Вы находитесь на странице: 1из 3

A burocracia e os grupos sociais.

Helton Hissao Noguti. Gesto de Polticas Pblicas Escola de Artes, Cincias e Humanidades da Universidade de So Paulo.

Max Weber e sua teoria da administrao clssica baseavam-se na premissa de que toda organizao que se pautava em regulamentos eram organizaes formais. Portanto, burocrticas, estas, compostas por regras, as quais prezavam por formalidade1, impessoalidade2 e profissionalismo, todas buscando pelo equilbrio de uma organizao e a priori, manifestam-se mecanicistas, ao passo que o lado subjetivo ficava aqum do burocrtico. Tratando-se de grupos sociais, Weber no os considerava uma organizao, separando-os em dois grandes grupos: os grupos sociais primrios, que se diziam grupos informais (famlia, vizinhos e amigos), nos quais predominavam relaes pessoais; e os secundrios, que eram grupos formais, onde as relaes eram regidas por regulamentos explcitos, como, por exemplo, o Estado. Nos ltimos anos, tem-se visto, com certa frequncia, grupos sociais secundrios lutarem por direitos, que lhes so negados pelo Estado, j que, este, simplesmente no reconhece esses grupos como uma organizao de pessoas que buscam ter direitos de reconhecimento, com a finalidade de viver plena cidadania. Posto que, a sociedade cresce com padres pr-estabelecidos, os quais so impostos desde o momento da gestao, logo quando se descobre o sexo da criana, e sendo menino, j imposto que vestir azul, ter um carro com 18 anos e ir gostar de futebol. Por outro lado, quando menina, vestir rosa, danar ballet e ter festa de debutante aos 15 anos. Deve-se destacar que, o que esses pais, naquele momento de euforia, no compreendem que esse menino, por vrios fatores, pode decidir no gostar de futebol, querer danar ballet, gostar de rosa, que essa menina, possa vir a ser uma jogadora de futebol, goste de azul e de se vestir, como os padres classificam, como um menino. Diante disso, pergunta-se: Quais so as garantias de que essas crianas tm de que sero aceitos por quebrarem padres sociais pr-estabelecidos pura e simplesmente por no serem assim? A Constituio Cidad diz claramente em seu art 5:

As burocracias so essencialmente sistemas de normas, a figura da autoridade definida por lei, que tem por objetivo a racionalidade da deciso baseada em critrios impessoais. 2 As relaes entre as pessoas so governadas pelos cargos que elas ocupam

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade(...)

Porm, para que se atinja essa igualdade, necessrio partir do pressuposto de que as pessoas so diferentes, e a burocracia se encaixa perfeitamente em reconhecer as desigualdades para que um dia se possa atingir a igualdade. Para explicar de que forma tal fenmeno ocorre, recorro teoria de Nancy Fraser, baseada no Reconhecimento. A Teoria do Reconhecimento surgiu nos EUA no final da dcada de 1980, quando Marx estava em alta na Europa e Rawls na Amrica do Norte. Sendo que, ambos convergiam na ideia de que igual redistribuio de bens poderia acabar com qualquer desigualdade social, visto que era considerado fator da desigualdade econmica. Enquanto que, outros tericos encontravam a resposta no reconhecimento da dignidade humana, pois, no era possvel atingir a igualdade caso as diferenas (em particular) fossem reconhecidas. Tal teoria ganhou notoriedade, o que ocasionou uma transio de redistribuio para reconhecimento. Quando h a conscincia de que a distribuio igualitria de bens materiais no ser suficiente para acabar com as desigualdades sociais, sendo, portanto, necessrio, ali-lo ao reconhecimento da dignidade humana, a seguinte pergunta surge: Como atingir esse reconhecimento? Nancy Fraser prope a paridade participativa, que nada mais do que igualdade de condies para que as pessoas possam, um dia, alcanar o mesmo patamar. Veja-se, por exemplo, as polticas afirmativas presentes na Constituio, considerada como a carta maior de um Estado. Ora, como j exposto, h a expressa disposio do artigo referente ao direito igualdade. Logo, a paridade participativa ferramenta que deve ser usada, inclusive pelos grupos sociais, para que eles tenham possibilidade de exercer direitos que lhes so negados. E isso, pode ser feito com uma pergunta cuja resposta todos sabem, mas, a burocracia, que no reconhece os grupos sociais como organizaes e preza pela impessoalidade, no consegue enxergar as necessidades que esses grupos sociais tem a fim de que possam ter voz e viver a plena cidadania, direito inerente essas categorias. Hoje, no Brasil, burocracia sinnimo de dificuldade, de afirmao e constante mantenedora do status quo, fazendo com que as pessoas obedeam o que est disposto, caso contrrio no conseguiro objetivar seu direito. Como o Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling diz em suas aulas de Direito Constitucional: A culpa no est em quem manda, mas sim em quem obedece. Sendo os grupos sociais aqueles que se desvincularam daqueles padres prestabelecidos e ergueram-se contra o status quo, para que lhes fosse garantida a

paridade participativa, deve-se considerar que no so os culpados pela sua manuteno, e sim, vtimas, de uma antipoltica do reconhecimento, baseada no simples preconceito. Esta, quando manifestada chega a ser anticonstitucional, uma vez que liberdade de expresso no diz respeito livre expresso do discurso do dio. guisa de concluso, tais grupos sociais devem ter seus direitos garantidos e devem ter paridade participativa, considerando que as teorias da administrao evoluram e passaram a enxergar as relaes sociais como algo importante, tanto para o crescimento do sistema, como a fim de torna-las a favor de seu prprio status.

Referncias Bibliogrficas: WEBER, Max. Teoria da Burocracia (1864-1920) LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho:ensaios sobre sexualidade e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autntica, 2008. FRASER, Nancy. Reconhecimento sem tica. Theory, Culture & Society, v. 18, p. 2142, 2001. Traduo de Ana Carolina Freitas Lima Ogando e Mariana Prandini Fraga Assis.

Вам также может понравиться