Вы находитесь на странице: 1из 3

Anlise de sensibilidade

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou seco contm uma lista de fontes ou uma nica fonte no fim do texto, mas esta(s) no so citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde novembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio.

Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior. A anlise de sensibilidade procura determinar o efeito de uma variao de um determinado item no seu valor total. Pode ser um instrumento til em diferentes reas para determinar a importncia de uma varivel sobre o resultado final de outra.

ndice

1 Referncias 2 Anlise de sensibilidade do risco 3 Gesto e controlo dos riscos 4 Tipificao dos riscos

Referncias
A anlise de sensibilidade um mtodo de deciso assente num estudo tcnico de carcter financeiro com o objectivo de determinar qual a viabilidade ou sucesso de um determinado projecto, quer ele seja de investimento, um projecto de reorganizao empresarial, os aspectos relacionados com o lanamento de um novo produto ou mesmo a anteviso do eventual sucesso num novo mercado. Esta anlise e, consequentemente, a sua concluso , muitas vezes, fundamental para a tomada de deciso de um gestor ou investidor com vista a perspectivar do interesse ou no em realizar um determinado investimento. A avaliao da sensibilidade faz-se atravs de simulaes possveis para diferentes variveis do projecto que constituem maior incerteza no futuro, em regra, varia-se o preo e/volume das vendas, alguns custos, taxas de cmbio e as condies de financiamento do projecto, tais como taxas de juro e prazos,determinando-se o impacto de tais alteraes na rentabilidade do projecto. As variveis so consideradas isoladamente, quando alteradas implicam consequentemente a alterao do VLA e a TIR do projecto, sendo possvel medir a sensibilidade do VAL/TIR relativamente s variaes. Consegue-se medir a implicao da variao da varivel na variao do VAL (Exemplo: A variao das condies de financiamento em 3% leva a uma variao no VAL em

5%). Permite detectar relativamente ao VAL, quais as variveis sensveis e o grau de sensibilidade; possvel estimar o intervalo do VAL e identificar as variveis que mais influenciam o VAL. A anlise de sensibilidade identifica as variveis que determinam o sucesso do projecto, mas no mede o risco associado a essas variveis. evidente que qualquer estudo de viabilidade econmica tem inerente sempre um factor de incerteza e a anlise de sensibilidade no foge a esta regra. Recomenda-se pois que para alm de estudos de mercado sobre o sector que a anlise de sensibilidade possa avaliar diferentes tipos de cenrios e no apenas os cenrios optimistas onde todas as variveis so perfeitas (vendas elevadas, baixos custos, taxas de juro mais favorveis, perodos de financiamento mais alargados, etc.) e podermos ter tambm cenrios mais pessimistas ou com variveis mais realistas. Pelas razes atrs aduzidas e aps a anlise de sensibilidade deve-se efectuar uma anlise do risco.[1] A identificao das variveis crticas do projecto faz-se deixando flutuar as variveis do projecto segundo uma dada variao percentual, e observando as variaes subsequentes nos indicadores de desempenho tanto financeiros como econmicos. S se deve fazer flutuar uma varivel de cada vez, mantendo os outros parmetros constantes. So crticas as variveis para as quais uma variao positiva ou negativa de 1% causa uma variao correspondente de 5% no valor base do VAL. Podem ser adoptados critrios diferentes, se esse for o entendimento.

Anlise de sensibilidade do risco


Avaliar o impacto de certas variaes percentuais de uma varivel sobre os indicadores de desempenho do projeto no reflete a probabilidade de ocorrncia dessa variao. Atribuindo distribuies de probabilidade adequadas s variveis crticas, podem-se estimar distribuies de probabilidade dos indicadores de desempenho financeiros e econmicos. Isto permite ao analista apresentar estatsticas interessantes sobre os indicadores de desempenho do projecto: valores esperados, desvio-padro, coeficiente de variao. Em alguns casos, como a falta de dados histricos sobre projectos semelhantes, pode mostrar-se bastante difcil encontrar hipteses sensatas sobre as distribuies de probabilidade das variveis crticas. Nesses casos, deve ser feita pelo menos uma avaliao qualitativa dos riscos para apoiar os resultados da anlise de sensibilidade.

Gesto e controlo dos riscos


A gesto e controlo de riscos dever assentar na constante identificao e anlise da exposio a diferentes riscos, e na adopo de estratgias de maximizao dos resultados considerando os riscos e mantendo-os dentro de limites preestabelecidos e devidamente supervisionados. A gesto e controlo de riscos e\ou oportunidades dever ser complementada pela anlise, a posteriori, de indicadores de desempenho.

Tipificao dos riscos


RISCOS DA ENVOLVENTE - Ocorrem quando existirem foras externas que possam alterar de modo significativo os objectivos e estratgias da empresa(ameaas) RISCOS DOS PROCESSOS - Ocorrem quando os processos de negcio: - No esto claramente definidos; - No so consistentes com as estratgias de negcio; - No respondem com eficcia e eficincia satisfao das necessidades dos clientes; - No acrescentam valor aos stakeholders; Expe activos financeiros, fsicos e intelectuais, a perdas, tomada de riscos, desvios e m gesto. RISCOS DA INFORMAO PARA TOMADA DE DECISO - Riscos da informao operacional, financeira e estratgica, no ser relevante ou confivel. RISCOS DE PROCESSOS Riscos de Operaes - Serem ineficientes ou ineficazes na satisfao dos clientes e no alcance dos objectivos da empresa. Riscos de "Empowerment" (Liderana)- Os riscos inerentes aos processos de delegao de competncias e responsabilidades. Riscos Tecnolgicos / Processamento da Informao - O risco de os sistemas e as tecnologias de informao no apoiarem eficazmente e eficientemente as necessidades actuais e futuras do negcio, pondo em risco a salvaguarda de activos, informao e as operaes da empresa. Riscos da Integridade - Os riscos de fraude, e de ocorrncia de actos ilegais ou no autorizados, que possam comprometer a reputao da empresa. Riscos Financeiros - Incluem um largo espectro de riscos que o CRPG enfrenta diariamente. A sua gravidade depende de vrios factores que incluem a dimenso da instituio, sector de actividade, situao financeira, e a direco do mercado. 1. Fonte: Carlos Barros, Decises de investimento e Financiamento de Projectos.

Вам также может понравиться