervosismo. claro que a velocidade varia de acordo com o contedo triste e desagradvel. importante aprender a sentir a velocidade ideal, porque assim podemos articular os sons, de forma clara e precisa, usando as pausas apropriadas bem como a inflexo e a nfase para atingir o efeito desejado. Quando se exige uma velocidade rpida deve-se atentar para o mnimo de pausas, frases que se precipitam umas sobra as outras e respiraes rpidas, conforme o descrito.

Projeo vocal necessrio saber lanar para o pblico a voz emitida para que alcance o ncleo sonoro adequado, de acordo com o espao. A projeo proporcionada pelas vogais, sendo muito importante a emisso correta com abertura adequada da cavidade bucal. Para uma boa projeo vocal necessrio: Condies de correta respirao;
40

Ressonncia adequada; Conscincia de postura da lngua em repouso; Deglutio; Domnio do espao pessoal, parcial e global. O espao sonoro de propriedade de quem nos ouve. A percepo visual tem grande importncia para a colocao vocal no espao. O espao o lugar onde nos encontramos e que pode ser aberto ou fechado. Qualquer que seja a sua extenso, aquele que est em volta do corpo e que constitui o seu ambiente.

ESPAO Espao pessoal - espao ocupado por ns da pele para dentro e vice-versa; Espao parcial - ocupado pelo corpo sem se deslocar; Espao global - o espao o todo, o indefinido.

OBSERVAO DO ESPAO fcil mas ningum faz corretamente. O olhar a oportunidade de entrar no outro. Falamos com o corpo inteiro, mas penetramos com o olhar nas pessoas. O contato visual muito importante e deve ser realizado em blocos. O falante dever sentir o espao. Para isso dever explor-lo, locomovendo-se para conhecer as dimenses deste e poder domin-lo no seu trabalho profissional. Torna-se necessrio treinar o lanamento dos sons para que eles tomem a forma do espao a ser atingido. Onde quer que o falante esteja, ele no poder jamais perder a memria perspectiva desse ncleo sonoro, (local onde deve ser lanada a voz). O falante deve saber dar o "abrao sonoro" na platia. A isto chamamos de envolvimento sonoro.
41

CONTATO VISUAL Devemos realizar o contato visual na pontuao gramatical ( - ), ( . ) e ( ; ). Tambm na pontuao expressiva, nas palavras de valor e na concluso de idias, no devemos fazer movimentos com o corpo e sim com o pescoo, para no haver cansao fsico. Cuidar para no fazer contato visual direto, use o artifcio de olhar entre os olhos do receptor e este ter a ntida impresso de que voc est transmitindo a mensagem diretamente a ele, e isto que interessa.

RELAO CORPO / VOZ Nosso corpo interage com muitos fatores como: calor, frio, tenso, poluio sonora, visual, emoes e outros. Somos o tempo todo bombardeados com estes estmulos, os quais vo com o passar do tempo saturando os canais de percepo do homem. O depsito destas tenses vai se acumulando nos msculos, localizando-se em pontos especficos chamados "pontos de tenso ". Facilmente identificveis e se apresentam com: Testa contrada, ombros elevados, respirao reduzida, partes do corpo contrado como: braos, pernas, ps, lngua contra os dentes e os mais diversos pontos sem voc nunca ter imaginado que eles pudessem existir. Os pontos de tenso acabam por restringir os movimentos. E a flexibilidade corporal, deixando-nos encouraados e impedindo que a comunicao corporal: gestos, fisionomia, postura, atinjam um nvel satisfatrio dentro do amplo campo da comunicao. Assim com o encouraamento, o corpo perde a sua riqueza de expresso e as emoes, uma de suas vias eficazes para a comunicao. No podemos e nem devemos desprezar os dados a ns transmitidos pela linguagem corporal quando no uso vocal. Os OLHOS, na funo de rgos expressivos, desempenham um papel crucial na linguagem do corpo. Um Olhar pode transmitir uma gama tal de intensidade de significados que muitas vezes aferimos as respostas dos outros por meio de seus olhos. A FACE a parte do corpo que se apresenta mais aberta para o mundo. A auto42

expressividade envolve a face e o tipo de expresso facial que adotamos, indica muitas vezes o tipo de pessoas que somos e de como sentimos. OS BRAOS E AS MOS, apesar de serem considerados os canais secundrios na comunicao, tambm tem um desempenho importante junto ao sentimento, pois eles completam a carga emocional transmitida pela voz. IMAGINE!!! algum de boca entreaberta face contrada, olhos cabisbaixos, braos cruzados, voz rouca e falando devagar: ___ "Hoje o dia mais feliz da minha vida! " Voc como receptor reagira como? Com a reduo da expresso corporal a voz tambm fica limitada pois a voz e o corpo esto em ntima relao, sendo muito importante a harmonia entre eles.

