Вы находитесь на странице: 1из 9

1 TEMA: MINISTRIOS 1- DOM DE DEUS E BUSCA HUMANA

INICIO O mistrio da santa Igreja manifesta-se na sua fundao. O Senhor Jesus deu incio Sua Igreja pregando a boa nova do advento do Reino de Deus prometido desde h sculos nas Escrituras: cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus est prximo (Cf. Mc. 1,15; Cf. Mt. 4,17). Este Reino manifesta-se na palavra, nas obras e na presena de Cristo. PALAVRA DO SENHOR A palavra do Senhor compara-se semente lanada ao campo (Cf. Mc. 4,14): aqueles que a ouvem com f e entram a fazer parte do pequeno rebanho de Cristo (Cf. Luc. 12,32), j receberam o Reino; depois, por fora prpria, a semente germina e cresce at ao tempo da messe (Cf. Mc. 4, 26-29). MILAGRES DE JESUS Tambm os milagres de Jesus comprovam que j chegou terra o Reino: Se lano fora os demnios com o poder de Deus, que chegou a vs o Reino de Deus (Cf. Luc. 11,20; Cf. Mt. 12,28). Mas este Reino manifesta-se, sobretudo na prpria pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio para servir e dar a sua vida em redeno por muitos (Cf. Mt. 10,45). ESPRITO SANTO E quando Jesus, tendo sofrido pelos homens a morte da cruz, ressuscitou, apareceu como Senhor e Cristo e sacerdote eterno (Cf. At. 2,36; Cf. Hebr. 5,6; 7, 17-21) e derramou sobre os discpulos o Esprito prometido pelo Pai (Cf. At. 2,33). Pela Igreja, enriquecida com os dons do seu fundador e guardando fielmente os seus preceitos de caridade, de humildade e de renuncia, recebe a misso de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos e constitui o germe e o princpio deste mesmo Reino na terra. Enquanto vai crescendo, suspira pela consumao do Reino e espera e deseja juntar-se ao seu Rei na glria.

CARTA APOSTLICA MINISTERIA QUAEDAM

Na Carta Apostlica Ministeria quaedam (de 15 de agosto de 1972) , o Papa Paulo VI, assim se refere aos ministrios: A Igreja instituiu, j em tempos antiqssimos, alguns ministrios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar servios ao povo de Deus, segundo as suas necessidades; com esses ministrios eram confiadas aos fiis funes da liturgia sagrada e do exerccio da caridade, que exerceriam conforme as diversas circunstncias.

2- CARISMA E MINISTRIO: DISTINGUINDO E UNINDO MINISTRIO Ministrio no status e nem privilgio, dom e graa, tarefa de todos e todo cristo batizado co-responsvel pela Igreja e salvao de seus fiis, est ai a necessidade do cumprimento da misso, se colocar a servio, se fazendo da prpria vida ministerialidade da Igreja como uma comunho, uma unio de conscincia, de coraes e de vida. Em resumo Ministrio um carisma, ou seja, um dom do alto, do Pai, pelo Filho no Esprito nos torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades e servios ministeriais em ordem de salvao (LG 12). CARISMA Nem todo carisma, porm, ministrio. A dimenso do servio deve caracterizar todo carisma (Cf. 1Cor 12,7-25; Cf. Rm 12,9-21) e seu portador deve aspirar ao Dom maior, que o amor (Cf. 1Cor 13, 1-14 ).Mas s pode ser considerado ministrio o carisma que, na comunidade e em vista da misso na Igreja e no mundo, assume a forma de servio bem determinado, envolvendo um conjunto mais ou menos amplo de funes, que responda a exigncias permanentes da comunidade e da misso, seja assumido com estabilidade, comporte verdadeira responsabilidade e seja acolhido e reconhecido pela comunidade eclesial.

3- O QUE SE ENTENDE POR MINISTRIO?

