Вы находитесь на странице: 1из 26

V i ren e R oxo Ma t e s c o

Unidade II

Contas externas brasileiras

Tpicos da unidade Relaes Internacionais: setor externo Balano de Pagamentos: estrutura bsica Reservas Internacionais: composio Tipos de Emprstimo do FMI Fundo Monetrio Internacional FMI FMI e as Negociaes com o Brasil Indicadores Externos Regime Cambial

Palavras-chave:
Transaes Correntes Poupana Externa Capitais Autnomos e Compensatrios Reservas Internacionais Cmbio Fixo e Flutuante Fragilidade Internacional

4 8

Economia

Sugestes de consultas
a) Extrato da Revista Conjuntura Econmica do IBRE/FGV, em anexo. b) Consultas Sites Banco Central : www.bcb.gov.br Banco Mundial: www.worldbank.org FMI: www.ifm.org. Fundao Getlio Vargas: www.fgv.br IBGE: www.ibge.gov.br IPEA : www.ipea.gov.br
Relaes Internacionais o

Sugestes de Referncias
Vide Item 1.6

levantamento sistemtico de todas as transaes correntes que ocorrem durante um determinado perodo de tempo entre residentes e os no residentes.

Desenvolvimento dos tpicos


Relaes Internacionais: setor externo

Conceito: o levantamento sistemtico de todas as transaes correntes que ocorrem durante um determinado perodo de tempo entre residentes (pessoas fsicas, pessoas jurdicas, instituies sem fins lucrativos e entidades governamentais) e os no residentes. Definido de acordo com o Manual do Balano de Pagamentos do FMI, editado em 1993 e adotado por todos os pases-membros, a partir de 1995.

4 9

V i ren e R oxo Ma t e s c o

Turistas Estrangeiros Residentes Transnacionais em operao no pas Embaixada Categorias

Residentes em seus pases de origem. Nacionais Residentes Residentes Considerada Internacional

1) Fluxo comercial de mercadorias e as prestaes de servio, com contrapartidas monetrias. 2) Movimento permanente monetrio, resultante de emprstimos internacionais de curto e longo prazo e fluxos de entrada e sada de capitais para investimentos diretos 3) Transferncias Correntes (donativos, auxlios, remessas pessoais) sem contrapartida.

DICA: Acompanhe a evoluo das contas externas brasileiras, no extrato da Revista Conjuntura Econmica em anexo.

Balano de Pagamentos: estrutura bsica


Categorias: Correntes: Fluxo real de bens e servios e os pagamentos correspondentes s receitas e despesas realizadas; Capital: Crditos e dbitos resultantes dos fluxos reais, com variaes de crdito - dbito ou em suas reservas monetrias internacionais.

5 0

Economia

Estrutura e Interpretao

1. Balana Comercial: Bens a. Exportao de bens; b. Importao de bens. 2. Servios 2.1 - Viagens Internacionais: Turismo a. Despesas: gastos com residentes em viagens ao exterior. b. Receitas: gastos com estrangeiros no pas. 2.2 - Transportes, Fretes a. Despesas: pagamentos feitos pelos residentes s empresas estrangeiras. b. Receitas: fretes internacionais pagos pelos estrangeiros s empresas nacionais. 2.3 - Seguros a. Despesas: pagamento s seguradoras estrangeiras por prmios e indenizaes da prestao de servios de seguros residentes no pas. b. Receitas: recebimento pelas seguradoras nacionais pelos prmios e indenizaes da prestao de servios de seguros a residentes no exterior. 2.4 - Renda de Capital (lucros e dividendos, lucros reinvestidos, juros decorrentes de emprstimos, linhas de crditos e financiamentos) a. Despesas: so remessas realizadas por residentes do pas (por transnacionais e entidades governamentais) referentes a juros sobre emprstimos contrados no centro financeiro do exterior ou de lucros resultantes dos investimentos diretos estrangeiros.

