Вы находитесь на странице: 1из 8

SISTEMA SARSTEDT DE COLETA DE SANGUE S-MONOVETTE CITRATO DE SDIO

Para diagnstico in vitro Indicao de Uso: Sistema de coleta de sangue venoso ou arterial se destina ao uso para coleta, transporte e processamento de anlise do sangue total, ou plasma no laboratrio. Tubo S-MONOVETTE CITRATO destina-se coleta de amostras destinadas a determinaes dos testes e fatores de coagulao. Descrio detalhada do produto incluindo os princpios e fundamentos do seu funcionamento e sua ao. Caracterizao de sua tecnologia. Os tubos S-MONOVETTE CITRATO do sistema de coleta de sangue, de fabricao da Sarstedt, se destacam por terem, em um s tubo, duas alternativas de mtodo de coleta: De acordo com as condies da veia do paciente, do acesso venoso, o profissional que ir realizar a coleta pode optar por um ou outro mtodo. 1. Mtodo por seringa (aspirao manual) 2. Mtodo a vcuo. Sabe-se que pacientes debilitados ou com veias mais difceis como crianas e idosos, podem ter suas veias lesadas quando a presso de aspirao muito forte, ocasionando colabamento das paredes dos vasos ou hematomas. Neste caso, a coleta a vcuo descartada e a coleta realizada aspirando-se lentamente o sangue (mtodo da seringa). No caso de pacientes cujas veias estejam em boas condies (fceis de serem puncionadas, de bom calibre, boa resistncia das paredes ....) adota-se o mtodo a vcuo. Com este mtodo, obtem-se um volume constante de amostra de sangue. O sangue coletado se mistura com o reagente que est no tubo. Portanto, a proporo constante e ideal entre sangue: anticoagulante fica preservada, garantindo segurana no resultado final. importante salientar que, em coletas mltiplas, pode-se alterar de um mtodo a outro, a cada troca de tubo, sempre que for necessrio. Ou seja, pode-se iniciar uma coleta mltipla aspirando-se manualmente e coletar o prximo tubo a vcuo ou vice-versa, e assim por diante com os demais tubos.

Mtodo por seringa - aspirao manual

Mtodo a vcuo

COMPOSIO: CITRATO DE SDIO O Tubo CITRATO DE SDIO destina-se a coleta de amostras destinadas a determinaes de TESTES DE COAGULAO. tem-se mostrado adequados para a preservao dessas determinaes no sangue. O tubo de coleta CITRATO DE SDIO, fabricado em polipropileno, com , tampa de polietileno de cor AZUL CLARO, e o mbolo em poliestireno. Contendo como anticoagulante os seguintes componentes: Soluo Tampo Citrato 0,106 M Com diluio 1:10 (1 parte citrato+ 9 partes de sangue)

Apresentao: 1,4 2,9 3,0 5,0 8,2 10 ml ml ml ml ml ml (66 (65 (66 (92 (92 (92 x x x x x x 8 mm) cdigo 06.1668.100 13 mm) cdigo 04.1902.100 11 mm) cdigo 05.1165.100 11 mm) cdigo 05.1071.100 15 mm) cdigo 01.1606.100 16 mm) cdigo 02.1067.100

O citrato de sdio o anticoagulante preferido para os testes de coagulao de rotina, uma vez que o fator V mais estvel em citrato. O citrato reage rapidamente com o clcio para formar um complexo solvel. A concentrao do citrato de sdio usado como anticoagulante para testes tais como: (TP) Tempo de Protrombina e (TTPA) Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado de 0,105 M (3,2%). Das amostras para testes de TP e TTPA, o anticoagulante usado, sua concentrao, sua relao com o sangue, o modo de coleta e processamento so importantes para se obterem os resultados dos testes de laboratrio. O citrato de sdio um anticoagulante padro usado na coleta de amostras para realizao dos testes de coagulao. CONCENTRAO DO ANTICOAGULANTE A concentrao de citrato recomendada de 0,106 (3,2%) ou 0,129 (3,8%) mol/l. O citrato tamponado com pH de 5,5 prefervel porque o pH permanece prximo ao pH fisiolgico, quando comparado ao citrato no-tamponado. 3