RELAXAMENTO o trabalho realizado com os msculos e com a mente, ocorrendo o cessar falao mental harmonizando e equilibrando o corpo e a mente. Existem muitas tcnicas de relaxamento. Estas apresentam muitas possibilidades de trabalho, usufruindo suas vantagens. Em primeiro lugar o relaxamento deve proporcionar uma soltura muscular, um estado de descontrao constante, liberando os canais de percepo e integrando as atividades fsicas e mentais. Ocasionalmente, a tenso normal, porm o estado contnuo de hipertenso anmalo. Com a prtica de relaxamento voc vai explorar melhor suas percepes corporais, preparando o corpo e a mente para juntos desempenharem qualquer atividade fsica ou mental sem desperdcio de energia. Com o relaxamento, vai se percebendo que, durante a atividade, a degenerao muscular diminuiu e durante o descanso a regenerao aumenta. Isto quer dizer que voc ir vivenciar um sono mais eficaz, menor irritabilidade, insegurana, agressividade, etc. produo mais positiva ao nvel mental, melhora da sade com relao, principalmente aos transtornos psicossomticos ou enfermidades orgnicas
43

do tipo funcional, como: lcera, problemas cardacos, respiratrios, de voz, etc. Uma vez que foi citado o problema da voz, vamos ressaltar a importncia do relaxamento nesses casos. sabido que uma das regies mais difceis de se conseguir um relaxamento efetivo, e portanto, encontrada tensa na maioria das pessoas a regio compreendida por ombros, pescoo e cabea. Essa tenso alm de dificultar o bom uso dos pulmes para a respirao, transmitida para a laringe, fazendo com que haja um esforo muito mais elevado do que o necessrio para fonao. Antes de mais nada o cantor tem que estar com trs partes do seu corpo relaxada, so: ombros, pescoo e mandbula, mais isso ns iremos aprender em relaxamento. 1- Com os ps no cho no feche e nem abra muito as pernas (postura normal). 2- Coluna reta procure ficar relaxado). 3- Envolver o pblico com o olhar de forma natural.. 4- Nunca cante com a cabea para cima ou para baixo e sim na altura do pescoo. Lembre-se: a voz no ir se prolongar ou ficar mais aguda se voc levantar ou abaixar a cabea '' a presso est no abdmen e no nas cordas vocais ''. essencial eliminar as tenses antes de cantar e isso que faremos primeiramente O relaxamento evita que voc sobrecarregue o seu corpo com tenses e desgastes desnecessrios. E no caso do(a) cantor(a), o seu instrumento o prprio corpo!

Exerccio Para Relaxamento 1- Com os olhos fechados, comece a massagear a cabea com as pontas dos dedos (lavar a cabea), ao mesmo tempo v eliminando todo e qualquer pensamento. 2- Alternando a palma da mo e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto). 3- Movimente a cabea para um lado e para outro (direita e esquerda) como se quisesse encostar a cabea nos ombros (no mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabea para frente e para trs, por ltimo faa movimentos
44

de rotao com a cabea. 4- Com os ombros soltos ao longo do corpo, faa movimentos de rotao dos ombros, para frente e para trs. 5- Alongar o corpo em todas as direes. 6- Em p procure alcanar o teto com as mos. Tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braos e as laterais do tronco. 7- Com as pernas e os ps soltos, d chutinhos no ar. Como aquecemos a nossa voz de imensa importncia o desaquecimento vocal. Deve ser feito aps o canto ou qualquer espcie do uso da voz. O desaquecimento serve para colocar (posicionar) as cordas vocais na linha mdia, pois aps o esforo, elas esto separadas. 8 - Glissando (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns trs minutos; - Bocejo 15x - Ressonncia: (hum - suave); - Trabalho de lbios faz vibrar por fora das cordas vocais (d - r - mi - r - d). O controle da respirao fundamental para quem quer cantar. Ser que voc est aproveitando toda a sua capacidade respiratria? Na inspirao, o trax se alarga e o diafragma, contrado, fica em uma posio baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura relaxa, encolhendo o trax e elevando o diafragma, o ar sai (expirao).

SINAIS DE TENSO Gestos repetitivos no comunicativos so: Tremor nas pernas, rubor, enrolar os cabelos, suor excessivo, falta de coordenao, estalo de dedos, no contato visual. Portanto a prtica de relaxamento muito importante para a eliminao de todo o tipo de tenso existente em nosso corpo. Devemos e podemos praticar adequadamente se adaptado ao tipo ideal, GESTOS
45

A gesticulao foi a primeira forma que os homens primitivos usaram para se comunicar. Com o advento da palavra falada, os gestos foram se tornando secundrios para a comunicao, entretanto, dificilmente uma boa comunicao agradvel ao ouvinte sem a utilizao deles. O indivduo utiliza por dia aproximadamente 7.000 palavras e 70.000 gestos (desde o mexer com os dedos at o cruzar dos braos). A cada tipo de voz corresponde um gesto: Voz leve e terna - gesto leve Voz firme - gesto firme Voz ampla generosa - gesto amplo Voz sem entusiasmo - gesto cado. O gesto enriquece a palavra falada. Confere, lida argumentao, desde que no seja em exagero. O gesto precede ou acompanha a palavra. Deve ser expontneo, sincero e harmonioso.