5 1

V i ren e R oxo Ma t e s c o

b. Receitas: so ingressos realizados por brasileiros no exterior (por empresas e entidades governamentais) referentes a juros sobre emprstimos concedidos no pas ou de lucros resultantes de investimentos realizados por empresas nacionais no exterior. 2.5 - Servios Governamentais e Diplomticos a. Despesas: manuteno de efetivos militares e de atividades diplomticas no exterior. b. Receitas: gastos efetivos pelos servios diplomticos, efetivos militares instalados no pas. 2.6 - Servios Diversos a. Despesas: servios tecnolgicos - assistncia tcnica, fornecimento de tecnologia industrial, marcas, patentes, royalties adquiridos no exterior. b. Receitas: servios tecnolgicos - assistncia tcnica, fornecimento de tecnologia industrial, marcas, patentes, royalties adquiridos no pas.

3. Transferncias Unilaterais - no retribudas Donativos (compulsrios, voluntrios, privados ou oficiais de pases, sem compensaes prvias ou futuras). Doaes para fins assistenciais e reparaes de guerra. Remessas de Renda dos no residentes, oriundas comumente de trabalhos (empregos no exterior). 4. Transaes Correntes (1+2+3) 4.1- Saldo em Transaes Correntes Reais Balana Comercial + Servios no Fatores: fretes, seguros, turismo e servios diplomticos e governamentais (conta 1 e parte da 2).

5 2

Economia

4.2- RLEE Servios de Fatores (salrios, aluguis, juros, lucros e dividendos) + Transferncias Unilaterais (parte da conta 2 e conta 3, a parte referente a salrios e outras remuneraes do trabalho). 5. Conta Capital e Financeira 5.1 Conta Capital
Investimentos Diretos Estrangeiros tem como obje-

Refere-se transferncia de tivo a participao na gespatrimnio de no residentes que pasto de uma empresa de sam a morar no pas, transformandooutro pas. se em residentes. E vice-versa. (essa conta tem pouca importncia em termos de montante de recursos envolvidos) 5.2 Conta Financeira 5.2.1 - Investimentos Diretos Estrangeiros (de risco) So investimentos realizados com o propsito de adquirir participaes numa empresa operando em um pas que no aquele de origem do investidor. O objetivo participar da gesto da empresa (deciso empresarial e estratgica). IDE Difere do investimento de portflio que envolve compras/ vendas de aes e de ttulos de longo prazo sem que o investidor estrangeiro exera controle sobre a empresa. 5.2.1.1 - Brasileiros no Exterior Retorno = (+) IDE ingressados dos residentes no exterior Sada = (-) IDE realizados por residentes no exterior

5 3

V i ren e R oxo Ma t e s c o

5.2.1.2 - Estrangeiros no Pas Ingresso (+) Absoro de IDE Retorno (-) Repatriao 5.2.2 (Re) Investimentos 5.2.3 Emprstimos e Financiamentos de Mdio e Longo Prazo Operaes internacionais, junto a instituies privadas ou oficiais de crdito, destinadas ao funcionamento de projetos e de aquisies externas de alto custo, de iniciativas de grupos de empresrios privados ou governamentais. 5.2.4 Amortizaes de Mdio e Longo Prazos So amortizaes parciais ou totais, de emprstimos e de financiamentos contrados no exterior. Amortizaes crescentes significam que a dvida externa est crescendo. 5.2.5 Capitais de Curto Prazo Contas bancrias internacionais resultantes de movimentos de crdito e dbito de transaes correntes de importao e exportao, ou receitas e despesas de servios, cuja liquidao se opere em curto prazo. Trata-se de compensar dficit de transaes correntes no estruturais, resultantes de desajustes temporais. 5.2.6 Outros Capitais; Capitais Volteis So capitais estrangeiros que operam nas bolsas de valores e nas compras de ttulos do governo, de curto prazo. 6. Erros e Omisses

5 4

Economia

7. Saldo do Balano de Pagamentos (7 = 4 + 5 +6) (+) estoques, logo as reservas internacionais aumentam (-) estoques, logo as reservas internacionais diminuem 8. Movimento de Capitais Compensatrios = Financiamento 8.1 Conta de Caixa (variaes de reservas internacionais) a) Haveres de Curto Prazo no Exterior variao do estoque de moeda estrangeira e ttulos externos de curto prazo em poder da autoridade monetria.

b) Ouro Monetrio Internacional c) DES Liquidez internacional disposio dos residentes nacionais.

d) Reservas em Moeda no F.M.I.

