Вы находитесь на странице: 1из 9

RESOLUO DO CONSELHO DE ADMINISTRAO

O Conselho de Administrao do Instituto Infnet, no uso de suas atribuies e demais legislaes correlatas, considerando necessrio o estabelecimento de critrios para concesso de bolsas de estudo, resolve:

Captulo I DO PROGRAMA DE BOLSAS


Art. 1- O Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade para alunos ingressantes em Graduaes, Ps-Graduaes e Formaes, institudo em 1 de janeiro de 2011, passa a ser regulamentado pelos termos da presente Resoluo.

Captulo II DO OBJETIVO
Art. 2- O Programa destina-se a atender aos alunos que no dispem de recursos financeiros suficientes para custear os programas do Instituto Infnet (graduaes, ps-graduaes e formaes) e que apresentam alto desempenho em seu histrico acadmico ou que, de outra forma, tenham demonstrado ser capazes de tirar mximo proveito dos estudos no Infnet. Art. 3- O Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade permanente, acontecendo durante todo o ano, tendo suas bolsas conferidas ou negadas pela Comisso Permanente de Bolsas de Estudo, subsidiada pela Pr-Reitoria de Operaes e presidida pelo Pr-Reitor de Operaes.

Captulo III DAS INFORMAES GERAIS


Art. 4- A presente Resoluo disciplina o processo de inscrio e seleo de candidatos para o Programa. 1 A instituio se reserva o direito de aplicar as condies estabelecidas neste edital, modific-las ou revog-las a qualquer momento, quando julgar conveniente. 2 Os critrios de seleo aqui definidos so obrigatrios para a concesso de bolsas de estudo. Os casos que gerarem dvidas sero apreciados pela Pr-Reitoria de Operaes. 3 Sero ofertadas bolsas de estudos para ingressantes em graduaes definidas pelo Instituto Infnet conforme o limite indicado no oramento anual para o programa, assim como bolsas de estudo em programas de ps-graduao e formaes, conforme critrios prprios da Comisso. 4 prerrogativa exclusiva da Pr-Reitoria de Operaes a definio do nmero e dos percentuais de bolsas que sero oferecidas a cada ano, para cada uma das graduaes

oferecidas pela Instituio. 5 Nenhuma interferncia ser aceita no processo, que se guiar pelos mais estritos ditames de justia e impessoalidade, e dentro das possibilidades da instituio. 6 O presente programa no se confunde com o ProUni, que pode ser oferecido pela instituio e no concorre pelas mesmas bolsas de estudo.

Captulo IV DA COMISSO DE BOLSA DE ESTUDO


Art. 5- A Comisso do Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade ser composta por 5 (cinco) membros titulares, integrantes da Reitoria, Pr-Reitoria e Diretoria do Campus. 1 As deliberaes da Comisso de Bolsas de Estudo devero ser tomadas sempre por, no mnimo, dois de seus membros. 2 So os membros da comisso o Pr-Reitor de Operaes, o Pr-Reitor Executivo, o Reitor, um Diretor de Campus (indicado pelo Pr-Reitor de Operaes) e um Decano (indicado pelo Reitor). Art. 6- Atravs de critrios e procedimentos estabelecidos nesta resoluo a Comisso tem por dever acompanhar e fiscalizar o programa para a concesso adequada e coerente de bolsas de estudo. Art. 7- Esta resoluo estabelece as seguintes atribuies comisso: 1 Elaborar e divulgar anualmente o Edital do Programa, indicando o nmero mximo de bolsas de estudos para a graduao a serem aprovadas em cada tipo de curso naquele ano, assim como o tempo de anlise e resposta aos candidatos; 2 Publicar o teto do dos rendimentos Per Capita do grupo familiar do candidato para cada tipo de Programa e nvel de bolsa requerido; 3 Receber os processos e analisar os documentos apresentados pelos candidatos. 4 Indeferir o pedido de Bolsa de Estudo quando verificada falsidade nas informaes prestadas pelo requerente. 5 Informar ao candidato o resultado de seu pedido no tempo definido no Edital; 7 Encaminhar o processo administrativo Direo do Campus para a matrcula do candidato aprovado. 8 Evitar que os resultados e os documentos enviados tornem-se pblicos, sendo o benefcio de carter particular.

