Вы находитесь на странице: 1из 16

Vestibular Ufba 2012

CADERNO 7 2 FASE

Histria e Geografia
N DE INSCRIO

INSTRUES
Para a realizao destas provas, voc recebeu este Caderno de Questes e duas Folhas de Respostas. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESTE MATERIAL. 1. Caderno de Questes Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: HISTRIA 06 questes discursivas; GEOGRAFIA 06 questes discursivas. Registre seu nmero de inscrio no espao reservado para esse fim, na capa deste Caderno. Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala. Neste Caderno, voc encontra apenas um tipo de questo: Discursiva questo que permite ao candidato demonstrar sua capacidade de produzir, integrar e expressar ideias a partir de uma situao ou de um tema proposto e de analisar a interdependncia de fatos, fenmenos e elementos de um conjunto, explicitando a natureza dessas relaes. Leia cuidadosamente o enunciado de cada questo, formule suas respostas com objetividade e correo de linguagem, atendendo ao tema proposto. Em seguida, transcreva cada uma na respectiva Folha de Respostas. O rascunho deve ser feito nos espaos reservados junto das questes, neste Caderno.

2. Folhas de Respostas As Folhas de Respostas so pr-identificadas, isto , destinadas exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, no podem ser substitudas, a no ser em situao excepcional, com autorizao expressa da Coordenao dos trabalhos. Confira os dados registrados nos cabealhos e assine-os com caneta esferogrfica de TINTA PRETA ou AZUL-ESCURA, sem ultrapassar o espao reservado para esse fim. Nessas Folhas de Respostas, voc deve observar a numerao das questes e UTILIZAR APENAS O ESPAO-LIMITE reservado resposta de cada uma.

3. ATENO! Ser ANULADA a prova que no seja respondida na Folha de Respostas correspondente ou que possibilite a identificao do candidato. Nas Folhas de Respostas, NO ESCREVA na Folha de Correo, reservada ao registro das notas das questes. O tempo disponvel para a realizao das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas de 5 (cinco) horas.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS CURSOS DO GRUPO

C.

GRUPO C Administrao Arquivologia Biblioteconomia e Documentao Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Comunicao Jornalismo Comunicao Produo em Comunicao e Cultura Direito Educao Fsica Estudos de Gnero e Diversidade Filosofia Geografia Histria Museologia Pedagogia Psicologia Secretariado Executivo Servio Social

Histria QUESTES de 01 a 06
LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE RESPOSTAS.

INSTRUES:
Responda s questes, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legvel. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maisculas. O rascunho deve ser feito no espao reservado junto das questes. Na Folha de Respostas, identifique o nmero das questes e utilize APENAS o espao correspondente a cada uma. Ser atribuda pontuao ZERO questo cuja resposta no se atenha situao ou ao tema proposto; esteja escrita a lpis, ainda que parcialmente; apresente texto incompreensvel ou letra ilegvel. Ser ANULADA a prova que NO SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAO DO CANDIDATO.
20 pontos)

Questo 01 (Valor:

[...] O crescimento das cidades mdias, aquelas com mais de 100 000 e menos de 500 000 habitantes, o grande fenmeno nacional. Na prxima dcada, a catarinense Joinville, a gacha Caxias do Sul, Niteri e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Santos e So Jos do Rio Preto, em So Paulo, devem ombrear com Londrina. No serto nordestino, a pernambucana Petrolina e a paraibana Campina Grande j se comportam como metrpoles. H vrios casos de cidades mdias que crescem a um ritmo chins [...]. [...] [...] A evoluo das cidades mdias no interior indica que o Brasil est superando uma deficincia histrica: a concentrao da riqueza nos grandes centros situados ao longo do litoral, diz o economista Danilo Igliori, da Universidade de So Paulo. No sculo XVII, frei Vicente do Salvador, considerado o primeiro historiador do pas, condenava o modelo de ocupao do territrio. Contentam-se de andar arranhando (as terras) ao longo do mar como caranguejos, escreveu, em sua Histria do Brazil, publicada em 1630. (PATURY; COUTINHO, 2010, p. 78-79).