8.2 Emprstimos de Regularizao Crdito obtido junto ao FMI 8.3 Atrasados O Balano de Pagamentos encontra-se equilibrado em seu conjunto quando eventuais dficits ou supervits em transaes correntes (conta 4) so cobertos pelo movimento de capitais autnomos (conta 5). Capital externo sem objetivo de cobrir desajustes ou capitais compensatrios ou induzidos, destinados a cobrir saldos deficitrios no BP (conta 7).

5 5

V i ren e R oxo Ma t e s c o

Reservas Internacionais: composio


a. Ouro

b. Reservas Cambiais: divisas estrangeiras (dlar, libra, yen etc.) c. Ttulos, dos quais o emissor est sediado no Brasil; Depsitos Totais (outros bancos centrais e no BIS; bancos sediados no Brasil e bancos sediados no exterior). DES (Direito Especial de Saque). Reservas em moeda junto ao FMI, contribuio que cada pas-membro faz junto ao FMI, e que possui direito incondicional de saques. Criado no final da dcada de 60, o DES constitui uma forma alternativa de reservas, alocadas ou distribudos em proporo s quotas dos pases-membro. Um DES equivale a pouco mais de um dlar americano. d. Outros ativos de reservas: derivativos e emprstimos a no-residentes no-bancrios e, ainda, cdulas e moedas.

Tipos de Emprstimo do FMI


a. Stand-by - Emprstimo de at cinco anos. O desembolso depende do cumprimento das metas pr-estabelecidas. b. Crdito de Reserva Complementar - Criado recentemente, esse crdito destina-se a socorrer os pases com problemas de balano de pagamentos. Exige um rigoroso programa de ajuste interno. Dica: Acompanhe a evoluo das reservas internacionais do Brasil, na revista Conjuntura Econmica: conjuntura estatstica. p. XVII.

5 6

Economia

Fundo Monetrio Internacional FMI


O FMI foi criado em 27 de dezembro de 1945, por um grupo de 35 pases, com um capital inicial de cerca de US$ 8 bilhes. Iniciou suas operaes apenas em 1 de maio de 1947. A Frana foi o primeiro pas a utilizar os recursos do Fundo. O Brasil passou a fazer parte do FMI em janeiro de 1946. John Maynard Keynes, economista ingls de destaque mundial, participou da reunio, realizada em Bretton Woods em julho de 1944, onde foi criado o FMI. Keynes desenhara um sistema monetrio global centrado na autoridade de um banco central dos bancos centrais, com poder de emisso de moeda escritural de reserva (Bankor), moeda cotada por uma cesta das principais moedas. A proposta de Keynes foi derrotada e o FMI foi criado a partir de um sistema centrado no dlar americano. Keynes previu o fim do FMI em trs dcadas. Criado para atuar como xerife severo da taxa de cmbio, o FMI acabou desmoralizado em 1971 pelos EUA, quando esse desvinculou o padro-ouro como lastro do dlar norte americano, lanando-o como moeda universal. O FMI, de severo controlador das moedas nacionais, passou a condio de auditor dos bancos privados e das contas pblicas dos pases endividados. O FMI tem por objetivo evitar que os desequilbrios nos balanos de pagamentos e nos sistemas cambiais dos pases membros possam prejudicar a expanso do comrcio e dos fluxos de capitais internacionais. O FMI favorece a progressiva eliminao das restries cambiais e concede recursos financeiros temporariamente para evitar ou remediar crises externas, planejando e monitorando programas de ajustes estruturais e favorece assistncia tcnica e treinamento para os pases membros.

5 7

V i ren e R oxo Ma t e s c o

Diviso de votos no FMI


Atualmente, seis pases-membro controlam quase metade dos votos: EUA (US$ 36 bilhes), com 17,78%; Alemanha (US$11,2 bilhes), com 5,54%; Japo (US$11,2 bilhes), com 5,54%; Frana (US$ 10,1 bilhes), com 4,98%; Gr-Bretanha (US$ 7,1 bilhes), com 4,98%; Arbia Saudita (US$ 3,9 bilhes), com 3,45%. Outros 176 pases (US$ 116,9 bilhes), com 57,73%.

As Negociaes do Brasil com o FMI


1954 Governo Getlio Vargas O FMI concede aval para um emprstimo concedido pelo Eximbank, EUA, ao pas. Foi a primeira operao brasileira com o Fundo Monetrio Internacional. Ministro da Fazenda : Oswaldo Aranha.