Captulo V DA PARTICIPAO NO PROGRAMA


Art. 8- Para participar do Programa ser necessrio que o candidato: 1 No caso do candidato desejar fazer uma graduao, inscreva-se e seja aprovado no Vestibular. 2 No caso do candidato desejar fazer uma ps-graduao, faa a entrevista ou anlise de currculo, sendo aprovado pelo coordenador. 3 No caso de formaes, no h necessidade de aprovao prvia, mas o candidato deve observar se possui os pr-requisitos necessrios. 4 Formalize o interesse em concorrer a uma vaga no programa de bolsas antes de se submeter ao exame do Processo Seletivo, bem como manifeste cincia e concordncia com os termos deste Regulamento; 5 Observe todas as clusulas dispostas nesta resoluo e preencha completamente a ficha de inscrio - que de exclusiva responsabilidade do candidato e constitui condio para a participao do mesmo no programa; Art. 9- No caso de ser candidato a uma graduao, o inscrito no Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade concorrer bolsa de estudos apenas no curso escolhido como opo na sua inscrio do Processo Seletivo. 1 Havendo vagas e sendo o candidato agraciado com uma bolsa, a instituio pode, a seu exclusivo critrio, permitir que o candidato faa sua matrcula fora do prazo estabelecido, em virtude do tempo necessrio para a anlise do pedido de bolsa. Art. 10- As inscries podem ser realizadas a qualquer momento do ano. A anlise feita na periodicidade indicada no edital pela Comisso Permanente de Bolsas. a. A remessa ou apresentao, pelos candidatos, dos documentos necessrios para a seleo, deve acontecer no ato da inscrio, por e-mail; b. Matrcula dos bolsistas: prazo de duas semanas aps a aprovao da bolsa, sempre sujeita a disponibilidade de vagas. Art. 11- No podero usufruir do Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade: a. Alunos beneficiados pelos programas PROUNI e FIES; b. Candidatos com renda familiar mensal acima dos limites divulgados anualmente no edital; c. Candidatos que j tenham uma habilitao em curso de graduao para solicitao de bolsas de graduao; d. Alunos atuais do Instituto Infnet, exceto no caso de alunos de graduao com a matrcula trancada h mais de 6 meses.

Captulo VI DO PROCESSO SELETIVO


Art. 12- O processo seletivo compreende as seguintes etapas: Inscrio, Entrega da Documentao, Seleo, Divulgao e Matrcula. 1 Inscrio: A inscrio deve ser realizada atravs do preenchimento de formulrio, disponvel no site, www.infnet.edu.br/bolsas, e entregue via email: bolsas@infnet.edu.br; 2 Entrega de Documentao: A documentao deve ser enviada por email bolsas@infnet. edu.br, junto com o formulrio de inscrio; 3 Seleo: Esta etapa consiste na reunio e anlise de documentao de cada candidato, e levar o tempo indicado no Edital; 4 Divulgao da relao de selecionados: A divulgao ser feita diretamente para o candidato, seja em caso de concesso ou no da bolsa; a informao no ser disponibilizada publicamente. 5 Matrcula: O candidato selecionado dever assinar o Contrato de Prestao de Servios Educacionais e o Contrato de Concesso de Bolsa. E neste segundo, estaro definidas as obrigaes e deveres do aluno e do contratante (no caso de bolsa parcial), a bolsa de estudos concedida e os motivos que podero gerar o cancelamento da mesma. Se o candidato for menor de idade ou impedido legalmente, seu responsvel legal assinar o contrato. Art. 13- Se necessrio, a Comisso Permanente de Bolsas de Estudo solicitar entrevista com os candidatos. Art. 14- Um dos critrios considerados na anlise do pedido a pontuao obtida pelo candidato no Vestibular, no caso de pedidos de bolsa para a graduao. Por essa razo, o Vestibular deve ser realizado antes do pedido de bolsa de estudos. Captulo VII DAS CATEGORIAS Art. 15- A distribuio das bolsas de estudos se far pelo julgamento do mrito e necessidade do candidato, at o limite de bolsas permitido por ano, conforme edital. Art. 16- Sero analisados os requisitos referentes aos recursos financeiros do aluno e do seu grupo familiar e seu desempenho acadmico, podendo o candidato solicitar bolsas das seguintes categorias:
a. b. c. d.