A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre o processo de urbanizao na histria do Brasil, apresente, para cada momento indicado:

UFBA 2012 2a Fase Histria 2

a) Perodo Colonial: uma caracterstica indispensvel para a classificao de um povoado na categoria de vila.

b) Brasil Monrquico: uma informao referente ao papel da cidade do Salvador na economia.

c) Perodo do Estado Novo: um fator motivador da expanso das reas perifricas das grandes cidades.

d) Brasil Atual: um dado explicativo para o crescimento das cidades mdias.

Questo 02 (Valor:

20 pontos)

Tendo como foco o carter dependente da economia brasileira, resultante do seu processo histrico, apresente uma informao relativa a essa dependncia: a) Na Repblica Velha (1889-1930);

b) No Perodo Desenvolvimentista (dcada de 1950).

UFBA 2012 2a Fase Histria 3

Questo 03 (Valor:

20 pontos)

LEI No 12.391, DE 4 DE MARO DE 2011. Inscreve no Livro dos Heris da Ptria os nomes dos heris da Revolta dos Bzios Joo de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Lus Gonzaga das Virgens e Veiga. A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Inscrevam-se no Livro dos Heris da Ptria, depositado no Panteo da Ptria e da Liberdade, em Braslia, os nomes dos heris da Revolta dos Bzios Joo de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Lus Gonzaga das Virgens e Veiga. Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 4 de maro de 2011; 190o da Independncia e 123o da Repblica.

DILMA ROUSSEFF Anna Maria Buarque de Hollanda Com base nessa Lei e nos conhecimentos sobre a Conjurao Baiana de 1798, explique o significado histrico e poltico do reconhecimento dos heris do passado para a Bahia de hoje. a) Histrico.

b) Poltico.

UFBA 2012 2a Fase Histria 4

Questo 04 (Valor:

10 pontos)

Os povos rabes tiveram domnio sobre o maior e o mais duradouro imprio da histria at serem derrotados militarmente pelos mongis no sculo XIII. Desde ento, seu destino foi comandado por estranhos. Foram dominados pelos otomanos, depois pelas potncias europeias, em especial Inglaterra e Frana, e, com o fim do colonialismo no ps-guerra, pelos Estados Unidos ou pela Unio Sovitica. O poder de convencimento dos clrigos radicais se deve pregao atual de que s o islamismo pode unir todos os rabes e devolver-lhes poder e grandeza. (TEIXEIRA, 2011, p. 66).

Considerando as informaes do texto e os conhecimentos sobre o estado atual dos pases rabes, indique dois motivos que, na atualidade, dificultam uma provvel recomposio do antigo imprio rabe-muulmano.

Questo 05 (Valor:

10 pontos)

Indique duas razes histricas responsveis pela crise humanitria que atinge, na atualidade, populaes no nordeste africano (Chifre da frica Sudo, Etipia, Eritreia e Somlia).

UFBA 2012 2a Fase Histria 5

Questo 06 (Valor:

20 pontos)

O fenmeno da expanso da influncia chinesa no cenrio internacional contemporneo chama a ateno para contradies contidas nesse processo. Aponte uma contradio poltica e outra socioeconmica relativas a esse fenmeno. a) Poltica.

b) Socioeconmica.

UFBA 2012 2a Fase Histria 6

Geografia QUESTES de 01 a 06
LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE RESPOSTAS.