MINISTRIO = MINISTERIUM (LATIM) A palavra ministrio (do latim, ministerium) traduo da palavra grega diaconia significa servio dos irmos para os irmos; servio prestado a comunidade, funo servil onde todo cristo chamado a servir, uma espcie de prestao de servios prestado comunidade, respondendo a uma necessidade duradoura ou permanente. A pessoa que tem esta funo representa a prpria comunidade, agindo com muita cautela, longe de ser autoritrio, longe de exercer poder, por isso o chamado a fazer de modo espontneo e organizado. MINISTRIO = TESTEMUNHO Os ministrios so testemunhos de servio a Deus, Igreja e aos irmos, onde um s Ministrio se completa com o outro, tornando-se necessrios e dependentes, sem poderem como membros dizer um ao outro que mais importante e que no depende um do outro. 4- TIPOLOGIA DOS MINISTRIOS MINISTRIOS ORDENADOS
A- MINISTRIOS ORDENADOS: So quando o ministrio , ao mesmo tempo,

reconhecido e conferido ao seu portador atravs de um sacramento especfico, institudo por Cristo, o sacramento da Ordem, que visa a constituir os ministros da unidade da Igreja na f e na caridade, de modo que a Igreja se mantenha na tradio dos Apstolos e, atravs deles, fiel a Jesus, ao seu Evangelho e sua misso. No Sacramento da Ordem, o prprio Cristo que investe da sua autoridade aos ministros ordenados. O ministrio ordenado ou sacerdcio ministerial est a servio do sacerdcio batismal. Garante que, nos sacramentos, Cristo que age pelo Esprito Santo para a Igreja. A misso de salvao confiada pelo Pai a seu Filho encarnado confiada aos apstolos e, por meio deles, a seus sucessores: recebem o Esprito de Jesus para agir em seu nome e em sua pessoa. Assim, o ministro ordenado e consagrado pelo sacramento da ordem (padres, diconos e religiosos) o elo sacramental que liga a ao litrgica quilo que disseram e fizeram os apstolos, e, por meio destes, ao que disse e fez Cristo, fonte e fundamento dos sacramentos.

Dentro do Ministrio Ordenado, so conferidos aos sacerdotes os seguintes ministrios: MINISTRIO ECLESIAL Ministrio eclesial - O prprio Cristo a fonte do Ministrio na Igreja. Instituiu-a, deu-lhe autoridade e misso, orientao e finalidade: Para apascentar e aumentar sempre o Povo de Deus. Cristo Senhor instituiu em sua Igreja uma variedade de ministrios que tendem ao bem de todo o Corpo. Pois os ministros que so revestidos do sagrado poder servem a seus irmos para que todos os que formam o Povo de Deus cheguem salvao. MINISTRIO APOSTLICO Ministrio Apostlico - Jesus confiou a Pedro uma autoridade especfica: "Eu te darei as chaves do Reino dos Cus: o que ligares na terra ser ligado nos Cus, e o que desligares na terra ser desligado nos Cus" (Mt 16,19). O "poder das chaves" designa a autoridade para governar a casa de Deus, que a Igreja. Os presbteros receberam um poder que Deus no deu nem aos anjos nem aos arcanjos. Deus sanciona l no cu tudo o que os sacerdotes fazem aqui na terra. MINISTRIO DA RECONCILIAO Ministrio da Reconciliao - A vontade de Cristo que toda a sua Igreja seja, na orao, em sua vida e em sua ao, o sinal e instrumento do perdo e da reconciliao que "Ele nos conquistou ao preo de seu sangue". Mas confiou o exerccio do poder de absolvio ao ministrio apostlico, encarregado do "ministrio da reconciliao" (2Cor 5,18). O apstolo enviado "em nome de Cristo", e " o prprio Deus" que, por meio Dele, exorta e suplica: "Reconciliai-vos com Deus" (2Cor 5,20).

B- MINISTRIOS NO ORDENADOS MINISTRIOS NO ORDENADOS Ao lado dos Ministrios Ordenados, a Igreja reconhece tambm o lugar dos Ministrios no Ordenados que seja apto para assegurar um especial servio da mesma Igreja. So os que tm como base o batismo e a crisma. No esto acima do padre, no o superam, mas prestam um servio voluntrio dentro da conscincia e espiritualidade exigida pelo ministrio, uma vez que preenchido os requisitos de vivencia e pratica na Igreja. Este ministrio sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida crist autntica, sejam maduros na f, e possam servir a Igreja, sendo estes reconhecidos, confiados ou institudos. MINISTRIOS RECONHECIDOS
A) ministrios simplesmente reconhecidos (s vezes, impropriamente, chamados ministrios

de fato ), quando ligados a um servio significativo para a comunidade, mas considerado no to permanente , podendo vir a desaparecer, quando variarem as circunstncias;
MINISTRIOS CONFIADOS