Bolsa total de 100% Bolsa parcial de 75% Bolsa parcial de 50% Bolsa parcial de 25%

Art. 17- No caso de solicitaes de bolsas para Formaes, podero ser concedidas bolsas especiais, do tipo Dependente de vaga ociosa. Nesse caso, o candidato bolsa recebe o direito de fazer a Formao apenas se houver uma vaga ociosa em uma turma da Formao pretendida nos seis meses seguintes aprovao da bolsa. A disponibilidade de vaga identificada apenas na antevspera do incio das aulas, exigindo o comparecimento imediato do aluno e do contratante (no caso de bolsas parciais) ao Instituto Infnet. A deciso da Bolsa concedida ser Dependente de Vaga ou normal da Comisso, no sendo necessrio o candidato indicar o tipo desejado. Art. 18- No permitido o pedido de reviso de bolsa ao longo de sua vigncia. O trancamento ou abandono do curso tornar tornar a bolsa nula. Art. 19- A Comisso Permanente de Bolsas de Estudo pode conceder uma bolsa menor do que a solicitada. Entretanto, o aluno deve solicitar a menor bolsa que atenda as suas necessidades, de forma a aumentar suas chances de obt-la.

Captulo VIII DA DOCUMENTAO


Art. 20- O candidato dever enviar, no ato da inscrio, cpia digital dos seguintes documentos abaixo relacionados, por e-mail. Art. 21- Toda a documentao enviada por e-mail deve estar em arquivos nomeados conforme a regra abaixo: BOLSA _NOME_DO_CANDIDATO_DOC_01_NOME_DO_ARQUIVO_COMPLEMENTO Onde: NOME_DO_CANDIDATO = Primeiro e ltimo nome do candidato. DOC_01 = A numerao deve seguir a ordem dos documentos listados abaixo. NOME_DO_ARQUIVO = Deve seguir os nome listados e em negrito logo abaixo. COMPLEMENTO = Quando necessrio, na existncia de mais de um documento na mesma categoria Exemplo: Os documentos de identidade digitalizados de um suposto candidato chamado Andre Martins devem ter os seguintes nome de arquivo: BOLSA_ANDRE_MARTINS_DOC_01_CARTEIRA_DE_IDENTIDADE BOLSA_ ANDRE_MARTINS_DOC_01_CARTEIRA_DE_IDENTIDADE_MAE BOLSA_ ANDRE_MARTINS_DOC_01_CARTEIRA_DE_IDENTIDADE_PAI 1 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Carteira de identidade prpria e de demais pessoas do grupo familiar (grupo familiar so todos que moram na mesma residncia). Pode ser substituda pela certido de nascimento para menores de idade; 2 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Certido de Casamento do candidato se o mesmo for casado e se for solteiro que resida com os pais apresentar certido de casamentos dos pais, no caso de pais casados;