1958 Governo Juscelino Kubitschek As exportaes brasileiras estavam baixas, 5,7% do PIB. Num acordo com o FMI, a equipe econmica se comprometeu a desvalorizar a moeda nacional, o cruzeiro. Isso tornaria os produtos brasileiros mais baratos no exterior, o que elevaria as receitas de exportao. O Governo JK desistiu do acerto com o FMI para atenuar os ataques internos de que o governo estava entregando o Brasil para os pases

5 8

Economia

estrangeiros. Os desembolsos previstos, de US$ 200 milhes, no foram efetivados. Ministro da Fazenda : Lucas Lopes

1961 Governo Jnio Quadros O Governo Jnio tentou renegociar o pagamento de uma dvida de US$ 300 milhes junto a credores norte-americanos. O acordo foi feito com o aval do FMI. Para isso, o Brasil deveria reduzir o dficit pblico e conter a alta da inflao (48%, em 1961). O Brasil ofereceu como garantia a produo de ouro de 1961 e 1962. Com a renncia de Jnio, o acerto inicial de US$ 2,1 bilhes fracassou. Ministro da Fazenda: Clemente Mariani.

1965 Governo Castello Branco O nvel das reservas internacionais estava baixo. O pas solicitou ajuda ao FMI, e este exigiu em troca o controle do dficit pblico e da inflao. Os recursos foram concedidos, e houve melhora no nvel de reservas internacionais. No perodo entre 1956 1972, praticamente anual, ocorreram diversos acordos stand by entre o FMI e o pas. Ministros da Fazenda: Otvio Gouveia de Bulhes e Delfim Neto.

1983 Governo Joo Figueiredo O pas despendia enorme montante de divisas estrangeiras com importaes de petrleo, o que produzia elevados dficits comerciais. Os servios da dvida externa dobraram e o Brasil teve que recorrer ao FMI. Em sete cartas de inteno o governo prometera controlar os dficits pblicos (interno e externo). O Brasil no cumpriu nenhuma das intenes, e os desembolsos previstos no valor de US$ 5,5 bilhes

5 9

V i ren e R oxo Ma t e s c o

no se realizaram, e o pas recebeu somente US$ 2,2 bilhes. Ministro da Fazenda: Delfim Neto. 1984 Governo Joo Figueiredo O FMI suspendeu o acordo com o pas por descumprimento de metas. Ministro da Fazenda: Delfim Neto.

1988 - Governo Jos Sarney Um ano aps decretar moratria (1987), pelo ento Ministro Dlson Funaro, o Brasil era visto com desconfiana pela comunidade financeira internacional. Em abril, aps a sada de Dlson Funaro, o seu sucessor, Ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, foi ao FMI para discutir a securitizao da dvida externa brasileira, o que seria o embrio do Plano Brady. O Brasil precisou de aval do FMI para voltar a ser aceito nas mesas de negociao internacionais. Em troca, o pas se comprometeu a reduzir as despesas pblicas, mas no cumpriu com o acordo. O Brasil solicitou um emprstimo de US$ 1,4 bilho, mas recebeu apenas US$ 477 milhes. Ministro da Fazenda: Malson da Nbrega substituiu Luiz Carlos Bresser Pereira.

1992 Governo Fernando Collor de Melo O Brasil passava por uma crise que combinava recesso, inflao e descrdito no exterior, e, nesta fase, negociou duas vezes com o FMI. O acordo serviria para melhorar a imagem do pas no exterior. Mais uma vez, a contrapartida era a reduo do dficit pblico, o que no aconteceu. O acerto de US$ 2 bilhes foi cancelado pela renncia de Fernando Collor de Melo. Ministra da Fazenda: Zlia Cardoso de Melo.

6 0

Economia

Em 1992, o pas fez um acordo de renegociao da dvida externa do pas junto ao Clube de Paris, sem o aval do FMI. Ministro da Fazenda: Marclio Marques Moreira.

1998 Governo Fernando Henrique Cardoso O Brasil perdeu enormes volumes de reservas internacionais, em decorrncia da crise externa e da manuteno do regime de cambio semifixo (sistema de bandas). O dficit em transaes correntes ficou acima de 4% do PIB e o dficit pblico nominal ficou em quase 8% do PIB. O pas negociou, em outubro, um emprstimo socorro de cerca de US$ 41 bilhes. Ministro da Fazenda: Pedro Malan.