POSTURA uma maneira de comunicao corporal bastante importante, comunica disposio de segurana, vitria, coragem, alegria. Devemos manter nosso eixo corporal (linha imaginria que divide nosso corpo em duas partes iguais) em todos os momentos: dirigindo, andando, subindo escadas, sentado. Postura correta muito importante para uma respirao correta. Uma postura nos passa uma idia da pessoa que est falando sem nunca termos falado com ela. De acordo com a postura, a pessoa nos passa o seu estado de nimo, como por exemplo aquele professor que d aula encostado na parede como o corpo inclinado, ou aquele professor sentado numa posio de "macarro escorregando pela pia" ou ainda numa postura militar demostrando arrogncia.
46

Devemos manter o equilbrio como o eixo paralelo ao cho, mandbula relaxada, cabea em equilbrio como o resto do corpo e ps confortavelmente separados. Ilustrao com fotos clique aqui

FISIONOMIA Falar emitir sentimentos e emoes. As palavras bem faladas projetam a descontrao do falante e estabelece a comunicao com o ouvinte. Assim falar, no desfilar mecanicamente uma srie de palavras bem faladas. O falante deve viver o sentido de cada palavra para atingir os sentidos do receptor. A fisionomia muito importante porque passa os sentimentos do falante e para a interpretao torna-se ainda mais importante, pois o ator dever saber expressar suas emoes. Na alegria tudo sobe, expanso, ao contrrio na tristeza, tudo desce. fator relevante ao ler um texto trazer na fisionomia o contedo do mesmo, se for um texto para reflexo devo chegar com o rosto que passe uma serenidade para refletir, se o texto pede alegria devo chegar com a fisionomia alegre, etc. Os olhos tambm falam: Quando abertos, demostram espanto, medo, surpresa. Semicerrados, podem demostrar desprezo, maldade. Baixos, respeito ou vergonha. A dinmica corporal deve ser com gestos harmoniosos, postura ereta e fisionomia expressiva de acordo com o contexto situacional da mensagem a ser transmitida.

FONOAUDILOGO o profissional que verifica como a voz est sendo produzida, seu uso correto, a postura do indivduo, as potencialidades e limitaes da produo vocal.

47

EMPOSTAO Emisso espontnea e correta, sem cor gutural ou nasal. 123456Inspirar . . . reter o ar . . . hummmmmmmmmmmmmm....

Inspirar . . . reter o ar . . .HuMMMMMMMMMMMMMiiiiiiiiiiiiiiiii... Inspirar . . . reter o ar . . .hummmmmmmmmmmmiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Inspirar . . . reter o ar . . .hummmmmmm... Inspirar . . . reter o ar . . . hummmmmmm... Inspirar . . . reter o ar . . . hummmmmmmaaaaaaaaaaaaaaa.....

Para exercitar as vogais posteriores, a boca deve tomar a forma de quem vai bocejar. 12345678Aaaaaaaaaaaaaaaaaa.... ... ... uuuuuuuuuuuuuuuuuuu....

hummmmmmmmmm...piiiiiiiiiiii... hummmmmmmmmm...p... hummmmmmmmmm...p... hummmmmmmmmm...paaaaaa... 9ffffffffff...iiiiiiiiiiiiiiii...

10- ffffffffff... ... 11- fffffffff....aaaaaaaaaa.... 12- fffffffff.....uuuuuuuuu....

48

13- fffffffff... ... 14- ffffffffff.....aaaaaaaa..... 15- fifi - fafa

Sintonia com a platia A comunicao um processo social, portanto efetiva somente quando se adapta a compreenso, ao interesse e s atitudes daqueles que escutam e observam e a reao da audincia o teste de uma emisso adequada.

PROFILAXIA DA VOZ Aquelas pessoas que fumam, aquele indivduo que tem pigarro a vrios anos, aqueles que sentem coceiras na garganta e usam pastilhas habitualmente e, ainda aqueles que tem uma irritao vocal constante pelo mau uso da voz em geral esto habituados com o problema que nem procuram a origem deste mal. Dentro de escolas, empresas, escritrios so de primordial importncia condies ambientais adequadas, porque um local com rudo ambiente excessivo far com que haja necessidade de forar a voz para se fazer ouvir. Evitar a competio sonora. No fale em lugares excessivamente ruidosos, no force sua capacidade vocal. VOZ - essencialmente o som produzido pela passagem do ar pelas cordas vocais produzindo vibraes sonoras. FALA - Articulao da palavra, a modificao da voz pelos rgos fonoarticulatrios e pelos ressonadores. LINGUAGEM - repertrio que voc tem para se comunicar, a sua mensagem, suas mais diversas msicas.
49

Alimentao e bebidas. Antes de atuar vocalmente prudente ingerir alimentos leves, dando tempo para completar a digesto. Depois da funo conveniente esperar meia hora e fazer uma alimentao com frutas, sem bebidas alcolicas. A ma e o salso so considerados os anti-spticos bucais auxiliando na limpeza da orofaringe. Evitar os lacticnios porque produzem um aumento de muco no trato vocal. Evitar refrigerantes. conveniente limitar as comidas picantes ou excessivamente condimentadas. O lcool destilado mais nocivo s cordas vocais, no sendo portanto recomendvel durante nem antes da atuao. As fermentadas so menos prejudicais. Evitar bebidas geladas. Deve-se mastigar com equilbrio. Pastilhas, balas de hortel ou menta, spreis, so paliativos para dores ocasionadas por abusos vocais. CALEFAO - A excessiva calefao pode ser contraproducente, pois seca a mucosa. Tambm deve ser evitada a troca brusca de temperatura. AR CONDICIONADO - Tiram a umidade do ar, ressecando o ambiente e tambm a mucosa, tendo repercusso imediata na voz dependendo do grau de sensibilidade do indivduo. FUMO - deve-se evitar fumar, pois no laringe a ao do fumo nociva. DROGAS - evitar todos os tipos de drogas. ROUPAS - Roupas confortveis, que permitam uma boa respirao, evitando as nailon ou plstico que impedem a evaporao da transpirao. Evitar: Cinto apertado, salto alto, colares, lenos. Usar sapatos folgados. ESPORTES - So tradicionalmente indicados natao e atletismo. Evitar os esportes violentos.

