Вы находитесь на странице: 1из 112

MAST Colloquia

Vol.11

Museu e Museologias: Interfaces e Perspectivas

MUSEU DE ASTRONOMIA E CINCIAS AFINS - MAST Rua General Bruce, 586 - So Cristvo CEP 20921-030 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: 2580-7010 Fax.: 2580-7339

MAST Colloquia - Vol.11

Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas

Museu de Astronomia e Cincias Afins MCT Rio de Janeiro 2009

Museu de Astronomia e Cincias Afins 2009

COORDENAO DO MAST COLLOQUIA Marcus Granato, Cludia Penha dos Santos, Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro, Vnia Hermes Arajo e Lcia Alves da Silva Lino ORGANIZAO DA EDIO Marcus Granato, Cludia Penha dos Santos e Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro CAPA E DIAGRAMAO Luci Meri Guimares e Mrcia Cristina Alves

As opinies e conceitos emitidos nesta publicao so de inteira responsabilidade de seus autores no refletindo necessariamente o pensamento do Museu de Astronomia e Cincias Afins. permitida a reproduo, desde que citada a fonte e para fins no comerciais.

FICHA CATALOGRFICA

Museu de Astronomia e Cincias Afins MAST Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas/Museu de Astronomia e Cincias Afins - Organizao de: Marcus Granato, Claudia Penha dos Santos e Maria Lucia de N. M. Loureiro . Rio de Janeiro : MAST, 2009. p.(MAST Colloquia; 11) Inclui bibliografia e notas.

1. Museologia. 2.Museu.3. Interdisciplinaridade I Granato, Marcus II. Santos, Cludia Penha. III. Loureiro, Maria Lucia de N.M. IV. MAST. V. Ttulo. VI. Srie.

CDU 00

2.

Sumrio
Apresentao. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Tecendo interfaces tericas e metodolgicas por sobre o conceito museologia: o exerccio de uma tese Suely Moraes Ceravolo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Museologia, novas tendncias Marlia Xavier Cury . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Museologia ou Patrimoniologia: reflexes Tereza Cristina Moletta Scheiner. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Museus, arquivos e bibliotecas entre lugares de memria e espaos de produo de conhecimento Iclia Thiesen . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Educao e Museus: a dimenso educativa do museu Maria Esther Alvarez Valente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Museus, Museologia e Informao Cientfica: uma abordagem interdisciplinar Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5

7 25

43

61

83

99

3.

Apresentao
Esta coletnea apresenta algumas das palestras da srie MAST COLLOQUIA 2008, as quais refletem diferentes aspectos do tema Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas. Para a definio do tema geral foram considerados os seguintes aspectos: a necessidade de reflexo sobre a natureza da disciplina Museologia, tema que apesar de muito debatido ainda se faz necessrio; a urgncia na identificao das diferentes correntes tericas existentes atualmente para o estudo do campo museolgico e a relao da Museologia com outros campos disciplinares identificando as intercesses entre os mesmos. Mais do que excludentes, acreditamos que tais aspectos encontram-se intrinsecamente relacionados. No captulo Tecendo interfaces tericas e metodolgicas por sobre o conceito museologia: o exerccio de uma tese Suely Moraes Ceravolo apresenta reflexes extradas de sua tese de doutorado Da Palavra ao Termo. Um caminho para compreender Museologia. O texto, tem como objetivo recuperar a trajetria das discusses que envolveram a Museologia como rea de conhecimento no mbito do Comit Internacional para a Museologia - ICOFOM do Conselho Internacional de Museus - ICOM , sobretudo em meados da dcada de 1980. Assim, so apresentadas as idias de diferentes tericos, dentre os quais Vinos Sokfa, Waldisa Rssio Camargo Guarnieri, Anna Gregorov e Peter Van Mensch. destacado pela autora o papel do ICOM e de seus comits, entre os quais o ICOFOM. Sob o ttulo Museologia, novas tendncias, Marlia Xavier Cury, discute o objeto de estudo da Muselogia, enfatizando o papel do ICOFOM e de alguns de seus tericos. A reflexo estrutura-se em torno dos eixos museografia e gesto; processo curatorial; avaliao museolgica e pesquisa de recepo; museologia, museografia e musealizao e pesquisa em museologia. Para discutir o carter (trans)disciplinar da Museologia e sua relao com a instituio museu, a autora identifica a confluncia entre os eixos, a partir da qual prope uma perspectiva terica para a Museologia. Tereza Scheiner apresenta uma anlise sobre o carter transdisciplinar da Museologia e do Patrimnio, chamando a ateno para as interconexes que estabelece com outros campos, seus limites e perspectivas. O captulo Museologia ou Patrimoniologia?

5.

Reflexes reflete esse debate, cujo resultado pode determinar at mesmo a mudana na designao do campo museolgico. Iclia Thiesen discute o tema Museus, arquivos e bibliotecas entre lugares de memria e espaos de produo de conhecimento, refletindo sobre as nuances de cada um desses lugares de memria e seus pontos em comum, ressaltando a seletividade que perpassa tais espaos, em que o conhecimento produzido deixa seus vestgios. A partir da histria dessas instituies, a autora identifica certas marcas de batismo que as distingue enquanto lugares privilegiados de pesquisa e de construo de saberes. Sendo assim, conclui que as condies polticas e sociais, que variam de uma poca para outra, so determinantes para sua caracterizao. Educao e Museus: a dimenso educativa do museu o ttulo da palestra de Maria Esther Alvarez Valente. Embora afiurme ser consensual a idia de que os museus so constitudos por uma dimenso educativa, a autora destaca alguns aspectos que confrontam essas afirmaes, buscando provocar uma reflexo sobre a relao museu e educao, que em muitas situaes tem sido polmicas. O captulo final, de Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro, no foi originalmente apresentado como palestra. A sua insero na presente publicao, deve-se ao fato de que o tema abordado est relacionado com a temtica geral. Em seu artigo,Museus, Museologia e Informao Cientfica: uma abordagem interdisciplinar, a autora ressalta o carter informacional do Museu como uma de suas inmeras dimenses, sendo esse um dos pontos possveis para a anlise e reflexo sobre o museu. O texto aborda o conceito de informao cientfica, ressaltando a influncia da Cincia da Informao na constituio da Museologia como disciplina acadmica. Esperamos que esta coletnea seja utilizada por todos aqueles que fazem, pensam ou se interessem por museus: de estudantes de Museologia, em seus diferentes nveis, at muselogos e demais profissionais envolvidos no cotidiano do fazer museolgico.

Os organizadores.

Tecendo interfaces tericas e metodolgicas por sobre o conceito museologia: o exercico de uma tese Suely Moraes Ceravolo

Nota biogrfica Graduada em Histria (UFBA). Mestre em Cincia da Informao e Documentao (USP); Doutora em Cincias da Comunicao (USP, 2004). Docente do Departamento de Museologia e Docente permanente no Programa de Ps-Graduao em Histria Social da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas/UFBA. Membro da comisso editorial dos Anais do Museu Paulista. Lder do grupo de pesquisa OObservatrio da Museologia Baiana (Departamento de Museologia/ UFBA/ CNPq). Professora convidada do Programa de Ps Graduao em Cincia da Informao ICI/UFBA. Pesquisas em desenvolvimento: Histria da Museologia Baiana (Jos A. Prado Valladares); Exposies provinciais na Bahia do sc. XIX. reas de atuao: Histria cultural. Histria dos Museus. Museologia. Cincia da Informao.

Tecendo interfaces tericas e metodolgicas por sobre o conceito museologia: o exercico de uma tese

As reflexes apresentadas no texto Delineamentos para uma teoria da Museologia fizeram parte da tese para obteno do ttulo de doutor intitulada Da Palavra ao Termo: Um caminho para compreender Museologia defendida, em maio de 2004, na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, sob a orientao da Profa. Dra. Ftima Gonalves Moreira Tlamo na rea de concentrao Cincias da Comunicao. No corpo da tese essas reflexes fizeram parte do segundo captulo (O Ambiente das Palavras. Delineamentos para uma teoria) e teve seu encaixe num quadro de raciocnio em que, aps comentrios sobre os idiomas empregados no Conselho Internacional de Museus (ICOM) procurei, em seguida, recuperar a trajetria das discusses que envolveram uma dada configurao da Museologia como rea de conhecimento no mbito do Comit Internacional para a Museologia, o Icofom, especialmente em meados da dcada de 1980. O Icofom produziu a museologia icofoniana: margeamento necessrio de se explicitar pois somente uma das instncias de produo do que poderamos chamar de pensamento museolgico ainda que, possivelmente, em razo da estrutura em rede do ICOM e seus comits essas idias tenham uma maior penetrao entre instituies, museus e seus profissionais do que outras associaes. O primeiro captulo (De Palavra a Termo. O painel de linguagens do ICOM) apresentou uma discusso levando em conta um aspecto pouco comentado e que no pode passar despercebido pois atinge, justamente, a concepo ou criao de conceitos, foco que nos interessava mais de perto. O ICOM se constitui num ncleo plurilnge com o objetivo de tratar de assuntos sobre museus em nvel mundial, ou seja, pessoas com interesses comuns, provenientes de pases, culturas e lnguas diferentes, procuram se ajustar s chamadas lnguas ou idiomas de trabalho (ingls, francs e depois o espanhol no perodo tratado) para se expressarem sobre museus e museologia. O emprego das lnguas de trabalho indica a necessidade de realizar transposies das idias concebidas nos idiomas originais dos indivduos para outro idioma de modo que sejam compartilhadas. Trata-se de passagens ou transposies para efetuar a comunicao oral ou escrita. Ora, aparentemente, pelo fato desses indivduos compartilharem um mesmo ambiente de trabalho, neste caso, os museus, poderamos supor que no h problemas com as formas de intercmbio lingstico e que,

assim, no h problemas com o significado das palavras. Contudo, na prtica, ocorrem muitos deslocamentos. Como se sabe, o universo virtual das lnguas naturais (linguagem em geral, linguagem comum ou linguagem de uso corrente) - que o plano do possvel mas nunca realizado plenamente - condiciona o conhecimento objetivo e afetado por fenmenos prprios desse universo como redundncia, ambigidade, polissemia e outras variaes que 2 acabam intervindo no sistema da(s) lngua(s). As chamadas linguagens de especialidades que, em geral, vigoram em ambientes de trabalho no fogem a essa regra. Nesses ambientes, a plasticidade natural das palavras d lugar a conceitos especficos cujo emprego, em tese, menos indiscriminado pois os significados tendem a ser regulamentados. O que pretendi apontar foi o fato de que as discusses no ICOM e, por extenso, no ICOFOM (bem como em outros de seus comits) ficam mediadas pelos idiomas. Alis, os problemas com o emprego de determinados idiomas no se restringe ao ICOM e seus comits. Problemas dessa natureza j foram apontados no mbito mesmo das Naes Unidas (ONU). Da a necessidade de terminologias, no sentido de linguagens com certo padro, em reas to diferentes como Direito Internacional, Comrcio Internacional, Aviao entre 3 outras . Outro aspecto sobre a linguagem de especialidade merece comentrio. O autor Francis Henrik Aubert alerta que, numa mesma comunidade de usurios de linguagens de especialidade (e das comunidades da lngua em geral) h variaes. Uma mesma comunidade no perfaz um todo uniforme uma vez que variam as necessidades, pressupostos e motivaes gerando usos lingsticos distintos inclusive numa cadeia de atividades profissionais. Nessa cadeia, o aceitvel ou necessrio para uns ser inadequado para outros. Haver expresses particulares, regionalismos, jarges, maneirismos, incorporaes, 4 emprstimos, transferncias e importaes lingsticas . As questes sobre a lngua como elemento integrante do universo amplo da linguagem, os idiomas e a linguagem de especialidade que podem se alterar com muita facilidade foi, no meu entender, um prembulo necessrio para introduzir a diferena entre palavra (como disse antes, plstica e, portanto, moldvel ou malevel) e termo (a sua denominao). Serviu-nos tambm para situar a abordagem sobre a importncia do vocabulrio que transita no mundo das cincias, das tcnicas e mediam a prtica, ainda que a linguagem de especialidade no se confunda com terminologia que dela se alimenta para formalizar o lxico. Como explica a terminloga Maria Teresa Cabr, as terminologias so o 5 reflexo formal da organizao conceitual de disciplinas cientfico-tcnicas e meios de

10

expresso e comunicao. Pelos critrios da rea de Terminologia no parece difcil concluir que, uma vez delimitada uma rea tm-se uma linguagem de especialidade, mesmo com a mirade de idiomas em uso, pois uma de suas funes justamente determinar o vocabulrio preferencial no patamar internacional. O grau de formalizao de um domnio no compete Terminologia; ela ilustra ou espelha, segundo Cabr, a situao sincrnica em que se encontra um dado vocabulrio e se encontra nos documentos (textos). Deve-se lembrar que a produo textual sobre museus vem de longo tempo, e pode ser encontrada, por exemplo, em 6 peridicos . A procura pela conceitualizao terica para a Museologia relativamente 7 recente se considerarmos a formao do Icofom (1976) . Nessa conjuntura, os conceitos a partir dos quais a terminologia poderia ser definida para a rea estariam, se no formalizados, ao menos latentes nessas publicaes. O grau de formalizao dos conceitos nos leva diretamente aos obstculos que a rea de humanidades enfrenta para cunh-los. Temos ai outro problema que patina no terreno escorregadio entre linguagens naturais e a de especialidade. Essas dificuldades no so desconhecidas, pois essas reas sofrem das sutilezas lingsticas para suas construes 8 tericas; difcil aceit-las cientficas . Isso posto, o captulo seguinte (captulo 3 Contexto das palavras. Publicaes, o terreno da difuso e divulgao) procurou captar o contexto da palavra museologia a partir de algumas publicaes para dar conta das recomendaes de Cabr ao nos ensinar que os traos constituintes do termo - como vimos, distinto da palavra capaz de se amoldar diferentes situaes de comunicao na linguagem escrita ou oral - devem ser recolhidos em uso nas publicaes e comunicaes da rea em estudo. Tomamos como terreno para essa verificao dois tipos de publicaes originrias do ICOFOM que se complementam para tal fim: os dois nmeros da Museological Working Papers (MuWoP ou em francs Documents de Travail sur la Musologie - DoTraM), e o Icofom Study Series (ISS). Ambas responderam, no trabalho, pela teoria. Anunciavam uma certa teoria, em particular a MuWoP, cujos artigos procuraram iluminar o objeto de estudo da Museologia. Aplicando a chamada espiral da cultura cientfica de Carlos Vogt (2003) que situa em quadrantes ou categorias o desenvolvimento da cultura cientfica, essas duas primeiras revistas foram identificadas como da primeira categoria, a de produo e circulao do conhecimento cientfico entre pares (as outras categorias so: 2. Ensino da cincia e 9 formao de cientistas; 3. Ensino de cincias e o 4. Divulgao da Cincia) .

11

A revista Museum da Unesco, um peridico especializado para profissionais, foi tomada como representativa da prtica (4. categoria) divulgando o que era feito, o que era executado apresentando exerccios, experincias ou reflexes sobre museus. Com essa estratgia procuramos cercar a disseminao das idias produzidas no mbito do Icofom. O cerne da questo era verificar se certas palavras geradas no plano icofoniano era transposto para circular no mundo dos museus aqui representado pela revista Museum - que procurava (e procura com o titulo atualizado Museum International) abarcar museus com ampla cobertura geogrfica. Isso nos daria a medida, se assim podemos chamar, daquelas palavras museolgicas com propenso a se tornarem candidatas a termos que afloravam nos debates do Icofom. Estava na mira a apropriao por um contingente maior de profissionais de um vocabulrio especializado. Uma passagem elucidativa dessa situao encontrada num dos textos da MuWop (no.2) quando o norte-americano Ellis G. Burcaw escreve Vinos Sofka, ento diretor do Icofom que ele, e por extenso os profissionais de seu pas, desconheciam completamente palavras como musealidade, musestico, musealium entre outras que no eram comuns no Ocidente, de acordo com suas consideraes. A viso de muselogia para Burcaw era algo muito mais pragmtico remetendo obteno de financiamentos, servios para o 10 pblico, respostas s associaes e assim por diante . Essa passagem no se trata, evidentemente, de mera curiosidade, mas sim de fatos registrados aqui e ali nos textos da MuWoP ou da ISS que podem ilustrar o descompasso entre os que pensavam a Museologia, nesse perodo, fundamentalmente, centralizada na Europa, em particular em autores tchecos, a ponto de Burcaw se referir a um lxico de Brno, a cidade da Universidade de Masaryk de onde alguns eram provenientes. Um lxico hermtico o que d a entender. Mais do que isso, essas passagens nos do um parmetro das condies em que foi sendo talhada a Museologia base de perguntas e respostas a questionrios em verdadeiros exerccios de reflexo experimentais. Paralelamente, o grupo de colaboradores desse perodo inicial se empenhou em criar esquemas explicativos das categorias tericas e o sistema da Museologia. Um dos 11 diagramas explicativos das relaes da Museologia, por exemplo, de Tsuruta Soichiro nos d, desse aspecto, um breve apanhado

12

O 3. captulo cuidou ento de mapear o contexto no qual as palavras museolgicas afloravam e geravam rapidamente o problema terminolgico, expresso de Vinos Sokfa que no demorou a identificar os atritos pela falta de consenso quanto ao significado de determinadas expresses. Se na MuWoP e ISS (como disse, representativas da teoria), trabalhei, a principio, com as condies de seu surgimento, para a prtica, usando a Museum, fiz duas abordagens. Uma foi analisando as imagens das capas (coberturas) da revista e, a outra, trabalhando com textos que ficaram mais explorados no quarto captulo. Explico um pouco mais frente. A anlise das coberturas da Museum teve como ponto de partida a premissa de Roger Chartier afirmando que a forma material do objeto de leitura traz em si a produo de 12 sentido . Desse exerccio conclumos que as imagens de cobertura da revista Museum propagandeavam os museus, fazendo e refazendo deles representaes, digamos, clssicas reafirmando a associao entre Museus e Cultura em geral. As capas veiculavam o museu (de modo geral) no papel de reserva cultural, e numa primeira visada, o vocabulrio melhor, as palavras usadas no mbito do Icofom se disseminavam sim pelos profissionais especialistas das instituies-museu.

13

Esta seqncia de captulos foi formando o pano de fundo para compreender como a Museologia tal como nos chegava - foi sendo constituda. preciso nesse ponto esclarecer que toda a pesquisa se desenvolveu a partir de uma inquietao plantada desde o curso de especializao em Museologia realizado tambm em meados da dcada de 1980, sob a direo da profa. Waldisa Rssio Camargo Guarnieri (Escola de Sociologia e Poltica, SP) 13 que nos ensinava o conhecido conceito de fato museolgico , que ela nomeou, no meu entender, como um desenvolvimento das idias de Anna Gregorov. Alis, diga-se que 14 Gregorov, bem como outros tchecos, tinham forte formao em Filosofia . Para ajudar a aplacar essa inquietao se abriu um caminho que foi pessoalmente do maior interesse. Esse caminho foi iluminado por uma premissa e um alerta. A premissa ficou explcita na tese: A todo e qualquer campo de conhecimento corresponde um conjunto de noes que lhe prprio. As reas especializadas da experincia humana devem ter seu universo nocional devidamente identificado, a partir de um dado ponto de vista, para que seja possvel organiz-lo de forma sistemtica, ou seja, inter-relacionada. S a organizao nocional de uma rea permite a utilizao de instrumentos eficazes 15 para o tratamento e recuperao da informao. A premissa me apontava uma sada para o problema da Museologia: se a identificasse como rea especializada (na tese - rea de especialidade - a que diz respeito a campos do conhecimento e/ou profissionais segundo parmetros da Terminologia na vertente da teoria proposta por Cabr) e, depois, identificasse o campo nocional (dos conceitos e termos) teria em mos um caminho para apontar o campo-museologia dotado de alguma consistncia terica. Mais apropriado dizer no plural teramos - pois vejo esse trabalho como uma contribuio para a rea. Se no para dar a soluo do problema Museologia o que seria muito pretensioso - ao menos apontar uma trilha possvel ou quem sabe - como se diz na linguagem popular pr mais fogo na fogueira. Nunca demais repetir tal como aprendi com a profa. Ftima que essa trilha um dos caminhos; h outros e devem ser explorados e discutidos. O alerta no ficou to evidente. Me parece hoje que foi (e continua em atividade) uma preocupao latente de natureza histrica que minha rea de formao. Tratava-se de uma rota convergente. Esse alerta se encontra num outro trecho escrito por Johanna Smit, Fatima Tlamo e Nair Kobashi dando-me a dimenso da importncia em rever, voltar e

14

conhecer um pouco mais de perto como foi se dando a constituio da rea. Para essas autoras, o foco o campo da Cincia da Informao que tem l suas mazelas e tambm uma arena de discusses acaloradas para identificar seu objeto (ou objetos) de estudo. O trecho diz: A passagem da modernidade para a ps-modernidade, ou mais especificamente da disciplinarizao do conhecimento para a sua interdisciplinaridade, foi to rpida e intensa, que diversos domnios, dentre os quais o da Cincia da Informao, estabeleceram-se pontualmente, em sincronia, no tendo empreendido a reflexo sobre o prprio trajeto de sua constituio. De certo modo, tudo se passa ao largo da memria. Existe uma ausncia de especificidade e de delimitao conceitual das denominaes que se fizeram da rea (grifo 16 meu) . Menos do que discutir os efeitos da ps-modernidade por sobre reas do conhecimento, em particular a Museologia, o que me ficou foi a necessidade de empreender o caminho de volta e, como escrevem as autoras, repensar o trajeto da rea atravs de fontes disponveis (nem sempre fceis de encontrar) para tentar recompor um dado quadro de situaes e pessoas com ela envolvidas. Dois fatos pessoais me vieram lembrana ajudando a reforar essa importncia. Certa vez o professor Ulpiano Bezerra de Meneses disse que a Museologia emprestava palavras de outras reas sem explicar as razes ou o significado; isso me ficou marcado. Tambm me veio lembrana que eu mesma respondi ao famoso questionrio de Vinos Sokfa inquirindo o que Museologia? numa palestra no Museu de Arte Contempornea (USP/SP); penso que por volta do inicio dos anos de 1990. Feitas essas consideraes vamos em frente. Uma pergunta feita por Vinos Sokfa registrada na MuWoP era a prova que eu procurava para apontar o esforo hercleo do ICOFOM para identificar o objeto de estudo da Museologia, mesmo que no houvesse consenso. O que bom para o desenvolvimento do pensamento cientfico, esclareceu-me a profa. Ftima Tlamo. Sokfa perguntava-se a si mesmo e seus colegas: Em nome do cu, o 17 que Museologia? . Um minucioso trabalho de garimpagem nas publicaes me levou ao quarto e ltimo captulo (O Emprego, de palavras candidatas termo). Dada a dimenso da empreitada, uma

15

vez que qualquer trabalho terminolgico requer um grupo e os resultados aprovados pela rea, caso contrrio, no tero consenso, trabalhei com um nico conceito - o conceito museologia - a ttulo de exerccio como metodologia de abordagem. Ao chegar nesse ponto j estava esclarecido que podamos considerar a Museologia como rea de especialidade com um campo de noes germinadas e espalhadas nas publicaes que estavam disseminadas, pela divulgao, entre profissionais de museus. O exerccio de garimpagem foi longo e trabalhado em etapas a partir da reflexo que a linguagem de especialidade marcada por variaes discursivas sendo portanto matizada. Como dissemos acima foi observado o intercmbio entre os planos terico e o prtico (e vice-versa). Na categoria ou quadrante da produo (o 1.) circunscrito aos colaboradores do Icofom, um dos objetivos foi o de criar um cerne de valor conceitual e na via inversa, no quadrante da divulgao, o de conferir se houve a apreenso dos conceitos conjugados e incorporados ao discurso da prtica. Houve (e h) uma interligao entre esses dois planos (terico e prtico), como no podia deixar de acontecer, o que promove a repercusso das idias evidenciando o compartilhamento entre palavras, conceitos e termos. Poder-se-ia dizer entre concepes e sua formalizao nocional. A procura investigativa centrou-se nos traos caractersticos do conceito (os constituintes e os consecutivos) ou traos similares e distintivos. preciso salientar que o trabalho terminolgico isento de julgamentos de valor. A terminologia no inventa um termo mas o coleta nos documentos, na produo da rea. Para organizar esse universo de traos foi construindo um Inventrio com as rubricas museologia, museu e museografia como se fossem etiquetas (e no conceitos). Trechos extrados dos textos da MuWoP e ISS foram sendo coletados sob essas rubricas no idioma em que foram expressos. Foram surgindo temas sob cada uma delas o que nos deu, nesse plano, a confirmao de um campo de conhecimento ainda que primassem as diferenas de opinies. Num mesmo conjunto surgiram traos sobre o objeto da Museologia, funes do museu, finalidade dos museus, locais (museu como lugar de legitimao dos smbolos da sociedade) e instrumento (Museologia como diretriz terica para as funes realizadas pelos museus). O passo posterior foi delimitar as caractersticas ou atributos com base na Teoria do 18 Conceito de Ingetraut Dahlberg . O contexto de uso (excertos) foi extrado e dele destacado