Sendo que para os testes de coagulao o pH deveria ser mantido de preferncia dentro de limites estreitos , pH 7,1 a 7,35. PROPORO DO ANTICOAGULANTE A proporo nominal do anticoagulante (citrato) para sangue de 1:9. A concentrao do citrato usado requer um ajuste quando os valores de Hematcrito (HT) do paciente ultrapassam 55%. O motivo porque os valores de TP e TTPA so afetados pelo aumento de hematcrito devido ao fato de que, com a reduo do compartimento plasmtico causado pelo aumento do volume de clula (hematcrito), haver um excesso de citrato no plasma. COLETA E PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS As amostras deveriam ser coletadas em recipientes plsticos ou revestidos com silicone, o que permitiria manter a proporo de anticoagulante no sangue de maneira ideal. Para a centrifugao recomendado: 1500g/10 min. TRANSPORTE O mais importante Depois que a coleta for feita, deveria ser enviada ao Laboratrio, to logo fosse possvel. Durante o transporte de amostras ainda fechadas do local de coleta para um Laboratrio interno ou externo, as amostras destinadas para testes de TP e TTPA devem ser mantidas temperatura ambiente (22-24C) pois o transporte dessas amostras no gelo, pode ativar o fator VII e diminuir o TP. As amostras destinadas a provas de fatores lbeis devem ser transportadas o mais rpido possvel. O efeito sobre o TP e TTPA ser minimizado se a anlise for realizada com o plasma armazenado temperatura ambiente dentro de 2 h aps a coleta de sangue.

ORIENTAES SUFICIENTES E ADEQUADAS PARA USO OU APLICAO CORRETA E SEGURA DO PRODUTO. Instrues de uso: 1.Mtodo de aspirao: Faa os procedimentos pr-coleta, de acordo com as recomendaes exigidas pela OMS e ICLS e de acordo com sua instituio. Acoplar a agulha no tubo S-Monovette, fazendo com que os trs pinos coincidam com as guias (ou fendas) da agulha, pressionando para o encaixe e girando levemente no sentido horrio para o travamento. Puncionar a veia, soltar o torniquete e puxar lentamente o mbolo, e espere at que o fluxo de sangue pare ou termine. Retirar o tubo S-Monovette da agulha por um movimento leve de rotao no sentido anti-horrio. Permanecendo com a agulha na veia. Na coleta mltipla, acoplar os sucessivos tubos S-Monovette na agulha instalada na veia para coletar as demais amostras. Retirar o ltimo tubo S-Monovette e retirar a agulha da veia.

IMPORTANTE: Primeiro, retira-se o tubo S-Monovette da agulha e a seguir, retira-se a agulha da veia. Homogeneizar corretamente e cuidadosamente as amostras, a cada retirada do tubo. Para o transporte e a centrifugao, puxar a haste do mbolo at o fundo do tubo, at ouvir um click e perceber que o mbolo no volta, e a seguir quebrar a haste.

2. Mtodo de coleta a vcuo: Antes da venopuno, puxar o mbolo at o fundo do tubo S-Monovette at ouvir o click e tendo certeza que o mbolo no volta, travando-o. Puncionar somente com a agulha e adaptador, inserir o tubo S-Monovette na agulha e girar, travando-. Esperar at que o fluxo de sangue se interrompa. Soltar o S-Monovette da agulha, deixando-a instalada na veia. Nas coletas mltiplas, encaixar os demais tubos S-Monovette na agulha que est instalada na veia para coletar as amostras, como descrito anteriormente. 5

Retirar o ltimo tubo S-Monovette da agulha e depois veia.

retirar a agulha da

IMPORTANTE: Nunca retire todo o conjunto, sempre o tubo em primeiro lugar. As agulhas do sistema S-Monovette de coleta de sangue. A agulha descartvel usada para o sistema S-Monovette destina-se a ser acoplada ao sistema de coleta de amostras de sangue. uma agulha descartvel com cnula em ao inoxidvel, tubo em polipropileno, pisto e capa externa protetora em polietileno e membrana em borracha. Apresentada nas dimenses 21G e 22G. Instrues de uso: 1.Rasgar a embalagem ao nvel da flecha at que o produto aparea. Retirar o junto da embalagem. 2.No retirar a capa da agulha antes de estar pronto para efetuar a puno. 3.Efetuar a coleta de sangue seguindo as instrues de uso dos tubos S-Monovette. Precaues: Seguir rigorosamente as instrues de uso. Descartar a agulha usada em local prprio para materiais potencialmente contaminados. No recolocar a capa na agulha aps o uso. CUIDADO! No utilizar a agulha se a embalagem estiver aberta ou danificada, curva ou j utilizada. Utilizar luvas durante todo o procedimento. Adotar BOAS PRTICAS DE LABORATRIO no momento da coleta. Estocagem em temperatura ambiente. Esterilizao por radiao de feixe de eltrons.