INSTRUES:
Responda s questes, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legvel. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maisculas. O rascunho deve ser feito no espao reservado junto das questes. Na Folha de Respostas, identifique o nmero das questes e utilize APENAS o espao correspondente a cada uma. Ser atribuda pontuao ZERO questo cuja resposta no se atenha situao apresentada ou ao tema proposto; esteja escrita a lpis, ainda que parcialmente; apresente texto incompreensvel ou letra ilegvel. Ser ANULADA a prova que NO SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAO DO CANDIDATO.
20 pontos)

Questo 01 (Valor:

O Brasil, por sua grandeza territorial, possui uma diversidade geogrfica e climtica significativa. A latitude, o relevo, as bacias hidrogrficas, as caractersticas do solo, entre outros fatores, criam uma srie de possibilidades, entre outras coisas, para o planejamento energtico da matriz brasileira. Sendo bem exploradas, essas caractersticas singulares podem fazer do Brasil um pas independente das energias fsseis a longo prazo. Atravs do investimento tecnolgico e em infraestrutura, possvel utilizarmos fontes renovveis como a biomassa (etanol e biodiesel), elica, solar e hidreltrica. [...] Finalmente, a natureza oferece as condies ou cria as dificuldades que, na verdade, podem ser oportunidades para o crescimento e desenvolvimento do pas. (WALTZ, 2010, p. 31).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a matriz energtica brasileira, uma das mais equilibradas entre as grandes naes, a) justifique a recente expanso hidreltrica da Regio Norte e cite dois exemplos do atual aproveitamento da Bacia Amaznica;

UFBA 2012 2a Fase Geografia 7

b) destaque duas caractersticas naturais do Nordeste brasileiro, que podem ser aproveitadas para gerao de energia alternativa e limpa;

c) indique duas caractersticas ambientais da Bacia Hidrogrfica do Paran.

Questo 02 (Valor:

15 pontos)

A ocorrncia de um mesmo bioma em continentes distintos determinada principalmente pelas condies de latitude, de temperatura e de precipitao.

Com base no grfico e nos conhecimentos sobre os biomas terrestres, a) identifique os biomas indicados por I __________________________________________________________________ II __________________________________________________________________ III __________________________________________________________________ b) relacione duas caractersticas ambientais encontradas, respectivamente, nos biomas II e III, no territrio brasileiro.

UFBA 2012 2a Fase Geografia 8

Questo 03 (Valor:

15 pontos) O HOMEM E A TERRA: UMA UNIO POSSVEL DE SER HARMONIOSA

O homem ao mesmo tempo criatura e criador do meio ambiente, que lhe d sustento fsico e lhe oferece a oportunidade de desenvolver-se intelectual, moral, social e espiritualmente. (CONFERNCIA DE ESTOCOLMO, 1972. 2002, p. 7).

A vida sobre a Terra e a dinmica externa so movidas, basicamente, pela incidncia da energia solar. Considerando essas informaes, a) exemplifique e explique a ocorrncia de dois processos erosivos em ambientes costeiros tropicais;

b) identifique, com base na ilustrao, o impacto ambiental projetado na fisionomia do relevo e indique duas causas para a origem dessa degradao.

UFBA 2012 2a Fase Geografia 9

Questo 04 (Valor:

20 pontos)

Apesar da mecanizao e do avano tecnolgico, as atividades agrcolas esto sujeitas influncia de fatores naturais, tais como: clima, relevo e solo.
MEIO AMBIENTE E ATIVIDADES AGRCOLAS ELEMENTOS NATURAIS RELEVANTES FATORES CONDICIONANTES (LATITUDE) REGIME DAS CHUVAS ANUAIS

ESPAO AGRRIO

ORGANIZAO ESPACIAL TIPO DE CLIMA (ZONEAMENTO)

EXPLORAO E COMERCIALIZAO

CLIMA

ATIVIDADES AGRCOLAS

RELEVO
RELEVO

RELEVO PLANO OU ONDULADO

TOPOGRAFIA (ALTITUDE)

PRODUTIVIDADE AGRCOLA

SOLO

PROPRIEDADES DO SOLO

SOLOS FAVORVEIS OU COM RESTRIES AO USO

AVANO TECNOLGICO DA AGRICULTURA

A partir dessas consideraes, da ilustrao e dos conhecimentos sobre a relao meio ambiente e as atividades agrcolas, a) apresente duas caractersticas fundamentais para que os solos sejam considerados de boa potencialidade agrcola, dando dois exemplos brasileiros e localizando-os;

b) indique um problema que a atividade agrcola enfrenta no solo do cerrado brasileiro e aponte uma consequncia que a tecnologia imprime nesse ambiente;

c) mencione em qual compartimento, no perfil transversal dos vales, esto localizados os solos mais frteis. Justifique sua resposta.