2001 - Governo Fernando Henrique Cardoso O governo negociou em setembro um emprstimo blindagem, stand by, de cerca de US$ 15,7 bilhes. O objetivo deste acordo foi o receio do impacto da crise Argentina sobre a economia brasileira descontrole da taxa de cmbio e suas conseqncias para a economia do pas. Ministro da Fazenda: Pedro Malan.

2002 - Governo Fernando Henrique Cardoso A crise na Argentina e o stress do processo eleitoral no pas levaram o Governo FHC a negociar um emprstimo stand by, em agosto de 2002, no valor de US$ 30 bilhes, dos quais US$ 6 bilhes foram liberados no final do mesmo ano. O restante foi liberado em 2003, depois dos acertos de continuao de alcance das metas fiscal e de inflao acertadas no incio de 2003 com o Governo Lula. Ministro da Fazenda: Pedro Malan.

6 1

V i ren e R oxo Ma t e s c o

2003 A 2005 - Governo Luis Incio Lula da Silva O Governo Lula decidiu negociar um novo emprstimo com o FMI no valor de US$ 14,4 bilhes, dos quais US$ 8,0 bilhes referiamse parcela vincenda do emprstimo de 2002 e US$ 6,4 bilhes de recursos novos. A deciso deste novo acordo foi para aumentar o nvel das reservas internacionais. Em maro de 2005, o Governo decidiu no mais renovar o acordo com o FMI, encerrando um longo ciclo de negociaes. Ministro da Fazenda: Antonio Palocci.

Indicadores Externos

Anotaes: ___________________________________________________ ________________________________________________________________________

6 2

Economia

Anotaes: ___________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________

6 3

V i ren e R oxo Ma t e s c o

Regime Cambial Representa o conjunto de regras ou o modus operandi do mercado de cmbio nos diferentes pases ou em diferentes perodos de tempo. O Regime Cambial pode ser: Conversvel. Quando a sociedade pode trocar a moeda nacional pela estrangeira sem muita restrio; Inconversvel. Quando no permitida a troca da moeda estrangeira pela nacional.
Regime Cambial representa o conjunto de regras ou o modus operandi do mercado de cmbio nos diferentes pases ou em diferentes perodos de tempo.

Conceito Taxa de Cmbio Nominal o preo de uma moeda nacional em relao a uma outra moeda estrangeira: Taxa de Cmbio = R$ / US$ (real por dlar americano) Taxa de Cmbio Real o preo relativo entre os bens estrangeiros e os de origem nacional. Os ajustamentos de desvalorizao (valorizao) elevam (reduzem) o preo da divisa estrangeira, com a conseqente queda (expanso) do valor relativo da moeda nacional.

A Taxa de Cmbio pode ser: Fixa. O Banco Central atua para manter inalterada a taxa de cmbio nominal. Flutuante

6 4

Economia

a) Livre. Depende do mercado de oferta e demanda de divisas. No h interveno por parte do Banco Central. b) Controlada/Ancorada/Monitorada pelo Banco Central. Tambm considerada como flutuao suja, porque tem a participao do Banco Central. Como exemplo, no Brasil, vigorou, entre o incio do Plano Real em 1994, at 13 de janeiro de 1999, o Sistema de Bandas limite pr-estabelecido da variao da taxa de cmbio nominal.

Anotaes: ___________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________


6 5

V i ren e R oxo Ma t e s c o

Questes bsicas com respostas


1. O que significa capital estrangeiro voltil? Capital voltil aquele que se transfere instantaneamente de um lugar (ou pas) para o outro em funo de modificaes de taxas de juros e dos riscos dos negcios.

Custo brasil constitui um custo adicional imposto s empresas nacionais, na forma de juros, tributao, infra-estrutura (transporte, portos) e encargos sociais, que reduz a competitividade sistmica do pas.