PRECAUES, CUIDADOS ESPECIAIS E OS ESCLARECIMENTOS SOBRE OS RISCOS POSSVEIS COM O USO OU APLICAO DO PRODUTO, BEM COMO OS CUIDADOS ESPECIAIS NA ARMAZENAGEM E TRANSPORTE. 1. Seguir e observar as Precaues Padronizadas: Usar luvas, avental, proteo para os olhos e outros itens de proteo para proteo de aerossis, respingos e vazamentos de sangue ou eventual contato com patgenos sanguneos. 2. Manusear amostras biolgicas e materiais pontiagudos usados na coleta (agulhas adaptadores, luers e conjuntos de coleta de sangue) de acordo com as Normas e Procedimentos de seu laboratrio.Em caso de algum contato com amostras biolgicas (Ex: ferimento com agulha no momento da puno), procurar cuidados mdicos, pois estas amostras podem transmitir hepatite viral, HIV (AIDS) ou outros tipos de doenas. 3. No se recomenda transferir amostras de uma seringa para um tubo, pois a manipulao alm do necessrio aumenta o risco de ferimento, podendo causar enchimento acima ou abaixo do volume correto, alterando a proporo, o que resultar em erros nos resultados da anlise. 4. Descartar todos os objetos pontiagudos ou cortantes em recipientes apropriados. 5. Se for necessrio coletar o sangue atravs de catter intravenoso, deve-se verificar se a linha no contm resduos da soluo, antes do incio da coleta. muito importante para evitar erros nos resultados laboratoriais devido a contaminao das amostras com o fluido IV. 6. Seguir rigorosamente as instrues de uso. 7. O tubo de coleta S- Monovette CITRATO um produto de uso nico. No reutilizar ou re-esterilizar o tubo de coleta. 8. Estocar em temperatura ambiente. EVITAR REFLUXOS Os tubos para coleta de sangue podem ser usados tambm com vcuo e tais tubos podem conter aditivos qumicos, importante evitar um possvel refluxo, que possa provocar reaes adversas nos pacientes. Devemos sempre lembrar que: 1. Devemos colocar o brao do paciente abaixo da altura do ombro. 2. Liberar o torniquete , assim que o sangue fluir para dentro do tubo. 3. Certificar-se que, durante a venopuno, o contedo do tubo no entre em contato com a membrana da tampa do tubo.

Recomendao de sequncia de coleta 1. 2. 3. 4. Tubos Tubos Tubos Tubos para amostras estreis sem aditivos para provas de coagulao (Ex: citrato) com outros aditivos (Ex: EDTA, heparina, citrato).

EQUIVALNCIA ANALTICA Os tubos S-Monovette fabricados pela Sarstedt foram avaliados por testes e mtodos de vrios analitos. O laboratrio determina intervalos de referncia, para todos os analitos, de acordo com os tubos usados para a coleta de amostras. Sempre que houver qualquer mudana no tipo ou tamanho de tubos, o laboratrio deve estabelecer/verificar suas faixas de referncia de seus analisadores, podendo afetar os resultados analticos das amostras. No caso de tubos a serem centrifugados para obteno de plasma, as condies padro de processamento no sedimenta completamente todas as clulas. Da mesma forma, o metabolismo celular, assim como a degradao natural ex vivo afetam as concentraes / atividades do plasma, alm das mudanas acelulares. No caso da determinao da GLICOSE, cido rico e Desidrogenase Lctica (DHL), recomenda-se realizar os exames imediatamente aps a coleta e separao. Devido degradao natural, a demora em separar o plasma da massa molecular ou a demora em realizar o exame aps a separao, provocar resultados equivocados. O Departamento de Assessoria Tcnico Cientfico pode ser consultado a qualquer momento, no endereo ou telefone abaixo indicados: SARSTEDT LTDA Alameda sia, 144 Plo Empresarial Tambor CEP 06543-312 Santana do Parnaba - SP Fone: 0xx(11) 4152-2233 Fax: 0xx(11)4152-3198 Registro do Ministrio da Sade: 80003920013

So Paulo, 05 de novembro de 2.009.

Вам также может понравиться