B) ministrios confiados, quando conferidos ao seu portador por algum gesto litrgico simples ou alguma forma cannica; MINISTRIOS INSTITUDOS,

C) ministrios institudos, quando a funo conferida pela Igreja atravs de um rito litrgico chamado instituio;

2 TEMA: A FUNO DOS MINISTROS EXTRAORDINRIOS DA COMUNHO 1- DIRETRIZES GERAIS DOS MINISTRIOS DA COMUNHO, DA BENO, DO CONSOLO E DA ESPERANA MINISTRIO DA COMUNHO Ministrio sagrado que deve ser exercido por leigos que tenham uma vida crist autntica, sejam maduros na f, e possam servir a Igreja. Alm disso, o Ministro extraordinrio da comunho eucarstica deve ter uma boa formao doutrinria, pois pode tambm realizar a celebrao da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relao Eucaristia e as condies para receb-la dignamente. Isto exige conhecimento da doutrina da Igreja. Os ministros extraordinrios auxiliam os ministros ordenados na tarefa pastoral e juntos manifestam que a Igreja toda ministerial, com uma grande responsabilidade: o de distribuir a Sagrada Comunho a si e aos outros, bem como o de levar a Sagrada Comunho aos enfermos. O ministro designado para um encargo to grande e deve esforar-se acima de todos por distinguir-se pela vida crist, pela f, pelos costumes e por viver intensamente este ministrio, pelo qual a unidade da Igreja apropriadamente significada e admiravelmente realizada e devem crescer na orao, na f, na caridade, na comunho e na fidelidade para a edificao do Reino de Deus. Alm disso, uma vez que somos um s corpo, mesmo sendo muitos os que participam de um s po, distribuindo a Eucaristia aos irmos e irms procura exercer intensamente a caridade, segundo o preceito do Senhor, o qual, ao entregar seu Corpo aos discpulos para que dele comessem, disse-lhes: Isto vos mando, que vos ameis uns aos outros!

MINISTRIO DA BENO O Ministro Extraordinrio da Beno escolhido para um servio muito importante na comunidade: o de ser instrumento da Beno de Deus para as pessoas, nas diversas circunstncias da vida. Fonte e origem de toda bno Deus, bendito acima de tudo, o Deus de bondade, que fez todas as coisas para cobrir de bnos as suas criaturas, e que sempre as abenoou.

As bnos da Igreja so aes litrgicas; o ministrio da bno est unido com o exerccio especial do sacerdcio comum dos fiis cristos, cuja graa lhes foi comunicada no Batismo e na Confirmao. Em vista da prpria funo ou por exercerem um ministrio extraordinrio, ou por desempenharem outras tarefas peculiares na Igreja, gozando notoriamente de bom conceito quanto ao preparo pastoral e prudncia no cumprimento dos prprios deveres apostlicos, podero celebrar certas bnos, de acordo com as bnos contidas no ritual de bnos contidas no Ritual de Bnos para ministros leigos e usando a veste aprovada pela diocese. Essa misso exige uma autntica vida crist, marcada pela f, esperana e caridade, pautada pela orao e pelo testemunho de vida, sendo uma presena indispensvel da Igreja junto ao povo de Deus. MINISTRIO DO CONSOLO E DA ESPERANA funo desse Ministrio presidir exquias, acompanhar as famlias enlutadas, levando o conforto espiritual atravs da Palavra de Deus. Os fiis falecidos tm o direito de que se celebrem por eles as exquias eclesisticas, o que comumente chamamos de encomendao. A famlia enlutada tem o direito de ser consolada com as palavras de f. Por isso, a Igreja se faz presente junto dela, atravs desse ministrio. Esta misso exige uma autntica vida crist, marcada pela esperana na ressurreio, pautada pela orao e pelo testemunho de vida. Deste modo, poder ser uma presena indispensvel da Igreja junto aos que sofrem pela perda de um ente querido, e a firme esperana de que s o cu nos resta, e que a morte no o fim, mas sim uma passagem eterna para os braos de Deus Pai. 2- NORMAS COMUNHO PRTICAS PARA OS MINISTROS EXTRAORDINRIOS DA

CONSCIENTIZAO O Ministro Extraordinrio da Comunho Eucarstica um servidor e dever

conscientizar-se de que a sua preocupao deve estar voltada para uma relao intima entre o ministrio, Jesus e a comunidade, ou seja, a pessoa deve carregar consigo que o ministrio estar a servio de Jesus antes da comunidade, isto , uma intimidade de pura espiritualidade, tornando essa comunidade mais crist, mais missionria e ativa a caminho da salvao.