50

MICROFONE O uso mesmo requer certos cuidados. Jamais tente tap-lo com a palma da mo, isto causa microfonia. Desligue-o se for o caso. Cuide para no vir-lo em direo a alto-falantes, caixas de som e retornos os quais normalmente esto perto do cantor, colocados como o cone do alto-falante na direo de baixo para cima. Em grandes ginsios, quadras polivalentes, normalmente use o microfone numa distncia de trs dedos da boca. Em notas agudas afaste-o e em sons suaves e graves aproxime-o, assim, haver nvel de udio suficiente para ser bem entendido e apreciado o canto.

TRAVA-LNGUA Para treino de dico 1. A aglomerao na gleba glacial glosava a inglesa glamurosa que glisava com o gladiador gluto. 2. 3. 4. 5. A aranha arranha a rata, a rata arranha a aranha.

A entrada triunfal da tropa de trezentos truculentos troianos em trajes tricolores com seus trabucos, trombones e tringulos, transformou o trfego intranqilo. A flmula flexvel na floresta do flibusteiro, flutuava fluorescente na floresta de Flandres. A frota de frgeis fragatas foi fretada por frustados franco-atiradores enfreados de frio, naufragou na refrega com frementes frecheiros africanos. 6. 7.
51

A gata amarrada arranha a aranha.

A hidra, a drade e o drago, ladres do dromedrio do Druida foram

apedrejadas. 8. 9. A laca aplacadora aplaca a dor da placa que a laca aplacou.

A pratearia da padaria est na pradaria prateando prados prateados.

10. A raivosa e irritante romana residia na rua das Rosas Rubras, rente a residncia do ruivo risonho rei Renato. 11. A raivosa e irritante romana residia na rua das Rosas Rubras, rente residncia do ruivo rei Renato irmo de Rodrigo. 12. Aglae lava a gleba do globo que havia levado galxia do glabro e galante gigante. 13. As bruzundungas do bricabraque do Brando abrangem broquis de bronze brunido, brocado bruxuleastes, brochuras, brevirios, abraxas, brasonados, abrigos e brinquedos. 14. As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreiras so os pedregulhos com que Pedro apedrejou trs pretas prenhas. 15. Bondade beldade belzequeana beneficiava belgas. 16. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes. 17. Brito britou de brilhantes, brincando de britador. 18. Comprei poucas capas pretas prticas perto da praa Petrpolis. 19. Comprei uma arara em Araraquara. 20. Dificlimo dividir mililitros de mirifico jiripiti. 21. rara a barra de prata com pras, cerejas e laranjas em jarras. 22. rara a barra de prata com pras, cerejas e laranjas em jarras ou jazigos. 23. Flamengo inflama Fluminense influi, quem a flama inflama flui e reflui. 24. Fraga deflagra um drible, franco franqueia o campo o povo se inflama e enfrenta o preclaro jri que declara grave o problema. 25. Franqueia-se o frango frito frio frigorificado francesa no frigorifico do frade.
52

26. Lava e leva a lata tal para l. 27. Na fornalha flamejante fulge o fogo com furor. 28. Na rplica, a plebe pleiteia planos de pluralidade plausveis na plataforma do diplomata plenipotencirio. 29. No nada ningum no Nilo. 30. No jardim japons gentis jaans, jandeiras, jaspeadas, jaburu, janetas e juritis gemendo . 31. No laranjal abelhas laboriosas em tumulto coletam o plen para o inigualvel mel de suas colmeias. 32. No quarto do Crato eu cato quatro cravos cravados no crnio da caveira do craveiro. 33. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblqua. 34. Num prato de trigo comiam trs tristes tigres. 35. O acrstico, cravado na cruz de crislidas da criana acreana criada na creche o credo cristo. 36. O bluso blasona para a blusa e a luva com blandcia aplaude a blasonada. 37. O capenga cangaceiro capengava na capoeira do cangao. 38. O clamor dos clarins dos ciclistas do clube ecltico eclodiu no claustro. 39. O cricri do grilo clamou para o frade, as freiras e o padre que queimou o brao. 40. O cricri do grilo clamou para o frade Afrnio, as freiras e o padre que quebrou o brao. 41. O cricrilar do grilo devido ao atrito de seus litros. 42. O dente de dentro di e d doena. 43. O doce de batata-doce perguntou ao doce: "Qual o doce mais doce?" O doce respondeu para o doce, que o doce mais doce o doce de batata-doce. 44. O dromedrio destruiu as drogas de drogaria Andrmeda, porque foi drogado
53