16

quando havia o trao constituinte e o consecutivo. Foram surgindo traos como a Museologia tendo por base o museu; museografia (aplicao da prtica da Museologia; percia; descrio de trabalhos, conjunto de tcnicas etc.) e registramos as variaes. Para cada caracterstica ou atributo agrupamos as variaes que comprovam de certo modo as tenses da rea, ou as foras contraditrias, nas palavras de Ftima Tlamo. Em seguida, com esse material em mos, trabalhei com a distino entre categorias e temas aps selecionar em cada conjunto os traos semelhantes ou parcialmente semelhantes e os de oposio resultando numa seqncia de expresses como definio situacional, fenmeno museu, museologia e assim por diante que nos trazem um panorama no s das expresses mas das idias a elas vinculadas. As variaes encontradas foram sistematizadas em quadros sinpticos. Por exemplo, para Museologia tivemos: idia; teoria (teoria do fenmeno museu; teoria das funes do museu; teoria da organizao dos museus; teoria da Museologia como ideologia da Cultura e teoria da Museologia como semitica do Objeto e da Cultura). Todo esse processamento nos levou a identificar e aqui de bom tom ressaltar as reflexes da profa. Ftima Tlamo que muito contribuiu para esses resultados que as variaes apontam para um campo (ou rea de especialidade) demonstrando o conflito da Museologia no momento constitutivo e que esse conflito se localiza nas categorias que usa e no nos temas. Temas so possibilidades de debates revelando preocupaes por determinados aspectos da rea ou do campo; so debatveis. Diferentemente, uma construo terica como o objeto da Museologia a define (ou no) como campo cientfico com tendncia autonomia. No era de todo estranho tendo em mente os discursos registrados na MuWoP e na ISS que as maiores ocorrncias observadas giravam em crculos em torno da idia de que o objeto da Museologia era o Museu. O Museu ancorado na Museologia teria ento sua teoria. A bem dizer uma teoria justificativa das atividades e seus procedimentos. Nesse vis os atributos da Museologia seriam, na essncia, o objeto ou o patrimnio objetual. Numa outra possibilidade, considerando-se o objeto da Museologia como a cincia que estuda a relao especfica do homem com a realidade (fator muito debatido em razo do que vem a ser realidade) atravs da coleta e conservao sistemtica de objetos selecionados tal com proposto por Anna Gregorov chega-se, novamente, importncia do

17

objeto e menos da relao do homem com o objeto que passvel de discusso. So formas de relacionamento e, assim, probabilidades. So temas. Nas proposies elencadas o que se v que a idia de preservao do Patrimnio vinculava-se acima de tudo preservao de objetos materiais acompanhada de uma srie de procedimentos (como guarda, conservao, restauro, documentao e exposio) com a finalidade de educao prioritariamente ao redor de objetos. A musealidade outra proposta de identificao do objeto da Museologia traz em si um valor atribudo conferido por algum e, novamente, a instituio pela via de objetos concretos que se v privilegiada. A noo de Patrimnio expandido, apresentada por Peter van Mensch e seus colegas , abria a possibilidade de deslocar o escopo da Museologia para outro lugar que no o museu e, com isso, uma brecha para ser compreendida como disciplina de interpretao na dependncia de outras disciplinas. Vale lembrar que, a essa altura, j estavam em discusso os movimentos da Ecomuseologia e Nova Museologia trazida para as pginas dos cadernos do ISS. O lugar-museu se ampliava para Territrio; estava derrubada a idia de museu prensado nas quatro paredes. O agente do processo deixa de ser o museu, ou as coisas dos museus e transfere-se para a sociedade (naquela poca usava-se comunidade) compartilhando a construo de sua relao com o Patrimnio. Nesse ponto a noo de Patrimnio (grosso modo) deixa de ser um tema da Museologia para se tornar um trao constitutivo, trao esse menos visvel quando se trata dos museus tradicionais com alta valorizao nas colees/acervos.
19

Chegamos (e aqui no plural em razo das reflexes da profa. Ftima Tlamo) seguinte sntese sublinhando novamente que se trata de um recorte sincrnico. Por esses parmetros apontados pelo trabalho terminolgico a Museologia apresentava-se pelas seguintes vias: como recurso de cientificidade para os museus portanto como argumento significativo para dar suporte dito cientfico ao funcionamento da instituio; ou como rea de conhecimento cientfico - perspectiva em que o Museu somente uma modalidade pragmtica da Museologia. Como

18

modalidade as formas-museu se alteram (prova disso foi o surgimento dos ecomuseus). Conclumos que uma conceituao mais adequada para a Museologia deveria partir da idia de processo sobre os modos de produo, organizao e consumo desta que seria uma relao especfica entre o homem e objeto. Propusemos outra aproximao levando em conta as categorias de pensamento objeto, lugar e instrumentos e chegamos seguinte elaborao que libera a Museologia do Museu que se torna, nesse prisma, um de seus exerccios:

A Museologia como rea de conhecimento cientfico se concretiza sobre indcios variados do Patrimnio cultural e natural (o objeto), em qualquer lugar que eles se apresentem (o lugar), atravs de procedimentos de preservao, conservao, documentao, exposio, educao, divulgao e disseminao de conhecimentos (os 20 instrumentos) .

Depois do tempo decorrido entre a construo da tese e sua defesa aproveito para tecer alguns comentrios. Parece-me que as discusses sobre o objeto de estudo da Museologia ficaram mais esparsas. Mais recentemente, Tereza Scheiner, num outro encontro do MAST COLLOQUIA, retomou o assunto apresentando o Museu como fenmeno que se 21 identifica pela relao entre homem, espao, tempo e memria denominada musealidade indcio que, de alguma forma, a inquietao no se aplacou de todo; o que positivo se aprendi os ensinamentos da profa. Ftima Tlamo. A questo me leva de imediato figura da espiral apresentada por Carlos Vogt (acima citada): algo sai de um ponto, movimentado por foras crescentes e volta a passar pelo mesmo lugar s que, agora, em outra dimenso. A espiral sugere a idia de desenvolvimento; assim se espera. Devo citar o trabalho, tambm recente, de Francisca Hernndez Hernndez (Espanha) Planteamientos tericos de la museologia (Ediciones Trea, 2006) no qual ela faz uma retrospectiva, na Introduo, dos autores que procuraram tratar a Museologia do ponto 22 de vista terico . Ao longo do livro recapitula as dificuldades incluindo a de se obter os documentos sobre esse percurso mesmo na Espanha, as discusses sobre o estatuto epistemolgico, sobre o objeto da museologia, o sistema metodolgico e estrutural, as tendncias do pensamento museolgico e as novas teorias sobre patrimnio. Essa publicao

19

a meu ver outro sintoma de que se est voltando e revendo a trajetria de nossa rea. Um meio para que se possa prosseguir, agora, em outro ponto da espiral. Vale ressaltar que, da sua bibliografia, constam as brasileiras Maria de Lourdes Horta, Waldisa Russio e Teresa Scheiner com trabalhos publicados pelo ISS e MuWoP ou seja, trabalhos publicados pelo Icofom, sendo o mais recente de 2000. Fica um vcuo, pois, no pouca nem pequena a produo brasileira que precisaria chegar ao exterior. Uma tese nos coloca perguntas sobre sua validade e seus efeitos. Pode-se questionar sua validade cientfica e, por vezes, pouco sabemos de seus efeitos. Posso citar um (no falo de citaes em trabalhos, mas de continuidade nas reflexes). Trata-se do trabalho de Luciana Tavares Dias (TCC), orientado pela Profa. Dra. Marilda Lara (ECA/USP) no qual a autora se debruou com maior nfase nas questes sobre a construo de linguagens documentrias com base em parte do vocabulrio referente Museologia e ao Museu na contemporaneidade. A autora concluiu que os mtodos terminogrficos em si no resolvem uma rea, mas podem auxiliar na percepo de problemas em sua delimitao. Para organizar 23 uma linguagem documentria preciso o corpo terico . O que um desafio. Revendo o meu trabalho considero que o tema no qual me debrucei, no seu ncleo vital, procurou abordar o objeto de estudo da Museologia. Foi um legado meio enviesado da profa. Waldisa, sempre inquieta com os contedos que ela prpria apresentava. Um bom exemplo. Ficou gravado. Se a tarefa de construir uma tese sempre rdua, ela me trouxe para alm do trabalho de sistematizao e organizao das idias e argumentos a certeza de que no tenho respostas definitivas e fechadas. Me apraz a idia de que sempre trabalhamos com uma possibilidade especialmente na nossa rea de cincias humanas, sociais ou sociais aplicadas como querem as instncias que decidem em que compartimento se insere a Museologia. uma possibilidade entre outras. Uma interpretao sempre marcada pela arbitrariedade. Tambm gosto da idia que devemos ser desconfiados "a lioWaldisa. Li recentemente um pensamento belssimo que tomo por emprstimo para finalizar. O li numa publicao e diz: A dvida uma homenagem esperana .
24

20

sempre bom ver as idias rebatidas. Registro meus agradecimentos ao prof. Dr. Marcus Granato pelo convite para participar do MAST COLLOQUIA, por sua acolhida generosa bem como de sua equipe. Notas 1. O texto foi publicado nos Anais do Museu Paulista Histria e Cultura Material. Nova Srie, vol. 12, jan/dez 2004: 237-268. 2. De acordo com a terminloga Maria Tereza Cabr h divergncias no que se entende por lngua de especialidade e os critrios para definir o que especializado de uma linguagem. O discurso tcnico-cientfico o caso mais claro de texto de linguagem especializada pode ser considerado como discurso unitrio, no sentido de que so de carter monofuncional, os usurios que as utilizam so restritos, sua aquisio voluntria, e gozam de certa autonomia em relao linguagem geral (cf. PITCHT E DRASKAU apud CABR La terminologia. Teora, metodologa, aplicaciones. Barcelona, Editorial Antrdida/Empres, 1993:143). 3.VER Kent Jones Os inconvenientes do ingls para a comunicao aeronutica internacional www.aleph..com.br/kce/artigo24.htm . Coletado em 11.05.2003 4.AUBERT, Francis Henrik. Lngua como estrutura e como fato histrico-social: conseqncias para a terminologia. In Ieda Maria Alves (org.). A constituio da normalizao terminolgica no Brasil. So Paulo, FFLCH/CITRAT, 1996: 11-15. 5. CABR, Maria Tereza. La terminologa: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona, Editorial Antrtida/Empuries, 1993. p. 83 6. Exemplo a revista Mouseion publicada pela Organizao Internacional de Museus ( Liga das Naes) nos incios do sculo XX, interrompida durante tempos de guerra, retomada em 1948 pela UNESCO com o ttulo de Museum depois Museum International. Entendemos que isto referenda o interesse pela instituio e suas prticas, confirma a existncia de um nicho particular e demonstra por seus artigos uma crescente especializao dentro de sua prpria rea.

21

7. O estabelecimento do Comit Internacional para a Museologia ocorreu em 15 de junho de 1976. Tereza Scheiner apresenta o ano de 1977 como data formal da criao do ICOFOM (SCHEINER, Tereza. Les multiples facettes de lICOFOM. Cahiers dtude/Study Series. Comit International de lCOM pour la museologie. 2000,8:2-3). 8. Jean-Claude Passeron diz das expectativas da Sociologia contar com um controle da linguagem to respeitvel quanto o das disciplinas formais ou nomolgicas. Na sua opinio, a Sociologia no percebe a proliferao dos conceitos descritivos que ocorre nas cincias de observao histricaonde insere a Sociologia (grifos do autor)(PASSERON, Jean-Claude. O raciocnio sociolgico. O espao no-popperiano do raciocnio natural. Petrpolis, Vozes. 1995:151) 9. VER em http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml 10. Passagens que podem ser lidas no artigo "Em nome do cu, o que museologia?". Perspectivas de Museologia atravs de publicaes In Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, So Paulo, 2004, 14:311-343. 11.TSURUTA, Soichiro. Museological Working Papers/DoTraM no.1, 1980, 47-48. 12 CHARTIER, Roger. O mundo como representao. Estudos Avanados, 1991, 11(5): 173-191. 13. Fato museolgico a relao profunda entre o homem, sujeito que conhece, e o objeto, testemunho da realidade. Uma realidade da qual o homem tambm participa e sobre a qual ele tem o poder de agir, de exercer sua ao modificadora. (...) O que caracteriza, na realidade, esse fato museolgico, e a que entra o museu como um dado a considerar, que essa relao profunda se faz num cenrio institucionalizado, e esse cenrio institucionalizado o museu (RUSSIO, Waldisa. Texto III. In ARANTES, Antonio Augusto (Org). Produzindo o passado. Estratgias de construo do patrimnio cultural. So Paulo, Brasiliense, 1984:60). 14. Gregorov declara:Durante anos recentes no meu trabalho com a Slovak National Museum em Bratislava eu lidei mais profundamente com problemas [relativos] museologia como filsofa esses problemas sempre me intrigaram. Meus esforos resultaram num

22

manuscrito extenso de 400 pginas, do qual retiro algumas idias bsicas que (...) conecto com o tema n. 1 do programa do ICOFOM (...) (MuWoP/DoTraM, n. 1:19). 15. CINTRA, Anna Maria Marques; TLAMO, Maria de Ftima Gonalves; LARA, Marilda Lopes Ginez; KOBASHI, Nair Yumiko (1994). Para entender as linguagens documentrias. So Paulo, Ed. Polis, 1994:35 16. SMIT, J.; TLAMO, F.; KOBASHI, N. A determinao do campo cientfico da Cincia da Informao: uma abordagem terminolgica. Datagramazero. Revista de Cincia da Informao - v.5 n.1 fev/04, ARTIGO 03. http://dgz.org.br/fev04/art 03.htm 17. Comentrios sobre as publicaes usadas na tese e essa pergunta foram publicadas: 18. DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Cincia da Informao. 1978, 7(2):101-107. 19. MENSCH, Peter, POUW, Piet J. M; SCHOUTEN, Frans F. J. Texto apresentado no Colloquium ICTOP/ICOFOM - Londres, julho de 1983. 20. CERAVOLO, S.M. Da Palavra ao Termo. Um caminho para compreender Museologia. Tese. ECA/USP, 2004:207. 21. SCHEINER, Tereza C. Museologia e Pesquisa: perspectivas na atualidade. In MAST COLLOQUIA, Museu: instituio de pesquisa. Rio de Janeiro, 2005, vol.7:85-100. 22. F.H. Hernndez cita: Jir Neustupn (1950, 1968 e 1971); a tese de J. Lynne Teather de 1983; a de Peter van Mensch (1992); Zbynek Z. Strnsk (1995); Tomislav Sola (1997) e Ivo Maroevic (1998). 23. DIAS, L.T. Organizao da informao no contexto da Museologia e do Museu na contemporaneidade: subsdios terminolgicos para a elaborao de uma linguagem documentria. ECA/USP, 2007. 24. Epgrafe aatribuda a (Isadore Ducase, Conde de Lautramonte) BARBUY, H.; LIMA, S.; CARVALHO, V; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, A.; MAKINO, M.; BERALDO, L. O sistema documental do Museu Paulista: a construo de um banco de dados e imagens num

23

museu universitrio em transformao. In Imagem e produo de conhecimento. So Paulo : Museu Paulista/USP, 2002.

24

Museologia, novas tendncias Marlia Xavier Cury

25

Nota biogrfica Museloga. Possui graduao em Licenciatura em Educao Artstica pela Faculdade de Belas Artes de So Paulo (1982), especializao em Museologia (1985), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Cincias da Comunicao pela Universidade de So Paulo. Atualmente Professora Doutora da Universidade de So Paulo, atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia. Tem experincia na rea de Museologia, com nfase nos seguintes temas: comunicao museolgica, expografia, avaliao museolgica (estudos receptivos), educao patrimonial e em museus e pblico de museu.

26

Museologia, novas tendncias

A discusso sobre Museologia e seu objeto de estudo remete-nos ao ICOFOM Comit Internacional de Museologia do ICOM Conselho Internacional de Museus, que, 1 aps sua criao , tornou-se um dos principais lugares para discusso sobre a disciplina. O principal objetivo do ICOFOM, em seus primeiros anos de existncia, foi configurar a Museologia como um campo de estudo independente. Os anos entre 1977 e 1979 foram decisivos para a construo do papel do ICOFOM e para o incio dos debates, embora os resultados tenham sido desapontadores. Sobre o Encontro Anual em 1978, em Nieborw, Klausewitz (1997, p. 15) comenta: O resultado deste encontro foi a impresso de que parece no existir qualquer conceito real e especialmente base terica para a museologia como disciplina cientfica. Sobre o Encontro Anual de 1979, em Torgiano, o mesmo autor escreveu: Porm, os resultados para a museologia especial foram novamente um tanto desapontadores, uma vez que as interpretaes de um mesmo conceito foram muito diferentes (KLAUSEWTZ, 1997, p. 15). Entre os anos de 1980 a 1983 os debates no bojo do ICOFOM foram profcuos, abordando os tpicos: Museologia, uma cincia em formao (1980, Mxico), Museologia e interdisciplinaridade (1981, Estocolmo), O sistema da museologia e interdisciplinaridade (1982, Paris), Metodologia da museologia e formao profissional (1983, Londres) e Museu, territrio e sociedade (1983, Londres). Desses anos, embora as resistncias e a crise, podemos vislumbrar resultados 3 significativos, sobretudo no que se refere definio do objeto de estudo da museologia. Em 1980 Zbynek Z. Strnsky, afirma que museologia entendida como o estudo da relao especfica do Homem com a Realidade, tendo como objeto [...] uma abordagem especfica do homem frente realidade, cuja expresso o fato de que ele seleciona alguns objetos originais da realidade, insere-os numa nova realidade para que sejam preservados, a despeito do carter mutvel inerente a todo objeto e da sua inevitvel decadncia, e faz uso deles de uma maneira, de acordo com suas prprias necessidades. (apud MENSCH, 1994, p. 12) Seguindo essa linha de idia, Anna Gregorov, 1981, acrescenta que museologia
2

27

[...] cincia que estuda a relao especfica do homem com a realidade, que consiste na coleo e conservao intencional e sistemtica de objetos selecionados, quer sejam inanimados, materiais, mveis e principalmente objetos tridimensionais, documentando assim o desenvolvimento da natureza e da sociedade e deles fazendo uso cientfico, cultural e educacional. (apud MENSCH, 1994, p. 12) Posteriormente, Peter Van Mensch, 1994 comenta que museologia [...] uma abordagem especfica do homem frente realidade, cuja expresso o fato de que eles selecionam alguns objetos originais da realidade, inserindo-os numa nova realidade para que sejam preservados, a despeito do carter mutvel inerente a todo objeto e da sua inevitvel decadncia, e faz uso deles de uma nova maneira, de acordo com suas prprias necessidades. (MENSCH, 1994, p. 12) No Brasil, essa proposio foi trabalhada por Waldisa Rssio Camargo Guarnieri, que entende que Museologia a cincia que tem como estudo o fato museolgico. Para a autora: Fato museolgico a relao profunda entre o homem, sujeito que conhece, e o objeto, parte da realidade qual o homem tambm pertence e sobre a qual tem poder de agir - relao esta que se processa num cenrio institucionalizado chamado museu. (1990, p. 7) A proposio de Strnsky incorporada por diversos autores tornou-se uma tradio que pode ser sintetizada no ternrio HOMEM, OBJETO e MUSEU ou H x O x M. O ternrio representa a relao entre o homem e a realidade mediada pelo objeto musealizado. O ternrio replicado, em uma outra verso, para atender nova Museologia. rplica como outra reproduo e como resposta s novas demandas da Museologia e seu contexto de aplicao fora dos muros do que podemos denominar como museus tradicionais. Nesse sentido, o ternrio constitudo pela SOCIEDADE, o PATRIMNIO e o TERRITRIO, ou S x P x T.

28

SOCIEDADE HOMEM

PATRIMNIO OBJETO

CENRIO TERRITRIO Ilustrao 1 - Ternrio O Campo museolgico trata do ternrio em seu conjunto ou a partir de um de seus aspectos, sem perder de vista o todo trilgico. Assim, a produo em Museologia pode ser considerada aquela em que o objeto de estudo trata do ternrio, mesmo que considerando uma de suas partes, sem perder, no entanto, a perspectiva do todo. Talvez este seja um dos pontos para discernirmos sobre a produo em Museologia da produo de outras reas que se aproximam do ternrio ou de um de seus pontos constitutivos, mas com outras problemticas. Essas reas, certamente, contribuem com a Museologia trazendo outros elementos, argumentos, teorias e conceitos, ampliam os limites da disciplina museolgica, trazendo contribuies que podero ser apropriadas pelo campo, transformando-o. De outra forma, essas mesmas reas e/ou outras que, inseridas no ternrio, no todo ou em um de seus pontos constitutivos, produzem Museologia, participando dela. Sem perder sua identidade original, essa outra rea se identifica com os discursos museolgicos, sentindo-se parte deles. As contribuies ou participaes de outras reas na Museologia acontecem na multidisciplinaridade ou na interdisciplinaridade. Como a Museologia uma transdisciplina em formao, semelhana da rea de comunicao, a aproximao e reciprocidade com outras reas essencial para a construo da transversalidade, da estrutura epistemolgica transdisciplinar e do quadro terico-conceitual. A museologia, h dcadas, deslocou o seu objeto de estudo dos museus e das colees para o universo das relaes, como: a relao do homem e a realidade; do homem e o objeto no museu; do homem e o patrimnio musealizado; do homem com o homem,
4

29

relao mediada pelo objeto. Esse universo de relaes deve ser enfrentado na perspectiva transdisciplinar dada a sua complexidade. Se a Museologia disciplina com objeto de estudo, o enfrentamento desse objeto deve ocorrer com clareza e com bases tericas fundamentadas nas cincias humanas e sociais. Museografia e gesto No ternrio HOMEM, OBJETO E MUSEU o museu adquire uma posio fundamental, pois se constitui no cenrio que permite a relao entre o homem e a realidade de uma forma particular. O museu um cenrio construdo e sua construo processual denomina-se museografia. A museografia abrange toda a prxis da instituio museu, compreendendo administrao, avaliao e parte do processo curatorial (aquisio, salvaguarda e comunicao). A gesto museolgica organiza a prxis formando o cotidiano institucional que opera no tempo. A gesto museolgica faz as aes museogrficas atuarem em sinergia, como um sistema que opera com atividades meio e fim. A administrao atividade meio que d suporte ao processo curatorial, aes fim em torno do objeto museolgico. O museu como um sistema o conjunto de procedimentos metodolgicos, infra-estrutura, recursos humanos e materiais, tcnicas, tecnologias, polticas, informaes, procedimentos e experincias necessrios para o desenvolvimento de processos museais. O museu como sistema necessita de clareza quanto sua misso que a finalidade e vocao da instituio, o propsito do museu: 1- O que podemos fazer com sucesso? 2- Qual o nosso papel social? 3- Quais so os compromissos que podemos assumir com a sociedade? (CURY, 2008, p. 77) Vejamos a definio de misso adequada ao museu para entender o seu alcance: Razo de ser de um museu, que ajuda a explicitar tambm a sua finalidade (relao entre o que faz e a demanda social), os pblicos, os produtos e servios e expectativas, orientando os esforos de todos no museu (CURY, 20068, p. 76). Observamos que devemos sempre considerar os conceitos de pblicos interno e externo.