COMPROMISSO O Ministrio requer a conscincia do compromisso assumido mediante Cristo e a comunidade para isso o Ministro extraordinrio da comunho eucarstica deve buscar conhecer melhor sua f e o esprito de vivncia comunitria e que seja um promovedor e transformador da fraternidade. Portanto todos os ministrios devem ser exercidos em um esprito de servio fraterno e dedicao Igreja, em nome do Senhor. ESPIRITUALIDADE Na sua espiritualidade, o Ministro, por ser perante o mundo testemunho da ressurreio e da vida do Senhor Jesus, e sinal do Deus vivo, deve-se aprimorar na orao, praticar a penitncia, conhecer os documentos da Igreja e viver a doutrina crist. O aprimoramento espiritual dos Ministros Extraordinrios da Sagrada Comunho consiste no aprofundamento, escuta e vivncia da Palavra. O Ministro se dispe a caminhar em nome de Jesus e da comunidade at o irmo e leva-lhe o Po da Vida! responsabilidade da comunidade dar ateno primeira aos mais necessitado fazendo chegar at eles a fora do Po Vivo, a Eucaristia. ATRIBUIES 1- Ajudar o sacerdote e o dicono a distribuir a Santa Comunho nas Missas, quando o nmero de fiis o exigir; 2- Distribuir a Santa Comunho a si e aos outros fiis nos Cultos (Celebrao da Palavra com distribuio da Santssima Eucaristia) por eles presididos;
3- Levar a Comunho aos doentes em casa e instituies de sade e confort-los;

4- Dirigir o culto litrgico na ausncia do sacerdote; 5- Pregar a Palavra de Deus, na ausncia do sacerdote ou do dicono, durante o culto dominical; 6- Presidir as oraes nos funerais, na ausncia do sacerdote ou dicono; 7- Expor e repor o Santssimo Sacramento nas adoraes, sem dar a Bno do Santssimo, (o que prprio do sacerdote e do dicono, por serem eles os ministros ordinrios da Eucaristia). 8- Fazer as oraes junto aos agonizantes, sem dar a Uno dos Enfermos, a qual reservada unicamente ao sacerdote;

9- Dar as bnos facultadas tambm aos leigos, segundo o novo Ritual de Bnos por Ministros Leigos; 10- Fazer parte integrante da Equipe de Liturgia; 11- Estar atento s necessidades da comunidade e promover a unio de todos, estando-se em comunho plena e total com os pastores e fidelidade doutrina da Santa Igreja. 12- Estar em profunda comunho e unidade com o proco, mantendo-o informado da situao das pessoas, famlias e doentes que visita, e acompanhando-o quando as circunstncias exigirem. ORAO Senhor Jesus, Tu me destes a graa de ser Ministro e servo de Teu Corpo abenoado. Quantas vezes levo o calor da Tua visita aos doentes da minha comunidade e distribuo Teu Corpo aos homens e mulheres famintos na hora da Celebrao da Missa. Tenho muita alegria em ser Teu servidor e poder encontrar pessoas simples, pobres, doentes e idosas esperando a visita reconfortadora de Teu amor. Que eu seja digno servidor, que eu possa ter sempre na minha vida esta atitude de servio e dom que transpareceram to belamente em Tua trajetria humana. Hoje ainda, na glria, no ministrio do sinal do po, Tu Te entregas aos homens e Te serves de minhas mos e de minha vida para fazer-Te oferenda. Amm! PERGUNTAS 1Qual a principal caracterstica do Ministrio Extraordinrio da Comunho perante o povo e mediante a Igreja?
2-

Quais as principais virtudes que os Ministros Extraordinrios da Comunho devem procurar exercer para bem servir ao seu ministrio?

3-

Quais os diferentes tipos de ministrios?

4-

Como voc pretende exercer o seu ministrio e quais atribuies voc pretende assumir?

Вам также может понравиться