com a droga quadrada. 45. O fole frentico faz fumaa e fagulhas fulgurantes que ofuscam. 46. O genovs, jovem gigante, gira e geme no ginsio, na ginstica. 47. O globo glacial conglomerava no Congo. 48. O grude da gruta gruda agrua da gringa que grita gritando, grimpa a grade da grota grandiosa. 49. O grumete desgrenhado gritava na gruta de griso, gracejando com grupo grotesco de grileiros. 50. O lavrador livre na palavra e na lavra, mas no pode ler o livro que o livreiro quer vender. 51. O lavrador lavrense estudou os livrinhos e as lavrascas no livro do livreiro de Lavras. 52. O liqidificador quadridentado liquidifica qualquer coisa liquidificvel, e quebra os liquidificveis. 53. O livro raro trs histrias de trechos ilustrados. 54. O livro raro trs histrias de trechos ilustrados de ilustres historiadores. 55. O mameluco melanclico meditava e a megera megalocfala, macabra e maquiavlica, mastigava mostarda na maloca miasmtica. 56. O peito de Pedro preto, preto o peito de Pedro. 57. O prato de prata premiado precioso e sem preo, foi presenteado preceptor da princesa primognita, probo primas, procurador da Prssia. 58. O prestigiador prestativo e prestatrio est prestes a prestar prestidigitao prodigiosa e prestigiosa. 59. O promotor comprou o horscopo do Outorgado. 60. O rato guerreiro da guerra tocou guitarra em Araraquara. 61. O rato guerreiro da guerrilha trocou de guitarra no concerto em Araraquara. 62. O rato roeu a rede rubi da roseira da rua das rosas rubras.
54

63. O rato roeu a roupa da rainha Rita e do rei Rui. 64. O rato, ratazanas e o ratinho, roeram as ricas roupas e rasgaram rtilas rendas da rainha Ursula de Roterd. 65. O rei de Roma ruma rpido a Madri. 66. O Rei de Roma ruma rpido Roraima para participar da romaria dos romanos. 67. O remador amarrou rente o remo. 68. O Rei Renato grande remador amarrou rente ao remo o ramo de arruda. 69. O tambor rufar rpido. 70. O tambor rufar nos primeiros raios da aurora. 71. O tempo perguntou para o tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu para o tempo: "Tem tanto tempo quanto o tempo tem". 72. O urubu ficou jururu na parede de fora. 73. O urubu ficou jururu no frio de Caruaru. 74. Os quebros e requebros do samba quebram os quebrantos dos falsos santos. 75. Paraleleppedos pretos pontilham pelas portadas. 76. Pedro o pardo poderoso tropeou em Caio e quase caiu. 77. Pedro Paulo Pacfico da Paixo, pacato e pachorrento procurador do meu pranteado pai, depois de provar uma pinga, tomou um pileque e promoveu uma pagodeira com a populao do Porto. 78. Pedro Prado Poderoso tropeou no caibro esfolando-se no saibro. 79. Plana o planador em pleno cu e, planando por cima do plat, contempla as plantas plantadas na plataforma do plantador. 80. Por que pairas pardal pardo, pairo e pairarei. Porque sou um pardal pardo pairador do rei. 81. Quero que o clero preclaro esclarea o caso e declare que Tecla se engana no que clama e reclama.

55

82. Se 66 serras serram 66 cerejeiras, 666 serras serraro 666 cerejeiras. 83. Se voc pensa que pensado em mim, eu sinto o seu pensar, saiba que seu pensamento passa por mim sem cessar. 84. Seu paulista da conquista insista na pista porque no h quem resista, visto que est na pista atrs da lista das artistas malabaristas existencialistas. 85. Tito trocou o troco todo, tentando tudo tirar. 86. Toco preto, porco crespo. 87. Trs pratos de trigo para trs tristes tigres. 88. Trovas e troves trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores em esquadrinhados nos quatro cantos. 89. Um atleta atravessa o Atlntico em busca da Atlntida que viu num atlas. 90. Um papo de pata dentro de um prato de prata. 91. Um pinto dentro da pia, pia quando a pipa pinga. Se a pipa pinga o pinto pia se pia o pinto a pipa pinga e o pinto dentro da pia, piando a entupia. 92. Um rato roendo roa o rabo do rei Rodovaldo e a Rosa Rita Ramalho de o ver roer se ria. 93. Um tigre, dois tigres, trs tigres.