2. Para resolver o problema de dficit na conta comercial a sada a recesso econmica? No necessariamente. O dficit na conta de comrcio depende tambm da taxa de cmbio e de outros custos relativos para o exportador e o importador. Porm, h uma relao direta entre o nvel de atividade econmica e o de importao. 3. Por que o custo brasil constitui um dos fatores determinantes da conta comercial do pas com o resto do mundo? Porque ele constitui um custo adicional imposto s empresas nacionais, na forma de juros, tributao, infra-estrutura (transporte, portos) e encargos sociais, que reduz a competitividade sistmica do pas. 4. Para combater a inflao a melhor maneira seria controlar os preos de mercado? No. Os controles de preo (teto e piso) resultam em racionamento, incluindo filas de espera e discriminao dos consumidores, alm de alterar a qualidade do produto e facilitar a existncia de mercado negro.
6 6

Economia

5. O que uma economia estabilizada? a que evolui temporalmente de modo que a produo coincida com a capacidade de produo normal.

6. Pode ocorrer inflao em uma economia estabilizada?

Sim, pode haver inflao inercial constante, herana de perodos anteriores de desestabilizao, inflao que se mantm estvel, sem acelerar ou desacelerar, enquanto o gap estiver zerado.

7. A recesso econmica um mecanismo eficaz de combate da inflao? Sim, a recesso desacelera a inflao, devido ao gap negativo entre a capacidade de produo e a produo.

8. O que uma economia indexada? a que possui meios de conta que no so simultaneamente meios de troca. As funes clssicas da moeda ficam ento divididas; algumas moedas como meios ou unidades de conta, e outras como meio de troca ou de pagamentos (o meio de troca tende a ser nico).

9. Uma desvalorizao cambial, com impacto positivo sobre as exportaes, tende a causar inflao? No, necessariamente. A desvalorizao cambial causa estmulo demanda agregada relativamente oferta agregada. No entanto, se a

6 7

V i ren e R oxo Ma t e s c o

economia estiver operando abaixo de sua capacidade produtiva (recesso), a desvalorizao cambial no trar efeitos sobre os preos.

10. Os emprstimos estrangeiros so nocivos economia? No necessariamente. Os emprstimos sero benficos quando o seu valor investido de forma produtiva. Em caso contrrio, o consumo futuro ter de ser reduzido para pagar a dvida externa futura.
Os emprstimos estrangeiros no so nocivos economia.

11. Por que o resultado da conta de transaes correntes importante para os analistas de modo geral? Porque as transaes nela ocorridas afetam diretamente a Renda Nacional. Se o resultado for positivo significa que o pas est recebendo recursos que podem ser utilizados para pagamento da dvida externa ou para realizar investimentos no exterior. Se o resultado for negativo, ento h necessidade de buscar capital estrangeiro e/ou diminuir as reservas internacionais.

12. O programa de privatizao brasileiro ajuda a melhorar a performance do balano de pagamentos? Sim. Quando a aquisio de uma empresa estatal feita por capital estrangeiro, isso causa impacto positivo sobre a conta de capital do balano de pagamentos.

6 8

Economia

13. A elevao da taxa de crescimento econmico inflacionria? No. O aumento da capacidade da produo associado ao aumento da produo eleva a oferta de bens e servios e tambm a renda e, por decorrncia, a demanda agregada. Ou seja, o aumento da oferta conduz ao aumento da demanda agregada, logo no h impacto sobre o nvel de preo.

14. Quais so algumas vantagens das transaes internacionais? So pelo menos cinco os ganhos de eficincia oriundos das transaes entre pases. a) maior especializao na produo de bens; b) maior diversificao dos produtos; c) maior diversificao das opes de portiflios dos agentes, reduzindo os riscos; d) maior possibilidade de antecipao de consumo futuro; e, e) ampliao da concorrncia dos mercados domsticos.

15. Quando ocorre flutuao suja da taxa de cmbio? A flutuao da taxa de cmbio considerada suja quando o Banco Central intervm no mercado, comprando ou vendendo divisas estrangeiras.

16. Por que as fortes oscilaes cambiais afastam os investidores estrangeiros? Porque as oscilaes podem trazer enormes prejuzos aos investidores. Assim, essas oscilaes representam riscos para o investidor, que

6 9

V i ren e R oxo Ma t e s c o

para no diminuir suas aplicaes exige maior retorno (elevado diferencial entre taxa de juros interna e externa).

17. O que base monetria? Na verdade, a base monetria representa todo o dinheiro em circulao na economia, constituindo o somatrio das reservas bancrias e do papel moeda emitido.