30

Uma ferramenta gerencial contempornea adequada aos museus o planejamento estratgico porque cria horizontes a partir de uma viso de futuro e tem a capacidade de estabelecer uma direo para onde o museu dever seguir, como um processo contnuo de elaborao. O planejamento estratgico um instrumento administrativo flexvel para a devida adequao a um organismo cultural, como o museu. Com o planejamento estratgico a equipe toma conscincia quanto s oportunidades e riscos aos quais o museu est sujeito e orientando-o para o estabelecimento da direo a seguir, a partir das caractersticas do ambiente e cumprimento da misso institucional. Ainda, com o planejamento estratgico podemos: perceber os pontos positivos e negativos, fortes e fracos (as caractersticas, oportunidades e riscos) e saber trabalhar com eles; adaptar s mudanas; visualizar os problemas e limitaes e saber trabalh-los; canalizar recursos. O plano museolgico ou diretor instrumento de gesto, ferramenta de planejamento estratgico articuladora de todas as dimenses de um museu. Para tanto, preocupa-se com a eficincia e a eficcia da instituio. A eficincia est ligada ao processo, ao passo que a eficcia com o produto. Assim, na perspectiva de planejamento estratgico, o museu deve fazer a coisa certa da forma certa, ou seja, realizar produtos de qualidade com processos de qualidade. O plano museolgico define: as caractersticas da instituio (trajetria e abrangncia de acervo e pblico), a misso institucional, os objetivos estratgicos, programas, metas, cronograma, recursos, etc. O plano museolgico a melhor expresso 5 prtica da poltica cultural do museu, abrangendo os seus programas e programao e as estratgias para alcan-los na prtica. Por ser o museu uma instituio comprometida com a sociedade, o plano museolgico sempre se alicera em aspectos administrativo (planejar estrategicamente), poltico (reunir pessoas estrategicamente para planejar e realizar) e tcnico (decidir e agir com base em procedimentos tcnicos), respeitando assim o ambiente que lhe agrega. Faz parte do processo de elaborao do plano a misso, o diagnstico, as metas estratgicas, as estratgias de ao, as opes e escolhas, as propostas, objetivos, etapas a serem construdas cooperativamente, como as demais, para que os profissionais no s se sintam, mas, sobretudo, sejam de fato agentes do processo.

31

Os programas do plano museolgico devem ser adequados e exeqveis, apresentar a metodologia a ser adotada, descrio das aes e indicao das formas de avaliao. Processo curatorial O conceito de curadoria foi se alterando no decorrer do tempo e, mesmo hoje, h diferentes concepes em lugares, instituies, regies ou pases diferentes. No raro, em uma mesma instituio encontramos distintas formas de entender, tratar e fazer curadoria. Uma forma contempornea de entender curadoria seria aquela elaborada por Ulpiano Bezerra de Meneses. Para esse autor [...] curadoria o ciclo completo de atividades relativas ao acervo, compreendendo a execuo e/ou orientao cientfica das seguintes tarefas: formao e desenvolvimento de colees, conservao fsica das colees, o que implica solues pertinentes de armazenamento e eventuais medidas de manuteno e restaurao; estudo cientfico e documentao; comunicao e informao, que deve abranger de forma mais aberta possvel, todos os tipos de acesso, apresentao e circulao do patrimnio constitudo e dos conhecimentos produzidos, para fins cientficos, de formao profissional ou de carter educacional genrico e cultural (exposies permanentes (sic) e temporrias, publicaes, reprodues, experincias pedaggicas, etc.). (USP, 1986) Curadoria ou processo curatorial uma das formas de se entender o trabalho do museu, agora a partir da cadeia operatria em torno do objeto. A partir desta concepo o papel do curador se amplia, ou seja, so curadores todos aqueles que participam do processo curatorial. Em sntese, esse processo constitudo pelas aes integradas (realizadas por distintos profissionais) por que passam os objetos em um museu, denominados objetos museolgicos ou muselia, conforme definido por Strnsky em 1969. O processo curatorial diferencia a muselia de outros objetos que pertencem a outros contextos, entendendo-se que o objeto museolgico aquele que foi retirado do contexto natural ou circuito econmico e/ou funcional, adquirindo um estatuto diferenciado. O objeto museolgico no um objeto

32

em um museu e sim aquele que sofre as aes que compem a musealizao por meio do processo curatorial. As aes do processo curatorial so: formao de acervo, pesquisa, salvaguarda (conservao e documentao museolgica), comunicao (exposio e educao). Apesar de ser cadeia operatria, no deve ser entendido como sequncia linear, o que o caracterizaria como estrutura esttica, mecnica e artificial. Ao contrrio, uma viso cclica seria a melhor representao do processo, visto a interdependncia de todos os fatores entre si e a sinergia que os agrega e que agrega valor dinmico curadoria. Se um museu deve ser dinmico, igualmente deve ser o processo curatorial. O processo curatorial organiza o cotidiano em torno do objeto museolgico, mas traz luz do processo um outro elemento constitutivo do que entendemos ser o museu: o pblico. O pblico o receptor dos museus e do patrimnio cultural musealizado e traz consigo, como sujeito ativo, uma participao no processo curatorial.

Avaliao museolgica e pesquisa de recepo Para os museus, a avaliao museolgica est ligada ao projeto de gesto. O projeto de gesto integra organicamente a museografia com o processo curatorial. O projeto de gesto tambm unifica, de modo a operar com eficincia, as atividades meio com as atividades fim. A avaliao museolgica parte inerente do projeto de gesto, pois traz luz da conscincia o andamento das estratgias, mtodos, tcnicas, aes propostas, posies, comportamentos etc. a avaliao que unifica o cotidiano do museu ao projeto de gesto, ajustando-os reciprocamente para a eficincia e a eficcia. Para tanto, a avaliao deve ser praticada em todo o museu e atingir diferentes nveis e planos, envolvendo seus atores (pblico interno e externo), ou seja, avaliar os mtodos e estratgias, aes, atividades, produtos e servios. A avaliao alimenta, ajusta, adequa, corrige... faz o sistema andar em direo aos objetivos traados e aos propsitos institucionais.

33

Produtividade Desenvolvimento do processo museal Dizem respeito a Medem O modo de utilizar os recursos disponveis A eficincia dos processos

Qualidade Relao entre o pblico, produto e aes do museu Experincia do pblico A eficcia dos produtos e aes Nos resultados e realizaes O que fazer

Tem foco Indicam

Nos esforos Como fazer

Quadro 1 Nveis de alcance e correlaes da avaliao museolgica Com o plano museolgico o sistema opera plenamente na interdependncia de elementos e na sinergia, na globalidade onde o todo maior do que a soma das partes. Planejamento pensar e agir, sendo que a avaliao move o processo nos limites definidos pelo grupo e cria uma conscincia sobre o processo e a tomada de deciso. Unificao das aes, construindo o cotidiano institucional e uma rotina afinada com os propsitos institucionais e com as finalidades museais. A avaliao serve ao museu para organizao do cotidiano, reflexo sobre cultura de trabalho, construo de conhecimento prtico e para a implementao de uma inteligncia da prxis. Porque serve ao museu, a avaliao est no domnio da museografia. Para a museologia, a avaliao museolgica passa a ser pesquisa ou estudo de recepo, ou seja, ela deixa de ser avaliao de processos e resultados para alimentar, corrigir e ajustar o projeto de gesto, faz-lo acontecer, enfim , e passa a ser estudo de recepo, das formas de uso que o pblico faz do museu e das interaes geradas pelas exposies, em face das mediaes culturais. A pesquisa de recepo de pblico importante para o museu, porque so os usos que o pblico faz dele que lhes do forma social. A pesquisa de recepo fundamental para a museologia porque uma das possibilidades de produo de conhecimento e construo terica. A questo : como realiz-la? Com que aporte?
7

34

necessria a adoo de um multimtodo associao de mtodos capaz de enfrentar a complexidade da experincia do pblico na sua relao com o patrimnio cultural musealizado. Lauro Zavala (1998, p. 84) afirma que estratgia seria usar ferramentas conceituais de diferentes tradies metodolgicas para responder a indagaes no ortodoxas, ou seja, hipteses outras muito alm daquelas formuladas a partir do potencial de estmulo que um museu e/ou exposio capaz provocar no pblico em vista de uma mudana comportamental passiva. Ou seja, ir alm da relao estmulo/resposta e da capacidade do museu e da exposio de atrair, prender ou reter a ateno do pblico visitante. Porque a pesquisa de recepo ocorre na relao do pblico com o patrimnio musealizado, o campo para a construo de experimentos empricos de coleta e anlise de dados a museografia, campo autnomo e auxiliar como a etnografia para a antropologia. Por outro lado, o campo para a construo da interpretao dos dados coletados e analisados transpondo esses dados descritivos para um contexto compreensivo e terico a museologia. Sendo assim, e referenciando-nos no Quadro Geral da Disciplina Museologia, a avaliao museolgica um item da Museologia Aplicada, ao passo que a recepo enquadra-se perfeitamente e honestamente na Museologia Geral.

Museologia, museografia e musealizao

Houve um tempo que museografia e museologia eram a mesma coisa, hoje elas se diferenciam. O cenrio museu onde se d a construo museogrfica, campo prtico do museu e auxiliar da museologia. O lugar da museografia no museu, o tradicional ou outras formas, na sua estruturao administrativa, tcnica, poltica e metodolgica. O lugar da museologia onde esto as relaes do homem com o patrimnio cultural e a posio da museologia est na construo de conhecimento para compreenso do fato museolgico. O processo de musealizao aproxima a museografia e a museologia porque descreve (o qu), especifica (para quem) e analisa (como) o processo no qual a sociedade atribui o status patrimonial a determinados objetos e preserva-os para distintos usos (BRUNO, 2007, p. 147).

35

Por outro lado, e a partir da definio de Guarnieri, podemos entender o fato museolgico como um processo comunicacional, numa perspectiva da interao entre o museu e a sociedade. Para tanto, o museu vai de encontro cultura ao assumir que a significao da mensagem museal uma construo cultural que acontece a partir das mediaes do cotidiano do pblico visitante, ou seja, o cotidiano cultural sustenta a interpretao do pblico, da mesma forma que o receptor (o visitante de museu) construtor ativo de sua prpria experincia museal. Dessa maneira, a exposio o local de encontro e negociao do significado museal (a retrica) e do meio (a exposio mesma) para a interao, como dilogo e exerccio de tolerncia, onde h reciprocidade entre museu e pblico. A pesquisa museolgica, na forma como apresentamos, pesquisa de recepo de pblico de exposio e de outras aes de comunicao, onde o processo museal todo revisto, revisitado a partir do ngulo de viso do pblico. A museografia (da qual a expografia faz parte), aqui entendida como conjunto de aes prticas que existem e acontecem em sinergia sistmica a prxis museal campo de conhecimento autnomo ligado ao museu a instituio , ao mesmo tempo que auxiliar da museologia a disciplina. Ento, a museografia o suporte que a pesquisa de recepo em exposies necessita para se realizar como pesquisa em museologia, porque corrobora na construo do experimento investigativo e anlise e interpretao dos dados coletados. Ento, ao invs de fazer a etnografia de uma exposio devemos fazer a museografia da mesma. Museografia est para a museologia, assim como a etnografia est para a antropologia. Isso um dos pontos que queremos pr em discusso.

Pesquisa em Museologia

A pesquisa em museologia pode se dar a partir de distintas perspectivas, tanto as de carter processual, metodolgica e historiogrfica quanto as tericas, sendo que as possibilidades de abordagens no so excludentes. A pesquisa terica em museologia, por seu lado, pode se dar a partir de distintas vises epistemolgicas e paradigmticas.

36

A pesquisa de recepo , no entanto, uma possibilidade de problematizao do fato museolgico (relao do homem e o objeto mediada pelo museu, qualquer que seja o seu formato), aprendendo a identific-lo e a delimit-lo na realidade emprica, apreendendo-o. Em sntese, a aproximao das reas de comunicao e recepo para possibilitar o posicionamento do cotidiano do pblico e suas interpretaes e significaes junto ao universo patrimonial das coisas musealizadas. Tambm, entender como as mensagens museolgicas so apropriadas, reelaboradas e inseridas no cotidiano do pblico visitante, ou seja, como as mensagens museolgicas so veiculadas na vida das pessoas e qual o impacto sociolgico dessa veiculao. Dos meios s mediaes proposio de Jesus Martn-Barbero (1997) consiste no deslocamento dos estudos de recepo dos meios (no caso do museu, a exposio) para as mediaes culturais, desde onde as mensagens museolgicas fazem sentidos e onde elas passam a ter importncia ou caem no esquecimento. Nesse sentido, duas iniciativas se fazem necessrias: 1- criar um quadro terico-metodolgico que sustente as pesquisas de recepo em face de hipteses museolgicas, que so distintas de outras hipteses de outras reas, mesmo que o objeto de anlise seja o museu e/ou seu pblico. 2- construo de uma teoria compreensiva da relao do pblico com o patrimnio cultural musealizado, partindo da construo de um conjunto de dados descritivos sobre a relao do pblico com o patrimnio musealizado o que inexiste, visto que o que h incipiente em direo um quadro terico que explique a descrio. Para finalizar, importante discernirmos entre pesquisar o e pesquisa no. Pesquisar um contexto diferente de pesquisar no contexto. O contexto o museu. Pesquisar o museu tarefa do plano de gesto, a avaliao a servio da gesto e da produo de conhecimento oriundo da reflexo sobre a prxis, visando construo de uma inteligncia prtica. Pesquisar no museu outra forma de produo de conhecimento que transcende o cotidiano institucional. Consiste em, a partir da definio de um objeto de estudo, construir conhecimento terico museolgico. Nestas perspectivas esto presentes as correlaes entre museografia e museologia. Os contextos para a pesquisa museolgicas so inmeros, superando o espao do museu tradicional. A museologia est se libertando dos museus tradicionais e, com isto, ampliando a concepo de cenrio e da idia do que seja museu. Com isto, outras

37

transformaes so possveis, a prpria museologia se transformando e se construindo de uma forma dinmica e acadmica. Notas 1 A criao oficial do ICOFOM foi em 1976, por iniciativa de Jan Jelinek (Presidente do ICOM entre 1971 e 1977). A instalao desse Comit deu-se em 1977 durante da Conferncia Trianual do ICOM em maio de 1977, em Moscou e Leningrado. 2 Em depoimento Vinos Sofka declara que os primeiros anos do ICOFOM foram difceis, pois o Comit sofreu resistncias. Por outro lado, os anos de 1980 e 1982 foram de sria crise (SOFKA, 1995, p. 15-16). Sobre a trajetria do ICOFOM, vide CERAVOLO, 2004a, CERAVOLO, 2004b, CURY, 2005b. 3 Quanto s discusses sobre o objeto de estudo da Museologia, vide MENSCH, 1994. 4 Mensch, 1994, discrimina essas tendncias ora superadas: Museologia como o Estudo da Finalidade e Organizao de Museus; Museologia como o Estudo da Implementao e Integrao de um Conjunto de Atividades Visando Preservao e Uso da Herana Cultural e Natural; Museologia como o Estudo dos Objetos de Museu, Museologia como Estudo da Musealidade. 5 Poltica cultural a discusso sobre como a instituio quer agir e se relacionar com a sociedade. Define o alcance social do museu em todos os seus aspectos, cientficos e comunicacionais, entendendo o museu como uma instituio preservacionista e de comunicao. Assim, situa-se face ao patrimnio cultural e conceitua o seu pblico, para ento propor o seu papel nas construes da memria e identidade. 6 So estes os programas: 1- Institucional, que integra as dimenses poltica, tcnica e administrativa do museu. 2- Gesto de pessoas, que envolve a insero das pessoas em equipes, funes e responsabilidades, o que engloba um contnuo processo de capacitao/treinamento e, sobretudo, uma educao patrimonial para a plena conscincia dos papis que desempenham junto ao museu. 3- De acervos, compreende a salvaguarda patrimonial. 4- Comunicao, compreende os temas e recortes temticos que a instituio elenca como prioritrios. traado um mapa cognitivo com temas gerais e especficos, prioritrios e secundrios com relao de interdependncia e/ou hierarquia. Esses temas e

38

recortes sero tratados em exposies e nas aes educativa e cultural. 5- Pesquisa, trata da formao do acervo e da produo de conhecimento a partir da perspectiva da cultura material. Ainda, ocupa-se da pesquisa em museologia nos aspectos da sua aplicao institucional. 6- Arquitetnico, compreende todos os aspectos de adequao e manuteno do edifcio e seu entorno, atendendo ao programa museolgico (conjunto de aes museais), das questes de acessibilidade, sinalizao e circuito. Ainda, compreende as especificidades necessrias preservao patrimonial. 7- Segurana, aes administrativas e de conservao necessrias para garantir a segurana do acervo e do pblico. Compreende os aspectos contra roubo e vandalismo, sinistros, fogo, inundao e catstrofes, e outros que possam prejudicar a integridade dos objetos do acervo e das pessoas que convivem no espao do museu. 8Financiamento e fomento, trata-se do estabelecimento de estratgias para captao de recursos para implementao do plano museolgico. 9- Difuso e Divulgao, criao de formas de popularizao do museu, difundindo o seu papel e trabalho na sociedade. Tornar o museu conhecido, disponibilizando-o para o consumo cultural. Para tanto, recorre-se a diversas estratgias e mdias. 7A avaliao museolgica uma denominao (ou termo) que engloba, at ento, todos os estudos com pblico realizados no contexto do museu, inclusive aqueles relativos a produo cientfica. Referncias bibliogrficas ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. A informao em museus de arte: de unidades isoladas a sistema integrado. Musas-Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN: DEMU, n. 2, p.140-154, 2006 BACCEGA, M. Aparecida. Comunicao e linguagem: discursos e cincia. So Paulo: Editora Moderna, 1998. 126 p. BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museological action`s main fields. Sociomuseology. Liboa: Edies Universotrias Lusfonas, p. 145-151, 2007. CERAVOLO, Suely Morais. Em nome do cu, o que Museologia? Perspectivas de museologia atravs de publicaes. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. So Paulo: USP: MAE, n. 14, p. 311-343, 2004b. CERAVOLO, Suely Morais. Delineamentos para uma teoria da Museologia. Anais do Museu Paulista. So Paulo: USP: MP, v. 12, p. 237-268, 2004a. CHAGAS, Mario de Souza. Muselia. Rio de Janeiro: JC Editora, 1996. 124 p.

39

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da Administrao. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. 562 p. CURY, Marlia X. Comunicao museolgica. Uma perspectiva terica e metodolgica de recepo, 2005a. Tese de Doutorado, ECA/USP. CURY, Marlia Xavier. Exposio. Concepo, montagem e avaliao. So Paulo: Annablume, 2008. 160 p. CURY, Marlia Xavier. Museologia. Marcos referenciais. Cadernos do CEOM. Chapec: Argos, n. 21, p. 45-73, 2005b. CURY, Marlia Xavier. Os usos que o pblico faz dos museus: a (re)significao da cultura material e do museu. Musas-Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN: DEMU, n. 1, p. 84-106, 2004. DAVIES, Stuart. Plano diretor. Traduo Maria Luiza Pacheco Fernandes. So Paulo: EDUSP; Vitae, 2001. GUARNIERI, Waldisa Rssio Camargo Guarnieri. Conceito de cultura e sua inter-relao com o patrimnio cultural e a preservao. Cadernos Museolgicos. Rio de Janeiro: IBPC, n. 3, p. 7-12, 1990. KLAUSEWITZ, Wolfgang. The first histirical phase of ICOFOM a review with personal reflections. ICOFOM Study Series. Paris/Grenoble/annecy, n. 27, p.13-15, 1997. MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. 360 p. MARTN-BARBERO, Jess. Amrica Latina e os anos recentes: o estudo da recepo em comunicao social. In: SOUZA, Mauro Wilton de. (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. So Paulo: Brasiliense, 1995. p. 39-68. MENSCH, Peter van. O objeto de estudo da Museologia. Traduo de Dbora Bolsanello e Vnia Dolores Estevam de Oliveira. Rio de Janeiro: UNIRIO, 1994. 22 p. (Prtextos Museolgicos, 1). MORA, Claudia Corvi; GANDHOUR, Nada. Evolution et extension de la thorie musologique de l`ICOFOM. ICOFOM Study Series. Paris: ICOFOM/ICOM, n. 28, p. 44-55, 1997. REVISION = REVIEW 1989-1992 Organizacin Regional para Amrica Latina y El Caribe. ICOM, 1992. SOFKA, Vinos. My adventurous life with ICOFOM, museology, museologists, anti-museologists, giving special reference to ICOFOM Study Series. ICOFOM Study Series, v, 1, p. 1-25, 1995 (Reimpresso). SOUZA, Mauro Wilton de. Recepo e comunicao: a busca do sujeito. In: ______ (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. So Paulo: Brasiliense, 1995. p. 13-38.

40

UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Relatrio elaborado pela Comisso designada pela Portaria GR.2073 de 15/07/1986. ARRUDA, Jos Jobson de Andrade (Org.). ZAVALA, Lauro. La tendncia transdisciplinar em los estdios culturales. 9 p. Disponvel em http://www.google.com.br. Acesso em: 26/10/2006. ZAVALA, Lauro. Towards a theory of museum reception. In: BICKNELL, Sandra; FARMELO, Grahan (Eds.). Museum visitor studies in the 90s. Londres: Science Museum, 1998. p. 82-85.

41

42

Museologia ou Patrimoniologia: reflexes Tereza Cristina Moletta Scheiner

43

Nota biogrfica Bacharel em Museologia - Museu Histrico Nacional (1970), Licenciada e Bacharel em Geografia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977/78), Mestre em Comunicao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutora em Comunicao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente professor Associado 1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordenadora, Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio - UNIRIO/MAST. Membro do Conselho Executivo do International Council of Museums - ICOM. Ex-Presidente, Comit Internacional de Museologia - ICOFOM. Criadora e Consultora Permanente do ICOFOM LAM. Membro do Comit Editorial, International Journal of Intangible Heritage. Pesquisador - Universit Jean-Moulin Lyon 3. Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - CNPQ. Membro do Conselho Consultivo da Revista Jovem Museologia. Tem experincia na rea de Museologia, com nfase em Teoria da Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museu, museologia, sociedade e desenvolvimento, educao ambiental e formao do muselogo.

44

Museologia ou Patrimonologia? Reflexes

MUSEU E MUSEOLOGIA: LIMITES E PERSPECTIVAS

Em 1993 - h quinze anos, portanto, o Boletim ICOFOM LAM (SCHEINER, 1992/93) publicava um Editorial de nossa autoria, sob o ttulo Repensando os Limites do 1 Museu. Nele, fazamos uma breve aproximao da idia de Museu como fenmeno e das suas diferentes representaes, conforme desenvolvido em muitos outros trabalhos; entre essas representaes, o museu interior e o museu global. Mencionvamos ainda que, enquanto para alguns o Museu fenmeno social, expresso do gnio criativo do homem eterno espao de presentificao da cultura, relacionado percepo de circularidade do tempo e representao da imortalidade (o que est presente no morre jamais), para outros permanece sendo entendido como lugar (o templo das Musas, ou territrio musealizado) um lugar para o sagrado, para o inatingvel, para o intocvel, relacionado percepo de tempo cronolgico e essencialmente ligado preservao. Estabelecia-se aqui uma diferena essencial de aproximao: ao Museu-fenmeno, a diversidade, a criatividade e a mudana, a apresentao da vida, os processos da natureza e da cultura. Ao templo das musas, a permanncia - os produtos da ao natural e cultural, o culto ao objeto. Ao profissional de museus, cabia a enorme responsabilidade de transitar por essas duas esferas a da espontaneidade, da manifestao, e a do museu institudo, com suas normas tcnicas; tudo isso, fazendo a ponte entre museus e sociedades. Toda essa reflexo levava (e ainda leva) questo dos limites: limites conceituais e metodolgicos, limites da museologia aplicada. O que o texto buscava brevemente pontuar que, quando mais ampla a idia de Museu que fundamenta a prtica museolgica, mais largos sero os limites da ao; pois aos que acreditam na face fenomnica do Museu, o que importa atu-lo como instncia de possibilidades, obra aberta, espao transitrio de manifestao cultural. O foco a passagem, o fluxo, o movimento ainda que (reconheamos) algum trato metodolgico deva ser aplicado nas relaes entre esses museus e a sociedade. Ao museu fundamentado no templo das musas (hoje reconhecido como Museu Tradicional Ortodoxo) compete a tendncia ao controle tcnico absoluto, traduzida nos atos de documentar, preservar, interpretar e administrar.

