Вы находитесь на странице: 1из 5

REGULAMENTO DE AVALIAO DO PERODO EXPERIMENTAL NO CONTRATO DE TRABALHO EM FUNES PBLICAS

Nos termos do disposto no artigo 12. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, aplicvel por fora do artigo 73. da Lei n. 59/2008, de 11 de Setembro, a contratao de um trabalhador para qualquer carreira e categoria inicia-se com o decurso de um perodo experimental destinado a comprovar a posse das competncias exigidas pelo posto de trabalho a ocupar. Face ao exposto, o presente regulamento visa estabelecer critrios orientadores para a avaliao final do perodo experimental dos trabalhadores do Instituto de Investigao Cientfica Tropical, I.P., no sentido de uma harmonizao na referida avaliao, salvaguardando-se a faculdade do jri concretizar a classificao a atribuir a determinados parmetros a avaliar. Assim, aprovo o presente regulamento:

Artigo 1. O perodo experimental destina-se a comprovar se o trabalhador possui as competncias exigidas pelo posto de trabalho que vai ocupar, tem carcter probatrio e a durao prevista na lei.

Artigo 2. 1. O perodo experimental comea a contar-se a partir do incio da execuo da prestao do trabalhador. 2. Para efeitos da contagem do perodo experimental, no so tidos em conta os dias de faltas, ainda que justificados, de licena e de dispensa, bem como de suspenso do contrato.

Artigo 3. 1. Durante o perodo experimental o trabalhador acompanhado por um jri especialmente constitudo para o efeito, ao qual compete a sua avaliao final. 2. As regras previstas na lei geral sobre procedimento concursal para efeitos de recrutamento de trabalhadores so aplicveis, com as necessrias adaptaes, constituio, composio, funcionamento e competncia do jri. Artigo 4. A avaliao final do perodo experimental abrange toda a atribuio, competncia ou actividade caracterizadoras do posto de trabalho em questo, tomando em considerao os seguintes factores: a) os elementos que o jri tenha recolhido, designadamente informaes, relatrios, ofcios complexos e outros documentos/actividades relevantes desenvolvidos pelo trabalhador; e, ainda, contributos do superior hierrquico do trabalhador; b) o relatrio apresentado pelo trabalhador, de onde constem as aces de formao, as funes exercidas e as actividades relevantes e de carcter mais complexo realizadas durante o perodo experimental; c) os resultados das aces de formao frequentadas.

Artigo 5. 1. A avaliao dos elementos recolhidos pelo jri (AE) obedece aos seguintes parmetros: a) autonomia e independncia na realizao das actividades propostas; b) apresentao de solues pertinentes para a resoluo das questes analisadas pelo trabalhador; c) capacidade de seleco de informao; d) outros parmetros considerados pertinentes pelo respectivo jri.

2. A avaliao deste item traduz-se na escala de 0 a 20 valores, cabendo a sua concretizao ao respectivo jri.

Artigo 6. 1. A avaliao do relatrio (AR) a apresentar pelo trabalhador incide sobre os seguintes parmetros: a) estruturao; b) profundidade de anlise; c) expresso escrita; d) capacidade de sntese; e) clareza de exposio. 2. A avaliao deste item traduz-se na escala de 0 a 20 valores, cabendo a sua concretizao ao respectivo jri. 3. O relatrio final deve ser apresentado ao jri at 15 dias teis contados a partir do termo do perodo experimental. Artigo 7. 1. A valorao das aces de formao (AAF) frequentadas obedece aos seguintes critrios: a) Aces de formao com interesse directo para o posto de trabalho a ocupar: i) Aces com durao a 6 horas 0,25 valores ii) Aces com durao > a 6 horas e a 18 horas 0,50 valores iii) Aces com durao > a 18 horas 0,75 valores

b) Aces de formao com interesse indirecto para o posto de trabalho a ocupar: i) Aces com durao a 6 horas 0,10 valores ii) Aces com durao > a 6 horas e a 18 horas 0,15 valores

iii) Aces com durao > a 18 horas 0,20 valores

c) As aces de formao sem interesse para o posto de trabalho ocupado no sero pontuados. 2. Cabe ao respectivo jri, mediante contributo do superior hierrquico do trabalhador, a qualificao das aces de formao como detendo, interesse directo, indirecto ou sem interesse para o posto de trabalho a ocupar. 3. No dependendo a frequncia de aces de formao exclusivamente da vontade do trabalhador, neste item atribuda aos trabalhadores uma classificao mnima de 14 ou 12 valores, consoante se trate ou no, respectivamente, de carreira ou categoria de grau 3 de complexidade funcional, acrescendo a esta pontuao aquela que for obtida nos termos do nmero anterior. Artigo 8. 1. Em alternativa modalidade estabelecida no artigo anterior e mediante deliberao do respectivo jri, as aces de formao so avaliadas (AAF), numa escala de 0 a 20 valores, mediante a realizao de prova de conhecimentos que visa aferir os conhecimentos adquiridos nas referidas aces. 2. A frequncia de aces de formao no depende exclusivamente da vontade do trabalhador, pelo que neste item atribuda aos trabalhadores uma classificao mnima de 14 ou 12 valores, consoante se trate ou no, respectivamente, de carreira ou categoria de grau 3 de complexidade funcional, acrescendo a esta pontuao aquela que for obtida nos termos do nmero anterior. Artigo 9. A avaliao final (AF) do perodo experimental expressa na escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valorao at s centsimas, e resulta da mdia aritmtica simples das classificaes obtidas nos itens a aplicar, de acordo com a seguinte frmula: AF = (2xAE) + (2xAR) + AAF 5

Em que: AF = Avaliao final AE = Avaliao dos elementos recolhidos pelo jri AR = Avaliao do relatrio AAF = Valorao/Avaliao das aces de formao

Artigo 10. 1. Considera-se concludo sem sucesso o perodo experimental quando o trabalhador tenha obtido uma avaliao final inferior a 14 ou a 12 valores, consoante se trate ou no, respectivamente, de carreira ou categoria de grau 3 de complexidade funcional. 2. Concludo sem sucesso o perodo experimental, o contrato cessa e o trabalhador regressa situao jurdico-funcional de que era anteriormente titular, quando constituda e consolidada por tempo indeterminado, ou cessa a relao jurdica de emprego pblico, no caso contrrio, em qualquer caso sem direito a indemnizao.

Artigo 11. Em tudo que no estiver previsto neste regulamento aplicam-se as Leis n.s 12A/2008, de 27 de Fevereiro, e 59/2008, de 11 de Setembro, as regras previstas na lei geral sobre procedimento concursal para efeitos de recrutamento de trabalhadores e, subsidiariamente, o Cdigo do Procedimento Administrativo.

Artigo 12. As regras previstas na lei geral sobre procedimento concursal para efeitos de recrutamento de trabalhadores so aplicveis, com as necessrias adaptaes, homologao e impugnao administrativa dos resultados da avaliao final.

Вам также может понравиться