EXERCCOS PARA ARTICULAO DOS GRUPOS CONSONANTAIS /pl/ Mandei plastificar o planisfrio. Plnio ganhou muitos aplausos em plenrio. O Planalto ficou repleto de placas de plstico. /pr/

56

O presente de prata um primor. Preparei uma festa na prefeitura em ritmo apressado. A professora tomou o comprimido emprestado. O prato prateado do prezado advogado. /bl/ O bluso caiu no tablado de Blandina. A Bblia est na biblioteca de Blumenau. O bloco est sublinhado. /br/ Braga um bravo brasileiro. Branca brinca com broxes e brincos de brilhantes. Fui obrigado a fazer obras no sobrado. /fl/ Florinda ganhou um pijama de flanela. Fiquei muito aflito (a) com o jogo do flamengo e fluminense. As flores esto refletidas nas guas fluviais. /fr/ Faa refresco de frutas frescas e frito frango na frigideira. Francisco esfrega os olhos porque l com luz fraca. A fritada de espinafre est frita. /vl / vr / Vladimir vende livros velhos na livraria. O lavrador livre.
57

A palavra "Azinhavre" est nos livros. /tl/ O atlas do atleta. Vi o oceano Atlntico no atlas. /tr/ O retrato da construo est no teatro. Traga o meu troco dentro de trs horas. Trindade trabalha no trapzio como trapezista. Patrcia trouxe o trevo de quatro folhas. /dr/ O padrinho de Pedro Rodrigo. O dromedrio um quadrpede. Os vidros dos quadros so padronizados. /kl/ Clvis tocou o clarinete no Clube. Cludio compareceu reunio da clnica. Cludio tocou clarim ao claro do luar. A clientela reclamava o cloro da gua. /kr/ Cristvo tem criao de tucanos. Creuza entornou a creolina no crustceo. O micrbio comeu a criana na regio sacra. /gl/
58

Glria derramou glicerina e glicose no globo. A glutona come glac. As glndulas do gladiador esto aglutinadas. /gr/ A gravata de Gregrio grande e graciosa. O engraxate engraxou na gruta dos milagres. A gravura do grmio est grossa. A grade da granja negra. EXERCCIOS COM CONSOANTES /p/ Passei a japona e limpei o chapu. Os passarinhos pairavam na campina. Plnio implicou com o seu aplique Providencie primeiro uma prensa. O planalto, durante a exploso ficou repleto de poeira. A parede est limpa e pintada de cor pastel. O pintor passeia passivo e pensativo pelo ptio do pequeno pavilho, para pensar a respeito de sua pintura da parede de exposio. As plantas daquela plantao permanecem repletas de espinhos, por simples plantio pluvial na plcida plancie perto do planalto. /b/ A bateria ficou embaixo do balco. A bailarina bailou durante todo o baile.

59

O balo de Bento bateu no bote e tombou. A abelha voava embaixo da cabea da jibia. O bluso caiu bem no tablado. Tenho uma Bblia em minha biblioteca. O carro blindado bloqueou o tablado do bailado. Bruno brinca com o cabritinho branco. A bordadeira borda a beirada da bandeira e o smbolo num bastidor enquanto seu robusto e belo beb rabisca um esboo de cabea em baixo do beliche. TREINAMENTO DE PRONNCIA DE PALAVRAS DE VALOR

LEITURAS

Leia o texto enfatizando as palavras em minsculas e depois em maisculas. OS MENINOS DE RUA Valdir Alves da Silva Noite de INVERNO. Aquela esquina DAS TRS RUAS SEM MUITO MOVIMENTO, iluminada apenas por um estreito faixo amarelado de luz que vem da janela DO ANTIGO CASARO. Trs horas da manh, a neblina baila tendo o cu COMO O SEU PALCO. A orquestra um vento calmo que muda de direo A TODO INSTANTE, sem muita cadncia. REPENTINAMENTE no asfalto deixa de BRILHAR AQUELA LUZ, no durou mais de um segundo, NA VERDADE S O TEMPO DE PASSAR aquele guri com o pescoo encolhido no COLARINHO DE UMA JAQUETA MUITO BATIDA, suas mos estavam nos bolsos da cala QUASE ALCANANDO OS JOELHOS. Olhar fixo para baixo, a impresso de que seu mundo era apenas A
60

PONTA ENORME DE SEUS SURRADOS CALADOS. Seguiu em contraponto a baila da neblina e o som da orquestra. FOROU UM NOVO RITMO MARCIAL sem se importar com o resultado e sumiu na escurido ASSOBIANDO UMA ANTIGA CANO.

COORDENAO,RESPIRA e FONAO Respirao ao final de cada linha: O dia esta lindo! -/ O dia esta lindo de morrer! -/ O dia esta lindo de morrer e eu quero ir praia! -/ O dia esta lindo de morrer e eu quero ir praia! tomar sol -/ O dia esta lindo de morrer e eu quero ir praia! tomar sol e um bom banho -/ O dia esta lindo de morrer e eu quero ir praia! tomar sol e um bom banho de mar -/ O dia esta lindo de morrer e eu quero ir praia! tomar sol e um bom banho de mar e ver as garotas-/ O dia esta lindo de morrer e eu quero ir praia! tomar sol e um bom banho de mar e ver as garotas bonitas-/

LEIA, FAZENDO PAUSA RESPIRATRIA. Joo amava Teresa que amava Raimundo Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili Que no amava ningum. - /
61

Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia. Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria. - / Carlos Drumond de Andrade, Quadrilha