45

Mas em todos os casos h que se definir os limites segundo os quais os museus devem ser institudos, desenvolvidos e entendidos pelo corpo social. E tais limites so difceis de precisar, j que, fora do mbito essencialmente terico/ filosfico, museus se nos apresentam sob a forma de representaes sociais. A identidade de cada museu estar, portanto, estreitamente vinculada identidade social e poltica dos grupos culturais que o criaram e mantm, bem como capacidade desses grupos de atuar cada museu e tambm o patrimnio - como instncias de significao social. Este no , absolutamente, um problema novo: a nfase na vinculao entre museus e realidade poltico-social vem sendo longamente defendida pelo ICOM e pela UNESCO h 2 mais de seis dcadas. Em 1962 h 44 anos, portanto - a 7. Assemblia Geral do ICOM j enfatizava a preocupao da UNESCO com a relao entre museus e a preservao do patrimnio natural e cultural da humanidade, explicitada no programa daquela Organizao 3 para 1963-1964 atravs do apoio oficial dado, entre outros, s decises e recomendaes da UNESCO sobre:

Preservao da herana cultural da humanidade proteo da propriedade cultural em caso de conflito armado preservao e \a proteo de monumentos histricos preveno ao trfico ilcito, importao e venda de propriedade cultural proteo a paisagens e stios naturais preservao da herana cultural da humanidade acessibilidade dos museus

Lembremos aqui que o prprio ICOM deveu a sua criao, em 1945, ao desejo de enfatizar museus e patrimnio como instncias do trato poltico, em nvel internacional. A prpria dinmica desses organismos internacionais obedece a uma bem traada estratgia: enquanto UNESCO cabem as questes que devem ser discutidas em mbito paraestatal, mas homologadas e atuadas dentro dos limites nacionais dos Estados-membros, ao ICOM e 4 organismos similares compete elaborar as diretrizes terico-metodolgicas e as recomendaes de carter tico, em nvel internacional, ligadas ao campo especfico de atuao a que se refere cada rgo. Enquanto a UNESCO atua verticalmente, o ICOM e similares desenvolvem uma atuao transversal, que lhes permite desenvolver as mais interessantes interfaces.

46

Da mesma forma, a nfase no carter comunitrio dos museus vem sendo apontada 5 h pelo menos quarenta anos. Em 1968, a 8. Conferncia Geral de Museus j enfatizava a preocupao do ICOM com os museus e comunidades regionais, afirmando:

[O ICOM] Espera que cada pas d a mais alta prioridade ao desenvolvimento de museus com vocao regional, provendo-os com estrutura administrativa, equipamentos e recursos tcnicos, financeiros e de pessoal adaptados ao papel que tais museus devem desempenhar; Recomenda, ainda, que os museus sejam mais abertos ao pblico jovem, ampliando o nmero de programas culturais para jovens, numa atmosfera de maior participao Em 1971, a 9a. Conferncia Geral de Museus, realizada em Grenoble, Frana6 (portanto, anterior conferncia de Santiago), j afirmava que: Os museus devem estar, antes de tudo, a servio de toda a humanidade; A principal meta dos museus a educao e a transmisso de informao e do conhecimento, por todos os meios disponveis;

Tendo em vista as controvrsias e as diferenas de opinio dos profissionais de museus sobre a adaptao dos museus ao mundo contemporneo, o ICOM tambm recomendava especialmente que os museus aceitassem o fato de que a sociedade est em constante mudana: questionvel o conceito tradicional de museu, que perpetua valores vinculados preservao do patrimnio natural e cultural da humanidade, no como manifestao de tudo o que significante no desenvolvimento humano, mas meramente como a posse de objetos; [grifo nosso] Cada museu deve aceitar que seu dever junto sociedade envolve aes especificamente desenvolvidas para servir ao ambiente social 7 especfico dentro do qual opera. [idem] Parece-nos bvio que as experincias mais abertas de prtica museolgica corresponderiam s sociedades (ou grupos sociais) mais democrticos, capazes de tolerar a

47

diferena e de aceitar a pluralidade. Seriam esses os grupos responsveis pela criao de ecomuseus, museus comunitrios, museus interativos, parques naturais e outras experincias que implicam pelo menos teoricamente - na gesto democrtica dos patrimnios. Essas experincias, por serem abertas e plurais, deixariam menos espao para a manipulao. Mas no o que ocorre em todos os casos: nas sociedades autoritrias, tais experincias vm sendo historicamente desenvolvidas a partir do alto; e todos ns conhecemos ecomuseus, museus comunitrios e museus participativos que foram criados a partir de programas polticos de desenvolvimento nacional e/ou regional. feio dos famosos Heimatmuseun, muitos ecomuseus e museus comunitrios vm sendo cooptados como instrumentos de um discurso paternalista e/ou demaggico, emitido por agentes governamentais e/ou instncias hegemnicas que se encarregam de filtrar, para o mundo, o que pensam e fazem as respectivas comunidades. Tais experincias funcionam, assim, como espaos de reiterao de valores hegemnicos, consagrados no pela Tradio ou pelas prticas culturais espontneas, mas pelas prticas manipuladas instncias de legitimao de valores impostos ao coletivo por grupos muitas vezes minoritrios. Ressaltam, aqui, algumas questes a serem analisadas. A primeira delas :

1) Se museus e patrimnios podem ser manipulados, o mesmo acontece com a Museologia? Diramos que sim, que certamente a Museologia, como qualquer outra esfera de pensamento e de atuao, pode ser usada para justificar determinados fins. Aqui, no caso, seria a elaborao de narrativas sobre museus, memria, patrimnio, cultura e sociedade que atendessem a interesses especficos, reificando determinadas idias ou conceitos e colocando outros no esquecimento. As nicas medidas saneadoras que conhecemos contra essa tendncia so a democratizao das fontes de pesquisa, que abre caminho para a pluralizao de trabalhos interpretativos; e, naturalmente, a multiplicao e difuso da literatura j existente no campo. 2) A segunda questo : quais os limites da Museologia? A 17. Assemblia Geral 8 de Museus do ICOM, realizada em 1992, no mbito da 16. Conferncia Geral de Museus , lembra que os museus no tm outros limites alm daqueles estabelecidos pelas pessoas e que, por meio de suas equipes e colees, representam a memria e a conscincia da

48

sociedade. Reconhecendo que limites existem e so quebrados, urge o ICOM e seus diversos segmentos a: quebrar todas as barreiras que isolam os museus das necessidades das comunidades; sustentar, de forma continuada, os museus, organizaes e instituies que promovem e respeitam a diversidade cultural, ameaada por cmbios polticos e econmicos em todo o mundo.

Reafirmamos aqui o que tantas vezes j dissemos: sendo a Museologia uma disciplina (ou campo de conhecimento) articulada nas trs ltimas dcadas do sculo vinte, 9 constitui-se e opera na interseo entre saberes - os novos e os j constitudos, fazendo interfaces criativas, entre outras, com a Sociologia, a Histria, a Geografia Fsica e Humana, a Filosofia, a Arte e os Estudos Culturais. E, se Museu um conceito polissmico, que designa a relao entre o humano e o real, em pluralidade e relatividade (SCHEINER, 10 2001) , Museologia s poder ser:

o campo do conhecimento dedicado ao estudo e anlise do [fenmeno] Museu, em suas relaes com a sociedade humana. Abrange o estudo das mltiplas interfaces existentes entre o humano e o Real, representadas sob diferentes formas de museus: museu tradicional, museu de territrio, museu virtual (...) (Ibid, 2007: 147-165)

A Museologia, portanto, j pode ser entendida como o campo disciplinar que trata das relaes entre o fenmeno Museu e as suas diferentes aplicaes realidade, configuradas a partir das vises de mundo dos diferentes grupos sociais. Integram o seu corpo terico as anlises de conjuntura, desenvolvidas a partir de uma viso transdisciplinar, interligando as diferentes vises de natureza, cultura e sociedade apresentadas pelos demais campos do conhecimento. Ficam assim comprovadas as idias de Bellaigue e Scheiner sobre 11 o museu como lugar de encontro, ou instncia relacional - e o fundamento intangvel da Museologia: o ato da comunicao. Neste sentido, os limites da Museologia sero definidos tambm na relao, melhor dizendo, no cruzamento - na interface com outros campos disciplinares.

49

3) A terceira questo seria, ento: quais as relaes, hoje, entre Museologia e Patrimnio?

Lembremos aqui que o patrimnio uma das grandes articulaes simblicas do contemporneo - j no mais como o conjunto de valores atribudos ao espao geogrfico e aos produtos do fazer humano, mas como um valor plural, ao qual esto sendo atribudas novas significaes. A modernidade tardia permitiu pens-lo como espao de articulao entre as pequenas singularidades (indivduo, culturas locais e de vizinhana) e as instncias de representao articuladas sob a forma de organismos de gesto e de instncias oficiais de poder. No por acaso que tenham sido ento privilegiados o conceito de patrimnio integral e o modelo conceitual de museu de territrio cujas principais representaes foram, nas primeiras dcadas do sculo 20, os museus a cu aberto e, nas ltimas quatro dcadas, os ecomuseus. Hoje, quando as novas tecnologias apontam para novas e inusitadas relaes, definidas pelo ciberespao, o patrimnio adere ao tempo da mquina e ingressa como representao simblica do universo meditico (SCHEINER, 2007: 31-48).

Nunca demais reiterar tambm que o patrimnio um modo de ser do real, e que nossa relao com o patrimnio se traduz por meio de um modo de apreenso do real - um modo especfico de olhar a realidade: E como mudam os olhares, deslocam-se os significados. deste jogo simblico que se compe e recompe, incessantemente, o campo patrimonial: do continuado entrelaamento entre um sujeito pensante, o modo de pensar uma cultura e as estruturas significantes que definem modos individuais e coletivos de apropriao. Definir o patrimnio representa, portanto, uma atitude e revela modos precisos de ancoragem do olhar (Ibid, ibidem). O hbito de pensar o patrimnio a partir de referncias iconizadas da natureza ou da cultura, reconhecveis a partir de instncias simblicas (arte, cincia, tcnica, religio), poderia levar idia de um passado, fundamento do presente. Mas na Atualidade, quando nada existe em permanncia, a idia de patrimnio vem sendo re-significada, admitindo-se a

50

existncia de vrios patrimnios, cada um deles correspondendo a um olhar, um modo diferente de apropriao (Ibid, ibidem). O mesmo se pode dizer da Museologia: Entendidos como instrumentos semiticos, Museu e Patrimnio desdobram-se em todas as direes: do interior (mundo da percepo e dos sentidos) ao exterior, do material ao virtual, do tangvel ao intangvel, do local ao global. Resta, ento, situar que modos de olhar se poder dirigir Museologia e ao patrimnio: se os vemos como experincias sociais, instncias simblicas e de representao, ou de modo mais formal, enquanto campos organizados do saber. O LUGAR TRANSDISCIPLINAR COMO ESPAO DO PATRIMNIO Dadas as caractersticas plurais da Museologia e do patrimnio, propomos estud-los mediante uma abordagem transdisciplinar, que trate de investigar os sentidos subjetivos presentes nas experincias reconhecidas como patrimoniais, nas interfaces entre 12 a Filosofia, a Arte, a Cincia e a Comunicao buscando compreender onde e quando se cruzam tais experincias. Conforme j apontado anteriormente, uma epistemologia da complexidade permitir perceber como estes diferentes campos se articulam, no tratamento 13 do patrimnio . Este processo sofrer necessariamente a influncia das matrizes de anlise dos Estudos Culturais, especialmente no que tange s relaes de produo e construo da 14 conscincia: tradies, sistemas de valores, idias e formas institucionais - permitindo que se d a devida relevncia aos padres culturais dos diferentes grupos sociais. Ao priorizar o fenmeno cultural como fundamento constitutivo da dinmica social, estaremos buscando entender a cultura dos diferentes grupos a partir de sua pluralidade, valorizando o carter intrnseco de seus sistemas simblicos e percebendo as diferenas de sintonia entre as mltiplas expresses culturais de cada grupo e a cultura como um todo. Isto significa relativizar os conceitos de riqueza, produo e desenvolvimento e tambm o papel das mdias e indstrias culturais, tratando de perceber a sua insero na dinmica social (especialmente sobre as chamadas classes populares) sem assumir pr-conceitos quanto ao carter absoluto desses movimentos e influncias.

51

Reafirmamos aqui a existncia de um espao de anlise pouco explorado pela academia, que a influncia do sensorial e do imaginrio no estudo das tenses entre os 15 mecanismos de dominao e resistncia cultural . Acreditando que a cultura pode 16 constituir-se na interface entre os mecanismos racionais e a sensibilidade , propomos aqui que a dialtica dominao x resistncia seja precedida pela dialtica racionalidade x imaginrio social, definidora dos modos e formas atravs dos quais cada indivduo e/ou grupo social se coloca no mundo. Este movimento apontar para a importncia do universo simblico da tradio como fundamento de toda dinmica cultural; e para os modos e formas pelos quais os elementos constitutivos desse universo se perpetuam no tempo, por meio de comportamentos e valores identificados e definidos, em cada grupo cultural, como patrimnio intangvel. um processo que inclui a relao de cada indivduo com seu prprio corpo e com os diferentes territrios que habita: o sensorial, o mental, o geogrfico; e serve de base a todas as relaes sociais, inclusive as relaes de produo e consumo de bens materiais e simblicos. Como dizia Braudel (Apud Warnier, 2003:98), as civilizaes se imprimem no sujeito a partir da infncia, impregnando seus hbitos motores, seu corpo, suas prticas discursivas e inscrevendo-se tambm nas paisagens, nos percursos da cidade, na cultura material. este substrato patrimonial que d sentido e forma aos grupos sociais, fundamentando, inclusive, a constituio dos sujeitos contemporneos. O ponto de partida para a anlise das relaes sociais no seria, portanto, a histria, mas a geografia humana e social. E a comunicao teria, aqui, um papel importante, j que enfatiza o valor das narrativas como instncias da constituio de sujeitos culturais. Trata-se, assim, de compreender as interfaces entre comunicao, cultura e patrimnio, a partir de mecanismos de mediao estabelecidos na vida cotidiana de qualquer grupo social, analisando todas as referncias constitutivas de sua trajetria no tempo e no espao - desde as referncias tradicionais at os modos e formas como os diferentes grupos recebem e elaboram o impacto das novas tecnologias. Lembremos, aqui, a importncia da imaginao como fator de diversificao cultural e social instauradora do processo atravs do qual as diferentes culturas se reconstituem como sujeitos, reelaborando, sob formas mais atuais, os valores tradicionais que as identificam. Isto o que permite a configurao e a manuteno, no contemporneo,

52

de universos simblicos especficos de determinados grupos, organizados em torno de registros identificados como patrimnio. Este processo no se refere somente queles grupos sociais identificados, pela academia, como sociedades da tradio (WARNIER, 2003), embora as clivagens e interfaces possam aparecer, neles, de maneira mais ntida; nem tende a privilegiar os 17 segmentos ditos populares . um processo inclusivo, que se estende a todos os grupos, a todas as matrizes culturais, ainda que possa tornar-se mais claro nas mediaes da vida cotidiana. Aqui, aos valores tradicionais incorporam-se, em fluxo continuado, novos valores, num incessante movimento de hibridizao, to bem descrito por Canclini (1998) - onde o foco principal no o que se extingue, mas o modo pelo qual as coisas se transformam. Neste sentido, resultaria intil tentar compreender o patrimnio como um mecanismo de resistncia perda: ele precisa ser compreendido como o que realmente : um movimento continuado de transformao / resignificao simblica, que impregna e atravessa todo o tecido social. ...Aqui parece definir-se o que se poderia denominar, hoje, de campo patrimonial: um campo especfico de anlise, voltado para o estudo e a tentativa de compreenso das estratgias de instituio, reconhecimento e utilizao do patrimnio, no mbito das diferentes sociedades, em todos os momentos de sua trajetria: seja no reconhecimento das matrizes constitutivas, ou na anlise das tenses entre tradio e modernidade, ou entre processos inclusivos e processos de excluso. Seria um prprio deste campo o estudo das estratgias narrativas sobre o patrimnio, em todas as suas representaes dos primrdios da civilizao humana ao contexto da contemporaneidade, onde a representao se d no mbito das novas tecnologias da informao e da comunicao. Isto inclui todo o conjunto de referncias e representaes relativo ao Museu, bem como ao seu campo especfico de anlise: a Museologia. Neste sentido, o campo da Museologia faria parte de um campo mais amplo o da Patrimoniologia, ou Estudos Patrimoniais. Esta a idia defendida, desde 1982, por Tomislav Sola e Klaus Schreiner, quando criaram o termo Heritology (heritologia) (Apud 18 SOLA, 2003), que, na sua traduo mais literal, significa essencialmente...patrimoniologia . Dedicado ao estudo da relao especfica entre o homem e a realidade, e considerando o museu como uma das formas possveis de realizar a relao entre homem e realidade, a 19 patrimoniologia tenderia necessariamente, segundo Desvalls , a confundir-se com a Museologia, por ter o mesmo objeto de estudo proposto por Stransky para a Museologia.

53

J Peter Van Mensch (1992) comenta que o termo heritology, conforme proposto por Sola, aponta para um conceito mais amplo de Museologia, no mais centrado no museu (instituio), mas dirigido a uma atitude do homem com relao ao patrimnio integral. Esta abordagem encontra-se em sintonia com a definio de patrimnio da UNESCO e abarca uma ampla gama de fenmenos, entre os quais os estudos arquivsticos e biblioteconmicos. Segundo Mensch, Stransky criticou o conceito de heritology de Sola. Sua principal objeo foi que a patrimoniologia se refere ao conceito de patrimnio cultural, que tem forte conotao passiva. Stransky enfatiza o aspecto da documentao (de museus) ativa como manifestao da relao especfica entre o homem e a realidade (Stransky, 1984, comentrio no publicado). Uma outra alternativa ser imaginar a Museologia como um campo especfico, essencialmente dedicado ao estudo do fenmeno museu, em todas as suas representaes e ao fenmeno da musealidade, valor simblico atribudo a determinadas referncias e/ou 20 representaes da natureza ou da cultura . No h como negar, a Museologia trataria tambm do patrimnio, numa das seguintes situaes: a) patrimnio musealizvel, ou musealizado - em relao direta ou indireta com a sua apreenso/institucionalizao pelos museus; b) patrimnio como idia, evento ou manifestao - fundamento constitutivo do prprio fenmeno Museu. Para articular essas variveis, cabe demonstrar que o fato social primordialmente um processo afetivo - e que, no cruzamento de afetos que dimensiona a identidade individual e grupal, um papel central cabe comunicao. Pois o real aquilo que se constitui como sujeito de si mesmo; tudo o mais olhar exterior, narrativa, discurso, como bem afirmava 21 Lyotard (1973) . Museologia ou patrimoniologia? No poderamos diz-lo: a inteno, no momento, no apresentar movimentos conclusivos. apenas pontuar indicadores que nos permitam reconhecer, de modo cada vez mais claro, Patrimnio e Museu como fenmenos plurais, construes simblicas do pensamento contemporneo: no mais um conjunto de representaes congeladas no tempo e no espao, mas processos continuados de experincias

54

formando redes interacionais, que partem da multiplicidade e da contradio para articular as novas subjetividades individuais e coletivas que significam, hoje, a relao entre o humano e seus mundos. Nesta relao, todos os tempos e espaos esto presentes: os tempos e espaos da realidade, mas tambm tudo aquilo que poderia inscrever-se como instncia de possibilidade: o projeto, o sonho, a virtualidade. E na interseo entre eles - fenda, margem, intervalo, dobra - que Museologia e Patrimnio podero, quem sabe, um dia encontrar o seu lugar. Notas 1 Idia esta j desenvolvida por ns anteriormente, em diversos outros trabalhos entre os quais, o livro Interao Museu-comunidade pela Educao Ambiental, editado em 1991 e posteriormente desenvolvida em dissertao de Mestrado, Apolo e Dioniso no Templo das Musas. Museu: gnese, idia e representaes nos sistemas de pensamento da sociedade ocidental. RJ: ECO/UFRJ, 1998. 2 Realizada em Amsterd, Holanda, 11 de julho de 1962. In: www.icom.museum, em 15.07.2008 3 ICOM. 7th General Assembly, Motion Nbr. 56. UNESCO programme and budget for 1963-1964 (monuments and museums). Ibid, passim. 4 IFLA Federao Internacional de Bibliotecas e Arquivos; ICOMOS Conselho Internacional de Stios e Monumentos; ICA Conselho Internacional de Arquivos, entre muitos outros. 5 Realizada em 9 de agosto de 1968, em Munique, Alemanha. In: www.icom.museum, em 15.07.2008 6 Grenoble, Frana, 10 de setembro de 1971. The Museum in the Service of Man, Today and Tomorrow. Resoluo no. 01 Museu a Servio do Homem. In: www.icom.museum, em 15.07.2008 7 Idem., ibidem

55

8 Resolution Nbr. 1. Rethinking the Boundaries. 17th General Assembly of ICOM. Qubec, Canad, 26 September 1992 9Teniendo en cuenta que el museo es un fenmeno, y que las diferentes formas de museos nada ms son que las representaciones de ese fenmeno en distintos tiempos y espacios, segn las caractersticas de cada sociedad, la Museologia se presenta como la ciencia que investiga no la institucin museo, sino la idea de museo desarrollada en cada tiempo, en cada sociedad. Y lo hace investigando las diferentes formas de relacin entre el hombre y la realidad, o sea - las relaciones entre Hombre, Cultura y Naturaleza. Dichas relaciones quedan mejor explicitadas cuando se utiliza como marco conceptual el paradigma holista. (...) Ya no es, por lo tanto, al hombre que el museo vuelve su atencin, sino a un marco ms amplio (...) el llamado patrimonio integral. Quedan explicitadas, as, las dos primeras caractersticas del museo: su intrnseca relacin con la naturaleza y la cultura; y su pluralidad. Porque el Museo (fenmeno) no es lo mismo que un museo (expresin limitada de ese fenmeno). SCHEINER, T. Museologa, Educacin y Accin Comunitaria. IV Encuentro Regional del ICOFOM LAM/ Encuentro Anual CECA/ICOM. Cuenca, Ecuador, octubre 1994. 10 SCHEINER, Tereza. ISSOM International Summer School of Museology, Brno, Czech Republic, 1999. 11 Em 1984, Bellaigue j havia escrito: Je rve dun muse carrefour... BELLAIGUE, Mathilde. Mmoire pour lavenir. In: [ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL COMMITTEE FOR MUSEOLOGY / ICOFOM (11)]. Den Haag [Holland]. August 1989. Coord. Vinos Sofka. Symposium Forecasting A museological tool? Museology and Futurology. Stockholm: International Committee for Museology/ICOFOM; Museum of National Antiquities, Stockholm, Sweden. ICOFOM STUDY SERIES ISS 16. 1989. Org. and edited by Vinos Sofka. p. 99-105. Em 1991, ela afirma: o museu se situa numa tenso entre globalidade e especificidade... Conferncia realizada na Universidade da Baha. Salvador, Bahia, Brasil. Em 1997, Scheiner dedica parte de sua dissertao de Mestrado a explicitar o Museu como espao de encontro, fenmeno que se d no ato mesmo da relao. Ver SCHEINER, Tereza. Apolo e Dioniso no Templo das Musas. Dissertao. RJ: ECO/UFRJ, 1998. Introduo, Cap. 03, Concluses. 12 Ciencias Humanas e Sociais (Geografia, Sociologia, Estudos Culturais), as Cincias da Natureza (Geologia, Ecologia, Biologia)

56

13 Uma epistemologia da complexidade permitir perceber os sentidos que afloram na interseo entre essas experincias: pois no Real complexo que se do estes cruzamentos e, como todo Real s o em primeira instncia, na presena do que se d, s ser possvel compreender o Patrimnio no presente, no espao intersticial entre as cincias do homem e da natureza, a tica e a poltica, e no instante mesmo da relao. 14 Caracterizados pela originalidade, os estudos culturais re-elaboram conceitos fundamentais da matriz marxista - relativos a ideologia, capital e modo de produo -, sem entretanto determinar a sua origem e expresso unicamente pela luta de classes, mas antes buscando priorizar o modo e as formas culturais por meio dos quais so tratadas as relaes de produo e a construo da conscincia (...). Afastam-se, assim, do determinismo histrico, colocando no centro do debate os padres culturais dos diferentes grupos sociais constituindo, assim, matriz bastante apropriada para os estudos sobre o patrimnio. SCHEINER, Tereza C. Imagens do No-lugar: comunicao e os Novos Patrimnios. Tese de Doutoramento apresentada ECO/UFRJ. RJ: UFRJ, 2004. Introduo. 15 Ver SCHEINER, Tereza C. Imagens do No-lugar: ... Op. Cit., Introduo. 16 A proposta inverter a direo da anlise, partindo do individual para o social - e buscando na anlise sociopsquica elementos que permitam tom-la como fundamento da anlise poltico-social. Ibid., ibidem 17 Insistimos aqui no equvoco recorrente que tratar o popular como campo hegemnico, esquecendo que a cultura se constri, sempre, a partir de uma pluralidade de matrizes, conforme j afirmamos em trabalhos anteriores. Lembremos o que afirma Canclini que o popular uma construo da Antropologia e dos populismos polticos: ele no se define por uma essncia a priori, mas pelo modo como representado no museu ou na academia, ou divulgado pela mdia. Ver SCHEINER, Tereza C. Imagens do No-lugar:... Op.Cit., Introduo. 18 Este termo vem sendo estudado desde os anos 90 pelo projeto de pesquisa Termos e Conceitos da Museologia, desenvolvido a partir de 1993 no mbito do ICOFOM sob a coordenao de Andr Desvalls.

