Вы находитесь на странице: 1из 27

SABEDORIA

Pv 1.1-7

VOC SABE A DIFERENA ENTRE SER SBIO E SER SABIDO?

A sabedoria para a vida como ar para o corpo: essencial! Quantos erros cometemos e depois detectamos que foi por falta de sabedoria. No mundo em que vivemos a sabedoria manchada pelo relativismo, no qual tudo se torna uma questo de ponto de vista.

Porm para ns, cristos, a verdadeira sabedoria tem como princpio o temor do Senhor (Pv 1.7). Esse temor ao Senhor o nosso ponto de partida para sermos sbios diante de Deus e no aos nossos prprios olhos (Pv 3.7).

QUAL A PRIORIDADE NA VIDA? Lucas 12: 29-31

A fama, o dinheiro, os prazeres parecem prometer felicidade. por essa razo que tantas pessoas perseguem essas coisas como prioridade mxima da vida. muito importante observar que muitos que alcanam essas coisas ainda sentem-se infelizes e incompletos. Infelizmente, na corrida da vida, muita gente no tem tempo para Deus. No podemos deixar Deus em ltimo lugar em nossa lista de prioridades. Ele a prioridade mxima da vida. Um conselho bblico muito claro: Buscai, antes de tudo, o Seu reino.

REFLEXO Quando Deus ser prioridade em minha vida?

A vida com Deus se enquadra em todos os estgios e situaes de nossa vida. Sabedoria dar glria a Deus hoje, independente do estgio ou situao em que nos encontramos. Seria no mnimo desonesto recebermos de Deus tudo o que temos e no utilizarmos nada para a Glria Dele. Sua vida, sua inteligncia, habilidades, personalidade, lutas; tudo o que voc e possui pode ser potencialmente utilizado para honrar o Rei da Glria. Foi passa isso que fomos criados (Is 43.7), essa a nossa prioridade. A nossa prioridade : Buscar o reino de Deus e a Sua justia.

Por que ser honesto, se ningum ?

2 Reis 5: 19-27

Qual a definio de honestidade?

REFLEXO
Ser que a ocasio faz o ladro? Ser que a desonestidade est sozinha? Costuma estar associada a outros pecados? De onde vem a honestidade? Da formao? Educao? Ou f?

1- NO ABAIXE O PADRO MORAL


Quando fazemos esse questionamento visando nos igualar aos desonestos, abaixamos nosso nvel moral. Isso o inverso de sabedoria. Geazi abaixou o nvel. Ele, que tinha grande oportunidade de se tornar algum sbio e de alto padro moral, pois andava como homem de Deus, usou sua sabedoria e posio para obter algo que no lhe era devido, sofrendo durante por causa disso.

2- ELE O PADRO MORAL Nossa sabedoria deve servir como referencial para elevar o padro moral da sociedade em que vivemos. Ns somos a luz do mundo (Mt 5.14), o referencial que Deus quer usar para dirigir as pessoas de volta para Ele.

3- SEJA SBIO AOS OLHOS DE DEUS Ser sbio aos olhos do mundo levar vantagem em tudo. Ser sbio aos olhos de Deus temer a Ele em tudo e evitar o mal (Pv 16.6). No troque os princpios divinos por nada nesse mundo. Algum disse: Minutos de prazer no compensam anos de tristeza. No final, veremos quem foi sbio.

Quanto vale uma boa reputao?

Provrbios 22: 1

Como importante ter um bom nome! H quem busque posio social e riquezas sem importar-se com reputao. Tal procedimento insensato. Em muitos casos at melhor renunciar os prprios direitos para preservar o bom nome. Uma boa reputao no s beneficia quem a possui, mas tambm a todos quantos so inspirados pela influncia de algum famoso por suas boas qualidades.

REFLEXO Que qualidades principais fazem o bom nome de algum?

1- VOC TEM QUE SER CONHECIDO PELO QUE .

Por mais que a mdia coloque a pessoa em evidncia pelo que faz, o valor do ser humano est no que ele , no nos papis que interpreta na vida. A sociedade carente de bons modelos para imitar. O povo acaba seguindo qualquer um. Seja voc mesmo. Avalie-se diante de Deus para buscar Nele a transformao necessria, no para se tornar igual a algum, mas para se tornar integralmente voc, como Deus planejou. Seja autntico.

2- VOC CONHECIDO PELO QUE FALA

Conhecemos mais sobre voc quando voc fala sobre outras pessoas. Nossa boca testemunha sobre a nossa reputao. Quando murmuramos, julgamos, denunciamos ou quando louvamos, cantamos e exaltamos a Deus, mesmo na adversidade, mostramos quem somos. Seremos conhecidos e julgados pelo o que sai da nossa boca (Mt 12.3337). Nossa reputao ficar manchada quando nossas palavras testemunharem contra ns.

3- VOC CONHECIDO PELO O QUE REPRESENTA

Somos representantes de Deus na Terra. Nosso papel na sociedade uma das formas como fazemos isso. Sendo assim, carregamos a responsabilidade de ser de boa reputao para que o nome do Senhor no seja envergonhado. Sabedoria ser voc mesmo, cumprindo o seu papel no local onde est inserido, refletindo a glria de Deus.

4
Como alcanar o sucesso?
Salmo 1: 1-6

O sucesso na vida no est ligada apenas ao aspecto financeiro e profissional, h outras qualidades importantes para o verdadeiro sucesso, uma vida plena perante Deus e os homens. Esse salmo apresenta conselhos sbios para o sucesso na vida:

No se envolver com os maus. V.1 Beber dos princpios sbio de Deus pelo estudo da bblia. V.2 Adquirir estabilidade que vence o tempo de crise. V.3 No possuir a inconstncia dos maus. V.4 Ser inculpvel perante Deus e os homens. V.5 Possuir a confiana de que Deus recompensa a justia. V.6

1- SUCESSO NO SINNIMO DE RECONHECIMENTO PBLICO DIANTE DOS HOMENS A vida mais do que construir monumentos para si diante dos homens; mais do que ouvi-los, andar com eles, estar onde esto; prestar ateno, analisar com preciso os preceitos de Deus, com a finalidade de prestar-lhe obedincia. O conselho dos mpios no vale nada quando comparados com a sabedoria que Deus pode nos dar atravs de Sua palavra. Aquele que investe tempo em estudar a lei do Senhor (e a pe em prtica) encontra felicidade, constncia e sucesso para a vida.

2- SUCESSO NO MUDAR CONFORME A MODA


Parece que hoje em dia ser autntico coisa de gente desatualizada, desconectada. Sucesso manter-se plantado junto a Deus, sendo fiel a Sua palavra e melhorando a cada dia. No sbio deixar de melhorar e progredir, mas o progresso no pode interferir na verdade revelada por Deus. No sbio desprezar, trocar, mexer ou alterar a Palavra para obter sucesso. Aquele que assim o fazem no sero bem-sucedidos (V. 4-6). Sabedoria caminhar com Cristo, imitando-O e cumprindo o Seus mandamentos at o dia final. Esse sucesso vale a pena buscar.

CONCLUSO
Necessitamos de sabedoria em todas as reas da nossa vida. A sabedoria que mais precisamos s pode vir do alto para nos auxiliar nas diversas e complexas reas e situaes da vida. Sendo assim, pea a Deus, que a todos d sabedoria liberalmente (Tg 1.5;3.17). Seja sbio! Seja totalmente de Deus.

Вам также может понравиться