18. A moeda um dos fatores responsveis pelo avano tecnolgico? Sim. A moeda possibilita a realizao de trocas extensas e, por conseguinte, de uma enorme especializao na produo e diversificao no consumo entre mercados, s vezes muito distantes entre si.

19. Por que as pessoas aceitam papel-moeda sem lastro e nem sempre aceitam cheques como forma de pagamento? Porque o papel-moeda uma conveno social formal (garantida pelo estado) e informal (os indivduos a aceitam). J os cheques constituem uma conveno parcial, sem garantias formais do estado.
O papel-moeda uma conveno social formal (garantida pelo estado) e informal (os indivduos a aceitam).

20. Por que a alavancagem bancria tem o seu valor sempre maior que 1 (um)? Porque os bancos emprestam dinheiro de seus depositantes, e os seus depsitos so um mltiplo do patrimnio prprio do banco.

7 0

Economia

21. Uma taxa de juros interna elevada sempre atrai capital estrangeiro? No necessariamente. O diferencial entre a taxa de juros interna e ex-

Uma taxa de juros interna elevada nem sempre atrai capital estrangeiro.

terna determinante, porm outros fatores como desvalorizao cambial e risco interno so tambm relevantes.

22. O conceito de moeda escritural o mesmo de moeda bancria? Sim. Moeda escritural ou bancria constitui o total de depsitos vista dos bancos comerciais. J a moeda manual constitui o total de moeda em poder do pblico.

23. Quais so algumas vantagens das transaes internacionais. So pelo menos cinco os ganhos de eficincia oriundos das transaes entre pases: a) Maior especializao na produo de bens; b) Maior diversificao dos produtos; c) Maior diversificao das opes de portflios dos agentes, reduzindo os riscos; d) Maior possibilidade de antecipao de consumo futuro; e, e) Ampliao da concorrncia dos mercados domsticos.

24. O que senhoriagem? So os recursos reais obtidos pelo governo devido sua faculdade de emitir moeda.
7 1

V i ren e R oxo Ma t e s c o

25. Quais so os principais riscos tpicos do negcio bancrio? So basicamente trs, a saber: a) Liquidez. Excesso de obrigaes de curto prazo relativamente s aplicaes de longo prazo; b) Inadimplncia. No recebimento dos pagamentos pelas aplicaes realizadas; c) Riscos de exposio. Relativos s variaes de juros, de cmbio ou de outras condies, que afetem diferentemente o passivo e o ativo do banco. claro que pode haver outros riscos (fiscais, trabalhistas, de incndio, etc.), mas no so tpicos do negcio bancrio.

26. O que hedge? So operaes de compra de seguro, como, por exemplo, nos mercados futuros e de derivativos, contra riscos de exposio considerados excessivos, ou indesejados.

27. A abertura internacional da economia elimina as empresas nacionais menos eficientes que suas congneres no estrangeiro? No necessariamente, pois diviso internacional de trabalho, decorrente da ao do livre mercado, se d de acordo com vantagens comparativas, e no absolutas. Logo, a abertura econmica apenas provoca especializao dentro das economias nos setores de maior vantagem comparativa.

7 2

Economia

28. O que moeda fiduciria? Moeda sem lastro em ouro ou em qualquer outro bem valioso. Como, por exemplo, o papel-moeda.
Moeda fiduciria a moeda sem lastro em ouro ou em qualquer outro bem valioso.

29. Quais so os conceitos mais importantes relativos taxa de cmbio? So trs os conceitos referentes taxa de cmbio. a) nominal, estabelece a cotao (razo) entre duas moedas a nacional e a estrangeira; b) real, estabelece o relativo de preo entre o produto nacional e o estrangeiro; e c) efetiva, estabelece a relao de preos com todos os (ou a maioria) dos parceiros comerciais. A taxa de cmbio efetiva mensura a ponderao das diversas taxas reais de cmbio, de acordo com a importncia dos parceiros comerciais.

Avaliao do conhecimento da unidade


No envie planilha em Excel. As respostas devem ser enviadas em programa Word.
Voc receber, um pedido por e-mail, cuja soluo dever ser encaminhada professora Virene (vmatesco@aol.com) com cpia para o CPEAEx/EAD (ead.cpeaex@eceme.ensino.eb.br).

7 3

Вам также может понравиться