COORDENAO PNEUMOFONOARTICULATRIA Notcias Fitas da Estcio de S foram adulteradas, diz polcia do Rio da Folha Online 14/05/2003 Fitas do circuito de segurana da Universidade Estcio de S, que podem ajudar a polcia a esclarecer a origem do tiro que feriu uma estudante, no dia 5, foram adulteradas, segundo o chefe da Polcia Civil do Rio, lvaro Lins. Lins afirma que gravaes de duas das 16 fitas entregues pela universidade polcia apresentam adulteraes "grosseiras", que excluem o momento do crime. Segundo ele, as cmeras gravam imagens a cada cinco minutos. As cmeras 10 e 12, no momento do tiroteio, repetem imagens anteriores. A direo da Estcio de S afirma que no recebeu comunicao oficial da polcia sobre a fraude e que a explicao sobre as fitas cabe s empresas de segurana que prestam servio para a universidade. 14/05/2003 - 14h58 Powell no convence Rssia sobre fim das sanes contra Iraque da Folha Online O secretrio de Estado dos EUA, Colin Powell, fracassou hoje em sua
62

tentativa de convencer a Rssia a apoiar a proposta norte-americana de suspender as sanes da ONU (Organizao das Naes Unidas) contra o Iraque, apesar das promessas de melhorar as relaes entre os dois pases. Uma das divergncias a exigncia da Rssia sobre o retorno dos inspetores de armas da ONU ao Iraque. A existncia de armas de destruio em massa no pas, que ainda no foi comprovada, foi a principal justificativa dos EUA para a guerra no Iraque, que abalou as relaes entre Moscou e Washington. "Em relao ao Iraque, h algumas questes no resolvidas e ns trabalharemos com um esprito de cooperao para tentar encontrar uma soluo", disse Powell a jornalistas depois de uma reunio com presidente russo, Vladimir Putin. A Rssia e Frana, que tm poder de veto no Conselho de Segurana da ONU, se opuseram guerra liderada pelos EUA no Iraque e esto preocupados sobre os poderes de ocupao ampliem sua autoridade. Mas autoridades dos EUA afirmam que o debate no ser to dividido como durante o da resoluo do Conselho de Segurana da ONU sobre o ataque ao Iraque, que terminou depois que Rssia e Frana ameaaram vet-lo. "Trabalharemos estreitamente durante os prximos dias para chegar a um acordo como os nossos outros parceiros do Conselho de Segurana para aprovar uma resoluo que vai ser usada para ajudar o povo do Iraque a ter uma vida melhor", declarou Powell.

Aprenda a pr notas de fim e de rodap no Word JOS ANTONIO RAMALHO da Folha de S.Paulo As notas de rodap e as notas de fim so usadas nos documentos para comentar o texto de um pargrafo ou fornecer referncias sobre ele. Voc poder usar notas de rodap para fazer comentrios detalhados e notas de fim para fazer citaes de fontes. A nota de rodap aparece na mesma pgina que foi inserida, enquanto a nota de fim aparece no final do texto. O Word numera automaticamente as notas. Nota de rodap e nota de fim so duas partes vinculadas -a marca de referncia da nota e o texto correspondente da nota. Voc pode adicionar um texto de nota de qualquer tamanho e format-lo como qualquer outro texto. Para inserir uma nota, preciso estar no modo
63

de exibio de layout de impresso ajustado no menu Exibir. Clique no local em que deseja inserir a marca de referncia de nota e, no menu Inserir, aponte para Referncia e clique em Notas. Selecione Notas de rodap ou Notas de fim. Clique em Inserir. O Word insere o nmero da nota e coloca o ponto de insero ao lado desse nmero. Digite o texto da nota. Depois de inseri-lo, volte para o local desejado no documento e continue a digitar. Para excluir uma nota, selecione a marca de referncia da nota que voc deseja excluir e pressione Delete. 14/05/2003 - 14h30

Gil pede que governo aumente em 5 vezes o oramento da Cultura FELIPE FREIRE da Folha Online, em Braslia O ministro Gilberto Gil (Cultura) pediu hoje, durante audincia na Cmara dos Deputados, a quintuplicao da dotao oramentria de sua pasta j em 2004. Hoje, o ministrio tem o equivalente a 0,2% do total disponvel no oramento federal, cerca de R$ 129,467 milhes, conforme dados do Ministrio do Planejamento. Gil quer que sua pasta tenha direito a 1% do oramento. "Proponho que caiba ao Ministrio da Cultura um mnimo de 1% - veja bem, senhoras e senhores: um mero e simples 1% - do oramento da Unio. Porque o ministrio da Cultura no pode continuar sendo uma paca lateral, um arranjo floral de sales governamentais", afirmou. "Como todos podem ver, no estamos fazendo nenhuma reivindicao esdrxula, incabvel ou insensata. Estamos reivindicando, de forma realista, com os ps no cho, ao menos 1% do oramento", afirmou. "Com apenas 0,2% do oramento federal, o Minc praticamente no dispe de recursos para a implementao de suas polticas", continuou. Deputados da Comisso de Educao da Cmara, como Celcita Pinheiro (PFL --MT), propuseram que uma comisso de parlamentares v ao Ministrio do Planejamento para pedir a liberao de recursos para a Cultura. A sugesto foi aplaudida por Gil, claramente descontente com a falta de dinheiro do ministrio.