57

19 Apud DESVALLS, Andr. ICOM. ICOFOM. Thesaurus. bauche la date du 8 dcembre 1997. Pr-edio. p. 5 20 Aos que, ainda hoje, seguem insistindo em acreditar que a Museologia possa ter como fundamento absoluto uma relao especfica entre o humano e o real, lembraramos que este o fundamento da Filosofia, da Antropologia e de outros campos do conhecimento. Aos que imaginam situar a especificidade desta relao nos valores contidos em determinados objetos tangveis ou mesmo intangveis (refiro-me aqui crena de que a musealidade seja um atributo de determinados objetos), lembraramos que h pelo menos trs dcadas o conhecimento j no nos permite acreditar que objetos sejam portadores de significados ou valores, alm de suas caractersticas intrnsecas (forma, dimenses, material, etc.) 21 Toda narrativa organiza o discurso de acordo com um certo nmero de operaes especficas, utilizando os fatos como material operativo; mas a atividade narrativa depende do narrador. Portanto, todo discurso nada mais do que o resultado de operaes mediticas entre os fatos em si e a personalidade e intenes daquele que narra. Todo discurso pode ser, assim, entendido como uma metamorfose de afetos, que produz a partir de si mesma outra forma de discurso: a histria. O que faz a histria , portanto, muito menos o conjunto de acontecimentos ocorridos no espao e no tempo, do que a nova realidade, reinstaurada por aqueles que narram os fatos.

Referncias bibliogrficas BELLAIGUE, Mathilde. Mmoire pour lavenir. In: [ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL COMMITTEE FOR MUSEOLOGY / ICOFOM (11)]. Den Haag [Holland]. August 1989. Coord. Vinos Sofka. Symposium Forecasting A museological tool? Museology and Futurology. Stockholm: International Committee for Museology/ICOFOM; Museum of National Antiquities, Stockholm, Sweden. ICOFOM STUDY SERIES ISS 16. 1989. Org. and edited by Vinos Sofka. p. 99-105. DESVALLS, Andr. ICOM. ICOFOM. Thesaurus. bauche la date du 8 dcembre 1997. Pr-edio. p. 5 GARCA CANCLINI, N. Culturas Hbridas: estratgias para entrar e sair da Modernidade. Trad. Helosa Pezza Cintro, Ana Regina Lessa. 2 ed. So Paulo: EDUSP, 1998. ICOM. 7th General Assembly, Motion Nbr. 56. UNESCO programme and budget for 1963-1964 (monuments and museums). Ibid, passim.

58

SCHEINER, Tereza. Apolo e Dioniso no Templo das Musas. Museu: gnese, idia e representaes nos sistemas de pensamento da sociedade ocidental. Dissertao de Mestrado. RJ: ECO/UFRJ, 1998. 156 p. _________ . Editorial. In: SCHEINER, Tereza, DECAROLIS, Nelly. ICOM. ICOFOM. ICOFOM LAM. Boletim ICOFOM LAM, Ano 2/3, no. 6/7. Dezembro 1992/abril 1993. __________ . Muse et Musologie - dfinitions en cours. In : MAIRESSE, Franois; DESVALLS, Andr; VAN PRAET, Michel (Org.). Vers une redfinition du muse? Paris : LHarmattan, 2007. p: 147-165 __________ . Poltica e Diretrizes da Museologia e do Patrimnio na Atualidade. In: BITTENCOURT, Jos Neves; GRANATO, Marcus; BENCHETRIT, Sarah Fassa (Org.). Museus, Cincia e Tecnologia. Cadernos MHN. RJ : MHN, 2007. p. 31-48 OLA, Tomislav. Eseji o muzejima i njihovoj teoriji: prema kibernetikom muzeju. Zagreb: Hrvatski nacionalni komitet ICOM, 2003. (Essays on museums and their theory: towards the cybermuseum. Zagreb: Comit Nacional do ICOM, 2003). VAN MENSCH, Peter. Towards a methodology of Museology. PhD thesis. Zagreb: University of Zagreb, 1992. Cap. 04: Object of Knowledge. Disponvel em http://www.muuseum.ee//erialane areng/museoloogiaalane ki/p van mensch towar/mensch04. Em 15.07.2008 WARNIER, Jean Pierre. La Mondialisation de la Culture. Nouvelle dition. Paris: La Dcouverte, 2003. p. 98.

59

60

Museus, arquivos e bibliotecas entre lugares de memria e espao de produo de conmhecimento Iclia Thiesen

61

Nota biogrfica Possui graduao em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1972), graduao em Biblioteconomia e Documentao pela Universidade Santa rsula (1980), mestrado em Cincia da Informao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Cincia da Informao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experincia na rea de Cincia da Informao, atuando principalmente nos seguintes temas: informao, cultura e sociedade, memria e espao, histria oral, imagens da clausura e memria institucional.

62

Museus, arquivos e bibliotecas entre lugares de memria e espaos de produo de conhecimento

Fala-se tanto de memria porque ela no existe mais. (Pierre Nora, 1993) 1 INTRODUO Ao longo das ltimas dcadas passou-se a denominar museus, arquivos e bibliotecas de lugares de memria, de instituies-memria ou ainda de instituies de memria cultural, conforme esses conceitos foram cunhados por diferentes pensadores franceses, 1 2 3 vale dizer, Pierre Nora , Jacques Le Goff e Grard Namer , respectivamente. Os referidos historiadores abordaram suas diferentes anlises pelos atributos mais evidentes desses construtos, caracterizando elementos comuns que nos remetem aos diferentes aspectos do fenmeno da memria social. Contudo, perguntamos: seria possvel avanarmos para alm dessas idias, buscando problematizar os processos de formao e de transformao de tais instituies para que elas tragam luz suas tendncias identitrias enquanto laboratrios de pesquisa, de produo de informaes e de conhecimento? Este trabalho fruto de pesquisa sobre a 4 natureza da informao na pr-histria da Cincia da Informao e, nesse recorte ora realizado tem por objetivo discutir relaes conceituais que nos permitam evidenciar o papel das referidas instituies sociais nas perspectivas informacionais do sculo XXI, no mbito da chamada sociedade da informao ou sociedade do conhecimento. Para alm dessas idias j bastante contestadas por diferentes autores - segundo os quais tanto a informao, quanto o conhecimento conheceram seu esplendor desde a inveno da prensa por Gutenberg e toda era foi, sua maneira, uma era da informao no h como negar os desafios trazidos nossa contemporaneidade para a compreenso de novos problemas surgidos nos processos de globalizao, relativos problemtica do espao, do tempo e da memria, conforme assinalado por Maurcio Abreu (1998). No quadro terico de sua anlise, o referido autor identifica diferentes vises do 6 7 tema, formuladas em conceitos como compresso espao-tempo , abolio do espao , 8 9 esvaziamento do tempo , homogeneizao do espao global , os quais podem ser operados na discusso sobre a compreenso do fenmeno da memria no mundo atual.
5

63

Aqui procuraremos abordar o tema proposto a partir das condies de possibilidade da informao, da memria, do conhecimento se institurem e das suas relaes com o espao institucional de museus, arquivos e bibliotecas, no pressuposto de que cada era tem seu 10 regime de verdade e impe as regras de constituio dos saberes e dos poderes que lhe so respectivos. Entretanto, entendemos que nenhum saber se institui sem que antes tenha circulado em diferentes instncias da sociedade, o que significa dizer que a verdade e as regras que ela estabelece so resultantes de formaes sociais. O pensamento precede a forma. No temos aqui o objetivo de elaborar uma narrativa histrica que estaria fora de nosso alcance. No decorrer deste trabalho faremos algumas distines conceituais na aproximao do tema da memria com o espao onde ela se reproduz e se ancora, mas tambm procuraremos apontar a seletividade que perpassa esse movimento ao longo do tempo, quando o conhecimento produzido deixa vestgios que so apropriados no sentido de integrarem colees, fundos e acervos dignos de nele figurarem enquanto escolhas, relquias, preciosidades e representarem as sociedades que os produziram, mesmo que em fragmentos. Elementos da memria coletiva e da histria, em sua materialidade, tais documentos num sentido mais amplo constituem superfcies de inscrio de informaes, testemunhos do passado, prova ou expresso da verdade e do poder. Entre o presente e o passado determinados elementos ou suportes da memria coletiva nos permitem compreender e recompor o passado.

2 MUSEUS, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS: FRAGMENTOS HISTRICOS

... o espao um dos lugares onde o poder se afirma e se exerce, e, sem dvida, sob a forma mais sutil, a da violncia simblica, como violncia desapercebida. (Pierre Bourdieu. A misria do mundo, 1997)

Pierre Nora explica, em seu texto bastante conhecido, que os lugares de memria so, antes de tudo, restos. (1993, p. 12) Estaramos condenados ao esquecimento produzido pela acelerao dos processos de midiatizao, de globalizao e de massificao, no mbito do qual no viveramos mais espontaneamente na intimidade de uma memria, para s vivermos, como dever, uma histria reconstituda. Esta precisaria, cada vez mais, de lugares onde ancorar a memria sempre ameaada de apagamento pelas foras das mudanas.

64

Objetos simblicos da nossa memria, arquivos, bibliotecas, museus, monumentos, comemoraes e colees, entre outros, seriam os marcos testemunhas de uma outra era, das iluses de eternidade. (p.13) Como quer que seja, lugares de memria so portadores de identidades dos povos que eles representam, formadores e reprodutores da memria coletiva de grupos e naes. Ao longo da histria, a memria colectiva foi posta em jogo de forma importante na luta das foras sociais pelo poder. Tornar-se senhores da memria e do esquecimento uma das grandes preocupaes das classes, dos grupos, dos indivduos que dominaram e dominam as sociedades histricas. Os esquecimentos e os silncios da histria so reveladores desses mecanismos de manipulao da memria colectiva. (LE GOFF: 1984, p.13)

Museus, arquivos e bibliotecas so instituies muito antigas e com histrias bastante diversas. Na linha do tempo, no entanto, muitas vezes conviveram em relaes de proximidade, seja enquanto templos das musas, arkheion ou mesmo bibliothk, respectivamente. Na Antigidade essas instituies no ocupavam espaos claramente delimitados. A Biblioteca de Alexandria, por exemplo, foi inicialmente apenas uma sala de leitura, mas logo sofreu ampliaes, sendo dividida em duas partes, sendo que a primeira ficava num museu e a segunda no templo de Serapis (ou Serapeum), segundo relata Fernando 11 Bez , em honra a Serapis, deus grego introduzido no Egito no tempo dos Ptolomeus. Adquirir todos os livros do mundo era o projeto de Demtrio de Falero, discpulo de Aristteles, encarregado da biblioteca do rei general Ptolomeu I Ster (o salvador), que ajudou a construir, tendo para isso recebido grande soma de dinheiro. A construo de um prdio dedicado s musas teria sido tambm sua idia, tornando-se o museu parte do palcio real. (BAZ: 2006, p.63) O autor descreve o espao do museu, a partir de fontes que sobreviveram ao dos tempos, sem as quais seria impossvel falarmos agora dessa instituio-memria que ainda hoje ocupa um lugar muito importante no imaginrio social:

65

A nica descrio preservada sobre o museu indica que era parte do palcio real, e contava com um trio, um prtico com bancos e uma grande casa onde se situava o refeitrio. Constava de diversos corredores e ptios (no ltimo estavam os gabinetes particulares e as estantes), com pinturas coloridas nas paredes mostrando alegorias e smbolos. Tinha, contguos, um parque zoolgico e um estranho jardim botnico. (ESTRABO apud BAZ, p. 64)

A Biblioteca ampliada vai ocupar uma certa distncia do museu. Baz explica que o templo contava com uma pea para os sacerdotes e outra para a biblioteca. A origem e o fim dessa biblioteca so indissociveis da figura de Demtrio de Falero, que no poupou esforos no sentido de aumentar sua coleo, lanando mo de copistas e tradutores que trabalharam incansavelmente nesse objetivo: A cpia e classificao dos textos em rolos de papiro ocuparam geraes inteiras formadas sob as normas metdicas da escola 12 peripattica.. Os bibliotecrios, encerrados em seus gabinetes, atendiam crescente demanda de leitores interessados em edies cada vez mais elegantes e comentadas.(BAZ: 2006, p.65)

A mais clebre cidade fundada por Alexandre Magno, no sculo IV a.c., Alexandria, a grega na terra do Egito, abrigar a biblioteca que constituir o mais importante lugar de acumulao de todo o saber produzido na Antiguidade. (JACOB: 2000, p.46). Enquanto capital do reino do Egito, Alexandria vai construir sua prpria memria. Christian Jacob nos informa que nos seus muros foram sepultados os restos de Alexandre. (p.46) A Biblioteca teria sido fruto de uma idia ateniense, nascida no Liceu, a escola filosfica de Aristteles, que foi preceptor de Alexandre. Tratava-se de:

uma comunidade de intelectuais, que se dedica pesquisa e ao ensino e encontra na biblioteca um de seus instrumentos de trabalho, em domnios to diversos quanto a potica, as cincias, a histria e, naturalmente, a filosofia. (JACOB: 2000, p.46)

Entretanto, no foi apenas um local voltado para o armazenamento de livros. Ao instituir-se em Alexandria, a Biblioteca torna-se um negcio de Estado, posta sob o

66

patrocnio do rei, que lhe assegura o funcionamento, lhe define a misso e lhe controla o acesso (p.47). Em Atenas ela servia a uma escola de pensamento e era uma propriedade privada. Em Alexandria, constitui um plo de atrao para os livros e os leitores do mundo inteiro, privilegiados, sem dvida, se pensarmos que o universo de leitores exclua os camponeses egpcios oprimidos num sistema de explorao que seria o reverso de Alexandria (p.48), assim como exclua a populao cosmopolita da nova cidade. Uma sucesso de ataques acabou por destruir essa biblioteca que foi alvo de saques e incndios, cuja autoria ainda polmica. Teriam sido os romanos, os cristos, os rabes? Perguntas que Baz deixa sem respostas precisas exatamente por impreciso das raras fontes 13 que foram preservadas. Em seu livro , fruto de pesquisa de doze anos, o autor relaciona diversos diretores dessa biblioteca e nomeia bibliotecrios que estiveram frente dos trabalhos em diversos reinados. Assinala, no entanto, uma caracterstica do mtier e do perfil de alguns desses profissionais, vale dizer, o desenvolvimento de atividades cientficas:

Eratstenes (276-195 a.C.) foi designado diretor depois da sada de Apolnio e modificou a imagem dos bibliotecrios ao combinar sua atividade crtica com a cientfica. (...) Ao assumir a direo da biblioteca, Eratstenes empreendeu uma gesto que combinava a pesquisa cientfica com a literria. (BAZ: 2006, p.66)

Originrio de Cirene, Eratstenes foi para Atenas para aperfeioar seus conhecimentos, estudou filosofia e aprendeu matemtica na Academia, a escola de filosofia de Plato (p.66). Estes saberes ele levou para Alexandria. Muitos dos bibliotecrios e diretores eram gramticos, escritores, crticos literrios, historiadores, gegrafos. Produziram lxicos, catlogos, poemas, etc. Numa palavra, eram eruditos. Desde as origens, portanto, j poderamos identificar traos de semelhana entre essas instituies museus e bibliotecas - vale dizer, as suas funes de acumulao, conservao e de memria dos saberes. Ambas formam colees, embora com caractersticas diversas. Na modernidade, o objeto ou documento que integra uma coleo de museu prima pela unicidade, diferentemente das colees de bibliotecas que podem conter mais de um exemplar de livros. Ademais, por terem surgido a partir de iniciativas de soberanos, tiveram suas histrias marcadas pelo jogo de poder, pela disputa do saber e do conhecimento. Desde

67

cedo, portanto, se compreendeu a necessidade de acumular as idias produzidas por diferentes povos, materializadas em documentos de diferentes naturezas.
So inmeros os casos de crimes que se abateram sobre essas instituies, no mbito de diversas guerras ocorridas entre os povos da Antigidade - mas no apenas - ocasio propcia para depredaes voluntrias e involuntrias, incndios, saques e destruio. No entanto, apesar de todas essas vicissitudes muitos registros se conservaram, em fragmentos, tornando possvel o conhecimento da histria desses povos, suas idias, seus costumes e instituies. na passagem da memria oral para a escrita que podemos compreender a formao e o desenvolvimento das instituies-memria. Le Goff lembra a figura do mnemon que, na Grcia arcaica, era uma figura mtica que acompanhava o heri para lembrar-lhe uma ordem divina. J nas cidades gregas, o mnemon desempenhava as funes de funcionrio da memria, sendo uma pessoa que guarda a lembrana do passado em vista de uma deciso de justia. Com o desenvolvimento da escrita acabam se transformando em arquivistas (LE GOFF: 1984, p.20). Os primeiros arquivos de que se tem notcia confundiam-se com a reunio de textos literrios, religiosos ou documentrios que formavam as primeiras bibliotecas. (FAVIER: 2001, p.7) Graas aos registros documentais que nos chegaram da Antiguidade, produzidos no sc. VII a.C. em pequenas tbuas de argila e em escrita cuneiforme, possvel analisar ordens governamentais, sentenas judicirias, contratos e atos privados relativos a Nnive, que constituram arquivos polticos e econmicos que facultam a reconstituio da correspondncia diplomtica de soberanos e de altos funcionrios contemporneos de 14 Hamurabi . (FAVIER: 2001, p.7-8) Alm disso, com essas e outras descobertas de arquelogos no sculo XX da nossa era, sabemos da existncia de arquivos do reino de Ugarit contendo documentos diplomticos em hierglifos hititas ou egpcios e tambm em escrita cuneiforme, revelando novos aspectos da civilizao babilnica e da histria poltica e diplomtica de pases vizinhos e vassalos do imprio hitita dos sculos XIV e XIII a.C. (p. 8). No palcio de Ugarit os arquivos eram organizados em salas e os fundos eram escrupulosamente respeitados e conservados segundo classificao rigorosa, conforme assinalado por Jean Favier (p. 8). O autor registra a descoberta de arquivos nas antigas

68

cidades gregas, cujos atos administrativos eram tambm gravados em argila. Em Atenas, cada magistratura possua seus prprios arquivos, instalados no archeion, ou sede da magistratura, termo que cunhou o lugar responsvel pela custdia de documentos os arquivos - e, simultaneamente, os fundos arquivsticos que integram os arquivos, vale dizer, o todo e a parte. Da mesma forma que foram alvo de ataques, incndios e destruies, os museus e as bibliotecas, os arquivos sofreram danos irreparveis ao longo da histria e muitas notcias sobre eles chegaram at ns apenas atravs de textos. Mas, na histria dos arquivos encontramos marcos importantes que impulsionaram o desenvolvimento dessa instituio, ou seja, a organizao dos arquivos visando o acesso aos documentos para pesquisa. Esse movimento decorreu de exigncias da crtica histrica exercida pelos humanistas, sobretudo no sculo XVIII, em relao s narrativas, memrias e relatos feitos sem apoio de textos historiogrficos. Documentos de arquivo tornam-se ento indispensveis, pois eram vistos como portadores de autenticidade, veracidade e sinceridade, de acordo com o mtodo crtico j experimentado pelos fillogos (FAVIER, p.24). Os estudos de erudio, amplamente desenvolvidos nos sculos anteriores, contriburam para esse avano, em especial, levados a cabo por vrias geraes de juristas especialistas em direito feudal e senhorial (feudistes), muitos dos quais beneditinos, que se tornaram verdadeiros prospectores dos direitos do rei (p.25). Mas, a Revoluo francesa ser o marco de transformao dos arquivos, cujo acesso at ento se restringia elite letrada e aos detentores de poder poltico. A extenso dos direitos a todos os cidados desde que no houvesse qualquer prejuzo para o Estado seguiu-se ao trabalho j realizado pelos mencionados juristas, conforme Favier, cujas idias favoreceram a realizao das mudanas necessrias, entre as quais a hierarquizao dos depsitos, a nacionalizao dos fundos, a triagem, medidas de publicidade e de proteo. As destruies sistemticas no devem ser esquecidas.... (p.29) Os arquivos da Nao, na Frana, organizaram-se a partir do trabalho de Camus, advogado e deputado, frente dos arquivos da Assemblia que, em 1790, se transformam no Arquivo Nacional. A Revoluo Francesa marca a mudana no tratamento e uso dos arquivos. Concentrou as fontes histricas, estabelecendo regras de administrao e estabeleceu o

69

princpio da publicidade dos arquivos. Os revolucionrios franceses fundiram arquivos, colees de objetos de arte e bibliotecas dos prncipes, nobres e eclesisticos com os do rei e do governo central. Conforme lembra Glnisson, os historiadores tiram proveito das catstrofes. (GLNISSON: 1979, p.155) Sabe-se que Napoleo I leva para Paris os arquivos da Europa conquistada (tesouros histricos do Vaticano, do Conselho ulico, da Coroa de Castela. Aps a queda do Imprio francs, os documentos voltam aos depsitos de origem). Aps 1815, arquivos, bibliotecas e museus abrem-se aos povos, pois a funo de segredo no cabia mais. O interesse passa a ser histrico. importante frisar que, com a Revoluo Francesa, onde todos so iguais como princpio, no se enfatiza mais as genealogias, pois a lembrana da origem dos indivduos j no to necessria, mas preservar a origem preciso: a memria se transforma em razo e poltica do Estado e surgem os smbolos da identidade nacional (GLENISSON) A Revoluo Francesa seria tambm o grande gatilho a detonar a memria coletiva dos povos ocidentais, nos seus aspectos mais evidentes de comemoraes e festas ritualizadas, na expanso dos museus, arquivos e bibliotecas. (NORA: 1993, p.36) Comemorar faz paz parte dos ideais revolucionrios, no bastando apenas o acontecimento, mas a sua ritualizao. No por acaso vemos uma exploso de comemoraes sempre seletivas do passado, mas tambm a expanso nunca vista de museus, bibliotecas e arquivos.