3 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Certido de separao, divorcio ou bito dos pais, no caso de um deles no constar do grupo familiar do candidato; em caso de abandono o candidato dever o Boletim de Ocorrncia da poca; nos casos em que for impossvel obter a certido, deve redigir uma carta explicativa mo (posteriormente digitalizada). 4 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] CPF (Cadastro de Pessoas Fsicas do Ministrio da Fazenda) - CPF do prprio e do grupo familiar, e declarao de imposto de renda completa para todos do grupo famliar; A ausncia do imposto de renda de um integrante do grupo familiar, sem documento que comprove ser isento, impede o processo de ser analisado pela comisso. 5 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Comprovante de residncia (caso o comprovante no esteja em nome de nenhum componente do Grupo Familiar, dever ser plenamente justificado) se a residncia for alugada e o comprovante estiver no nome do Proprietrio, devera apresentar o Contrato de Locao; So considerados comprovantes de residncia: Contas de luz, gs, telefone, gua (em caso de comunidade carente devera ser apresentada uma declarao da Associao de Moradores); 6 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Comprovantes de bens, como documentos dos veculos pertencentes ao grupo familiar; A no comprovao de algum bem imvel existente poder anular a bolsa concedida durante sua vigncia, alm de configurar fraude, punvel de acordo com o regimento da instituio. 7 [OPCIONAL PARA TODOS OS CURSOS] Comprovantes de despesas com sade, educao e transporte coletivo ou escolar, caso representem parcela significativa da renda familiar, de acordo com a apresentao da seguinte documentao: a. Laudo mdico (original e recente, datado dentro do perodo de 1 ano); b. Receiturio (recibo) que comprove despesas com doena crnica e recibo de medicamento de alto custo; c. ltimo recibo de compra de vale transporte ou do transporte escolar ou carta de prprio punho atestando estes gastos ou similar; d. Carns ou boletos bancrios gastos com sade; e. Carn ou boleto de mensalidade das Instituies de Ensino dos membros do grupo familiar. 8 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Carteiras de trabalho de todos citados em grupo familiar (das paginas referentes identificao, contratos de trabalho e demais anotaes), inclusive daqueles que estiverem desempregados, mesmo dos que nunca trabalharam, bem como dos aposentados, autnomos, funcionrios pblicos e da economia informal. Apenas as pginas com informaes devem ser digitalizadas e enviadas; 9 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Comprovante de rendimentos do estudante e do grupo familiar; No sero aceitas declaraes de prprio punho, exceto para diarista ou empregada domstica sem carteira de trabalho assinada. Para comprovao de rendimentos, sero aceitos os documentos relacionados abaixo:

a. Emprego regular - contracheque(s) atualizado(s) e declarao da empresa informando se fornece ou no algum tipo de auxlio para fins de bolsa de estudo; b. Quando estagirio - cpia do contrato ou comprovante de remunerao, e declarao da empresa informando se fornece ou no algum tipo de auxlio para fins de bolsa de estudo; c. Aposentados ou pensionistas - ltimo recibo ou extrato bancrio de aposentadoria ou penso; em caso de desemprego (acima de 16 anos) - apresentar carteira de trabalho, bem como cpia das pginas que contenham os seguintes dados: fotos, dados pessoais e ltimo registro do empregador; 10 [OPCIONAL PARA TODOS OS CURSOS] Em caso de Demisso recente, comprovante de seguro-desemprego, resciso de contrato de trabalho e do recebimento do FGTS; 11 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Declarao de prprio punho relatando situao financeira atual do grupo familiar, indicando a razo de no poder arcar com o valor integral do curso; 12 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Declarao de prprio punho listando as Contas Correntes de todos os membros listados no Grupo Familiar. Extrato Bancrio dos 3 ltimos meses, de cada conta listada; 13 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Contrato Social de todas as sociedade ou firmas que qualquer pessoa do grupo familiar seja scio, se existir; 14 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Caso algum integrante do grupo familiar seja autnomo, inscrio e comprovante de rendimentos de autnomo e Guia de Recolhimento da Previdncia Social (carn) do INSS, relativo aos ltimos 3 meses. 15 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Caso a renda no grupo familiar consista de outras fontes, anexar o comprovante de recebimento de comisses, alugueis, complemento de aposentadoria e/ou outros. 16 [EXIGNCIA PARA GRADUAO] Se disponvel, nmero de inscrio e boletim do ENEM; 17 [EXIGNCIA PARA GRADUAO] Certificado ou diploma de concluso do ensino mdio, mais Histrico Escolar; 18 [OPCIONAL PARA TODOS OS CURSOS] Opcionalmente, mas com bom peso na deciso da Comisso, Carta(s) de recomendao de professores ou da direo da escola/faculdade em que tenha estudado. 19 [EXIGNCIA PARA GRADUAO] Se o candidato tiver sido estudante de instituio de ensino particular durante o ensino mdio, declarao de prprio punho indicando o valor das mensalidades no ltimo ano. Caso tenha estudado com bolsa, com declarao da direo informando que foi bolsista integral e o % da bolsa. 20 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Foto digitalizada recente (estilo 3x4) do