UFBA 2012 2a Fase Geografia 10

Questo 05 (Valor:

15 pontos)

Em novembro de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) anunciou os primeiros resultados do ltimo Censo. A populao brasileira atingiu 190.732.694 habitantes. O aumento de 12,3% da populao nos ltimos 10 anos ficou bem abaixo dos 15,6% observados na dcada anterior. A reduo no ritmo de crescimento da populao brasileira uma tendncia que vem sendo registrada desde os anos 1950. O Censo revelou, ainda, que continua o crescimento da populao urbana, o surgimento de novos fluxos migratrios, o envelhecimento populacional, o predomnio da populao feminina, dentre outros. (SOMOS..., 2011, p. 53).

Considerando o texto e os conhecimentos sobre os primeiros resultados extrados do Censo de 2010, a) cite duas razes que contriburam ainda mais para a reduo no ritmo de crescimento da populao absoluta, no Brasil, na ltima dcada;

b) destaque dois aspectos que explicam a ocorrncia de novos fluxos migratrios no Brasil.

UFBA 2012 2a Fase Geografia 11

Questo 06 (Valor:

15 pontos)

De acordo com a ilustrao e com os conhecimentos sobre as economias ricas e em expanso, a) relacione os principais grupos de pases que constituem o G-20;

b) indique o objetivo da criao do G-20, em 1999;

c) aponte uma caracterstica econmica que sobressai em cada pas do BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China).

UFBA 2012 2a Fase Geografia 12

REFERNCIAS
BRASIL. Lei no 12.391 de 4 de maro de 2011. Inscreve no Livro dos Heris da Ptria os nomes dos heris da Revolta dos Bzios Joo de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Lus Gonzaga das Virgens e Veiga. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 4 mar. 2011, 190o da Independncia e 123o da Repblica. DILMA ROUSSEFF Ana Maria Buarque de Hollanda DECLARAO de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, 5 a 16 de junho de 1972. In: ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Geografia. So Paulo: tica, 2002. Adaptado. PATURY, F.; COUTINHO, L. A fora das cidades mdias. Veja, So Paulo: Abril, ed. 2180, ano 43, n. 35, 1o set. 2010. Especial. Int. SOMOS 190 milhes de brasileiros. Cincias Humanas Geografia 1/Abril Colees. So Paulo: Abril, 2011. Adaptado. TEIXEIRA, Duda. O grito dos jovens. Veja, So Paulo: Abril, ed. 2205, ano 44, n. 8, 23 fev. 2011. WALTZ, F. A situao energtica brasileira. Geografia: conhecimento prtico. So Paulo: Escala Educacional, ed. 33, out. 2010.

Fontes

das ilustraes

JONES, F. O Brasil e o G-20. Atualidades & Vestibular + ENEM. So Paulo: Abril, ed. 10, 2010, p. 119. Adaptada. (Questo 06) MORTIMER, M. Geografia da terra, geografia do homem. Geografia: conhecimento prtico. So Paulo: Escala Educacional, ed. 27, 2009, p. 27. (Questo 03) OLIVEIRA, M. A. T.; HERRMANN, M. L. de P. Ocupao do solo e riscos ambientais na rea conurbada de Florianpolis. In: Impactos ambientais urbanos no Brasil: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 183. (Questo 03) TAMDJIAN, J. O.; MENDES, I. L. Estudos de geografia: como funciona o mundo. So Paulo: FTD, 2008, p. 204. Adaptada. (Questo 02)

UFBA 2012 2a Fase Histria/Geografia 13

Servio de Seleo, Orientao e Avaliao - SSOA Rua Dr. Augusto Viana, n 33 - Canela - CEP 40110-060 Salvador - Bahia - Brasil - Telefax: (71) 3283-7820 ssoa@ufba.br - www.vestibular.ufba.br

Вам также может понравиться