3 TENDNCIAS IDENTITRIAS: INSTITUIES DE PESQUISA?

DE

LUGARES

DE

MEMRIA

A memria se enraza no concreto, no espao, no gesto, na imagem, no objeto. (Pierre Nora, 1993) O sculo XX trouxe na sua esteira novos problemas, novos objetos, mas tambm novas abordagens dos saberes. Aps a experincia das duas guerras mundiais e todas as consequncias para a geopoltica dos poderes, a memria social jamais poderia ser a mesma. Marcada pelas tragdias do Holocausto, a humanidade depara-se, de forma mais objetiva, com a ameaa da finitude e o medo do esquecimento. Uma tragdia de tal magnitude no poderia mais ser colocada parte. E para evidenciar a memria desse passado recente, seria preciso ampliar o escopo das pesquisas nas cincias humanas e sociais para nelas incluir no

70

mais apenas os grandes homens e os grandes relatos, mas o homem comum e o seu cotidiano, suas narrativas e suas memrias. Mas isso no to simples. A memria um fenmeno individual, mas aqui deve ser entendida sobretudo como um fenmeno coletivo, uma construo social submetida s dinmicas da vida coletiva, que promovem flutuaes e mudanas constantes. (POLLAK: 1989) Abrir o passado e coloc-lo em evidncia agora fundamental para a reconciliao do homem consigo mesmo. Michael Pollak denominou memrias subterrneas as de culturas minoritrias e dominadas que se opem memria oficial e que fazem um trabalho de subverso no silncio e "de maneira quase imperceptvel afloram em momentos de crise... (POLLAK: 1989, p. 4). Memrias concorrentes entram em disputa. Nova luta em busca da verdade travada nas relaes entre a histria e a memria. Pierre Nora explica que a passagem da memria para a histria obrigou cada grupo a redefinir sua identidade pela revitalizao de sua prpria histria. O dever de memria faz de cada um o historiador de si mesmo. (NORA: 1993) A informao e o conhecimento ocupam doravante a dianteira porque a histria das cincias tambm tocada, em suas diversas disciplinas, por uma vontade de memria, um novo olhar sobre si mesma e sua histria. o reconhecimento de que deter informao e produzir conhecimento cientfico um diferencial nas relaes de poder entre os pases, no mbito da guerra fria. Por outro lado, o triunfo do documento em ascenso desde o avano da escola positivista j havia preparado o terreno que levaria exploso documental. Le Goff explica que o contedo do termo documento se alarga a partir dos anos 60, levando a uma revoluo qualitativa e quantitativa. Na hierarquizao documental na linha de frente est o registro paroquial que conserva para a memria todos os homens (...) nascimentos, casamentos e mortes marcando a entrada na histria das massas dormentes e inaugurando a era da documentao de massa. (LE GOFF: 1990, p. 541) No mbito da Revoluo Industrial houve um expressivo crescimento de informaes produzidas e o conseqente reconhecimento da Bibliografia para o desenvolvimento da pesquisa cientfica e tecnolgica, levando ao aprimoramento das

71

tcnicas e mtodos para melhor controlar e divulgar o material bibliogrfico existente e ao sonho sempre renovado ao longo dos sculos de se criar uma biblioteca universal. Nesse contexto, vale lembrar o papel crucial desempenhado por Paul Otlet e Henri Lafontaine, advogados belgas, cuja misso o estabelecimento e a publicao do Repertrio Bibliogrfico Universal, com caractersticas cooperativas, no pressuposto de que o trabalho 15 no campo da Documentao que ambos ajudaram a criar no poderia ser da competncia de um nico indivduo, instituio ou grupos isolados, demonstrando assim a necessidade de organiz-lo a partir da cooperao internacional. (LUZ TERRADA; LPEZ PIERO: 1980) O Instituto Internacional de Bibliografia fundado por eles empreendeu as tarefas do Repertrio citado, adotando a classificao decimal idealizada pelo norte-americano Dewey. Sua contribuio para o alargamento do conceito de documento bastante conhecida, caracterizando-o como portador ou suporte de informao, para alm do livro e demais publicaes. Adepto do positivismo e do evolucionismo, Otlet acreditava na formao por evoluo das coisas, no relativismo do conhecimento e na formao histrica dos conceitos. (LUZ TERRADA; LPEZ PIERO: 1980) Em 1929 comea a ser elaborada por Lucien Febvre e Marc Bloch, fundadores da Escola dos Annales, outra viso do documento de interesse dos historiadores. Pioneiros da Histria Nova, insistiram em ampliar essa noo, no mbito da crtica sistemtica historiografia positivista centrada na noo de fato histrico, segundo a qual o documento sempre prova e afirmava-se como documento escrito:

A histria faz-se com documentos escritos, sem dvida. Quando estes existem. Mas, pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos, quando no existem. Com tudo o que a habilidade do historiador lhe permite utilizar para fabricar seu mel, na falta das flores habituais. Logo, com palavras. Signos, Paisagens, telhas. (FEBVRE)

O esforo de guerra, mais adiante, gerou inmeras pesquisas e uma profuso de documentos. Como tratar doravante a massa documental gerada pela expanso dos saberes? Como recuperar informaes perdidas em relatrios, artigos, livros? Paralelamente a essa revoluo documental, uma outra, de natureza tecnolgica, teve lugar na mesma poca: a do

72

computador. Uma no teria sentido sem a outra. O novo documento armazenado e manejado nos bancos de dados. (p.542) Nesse contexto, a memria arquivstica foi revolucionada pelo aparecimento de um novo tipo de memria: o banco de dados. (LE GOFF: 1984, p.42). nesse contexto que se institui, na dcada de 1960, um saber sobre a informao. Entretanto, informao e memria, do nosso ponto de vista, sempre caminharam lado a lado, talvez mesmo como vizinhas desconhecidas, mas cujas presenas no podem ser ignoradas. Tais relaes tendem a se aproximar efetivamente no sculo XX quando da instituio da Cincia da Informao. Sabemos que a memria um elemento primordial no funcionamento das instituies. atravs da memria que as instituies se reproduzem no seio da sociedade, retendo apenas as informaes que interessam ao seu funcionamento. H um processo seletivo que se desenvolve segundo regras institudas e que variam de instituio para instituio. (COSTA: 1997) A informao no deve mais ser analisada apenas em sua vertente comunicacional, segundo a qual a informao deve ser descartada para dar lugar ao novo. Ao ser associada ao conhecimento, a informao produz memria e se institui (MARTELETO; VALLA: 2003). Por outro lado, a teoria da informao no pode ignorar a memria em seus fundamentos pois que ela que lhe d durao. (JEANNERET: 2005, p. 89) Resta, ento, analisar o conceito de informao e seu surgimento enquanto problema, em seu contexto de origem, verificando a existncia de uma comunidade de sentido que lhe seria pressuposta. (BACZKO: 1984) As relaes de proximidade entre informao e memria parecem evidentes. No seu processo de institucionalizao a Cincia da Informao dialogar mais de perto e de forma sempre crescente com a biblioteconomia, a museologia e a arquivologia, guardadas as suas especificidades. Enquanto instituies-memria, museus, arquivos e bibliotecas so os guardies dos documentos, das colees, dos fundos materiais da memria coletiva e da histria, mas tambm superfcies de inscrio de informaes. No avano dessas disciplinas rumo ao ensino e pesquisa sistemtica, saindo dos limites das prticas profissionais, a teoria da informao certamente ampliar seu escopo ao incorporar questes relativas natureza da memria e da informao cada vez mais atuais e dinmicas. O patrimnio documental digital constitudo de documentos e monumentos uma

73

importante via para novas pesquisas. A sua existncia no significa, em absoluto, a substituio de novos suportes pelos documentos originais, em nome de uma paperless society, que no tm como garantir a sua prpria permanncia. Isso seria prematuro, equivocado e irresponsvel conduzindo inexoravelmente ao descarte. Ao invs de se destruir a memria cultural da humanidade, dever-se-ia utilizar recursos tecnolgicos para dinamizar o acesso pblico aos bens culturais, promovendo-se a convivncia dos diferentes suportes documentais e a pesquisa sobre novos procedimentos de leitura, por exemplo. Os desafios do sculo XXI tendem a confrontar as novas formas documentais com sua permanncia, conservao e recuperao. Da os atuais esforos desses campos de estudos para constiturem teorias e metodologias capazes de lhes darem as bases e os fundamentos. A museologia, a biblioteconomia e a arquivologia tm diante de si inmeras questes de pesquisa enquanto disciplinas responsveis pela formao de profissionais que atuam nas instituies-memria, entre os quais se incluem os profissionais de informao.

4 CONSIDERAES FINAIS Um olhar recuado na histria dessas instituies de memria poderia nos ajudar a identificar certas marcas de batismo que as identificam enquanto lugares privilegiados de pesquisa e de construo de saberes. Vimos esses traos tanto na formao da Biblioteca de Alexandria e do seu Museu (ancestral de todos os museus), lugar de culto das musas e da pesquisa da verdade, pelos sbios eruditos. A experincia de pesquisas dos eruditos no desenvolvimento do mtodo crtico que afetaram a constituio dos arquivos tambm nos chama a ateno para essa mesma caracterstica. Na histria contempornea, vemos a mudana do olhar sobre essas instituies objeto de estudo da museologia, da arquivologia, da biblioteconomia e da Cincia da Informao com a qual fazem fronteiras, guardadas as suas especificidades. A necessidade de implementar pesquisas nas respectivas reas um indicador de que no mais possvel ignorar a problemtica da informao e da memria nas novas configuraes identitrias. E so os cursos de graduao e de ps-graduao, de forma integrada, que devem promover tais mudanas. A dcada de 1980 ser palco de um crescimento quantitativo e de mudana qualitativa em relao ao papel dos Museus e aos avanos da Museologia. Espao de

74

mediao cultural, o museu objeto de um discurso cientfico construdo. Na medida em que estuda as relaes do museu com o pblico, a museologia se torna objeto de interesse da Cincia da Informao e da Comunicao, mas tambm da Antropologia, da Histria, da Arte, e das demais cincias que se fazem representar nos museus. Por outro lado, como mostrar o saber em construo? O discurso museolgico no deveria apenas refletir a cincia feita e validada, mas tambm a cincia sendo feita, em ao, no sentido preconizado por Bruno Latour, para que os processos de produo do conhecimento se tornem visveis ao olhar do pblico em sua diferenciao. Seria necessrio evidenciar as diferentes formas de organizao das exposies, para que o pblico conhea as escolhas, as abordagens e os recortes realizados na elaborao do discurso museolgico antes de percorrer o circuito das exposies podendo, assim, reelaborar o referido discurso. E para faz-lo preciso competncias no sentido de acessar os mltiplos nveis de sentido de uma exposio, utilizando-se um conjunto de registros semiticos que ela mobiliza, o que pressupe tambm a mediao da escrita. (TRIQUET: 2008) Com efeito, a partir da torna-se possvel o cumprimento de uma de suas principais funes, que a educativa, para alm da funo de conservao. Um museu no mais concebido por e para sbios, mas cada vez mais se busca nele uma comunicao prxima com o pblico, indicando que as trs funes so indissociveis: a conservao, a comunicao e a 16 pesquisa . Mas, para que o princpio da publicidade de arquivos, bibliotecas e museus seja sempre reafirmado a democratizao do acesso s fontes que eles guardam no pode ser perdida de vista. Um sentido de identidade e pertencimento definido a partir dos trabalhos de enquadramento da memria social, razo pela qual os lugares de memria, ao produzirem um discurso organizado em torno de fatos e acontecimentos, o fazem com objetos materiais: os documentos. Qual a representatividade de tais objetos? Quais as lacunas que se reproduzem nos acervos? Quais os efeitos dessas lacunas enquanto produtoras dos silncios da histria? Quais as possibilidades de que determinados saberes se instituam em lugares de memria? Vimos que a resposta se d em funo das condies polticas e sociais que variam de uma poca para outra. Alguns exemplos atuais poderiam iluminar essas reflexes:

75

1) Museu Nacional das Prises, situado em Fontainebleau, ligado ao Ministrio da Justia da Frana. Experincia nica, at onde tenho conhecimento. Criado recentemente no espao onde funcionou uma antiga priso benthamiana, formado a partir de colees tomadas de emprstimo de vrios outros acervos franceses. Aquilo que sempre ficou por trs dos muros altos das prises hoje exposto ao olhar pblico, incluindo-se a instrumentos de tortura, fotografias, mobilirio, tcnicas de bertilhonagem etc. Mas, a iniciativa parece no ter prosperado, pois j no encontrei o stio que antes existia na Internet. Visitei o Museu em junho e, durante a visita em grupo, previamente marcada, j se falava na sua desativao. O que teria ocorrido? Problemas de custo-benefcio? 2) Muse du quai Branly, em Paris. Concebido pelo arquiteto Jean Nouvel, nasceu da vontade poltica de Jacques Chirac, que decidiu pela sua criao, cujo processo durou 10 anos, conforme ele mesmo afirma na apresentao do guia do Museu publicado em 2006, lanado na sua inaugurao. Teve o apoio fundamental de seu amigo e colecionador de arte Jacques Kerchache. Espao monumental, este museu de arte e antropologia abriga colees da frica, sia, Oceania e Amricas, celebradas em Paris, concretizando um remanejamento notvel da representao das culturas no ocidentais para alm da crise de conscincia colonial. Este museu do Outro uma instituio cultural e cientfica (...), simultaneamente um museu, um centro cultural, lugar de pesquisa e ensino, que reflete a diversidade das expresses culturais. Um nmero especial da revista Le Dbat - O momento do quai Branly - consagrado ao Museu e, em sua apresentao, se l: Ele o produto tpico dos cruzamentos da era da memria, com seus problemas de redefinio do patrimnio, e era da mundializao com seus problemas de recomposio e de coexistncia de identidades. Pela sua monumentalidade e pela singularidade desse espao, percebe-se logo que se trata de um projeto de Estado, que mobilizou ministrios - o da Educao e o da Cultura -, alm de outros museus, pesquisadores, conservadores etc. A realizao do projeto s se tornou possvel no sculo XXI, dentro do contexto poltico e social propcio. 3) Museu da Mar No mesmo ano, em 2006, aqui no Rio de Janeiro, foi inaugurado no dia oito de maio o Museu da Mar, num evento que contou com ampla cobertura da imprensa e a participao de autoridades ligadas poltica cultural brasileira, dentre as quais o prprio Ministro da Cultura Gilberto Gil. Vieira explica que A iniciativa contou com o apoio do Departamento de Museus do Ministrio da Cultura e foi viabilizada com recursos do Programa Cultura Viva do mesmo ministrio.

76

Para a realizao desse projeto houve considervel participao da comunidade, incluindo moradores que doaram objetos e documentos pertencentes sua memria familiar, que desejavam ver integrados ao acervo, e para definir a linha museogrfica a ser adotada, promover a escolha dos objetos e estimular a montagem da exposio foi constitudo o Frum Museu da Mar, que contou na reunio de fundao, com a participao de cerca de cem pessoas, entre moradores e integrantes do movimento comunitrio local. (VIEIRA: 2007, p.1) Mas a iniciativa, apesar de muito bem sucedida, trouxe consigo a polmica em torno de uma alegada glamourizaao do espao da favela, da pobreza e da misria, indicador evidente da carga de preconceitos que ainda hoje impera em nossa sociedade. Na realidade, trata-se de uma questo fundamentalmente poltica. Poderamos tomar emprestada aqui a idia de justa memria de Paul Ricoeur, no sentido de caracterizar essa iniciativa como ttica empreendida pela comunidade, determinando sua posio no espao pblico, sem a qual no seria possvel conquistar um lugar de expresso de seus relatos, de suas memrias, em prejuzo, sem dvida, da restaurao de elos sociais partidos na longa histria das desigualdades de nosso pas. Inscrever essa experincia urbana na durao tambm reafirmar a pluralidade das representaes do passado informaes, conhecimentos, memrias buscando-se reverter os dficits de sua legitimidade. (BAUSSANT: 2006) Sabe-se que a memria , por natureza, seletiva. No entanto, possvel evitar outras formas de seleo sobretudo nos arquivos que, por sua prpria existncia, indicam uma falta, indcio do que foi irremediavelmente perdido. Henry Rousso lembra que todos os arquivistas sabem que perto de nove dcimos dos documentos so destrudos para um dcimo conservado. (ROUSSO: 1996, p. 90) Chama a ateno, nesse aspecto, as perdas sociais ocasionadas pelos arquivos que permanecem inacessveis ao pblico, como o caso dos arquivos produzidos por instituies militares durante o Golpe civil-militar de 1964, ou seja, os arquivos da represso. Esta seleo negativa intencional fere o direito constitucional informao, mas tambm impede a defesa dos direitos humanos e produz, ainda, distores no entendimento desse perodo da histria recente do pas. A pesquisa cientfica se ressente da negao ao seu acesso adiado por fora do Decreto n. 4.553/2002. A memria social, por sua vez, diretamente atingida, pois a ela imposto um silncio forado.

77

Se a memria presentificao do passado e, se a sua materialidade, ou seja, o documento se perde ou est fora do lugar institudo para abrig-lo, ento no h como suscitar a presena do passado, nem pela via da memria, nem pela mo da histria. Contudo, como a memria sempre negociada, os grupos sociais investem em aes que, em breve, podem restituir a memria recente do pas aos seus cidados. E com isso os lugares de memria refletiro uma memria enquadrada que ter quebrado o silncio. Uma memria que ser plural, mas contraditria, inacabada, sempre sujeita a flutuaes. Termino com um pensamento de Hctor Schmucler, socilogo e escritor argentino, que vincula a memria ao campo da tica: A memria no um simples documento que aparece num arquivo, mas possibilidades de existir hoje. Isso nos torna responsveis cada um e coletivamente por essa memria. Ou seja, somos responsveis pelo que recordamos. Somos responsveis pelo que queremos que hoje aparea como recuperao do passado, porque dessa responsabilidade surge nosso existir contemporneo. (SCHMUCLER: 2008) Notas 1NORA, Pierre. Entre Memria e Histria: a problemtica dos lugares. In: Projeto Histria. So Paulo: PUC, n. 10, p. 07-28, dezembro de 1993. 2 LE GOFF, Jacques. Memria. In: GIL, Fernando. Memria-Histria. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984. (Enciclopdia Einaudi, v.1). p.12-50 3 NAMER, Grard. Mmoire et socit. Paris: Mridiens Klincksieck, 1987. 4 Trata-se de pesquisa, em desenvolvimento, intitulada A informao na pr-histria da Cincia da Informao: conceito, natureza, episteme. Tem por objetivo identificar, caracterizar e analisar elementos pr-conceituais (ou pr-saberes) que tenham contribudo para a formao de um saber prprio da Cincia da Informao, anteriores sua institucionalizao na dcada de 1960. Tais pr-saberes constituiriam as condies de possibilidade de sua emergncia. 5 Ver, em especial, Burke (2003), Darnton (2000; 2005), Mattelart (2005; 2006).

78

6 HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola, 1992. 7 VIRLIO, Paul. O espao crtico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 8 GIDDENS, Anthony. A constituio da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1989. 9 SANTOS, Milton. Tcnica, espao, tempo. So Paulo: Hucitec, 1994. 10 FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: __. Microfsica do poder. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993. Ver tambm FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1996. 11 BAZ, Fernando. Histria universal da destruio de livros: das tbuas sumrias guerra do Iraque. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. 12 Tratava-se do Liceu, a escola filosfica de Aristteles. Os cursos eram dados em passeios, o que faz com que seus discpulos sejam qualificados de peripatricos. In: DUROZOI, Grard; ROUSSEL, Andr. Dicionrio de filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1993. 13 BAZ, Fernando. Histria universal da destruio de livros: das tbuas sumrias guerra do Iraque. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. 14 Hamurabi codificou as leis sumero-babilnicas que vigoraram por mais de mil anos entre inmeros povos da Antiguidade Oriental. O Cdigo de Hamurabi encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. 15 A Documentao constituda por uma srie de operaes distribudas, hoje, entre pessoas e organismos diferentes. O autor, o copista, o impressor, o editor, o livreiro, o bibliotecrio, o documentador, o bibligrafo, o crtico, o analista, o compilador, o leitor, o pesquisador, o trabalhador intelectual. In: OTLET, Paul. Documentos e documentao: introduo aos trabalhos do Congresso Mundial de Documentao Universal, realizado em Paris, em 1937. (http://www.comexaorio.com/biti/otlet/index/htm. 16 Em francs h uma diferenciao entre muse e museum, onde este ltimo termo designa, em sua forma latinizada, atestada em 1746, lugar de conservao e de estudos de colees

79

artsticas e cientficas (REY: 2000, p.2325), termo que nomeia ainda hoje os museus de histria natural, por sua identidade enquanto instituio de pesquisa.

Referncias bibliogrficas ABREU, Maurcio. Sobre a memria das cidades. Territrio, n.4, Rio de Janeiro, Garamond / Laget, UFRJ, jan./jun. 1998, p.5-26.http://www.lagetigeo.ufrj.br/territorio/sumario 04 htm BEZ, Fernando. Histria universal da destruio de livros: das tbuas da Sumria guerra do Iraque. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. BACZKO, Bronislaw. Les imaginaires sociaux: mmoires et espoirs collectifs. Paris : Payot, 1984. BARATIN, Marc; JACOB, Christian (orgs.). O poder das bibliotecas: a memria dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. BAUSSANT, Michele (dir.). Du vrai au juste: la mmoire, lhistoire, loubli. Quebec : Presses de lUniversit Laval, 2006. BOURDIEU, Pierre et alii (orgs.) A misria do mundo. 3. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. BURKE, Peter. Uma histria social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. COSTA, Clia. Acervos e represso. In: Seminrio 40 anos do Golpe de 1964. 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistncia no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004. COSTA, Iclia Thiesen Magalhes. Memria institucional: a construo conceitual numa abordagem terico-metodolgica. Orientadores: Maria Nelida Gonzalez de Gmez e Hilton Ferreira Japiassu. Tese (Cincia da Informao). Rio de Janeiro: UFRJ/ECO; CNPq/IBICT, 1997. DARNTON, Robert. Rede de intrigas. Folha de So Paulo. Mais, p.6, 30.07.2000. DARNTON, Robert. As notcias em Paris: uma pioneira sociedade da informao. In: Os dentes falsos de George Washington: um guia no convencional para o sculo XVIII. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. DUROZOI, Grard; ROUSSEL, Andr. Dicionrio de filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1993. FAVIER, Jean. Les archives. Paris: PUF, 2001. FEBVRE, Lucien. Combates pela Histria. Lisboa: Presena. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

80

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1996. GIDDENS, Anthony. A constituio da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1989. GLNISSON, Jean. Iniciao aos estudos histricos. Lisboa: Difel, 1979. HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola, 1992. HUDSON, Kenneth. A social history of museums: what the visitors thought. London: Macmillan Press Ltd, 1975. JACOB, Christian. Ler para escrever: navegaes alexandrinas. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian (orgs.). O poder das bibliotecas: a memria dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. JEANNERET, Yves. Information. In : La socit de linformation : glossaire critique. Paris : La Documentation Franaise, 2005. LAMIZET, Bernard; SILEM, Ahmed. Dictionnaire encyclopdique des sciences de linformation et de la communication. Paris : Ellipses, 1997. LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: _______. Histria e memria. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. p. 535-553. LE GOFF, Jacques. Memria. In: GIL, Fernando. Memria-Histria. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984. (Enciclopdia Einaudi, v.1). p.12-50 LUZ TERRADA, M.; LPEZ PIERO, J.M. Historia del concepto de Documentacin. In: Documentacin de las cincias de la informacin, v.4, Universidad Complutense de Madrid, Facultad de la Informacin, 1980. p. 229-248 MANGUEL, Alberto. A biblioteca noite. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. MARTELETO, Regina; VALLA, Vitor. Informao e educao popular: o conhecimento social no campo da sade. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v.8, 2003 MATTELART, Armand. Diversidade cultural e mundializao. So Paulo: Parbola, 2005. MATTELART, Armand. Para que nova ordem mundial da informao? In: MORAES, Denis. (org.) Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro : Mauad, 2006. NAMER, Grard. Mmoire et socit. Paris: Mridiens Klincksieck, 1987. NORA, Pierre. Entre Memria e Histria: a problemtica dos lugares In: Projeto Histria. So Paulo: PUC, n. 10, p. 07-28, dezembro de 1993.

81

OTLET, Paul. Documentos e documentao: introduo aos trabalhos do Congresso Mundial de Documentao Universal, realizado em Paris, em 1937. (http://www.conexaorio.com/biti/otlet/index/htm) POLLAK, Michael. Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989. p. 3-15. POMIAN, K. Coleo. In: GIL, Fernando. Memria-Histria. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984. (Enciclopdia Einaudi, v.1). p.51-86 ROUSSO, Henry. O arquivo ou o indcio de uma falta. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.9, n.17, 1996. p. 85-90. REY, Alain. Dictionnaire historique de la langue franaise. Paris : Le Rober, 2000. p.2325. Tome II. SANTOS, Milton. Tcnica, espao, tempo. So Paulo: Hucitec, 1994. SCHMUCLER, Hctor. La inquietante relacin entre lugares y memrias. Taller Uso Pblico de los stios histricos para la transmissin de la memria. Memria Abierta. In: http://www.memoriaaberta.org.ar/recursos_hector_schmucler.php .Capturado em 27.07.2008 TRIQUET, ric. Lcriture: un outil pour faire du muse un lieu dapprentissage. In : GARDIES, Ccile ; FABRE, Isabelle ; DUCAMP, Christine ; ALBE, Virginie (Eds.). ducation linformation et ducation aux sciences : quelles formes ? Rencontres Toulouse EducAgro, 26 et 27 mai 2008, ENFA Toulouse. Toulouse : Cpadus-ditions, 2008. p. 145-165. VIEIRA, Antonio Carlos Pinto. Da memria ao Museu: a experincia da Favela da Mar. In: Simpsio Nacional de Histria ANPUH, XXIV, 2007, So Leopoldo RS. Anais... So Leopoldo: Universidade do Vale dos Sinos, 2007. 10p. VIRLIO, Paul. O espao crtico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

82

Educao e Museus: a dimenso educativa do museu Maria Esther Alvarez Valente

83

Nota biogrfica Possui graduao em Histria pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (1975), especializao em Ao Educativa e Cultural em Museus pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente Tecnologista Senior III do Museu de Astronomia e Cincias Afins. Tem experincia na rea de Educao. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educao em Cincia, Museu de Cincia, Divulgao da Cincia.