Leitura - enriquecer com o uso da inflexo. Noite de Natal


64

Valdir Alves da Silva Naquela tarde as crianas foram chamadas para casa mais cedo. O sinal era bem conhecido. Um assobio longo do grave para o agudo at esvaziar os pulmes. Os trs, deixaram os capes rodeados por imensos espaos de grama forquilha e uma nova correria estava comeando. No fogo lenha, a gua para o banho estava aquecida naqueles vasilhames de lata. O vento levava para todos os lados o vapor d'gua misturado ao cheiro da serragem e do bolo de laranja. Os sapatos engraxados, as roupas separadas engomadas e passadas, uma corrida contra o tempo. As confuses das crianas, as ordens de dona Ceclia misturavam-se s brincadeiras de seu Manco mas no final, tudo dava certo. Hora marcada. L da rua ainda se ouvia o barulho de sempre, as janelas e portas estavam sendo verificadas se estavam realmente fechadas. Na metade do primeiro campo seu Manco alcanava a famlia e sempre havia motivos para risos. Ali reinava a eternidade. Os vizinhos descendentes de poloneses ou alemes. Os carreiros dos campos, as estradas de saibro, as ameixeiras de inverno, os pinheiros araucria, cedrinho, hortnsias e dlias O bico de lacre as andorinhas. Os bales, os vaga-lumes. As carroas, as bicicletas, os automveis, a igreja. Movimentao de pessoas no final da rua. Homens para um lado, mulheres para outro e as crianas em grupos por todos os lados. Depois de muita correria as crianas foram chamadas para uma sala. Vestiram vestes longas como anjos e com velas acesas foram para o salo formando um coro ao lado do harmnio o qual emitia aqueles sons de final de ano. Respiraram fundo e a tempo acompanharam o instrumento musical, cantando. ___ Surgem anjos proclamando, paz terra e a Deus louvor... Gl - - - - ria.. ___Jingle bells... ___ ... Vamos pois cantarolando... ___O pinheirinho de natal... ___Adeste Fidelis ___Pequena Vila de Belm... O harmnio parou de tocar por alguns segundos e logo se ouviu a cano mais esperada: Tudo paz! Tudo amor! Dormem todos em redor; Em Belm Jesus nasceu.
65

Foi ligado o pisca-pisca no pinheirinho. Luzes amarelas, vermelhas, alaranjadas, azuis, verdes e o algodo que imitava a neve estavam em todos os galhos. O ltimo a lanar sua luz esverdeada foi o cometa que estava no ponto mais alto. Lmpadas piscavam sem cessar, silhuetas formavam-se no teto e a platia levantouse formando um grande coro. No final, os sorrisos, os abraos, os elogios e todos seguiram para o salo. Uma mesa estava repleta com tortas, bolo de laranja, chocolate, pastel de carne ou palmito. Canudinho de carne ou maionese, salada de frutas, sagu de vinho, cuque de banana, maria mole, suspiro, balas. Capil, suco de laranja, suco de uva, limonada, ki-suco...Sem pressa que aquela noite terminasse.

EU SOU A MSICA Eu sou a msica, a mais antiga das artes. sou mais que o antigo. Sou eterna. Antes que comeasse a vida sobre a terra eu estava sobre os ventos e ondas. Quando apareceram as primeiras rvores e as primeiras flores, eu estava entre elas; quando veio o homem eu me converti no mais delicado, sublime e poderoso meio de expresso das emoes humanas. Em todos os tempos inspiro os homens com a esperana, permeando-os de amor, dando voz a seu gozo, alegrando-os nos valores humanos e suavizando-os nos momentos de discrdia. Tenho desempenhado um papel importante no drama da vida, cujo fim e propsito aperfeioar a natureza humana. Atravs da minha influncia a natureza humana tem se elevado, suavizado e refinado. Com a ajuda do homem me converti numa das maiores e belas artes. Desde tubalcaim at toms edison, toda uma linha de mentes brilhantes se dedicaram ao aperfeioamento de instrumentos. estou no corao de todos os homens, de todos os idiomas, em todos os povos. O ignorante e o letrado, o rico e o pobre me conhecem porque eu falo aos homens num idioma que todos me entendem. At o surdo me escuta. Sou alimento da vida. Tenho falado aos homens de bondade e de paz e os tenho inspirado na marcha de acontecimentos histricos. Conforto o solitrio e suavizo as discrdias das multides. EU SOU A MSICA.

66

Referncias

Fontes: Charlotte kahle. porto alegre, livraria sulina editora..1966). P. Bona Metodo Completo - Irmos Vitale - Editores Biblioteca verlin Dicionrio Musical de Frei Pedro Zinzig, livraria kosmos editora, 1976. (peq. Dic.); Fernando Lopes da Graa (Reflexes sobre msica) Frei Sinzig. Pedro - Pelo mundo do Som - Dicionrio Musical - Livraria Kosmos Editora. 1976 2 ed. Mahle, Maria Aparecida, 100 solfejos - Irmos Vitale - Editores 1969 Mathias Nelson - Coral, um canto apaixonante - Musimed. 1986 118 pg. CDD 784 Tcnica Vocal - Senac, 1982 Tcnica Vocal e Regncia - Santana, Jos Accio, 1985

67

Tcnicas de expresso vocal - Bocchino, Hygina.Ena Stella. Vaccai experta.com.br - melhorando a sociabilidade, 2006 valdo 2006

68

Вам также может понравиться