candidato. 22 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Carta, em formato DOC, endereada Comisso Permanente de Bolsas de Estudo, com at 20 linhas, indicando as razes s quais a bolsa deve ser concedida, incluindo conquistas pessoais anteriores, dedicao pretendia ao curso e outras informaes que julgar relevantes. 23 [EXIGNCIA PARA TODOS OS CURSOS] Currculo completo.

Captulo IX DA CONCESSO DA BOLSA


Art. 24- A concesso de bolsas para as Graduaes, Formaes e Ps-graduaes se dar de forma continuada, durante todo o ano. Art. 25- As bolsas concedidas pelo Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade tero validade equivalente ao perodo mnimo de concluso de cada curso. Art. 26- Reposies de mdulos perdidos por faltas ou desempenho, seja em programas de Graduao, Ps-Graduao ou Formaes, sero cobrados normalmente, pelo preo usualmente praticado.

Captulo X DA MANUTENO DA BOLSA


Art. 27- Para manter seu benefcio, obrigatoriamente, o aluno deve seguir as condies exigidas para rematrcula. O bolsista no poder incorrer nas seguintes condies impeditivas da manuteno da bolsa de estudo: a. Descumprir os prazos de rematrcula; b. Rendimento Acadmico abaixo de 6.0, no caso de graduaes; c. Qualquer tempo por inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informao prestada pelo bolsista; d. Esgotamento do prazo de concluso do curso (no caso de Formaes, transferncia de mais de um mdulo); e. Substancial mudana de condio socioeconmica do bolsista, que comprometa a observncia dos requisitos estabelecidos por este regulamento; f. Caso o aluno se envolva em qualquer situao que o leve a medidas disciplinares, como advertncias e/ou suspenses; g. Trancamento de matrcula; h. Evaso do bolsista.

Captulo XI DAS DISPOSIES FINAIS


Art. 28- A bolsa concedida no se estende a eventuais taxas praticadas pela Instituio. Qualquer taxa de prestao de servios educacionais, que no sejam as mensalidades do curso, ficaro por conta do aluno.

Art. 29- Os alunos bolsistas esto sujeitos s normas estabelecidas nesta resoluo e ao regimento da instituio. Art. 30- O aluno, no poder em momento algum, solicitar transferncia da bolsa concedida para outro. Art. 31- Caso necessrio, a Comisso do Programa de Bolsas por Mrito e Necessidade poder solicitar outros documentos, alm dos que se encontram listada neste regulamento para comprovar a veracidade das informaes e documentos apresentados pelo candidato. Art. 32- Sendo comprovado que o candidato apresentou informaes falsas, ou tenha omitido informaes que alterem o valor final mensal per capita, estar obrigado ao pagamento das parcelas as quais foi desonerado. Art. 33- No permitido o acmulo de benefcios com outros concedidos pelo Instituto Infnet. Art. 34 No sero admitidos quaisquer recursos referentes aos critrios de anlise e seleo dos candidatos neste programa. Art. 35- Sero automaticamente desclassificados os candidatos que tentarem desrespeitar qualquer um dos itens deste regulamento, ou ainda, utilizarem qualquer meio ilcito para obter benefcio prprio ou para terceiro. Art. 36- A participao neste programa implica a aceitao total de todos os itens deste regulamento, que podero ser alterados mediante aviso prvio aos candidatos.

Вам также может понравиться