84

Educao e Museus: a dimenso educativa do museu

Apresentao A idia de que os museus so constitudos por uma dimenso educativa sempre tomada como consensual pelos profissionais do setor. A aceitao no impede, contudo que com certa frequncia questionamentos a essa noo sejam colocados. Esta apresentao teve por inteno destacar alguns aspectos que confrontam as afirmaes. Antes de tudo se quis provocar uma reflexo sobre a relao museu e educao, que em muitas situaes tem levantado polmica. No desenvolvimento deste propsito partiu-se de uma definio da natureza da educao, em uma concepo mais generalizada, que serviu em seguida de subsdio para o entendimento da educao no museu. Natureza da Educao
1

A educao e cultura so os processos fundamentais da formao intelectual prpria dos indivduos. O termo educao, de modo geral, entendido como transmisso e aprendizado de tcnicas (produo, uso, comportamento, conduta) que correspondem cultura de um grupo social. Por meio destas tcnicas os seres humanos de diferentes culturas so capazes de satisfazer suas necessidades, se proteger das adversidades (fsicas, biolgicas e ambientais) e de produzir coisas e se relacionar entre si e em conjunto, por meio de configuraes mais ou menos ordenadas. A educao um conceito indispensvel uma vez que um fenmeno que ocorre em todas as formas da sociedade humana em diferentes formas de complexidade, cuja sobrevivncia depende da transmisso de suas culturas especficas de gerao para gerao. Nesse processo a educao no s cumpre a tarefa dessa transmisso entre os indivduos, mas tambm da correo e aperfeioamento das tcnicas culturais produzidas. A cada necessidade enfrentada pelos seres humanos, seja para manter a sobrevivncia ou superar desafios relativos explicao para suas existncias, ao conhecimento daquilo que os rodeia e ao encontro com situaes novas e de mudana, eles se preparam para corrigir e tornar mais apropriadas as tcnicas de que dispem.

85

Esse procedimento varia de acordo com a forma de organizao das sociedades. Nesse sentido, a orientao da educao tambm seguir os propsitos das diferentes organizaes. Sendo assim, alguns grupos sociais apresentam processos educativos mais voltados para uma transmisso de saberes caracterizada quase que pela imutabilidade. Outros apresentam maneiras de se relacionar com o mundo por um vis mais dirigido ao aperfeioamento e voltado para transformaes significativas. Assim, pode-se dizer sucintamente que a escolha entre as diferentes formas educativas a serem adotadas realizada na tenso da permanncia e da mudana. A escolha leva produo de diferentes saberes, materiais e imateriais, desenvolvidos a partir da antecipao de idias por parte dos indivduos que visam novas aes. A finalidade da educao diz respeito de um lado identificao dos elementos culturais pr-existentes (permanncias), que sero escolhidos para serem assimilados pelos indivduos da espcie humana e, de outro lado e concomitantemente, a descoberta das formas mais adequadas (mudanas) para que os indivduos atinjam seus objetivos, previamente determinados. No processo, pela educao que se realizam as tarefas de ensinar e produzir conhecimento para o aperfeioamento no campo das idias, de conceitos, valores, smbolos, hbitos, atitudes, habilidades, etc. Nesse sentido, como aponta Jean Claude Forquin (1991) educao e cultura esto continuamente juntas. Segundo ele, o que se transmite na educao sempre algo que precede o indivduo, em um processo perptuo de seleo e decantao dos valores, fazeres, conhecimentos, etc.. Para este autor, a educao e a cultura aparecem como faces rigorosamente recprocas e complementares de uma mesma realidade: uma no pode ser pensada sem a outra e toda a reflexo sobre uma desemboca imediatamente na considerao da outra (FORQUIN, 1991, p.14). A funo educativa de carter amplo sempre existiu e continuar existindo. Essa funo vem sendo cumprida por meio de mltiplos e heterogneos canais dos quais a escola apenas um deles. (TRILLA, 1998) Institucionalizao da Educao A escola a instituio privilegiada onde se encontra a educao em sua forma institucionalizada. Existe para propiciar a aquisio dos instrumentos que devem possibilitar o acesso ao saber elaborado, por meio de mtodos pedaggicos combinados com as novas concepes de entendimento do mundo, na medida em que so apresentadas. As atividades educativas se organizam a partir da.

86

Outras instituies tambm apresentam essa natureza educativa institucionalizada com propriedades para a realizao do processo educativo/pedaggico. E no s a escola que apresenta essa natureza. Inscreve-se nessa caracterizao o museu, considerado tambm como espao em que a dimenso educativa historicamente apontada como inerente instituio. No museu, programas e projetos educacionais so gerados com base em modelos sociais e culturais e o processo de seleo de partes da cultura realizado com o intuito de torn-las acessveis a seus freqentadores. Para tal, se promove um esforo de recontextualizao da cultura, favorecendo a socializao dos saberes acumulados, reelaborados e transformados.

Il.1: Fragmento do Documento da Commission temporaire des arts, apresentado ao povo francs pela Conveno Nacional. (Paris, 15 de maro de 1794)

87

O museu tem por funo primeira preservar, processando informaes para serem transmitidas. Em suas prticas e aes recorre a um projeto pedaggico, voltado para a produo de conhecimento sobre a natureza e sobre a sociedade, construdo por meio dos smbolos e dos significados atribudos aos objetos de coleo e expressos em suas idias, para evocar um valor. O museu, nesse sentido, uma instituio dirigida para a transmisso e formao; o que difere, entretanto, um museu de outro so os nveis de escolha e de apropriao da forma de promover a educao. O museu, em relao a suas finalidades, tender mais a uma que outra forma: ou de uma transmisso que se pauta na imutabilidade e/ou a formao, cujo perfil se caracteriza pela mudana e transformao. medida que o museu cumpre suas funes elementares de conservar e mostrar um patrimnio tangvel ou intangvel ele est gerando efeitos educativos. Nesse sentido, independentemente de contar ou no com um programa especfico de atividades pedaggicas, a instituio em si mesma um meio educativo. E, sendo assim, como observa Jaume Trilla (1998), a dimenso educativa inerente ao museu pode ser ampliada, potencializada e orientada, passando de uma funo implcita e quase inconsciente a uma tarefa explcita e premeditada. O museu Nessa perspectiva, pode-se dizer que em todo esforo de formalizao da instituio museu a dimenso educativa esteve sempre presente como elemento constituinte importante. Muitos so os exemplos que testemunham essa ocorrncia. Um fragmento retirado do documento Instruo da Conveno Nacional, proposto aps a Revoluo Francesa em 1794 (POIRRIER, 2002, p. 40 ), evidencia o deslocamento do sentido do museu para um smbolo de identidade, na nova Repblica. Este confere ao inventrio e conservao dos objetos nacionais um significado de pertencimento, que ser til no processo educativo das artes, das cincias e do ensino de todos os franceses. Cabe destacar que a repercusso desse procedimento representou marco importante da abertura do museu ao pblico, em uma concepo mais alargada, no s na Frana como em diferentes partes do mundo.

88

E ainda hoje, mantendo uma tradio, os museus franceses seguem de alguma forma seus propsitos revolucionrios. Conforme lei de 2002 sobre os Museus da Frana, enquanto instituies pblicas do Estado considerado como museu, no sentido da lei, toda coleo permanente composta de bens cuja conservao e apresentao revertem em interesse pblico com vistas ao conhecimento, a educao e ao prazer do pblico (MAIRESSE, 2005, p. 17). Na busca por definies mais precisas da instituio, na medida em que h uma re-elaborao desse lugar, a dimenso educativa apresentada sempre que se fala de museu. Segundo Franois Marisse, que tem trabalhado intensamente com vrios especialistas do setor da museologia, sublinha, nesse empenho, que o museu tem trs funes fundamentais: preservar, pesquisar e comunicar. E, o museu tem trs objetivos prioritrios: estudo, educao e deleite (lazer) (MAIRESSE, 2005). O mesmo esforo est apontado em outra forte organizao de museus, a Associao Americana de Museus: Os museus fazem sua contribuio nica para o pblico coletando, preservando e interpretando as coisas do mundo. (...) Suas misses incluem coleta e preservao, assim como exposio e educao com materiais no s prprios como tambm emprestados e fabricados com esse fim. (...) Suas colees e/ou os objetos emprestados ou fabricados so as bases para pesquisa, exposies, e programas que convidam participao pblica. Associao Americana de Museus AAM. <www.aam-us.org >

Em todas as tentativas de definio v-se anunciada a noo de educao como parte essencial de sua descrio. A perspectiva que fundacional nos museus norte americanos tambm pode ser exemplificada no Museu Nacional, do Rio de Janeiro. Na dcada de 1920, a pesquisadora Bertha Lutz vai incorpor-la formalmente ao museu (VALENTE 1995). A definio traada pelo organismo internacional que concentra os interesses do setor ICOM e, mundialmente a mais aplicada pelas instituies museolgicas, prova que repete a observao: Os museus so instituies permanentes, sem fins lucrativos, ao servio da sociedade e de seu desenvolvimento, abertas ao pblico, que adquirem, preservam, pesquisam, comunicam e expem, para fins de estudo, educao e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e seus ambientes. (ICOM/BR, 2009, p.28)

89

Contudo no movimento de atualizao da instituio, contrapondo-se a esses propsitos, encontra-se na prtica um cenrio que confronta e confunde a educao mais ampla com aquela das aes educativo-didticas e de outras atuaes que ocorrem no museu. A dificuldade de equilbrio entre as diferentes funes da instituio leva muitas vezes a situaes discordantes que so recorrentes h muito, e continuam como questo a ser enfrentada. Um exemplo datado de 1942 sugere esse impasse: Esta batalha que a educao teve que travar, no passado, para ganhar entrada no museu no foi fcil. () A oposio consistente ao avano do uso das colees foi formada de um bloco de homens conservadores que pode ser dividido em trs SEES. A primeira e a maior a dos curadores. Desde o incio eles tm sido os guardies e agentes de compras para museus (...) tornou-se assim sua responsabilidade organizar os objetos sob sua guarda para que os alunos de escolas, estudantes e ocasionalmente o pblico em geral pudessem v-los e estud-los por iniciativa prpria (...). Obviamente, esta ltima essencialmente uma caracterstica educacional do trabalho do museu, mas, em vez de estar sob o controle dos educadores, transformou-se na funo do curador. Uma vez que uma exposio tenha sido organizada sem consultar a equipe da rea de educao, o curador diz, Aqui est. Agora voc explica ao pblico. A segunda do grupo de conservadores foram os diretores. Por causa da tradio estiveram muito mais interessados na construo de colees e no prestgio dos pesquisadores das instituies do que torn-las teis. (...) a maioria dos diretores recua a qualquer forma de popularizao com medo de que se possa rebaixar os padres. (). Finalmente, o terceiro grupo deste corpo leal da oposio consiste nos administradores. (LOW, 2004, p. 33)

No museu de perfil mais voltado investigao, em geral, as colees so tidas como pertencentes aos curadores, razo de ser de suas pesquisas, distanciadas do pblico. Com certa freqncia estes profissionais no vem outra utilidade, para as peas em estudo, que no seja a produo cientfica. uma percepo limitada a uma funo e que representa um modelo de instituio que pode parecer anacrnico nos dias de hoje. Essa concepo tem antigos precedentes e pode ser contraditria se observada por meio de alguns exemplos. O American Museum of Natural History (AMNH), de Nova York, embora alicerado na premissa, bastante disseminada nos Estados Unidos, do museu como recurso educativo para todos, tambm se confronta, internamente, com pontos de vista diferentes. Nos anos de 1960,

90

o curador da coleo de geologia desse museu, E. H. Colbert, no considerava o pblico uma prioridade. Quanto exposio dos objetos que so abrigados e estudados no museu, esta uma funo desejvel, mas no uma funo bsica do museu, mesmo que um segmento grande do pblico e uma considervel proporo de profissionais de museu paream pensar que tal seja o alvo preliminar do museu. (apud LOURENO, 2005, p. 22)

Contrastando com esta viso, em 1925 a American Association of Museums j havia declarado que o valor dos museus era (...) diretamente proporcional ao servio que prestam vida emocional e intelectual de um povo. (BALL; POULOT, 2004, p. 224). Essas aes, dependendo de como so concebidas, mudam significativamente o conceito de patrimnio e, conseqentemente, de conservao e preservao, do que seja objeto nico de coleo e da relao da pesquisa e da museologia nos diferentes campos disciplinares. Muito embora se tenha conseguido um grande espao aberto inovao com a incorporao de novas funes e diferentes papis, em muitas instituies a contestao freqente entre seus profissionais. Aceitar ou negar o novo ser sempre uma questo trabalhosa. As relaes do museu com o mundo que demanda novas atividades ainda se confrontam com as dificuldades histricas da instituio. Os aspectos mais polmicos esto relacionados incorporao em sua atuao junto aos diferentes pblicos, do entendimento da dimenso educao e das funes de pesquisa e do entretenimento. Estes freqentemente so itens que geram um desconforto no cotidiano institucional. So vistos, muitas vezes, como incompatveis e difceis de serem conciliados em uma mesma instituio. Muitos so os casos em que no se reconhece, por exemplo, a educao como um conceito amplo, sendo visto, de maneira geral, pelo ponto de vista do senso comum. Nessa tica reconhecida como exclusivamente vinculada ao ensino e escola, que por vezes tomada como hierarquicamente desvalorizada. Isso tambm se deve a uma percepo de que os museus poderiam preencher as lacunas e deficincias da escola. O fato no foi e no privilgio dos museus mais antigos. Mesmo as unidades recm-criadas manifestam essa posio. Existe um embate sobre esta questo tambm no que tange s concepes das exposies. Alguns curadores argumentam que a exposio no deve ter objetivos

91

educativos, j outros os consideram essenciais. O mesmo se diz quanto funo de ensinar, que para muitos profissionais de museu no deve ser preocupao da instituio. Ainda no que tange ao ensino, a falta de conhecimento da origem dos museus e de sua histria e, portanto, de sua natureza, pode desprezar a funo educativa na formao de pesquisadores e tcnicos em diferentes disciplinas, papel relevante nos museus do sculo XIX e XX, onde muitas especialidades foram forjadas. E no seria demais dizer que esse processo nunca deixou de ocorrer. Em alguns casos, dependendo do carter da instituio, o museu tornou-se o recurso de formao e de produo de importante conhecimento em determinadas reas como a antropologia, a paleontologia, a arqueologia, a botnica, a geologia e a zoologia. Muitos museus tornaram-se centros de pesquisa e de formao, entre outros se pode destacar o Musum National dhistoire Naturelle, localizado em Paris e o Museu Nacional no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que esses aspectos encontram-se de tal forma imbricados que se fundem e se confundem, o que pode ser bem observado, posteriormente, no meio universitrio. Como j o fez Adriana Almeida (2001) para os museus universitrios do Brasil, e o trabalho de Marta Loureno (2005), que procura clarear os termos ensinar e pesquisar dentro do museu universitrio europeu. O ensinar estando ligado ao meio universitrio, ambiente em que muitos museus foram criados, onde curadores das colees foram formados e continuaram a pesquisar e a ensinar. Em outras categorias de museu, a educao vista pelo vis do no formal e evitado o termo ensinar, considerado prximo da funo da escola, mais dirigida aquisio de competncias ligadas a contedos disciplinares. A educao no formal a perspectiva que embasa as relaes humanas de apropriao de saberes no interior das instituies como museus, que se d na comunicao entre visitante e conhecimento, gerando um efeito educativo, ou seja, que corresponde de maneira geral ao desejo do educador de provocar a mudana de atitude dos indivduos, em relao a um conhecimento. A mediao entre esses dois elementos recorre a vrios recursos e prescinde do professor e da abordagem de um contedo disciplinar stricto sensu, que frequentemente dirigido pela hierarquizao do sistema regrado do ensino formal. Inserida no universo educativo, a educao no formal entendida como a atividade organizada, sistematizada e realizada fora da demarcao do sistema educacional oficial (TRILLA, 1998).

92

Entre ns, o artigo de Margaret Lopes (1991), A favor da desescolarizao dos museus, teve papel significativo para a compreenso da educao que tem lugar no museu, constituindo-se em referncia usada pela grande maioria dos profissionais de museu que se voltou para o conhecimento da educao. Suas observaes procuram remir a especificidade institucional do museu em relao educao e ao pblico jovem. O museu visto enquanto espao de abertura de novos horizontes culturais para os indivduos, deveria ser instrumento provocador de novas perguntas e de curiosidades, de maneira diversa do formato curricular da escola. Era necessrio que os profissionais de museu vissem o museu diferente da escola, no porque essas instituies correspondessem a nveis hierrquicos de educao, mas porque so instncias de naturezas educativas diferentes. A educao, considerada como dimenso intrnseca da instituio museu por uma 2 ampla bibliografia, levou tempo para ser contemplada, de modo geral, no currculo de 3 formao do profissional/muselogo, tendo encontrado resistncias para sua incorporao , porque parece ter sido tomada como disciplina de outra esfera de atuao, a escola. Entretanto, mesmo sendo reconhecida historicamente como integrante da misso do museu, permanece como elemento de confronto, freqentemente presente nas discusses que se 4 caracterizam por conferir peso e hierarquia s funes desenvolvidas no museu . A democratizao do museu O momento dos ltimos anos da dcada de 1960 e os primeiros de 1970 caracterizado por movimentos que buscam uma maior democratizao no mbito da sociedade, ao que se alia a aspirao de reformulao da instituio museu e maior acesso pblico a seus espaos. Acelera-se a partir da o movimento de reestruturao do museu e a renovao dos olhares sobre a instituio, incidindo no s na relao com o pblico, mas tambm na reflexo sobre as disciplinas museolgicas, em que as colees de objetos so resituadas. Estas no sero mais as nicas na obteno do conhecimento museolgico, um amplo campo de possibilidades aberto com a musealisao do imaterial dos processos, dos fenmenos e das idias, provocando outra aproximao com o carter educativo dos museus. A funo educativa acompanha a democratizao do museu A educao como mediao impulsiona a pedagogia do museu considerando outros fatores, e assim sua definio tende a se modificar. No ponto de vista de Lynn Maranda, engajada na discusso da museologia, uma boa descrio da instituio a de que...

93

O museu um lugar de colees permanentes, cuidadosamente preservadas, que constituem o patrimnio da humanidade e que permitem ao museu ser um provedor de conhecimento, um frum de comunicao e debate, um meio de conhecimento de si mesmo e da condio social. uma entidade permanente, acessvel ao pblico, no lucrativa, de mltiplas facetas, dirigida interpretao do passado e do presente e a explorao do futuro por meio do uso de testemunhos materiais e imateriais e incorporao de mltiplas vises, encarregadas de fornecer programas voltados para a comunidade e mais amplamente para a sociedade. (MARANDA, 2005, p. 76-77)

O museu amplia seu campo de ao e multiplica suas propostas de atuao. A forma de conceber suas apresentaes procurou refletir a relao que tem com seu meio social, acompanhar as demandas por conhecimento e a necessidade de estimular novos campos de atividade, a ateno com o pblico levou produo de novas prticas. O foco da instituio se redireciona dos objetos para as questes sociais; abordando os interesses da sociedade, o museu passa a ser atuante em diferentes mbitos: social, econmico e poltico. Os museus de cincia e tecnologia, por exemplo, respondem a essa perspectiva se apoiando na educao como dimenso destacada no processo de aproximao com o pbico geral. De acordo com essa orientao para o Diretor Geral do Museu de Cincia e Tecnologia do Canad, Claude Faubert (2008), os museus dessa temtica devem ser vistos como agentes de mudana e responsabilidade social. Estas instituies devem oferecer recursos para a compreenso do mundo em torno de ns, divulgando a informao em programas voltados para o esprito coletivo, colaborando efetivamente, no sentido de contribuir politicamente e economicamente para a sociedade como um todo.(FAUBERT, Claude 2008) O movimento do museu, para se adaptar a uma nova demanda social relacionada a uma maior insero dos indivduos nas questes da sociedade, traz a criao de uma variada participao dos diferentes indivduos e tem no pblico um parceiro na formulao da informao. Nesse caminho incentivada a busca da melhor forma de ao educativa, para sua veiculao. A funo comunicativa do museu aparece a como uma funo essencial a partir da Declarao de Caracas, em 1992 (ARAJO; BRUNO, 1995), quando se coloca tambm a

94

questo do museu como espao de comunicao em que a exposio o principal veculo. Toda exposio tem a inteno de comunicar alguma coisa aos visitantes. Alm de comunicar, estimula a aprendizagem, criando uma atmosfera propcia para este fim. Para Hooper-Greenhill (1994) existem dois tipos principais de abordagens comunicativas usadas nas exposies de museu: uma abordagem transmissora e uma abordagem cultural. Em linhas gerais, a abordagem transmissora entende a comunicao como um processo de envio de mensagens de uma fonte de informao para um receptor passivo. uma comunicao linear, fechada, pode-se dizer autoritria tambm. J em uma abordagem cultural, a comunicao moldada por meio de um processo contnuo de negociao, o qual envolve os indivduos que, a partir de suas experincias, constroem ativamente seus prprios significados. Estas duas constituem-se em concepes diferentes de comunicao. O cenrio do museu transformado provocou novas exigncias e novas aes e a necessidade da preparao de um profissional que pudesse responder aos atuais desafios da sociedade. A profissionalizao do setor se fez na aproximao de diferentes categorias profissionais no funcionamento cotidiano do museu, promovendo a reflexo coletiva, sugerindo acordo entre mediao e conservao. Como resultado, todo um arcabouo terico foi construdo para atender outros objetos de pesquisa que so e sero investigados. Estudos de aproximao das teorias que favorecem a elaborao de teorias e 5 mtodos para uma educao em museus foram desenvolvidos. Com elas ampliou-se o conhecimento sobre o desenvolvimento humano, a teoria da comunicao, o processamento da informao, a natureza da aprendizagem intelectual (acomodao e assimilao, motivao e aprendizagem significativa, modelo e modelagem, modelos de interao) e os estudos de avaliao (survey) para o conhecimento da natureza da experincia do visitante de museu. As novas incurses facilitaram a identificao das abordagens que consideram a educao ao longo da vida e das habilidades e estratgias mais eficazes em contextos no formais de educao. Toda essa transformao se insere em um processo educativo que contempla a legitimidade da instituio museu e que se re-apropria da tradio aperfeioando-a, impulsionado por novos desejos da sociedade.

95

Finalizando a apresentao agradeo o convite para participar deste ciclo de palestras do MAST COLLOQUIA.

Notas 1 A concepo aqui apresentada tem como referncias bsicas SAVIANI ABBAGNANO (1970). (1991) e

2 Algumas das obras que tratam do assunto esto em: FALCO, Douglas. A Study of Visitors Understanding of Interactive Exhibits in Science Museums by Means of Stimulated Recall Method. Tese (doutorado) - Institute of Education, University of Reading, UK, 2006.; HEIN, George. Learning in the Museum. London: Routledge, 1998.; HOOPER-GREENHILL, Eileen; MOUSSOURI, T. Researching Learning in Museums and Galleries - 1990-1999.; RESEARCH CENTRE FOR MUSEUMS AND GALLERIES. A Bibliographic Review. Leicester, UK: University of Leicester, 2003.; Science Education, 1997. Special Issue about Informal Education.; FALK, J.; DIERKING, L. learning from science centers a broader perspective. ASTC Dimension, Jan./Feb. 2001.; GOUVA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Cristina (Org.) Educao e museu: a construo social do carter educativo dos museus de cincia. Rio de Janeiro: Ed. Access: Faperj, 2003. ; LOPES, Maria Margaret. Aproximando os museus das relaes de gnero na histria: Bertha Lutz e o papel educativo dos museus. Revista Musas, IPHAN, maio 2006.; LOPES, Maria Margaret; MURRIELLO, Sandra Elena. Cincias e educao em museus no final do sculo XIX. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. 12, Supl., p. 13-20, 2005. Este volume da revista Manguinhos est dirigido a esta temtica. 3 Os antigos currculos disciplinares de cursos de museologia so exemplos dessa lacuna. A rea da educao em museus foi incorporada tardiamente nos cursos, mesmo que a produo de material para atender o setor tenha sido organizada especialmente pelos Encontros de Educao em Museus promovidos pela UNESCO, a partir da dcada de 1950 e algumas publicaes brasileiras tenham sido produzidas com esse fim em 1958 por profissionais de museu. Por exemplo: TRIGUEIROS, F. Santos. Museu e Educao. Rio de Janeiro: Ed. Pongetti, 1958.

