Вы находитесь на странице: 1из 3

RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA O circuito apresentado deve ter seu comportamento levantado e equacionado para que se possa compreender

seu funcionamento e suas caractersticas.


R R D1 Vi R R D2 CI2 CI1 R/2 Vo R

A entrada Vi aplicada numa divisor resistivo, tendo em vista que os dois CIs esto na configurao de amplificador inversor, podemos considerar um terra virtual na entrada negativa. Assim o circuito pode ser representado da seguinte maneira:
Vi1 R R R

Vi

Vi1 a tenso sobre o paralelo dos resistores R em srie com R.

O circuito apresentado pode ser divido em dois blocos, com funes diferentes, que juntos apresentam na sada uma onda retificada completa.
R Vo1 R D1 Vi R Vi1 R Voci1 D2 CI2 Somador Inversor R/2 Vo R

CI1 Retificador de Meia Onda

Vi1 aplicada ao bloco do retificador de meia onda e tambm no somador inversor. Seguimos na anlise do circuito. Quando Vi1>0, podemos analisar, no bloco do retificador de meia onda, o comportamento dos diodos D1 e D2. Pelo fato do CI1 estar numa configurao de amplificador inversor, quando Vi1>0, Voci1<0, ento D1 est em CORTE e D2 em CONDUO. Podemos representar os diodos como chaves no circuito.
R R/2 Vo CI2 R

Vo1 D1 Vi R Vi1 R Voci1 R D2

CI1

Nesta condio, temos que Vo1

Assim podemos simplificar, reduzindo a equao, onde J na entrada do somador inversor temos numa entrada Vi1 e na outra Vo1. A equao geral do somador conhecido, estabelecendo as relao dos circuito obtemos. ( ) ( )

Simplificando e substituindo os termos em Vo e Vi1 na equao, temos:

Como as entradas do amplificador inversor so iguais em mdulo, mas defasadas em 180, h a necessidade de dobrar a entrada proveniente do retificador de meia onda para anular o efeito da outra entrada do somador. Para Vi1>0,

Quando Vi1<0, podemos analisar, no bloco do retificador de meia onda, o comportamento dos diodos D1 e D2. Pelo fato do CI1 estar numa configurao de amplificador inversor, quando Vi1<0, Voci1>0, ento D1 est em CONDUO e D2 em CORTE. Podemos representar os diodos como chaves no circuito.

Vo1 D1 Vi R Vi1 R Voci1 R D2

R R/2

Vo CI2

CI1

Nesta representao podemos verificar que a tenso Voci1=e-=0, forando a sada do amplificador para 0V. J na entrada do somador inversor temos numa entrada Vi1 e na outra Vo1. A equao geral do somador conhecido, estabelecendo as relao dos circuito obtemos. ( ) ( )

Para Vi1<0,

Вам также может понравиться