96

4 ROBERTSON, Bruce. The South Kensington Museum in Context: an alternative history. Museum and Society, v. 2, n. 1, p. 1-14, mar. 2004. O autor ao traar uma histria do conjunto de museus do South Kensington em Londres explora o papel educativo dos museus destacando sua importncia na formao de profissionais de arte e da cincia em torno dessas instituies. 5 Entre os especialistas que se dedicam a estudar muitos destes aspectos cita-se, ainda, J. H. Falk, L. D. Dierking, M. Allard, M. Van-Prat, G.E. Hein, E. Hooper-Greenhill, D. Falco, M. Marandino e B. Schiele.

Referncias bibliogrficas ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo. Editora Mestre Jou. 1970. ALMEIDA, Adriana. Museus e colees universitrias: por que museus de arte na Universidade de So Paulo. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Um momento de reflexo sobre nosso passado museolgico. In: _____ (Org.) A Memria do Pensamento Muselgico Contemporneo: documentos e depoimentos. So Paulo. Comit Brasileiro do ICOM. 1995. BALL, Catherine; POULOT, Dominique. Muses en Europe Une mutation inacheve. Paris. La documentation Franaise. 2004. FAUBERT, Claude. The Education of Science and Technology Museums. In: 36th CIMUSET Conference Denmark. 2008. <www.cimuset.net> site consultado em 19 de novembro 2008. FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases epistemolgicas do sistema escolar. Porto Alegre. Artes Mdicas. 1993. HOOPER-GREENHILL, E. Education, Communication and Interpretation: towards a critical pedagogy in museums. In: HOOPER-GREENHILL, E. (org) The Educational Role of the Museum. London: Routledge. 1994. ICOM/BR. Cdigo de tica do ICOM para Museus: verso lusfona. So Paulo. Imprensa Oficial. 2009. LOPES, Maria Margaret. A Favor da desescolarizao dos museus. Educao & Sociedade, n. 40, p. 443-455, dez. 1991.

97

LOURENO, Marta. Between two worlds: the distinct nature and contemporary significance of university museums and collections in Europe. Dissertation (Ph.D) - Conservatoire National des Arts et Mtiers, Paris. 2005. LOW, Theodore. What is a Museum? In: GAIL, Anderson (Org.). Reinventing the Museum Historical and contemporary perspectives on the paradigm Shift. USA: Altamira Press. 2004. p. 30-43. MARANDA, Lynn. Sur le Muse. In: MAIRESSE, Franois; DESVALLES, Andr. (org) Vers une redfinition du muse ? Paris, LHarmattan. 2005. MAIRESSE, Franois. La fivre musale: contexte et volution - Quelles fonctions pour Le muse? In : KREBS, A. et MARESCA, B. Le renouveau des muses. Paris. La documentation Franaise. Coll. No. 910. Mars 2005. POIRRIER, P. Les politiques culturelles de la France. Comit dhistoire du ministre de la Culture. Paris. La documentation Franaise. Coll. 2002. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histrico-crtica: primeiras aproximaes. So Paulo. Cortez Editora. 1991. TRILLA, Jaume. La educacin fuera de la escuela. Barcelona. Ariel. 1998. VALENTE, Maria Esther Alvarez. Educao em museu: o pblico de hoje no museu de ontem. Dissertao (Mestrado) - Departamento de Educao, Pontifcia Universidade Catlica, Rio de Janeiro, 1995. www.aam-us.org site consultado em 19 de novembro 2008.

98

Museus, Museologia e Informao Cientfica: uma abordagem interdisciplinar Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro

99

Nota biogrfica Bacharel em Museologia pelo Museu Histrico Nacional - atual Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1976), Mestre (1998) e Doutora (2003) em Cincia da Informao pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na Coordenao de Museologia do Museu de Astronomia e Cncias Afins MAST. Realiza pesquisas relacionadas informao em arte, divulgao cientfica, linguagens expositivas e processos de musealizao nos domnios da arte e da cincia.

100

Museus, Museologia e Informao Cientfica: uma abordagem interdisciplinar

Como o prprio ttulo sugere, o captulo que se segue aborda o museu e a Museologia a partir de um ponto de vista interdisciplinar, enfatizando a informao. Essa relao ressaltada por importantes autores do campo da Museologia, como Peter van Mensch e Ivo Maroevic, tendo sido sublinhada por este ltimo, que destacou a influncia da Cincia da Informao na constituio da Museologia como disciplina acadmica. Cabe advertir, entretanto, que a abordagem informacional ao museu contempla apenas uma de suas inmeras dimenses: um dos muitos pontos de partida possveis para a anlise e reflexo sobre o museu, embora seja igualmente necessrio afirmar seu carter essencial. Leonard Will (1994) ressalta a dupla misso dos museus em relao preservao fsica e acesso ao patrimnio cultural. Comprometidos com a salvaguarda de bens para o futuro e, simultaneamente, com seu acesso e uso no presente, os museus necessitam enfrentar esse dilema, que os difere das bibliotecas onde, de modo geral, os portadores de informao so efmeros por definio.

Museologia e informao, teoria e prtica

No nosso propsito aprofundar o debate sobre a Museologia como campo disciplinar autnomo, mas apenas trazer tona alguns elementos que podem contribuir para iluminar aspectos informacionais relacionados disciplina e prtica museolgica. Quanto discusso sobre a cientificidade da Museologia, foge totalmente aos objetivos deste texto. Peter Van Mensch (1992) aborda as inmeras tentativas, realizadas desde a dcada de 1960, de conferir Museologia o status de disciplina acadmica, apontando a obra de Jiri Neustupny, publicada em 1968, como a primeira dedicada teoria museolgica a ultrapassar os limites de um manual prtico para o trabalho em museus. O autor destaca o papel assumido nessa tarefa pelo ICOFOM - Comit Internacional do ICOM para a Museologia (ICOM International Committee for Museology) desde sua criao. Adverte, entretanto, que a idia da Museologia como uma disciplina acadmica autnoma no amplamente aceita,

101

afirmando, que, de um ponto de vista meta-museolgico, a transio do que ele denomina estgio emprico-descritivo para um estgio terico-sinttico teria ocorrido em torno de 1970. Conforme o autor, a Museologia prtica teria uma trajetria autnoma em funo de fatores como desenvolvimentos sociais (scio-econmicos, scio-culturais, scio-politicos) externos ao campo museolgico; desenvolvimentos cientficos em diferentes campos de estudos, como o de cultura material, histria natural, arte e histria da arte; desenvolvimentos no campo de administrao, marketing, educao etc; influncia de profissionais de museu em treinamento no-museolgico; alm da prpria criatividade das pessoas. Quanto ao papel da teoria, recorre a Bedekar para ressaltar a polaridade teoria-prtica inerente Museologia e sua relao com os museus, que ocorreria de trs formas: em primeiro lugar, a Museologia seguiria a iniciativa dos museus em solucionar seus prprios problemas de forma criativa ou ao menos inovadora. Em segundo, teria o potencial de gerar idias, conceitos, habilidades, mtodos e tcnicas a serem adotados pelos museus. Por fim, contribuiria para a eficincia e efetividade dos museus na medida em que a teoria transmitida em centros formais de museologia a estudantes que por sua vez transformam-na em planos e projetos ou atualizam seus procedimentos em museus. (BEDEKAR apud VAN MENSCH, 1992) Para Van Mensch (1992), a Museologia como disciplina acadmica pode contribuir para o desenvolvimento dos museus no apenas como espao para o debate de idias e prticas; mas tambm fornecendo "princpios unificados para o trabalho em museus, (...) conceitos bsicos para o desenvolvimento de polticas governamentais referentes gesto de recursos culturais, (...) base terica para o currculo de cursos de treinamento, alm do quadro de referncia para o desenvolvimento de programas de pesquisa. A Museologia, como qualquer outra disciplina acadmica, assume diferentes formas ao longo do tempo, observa Ivo Maroevic (2000, p. 6), ressaltando que a mesma no se constituiria uma disciplina cientfica bsica, embora tenha se desenvolvido em parte atravs da pesquisa pura desenvolvida por outras disciplinas, particularizando a contribuio das Cincias Sociais, em particular a Cincia da Informao. No se trataria tambm de uma disciplina aplicada no sentido restrito, embora tenha sido vista como

102

disciplina auxiliar da Histria, Histria da Arte e Arqueologia. Para o autor, a Museologia...

...desenvolve-se a partir da prtica, confirmada pela prtica e mesmo antecipa a prtica, estudando teoricamente aqueles fenmenos que se manifestaro na prtica e aplicando seus resultados em sua estrutura. Isto a torna inseparvel da prtica. (MAROEVIC, 2000, p. 6)

O autor distingue quatro perodos de desenvolvimento da Museologia (Maroevic, 1998 p. 74): a fase inicial do pensamento museolgico, que se estenderia at 1900; a fase protocientfica, que compreende o perodo de 1900 a 1934; a fase emprico-descritiva, de 1934 a 1976; e, por fim, a atual fase terico-sinttica, que teria seu incio em 1976 com o reconhecimento do objeto de museu como documento e de seu valor informativo (p. 85). Na condio de documento da realidade, o objeto de museu introduz uma nova dimenso em todo o processo analtico e sinttico de estudo da realidade (p. 159), ressalta o autor, que acrescenta:

Ao longo de sua vida em uma dada realidade, objetos de museu acumulam uma carga de dados que os caracterizam e os armazena em sua estrutura fsica e semntica. Com a passagem do tempo cronolgico e histrico, os dados armazenados nos objetos, seu valor documental e musealidade potencial evoluem ao longo de suas vidas. Eles so lidos ou descobertos por meio de processos de pensamentos especiais e, como elementos de uma mensagem, so comunicados aos receptores em um ambiente museolgico especial. (MAROEVIC, 1998, p. 178) Maroevic (1998) ressalta tambm a importncia, no processo de constituio da disciplina, dos primeiros peridicos museolgicos, que datariam do sculo XIX, destacando o Museum Journal (iniciado em Londres, em 1901) e Museumskunde (Alemanha, 1905), os quais o mantm sua regularidade at os dias atuais. Sublinha, ainda, a criao de associaes profissionais na Inglaterra (BritishIsles Museum Association, 1889), Estados Unidos (American Association of Museums, 1906) e Alemanha (Deutches Museumsbund, 1917) como fatores de peso para a consolidao da teoria e prtica museolgicas (p. 78). Entre os

103

inmeros fatores que teriam contribudo para o estabelecimento e reconhecimento da Museologia como disciplina, menciona a resoluo da 7 Assemblia Geral do ICOM, realizada em Nova York no ano de 1965 (p. 83), que recomenda o desenvolvimento da Museologia terica nas universidades, bem como a criao de cursos especiais para a formao de pessoal (1). Como disciplina, o desenvolvimento da Museologia teria ocorrido a partir da Teoria Museolgica, que define como o nvel estrutural que possibilita a formao de um sistema de pensamento terico sobre a Museologia, e que forneceria a base para a compreenso das suas questes bsicas, campos de interesse, pressupostos tericos e relaes entre teoria e prtica. A essncia da Museologia seria, para o autor, o patrimnio da espcie humana, as relaes individuais com ele e seu lugar na vida das pessoas, o que representaria um estmulo ao trabalho interdisciplinar com outros campos de conhecimento que abordam o patrimnio humano a partir de diferentes perspectivas analticas e a aproximaria das Cincias da Informao. ressaltado ainda o amplo espectro de possibilidades tericas da Museologia, que no um sistema fechado, mas vivo e dinmico, em que h uma interao dinmica entre teoria e prtica. (MAROEVIC, 1998, p. 127)

Algumas palavras sobre informao cientfica

Museus so espaos comprometidos com a popularizao da cincia. Seu papel, entretanto, no se limita ao de mero intermedirio, voltado apenas reproduo de um conhecimento produzido em outras esferas, uma vez que, ao longo do tempo, atuaram ativamente na produo de informaes cientficas. O termo informao cientfica foi amplamente utilizado pela corrente sovitica da Cincia da Informao - ou Informatika, denominao inicialmente proposta por seus tericos, entre os quais Alexander Ivanovich Mikhailov. Este autor define a informao cientfica como a informao lgica obtida durante o processo de conhecimento, o qual reflete adequadamente as leis do mundo objetivo e as utiliza na prtica histrico-social (Mikhailov apud Santos Jr, 2009, p. 48).

104

Acerca da expresso informao cientfica, necessrio advertir que, no idioma russo, o adjetivo cientfico tem conotao mais ampla que a adotada entre os anglo-saxes. (Pinheiro, 1997; Foskett apud Pinheiro e Loureiro, 1995) Segundo Santos Jr (2009, p. 49), a preocupao em delimitar e caracterizar a informao cientfica como objeto de estudo deve-se, entre outros fatores, vaga interpretao do termo informao no idioma russo. Com base em um modelo dicotmico que apresentado na figura 1, a seguir, Mikhailov, Chernyi e Gilyarevsky (1980) caracterizam a informao cientfica como objeto de estudo.

Figura 1: Esquema dicotmico da informao cientfica. Fonte: Mikhailov, Chernyi, Gilyarevskyi (1980, p.75) A partir do esquema acima, os autores estabelecem as 12 (doze) propriedades (Mikhailov et al, 1980, p. 75-87) que caracterizariam a Informao Cientfica, e que so relacionadas a seguir:

105

1. Inseparabilidade de seu suporte fsico: a despeito de sua natureza no-material, a informao cientfica se expressa necessariamente por meio de um suporte fsico; 2. No-aditividade, no-comutatividade e no-associatividade: a organizao dos elementos da informao cientfica no ocorre de modo fortuito; ordenaes aleatrias dos elementos de uma mensagem causam distoro de seu contedo; 3. Valor: propriedade intimamente relacionada ao receptor da mensagem; 4. Natureza social: a informao cientfica tem uma dimenso e um papel social que lhe so inerentes; 5. Natureza semntica: os autores ressaltam que qualquer informao cientfica semntica, mas nem toda a informao semntica cientfica; 6. Natureza lingstica: a informao cientfica inseparvel da linguagem; 7.Independncia da linguagem e do suporte fsico: esta propriedade parece contradizer as de nmero 1 e 6, que se referem respectivamente inseparabilidade do suporte fsico e da linguagem. A despeito de tais propriedades, e ao contrrio do que ocorre com outras formas de informao (como a de natureza esttica, por exemplo), a informao cientfica no tem seu contedo afetado pela mudana de suporte (transposio do livro para o DVD, por exemplo) e de linguagem (como por exemplo a traduo para outro idioma ou a converso em sinais binrios); 8. No-continuidade: a informao cientfica no segue um padro contnuo, podendo ser apresentada de diferentes formas; 9. Cumulatividade: possibilidade de acesso a informaes j produzidas; 10. Independncia de seus criadores: uma vez gerada, a informao cientfica tem uma vida independente de seu autor, sendo incorporada em pesquisas posteriores;

106

11. Envelhecimento ou obsolescncia: a informao cientfica pode tornar-se obsoleta quando uma nova informao mostra-se mais adequada ou til em relao ao fenmeno ou objeto de estudo; 12. Disperso: informaes cientficas podem adquirir novos papis nas mos de novos autores, que podem analis-las e reorganiz-las segundo novos critrios. Dentre as propriedades apresentadas acima, destacamos sua natureza social. Na dcada de 1970, Sokolov e Mankevich (apud Pinheiro e Loureiro, 1995), enumeram trs tipos de informao elementar ou fsica, biolgica e social , ressaltando a ltima categoria como objeto da Cincia da Informao. Quanto ao museu, deve tambm ser ressaltada sua dimenso social para Hugues de Varine (1996), a quarta dimenso do museu. Referimo-nos aqui a um texto clssico para a Museologia, intitulado The Museum in the fourth dimension, publicado em 1976 e republicado, vinte anos depois, no peridico Nordisk Museologi. Nele, o autor prope que os elementos ou princpios bsicos que regem a museologia seriam o objeto, o tempo e o espao, ressaltando que a quarta dimenso do museu, sua dimenso social teria sido ignorada sem exceo e sistematicamente. Em suma, prossegue Varine, a justificativa para a existncia do museu o servio que ele presta sociedade. , portanto, a sociedade que deve ser questionada sobre o que espera do museu, como pretende integrar o museu em sua vida. A demanda da sociedade em relao ao museu de que ele atue como um banco de coisas, objetos, dados reais.... Sua funo social estaria, assim, intimamente relacionada informao.

Nossa sociedade, assim como cada um de ns, necessita de um fluxo constante de informaes e dados com os quais constri o mundo, fundamenta nossa cultura e cria nosso futuro. (...) Apenas o museu pode salvaguardar as coisas que representam ao mesmo tempo nosso patrimnio e nossa tecnologia, que reflete a pesquisa e a experincia, os frutos da atividade natural e humana e os salvaguarda em sua forma completa, tridimensional, referenciada e documentada no tempo e no espao. (VARINE, 1996)

107

Ratificamos, portanto, o carter social da informao cientfica e do museu, o que confere a este ltimo o compromisso com a divulgao da cincia. Entre os muitos argumentos usados pelos defensores da divulgao cientfica, destacamos duas: o primeiro o fato de que a cincia e a tecnologia afetam sensivelmente o cotidiano das pessoas. Vista por tal tica, a divulgao cientfica, mais que uma necessidade, , sobretudo, um direito. O segundo a necessidade de desmistificar a atividade cientfica. Nesse sentido, tem sido constantemente defendido que se desloque o foco de interesse dos produtos da cincia para a cincia como processo. Colees de museus so capazes de colaborar para a percepo do impacto da cincia e da tecnologia no nosso cotidiano, facilitar a compreenso da cincia como processo e da prtica cientfica como trabalho. O museu como espao de ao interdisciplinar Em seus primrdios, segundo Van Mensch (2003, p. 2-3), os museus representavam lugares privilegiados para o empreendimento cientfico. Baseado em Arnold, acrescenta que os gabinetes de curiosidades funcionaram como espaos alternativos em relao s universidades, tendo sido utilizadas como

... estdios, laboratrios, salas para demonstrao e aulas na Inglaterra e Holanda dos sculos 17 e 18. A instruo cientfica, baseada em conferencistas itinerantes com suas maletas de instrumentos e peas de demonstrao torna-se crescentemente institucionalizada em academias e sociedades filosficas. (ARNOLD apud VAN MENSCH, 2003, p. 2-3) No decorrer do sculo XIX, as universidades teriam recuperado seu papel privilegiado como centros de pesquisa cientfica, incluindo novas disciplinas e se concentrando na pesquisa emprica. (VAN MESCH, 2003, p. 4) Cabe ressaltar que Van Mensch confere ao objeto um lugar de destaque na Museologia. Na qualidade de portador de informaes, o objeto, deslocado de seu contexto original / primrio e inserido em uma realidade segunda, artificial (o museu), tornar-se-ia documento da realidade da qual foi separado.

108

Ao introduzirmos a noo de objeto musealizado, necessrio enfatizar que ele passa, necessariamente, por inmeras questes que ultrapassam o conceito de documento (embora defendamos sua centralidade nos estudos de e sobre museus). Ressaltamos, portanto, a dimenso simblica dos objetos, difcil de aprisionar nos limites dos sistemas de recuperao de informao, e os valores agregados que lhes conferem o status de bens culturais integrantes de patrimnios de determinados grupos - alm do carter acentuadamente subjetivo dos critrios de seleo que determinam o que ser preservado (e, conseqentemente o que ser condenado extino). Sublinhando o papel do objeto como fonte ilimitada de informao, Van Mensch defende o desenvolvimento de uma abordagem aberta pela Museologia, uma vez que as inmeras disciplinas que abordam o objeto (entre as quais menciona a histria da arte, a arqueologia, a antropologia e a histria natural) o fazem por meio de lgicas prprias, que qualifica de abordagens fechadas. Tais abordagens seriam dirigidas a aspectos especficos dos objetos, que seriam interpretados nos limites e dentro do contexto de cada disciplina. No mundo dos museus, adverte o autor, convivem diferentes culturas, predominantemente mono-disciplinares. Assim, museus de histria teriam desenvolvido sua prpria cultura, assim como os de arte, de histria natural, de antropologia etc... A organizao interna, prticas, mtodos, procedimentos tcnicos e estratgias expositivas variam, assim, em cada tipologia de museu, conforme as exigncias internas de diferentes culturas prprias de diferentes disciplinas. Como fator determinante para essa disperso no campo dos museus, o autor aponta a fragmentao das disciplinas acadmicas durante o sculo XIX. (VAN MENSCH, 2003, p.2) Maroevic (1998, p. 288-289) afirma que a interdisciplinaridade uma exigncia da prtica museolgica, no a vendo como um fim em si, mas como decorrncia da interao entre disciplinas envolvidas em uma tarefa (de modo particular a exposio). Adverte, entretanto, que a abordagem interdisciplinar deve considerar e satisfazer as limitaes e imposies de cada disciplina. Trata-se, assim, de um processo de negociao que traz como resultado uma nova totalidade. A interdisciplinaridade - ou o dilogo entre disciplinas -, segundo Hilton Japiassu (1976, p. 5), seria uma exigncia interna das Cincias Sociais, agindo como um antdoto para o que considera uma patologia do saber. Tal patologia seria caracterizada pela fragmentao e pulverizao do conhecimento em disciplinas autnomas e fechadas. O autor

109

enfatiza a importncia de empreendimentos interdisciplinares, capazes de incorporar resultados de diferentes disciplinas, valendo-se de instrumentos, metodologias, esquemas conceituais e anlises dispersas em diferentes ramos dos saber a fim de faz-los integrarem e convergirem. A atividade interdisciplinar teria como funo lanar uma ponte para ligar as fronteiras (...) entre as disciplinas, a fim de assegurar a cada uma seu carter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados especficos. Constitudo por meio da contribuio de diferentes disciplinas, o museu se apresenta como um empreendimento essencialmente interdisciplinar (Loureiro et al, 2008). Tal condio, somada sua dimenso social, a seu compromisso com as geraes futuras (e, portanto, com a preservao do patrimnio) e atuais (e, portanto, com o acesso e uso no presente) movem os museus em direo ao dilogo entre disciplinas.

Notas: 1 A esse respeito, importante mencionar que, desde 1932, o Brasil j contava com um Curso de Museologia, mantido pelo Museu Histrico Nacional, no Rio de Janeiro. Referncias bibliogrficas: JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. LOUREIRO, J. M. M., LOUREIRO, M. L. N. M., SILVA, S. D. Museus, informao e cultura material: o desafio da interdisciplinaridade. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Cincia da Informao - ENANCIB. So Paulo: USP, 2008. MAROEVIC, Ivo. Museology as a field of knowledge. In: ICOFOM Study Series n.8, ICOM/ICOFOM: 2000. MAROEVIC, Ivo. Introduction to Museology: The European Approach. Mnchen: Verlag, 1998. MIKHAILOV, A. I., CHERNYI, A. I., GILYAREVSKY, R.S. Estrutura e principais propriedades da informao cientfica. In: GOMES, Hagar. Espanha (org.). Cincia da informao ou informtica? Rio de Janeiro: Calunga, 1980. PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A cincia da informao entre luz e sombra: domnio epistemolgico e campo interdisciplinar. Tese (Doutorado em Comunicao) - UFRJ/Eco, 1997.

110

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro, LOUREIRO, Jos Mauro Matheus. Traados e Limites da Cincia da Informao. Cincia da Informao, v. 24, n. 1, 1995. Disponvel em http.://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/dowload/531/483. Acesso em janeiro / 2009. VARINE, Hugues de. The museum in the fourth dimension. Nordisk Museologi, 1996, v.2, p. 51-57. SANTOS Jr, Roberto Lopes. A contribuio terica de Alexander Ivanovich Mikhailov para a construo da Cincia da Informao. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao). UFF/IBICT, 2009. VAN MENSCH, Peter. Towards a methodology of museology. (PhD thesis). University of Zagreb, 1992. Disponvel em: http://www.muuseum.ee/et/erialane areng/museoloogiaalane ki/ingliskeeln e kirjand/p_van_mensch_towar/mensch02#As.Acessado em janeiro /2009. VAN MENSCH, Peter. Convergence and divergence. Museums of science and technology in historical perspective. In: Cyril Simard (ed.). Des mtiers de la tradition la creation. Anthologie en faveur dun patrimoine qui gagne sa vie. Sainte-Foy: 2003. p. 342-352. WILL, Leonard. Museum Objects as Sources of Information. ASLIB Managing Information, v. 94, n. 1:1, 1994. p. 32-34.

111

Вам также может понравиться